sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Será o FUNDO de um Poço ... ou um "poço" sem fundo???



Tal como outros fundos, o Doyen Sports é do tipo fechado, caracterizando-se por oposição aos de tipo aberto, como o Benfica Stars Fund e o Sporting Portugal Fund.

Um dos principais reforços do Benfica, Ola John é também um dos melhores exemplos desta polémica dos fundos. 
O Benfica diz ter adquirido a totalidade do passe do holandês ao Twente, mas há cerca de três meses o fundo Doyen Sports divulgou na sua página oficial na internet ter 80% de Ola John, além de partes significativas de Labyad (35%) e Rojo (75%), do Sporting. 

Este fundo sediado em Malta - tem também 33,33% de Defour e Mangala, como consta do Relatório e Contas da SAD do FC Porto - tornou-se célebre em Agosto de 2011 com a transferência de Roberto do Benfica para o Saragoça, ao saber-se que o presidente do clube espanhol era um dos proprietários do fundo, o que levou a Liga espanhola a emitir um comunicado a distanciar-se destas práticas. 

Tal como outros fundos, o Doyen Sports é do tipo fechado, caracterizando-se por oposição aos de tipo aberto, como o Benfica Stars Fund e o Sporting Portugal Fund, que detém percentagens de muitos jogadores dos dois grandes lisboetas e são geridos pela Espírito Santo Activos Financeiros, estando disponíveis a particulares e empresas para subscrição. 
Os outros, pelo contrário, são de difícil acesso, não se conseguindo subscrever, nem havendo muita informação disponível sobre os proprietários. E, normalmente, estão sediados em paraísos fiscais, o que adensa a opacidade em seu redor. 
*
Confesso que não percebo nada destas cenas dos fundos. Para mim, simples e humilde ignorante, quando ouço falar em fundos, lembro-me logo de um poço, daqueles que ainda se vão encontrando por aí.

Mas de repente penso: Será que estas coisas dos fundos não são mesmo um "poço" sem fundo?

- Será que alguém aqui sabe explicar o que representam estes fundos?
- O Benfica é ou não titular da totalidade do passe do Ola John?
- Será que o contrato deste jogador é semelhante ao que trouxe Ramires para o Benfica e que no final desta época vamos ver o nosso "geladinho" partir para outros sóis?

Estou mesmo confuso com isto. Nunca tenho a ideia descansada, fisga-se que é demais, para um simples e mortal benfiquista.

O que pensam os entendidos disto?
*
*

19 comentários:

  1. Rui Manuel07/12/12, 09:49

    Penso que o Ola John é a nível de contrato totalmente do Benfica . No site pode- se ler sem adiantar nºs do contrato..

    Por cinco temporadas
    Ola John já é jogador do Benfica

    A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD chegou a acordo com o FC Twente para a transferência do jogador Ola John. O atleta celebrou com a Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD um contrato válido para as próximas cinco temporadas, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros.

    ResponderEliminar
  2. Rute Trigueiro07/12/12, 09:53

    Ola John custou 9 milhões de euros ao Benfica, o que o tornou no terceiro reforço mais caro da história do clube.

    No entanto, o extremo holandês apresenta um discurso humilde. "Só quero trabalhar para ajudar o Benfica.
    Claro que quero jogar muito neste primeiro ano, mas sei que vai ser difícil", referiu, citado pelo jornal Record, à margem da apresentação dos equipamentos do clube para a nova época.

    "Vou dar o meu melhor. Sinto-me preparado para lidar com a pressão, pois no Twente já disputávamos o título e no Benfica será a mesma coisa", acrescentou.

    ResponderEliminar
  3. Caro Ricardo
    Sobre este tema não tomo posição porque não tenho os conhecimentos necessários para o fazer.
    E como diz o nosso povo e muito bem,"em boca fechada nem entra mosca nem sai asneira", eu sigo esse conselho.
    Mas que o assunto é pertinente não duvido.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOM DIA Caro amigo MAFARRICO

      Sem dúvida que é pertinente. Tal "obriga" a que todos procuremos noticias sobre o assunto o que só favorece os conhecimentos de todos.
      Já estão aqui algumas respostas muito interessantes.

      Grande abraço.

      Eliminar
  4. Bom dia para Administrador e, comentadores deste maravilhoso blogue.

    Quanto ao artigo,vou deixar para que entende da matéria...looool

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Cidália Ferreira

      Tem uma Sexta-Feira feliz

      Saudações desportivas

      Eliminar
  5. Encontrei isto mas não sei se é verdade ou não.
    .
    Benfica só tem 20 % do passe de Ola John

    Publicado em 12 set 2012 às 16:51, por Paulo Anunciação

    Fundo de investimento Doyen Sports controla igualmente fatias importantes de passes de outros jogadores do campeonato português, como os de Mangala e Defour
    Nas últimas semanas, o fundo Doyen Sports Investments Limited alargou de forma significativa a sua presença em clubes de topo.

    De acordo com comunicados publicados no renovado sítio oficial do Doyen Sports, o fundo, que entrou em cena em outubro de 2011 através do patrocínio de três equipas da liga espanhola (Sporting de Gijón, Atlético de Madrid e Getafe), detém 80% do passe de Ola John (Benfica).

    "Doyen informa que concluiu um acordo com o mundialmente famoso clube português SL Benfica. Doyen é agora proprietário de 80% dos direitos económicos do jovem talento holandês Ola John. Temos já no nosso grupo de jogadores alguns dos melhores jovens talentos. Boa sorte, Ola John", lê-se no comunicado da empresa.

    Apesar de a contratação de John (ex-Twente) ter sido uma das mais caras da história do Benfica, o clube nunca esclareceu oficialmente os contornos de uma operação que terá envolvido valores próximos dos dez milhões de euros.

    ResponderEliminar
  6. Compraste o passe na totalidade e depois vendestes 80% dos direitos económicos a doyen sports:

    "Doyen is happy to announce the conclusion of another great deal, this time with the Portuguese worldwide famous club, S. L. Benfica. Doyen is now the owner of 80% of the economic rights of the Dutch young talent Ola John. We have now on our group of players a big number of the most talented young players. Good luck Ola John." 28/08/12

    http://www.doyensports.com/en/pressroom.html#

    Tradução:

    Compraste o passe nd totalidade e DEPOIS vendestes 80% dos Direitos Econômicos de esportes decano:

    "Doyen tem o prazer de anunciar a conclusão de outro grande negócio, desta vez com o clube mundialmente famoso Português, o Benfica. Doyen é agora o proprietário de 80% dos direitos econômicos do jovem talento holandês John Ola. Temos agora em nosso grupo de jogadores que um grande número dos jogadores mais talentosos jovens. Boa sorte João Ola ". 28/08/12
    //////////

    Tão simples quanto isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro BB

      Estou mesmo a ver. A jogar cada vez melhor no final da época lá vamos ver o Ola John partir.
      Decerto que o fundo não quer perder e o Benfica não vai ter possibilidades de o segurar.

      Oxalá me engane.

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  7. Poucos clubes na Europa ou até no mundo não têm estes negócios com os fundos que não são mais que grupos de empresários.
    No Brasil é normal todos os clubes os terem. Tirando os grandes magnatas do petróleo do Chelsea, Manchester City, ou alguns clubes chamados de ricos, como o Bayern, M.United, Barcelona, Real Madrid,os clubes para sobreciver têm que vender parte dos passes dos jogadores mais importantes. O Benfica não foge à regra e por isso não nos podemos admirar que estes negócios aconteçam.

    ResponderEliminar
  8. Boas, pessoal e Ricardo AL.
    Penso que estamos a necessitar de umas postadelas do grande Jose Albuquerque. Seria como pao para a boca, lololol.

    RADIO BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas caro amigo RADIO BENFICA

      O caro José Albuquerque anda um pouco "desaparecido" em águas de Timor, loool

      Grande abraço

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque07/12/12, 16:21

      Enormerrimo Fundador, Meu Amigo Aguia Livre,
      Enorme Radio Benfica,

      ahahahah, nada disso: na China e com os pes em terra bem firme, suprindo uma dramatica lacuna na minha cultura como cidadao (um imenso desconhecimento sobre a historia e a realidade deste povo tao especial).

      Acresce que, mantendo as minhas visitas diarias (vejam bem a hora tardia), falta-me a vontade de escrever ...

      Quanto ao Ola John, o "R&C" expressa que a SAD detem 100% dos direitos desportivos e economicos do Atleta, pelo que posso afirmar que e falsa essa alegacao desse 'fundo'. Mais ainda e como bem sabem, o Glorioso tem-se mantido 'afastado' desse tipo de investidores (com a unica excecao, explicada, do Ramires) e optou por promover a criacao do BSF em moldes de absoluta transparencia.

      A terminar, aqui vos deixo uma justificacao e uma promessa: a justificacao para a ausencia de comentarios ao "R&C" da Nossa SAD, que deveria ser lido por todos os seguidores d'OBELOVOAR (garanto que todos conseguirao entender tudo o que la esta escrito); e a promessa de que, assim que eu sentir que tenho alguma coisa pertinente para partilhar sobre o Clube, tudo o que eu escrever sera enviado ao Ricardo.

      Alem disto, so posso reafirmar a minha crescente vaidade em ser Benfiquista.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Ora viva caro amigo José Albuquerque

      Espero que a estada em terras de chinocas te dê Paz, descanso e alegria

      Já sabes quando quiseres... escreves

      Grande abraço

      Eliminar
    4. Jose Albuquerque08/12/12, 05:40

      'isto' esta a ser uma experiencia de que eu nao tinha nem consciencia, podes acreditar.

      abracalhoes

      Eliminar
  9. Já li em algures que o Benfica apenas tem 20% do passe do OLÁ JHON e que para tal, desembolsou apenas 1 milhão e 800 mil euros.

    Não sei se será assim, mas que li num merdia qualquer, ai isso li.
    Mas o que me encanta é que o OLÁ JHON dá 100% do seu esforço e talento em campo e em prol do nosso Glorioso e assim sendo...fico-me com esses interessantes 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque08/12/12, 05:34

      Meo General, Companheiro,

      Tu sabes bem que na podemos confiar na merdia, que nao paga multas pelas mentiras que escreve.

      Vai ler o "R&C" da SAD (um documento oficial que pode ter omissoes, mas nao pode ter mentiras) e confirmaras o que eu escrevi acima: o Ola John pertence (100%) ao activo da SAD e custou (tudo incluido) um pouco mais de 10ME.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro Navegador,
      Confesso que não tive acesso a esse relatório, mas eu escrevi que li isso num mérdia qualquer (até mais do que uma vez) mas também dei a entender no comentário, as minhas dúvidas.

      Dei esse enfoque para salientar ainda mais, os 100% que o OlÁ dá em campo.

      Sobres esses assuntos da SAD, de quem és accionista, deves saber tanto como de navegação, pois usas um arsenal de bússolas, agulhas de bússulas, balestilhas, astrolábios e ampulhetas para a medição do tempo, só não usas o barómetro moderno, porque só foi inventado em 1.643, daí estares bem aviado quanto a aparelhómetros.
      Bons ventos navegador...

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...