O PLANTEL DO BENFICA
Eu sou do tempo em que não havia playstations, nem FIFAS nem o cavalo a sete...caramba. Eu sou daquele tempo em que o Benfica competia sempre para ganhar onde quer que fosse, mesmo contra os "cavalões" que apanhava pela frente, sem medo...Com orgulho do emblema que se ostentava ao peito. Com uma cultura de exigência que permitia a hegemonia Nacional, e, por isso mesmo, representar o Benfica era o objetivo que todos os jogadores, a jogar em Portugal, ambicionavam.
Também por isso era mais fácil contratar no estrangeiro, pois o Benfica era sinónimo de vitórias e valorização.
Eu sou do tempo em que, atempadamente, se construíam planteis equilibrados, onde as necessidades do Plantel eram identificados, os alvos sinalizados e contratados sem grandes novelas.
A constituição do Plantel não era efetuada na ultima semana, ou ultimas horas, do mercado de transferências, para aproveitar "oportunidades de negócio" ou contratar mais uma pseudo pérola para fazer numero no jogo da sueca ou nos "meiinhos". Enfim, como habitualmente nos dias de hoje, raramente o refugo vinha cá parar !!
Hoje constroem-se planteis com base nas várias estatísticas individuais dos jogadores, na sua formação e internacionalizações, mesmo jovens, e muito principalmente nos melhores momentos. Hoje em dia contrata-se sem nunca ter visto o jogador ao vivo, sem nunca ter falado com ele a não ser no momento de assinatura de contrato...Sem nunca se questionar sobre a vida do atleta, extra futebol !!! Contrata-se muito a partir de dicas. Contrata-se a partir do confortável gabinete, sem levar em conta se o jogador, que até pode ser muito bom a jogar no sistema e dinâmicas da sua equipa, renderá o mesmo a jogar no sistema da NOSSA Equipa.
Adquirem-se jogadores por muitos milhões, sem, aparentemente, sondar o mercado na busca por um jogador de características semelhantes, mas mais barato ou habituado a Ligas, e jogos, mais competitivas...
A titulo de exemplo, e só mesmo isso porque está em cima da mesa :
Vangelis Pavlidis - 25 anos, 1,86m, internacional pela Grécia, 36 jogos 6 golos, habitual suplente, ultimamente de Ioannidis (!!), e não utilizado nos últimos jogos. Ponta de lança do AZ Alkmar, 4º classificado da sua Liga, esta época, em todas as competições, fez 36 jogos, marcou 33 golos e fez 6 assistências . Muito bom, mesmo para a Liga onde joga, que segundo dizem, os defesas são mais "macios"...Valorizado pelo Transfermarket, vale o que vale, por 25Milhões€. Tem contrato até 30/06/2025.
Youssef En-Nesyri - 27 anos, 1.92m, internacional por Marrocos, 71 jogos 20 golos, a seleção de Portugal conhece-o bem, habitual titular, ou sempre suplente utilizado. Ponta de lança do Sevilha, 14º classificado da La Liga, tem esta época, no total de todas as competições, 41 jogos, 20 golos e 3 assistências. Bom ! Digo eu, tendo em conta que marcou em todas as competições em que jogou, incluindo Champions, e Supertaça Europeia. E rezam as crónicas, a Liga Espanhola é um bocadito mais puxada que a Neerlandesa !! Vale o que vale, mas está avaliado em 18Milhões€ e tem contrato até 30/06/2025.
As tais estatísticas colocam Pavlidis, à frente do Marroquino, mas tendo em conta as características de ambos, a Liga onde jogam, a experiencia Internacional, o valor de mercado e a duração do actual contrato...Eu, embora goste muito de Pavlidis, optaria por tentar contratar para o Benfica En-Nesyri !!
Dei este exemplo, como poderia dar de outros jogadores que pretendam contratar, mas como a questão do ponta de lança está a ser mais falada, foi o que pesou na decisão.
Contratam-se guarda redes, tendo com premissa que jogam muito bem com os pés, levando ao esquecimento que é essencial que saibam jogar com as mãos, que sejam corajosos a sair dos postes e tenham bons reflexos entre eles...Hoje, no Benfica, os defesas laterais têm obrigatoriamente de saber atacar como os estremos, quase não importando que não saibam defender, que é a sua principal função! Os médios têm de ser grandes solistas, esquecendo que os tocadores de bombo e carregadores de piano são essenciais para quem quer ganhar...
Os dias de hoje, mostram que dinheiro faz dinheiro, se tivermos um plantel capaz de competir com os melhores, nas melhores competições...Ao investir 80Milhões no plantel, teremos retorno quase do dobro com prémios de participação e rentabilização de jogadores...Bastaria vender um, por ano, contratado e que valorizou, e outro da formação de dois em dois anos...Pelo menos.
Para isso, teremos de ter um plantel formado a pensar em competir contra os chamados tubarões Europeus. Se tal for assim pensado e feito, os jogos internos serão mais fáceis e o apuramento para a Champions sempre garantido...Temos é de deixar de formar planteis "à la playstation".
Que posições o Benfica tem de reforçar para a próxima época ? - Não incluo o Treinador por razões óbvias...
Um Guarda redes para fazer concorrência, a sério, a Trubin. Quanto a mim Luiz Junior, do Famalicão seria uma boa aposta. Não tem experiência internacional ? Jogar nas Antas, Alvalade ou Estádio da Luz não é fácil, e ele já lá jogou várias vezes, com excelentes exibições. Poderia ser o "nosso Helton" !
Com experiência, pode-se sempre tentar Keylor Navas, de saída do PSG, embora com 37 anos ainda faz à vontade mais duas épocas...se não abrir demasiado a boca. Ou então o David De Gea, grande guarda redes que está desde o ano passado sem jogar, depois de ter sido "assassinado" desportivamente no Man United...Muita experiência, e com treinos, e nos treinos, pode ajudar e muito...é só tentar ! Também ninguém queria o Júlio César e o Jonas e depois...viu-se !!! A qualidade está lá.
Dois laterais, um para a direita e outro para a esquerda, para serem titulares. Os que temos são razoáveis suplentes !
Médio defensivo, precisamos de um, ou dois caso Florentino saia.
Médio ala, para o lugar de João Mário. Mesmo que não aceite, novamente, o contrato das Arábias, não tem intensidade para jogar no Benfica. Ponto.
Um extremo, poderoso, rápido e vertical.
Ponta de lança, estamos conversados !
Há muito peixe no mar, é necessário saber o que se pretende realmente pescar e onde o fazer.
Não falei dos centrais, nem da possível saída do Neves ou do Kökçü. Tenho a minha opinião, de certeza que estará tudo salvaguardado para qualquer situação de ultima hora, digo eu.
Já que o nosso Presidente nos brindou com mais uma época, pelo menos, de Herr Schmidt, podia-nos fazer o favor, e a ele próprio, de formar um "Plantel à Benfica", um plantel competitivo, vencedor, exigente, e não um grupo de rapazes para jogar uns matraquilhos e à bisca de sete.
Que JUNTAMENTE com o Treinador, saibam aproveitar o desnorte que parece existir lá para as bandas do Norte, e o peito inchado dos quequinhos sopas de massa do outro lado da Circular.
OBS : Não há muito tempo, ouvi o Presidente Rui Costa, justificar a não contratação ou interesse em Gyokeres, porque tinham na equipa Gonçalo Ramos !!! Uma burrice de todo o tamanho, porque bons jogadores são sempre compatíveis, ou pelo menos seria sempre uma boa opção alternativa, e era mais do que sabido que o Português seria sempre vendido, mais tarde ou mais cedo...
Agora, ouve-se dizer que a aquisição de um ponta de lança, está dependente da venda de Arthur Cabral...Parece o remake do mesmo filme...espero estar enganado !!!
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA