ERROS INDIVIDUAIS
Não deve haver equipa do Mundo, que consiga resistir, e reagir, ao que aconteceu ontem nos primeiros 15 minutos do jogo com o Red Bull, da forma que o Benfica conseguiu fazer.
Aos 2 minutos é assinalado um penalti, que, confesso, no Estádio ter ficado com a sensação de ter havido falta sobre Trubin...mesmo agora vendo as imagens não tirei as duvidas...mas os Austríacos falharam.
Reagimos...João Mário remata de primeira, o capitão do Red Bull defende com o ante braço levantado, impedindo que a bola vá para a baliza, grito penalti, o Turco de apito na boca e os troca frames do VAR mandam jogar...Começa-me a chegar um cheiro nauseabundo a fontelas.
Bola no poste, recarga falhada.
Aos 13 minutos, o Bah tem mais uma "paragem cerebral", das várias que lhe aconteceram durante o jogo. Faz um atraso estupido não sei para quem, o avançado adversário arranca de mota, o Otamendi sobe para a pasteleira e tenta acompanhá-lo...atira-se para o chão, onde já está o guarda redes !!! A bola passa pelos dois, vai à barra e o António Silva toca-lhe com a mão...penalti sem discussões. O gajo do apito deve ter ficado eufórico por ter acertado numa decisão delicada.... Expulsa o Benfiquista e é golo. Tudo isto em 15 minutos !!!!
Até ao final da primeira parte continuámos a ser muito melhores, mesmo só com dez jogadores. Saíu o João Mário, que nem estava mal, para entrar Morato. Que se mostrou bastante solidário com o Bah, tendo também vários curtos circuitos cerebrais durante o tempo em que jogou...
Tempo ainda para o fontelas, perdão o metralha Turco, não ver o Di Maria levar uma biqueirada e um chapadão na mesma jogada, e nem falta ser marcada...
Lembrar que este "menino", Pavlovic, conseguiu ser um autentico pepe/eustáquio . Dar pau em todas as disputas de bola e sair sem cartão. A exemplo do seu colega do centro da defesa, um tal Baidoo, que levou um amarelo, deveria ter levado um segundo pouco tempo depois, que o imbecil do apito poupou. O seu treinador, que não estava a dormir, tirou-o logo de jogo.
Di Maria, sem colocar em causa a sua classe, deveria fazer uma auto-avaliação e ter uma conversa franca com o Treinador. Pode ajudar muito, mesmo muito, mas não pode querer fazer tudo sozinho. Tem jogos, e experiencia a alto nível suficientes, para saber quando deve esperar pelos companheiros, passar a bola, ou ir para cima dos adversários ... E dosear melhor o esforço e o tempo de jogo, só lhe faria bem. Ter um jogador só para as bolas paradas...não vale de muito. Ontem já estávamos só com 10 em campo...
A segunda parte foi algo parecida. O Benfica, mesmo reduzido a 10 jogadores, a criar ocasiões e a falhar as mesmas...e o Salzburgo a ir lá uma vez e marcar...
Morato, a justificar o que disse anteriormente sobre ele, faz um passe para o adversário. Aursnes, a mostrar a Herr Schmidt que NÃO É defesa esquerdo, coloca em jogo um adversário que estava off side quase 3 metros, vai à queima, perde e pronto, já lá mora.
Até ao fim foi mais do mesmo. Benfica com mais bola, a rematar á baliza e a não conseguir marcar. Destaco João Neves no terceiro andar, a cabecear uma bola para mais uma grande defesa do guarda redes . FIM.
Isto foi o jogo como eu o vi. Com os jogadores chamados por Roger Schmidt. Além dos erros individuais que destaquei, nada mais a dizer da atitude e garra demonstrada. FOMOS MELHORES, mas perdemos. Não serve de consolo, mas ajuda para encararmos o próximo desafio com algum grau de positivismo. A calhordice habitual vai aproveitar para nos deitar abaixo. Temos de dar uma resposta competente.
Não vi, nem vou ver, os quase certos, sorrisinhos de êxtase dos cretinos painelistas. Não vi, nem vou ver, as desculpas esfarrapadas dos BTVistas, e tentativa de branqueamento dos erros cometidos na formação do onze inicial, e individuais. Não vale a pena, imagino.
Fui ver o jogo com 3 amigos. Durante a viagem de ida, Coimbra / Lisboa, "discutíamos" o onze a apresentar. Não houve unanimidade. Chegámos foi à conclusão que um onze com, Kökçü, Neves, João Mário, Di Maria e Rafa, ao mesmo tempo, iria passar por muitas dificuldades. Só o gigante João Neves defende...E o nosso melhor equilibrador de jogo a meio campo, está a jogar a defesa esquerdo, enquanto o melhor, e único, recuperador de bolas é suplente. O Neves não pode ser 6 e 8 ao mesmo tempo !!
Quando temos bola, tudo bem, sem ela iria ser, sempre, muito complicado...como tem sido. As falhas, faltas do Plantel, há muito que estão identificadas. Não as suprimiram, agora é tempo de não inventar adaptações. O Benfica tem plantel para jogar com 3 centrais...
O Red Bull Salzburgo é uma Equipa formadora, mas que forma para a equipa principal, para jogarem. Considero que são, como uma "barriga de aluguer" dos clubes Alemães... O jogador mais caro que contrataram custou 13 milhões. O jovem médio defensivo Gourna-Douath, o nº 26, tem vinte anos feitos em Agosto.
O defesa esquerdo internacional Sérvio, Aleksa Tersic tem 24 anos feitos em Agosto e custou pouco mais de 5 Milhões !! O lateral direito, Dedic, 21 anos feitos em Agosto, internacional Bósnio é da formação. O central nº 6, Baidoo, igualmente da formação completou 19 anos em Março...Foi um dos que levou 6/0 na final da Youth League que vencemos . O outro central, Pavlovic, 22 anos feitos em Maio, é internacional Sérvio.
No meio campo, além do jovem médio defensivo já referido, têm Kjaegaard, médio centro, o nº 14 que completou 20 anos em junho, também é da formação, e ainda Bidstrup, 22 anos feitos em Fevereiro, médio centro que custou 6 milhões de euros. Atrás dos avançados jogou o jovem internacional por Israel Oskar Gloukh, o nº 30, 19 anos feitos em Abril...custou-lhes em janeiro 7Milhões.
Os avançados Roko Simic, 20 anos , e Konaté 19, ambos da formação e que também fizeram parte da equipa, na final perdida para o Benfica, completam o onze. De salientar ainda que os jogadores que entraram ou pertencem á formação do Clube ou são transferência de muito baixo custo, na ordem dos 5 ou 6 milhões....
Foi contra esta equipa, orientada por um treinador sem a mínima experiencia nestas andanças, que perdemos o primeiro jogo da Champions desta época.
Mantenho a minha ideia de que o jogo foi mal preparado, e o onze apresentado não foi o mais adequado, o que não invalida que os rapazes se tenham portado bem...embora perdendo. Detesto vitórias morais.
Talvez fosse bom reaver o sistema de contratações do Benfica...Arranjem uns trocos extra, e contratem todo o Departamento de Prospecção do Red Bull Salzburgo...E os responsáveis pela Formação.
Com o dinheiro que temos para gastar, e temos gasto, as necessidades da equipa que se mantêm...Há ali jogadores que são um autêntico achado.
Não estou a dizer que são a "fina flor" mas comparando com os nossos "formadores e prospectores"...Penso estarem um largo passo á frente....
O que interessa agora é o próximo jogo, sem esquecer os erros deste. Ganhar domingo em Portimão será importantíssimo.
Os metralhas nomeados para nos prejudicar são : O Malheiro no apito, e o Tiago Martins a trocar as linhas do VAR.
Vamos esquecer, lembrando, este jogo e olhar em frente. Não pode correr sempre mal.
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA
-