segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO DE 2013.


Desejo a TODOS os amigos e amigas deste NOSSO cantinho que tenham um Ano de 2013 muito melhor que o de 2012.
Que a Saúde, Paz, felicidade, e alguns euros, nunca faltem nas vossas vidas, extensivo às vossas Famílias e Amigos.

Que o Benfica nos dê a alegria de em Maio pf nos juntarmos no Marquês de Pombal ou em qualquer outro sitio onde exista um benfiquista, com a prenda de sermos CAMPEÕES NACIONAIS.

FELIZ ANO NOVO DE 2013.
.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Moreirense vs Benfica ( Taça da Liga...)


MOREIRENSE  1  *  1  BENFICA
.
Hora: 16H00
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)
Árbitros Assistentes: Alfredo Braga * Nuno Eiras

Transmissão: TVI 24

Constituição das equipas:

MOREIRENSE: Ricardo Andrade; Paulinho, Anilton, Diego Gaúcho e Augusto; Filipe Gonçalves e Vinícius; Wagner, Renatinho e Fábio Espinho; Ghilas
Suplentes: Ferreira, Nilson, Ricardo Pessoa, Castro, Rafael Lopes, Pintassilgo e Júlio César

Marcou: Ghilas, 42m

BENFICA: Paulo Lopes; André Almeida, Garay, Jardel e Melgarejo; Salvio, Matic, Enzo Pérez e Ola John; Lima e Cardozo
Suplentes: Mika, Luisinho, Nolito, Maxi Pereira, Rodrigo, Kardec e André Gomes

Marcou: Cardozo, 90 

Não gostei do jogo do Benfica por isso hoje não tenho condições para dizer mais nada. Para se fazer o jogo que se fez então mais valia termos jogado com a equipa B e não com a principal. Não gostei e pronto. Vou calar-me antes que...
.

Palavras para quê???


Tenho cá uma pena que nem imaginam !!!


Insúa... " O Porco"

Quando um lagarto já cospe no Lionn (Leão...) está tudo dito. Desorientação total.
*


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Benfica: Dois ilustres "REFORÇOS" já chegaram...


Até ao final do mês de Janeiro pf muitos jogadores vão sair, e entrar, do/no Benfica, isto na ótica dos jornalistas, que disso fazem capa nos diários. Sei que é por necessidade de vida, e daí surgirem pseudo noticias sobre aquilo que escrevi, embora uma ou outra - coisa rara - acabem por acertar.

Vai regressar Michel que não vingou no Braga, onde desde o principio da época só jogou em 3 desafios e nunca a titular. Vai voltar Roderick que não tem sido muito utilizado no Desportivo da Corunha, e parte para aquele clube, Sidney. 
O Corinthians descarta Alan Kardec, como se o jogador estivesse a ser negociado, o que é desmentido por Rodolfo de Andrade, director-técnico daquele clube.

Fariña e Centurion que já tinham uma proposta do outro mundo do Benfica, foram deixados "cair" pelo Glorioso, quando dirigentes do Racing dizem que só tinham a proposta de outro clube,  ou seja, para os jornais que dormem e acordam a pensar no Benfica, os meses em que se podem transaccionar jogadores, são os seus subsídios de férias e Natal.

O que não é mentira é a "aquisição" de dois "reforços" de elevada categoria, inclusive antes do inicio do mês de Janeiro. Sim, falo de Carlos Martins e de Aimar ( na foto) que têm sido fustigados por arreliadoras lesões que os não têm deixado fazer o que mais gostam: Jogar futebol.
Sabe-se que já treinam na Academia do Benfica, no Seixal, sem quaisquer limitações o que indicia que estão prontos a dar o seu contributo à equipa nos difíceis jogos que se avizinham.

É com grande satisfação que vejo regressar aos relvados na plenitude das suas enormes faculdades estes dois jogadores por quem nutro uma elevada admiração.

Que regressem com o pé direito. O Benfica, os benfiquistas, e o futebol em geral, agradecem.

O que pensam os benfiquistas sobre os factos em apreço?
*



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SIMILITUDES INCRÍVEIS...


Li AQUI um texto que a seguir, reproduzo em parte, agradecendo desde já ao seu autor.

Jesus e Ferguson à moda antiga
únicas equipas da elite a jogar num clássico 4x4x2

O futebol evoluiu muito no plano tático nos últimos 20 anos e aquele que era o sistema tático base para todas as equipas deixou de ser utilizado em detrimento de diversas variantes.

Se antigamente, quase todos jogavam em 4x4x2 hoje em dia Jorge Jesus e Alex Ferguson são “notícia” por serem os únicos (entre as equipas dos campeonatos da elite europeia) a utilizar esse sistema tal qual ele foi idealizado: linha de quatro defesas, dois médios-centro sendo que um assume funções mais defensivas enquanto o outro assume mais os momentos de transição, dois extremos bem abertos nos flancos com profundidade ofensiva a utilizar muito pouco os movimentos interiores e dois avançados, sendo que assume um posicionamento mais fixo, enquanto outro tem mais liberdade para procurar espaços entre a linha defensiva e de meio-campo do adversário. Com diversas variações táticas, é certo, mas é este o sistema mais utilizado por Benfica e Manchester United esta época. 

Semelhanças dos diabos

Se no caso de Ferguson este é um sistema com 26 anos, na Luz foram as características dos jogadores a “obrigarem” Jesus a optar por este modelo. Sem Aimar a Carlos Martins, o técnico benfiquista voltou a apostar em dois avançados, uma opção que lhe agrada, aliás. As semelhanças entre as duas equipas são dos diabos, vermelhos neste caso. Maxi e Melgarejo são dois laterais de grande propensão ofensiva tal como Rafael e Evra. Matic e Carrick são mais posicionais no meio-campo (embora o sérvio dê mais amplitude de jogo à equipa), e Enzo está habituado a pisar zonas de ataque, tal como Scholes. Nas alas, Salvio e Valência são as setas na direita, enquanto na esquerda Ola John é ambidestro tal como Young.

As coincidências verificam-se também no ataque, pese embora a disponibilidade de Rooney ao jogo seja inimitável quer por Lima quer por qualquer outro. No entanto, os dois avançados recuados partem da mesma zona de ação, ou seja, ligeiramente descaídos para a esquerda nas costas do ponta-de-lança de modo a poderem aplicar o remate de meia distância em movimentos diagonais. Por fim, o ponta-de-lança é canhoto , característica comum a Cardozo e Robin van Persie, ambos marcadores de livres.

Variações

Apesar das semelhanças, Jesus utiliza mais variantes que Ferguson. No recente jogo com o Olhanense, por exemplo, e tendo em conta os jogadores que tinha disponíveis optou pelo 4x2x3x1 com Gaitán nas costas de Rodrigo. Em situações de desvantagem no marcador, o Benfica muda muitas vezes para um 4x1x1x4 de risco total.
.
Uma análise muito bem construída em que se fazem equiparações cheias de conteúdo.

O que pensam os benfiquistas de:

Acham que o atual modelo utilizado por Jorge Jesus é o que melhor se enquadra aos jogadores que o Benfica possui?
Acham que deveria ser outro? se acham qual?
Acham que temos jogadores com características para outro modelo de jogo, digamos que mais usual na Europa?

*

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Falando do Benfica...


Fala-se hoje que Eziquiel Garay pode sair em Janeiro. Oxalá a direcção do Benfica o saiba e consiga segurar pois é uma pedra basilar na nossa defesa.

O clube apenas tem 40 por cento do valor do passe. Seria bom que a renovação fosse uma certeza com consequente aumento de vencimento e da cláusula de rescisão. Penso que a cláusula de rescisão do Garay é apenas de 20 milhões de euros.

Fala-se também das saídas de Nicolás Gaitán e de Bruno César. Claro que eu sei que o jornalismo é assim. Fazem-se capas para vender e o Benfica é uma boa "fonte" de receitas. Mas também sei que não há fumo sem fogo.

Os "tubarões" andam aí e não perdoam.

Como todos sabemos tem feito o Benfica durante esta época exibições brilhantes. Não esteve tão bem na Champions League mas não nos podemos esquecer que Jorge Jesus sempre disse que a prioridade nesta época é o campeonato Nacional.

Não é que sirva de desculpa mas ameniza a culpa.

Sabemos que os interregnos quando as equipas estão a jogar bem costumam ser drásticos. Sinceramente deixa-me a pensar porque razão em Espanha e na Inglaterra, por exemplo, os campeonatos não param, enquanto que em Portugal é como se sabe. 
O cansaço das viagens, o não treinamento, tudo faz com que se perca o ritmo e isso, geralmente, não augura nada de positivo.

O Benfica apresenta-se ao trabalho, amanhã dia 27. Tem jogo a dia 30 de DEC com o Moreirense, em Moreira de Cónegos para a Taça da Liga, joga para os oitavos de final da Taça de Portugal - jogo em atraso - dia 02JAN2013, pelas 20H15, no Estádio da Luz, desloca-se ao Estoril, dia 06 do mesmo mês para o campeonato Nacional, e recebe a Académica dia 09JAN,  para a Taça da Liga, encontro que antecede o jogo do dia 13 com o Porto, para o campeonato Nacional. Ou seja dois jogos por semana.

Jogos importantes e complicados, mormente os jogos do Estoril e  Porto.

Acredito que temos competência para os vencer. Não podemos vacilar e temos que mostrar que somos o Benfica e que não nos desviamos um milímetro daquilo que queremos. GANHAR SEMPRE

O que pensam os benfiquistas sobre os factos em apreço?

FORÇA BENFICA

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Boas Festas ...


Bom Natal para todos os amigos/as deste nosso cantinho, extensivo às vossas digníssimas famílias. 
Se porventura vos faltar um pouco de bens materiais, tais como filhós, bolo-rei, broas, ou algo do género, espero que não vos falte, sobre a mesa, os ingredientes: Amor, Fraternidade, Carinho, boa Convivência, muita Paz, Saúde, e Fé de que as coisas hão-de melhorar.
.........
Inglês .............. . Bom Natal = good Christmas
Afrikaans .......... Bom Natal = goeie Kersfees
Albanês ............ Bom Natal = Krishtlindjet mirë
Alemão ............  Bom Natal = Froehliche Weihnachtszeit
Árabe ..............  Bom Natal   = عيد الميلاد جيدة
Chinês ...............Bom Natal = 非常棒的圣诞
Espanhol ........... Bom Natal = Buena Navidad
Croata............... Bom Natal = Dobro Božić
Francês ............. Bom Natal = bon Noël
Italiano ............. Bom Natal = Buon Natale
Latim ................ Bom Natal = bonum Nativitatis
Roménia ........... Bom Natal = bine Crăciun

BOM NATAL PARA TODOS/AS, e para todas as famílias do mundo, em geral, e em particular a FAMÍLIA BENFIQUISTA.
*

domingo, 23 de dezembro de 2012

Ele é a "Rainha Isabel" ... loool.




Luís Filipe Vieira, ilustre presidente do Benfica, recusou este sábado comentar declarações do Avô e marido da Fernandinha, Pintinho dos Envelopes e Escutas, apelidando-o de "Rainha Isabel", sugerindo tratar-se de uma mera figura de corpo presente.

"Não vale a pena comentar a Rainha Isabel, não vale a pena", 

numa resposta sobre a recente sugestão do dirigente do clube das riscas em nomear um árbitro chinês para o clássico do Estádio da Luz, a 13 de Janeiro.

Nem mais. Nunca estive tanto de acordo com Luís Filipe Vieira como agora. 

Gostei também desta: 

"Se for como em Paris, o FC Porto precisa mesmo de três guarda-redes".

Oxalá na Luz não apareçam mesmo os 3 guarda-redes, e o árbitro esteja (ainda...) sobre os efeitos etílicos do Natal, o que dizem toldar a vista, fazendo-a ficar a ver de forma turva, ou com alguma viagem de fim de época paga, como, ao que se diz já foi, ou é, prática naquele clube..

BOM NATAL 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Liga Europa - Sorteio ( Hoje)

Hoje, a partir das 13H00, na sede da UEFA em Nyonrealiza-se o sorteio da Liga Europa, relativos aos 16 avos de final, com Benfica a ter como rival um clube do pote 2. 
A seguir, sem qualquer condicionamento, proceder-se-á ao sorteio dos duelos dos oitavos de final.

Liga Europa

Pote 1


BENFICA (Portugal), Liverpool (Inglaterra), Chelsea (Inglaterra), Bordéus (França), Lyon (França), Steaua (Roménia), Cluj (Roménia), Dnipro (Ucrânia), Metalist Kharkiv (Ucrânia), V. Plzen (Rep. Checa), Fenerbahçe (Turquia), Genk (Bélgica), Rubin Kazan (Rússia), Lazio (Itália), Hannover (Alemanha) e Olympiakos (Grécia)

Pote 2

Moenchengladbach (Alemanha), Estugarda (Alemanha), Leverkusen (Alemanha), Anzhi (Rússia), Zenit (Rússia), Atl. Madrid (Espanha), Levante (Espanha), Newcastle (Inglaterra), Tottenham (Inglaterra), Nápoles (Itália), Inter (Itália), Basileia (Suíça), Sparta Praga (Rep. Checa), Dínamo Kiev (Ucrânia), Ajax (Holanda) e BATE (Bielorrússia)

Li algures que esta época ganhar a Liga Europa seria fácil. Fiquei estarrecido. Será que quem disse tal blasfémia sabe quem são as equipas intervenientes?
São tudo equipas de tope, habituadas a jogar na Champions League, que têm nos seus quadros grandes jogadores. De fácil não tem nada.

Acredito que seja qual for o adversário sairemos vencedores e estaremos nos oitavos de final. Têm a palavra os jogadores do Benfica

*******************************************

Realizado o sorteio calhou ao Benfica o Bayer  de Leverkusen. Os jogos realizam.se a 14 de Fevereiro na Alemanha e a 21 do mesmo mês na Luz, em Lisboa.

O Benfica vai medir forças com os germânicos do Bayer Leverkusen nos 16-avos-de-final da Liga Europa. 
Reedita-se o confronto da Taça das Taças de 93/94 e o histórico empate a quatro golos na Alemanha, que deu a passagem das águias às meias-finais da prova. Caso passem a eliminatória, os encarnados medirão forças nos oitavos com o Bordeaux ou o Dynamo Kyiv, de Miguel Veloso.

Dois jogos, boas memórias para o Benfica

O Bayer Leverkusen é atualmente o segundo classificado da Bundesliga, somando 33 pontos em 17 jogos e possuindo nas suas fileiras o atual melhor marcador do campeonato alemão
Stefan Kießling leva 12 golos apontados em 17 partidas cumpridas na liga germânica.

Apesar de só existirem dois jogos no histórico de confrontos entre as águias e o Bayer Leverkusen, a verdade é que a equipa germânica evoca boas memórias aos encarnados.

Na edição de 93/94 da Taça das Taças, as águias empataram a um golo na Luz, no primeiro jogo, e foram empatar a quatro à Alemanha, garantindo a qualificação para as meias-finais, onde acabaram por cair derrotadas pelo Parma.
Abel Xavier, João Pinto e Vasili Kulkov (dois) fizeram os tentos dos encarnados no estádio Ulrich-Haberland.

Foi um jogo épico do qual me recordo muito bem. Oxalá se repita a performance do Benfica, em especial no jogo que fez na Alemanha. Foi espectacular. Recorde.
ARREPIANTE....

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Olhanense vs Benfica ( Taça da Liga... Grupo D.)


OLHANENSE  1  *  2  BENFICA

Árbitro: Paulo Baptista ( AF Portalegre )

Transmissão: TVI

Constituição das equipas:

OLHANENSE:- Ricardo; Babanco, Nuno Reis, André Micael e Vítor Vinha; Jander e Fernando Alexandre; David Silva, Nuno Piloto e Rui Sampaio; Evandro Brandão
SUPLENTES: Bracalli, Rui Duarte, Fernandez, Francesco D'Onofrio, Targino.

Marcou: Evandro Brandão, 48m.

BENFICA:- Paulo Lopes; André Almeida, Sidnei, Jardel, Luisinho; Enzo Perez; André Gomes, Gaitan e Nolito; Bruno César e Rodrigo
SUPLENTES:- Mika, Lima, Ola John, Salvio, Luis Martins, João Cancelo e Flávio Cardoso.

Marcaram: Rodrigo, 70m; Lima, 87m

Uma 1.ª parte morna e equilibrada com poucas oportunidades, de golo.

Na 2.ª parte estivemos a perder, num golo esquisito, em que o Paulo Lopes se sai, corta a bola, essa sobra para o Evandro Brandão, que remata para a baliza deserta, mas demos a volta ao marcador, graças a um jogo mais ofensivo, sobretudo desde as entradas de Lima e Salvio. 
Num jogo morno, valeram os golos e uma ou outra ocasião. Ganhámos e pronto

Parabéns ao Benfica pela 1.ª vitória em Olhão desde que Jorge Jesus é treinador do clube.

Estou nervoso e não tenho condições para dizer mais nada.
*


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Matic.. A ESTRELA que BRILHA.


custou 5 milhões e promete ser venda digna de registo

Bastaram dois anos para provar que a medida de gestão de Luís Filipe Vieira, em aceitar a avaliação de Nemanja Matic em 5 milhões de euros, foi plenamente acertada.

O Chelsea tinha pago 1,7 milhões ao Kosice no verão de 2009 mas mesmo com pouco usufruto desportivo subiu o valor do passe do jogador, algo que o presidente benfiquista aceitou tendo em conta o potencial que era reconhecido ao jovem sérvio. A verdade é que passados dois anos, Matic já valorizou o triplo na Luz, o que equivale a dizer que se hoje o Benfica o quisesse vender poderia encaixar uma verba próxima dos 15 milhões de euros.

Contudo, a intenção de Vieira é tentar valorizar ainda mais o médio por forma a que este a curto/médio prazo possa significar mais um encaixe financeiro digno de registo, à imagem, aliás, do que foi conseguido no verão com Javi García, vendido ao Manchester City por 20 milhões depois de três anos antes ter custado 7,5 aos encarnados.

No que diz respeito a médios-centro a tradição na Luz é vender bem como provam negócios como os de Ramires (22M), Manuel Fernandes (18M) e Tiago (10M). Matic poderá ser o senhor que se segue.
.
É urgente renovar o contrato do Matic, e aumentar a cláusula de rescisão, antes que apareçam os "tubarões" e depois será tarde de mais.
 Antes tapado por Javi Garcia, apareceu esta época em grande plano e, paulatinamente, em cada jogo que faz, joga melhor.
Nos últimos jogos tem sido um regalo para os olhos ver o Matic em campo. Sempre no caminho da bola, a fazer passes magistrais, um autêntico muro de betão, para a equipa adversária.

Sinceramente penso que é melhor jogador do que Javi Garcia. Talvez lhe falte um pouco de ponta final, ou seja, rematar a baliza. É bom a defender e a atacar é fantástico.

O que pensam os benfiquistas?
*

domingo, 16 de dezembro de 2012

Benfica-Marítimo:- Imagens. Arbitragem FALSA...



Video do jogo Benfica- Marítimo


Dois jogadores do Marítimo em fora de jogo, no lance do golo


Devia ter sido marcado pontapé de canto e não pontapé de baliza, como foi.

O Benfica com uma boa exibição ganhou ao Marítimo por 4-1. Olhando aos números até parece fácil e nem se fala no árbitro. Até parece que a equipa de arbitragem esteve fantástica, como inclusive disse Jorge Jesus. É menos verdade.
Mais uma vez a equipa de arbitragem prejudicou o Benfica, inclusive em lances capitais como foi o caso do lance que dá o golo do Marítimo.

Quando a bola sai dos pés do jogador do Marítimo estão dois - repito - dois jogadores daquela equipa em fora de jogo, fazendo lembrar um outro jogo, da época passada,  em que perdemos na Luz por 2-3, que deu o campeonato aquela equipa do Porto, num lance igualzinho a este. Parece sina sofrermos golos assim, em que os árbitros assistentes devem ou parecem ter falta de óculos. Erro crasso.

Noutro lance em que a bola é rematada por Máxi Pereira - ver video e imagem - essa vai embater num jogador do Marítimo que a desvia da baliza, saindo a dita pela linha de fundo. 
O árbitro marcou pontapé de baliza. Errou.

Resta desejar aos nossos adversários em matéria de Campeonato Nacional: 

A TODOS UM BOM NATAL.
*

sábado, 15 de dezembro de 2012

Benfica vs Maritimo ( 12.ª jornada...)


Benfica  4 *  1  Maritimo
.
Local: Estádio da Luz - Lisboa
Árbitro: Hugo Pacheco - (A.F.Porto)
Árbitros assistentes: Pedro Ribeiro * Filipe Ramalho
Árbitro (4.º): Manuel Oliveira
Observador: Ezequiel Feijão
Delegados: Esmeraldo Augusto * Fernando Arrojado
Transmissão: Sporttv 1

Constituição das equipas:

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; Salvio, André Gomes, Matic e Ola John; Lima e Cardozo.

SUPLENTES: Paulo Lopes, Nolito, Rodrigo, Nico Gaitán, André Almeida, Enzo Pérez e Sidnei.

Marcaram: Oscar Cardozo: 34 m, 66m, 69m, Rodrigo, 88m.

Amarelos: 
- Adré Gomes, 31 m
- Máxi Pereira, 41m
- Melgarejo, 71m

MARÍTIMO: Ricardo; João Diogo, Márcio Rozário, Roberge, Rúben Ferreira; Rodrigo Antônio, Rafael Miranda e David Simão; Danilo Dias, Fidélis e Sami.

SUPLENTES: José Sá, Hélder Ramos, Luís Olim, Briguel, Ruben Brígido, Ytalo e João Guilherme

Marcou: Rodrigo António, 28m,

Amarelos: 
- Rúben Ferreira, 36m, 
- Danilo Dias, 45m
- Roberge, 57m, 65 
- Fidelis 66m

- Sami, 90m.

Vermelho:
- Roberge 65m ( 2.ª amarelo)

O Benfica entrou no jogo de uma forma que considero menos boa. Muita troca de bola, domínio de jogo, mas num circular de jogo muito lento, quiçá denunciado, dando dessa forma hipótese do Marítimo se ir defendendo - qual autocarro - em frente ao seu guarda-redes, Ricardo.
Criámos muitas oportunidades, mas por esta ou aquela razão, na minha opinião, derivado à lentidão com que os nossos jogadores partiam para o último reduto da equipa adversária, não conseguíamos consumar em golo.

Numa bola parada, fazendo lembrar o jogo da época passada em que o Porto marcou o 3.º golo na Luz, voltámos a sofrer um golo com dois jogadores Maritinistas em posição de fora de jogo. Incrível como estas coisas nos acontecem a nós e não acontecem a outros.

A partir daí o Benfica aumentou um pouco a velocidade acabando por com toda a naturalidade por empatar aos 34 m através do insubstituível Oscar Cardozo.

Na 2.ª parte a intenção do jogo em nada mudou. Continuou o Benfica a mandar no jogo, ainda que, continuo a pensar que algo lento.
Quando aos 65 minutos o árbitro assinalou grande penalidade, justíssima, contra o Marítimo, com a expulsão desse jogador ( Roberge) que já tinha cartão amarelo, e com a marcação do 2.º golo, tudo se tornou mais fácil.
A partir daí foi ver jogar o Benfica e esperar a marcação de mais golos, que acabou por acontecer, através de uma nova e bonita jogada do Benfica, concretizada por Rodrigo.

Saúda-se a marcação do golo n.º cem (100) por Oscar Cardozo. Sem dúvida um jogador fantástico, muito difícil de substituir caso saia do Benfica.
Matic fez uma exibição memorável. Alguém ao ver jogar o Matic se lembra de Javi Garcia? Penso que não.

Uma palavra para Jorge Jesus: Ouve este sócio e adepto: Deixa de dizer que o Benfica está muito forte, que apresenta uma qualidade de jogo muito alta, blá, blá blá. 

Querendo, os árbitros acabam com tudo isso. Não te recordas da época passada quando o Benfica levava cindo (5) pontos de avanço, o que aconteceu? Cala-te porra, e faz com que os nossos jogadores joguem sempre bem e o resto... silêncio. 
Aprende, caramba. Deixa de dar pérolas a porcos...antes que te arrependas...
*

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

V.Setúbal-Porto: Fraude desportiva...

Reparem como as linhas de fundo se vêem perfeitamente e como o relvado NÃO mostra poças de água que pudessem impedir a bola de rolar.
A linha circular do meio campo vê-se nitidamente, isto sem que tivesse sido reparado com pó antes do jogo se iniciar, como frisou que não tinha visto fazê-lo, Pedro Henriques.
Eles querem, podem e mandam...

Continuam os arranjinhos em que o futebol português é pródigo.

Hoje pelas 20:15 deveria ter sido jogado o V. Setúbal-Porto.

Mau grado a chuva que caiu todo o dia e que continua a cair, o Relvado do Estádio do Bonfim, estava em condições de se jogar. Viam-se as linhas totalmente, a bola rolava perfeitamente.
Mais uma vez Pedro Proença, o árbitro, foi conivente com uma situação de fraude desportiva, dizendo não existirem condições para se jogar. Falso, totalmente falso.

O futebol é um desporto de inverno, não de verão. Pinto da Costa mais uma vez fez valer o poder que ostenta sobre quem manda neste futebol Tuga de meter nojo.

Então os meninos do Porto só têm que jogar em relvados secos?

Pedro Henriques, antigo futebolista profissional e actual comentador da Sporttv disse isso mesmo: O relvado reunia todas as condições para a prática do futebol.
Continua a máfia a mandar a seu belo prazer nos meandros do nosso futebol.
Quero ver quantos jogos neste fim de semana vão ser adiados derivado ao mau tempo.

Até quando vamos assistir impávidos e serenos a estas poucas vergonhas???.
*
A submissão de Joaquim Oliveira, dono da Oliverdesportos, perante o mafioso. A imagem é bem ilustrativa da "verdade" do futebol Português. Foi ontem em Setúbal.


O que dizem os benfiquistas disto?
*

Leonor Pinhão no seu melhor:



Com uma ou duas ou duas e meia ou três impressões digitais de Óscar Cardozo – é à escolha do freguês – o Benfica venceu normalmente o Sporting em Alvalade. “Normalmente” porque nos últimos anos é o que tem acontecido com frequência e “normalmente” porque este ano o Benfica tem persistido em ganhar jogos de “remontada”, como dizem os espanhóis.

Sofre um golo e depois dá a volta por cima. Foi o que aconteceu em Alvalade.

O jogo foi correctíssimo de parte a parte e quanto ao árbitro nem se deu por ele, que é o melhor elogio que se pode fazer a um árbitro. Costuma dizer-se que não há derby sem penalti e este último não fugiu à regra. 
Em cima da sua linha de golo, Boulharouz defendeu a soco um remate de Salvio e nem protestou a decisão do árbitro, encaminhou-se cabisbaixo para a cabina e foi tomar o duche mais cedo.

No entanto, se o Sporting não estivesse num desconcerto e vivesse um momento mais consentâneo com a sua história, lutando pelo título como foi garantido no início da época, teria todo o direito e toda a vantagem em protestar contra a decisão do árbitro.
- Mas só há uma equipa em Portugal que pode jogar à mão na área?
Ou mesmo:
- Foi bola na mão, não foi mão na bola!
E até, citando argumentos alheios:
- Foi involuntário, foi um lance completamente involuntário.
Quiçá num momento raro de coragem política:
- Mas penalty porquê? O que é que o Boulharouz é menos do que o Alex Sandro?

Mas não, o Sporting está em baixo e já lhe falta ânimo para estas tiradas psicológicas. 

É certo que antes do jogo, houve um grande abuso de tiradas psicológicas por parte dos comandos leoninos que se resumem, neste momento, ao presidente. Mas saiu tudo ao contrário do que era previsto.
Por exemplo, ao intervalo, o Benfica perdia e como o Sporting ganhava, Godinho Lopes não desceu à cabina para dar murros na mesa. Mais esperto, muito mais esperto, Luis Filipe Vieira já estava na cabina ao intervalo, quando o Benfica perdia, porque foi lá que viu o jogo todo. 
E foi por isso que não atendeu o telefone.
Jorge Jesus também esteve bem ao intervalo. Limitou-se a dizer aos jogadores:
- Pronto, já passaram as 72 horas e agora, se não se importam, comecem a jogar à bola.
E foi isto o derby.
.
Mas isto agora é futsal? Assim não vale. Mais um ano, mais um campeonato e mais uma vez as regras não são iguais para todos. Então o FC Porto pode jogar com um guarda-redes-avançado? 
Refiro-me ao Alex Sandro, o guarda-redes-avançado evidentemente. E ao Vasco Santos, evidentemente, essa promessa da arbitragem nacional que vai a internacional não tarda nada, o último a permitir que o Alex Sandro, na sua área, possa meter a mão à bola. 
E está feito, segue o baile e apita o comboio e todos para os Aliados a apitar como o costume.

No fim do “derby”, o presidente do Benfica mencionou o assunto sem referir nomes. Foi para isso que foi eleito, para defender o Benfica. 
No dia seguinte, oficial ou oficiosamente, chegou um protesto vindo do Dragão. “O Benfica está a preparar os árbitros”, disse Rodolfo Reis.
O que é isso de “preparar os árbitros”, Rodolfo Reis?
Será que está a insinuar que o presidente do Benfica recebe os árbitros em casa e lhes dá chá e bolinhos e conselhos matrimoniais? E estando perto o Natal, que mal teria esse género de convívio?

Jogando o que joga com os jogadores que tem, a questão é que o FC Porto de Vítor Pereira, esse grande treinador, vem de três jogos consecutivos a beneficiar de erros de avaliação na sua área de rigor. E segue para bingo.
Todos sabemos que os árbitros erram, tal como os jogadores e têm direito a errar porque não são máquinas (por enquanto). Mas quando são sempre os mesmos os beneficiados e de rajada é normal que os rivais protestem.
Até o Sir Alex Ferguson, que é cavaleiro da Rainha de Inglaterra, protestou um bocadinho e em inglês (o que faz logo toda a diferença) por causa dos penaltis por conta do rival City e não pode o presidente do Benfica protestar, em português, com os penaltis por marcar em Portugal à conta de Xistra, Benquerença & Companhia?

Quanto a “preparar os árbitros”, cada um fala do que sabe. 

E se felizes são os emblemas que ganham títulos como quem vai às compras à loja de conveniência – Sir Alex Ferguson “dixit” – cabe, por lei, aos infelizes que não têm a mesma sorte lutar contra esse abuso de facilidades.
E que viva a liberdade de expressão. E que viva também o cinema português.
- Vamos embora que isto foi tudo uma grande aldrabice! – já dizia o António Silva no “Páteo das Cantigas”. Referia-se Calabote, claro está.
.
Glenn Stromberg jogou no Benfica em 1983/1984, trazido por Eriksson, que era o treinador, e por Borje Lantz, que era empresário e também era sueco. Lantz vivia em Cascais, gostava muito do nosso sol e do resto, colaborou com presidentes como Fernando Martins e João Santos e nunca enfiou nenhum barrete ao Benfica.
Na sua primeira passagem pelo Benfica, logo a seguir a ter levado o modesto IFK Goteborg à conquista da Taça UEFA, Eriksson cometeu a blasfémia de importar da sua Suécia natal um centro-campista com características físicas não só invulgares como contrárias ao modelo nacional de sucesso do centro-campista português típico: baixote, habilidoso, praticante exímio do futebol do tipo carrossel, às voltas, às inebriantes voltas sem sair do sítio. 
Resumindo, com o devido respeito: um futebol sem progressão que, no entanto, fazia as delícias dos puristas do rendilhado nacional.

Stromberg era tudo ao contrário disto. Alto, fortíssimo, arrastando a equipa para a área adversária, era um médio “moderno”, todo virado para a frente. 
Para o sueco o meio do campo era muito simplesmente um lugar de passagem para o ataque, não era uma residência artística nem, muito menos, um local para acampar. Stromberg fez apenas uma época no Benfica, uma época sensacional, e foi imediatamente vendido para o Atlanta de Bérgamo onde viria a terminar a sua carreira.

Às vezes vamos tendo notícias de Glenn Stromberg. Hoje, a propósito do “derby”, lá nos apareceu o Stromberg nas páginas de “A Bola”, dando a sua opinião (“amo o Benfica e espero que vença”, mais directo e melhor do que isto é difícil), ele que é actualmente comentador de futebol na televisão do seu país. 

Aproveitando a boleia do “derby”, Stromberg deixa nas páginas da edição de hoje de “A Bola” elogios a antigos companheiros de equipa na Luz, como Chalana, “talento como nunca vi igual”, e como Humberto Coelho de quem o sueco traça um retrato curto e conciso: “Um capitão, uma liderança impressionante.”

Impressionante para mim continua a ser o inexplicável mistério do “desaparecimento” de Humberto Coelho da vida do Benfica desde que deixou de jogar futebol. 
Humberto que foi um jogador histórico, um “capitão” notável e um profissional com um discernimento muito, muito acima da média nunca teve lugar em qualquer estrutura profissional da Luz depois de terminar a sua carreira como futebolista.
Um dia ainda lhe vou perguntar porquê. Curiosidades minhas que gosto do Benfica e da sua História.
.
Paulo Sérgio é o primeiro treinador português a conseguir ganhar em Old Trafford. Aconteceu na semana passada, orientado os romenos do Cluj. Foi bonito, não serviu para nada em termos práticos mas tem o seu valor que fica registado na folha de Paulo Sérgio. Parabéns, mister. E se lhe vierem dizer que foi contra o Manchester United B ou C. mande-os ir dar sangue. Ou catar pulgas. Ou dar banho ao cão. Qualquer coisa do género, mas sem ofender.
. 
O Barcelona-Benfica foi na semana passada mas ainda dá que falar e percebe-se porquê. Constituiu um enorme desapontamento. Não para os benfiquistas que, de uma maneira geral, comprariam o 0-0 na véspera do jogo para, coisas da bola, se insurgirem contra o mesmo 0-0 depois do jogo (aconteceu comigo). 

Mas onde o desapontamento do 0-0 bateu forte e ainda continua a bater foi entre os nossos rivais. Compreende-se. É de raiva. Queriam sangue. Estiveram semanas, meses à espera da nossa visita a Nou Camp na esperança, alguns, e na certeza, outros tantos, de que o Benfica sairia esmagado da Catalunha. É que lhes vinha mesmo a calhar. Não ocorreu, tenham lá paciência e atirem-se ao Tito Vilanova que fez o frete ou mesmo ao Messi, esse grande incompetente.
.
Têm a palavra os benfiquistas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O KING FALOU ESTÁ FALADO


«Este Benfica só perdia em Alvalade se jogasse com os juniores» - Eusébio

«Claro que fiquei muito feliz pelo Benfica ter ganho. Eu sou do Benfica, querias o quê? E é claro que esperava ganhar. Aliás, este Benfica só perdia em Alvalade se jogasse com os juniores», afirmou, sem rodeios, Eusébio.
----------------------------------------------------------------------------------
ESPERA-SE A REAÇÃO  DOS VISCONDES FALIDOS.
SE FOREM INTELIGENTES PASSAM AO LADO FAZEM ORELHAS MOUCAS E DEIXAM SEGUIR PARA BINGO, PORQUE O EUSÉBIO TEM CARRADAS DE RAZÃO, MAS COMO O DIRETOR PARA A COMUNICAÇÃO DOS BETINHOS JÁ NOS HABITUOU A ALGUMAS BURRICES DIGNAS DO GUINESS, VAMOS LÁ A VER QUAL VAI SER A BURRICE QUE DESTA VEZ SAIRÁ.
MAFARRICO
20:

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sporting-Benfica. Imagens dos Golos com relato...


Recordem comigo. Estou arrepiado. 

Digam-me o que pensam desta fantástica vitória do clube do nosso coração, Sport Lisboa e Benfica.

Alguns factos e...Nicolás Gaitán ... porquê???


Olhando para as teclas do meu PC comecei a pensar, o que é sempre complicado, visto não me considerar um pensador, no último jogo Sporting-Benfica, que brilhantemente ganhámos por 3-1, ou 1-3, como queiram.

Sabíamos que o nosso principal adversário, um tal de Porto,  havia ganho o jogo por si disputado, por 1-0. 
Não interessava como o conseguiu visto que também  sabíamos que mais uma vez, presente e passado recente - 3.ª seguida - os olhos dos árbitros envolvidos, estavam com alguma névoa e daí não terem assinalado três(3) grandes penalidades contra - uma em cada jogo -, flagrantes até para os olhos de um mosquito, quanto mais para os  de um ser humano, que seja minimamente sério e honesto.

Sabíamos também que o Sporting, na sua conjuntura,  bem como os seus sócios e simpatizantes, haviam dito que era, para eles, o jogo do ano, como infelizmente para aquele clube, já há várias épocas o é. Ganhando ao Benfica, ganham o campeonato. Formas de ver e sentir o futebol.
Daí que encarassem o jogo - que o digam as claques que estão em greve de presença no Estádio de Alvalade, fazendo uma exceção para o jogo contra nós - com uma motivação extra.

Haviam jogado na Sexta-Feira e nós na Quarta. É um facto. Mas apenas para recordar os mais distraídos, é que apenas jogaram quatro jogadores, daqueles que o haviam feito, no jogo de Sexta-Feira. Em atletas de alta competição, tal não serve de desculpa para nada.
Tínhamos vários lesionados, tais como Aimar, Carlos Martins, Enzo Perez e, para dificultar ainda mais a constituição da equipa, o Luizão. 
Felizmente que recuperámos o Salvio que acabou por fazer um excelente jogo. Ou seja: Se o Sporting se queixou de ter jogado dois dias depois do Benfica, não teria mais dificuldades que o Glorioso na formação inicial, olhando aos indisponíveis para o jogo por parte da águia Celestial.

Não gostei da forma como o nosso presidente Luis Filipe Vieira se referiu ao presidente do Sporting, Godinho Lopes, aquando lhe foi perguntado se havia recebido algum contato daquele, a fim de adiar o jogo por um dia.
Luís Filipe Vieira tem de uma vez por todas de esquecer, enterrar com uma pedra inamovível, a passagem de Vale e Azevedo pelo Glorioso.
Não pode, na minha opinião, dar a ideia de ter sempre sobre si aquela "sombra" que decerto fez muita coisa mal, mas também, certamente fez algo de bom. Nem tudo é sol, como nem tudo são trevas.

Por isso como presidente de uma instituição com a grandeza do Benfica, tem Luís Filipe Vieira de saber, que qualquer declaração sua, corre mundo através da imprensa. Será que não poderia responder: "Não, não fui contatado por ninguém e, decerto, haverá por parte do presidente do Sporting algum equivoco ou má interpretação".  E pronto, ficava resolvido o problema, com a elevação que o ato impunha. Não o fez assim, e sinceramente, lamento o facto.

As indiretas têm sempre resposta - refiro-me aos dois guarda-redes - e sabemos todos que a Luís Filipe Vieira falta-lhe aquele Elan que tem o presidente da agremiação assumidamente corrupta, quando ironicamente responde. 
Até a imprensa é muito mais meiga e concilia  do amigo de oferecer prendas, viagens e afins,  do que de Luís Flipe Vieira.

Como o pensamento é como a aragem, constatei que me encontrava a pensar em Nico Gaitán.

Nico Gaitán é, na minha modesta opinião, o jogador mais tecnicista, bom pensador e de ótima visão de jogo, que tem o Benfica, tirando Aimar.
Muito se falou olhando as suas boas exibições que o seu caminho estava traçado: Iria para o Manchester United. 
Por razões que desconheço - até se seriam noticias verdadeiras as referentes a sua saída - não se concretizou a transferência. Sendo ou não um reflexo disso, o certo é que Gaitán começou a baixar de rendimento, perdendo aquela alegria, qual esvaziamento de gás,  que mostrava em campo, surgindo perante quem o via jogar, com uma cara de tristeza, quiçá preocupante, para o talento muito próprio, que possui para  a prática do futebol.

Com a chegada de Olan John que joga pela esquerda, e o encaixe de Enzo Perez sobre o meio campo, terrenos que podem ser ocupados pelo Gaitán, vazou um pouco as suas oportunidades de jogar com maior regularidade.
Quando entrou aos 81 minutos a substituir Olan John no jogo contra o Sporting, viu-se de imediato outro Gaitán em campo. Entrou como se diz na gíria, "com tudo", desbaratando por completo a linha defensiva adversária, causando calafrios atrás de calafrios ao jogador que aparecia na sua frente.

Pergunto: Porque não é este Gaitán em todos os jogos? É que se for, será um problema bicudo,  bom a bem da verdade,  para Jorge Jesus, caso o não ponha a jogar.

Não fizemos um jogo de grau 20. Mas fizemos um jogo de grau 14/15, o que deu perfeitamente para controlarmos o jogo de forma a galvanizar os adeptos benfiquistas e a entristecer ainda mais o leão que, infelizmente para o futebol português, está moribundo.

Se me perguntarem se eu tenho pena, direi que não, a nível de opinião pessoal. Se descessem de divisão seria uma alegria para quem num passado não muito longínquo nos fez tanto mal.

A nível de  instituição, que como desportista, muito respeito, tenho pena. O Sporting faz falta ao desporto Nacional, pois quer queiram quer não, não existe, em Portugal, quiçá no mundo,  um jogo com maior adrenalina, que um Benfica-Sporting e vice-versa. São jogos únicos que nos fazem vibrar como em nenhum outro.

Reparo agora que estive entretido com as teclas do meu PC.
*