E DEPOIS DO ADEUS...(?)
Confesso que até bem pouco tempo, ainda acreditava que poderíamos vencer a Liga. Esta ilusão, desvaneceu-se, quase por completo, depois do jogo de amigos entre o Famalicão e o líder do campeonato. Não sei se ficou escrito ou não, mas de certeza que houve um acordo, tipo "Pacto de Não Agressão". Pelo menos foi o que me pareceu. O clube da casa fez ZERO remates à baliza. Quando teve hipóteses para tal, foram biqueiradas para fora e para cima. A turma forasteira fez um remate, que o guarda redes fingiu tentar defender, mas a bola tocou na luva e foi à trave, para na segunda tentativa o "menino da casa", quem mais (?), fizesse um passe á baliza com o redes a ajoelhar a imitar um colega de posto mas de hóquei...um frangalhão disfarçado de peru...Depois mais nada, só correrias e muito teatro !
A partir do momento, em que o vencedor do jogo, o remarcou para quando lhe desse mais jeito, e para o mesmo, não fosse algo correr fora do previsto, foram nomeados os infalíveis pró-sapóides Verissimo e Hugo Miguel..."desconfiei" logo o que se veio a provar depois.
Como habitual, quem no Benfica se deveria pronunciar, continuou mudo e calado. Certamente a assistir a mais algum concerto de viola baixo...está muito em voga !
BENFICA : Depois do adeus á Taça da Liga, à Taça de Portugal, do quase adeus ao Titulo, aconteceu o triste adeus à Liga Europa, perante o 9º classificado da Liga Francesa, desfalcado de seis ou sete habituais titulares, um treinador despedido da seleção da Costa do Marfim, em plena competição, que aos 70 (setenta) anos de idade, não tem qualquer titulo no currículo !!! Mas tem coragem de lançar miúdos de 17 e 19 anos num jogo dos quartos final da Liga Europa....E até fazer as 5 substituições permitidas para refrescar a equipa...porque jogar 120 minutos é um bocadito diferente de jogar 90 ! ... Deve ser maluco o septuagenário !!
O JOGO : Escrever sobre a partida, é recordar coisas tristes. Tinha tudo para ser um dos jogos mais fáceis do Benfica, na Europa. Se tivesse sido bem preparado, a todos os níveis. Tático, estratégico e mentalmente. Não foi.
Mais uma vez a nossa Equipa, jogadores, parecia não conhecer o adversário. Foi tudo feito em esforço e anarquicamente. Jogadores a fecharem os olhos na hora de rematar á baliza, e a tentarem marcar golos de play station.
Sem querer arranjar qualquer tipo de desculpa, pareceu-me que foi cometido um penalti sobre António Silva, que anda há meses a precisar de banco, e este nem sequer esboçou um protesto, depois de ter sido "abraçado" por trás pelo adversário. Os jogadores do Benfica, tão habituados e instruídos a não colocarem em causa a conquista do prémio Fair Play da Liga Brilhantinas, não protestam qualquer lance...Mas, um penalti a nosso favor, também não significa GOLO...cada vez mais.
ROGER SCHMIDT : Respeito os que advogam a sua continuidade, mas por mim, em Dezembro, como aqui disse na altura, era uma boa ocasião para ter ido embora e nós ganharmos ainda alguma coisa.
É casmurro, teimoso e incompetente. Mostrou, ainda, nesta segunda época, não saber alterar o sistema quando algo não corre bem. Foi incapaz de perceber, que os jogadores contratados para suprimir a falta dos que foram embora, tinham características diferentes. Não soube adaptar, até no mesmo sistema, nuances ou dinâmicas como agora se diz, que rentabilizassem esses jogadores. Foi, e continua, incapaz de entender que qualquer, QUALQUER, equipazinha que jogue com 3 médios, nos causa grandes, mesmo enormes, problemas. Teimou em jogar no mesmo sistema e dinâmicas da ultima época com jogadores completamente diferentes em posições chave....
Nunca conseguiu fazer, com que fossem as equipas adversárias a terem de se adaptar ao Benfica, nem conseguiu, na maior parte das vezes, arranjar estratégia para a equipa do Benfica se encaixar no esquema adversário. Dançamos sempre, conforme a musica que nos dão....
Muito fraco estrategicamente e na leitura do jogo. Fraquíssimo na gestão da equipa e no timing das substituições. Tremendo "azar" nas alterações efetuadas que visavam melhorar o rendimento da equipa durante o jogo ... muito raramente acertou.
Aviso desde já, que não sou daqueles, de que se fala, que só aceitam ganhar 10 em 10.
Mas sou daqueles que sonha ser hexacampeão. Sou daqueles que em 10 anos, sonha que o Benfica seja pelo menos uma vez tetracampeão e duas vezes bicampeão, ficando os anos em que não ganha, para renovação da Equipa.
Sou daqueles que, mesmo que a equipa não ganhe, mas demonstre fio de jogo, ambição, querer e jogue com respeito, mas sem medo de qualquer que seja o adversário, nunca "pedirei" a demissão do treinador.
Sei ver quando a culpa é do Treinador ou não. Por exemplo se uma equipa perder um jogo, mas durante o mesmo, desperdiçar 8 ou 9 oportunidades de golo e não permita uma ao adversário, que culpa tem ? O sistema resultou, a tática e estratégia também, as substituições e o onze escalado foram perfeitas...Só faltou o golo. É melhorar a finalização e tirar ansiedade aos jogadores...Há Equipas, mesmo em Portugal, que não ganhando um jogo, jogam com uma intensidade tal, que nós ao vermos o jogo estamos sempre "à espera" que marque...Com o atual Benfica não acontece isso. É tudo demasiado previsível.
Outra coisa, também é escusado falar da estabilidade que certos clubes dão aos treinadores que estiveram anos sem ganhar nada. Em algumas equipas Inglesas, o tal "grande" exemplo, onde isso acontece, não esquecer que o importante para eles, e primordial, é que estejam bem cotados em bolsa, depois, mesmo não ganhando a Liga, mas apurando-se para a Champions e ir ganhando qualquer coisa internamente...Chega-lhes. Há ainda o pequeno "pormaior" que os exemplos tão falados, do Liverpool, Arsenal de Wenger e outros, United de Sir Ferguson e mais alguns, praticavam um futebol atraente, de ataque, do agrado dos adeptos e continuavam a cativar sócios...O que não acontece com este nosso Benfica.
Portanto, quanto a mim : Vielen dank Herr Schmidt, auf wiedersehen, und es ist schon spät. Sei glücklich.
Tschüss.
RUI COSTA : Tem a sua quota de responsabilidade. mas também foi ele que trouxe o Treinador que nos deu o 38.
Culpado por renovar com Schmidt ? Talvez. Mas mesmo, ainda, sem nada ganhar, o Futebol apresentado na altura deixava antever coisas boas. Há muito que o Benfica não jogava assim. Precaveu-se contra algum eventual assédio, deu estabilidade ao Treinador, que não a soube aproveitar. Correu mal. Tentou uma jogada de antecipação que qualquer Gestor faz diariamente. Apesar do que muitos dizem, tinha tudo a seu favor. Eu, no lugar dele sentir-me-ia enganado por Schmidt.
Tem mais um ano de mandato. Que o cumpra, para bem da estabilidade do Clube.
Nas próximas Eleições, conforme os candidatos que resolvam dar a cara, logo se vê o que os Sócios Benfiquistas pensam dele. Muitos se posicionam. Muitos querem um "golpe de estado"...mas não há quem coloque, visivelmente, a cabeça de fora.
Se pudesse dar um conselho ao Presidente Rui Costa, seria o seguinte : O Futebol é a força motriz do Benfica, alavancado pelos adeptos e sócios. Reinvente-se. Dinamize o Departamento do Futebol...com Pessoas do Futebol. Há lá muito rato de gabinete que nunca chutou uma bola, e para quem qualquer malabarista pode ser jogador da bola. Dê aos sócios e adeptos o que mais ambicionam. Títulos, Campeonatos e Futebol sem medo. Não são precisos grandes craques de nome. Queremos jogadores de Futebol a sério. Percebe o que quero dizer, não percebe ?
OBS : "E depois do Adeus"... Não tenho intenção de promover, ou alegar ser necessário, qualquer Revolução no Benfica, mas prevejo que muita coisa irá acontecer na composição do plantel da próxima época e da Equipa Técnica...Em ano de Campeonato da Europa e Jogos Olímpicos...
E...depois de Schmidt ???
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA