PRÉ ÉPOCA
Antes de mais, desejo as maiores felicidades a Pizzi, nesta sua aventura pelas Arábias. Agradecer-lhe o que fez, e o que tentou fazer, pelo Benfica. Pedir-lhe desculpas pela bocas que lhe mandei nestes anos de águia ao peito, e por alguma critica mais injusta que lhe terei, de certeza, feito...Não tenho dificuldade em desculpar ou perdoar...mas felizmente, por enquanto, tenho boa memória, e nunca consegui esquecer o que por ele pagámos ao Atlético Madrid e a sua vontade de voltar a ser treinado por Leonardo Jardim, que estava na altura no clube do Cashball...afirmando que gostaria de jogar nesse clube. Foram muitos anos a imaginar que por baixo do manto sagrado, trazia uma camisola igual ao equipamento do Celtic vestida. Mas pronto, seria só má vontade da minha parte. Que seja feliz.
Na pré época futebolística da Liga Proença & Amigos, está tudo cada vez mais na mesma. Os cientistas do pontapé na bola continuam a decifrar todas as qualidades e defeitos do "novo" futebol do Benfica, levando horas a explicar como, quem e em que circunstâncias pode desequilibrar o jogo a seu favor...É um privilégio, para os que se querem sentir privilegiados com isso, poder assistir ás dissertações dos doutorados nessa matéria. Que, aliás, só estão no desemprego da sua atividade profissional, pelo gosto de transmitirem o seu saber a quem os quiser, ou tiver paciência, escutar atentamente. De vez em quando, faço um esforço e vou passando os olhos pelo que falam os painelistas "desportivos". Num desses esforços, certamente distraído, apanhei um individuo de Palmela, qual bombeiro incendiário, a explicar qual o antídoto para "parar este Benfica". Na boca daquele sapo, sempre no papel de "advogado de defesa" do treinador de uma equipa Turca adoradora de um criminoso de guerra, é só visionar como o SLB eliminou o PSV de Schmidt ... e a jogar só com 10. Recordei-me logo dos bailes que levámos, da sorte que tivemos em alguns falhanços inacreditáveis dos jogadores adversários e dos agradecimento que fiz a "São Odysseas Vlachodimos"...Este sujeitinho continua ressabiado por nunca lhe ter sido permitido entrar no Benfica... Até um qualquer "Camelo" deveria saber quando parar de roncar.
Após ouvir variados analistas, uns mais científicos do que outros. A maior parte com muitos "ses" de certezas absolutas...Veio-me á cabeça uma observação do autor do seguinte " A Técnica da força e a Força da técnica" o grande Gabriel Alves, a comentar um jogo do Glorioso : "...O Benfica está a jogar um futebol de passe curto...e de passe longo, conforme as ocasiões..."...Os tais cientistas do "chuto na bexiga" deviam adotar como lema, mais uma pérola do mesmo jornalista : " Remate rasteiro a meia altura por cima da trave..."
Pelo meio, tentei assistir, não consegui pelo que me socorri dos excertos, ás entrevistas, em estilo "lambecuzismo" que um canal fez a dois dos seus heróis. Com tudo preparado para louvar e elogiar ad eternum, o inventor do futebol moderno, pela sua retumbante vitória perante uma Equipa, que pelos motivos tristemente conhecidos tem muita dificuldade de competir oficialmente...as coisas não correram bem para o jornalista que se deslocou á Turquia para a entrega do "Troféu". Este teve de ficar na mala ou enfiado em qualquer lado não visível para o publico em geral...pois o supra sumo dos misters Tugas voltou a fazer das suas...Sem saber muito bem o que está a fazer na Turquia, meteu os pés pelas mãos, falhou nas substituições, tirou o jogador que mais estava a desequilibrar...e que havia entrado pouco antes...olhou para o Dínamo Kiev e viu uma super equipa, lembrou-se do PAOK, borrou-se todo e perdeu...Ao contrário de uma entrevista alegre, muita bajulação, a auto manteve-se, assistiu-se a algo triste. E para mim, mais triste ficou quando a personagem disse que não foi despedido do Benfica, que pediu para sair...Pois...fiquei a pensar e a dar voltas á "cachimónia" tentando explicar a mim próprio a razão que levou o Benfica a pagar-lhe o chorudo ordenado até ao fim ...
Mais tarde, outra dose de "bajulamento" a um pedreiro convencido que é bom, que, ficámos a saber, só faz negócios com quem não paga, sem ele ter de ameaçar com tribunais, ou então com quem lhe paga jantares... - Ó Rui Costa, leva o gajo aí á catedral ou ao By Chakall...não te fica assim tão caro e resolve-se o assunto Horta...e até talvez conseguisses o Musrati, catano...não sejas unhas de fome, paga um almoço ou jantar ao trolha, porra !!!
Noutro âmbito, vi ontem o que parecia ser um idoso caquético, com os copos, a chorar á janela. Depois, mais atentamente vi que era o pagador de jantares ao trolha. Eu não estava totalmente errado na dedução inicial, só não entendi bem o motivo de tanto ranho misturado com fluido lacrimal. Chiça, vai de retro, fez-me lembrar aquela violência para os ouvidos que era o hit "São Lágrimas" de um tal Zé Cabra...quem tiver paciência, tempo e curiosidade, vá pesquisar, e tomem atenção á "poesia e á métrica" daquela coisa...Adequa-se ao choramingas.
Mas porquê as lágrimas ? Seriam de arrependimento ? Não vai ter liquido que chegue para tanta porcaria que fez e mandou fazer . Estaria a recordar-se da UCI e dos títulos dopados que tem na arrecadação, e que pensa se terá de devolver? Ou estaria a recordar-se quando disse : "... Se quiserem chorar, terão de ir à necrologia para ter motivo..." ?
Como já devem ter percebido, hoje deu-me para a malandrice...estou cábula e a aproveitar frases e pensamentos de terceiros ... Tive uma semana complicada, estou cansado...Para terminar vou só aproveitar mais estas :
O presidente do FCP ( Fruta Corrupção e Palermices, ou Putedo, como quiserem), antes de chamar bandalhos a tudo e todos, e fomentar mais uma vez a "guerra e divisão" entre o Norte e o Sul do País : - "...Quem não é sério vê maldade em tudo..."
Diamantino a falar das buscas ao ciclismo da W52 fcp e da alegada presunção de inocência dos ciclistas, após terem siso encontrados vários indícios de doping e produtos proibidos . - " Se o que encontraram nos quartos, não foi para tomarem, pois segundo dizem deram todos negativo, então foi para venderem...andaram a traficar..."
Por ultimo João Gabriel , ex Director de Comunicação do Benfica sobre o idoso chorão: - "...Grande parte do seu currículo, porventura a maioria, deveria ser apresentado como CADASTRO..."
Abraço a quem é de abraço, Beijinho a quem é de beijinho
VIVA O BENFICA
SEMPRE PELO BENFICA.