QUEREMOS VENCER
Liga Europa, aí vamos nós.
Independentemente de ser uma competição considerada secundária, em comparação com a milionária Champions, embora com muitas equipas consideradas, e com palmarés, da "Orelhuda", é uma prova da UEFA que alguns desvalorizam quando lá não estão, ao mesmo tempo que a colocam ao nível de uma Champions League quando nela participam. Mais ou menos parecido ao que acontece em Portugal com a Taça da Liga.
Há que ser ambiciosos, se lá estamos é para ganhar e ponto final.
Mas o foco principal tem de estar, SEMPRE, na nossa Liga e Taça de Portugal. O outro troféu, aquele que premeia o chamado Campeão de Inverno, seja lá o que isso for...internamente é um objetivo secundário, embora também seja para conquistar.
A nossa vitória na Áustria, justa e merecida, serviu para os painelistas comentadeiros de alterne, ficarem com uns cornos maiores que os dos Bois do Minho.
Também teve impacto nas trombas de muitos outros, tal foram as bofetadas de luva branca que receberam no focinho.
A desvalorização da Equipa do Red Bull Salzburgo foi a solução encontrada...
Javardos.
Bons. mas mesmo muito bons, são os adversários das outras equipas Tugas na Europa. Um Barça, agora derrotado por uns Belgas fraquinhos, fraquinhos... mas que encavou duas derrotas no vice campeão Nacional, que ontem discutiu com os Ucranianos do Shakhtar a passagem aos oitavos...tendo sofrido três golos em casa !!! Uma equipa da Atalanta, classificada em 8º lugar no seu campeonato, que fecundou a fina flor do reportório bolistico cá do burgo, em pleno sapódromo, vencendo o grupo.
Tudo serve para marrarem com o Benfica, com os seus jogadores e principalmente Treinador. Qualquer dia, ainda vão discutir sobre as cores das cuecas de Mr. Schmidt. Já estamos habituados a toureá-los.
No Benfica : Nem tudo estava assim tão mal, como se pintou, nem estará assim tão bem com agora pintam.
Vamos continuar a jogar sem laterais de origem. Pelos vistos sem um médio defensivo. Um jovem Dinamarquês lá na frente, com muita vontade, pouca qualidade, mas útil. Iremos continuar com um Rafa a falhar golos, oportunidades e estragar jogadas por não saber fugir ao fora de jogo, ou definir mal o ultimo passe...Mas para falhar...é preciso lá estar.
Vamos continuar a ver substituições tardias e a más horas...Atenção que não resulta sempre...E o Cabral a suplente. Logicamente. Nem poderia ser de outra forma. Só se Mr. Schmidt resolver jogar com dois pontas de lança...Ou meter os pés pelas mãos, e resolver fazer a vontade à canalhada da descomunicação social...
Para Braga nem o convocava, para dar um exemplo do que deve ser o comportamento de um jogador do Benfica...Embora não tenha mandado o Treinador levar no real traseiro...nem haver tentado agredir Mr. Schmidt, há atitudes que são intoleráveis !
Será a minha falta de noção, e saber de análise futeboleira, que teimosamente me dizem e fazem crer, que neste momento o nosso ponta de lança se chama Rafa ? É que vendo e revendo os últimos jogos, e até alguns mais lá para trás, o homem que mais aparece a finalizar dentro da área é mesmo ele ... O que é que isso quer dizer ? Que necessitamos de um verdadeiro ponta de lança...ou, mais do que tudo, necessitamos mesmo é de um excelente segundo avançado que não falhe tanto ? Fica a questão. É que a estratégia até funciona...pena é falharmos tantos golos quase feitos !!
Uma outra questão, hoje deu-me para isto :
Do que é que nos vale ter Equipas de Formação, uma Equipa B e uma outra a participar na Liga Revelação, para que, quando necessitamos de um jogador para determinada posição, neste caso laterais, ficamos descalços ? Quando digo laterais, poderia dizer outra posição qualquer.
Haveria muito a falar sobre a formação, e equipa B em particular, do Benfica, onde parece que a ordem do dia-a-dia é o cultivo da derrota. Parece que vencer não é o principal objetivo. Ouço muitas vezes, os responsáveis dessas equipas dizerem que o que interessa é formar.
Tudo bem, mas seria bom que, igualmente, formassem nos jogadores um espirito de conquista, uma alma vencedora. Parece ser, dá essa ideia, indiferente para eles, ganhar ou perder.
A Equipa B não pode ser tratada, ou vista, como Formação. É uma Equipa de PREPARAÇÃO para o plantel principal. Se não existirem atletas, da formação interna, com categoria, capacidades, de ajudar a Equipa principal, é necessário ir ao mercado e reforçar a B.
Neste momento, não existe na Equipa B um único jogador sobre o qual podemos dizer, com segurança, que deveria ter minutos na equipa principal...É um deserto...Embora, na minha opinião, qualquer um dos avançados faria o mesmo, ou melhor, do que Tengstedt.
Existem por lá alguns jogadores, que num contexto mais competitivo e utilização repetitiva, poderiam ser "reforços" a curto médio prazo...Mas há muitos equívocos, no que deve ser a formação, Equipa B, como base de fornecimento de jogadores à equipa principal. Uma delas é o treinador. Muito macio e com passado demasiado ligado à formação de jovens. Outro pormenor importantíssimo, para esta fase de preparação de jogadores que querem subir de escalão, são os Sistemas e Matriz de jogo utilizada, que deveriam ser em tudo semelhantes à Equipa principal.
O nosso Presidente, foi jogador de grandes Clubes. Aconselho-o a olhar para o Bayern München, no que toca a Dirigentes. São ex jogadores do Clube, e são eles que MANDAM no Futebol...Porque SABEM DE FUTEBOL E PERCEBEM o que é melhor para a Equipa.
Voltarei a tocar no assunto um destes dias...até porque nas modalidades estamos a entrar pelo mesmo caminho.
Mudando de tema : Fomos brindados, com dois dos maiores metralhas da arbitragem em Portugal, para o nosso jogo na Pedreira do pedreiro salvador e dos seus trolhinhas. Nada mais nada menos que o lagarto nenuco Godinho como apitadeiro, e o dragão pasteleiro a Dias no rouVAR...Vai ser bonito.
Só temos de ser melhores e ganhar, para lhes esfregar a vitória nas ventas.
Acredito que venceremos. Estamos mais confiantes.
OBS 1 : Andam eufóricos os falidos vice campeões. Não se cansam de colocar em prática o seu Código de Ética e Conduta, da única maneira que conhecem, provocando os rivais com a passagem á fase seguinte da Champions, decidida no ultimo jogo em casa. Jogo em que mamaram três golos. Agora até o velho gágá canta tal exito...Tristes calhordas.
Noutro âmbito, o extase é atingido porque conseguiram telefonar mais vezes que os restantes adeptos de outros clubes, para eleger um seu jogador como o melhor da semana na Champions. A alegria aumenta porque não ganhou Di Magia. São mesmo uns pobres de espirito....Que cambada nojenta !!!
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA