sábado, 31 de outubro de 2020
Benfica:- Acredito e Confio
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Benfica vs Standard Liege - Liga Europa - Grupo D -2ª Jornada
.
BENFICA: Vlachodimos; Diogo Gonçalves, Otamendi, Vertonghen e Nuno Tavares; Pedrinho, Pizzi, Gabriel e Everton; Darwin e Waldschmidt
.
NOTAS RELEVANTES:
- Surpresa no onze do Benfica é a inclusão de Diogo Gonçalves como lateral direito
- Além de Diogo Gonçalves, que substitui Gilberto, na lateral-esquerda surge Nuno Tavares no lugar do lesionado Grimaldo;
- Pedrinho ocupa o lugar que foi de Rafa,
- Pizzi e Gabriel fazem a dupla de médios – que foi formada por Weigl e Taarabt.
- Waldschmidt volta ao onze por troca com Seferovic.
.
Luís Filipe Vieira - Reeleito presidente do Benfica.
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Benfica vs Belenenses - Liga NOS - 5ª Jornada
SUPLENTES DO BENFICA: Helton Leite, Waldschmidt, Diogo Gonçalves, Pizzi, Samaris, Jardel, Pedrinho, Nuno Tavares, Gonçalo Ramos.
.........
BELENENSES: André Moreira; Rúben Lima, Henrique, Danny, Tomás Ribeiro; Cauê, Afonso Taira, Tiago Esgaio, Miguel Cardoso; Silvestre Varela, Cassierra.
SUPLENTES DO BELENENSES: Kritciuk, Diogo Calila, Bruno Ramires, Edi Semedo, Robinho, Francisco Teixeira, Richard Rodrigues, Afonso Sousa.
.
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
BENFICA:- ELEIÇÕES ANTECIPADAS PARA DIA 28
A Mesa de Assembleia Geral do Benfica reuniu-se esta sexta-feira com representantes das quatro listas candidatas às Eleições e comunicou-lhes a decisão de «antecipar e convocar o ato eleitoral para o próximo dia 28 de outubro».
Marcadas para o dia 30 de outubro, as eleições tiveram de ser alteradas devido às novas medidas impostas pelo governo. Após o conselho de ministros desta quinta-feira, ficou a saber-se que o executivo proibiu as deslocações entre concelhos durante os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
De acordo com os estatutos, a AG eleitoral teria de decorrer entre os dias 24 e 30 de outubro, pelo que a antecipação era o cenário mais natural.
Eis o comunicado oficial:
«Conforme é do conhecimento público não será possível a realização do ato eleitoral para os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica, na data inicialmente prevista, dia 30 de outubro, decorrente das rigorosas restrições anunciadas pelo Conselho de Ministros, de proibição de livre circulação de cidadãos entre Concelhos, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
De acordo com o previsto agravamento da situação pandémica para os próximos tempos, conforme assumido publicamente pelos responsáveis e especialistas da área da saúde com a inerente implementação das mais variadas medidas de segurança e restrição.
Respeitando o rigoroso cumprimento dos Estatutos do Clube, que estabelece e define, nos termos do artigo 55, número 2, alínea a) de que os atos eleitorais para os órgãos sociais do Clube (Mesa da assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal) devem realizar-se entre 24 e 31 de outubro, de quatro em quatro anos.
A Mesa de Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica reunida
hoje com representantes das quatro listas candidatas às Eleições dos Órgãos
Sociais do Sport Lisboa e Benfica, comunicou-lhes a decisão de antecipar e
convocar o ato eleitoral para o próximo dia 28 de outubro de 2020,
quarta-feira, nos termos e condições previstos na convocatória anteriormente
publicada, designadamente quanto a horários e locais de voto».
......................
Qual a opinião dos ilustres benfiquistas sobre esta antecipação?
.
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Lech Poznan vs Benfica - Liga Europa - Fase de grupos - 1.ª Jornada
Suplentes: Malenica, Kravets, Rogne, Muhar, Marchwinski, Katcharava, Szymczak, Awaed, Klups e Niewiadomski.
Marcou; Ishak, 15m; 48m
BENFICA: Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen,
Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Everton, Waldschmidt e Darwin.
SUPLENTES: Helton, Jardel, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Diogo
Gonçalves, Chiquinho, Cervi, Pedrinho, Rafa, Seferovic e Gonçalo Ramos.
Marcaram: Pizzi (gp) 9m; Darwin Nunes, 42m: 60m; 90m
.
Uma 2.ª parte mais complicada mas vitória justíssima do Benfica. Grande noite para Darwin Nunes com 3 golos. Venha o campeonato
.
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
No dia 30, é o momento de devolver o Benfica aos benfiquistas e de desejar a LFV uma boa reforma...
Muito se tem dito e escrito sobre as eleições do Benfica.
Não pretendo que este texto seja mais um longo artigo onde se escalpelizem os 17 anos de Luís Filipe Vieira à frente do Benfica, até porque no dia 30 não é isso que os benfiquistas vão julgar!
Temos tido oportunidade de ler inúmeros artigos onde isso é feito, divergindo as conclusões entre os mais fervorosos apoiantes de LFV (muitos que o acham o melhor Presidente da nossa centenária história) e os críticos mais acérrimos (muitos considerando tratar-se de um dos piores…).
Este texto pretende pois, fazer uma análise mais directa e objectiva, sobre aquilo que, na minha opinião, estará em jogo no dia 30 de Outubro: a avaliação dos últimos 4 anos de LFV e a expectativa para o que eventualmente possam ser os próximos 4…
Tenho assistido, um pouco por todo o lado, a uma discussão centrada no legado de Luís Filipe Vieira, como se no dia 30 se fosse sufragar todo o trabalho dele na presidência do Benfica. Como consequência lá vêm os habituais chavões, repetidos até à exaustão, das “pedras da calçada”, de não haver dinheiro para “papel higiénico”, da obra feita no Estádio e no Seixal (entre outras). Isso é, na minha opinião, um erro de análise, senão vejamos:
Luís Filipe Vieira foi eleito sucessivamente para os seguintes mandatos:
- 2003/2006
- 2006/2009
- 2009/2012
- 2012/2016 e,
- 2016/2020.
Foi sufragado/"julgado" em cada um desses actos eleitorais pelo trabalho desenvolvido nos mandatos respectivos (ou pela expectativa criada no programa apresentado).
Eu próprio, faço a minha declaração de interesses: votei em Luís Filipe Vieira nas eleições de 2012, votando depois em branco em 2016, tendo sempre presente esses mesmos princípios (trabalho desenvolvido versus projecto apresentado).
Assim, parece-me claro que as eleições devem servir para fazer balanço do mandato anterior e simultaneamente sufragar o projecto/programa que deve dirigir o clube nos próximos 4 anos.
Que me lembre, o Estádio e o Seixal (bem como outras obras importantes) não foram feitos no mandato anterior. Essas obras foram avaliadas e consideradas em eleições anteriores e os sócios entenderam (como eu próprio fiz, em 2012) reconhecer o trabalho de Vieira dando-lhe a vitória.
Nas eleições de 30 de outubro, vamos julgar os últimos 4 anos e os programas das várias candidaturas.
Ora, na minha opinião, esses 4 anos foram um desastre, analisando a conjuntura em cada momento. Quero com isto dizer que, provavelmente, houve muitos momentos da nossa história em que não ganhámos o mesmo número de títulos dos últimos 4 anos, mas muito provavelmente, em nenhum outro momento da mesma história tivemos a saúde financeira apresentada nestes exercícios.
E considero que este mandato foi um desastre porquê?
Porque no futebol, disputámos 4 campeonatos (2 títulos ganhos mais por demérito do FCP do que por mérito do SLB, 2 títulos entregues ao mesmo FCP - abdicando do penta deliberadamente em 2017/18 (vendeu metade dos titulares e investiu 9M €...) - só isso devia dar prisão!!!. Investindo uma pequena parte dos lucros desse ano, teria reforçado a equipa e hoje estaríamos provavelmente a festejar o 7º campeonato consecutivo, com os principais adversários mergulhados em crises e frustrações.
Na Europa, a vergonha ano após ano, humilhações umas atrás das outras (0 pts na LC, goleadas dos colossos Basileias e afins). Isto no futebol, porque a análise tem que ser mais abrangente à parte económica e financeira, por exemplo a entrega da BTV à NOS ou a antecipação de 130 M€ de receitas televisivas futuras (que não se compreende se a saúde financeira do clube for tão boa como apregoam)...).
No futebol, não considerando a Europa, disputámos 14 títulos, conquistando apenas 5 (muito longe da propagandeada hegemonia...).
Nas 5 principais modalidades de pavilhão, disputámos 30 títulos (apenas entre campeonatos e taças de Portugal e não contabilizando a época passada devido ao covid), conquistando apenas 9...
Relativamente aos saldos de transferências, efectivamente nunca como neste mandato o clube teve tantos lucros e tão bons resultados financeiros:
Fazendo o balanço do mandato 2016/2020, parece-me lógico que os benfiquistas não devem dar o seu voto a Luís Filipe Vieira. É esse o julgamento que vou fazer no dia 30 e que espero que os benfiquistas esmagadoramente façam. Vieira é passado, não pode ser futuro! .
Fez um trabalho meritório no que diz respeito ao património do clube, mas desportivamente tem sido um desastre, permitindo o ressuscitar do FC Porto em 2018 (e com isso a dobradinha azul de 2019/20, com mais de 100 Milhões de euros em receitas directas da Liga dos Campeões).
Nos últimos 4 anos, o Benfica ganhou 2 campeonatos (um por demérito de Nuno Espírito Santo e outro um milagre único e irrepetível por parte de Bruno Lage), 1 Taça de Portugal e acumulou vergonhas europeias umas atrás das outras (destaco apenas as 6 derrotas na Liga dos Campeões - pior prestação de sempre de uma equipa portuguesa, a goleada 0-5 em Basileia e a eliminação já esta época aos pés do PAOK na pré-eliminatória), evidenciando uma clara falta de política desportiva e até alguma bipolaridade.
Tão depressa se mandou embora um treinador que não ligava nenhuma ao Seixal, como se apostou cegamente em treinadores "yes-man" que faziam tudo o que Vieira queria e só viam o Seixal, para, por fim e em desespero, com as eleições à vista, ressuscitar o traidor Jesus (traidor não por ter ido para o Sporting, onde era meu desejo que ainda hoje estivesse, mas sim por ter levado a Bruno de Carvalho a história dos vouchers e ter contribuído para a mais suja e nojenta campanha alguma vez feita neste país contra uma instituição).
LFV assume pela prática, a sobreposição do negócio à vertente desportiva, sendo que eu continuo a defender como já aqui escrevi, que são as vitórias e os títulos que nos vão permitir ter mais receitas a todos os níveis (bilheteira, TV´s, merchandising, venda de jogadores, etc…) e não o inverso, como muitos clubes no mundo nos demonstram.
LFV é um Presidente que diz que decide sozinho e com base em luzes (como na rábula da manutenção momentânea de Rui Vitória), sendo para mim imperdoável que tenha abdicado de dar um xeque-mate aos rivais na época 2017/18 (em que, recorde-se, tivemos um saldo positivo de 127,25M€).
Podíamos estar tranquilamente hoje a festejar o heptacampeonato, a passear a caminho do octa, e em vez disso perdemos 2 nos últimos 3 para um clube intervencionado pela UEFA, sendo ao mesmo tempo humilhado ano após ano por essa Europa fora.
É também lamentável a forma como o Benfica se posiciona sempre que estão em causa eleições para a Federação Portuguesa de Futebol (onde está há largos anos Fernando "facturas do apito dourado" Gomes) ou para a Liga de Clubes (inenarrável a forma como foi "comido" mais uma vez por Pinto da Costa nas últimas eleições, como o próprio assumiu na última entrevista).
O futebol português está hoje completamente controlado pelo FC Porto, bem ao estilo dos naos 90. Fernando Gomes na FPF, Pedro Proença (ele próprio que dentro de campo deu alguns campeonatos ao FCP) na Liga de Clubes. A arbitragem nas mãos de Fontelas Gomes que, com a ajuda do surreal VAR, vai dando as ajudas extra que o FCP vai precisando.
Perante tudo isto, LFV mantém-se mudo e inactivo, não parecendo ter aprendido nada em 17 anos de Presidência...
O Benfica precisa, na minha opinião, de um projecto assente no sucesso desportivo, ao mesmo tempo que potencie as infraestruturas criadas (sim, por LFV...).
Só assim estaremos conseguiremos ganhar mais vezes que os adversários!
São as vitórias dentro do campo que geram receitas para mais vitórias!
LFV provou que não sabe gerir a parte desportiva, navega à vista e demonstra muitas vezes desnorte e até bipolaridade (visível na aposta de treinadores com filosofias tão diferentes como JJ versus RV e BL).
Mesmo na vertente económica e financeira, não obstante os mais de 400 milhões de lucros neste mandato, fica por explicar (de forma ainda mais gritante) porque é que o Benfica antecipou receitas da NOS:
https://maisfutebol.iol.pt/contrato/liga/benfica-ja-adiantou-metade-dos-valores-a-receber-da-nos
Feitas as contas o Benfica recebeu no total 129,8 milhões (estavam contratualizados 163,7 milhões, o que significa que a SAD encarnada perdeu com o adiantamento 33,9 milhões), de receitas contratualizadas até 2026.
Qual a necessidade de antecipar mais de 100 Milhões de euros de receitas futuras (hipotecando a liberdade e a acção das futuras direcções), perante tantos milhões de lucro no saldo de transferências???
Isto num momento em que se batem recordes de receitas, o que indicia que a tão propalada saúde financeira não será tão boa quanto nos querem fazer crer. Ao mesmo tempo é uma opção que limita fortemente a acção das futuras direcções que se vêem privadas de uma verba considerável de uma das principais fontes de receita.
Muito havia a dizer também sobre o atentado à história do clube como é o caso do emblema monocromático, mas esse será tema para outro dia.
Por tudo isso, por aquilo que foram os últimos 4 anos e pelo que podem ser os próximos 4, é preciso devolver o Benfica aos benfiquistas, é fundamental um projecto assente no sucesso desportivo e como tal, no próximo dia 30, eu voto João Noronha Lopes!
P.S. - É lamentável que os benfiquistas não possam assistir a um debate entre os candidatos à presidência do seu clube, nem mesmo no seu canal: a BTV.
É também uma marca negra que rompe com uma história democrática naquela que é, talvez, a única instituição que manteve eleições livres nos longos anos fascistas em Portugal!
domingo, 18 de outubro de 2020
Rio Ave vs Benfica - liga NOS - 4ª Jornada
domingo, 11 de outubro de 2020
BENFICA - ÂNGELO MARTINS: HOMENAGEM E ETERNA SAUDADE
Sport Lisboa e Benfica
CONDOLÊNCIAS ....... HOMENAGEM E ETERNA SAUDADE
Em nome do Sport Lisboa e Benfica, e em meu nome pessoal,
quero apresentar as mais sentidas condolências à família e amigos de Ângelo
Martins, um dos nossos eternos bicampeões europeus e um dos símbolos que ficará
para sempre na história do nosso Clube.
SL BENFICA DECRETA 3 DIAS DE LUTO
Ângelo Martins, jogador de raça e um dos obreiros da imagem e mística de "jogar à Benfica", onde, entre 1952 e 1965, venceu duas Taças de Campeões, sete Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal, pertenceu àquela geração de ouro e gloriosa, marcante nas nossas memórias.
É com profundo pesar que toda a Família Benfiquista vive este momento de dor, luto e de eterna saudade perante a partida de Ângelo Martins. Credor da nossa mais justa homenagem, que descanse em paz!
Luís Filipe Vieira
- Duas taças dos Campeões Europeus
- Sete títulos de campeão nacional (1954/55, 1956/57, 1959/60, 1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65)
- Cinco taças de Portugal (1952/53, 1954/55, 1956/57, 1961/62, 1963/64)
- Foi internacional pela seleção portuguesa, com 20 presenças.
sábado, 10 de outubro de 2020
Kulkov faleceu: Uma notícia muito triste.
O antigo internacional russo Vasili Kulkov, que em Portugal representou Benfica, FC Porto e também o Alverca, morreu aos 54 anos.
O óbito foi anunciado pela mulher do antigo médio, Elena Maharadze, sabendo-se que Kulkov encontrava-se desde agosto de 2019 a travar batalha contra um cancro.
Kulkov destacou-se na Rússia ao serviço do Spartak Moscovo,
chegando a Portugal em 1991 para representar o Benfica, clube onde esteve três
épocas. Mudou-se depois para o FC Porto, juntamente com o seu compatriota
Sergey Yuran, onde esteve apenas em 1994/95, mas repetindo o título de campeão
nacional que também conquistara ao serviço do Benfica. Viria a regressar a Portugal
em 1999 para jogar no Alverca. Representou a seleção russa em 42 ocasiões (5
golos).
Noticia de Abola
................
Notícia muito triste. Que descanse em Paz. Condolências à família.
.
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
Samaris - O injustiçado.
Eis a lista dos 25 jogadores inscritos pelo Benfica na UEFA para a participação na Liga Europa. Os encarnados, recorde-se, tem o Rangers (Escócia), o Standard Liège (Bélgica) e o Lech Poznan (Polónia) como adversários no Grupo D.
Lista de inscritos do Benfica na UEFA:
Defesas: Gilberto, Grimaldo, Vertonghen, Todibo, Otamendi, Jardel, André Almeida, Ferro e Nuno Tavares.
Médios: Gabriel, Chiquinho, Pizzi, Weigl, Taarabt, Everton, Diogo Gonçalves, Pedrinho, Rafa e Cervi.
Avançados: Darwin Nuñez, Waldschmidt e Seferovic.
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Programas desportivos:- E agora o que vão falar e inventar?
terça-feira, 6 de outubro de 2020
domingo, 4 de outubro de 2020
Benfica vs Farense - Liga NOS - 3ª Jornada
Benfica 3 * 2 SC Farense
.
Árbitros assistentes:- Pedro Mota * Hugo Ribeiro
Árbitro (4º):- Bruno Rebocho
Var/Avar:- Vasco Santos * Bruno Rodrigues
Delegados:- Rui Manhoso * João Sousa
Observador:- Agostinho Silva
Transmissão: BTV ( Benfica TV )
.
sábado, 3 de outubro de 2020
Estorias da Planíce... (Episódio V) - Parcêros no ovil e pastor novo no pasto
Nota do autor: Ler com sotaque Alentejano, da zona do Redondo de preferência...
Práliiiii... Besta dum cabrão fora ó tê pai... Práliii já disse! Se nã t'amagas ainda levas co o Paok quê tenho aqui na mão...
Rais parta quê já ando fartinho das ovelhas mangoléis... Pode só haveri um embondêro aqui na herdade e dar uma sombra más raquitica c'as mamas da minha Maria mas é debáxo dele qu'elas s'amontoam... Danadas!
Pru falari em mamas... Agora aqui só pra nóis homis... Mulheris! Façam de conta que nã tein orelhas tábein? Ê sê qué difícelí desligarem do radari, mas tentem...
Eta que isto aqui é cá uma coisa... Nã admira que haja praqui tanto catraio, atão as mulheris parece que foram assopradas, homi...! Nunca na minha vida tinha visto uma cousa destas... Até se me arrebitam as alpercatas e peco o tino à boina. E a bálharem? Eita que até parece cousa do demo... Agarram num gajo bem agarrado, rodam-no e apertam-no e vá de balho até que lhe dê uma caliquêra... Um homi nã é de ferro... Até se me sobem os caloris...
Calma Felicio... Bota atenção c'as senhoras tã ouvindo e lendo as tuas parvoêras...
Adiante... Atão vocemessês já viram esta moenga? Tive de arranjar um parcêro pró negócio. Nã tava sendo capaz de dar vazão às ovelhitas. Esta herdade é danada. As ovelhas parem 3 vezes ó ano!!!! Nã dou à conta com tanto cordêro.
O que vale é que arranjê o melhori de todos prá parceria. É o Jorge da Gestiovelha! Ê tô abismado de tanta ovelha que tenho vendido. E nã é só isso... Tambem m'arranja prái umas cousas especiais...
S'otro dia apareceu-me aqui com uma ovelha brasilêra. Raio da bicha até berrava com sotaque... Foi cruzada na Itália com um bode de Nápolis (nã sê se é assim que s'escrevi...)
Custou-me os olhos da cara mas ainda me deu uns borreguinhos durante o ano... O problema é que com era paridêra tive de a emprestar a uns compadres quê tenho no país dos bifes... Ainda hoje nã sê pruque lhe chamam bifes se aquela gente gosta é de pêxe com batatas fritas...
Mas o problema é que nã foi só um parcêro quê tive de arranjari... As ovelhas já eram tantas e andavam tã malucas quê nã tive s'otro remédio que nã fosse arranjari um pastor novo... Estes pastoris quê trouce da Tuga só me tavam atazanando os bodes velhos... Os bichos já nem cobriam as ovelhas e só queriam era andar marrando nos pastoris. Assim nã pode seri. Nã há ovil qu'aguente tanta confusão...
Mas o parcêro deu uma ajudinha. Alembrô-me de uma pastori quê já tinha tido na herdade no Alentejo... O homi era bom pastori nã há duvidas, mas em vez de vender os cordêros queria era vender e comprar marrãs... (pra quein nã sabe, uma marrã é uma ovelha velha). Ê sê que as marrãs é que sã boas pra fazer chanfana, mas porra deus m'a mim livre s'o homi nã tein uma fixação por ovelhas velhas?
Enfim, nã havendo alternativas um homi tem que s'a aliviar com o que tá más à mão. Nã é quê tenha problemas em arranjári pastoris de jêto mas na verdade já tinha soidades da manêra como ele põe o rebanho a pastar todo pró mêmo lado...
O problema é mesmo a gente os dois s'entenderi... Até os mangoléis gozam c'a genti...
Mafarricos dos mangoléis... Juro que um dia deste avento com um p'la ribancêra baixo... Atão nã éi que ê me ponho do lado de cá da cerca ós berros pra chamari o homi pró almoço e o raio dos moços ficam mangando da genti?
É tô assim: "Ó Jorge! Anda c'a porra do almoço nã espera pra genti! Chegas lá e vás comeri o funge frio e ficas com barriga de almece! Anda gadelhudo! Largá cebolinha!"
E ele arrespondi: "Prontes! Tá bem pá! Ganda chate me saiu este meco... Cebolinha pára aí porra! Andas fazendo o quê cralhes!!? Já te disse que o tê pláce é na esquerde... Paresse fácile ma não é não... Nã te montes na Pimentinha. Darwin tázonde??? Nada de ajunmentos... Ajustam... musjutam... Ajurumen... Porra! Vosseis fassão o qué digo! Uma dum lado e otra do outro e o Darwin no centre! Juro que um gaje nã é de ferre... Um dia destes fasso um assado com todas só pra nã tere de malhar mais funje..."
Ósdespois quando iamos a passar perto dos mangoléis (que a esta hora já rebolavam a rire todos enleados no arame farpado da vedação) o JJ (é com dois JJ pra ê nã fazeri confusão com o parcêro...) vira-se prós moços e diz: "Manes um gaje nã é stupendo cas lenguas mas tamein nã é praciso abardinar... Nã me fassão isaltar cralhes!"
E ê digo aos moços: "Nã há nada pra fazeri? Tan mangando do que sês mafarricos? Pensam que isto é só andari no laréque? Levam ca cachaporra se nã se axantram... Nã tem avondo mas eu apranto-lho..."
E pronto... Baderna totali... A modes que lhe tinham dado daqueli gas que faz rire. Ó moços duma figa...
Mas olhem quê até tou satisfêto. Nã me posso quêxari. Já ando nesta vida há uns 17 anos. Já fiz um cercado, um ovil, um monte e fui managêro de três herdades ó mêmo tempo. Ando pensando que talvez seja tempo de mudári. Isto de gerire tanta coisa só dá fezes a um homi. Nã sê se é da idade mas um pessoa vai ficando cada vez mais sentimentali... Tenho soidades do mê Alentejo... Até se me vêm as lágrimas ós olhos... Vocemesses nã imaginam o que éi um homi tar aqui e tar com soidades de casa... A nossa planice... Os chaparros... O sóli... O Benfica...
É pá agora fugiu-me a conversa pró coração... Este baboso que aqui anda comigo diz que tamein gosta do Benfas mas ele a mim nã me faz o ninho atrás da orelha...
Atão s'otro dia li aqui n'ABola de Angola que o nosso Glorioso vai a votos. E temos 5 candidatos? Eta tanta genti... A gente aqui na herdade nã temos wai-fai como vocemesses já sabem, por isso só vamos sabendo do que se passa quando vamos à tabanca do Maneli "Mantorras"...
Nã fiquem pensando que tem a veri com o Mantorras do Benfica. A malta aqui chama-lhe Mantorras pruque ele tem um poster de um ôtro tipo chamado Mantorras na parede da tabanca. É um cantori. Olha aqui uma música do homi...
Nã me quero armari em carapau de corrida mas olhem que até dá vontade de largar o cajado e começar a balhari...
Mas 5 candidatos é muta gente. E haverá votos pra todos? Ê sê que há muito Benfiquista com 50 votos mas ê cá parece-me galo a mais para tã pôco polêro. Pode ser quê m'engani mas o Viêra vai ter mais 4 anos pra apertari o gorgumil a muito sócio...
Mas ê já nã tenho muto tempo para isto dos bloguis. Ainda vou tentando leri aqui o nosso belo voar mas as ovelhas dêxam-me de tal manêra ensiguêrado que só tenho tempo para vir aqui dar fé de vez em quando. Se me pedirem opinião eu até acho que o Viêra sabe da poda, mas ele vai ter uma trabalhêra danada nos debates na BTV...
S'entrementes ouvi que o Presidente das reuniões dos sócios vai obrigari a BTV a fazer debates...
Nã sê se isso vai ser produtivo... É que estes talibans da oposição são piores que uma cambada de vespas asiáticas... Atacam em bando, picam mais que uma molhada de silvas, e deixam um homi atardoado em questões de minutos...
Vai ser uma rixa das antigas pró Viêra. Nã sê se o homi aguenta tanta vespa...
Ê cá fazia cumó otro que mandou uma cambada de gente badamerda. Pegava num cachimbo e quando as vespas viessem zunindo afinfava-lhes uma baforada de fumo prás deixar zonzas e punha-lhes a bota caneleira em cima...
Há mas ê agora tenho cá um belo remédio pra esta genti...
Pra combateri os talibans do Benficas nada melhor que uma ovelhinha nova quê andê preparando... Ora atentem só na qualidade do bicho que tá na foto... A Gestiovelhas anda cá num raboliço por esta ovelha que eu nem vos conto...
Atão e pruquê é que o Felicio tem ovelhas como às da foto? Pois preguntam vocemesses e preguntam munto bem!
Nã sei se já ouviram falari desta nova raça de ovelhas que pra ai anda... A ovelha taliban... Acho que foi um cientista que veio lá das arábias que as inventou.
Dã jêto para teri misturadas no meio do rebanho. Sã mêmo úteis.
Protegem dos lobos, dos parcêros gananciosos, assustam os bodes dos rebanhos vizinhos, dã cabo das avespas, acabam com as garreias dos bodes velhos com as ovelhas novas, e ainda são umas bela ajuda quando as ôtras ovelhas nã conseguem parir....
Só pra vocemesses terem uma ideia, s'ôtro dia tinha aqui uma ovelha que nã havera manêra de despejar os borregos... Aqui a minha talibanzinha chigou-se ao pé dela (agora fugiu-me o dedinho para a voz do JJ...) e foi uma maravilha... A ovelha que tava a parir acagaçou-se toda e os borregos começaram a sair disparados e a fugir a sete pés pra debáxo do embondêro...
Ê cá nã sê mas acho mêmo que vou fazer vídeo dos melhoris movimentos da minha ovelha nova e por no youtube... Pode ser que o Viêra goste da bicha e a mostre ao parcêro que ele também prá lá tem... Assim cuma assim pode ser que ainda renda alguns bons Ecus aqui ao Felicio...
Por falar em Ecus, ê já vos contei das mulheris aqui d'Angola....???
Forte abraço e VIVA O BENFICA!
Felício de Caridade
PS: Para ajudar a decifrar algumas expressões deixo-vos aqui um Dicionário de Alentejano.