OLHAR EM FRENTE, CONTROLAR O RETROVISOR , QUE OS OUTROS OLHAM PARA CIMA
Já passou. Perdemos os 3 pontos que conquistámos no campo dos antas. Nada mais do que isso. Continuamos com sete á maior, quando faltam 3 jogos em casa e 4 fora. Quem não quereria estar no nosso lugar ? Cinco vitórias bastam para festejarmos o 38...
Este jogo começou a ser preparado à muito tempo pelo nosso adversário, em todos os pormenores. Pela amostra, preparou-o muito bem. Foi ganho na intensidade e competitividade que meteram no jogo. Foi perdido por nós na parte física, e no poder de reação dentro de campo, no banco e nas bancadas. Não basta apoiar só quando estamos em vantagem. Mas nem foi por aí, isto é só um reparo, mas se querem estar calados durante um espetáculo vão ao Cinema, ao Teatro ou á Opera e batam palmas no fim de cada acto, ou somente quando se justificar,...A Equipa do Benfica precisa de apoio do principio ao fim.
Um dos pontos que sempre critiquei desde o inicio foi a formação do plantel. Falta de extremos, e de jogadores de meio campo.
Quer se goste ou não, eu , e opinião muito pessoal, caso fosse responsável pela formação de algum plantel para este nível de competição, contaria sempre na zona fulcral do meio campo com jogadores muito fortes fisicamente, nem que com a bola nos pés efetuassem só passes para os colegas, mas jogadores com forte recuperação de bola e que se impõem também pelo físico. É, e era, muito bonito ver jogar Busquets, Kanté, até Pirlo mais no final de carreira, e outros jogadores de "pantufas", mas eram jogadores superlativos, eu adorava ver a raça de Lothar Matthaus, assim como gosto de Kroos, Camavinga, Rodri, Pogba... jogadores que além de toda a técnica, possuem uma força física que lhes permite lutar com qualquer adversário sem medo.
Nós temos jogadores fracos, mas mesmo fracos, fisicamente. Podemos comparar em estatura jogadores como Grimaldo, Chiquinho, Otávio e Pêpê. Alturas semelhantes, mas os do adversário são fisicamente mais fortes, ganham qualquer disputa de bola dividida, só Chiquinho dá luta...mas depois...
Comparar, fisicamente, um meio campo central composto por Florentino e Chiquinho, com Grujic e Uribe... está tudo dito. Na minha opinião. E não é de agora.
Agora, não me venham com a "historieta", como já ouvi ontem dos cartilheiros azuis, que este porto é uma equipa de remendos, que tem jogadores de fora e outros que regressaram de lesão e que estariam sem ritmo competitivo...não me lixem que não como gelados com a testa. Este é o melhor porto. E basta reparar para o banco e ver a diferença por exemplo entre opções atacantes de uma e outra equipa.
Não há um clube no Mundo que tenha um jogador de fora POR LESÃO, durante um mês, ou mais, e que o lance de inicio num jogo de vida ou morte para o seu futuro na Liga no que diz respeito ao titulo...e que esse jogador em causa, quarentão, ganhe sprints e antecipações a TODOS os jogadores adversários. Lesão uma panóia. Desmame e transfusões, acredito. Não me venham com a lenga lenga da experiência, porque essa conta para a colocação em campo e leitura de jogo.
O "inventor" da fina ironia, nojenta, resolveu sair da toca em mais uma vitória, e bufar perante os jornaleiros ao seu serviço, qualquer coisa relacionada com salão de festas. Riram tanto os imbecis perante o cheirete lançado, que pareciam ter levado com mais um peido nas fuças.
Vindo de um qualquer adepto daquela agremiação, até se entende, pois são como os papagaios, tendem a reproduzir o que ouvem. Vindo do presidente daquela coisa condenada por corrupção desportiva, entende-se igualmente...é o papagaio-mor e são muitos anos a abrir a boca para evacuar o esgoto.
Os nossos jogadores entram demasiadas vezes em diálogo com os adversários de ontem. Estes vêm preparados para provocar, gozar e humilhar. O dentuça colgate, passe a publicidade, próximo craque da seleção da FPF resolveu mostrar a língua toda ao A. Silva, o qual, pôde confirmar que o tratamento tinha sido eficaz, já não se encontrava com qualquer indicio de cor azul. O habitual língua colorida, passou a maior parte do tempo a sacodir as pulgas e as carraças do corpo, principalmente na zona do peito, com um esgar de risinho provocador e estupido, certamente ansiando pelo momento de voltar a ser agraciado com o odor a estrume que o seu presidente os presenteia no balneário no final de cada jogo ganho ao Benfica.
Não vou, para já, começar a enumerar as posições em défice na Equipa. São evidentes e terão de ser corrigidas para a próxima época. Nem sequer vou falar de jogadores que estão a mais no plantel...
Não vou, começar já a "bater", muito, no Treinador do Benfica, e a enumerar os erros, na minha opinião, que Mr. Schmidt tem cometido. Elogio quando é de elogiar, critico quando tenho de criticar. Sei que é momento para estarmos unidos, mas não foi só neste jogo que se verificaram coisas que não gostei...Ainda vai a tempo de retificar. Gosta de futebol de ataque. Ok. Mas no Benfica não tem Max, Sangaré, Madueke, Gapko, Gutierrez, Teze e Gotze, jogadores importantes no seu PSV onde realmente uns desiquilibravam e outros asseguravam o equilíbrio da Equipa. Jogava com dois médios centro poderosos, com golo, dois extremos, com golo, um numero dez e um avançado. No Benfica está a jogar com demasiados jogadores adaptados...e quanto a mim, a teimar na mesma tática demasiada vezes. Joga sempre igual, não há plano B, e como se viu neste jogo...foi muito bem estudado, porque os jogadores e o sistema são sempre os mesmos. E...houve estratégia?
Gosto de Herr Schmidt, mas gosto mais, muito mais, sem comparação possível, do Benfica. Um Treinador tem de preparar os jogadores e os jogos em função do adversário que vai enfrentar, da classificação de cada um e da necessidade maior ou menor da obrigatoriedade de um triunfo. Em casa temos de assumir e controlar TODOS os jogos. Assumir as operações e controlar um jogo, não é sinónimo de ataque desenfreado. O sistema, a tática ou lá o que é, pode até ser a mesma...mas a estratégia tem de ser revista jogo a jogo.
Ontem fizemos 3 substituições. Uma foi obrigada devido lesão de Bah. A segunda foi a entrada do inconstante Neres, aos 56 minutos, substituindo Florentino, recuando Aursnes, por ultimo saíu Rafa e entrou Musa...aos 87 minutos!!! Com a Equipa a perder desde os 54 minutos !
Caramba, entrámos praticamente a ganhar. O adversário a precisar de marcar subiu linhas, e nós não lhes conseguimos meter um contra ataque de jeito...nem sem jeito. O mais difícil estava feito, marcar primeiro. Jogar de cadeirinha á espera dos gajos, não os deixar trocar bola nos últimos 30 metros e bolas nas alas e nas costas para o contra ataque...viram o segundo golo deles ? O primeiro, mostrou o poder de marcação, com os olhos, que os nossos centro campistas possuem. O jogo foi mal preparado, tática, estratégica e psicologicamente.
O apitadeiro de serviço ? Não jogámos o suficiente para malhar nos erros do metralha...ia soar a desculpa, e a verdade nua e crua é que jogámos zero.
Mas não vale a pena entrar em depressão. Nem tudo estava tão bem como parecia e queriam dar a entender, nem tudo está tão mal como parece QUE QUEREM dar a entender.
Terça feira há mais. Uma vitória sobre o Inter é precisa. Vamos acreditar.
UM ABRAÇO A TODOS
VIVA O BENFICA , SEMPRE
SEMPRE PELO BENFICA