quarta-feira, 29 de julho de 2015

Proença? Chamem a polícia !!!

Proença quer união 

Num discurso voltado para a união, Pedro Proença assegurou que vai ser o presidente de todos os clubes e que estará sempre disponível para ouvir propostas.
--------------------------------
Isto está bonito está!
Quer dizer, apanham uma pessoa de férias, num buraco negro quanto a notícias, fazem  uma campanha  na surdina, não avisam népia os sócios  sobre nenhum acto eleitoral, nem no site do clube, e agora temos que levar o Proença como Presidente do Glorioso?

Mas LFV não concorreu?
Desiste assim da Presidência?
Logo ele que estava tão empenhado em levar de vencida o tri e inaugurar a casa para os antigos atletas mais desfavorecidos.
Resignou por causa daquele problema da coluna? E não tínhamos mais ninguém com os predicados necessários para a Presidência que o ex-apintador?

O Proença tinha as cotas em dia?
Afinal sempre era verdade ser sócio do Glorioso?
E tem mais de 25 anos de sócio?

Meos, 
Não confio nesse Proença para presidente do meu Gloriosíssimo, por mais querido que ele seja.
O que mais quero dele é distância.

Queres ouvir a minha proposta ó Proençote? 
Contenta-te em seres presidente do clube do contomil, do alcochite e dos seus satélites.

Tira as mãos do Benfica, PORRA !!!




sexta-feira, 24 de julho de 2015

LIMA FOI VENDIDO...

...............................
Segundo as últimas noticias, Lima já não joga hoje contra a Fiorentina. A ser verdade - como parece ser - (faltarão exames médicos e alguns detalhes), Lima sairá depois de três temporadas na Luz, onde marcou 70 golos. Que seja feliz.

Com Salvio fora do próximo campeonato, pelo menos em grande parte dele, torna-se urgente, que as diligências para que Marcovic regresse ao Benfica, se intensifiquem. Confio que tal cenário vai acontecer
Precisamos também de outro avançado para o lugar do Lima. Quem será? Está no segredo dos Deuses...mas virá...

Viva o Benfica Sempre

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Momentos Estúpidos XX

Casillas pediu a Pinto da Costa emprego para a mulher

Fosgasse... Será que o Iker conhece bem o seu patrão? Tadinha da moça...

daqui:
http://www.sabado.pt/social/internacional/detalhe/casillas_pediu_a_pinto_da_costa_emprego_para_a_mulher.html

Malfadado silêncio que me consome.

............................................................
O meu coração sofre

Vejo os programas desportivos na tv. Leio os jornais online. Vejo clubes reforçarem os seus planteis, alguns com jogadores de nome sonante. Vejo equipas que faziam alarde da sua academia e agora compram jogadores quase às paletes, sendo que alguns são nomes bem conhecidos e de reconhecido valor.

No Benfica impera o silêncio. Já li aqui e ali que aconteceram reuniões em Inglaterra onde estiveram presentes Luís Filipe Vieira e Jorge Mendes, rei dos empresários a nível de jogadores, desconhecendo eu, os outros intervenientes. Li que os referidos Luís Filipe Vieira e Jorge Mendes, estiveram reunidos mais de três horas no Estádio da luz. Decerto que não estiveram em ... silêncio

Fala-se que Lazar Marcovic e Fábio Coentrão, jogadores que deixaram muitas saudades na família benfiquista, podem estar de regresso e vir a reforçar a equipa. Isso seria uma "injecção" de moral muito grande para o Universo benfiquista. Mas a verdade é que sobre o assunto impera um ensurdecedor ... silêncio

Um amigo meu já me disse que este ano vão ser vendidos menos Red-pass, não sabendo ainda se ia renovar o seu e mais três da família directa.
Que era um dos muitos benfiquistas que andam um tanto ou quanto descrentes, olhando ao discurso interno do presidente do clube, que não motiva os benfiquistas. Olhei-o, escutei-o e fiquei em ... silêncio

Nesta última entrevista de Luís Filipe Vieira, nada foi dito que "alimentasse" o ego dos benfiquistas. Não fechou a porta à saída de Gaitán ou de Jonas ou de outro jogador qualquer. Quanto a futuras entradas, apenas...silêncio

Lesse aqui e ali que o Benfica está em negociações com mais de 200 jogadores. Uns, o Benfica apressou-se imediatamente a desmentir o interesse ( Tissot por exemplo), outros, remete-se ao ... silêncio

Inventado ou não, falou-se que o Benfica ia apresentar uma "Bomba". A verdade é que até hoje essa "bomba" é apenas provocada pelo barulho do rebentamento do ... silêncio

Se calhar também eu deveria entregar-me à minha insignificância e fazer da minha voz, um benéfico alarde, do intratável e desgraçado silêncio, que me está a devorar,  no meu ego benfiquista. 
Mas não estou a ser capaz de calar o silêncio e daí gritar bem alto o quanto estou a sofrer, desportivamente falando, com este malfadado ... silêncio

Sei que a janela de transferências só termina em 31 de Agosto. Sei isso muito bem. Mas o que posso fazer, se o meu pensamento, envia barulhentas mensagens ao meu coração, não o deixando viver na paz do ... silêncio?

Viva o Benfica, este o meu GRITO sofredor, negando os efeitos do meu próprio ... silêncio
,

quarta-feira, 22 de julho de 2015

SAMARIS & FEJSA

Olá Gloriosos.

Venho apenas para vos dizer que foi com o maior espanto que ouvi ontem e hoje o Samaris a falar para os merdias e papagaios, num Português quase perfeito!!!



Está em Portugal há um ano e já fala a língua de Camões como poucos.

Já o ano passado também fiquei boquiaberto quando encontrei nas compras do Continente de Oeiras, o FEJSA.
Numa língua gestual tentei saber como estava a correr as suas maleitas, só que o bom do Fejsa respondeu-me num Português também de alto calibre.



Isto só demonstra o elevado grau de profissionalismo destes dois Gloriosos!!!

Mas o meu apreço é ainda maior, quando todos sabemos que tiveram como professor o Jesus....imaginem, o Jesus!!!
É caso para se dizer; aquelas duas cópias saíram mais perfeitas que o original...

terça-feira, 21 de julho de 2015

Carlos Martins " O INGRATO"

Penso que foi ( é ) um bom jogador, mas não um fantástico jogador, como poderia ter sido. Falo de Carlos Martins, jogador de 33 anos, atualmente no Belenenses.

Confesso que quando chegou ao Benfica, em 2008, onde esteve até 2014, fiquei feliz, por ser, admirador confesso, do seu futebol.

Quando na época 2012/2013, entrou a substituir o Enzo Perez, que saiu lesionado, no jogo com o Estoril, em que tinamos que ganhar, não só porque jogávamos no Estádio da Luz, mas também, porque na jornada seguinte nos deslocávamos ao Porto, aconteceu o que jamais deveria ter acontecido.

Pouco tempo depois de entrar no jogo teve uma entrada violenta sobre um jogador do Estoril que o levou a ser expulso. Ninguém pode dizer que com Carlos Martins em jogo, que ganharíamos o mesmo (empatámos 1-1) mas a verdade é que as probabilidades de tal acontecer eram muito maiores.
Carlos Martins nunca mais conseguiu cair nas boas graças dos benfiquistas que, de certa forma, o culparam do desaire nesse campeonato, que perdemos ingloriamente para o Porto. Injusto? Talvez.

Acabou relegado para a equipa B, visto que sempre recusou sair do clube. O Benfica tudo fez para que tivesse uma saída digna para outro emblema, o que nunca aceitou, pois o vencimento que tinha no Benfica, era alto de mais para que aceitasse ir para outro lugar ganhar menos.

Agora a jogar no Belenenses vem com um descaramento inacreditável dizer:

«Não foi fácil. Foram críticas injustas pela proporção que tiveram. (...) Tive alguma culpa, mas não para se virarem todos contra mim. (…) Mas houve interesses e destruíram-me a carreira. Mandaram-me para a equipa B».

Acusar agora o Benfica de lhe ter destruído a carreira? Mas pode? 

Sempre declarou que não queria sair do Benfica, não pelo que ganhava mas sim por causa do filho e da família que não queria sair de Lisboa. Pura mentira. O Benfica inclusive fez uma campanha digna e maravilhosa a fim de salvar o seu filho de doença grave que sofreu, campanha essa que teve eco em todo o mundo, acabando por ser, talvez, a principal responsável, pela cura do menino.

Ninguém se esquece que, depois dessa campanha o Carlos Martins, apareceu no Seixal de carro novo de alta cilindrada, que custou uma fortuna, deixando toda a gente que presenciou, a olhar para ele, companheiros de equipa incluídos, viveu à grande e à francesa como se costuma dizer. 
Está a ser terrivelmente ingrato para um clube que lhe relançou a carreira em Portugal, pois andava perdido por terras de Espanha.

Esteve na equipa B por opção própria, por não querer sair para outro clube. Preferiu continuar a ganhar o ordenado altíssimo, em vez de jogar regularmente futebol, e agora diz que o Benfica lhe destruiu a carreira? O clube merecia um respeito diferente da parte de Carlos Martins. Merecia mesmo.

INGRATO.
.

domingo, 19 de julho de 2015

O Benfica perdeu: Estou doente.

Benfica perde com PSG para a International Champions Cup

O Benfica, bicampeão português de futebol, perdeu no sábado com os franceses do Paris Saint-Germain por 3-2, no primeiro encontro dos 'encarnados' na International Champions Cup.

Equipas:

- Benfica: Júlio César, Sílvio, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Pizzi, Gaitán, Talisca, Lima e Jonas.

Jogaram ainda, Paulo Lopes, Carcela, André Almeida, Nelson Oliveira, Marçal, Lisandro Lopez, Ola John, João Teixeira, Cristante e Lindelof.

Treinador: Rui Vitória.

- Paris Saint-Germain: Kevin Trapp, Sabaly, Aurier, Kimpembe, Digne, Rabiot, Maxwell, Nkunku, Lucas Moura, Augustin e Bahebeck.

Jogaram ainda: Sirigu, Ongenda, Matuidi, Gregory van der Wiel, Taufflieb e Demoncy.

Treinador: Laurent Blanc.

Árbitro: Drew Fischer (Canadá).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Kimpembe (23), Sabaly (60) e Lisandro Lopez (89).

Assistência: Cerca de 25.000 espetadores

Marcadores:

0-1, Augustin, 29 minutos; 1-1, Talisca, 34; 2-1, Jonas, 42; 2-2, Lucas, 63 (grande penalidade); 2-3, Digne, 79
........................................................................................................................
Quando o Benfica perde fico doente. Estou doente e não escrevo mais nada.
...

sábado, 18 de julho de 2015

Coitado do Maxi

Pobre Maxi, o que te obrigam a dizer...

Olhem só para estas bacoradas;

«É um orgulho muito grande representar este clube e o objetivo é bem claro, ajudar o FC Porto ao máximo e dar tudo em campo», afirmou o internacional uruguaio, em declarações ao Porto Canal, garantindo que está a trabalhar para estar a 100 por cento quando os jogos oficiais começarem»




E o peido da costa ainda te vai obrigar a dizer melhor; que és do foculporto desde pequenino, que o teu sonho era vestires a camisola do foculporto, que foi um erro teres passado 8 anos no Benfica e que os beijos que deste no emblema da camisola do Glorioso...era a fingir.

Meos
Parece que o Paco Casal que, como todos sabemos é o chulo oficial do Maxi o tem na mão, não só a ele, como a todos os seus  lá no Uruguai.  
Este chulo, bem  conotado até com o poder politico lá do sítio, fez-se dono de muita coisa podre no seu País.  
Dizem-me que, se acaso o MAXI não fosse pela ladaínha dele, muitos milhões de euros teria que dar a este chuleco por causa das artimanhas e falcatruas que por contrato, o Maxi está obrigado a cumprir.

Portanto;
O Maxi está refém de dois inimigos, do seu chulo e do foculporto.
Temos por isso que lhe dar um desconto. 
Um refém assustado e medroso, ainda que bem pago, diz o que os seus algozes/carcereiros lhe mandam dizer.




quarta-feira, 15 de julho de 2015

Máxi Pereira. NÃO PERDOO A SUA DECISÃO

Sou simplesmente um ser humano e por isso longe de ser perfeito. Se calhar ainda menos perfeito sou como benfiquista. Nem tenho a pretensão de tal. Mas permito-me julgar estar perto da perfeição numa questão de honra, dignidade e sentimentos. Amo porque amo. Não odeio porque não sei odiar. Mas, reservo-me o direito de ... NÃO PERDOAR.

Falo assim para falar de Maxi Pereira. Foi, hoje, oficializado como jogador do Porto, o que, me permite, fazer algumas considerações que, talvez justifiquem um pouco o meu sentimento de não perdoar.

- Recordo que Máxi Pereira era um ídolo para o Universo benfiquista. Um jogador querido, acarinhado, um dos nossos.

- Recordo que Máxi Pereira disse várias vezes que em Portugal só se via a jogar no Benfica, o que de certa forma, caiu bem no coração dos benfiquistas.

- Recordo uma brincadeira em que fez de repórter e perguntou ao Nico Gaitán se, esse, ia continuar no Benfica, dando a transparecer a quem o viu e ouviu, que ele próprio ia continuar no clube, pois só assim, fazia sentido a pergunta que dirigiu ao Nico

- Recordo que, desde Janeiro,  que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, clamava pela sua presença e presença do seu empresário a fim de conversarem e poderem, em conjunto, prolongar o seu vínculo contratual ao clube que, fez de Máxi um grande jogador – porque o é - dando-lhe a permanência de oito anos de águia ao peito.

- Recordo que, sempre e mesmo durante a Copa América, onde Máxi Pereira esteve presente com a sua selecção, o Benfica tentou tudo para que Máxi Pereira continuasse no clube, oferecendo-lhe um contrato ao nível dos melhores que existem no Benfica. Não era obrigado a continuar mas, por uma questão de respeito e dignidade deveria ter aberto a alma e falar aquilo que digo a seguir.

Instado variadas vezes qual o seu destino, foi sempre evasivo, dizendo que queria continuar no Benfica, mas que, a partir de certa altura, não o admitindo, começou a dar a ideia de ir – sabia bem para onde – representar outro clube, sabendo-se que era o Porto. Máxi Pereira também o sabia.

O carácter de um homem rege-se por acções, incertas nas decisões, que são o espelho da sua palavra, qual valor que nenhum euro consegue pagar e/ou substituir..

Por isso NÃO PERDOO ao Máxi Pereira. Queria ir embora - e terminado o contrato assistia-lhe esse direito -, fazer o último bom contrato da sua vida, onde pudesse ir ganhar mais, que fosse,  mas sentando-se à mesa de quem sempre o respeitou e acarinhou. A frontalidade é uma partícula da honra e da dignidade humana.

Sentando-se, mostrava a quem de direito, que havia um outro clube – mesmo não dizendo quem era, mas porque não dizê-lo – que lhe oferecia um grande contrato e por isso ia aceitar. Limpinho, limpinho, limpinho.

Se tal tivesse acontecido fazia de Máxi Pereira um homem/jogador que continuaria respeitado e admirado pelos benfiquistas. Não o fazendo, quebrou o ELO mais bonito que pode e deve existir entre um ser vivo. A confiança e o respeito.

Máxi Pereira, não respeitou de forma alguma os oito anos de Benfica. O facto de ser um dos capitães do clube, bem como, ser um jogador admirado por todos os benfiquistas.

Vai ganhar dinheiro num bom contrato. Mas tal não lhe servirá de travesseiro, o qual, certamente, lhe mostrará por insónias, o quanto não foi grande no tratamento - LEIA-SE RESPEITO - que deveria ter tido para com a direcção do Benfica e dos benfiquistas.

A noite é diferente do dia. As acções, são o fluxo do pensamento. As insónias são a manifestação de que o nosso carácter não está de acordo com aquilo que fazemos.

Deus é grande. Deus não dorme.

VIVA O BENFICA SEMPRE.
.......

terça-feira, 14 de julho de 2015

O Lagarto que age...de forma reptante!!!

Segundo noticiam alguns jornais parece que Jorge Jesus, acumula com a profissão de treinador dos lagartos, uma outra, a de espia. Sim, não estou a alucinar. É mesmo de espia, como podem aquilatar pelo que escrevo/digo a seguir:

Como consta que não pague a conta do telefone, pois essa será mais uma das míseras ofertas dos lagartos que andam a nadar em euros, dedica-se nos tempos livres, e não só, a telefonar a elementos do Staf benfiquista, incluindo jogadores, a fim de, sub-repticiamente - coisas de lagarto -  saber informações de como está o Benfica a viver sem a sua presença e quais os métodos que Rui Vitória, treinador do Glorioso, está a utilizar a fim de levar o Benfica ao tricampeonato. Mas pode?

Uns falam em conversas informais, outros em aliciamento, a fim de se mudarem para os lagartos, como se Jorge Jesus fosse a última bolacha do pacote.

O treinador dos 'lagartos' tem mantido contacto com jogadores, fisioterapeutas, médicos do clube entre outros – parece que até com o tratador da relva -  do nosso glorioso Sport Lisboa e Benfica, situação que tem incomodado os responsáveis do nosso estimado e amado clube, a quem pede informações, imagino que com aquele ar de piroso – sim de piroso, porque se o não fosse, seguia o seu caminho e deixava-se de balelas e intromissões na vida do Benfica.

Confiando em fontes seguras, Jorge Jesus, pediu inclusive alguns documentos relativos à planificação das temporadas em que vestiu de vermelho e branco – logística, planos de estágio ou planos alimentares - para que possa aplicar o mesmo modelo em Alcochete - será que não tem cópias em arquivo?-, algo que foi prontamente recusado. Não acham isto caricato para não o classificar de pobre e  doentio?

E esta: Jorge Jesus já percebeu  que não está rodeado de jogadores e estrutura, tais como aqueles/aquela que lhe permitiram vencer o bicampeonato e chegou mesmo a instar alguns elementos da estrutura benfiquista a mudarem-se para a Academia de Alcochete. Mas o que é isto meus senhores? Mas Jorge Jesus perdeu o tino, a razão e a noção do local esverdeado, e a cheirar a mofo, onde se encontra?

Existem coisas fantásticas não é verdade???
........

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Casilhas: Que contornos da negociata?

Confesso que não consigo entender os contornos envoltos na saída de Casilhas do Real Madrid para o Porto.


Casilhas tinha mais dois anos de contrato com o Real Madrid.
Pergunto:

- Assim sendo porque saíu Casilhas?
- Vem para o Porto a custo zero?
- O Porto não vai pagar nada ao Real Madrid pelo Casilhas?
- Foi o presidente do Real Madrid que mandou o Casilhas embora do clube quando agora diz que o Casilhas deveria terminar a carreira no Real?
- Casilhas abdica de ganhar milhões para vir para o Porto, insertos na diferença de valores globais, entre o contrato anterior e o novo contrato?
- Perderá Casilhas esses milhões por amor à camisola do Porto?
- Se não é despedido pelo Real Madrid porque razão paga o Real Madrid determinados valores ao jogador?
- Se os adeptos não queriam a saida de Casilhas, como é que saiu do clube, recebendo ainda dinheiro desse e não se constando que o Porto tenha paga algo ao Real Madrid?

Haverá alguém que me consiga elucidar destas questões?
.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O Garrido do Çeportém.

Pelo que se diz por aí, nos mérdias e papagaios, o Çeportém já conta com  um "Garrido" nos seus quadros e, tal como o Garrido do foculporto, na sua folha salarial.

PEDRO PROÊNÇA!!!

O homem que se dizia  sócio  do GLORIOSO mas apenas para nos "avacalhar" com mais requinte, vendeu os seus "valiosos" préstimos ao clube do Brunoxa/Jesus...e seu desde pequenino.

Este "querido",  a quem o Gerente da Caixa obsequiava com muita estima e elevada consideração, vai agora exercer as influências necessárias ante os seus ex-colegas, para que os valores do recibo que assinará todos os meses, sejam mais que  merecidos.

OLHO NELE !!!!!!!!!!!!!!

                                                      (Cadastro sacado no Colunas)
PS
Pedro Proença foi um dos árbitros envolvidos nas escutas do Apito Dourado...

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Serviço Público Benfiquista: Benfica campeão da austeridade e do desinvestimento????

Hoje apreciei de forma considerável a crónica de Leonor Pinhão! Assim sendo, partilho-a aqui no blogue, para leitura de todos os que nos visitam!

"O Benfica é o campeão da austeridade e do desinvestimento.
Não gasta o que não tem, não pede dinheiro emprestado a ninguém. 
É o melhor aluno português das medidas de contenção propaladas pelas grandes instâncias nacionais e internacionais. Sem pestanejar, vê alguns dos seus mais eficientes activos passarem-se para emblemas rivais em fase de grande euforia no que diz respeito aos mercados.
E é assim, pobrezinho, que o Benfica se vai deitar à reconquista do título.
Se der, deu. Se não der, não deu.
A pressão está toda do lado dos adversários directos, unidíssimos no pressuposto que é fulcral impedir o Benfica de voltar a ser campeão. 
Ambos se vão reforçando com gente de grande categoria porque sabem bem que é com gente valiosa que se ganham os títulos.
O maior reforço comum do Porto e do Sporting em termos de arbitragem é Pedro Proença que, segundo o “Diário de Notícias” fez a ponte diplomática entre Alvalade, onde já trabalha, e o Dragão na tentativa de impor o sorteio dos árbitros.
É uma notícia curiosa mas que não traz novidade alguma. Pedro Proença está agora em termos teóricos onde sempre esteve em termos práticos.

Maicon, o central do Porto, regressou ao trabalho pedindo a todos os santinhos que não haja “empurrões” a decidir o título. Referia-se ao seu golo ilegal na Luz que deu um título ao Porto sob o beneplácito de Pedro Proença, agora e uma vez mais o homem certo no lugar certo, embora num lugar diferente.

De acordo com a imprensa, o Benfica ofereceu 6 milhões de euros a Maxi Pereira por 3 anos e o Porto ofereceu-lhe 16 milhões de euros por 4 anos.
Perante isto, nem eu que tanto gostava do lateral uruguaio, me arrepio de o ver sair. 
Maxi Pereira, doravante Mini Pereira, é um herói do nosso tempo. O dinheiro é tudo e não há romantismos que lhe resistam.
Mini Pereira esteve 8 anos no Benfica e foi de um profissionalismo exemplar. Basta dizer que nesses 8 anos raramente gozou férias, sempre em viagens e em compromissos com a selecção uruguaia por ocasião dos defesos no futebol europeu. E regressava sempre à Luz fresco que nem uma alface para mais uma temporada de trabalho.
Mini Pereira tem agora 4 anos para ficar multimilionário e, se puder, que aproveite para finalmente poder gozar férias e poder descansar. É que ele merece. E nós também.

Se Iker Casillas assinar pelo “Oporto” o campeonato português vai, pela primeira vez na sua história, passar a existir para os nossos vizinhos espanhóis. E a existir, jornada a jornada. Com direito a nomes e a números e a notícias nos jornais.
Só por isso, Casillas já seria mais do que bem-vindo à nossa Liga a quem, na verdade, ninguém ligava nenhuma para lá de Badajoz.
O sentido da contratação do lendário guarda-redes do Real Madrid é claro. Tal como o Sporting foi buscar a lenda Schmeichel para voltar a ser campeão quase vinte anos depois do seu último título, tal como o Benfica foi buscar a lenda Júlio César para revalidar o título na temporada passada, também o “Oporto” vai buscar uma lenda para as suas redes a ver se recupera o estatuto de campeão que lhe foge há dois anos.
Tudo, de bom ou de mau, começa na baliza. Ou não é?
Fui fã de Casillas nos anos de ouro da sua carreira. E confesso: há mais de dez anos, quando a lotaria do Euromilhões chegou ao nosso país, prometi-me que ofereceria um Iker Casillas inteiro ao Benfica se me saísse um primeiro prémio daqueles bem gordos.
Está visto e comprovado o meu azar ao jogo.
Vem agora, no ocaso da sua carreira, esse excelente guarda-redes reforçar a equipa de um adversário directo.
Enquanto lá estiver, uma coisa é certa: não contem com o regresso de José Mourinho ao clube que o lançou para os seus fulgurantes voos internacionais.
Outra coisa também é certa: tal como os adversários do Benfica aspiraram em vão a um Júlio César ao nível da sua infeliz prestação no último Mundial, também os adversários do “Oporto” aspiram agora a um Iker Casillas ao nível das prestações que levaram Chamartín a vaiá-lo sem dó nem piedade.
O resto é lenda. E mistério por resolver.

Antigamente dizia-se o “tesoureiro”. Hoje diz-se C.E.O. que é uma sigla importada das grandes empresas multinacionais. Na verdade, tanto faz. É do dinheirinho que se trata, amigos.
Tesoureiro ou C.E.O., Domingos Soares de Oliveira é o homem do lugar em questão no Benfica e, na semana passada, deu uma entrevista ao “Expresso” tendo descrito em pormenor aquilo que considera ser o irrevogável caminho da recuperação económica do clube.
Do muito que falou ao “Expresso” o nosso tesoureiro, uma frase apregoada saltou para título da entrevista: “O Benfica conseguiu ser independente do BES e da PT.”
Bravo! A ser um facto, que bela vitória no campeonato das finanças.
Agora a ver se conseguimos uma coisa ainda melhor: o “tri” no campeonato da bola. Isso é que era lindo a valer.
No entanto, deve ser bem mais difícil conseguir o “tri” do que conseguir a independência do BES e da PT, tendo em conta que os tesoureiros dos nossos adversários directos, ao contrário do nosso, vivem épocas de incontestado esplendor e dispõem de uma insuspeitada largueza de meios.
É este o ponto da situação quando falta um mês para o arranque da temporada e logo com um Benfica-Sporting mais especial do que nunca porque permitirá ao público em geral precipitar-se para as primeiras conclusões:
Quem é melhor treinador, Jesus ou Vitória?
Qual é o tesoureiro mais esperto, mais competente, mais atrevido, Soares de Oliveira ou José Maria Ricciardi?
Ah, mas que grande animação vai ser a temporada de 2015/2016.

O sorteio da Liga já foi. O Benfica começa em casa e a receber o Estoril que nos fez tanto mal em casa na época de 2012/2013, lembram-se?
O Porto, por sua vez, estreia-se na Liga recebendo o Vitória de Guimarães onde pontificará o jovem Tózé que o Porto vendeu agora aos de Guimarães depois de o ter emprestado um ano ao Estoril.
Tózé deu que falar no ano passado por ter apontado de forma irrepreensível (para alguns) uma grande penalidade contra a sua verdadeira entidade empregadora, o que custou pontos ao Porto na sua deslocação à Amoreira, lembram-se?
Foi a partir desse instante que os jogadores emprestados pelo Porto e pelo Benfica a outros clubes passaram a ter sobre si um foco impiedoso de atenção e uma carga de maleitas que lhes deve ter sido penosa de suportar. 
Felizmente que a lei mudou. A partir desta época os emprestados não podem defrontar os emblemas empregadores. Muito bem, tudo pela transparência.
E se Tózé marcar um golo de penálti ao Porto, na primeira jornada, esse facto já será encarado com toda a normalidade mesmo por Casillas que, como se sabe, foi contratado sem dar garantias de impedir que toda e qualquer bola entre na sua baliza.
Quanto ao Sporting, a sua estreia na Liga está marcada para Tondela. Desconfio que Vítor Paneira vai ser o treinador português mais falado na semana a seguir ao jogo. Por mérito próprio, evidentemente.
Vítor Paneira, lembram-se?

Falta ainda efetuar-se o sorteio das competições europeias de clubes.
Ao Benfica, desejo que fique livre de aventesmas e que calhem boas e simpáticas companhias na fase de grupos da Liga dos Campeões o que, só por si, já seria uma bela novidade.
Em prol das estrondosas emoções internacionais, engraçado seria – aliás, engraçadíssimo seria… - calhar ao Porto o Real Madrid e, para compor o ramalhete, ao Sporting calhar o Olympiakos.
Teríamos, assim, um regresso de Iker Casillas a Chamartín e um regresso de Marco Silva a Alvalade.
Quem é que não pagaria para ver estas coisas a acontecer?

Um vice-presidente do Porto anda a contas com uma investigação criminal e o Porto emitiu um sereníssimo comunicado conformando as buscas e diligências policiais bem como a prontificar-se a uma colaboração com a Justiça em tudo o que for necessário.
Os tempos mudaram do ponto de vista formal. 
Aparentemente, já não há teorias “da cabala” nem ataques “do centralismo lisboeta” à vida do Dragão. 
Isto e mais o Casillas, são coisas que fazem prometer um Porto ainda mais diferente em 2015/2016."

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Velhos, acabados, desempregados à procura da reforma dourada...


mas foram considerados os melhores da I Liga!

Ao Jonas e ao Júlio César os meus agradecimentos pela época fantástica que nos proporcionaram! E ao jogador revelação da II Liga peço que aprenda imenso com os dois senhores que se encontram ao seu lado!

Feito o destaque devido aos melhores, venham agora os jogos! A ressaca está a ser dura, com a ausência dos jogos do nosso Benfica! Desejo que a bola comece a rolar o mais rápido possível!

Benfica sempre, sempre Benfica


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Se a memória não fosse tão curta...


....de certeza que não se esqueciam disto!

Despromovido à 2º Liga por causa da sua incompetência, um senhor árbitro, despeitado e rancoroso, lembrou-se de vir agora fazer insinuações graves sobre um telefonema que recebeu do seu superior. É pena que o dito senhor esqueça a péssima arbitragem que realizou em Braga, jogo que lhe concedeu uma uma nota muito má! ( para a posteridade, fica a foto elucidativa no topo)

Mas para as virgens ofendidas do futebol português, que já pedem a cabeça do Benfica numa bandeja, que exigem primeiras páginas de jornal a expor o escândalo - Alô Antero Henrique, Alô Paulo Pereira Cristovão - deixo aqui apenas algo para vos avivar essa memória tão curta:










domingo, 5 de julho de 2015

OS PRIMEIROS PASSOS DO BENFICA 2015/2016

Como tudo é possível, ousemos fazer rumo ao impossível – Agostinho Silva

               
O mercado de transferências continua aberto, a pré-temporada iniciou-se e o Benfica versão 2015/2016 dá os seus primeiros passos rumo ao seu objectivo primordial: a renovação do título de campeão nacional!

No entanto, muitas são as incertezas para a próxima época! Comandados por uma nova equipa técnica – boa sorte Rui Vitória, mas a ti só te peço empenho, trabalho e competência - , sem o profissional Maxi Pereira no plantel – Mesmo sem ti, um exemplo de superação e de trabalho,  muito obrigado pelos 8 anos de dedicação, devoção, garra e desejo de vencer com o manto sagrado Maxi! – e com a previsão de um plantel com 40 jogadores no imediato, o Benfica inicia a pré-época sob a pressão de vencer e convencer – Nada de novo, então!

Assim, na Luz, sucedem-se a bom ritmo os habituais exames clínicos; os novos equipamentos foram divulgados; os jogadores mostram ambição e boa disposição para a nova época e os treinos iniciaram-se este sábado sob a liderança do capitão Luisão, o general venerado a quem devemos bater continência e cumprir a sua ordem de vitória – por isso, ousemos rumar à vitória final, contra tudo e contra todos!


Num outro plano, e no que toca à guerra das audiências televisivas com a Sport Tv, também o campeão nacional reforça, e muito bem, os conteúdos da sua BenficaTV (BTV), com a aquisição da liga Francesa e da Liga Italiana, pelo que a época 2015/2016 promete. Estes são dois bons reforços que irão permitir a BTV ter mais diversidade e espectáculo garantido! É claro que as ligas anunciadas serão meros aperitivos para os jogos que realmente nos prendem à tv: os jogos do nosso glorioso!


Não posso ainda esquecer que esta semana também a nossa equipa B arrancou com os seus trabalhos tendo em vista a sua participação no campeonato da II Liga! Aos jogadores que compõem a referida equipa do Benfica apenas peço isto: em todos os jogos, lutar sempre pela vitória com todas as vossas forças, talento e empenho! Quanto ao restante, estou aqui para apreciar a evolução de alguns jogadores criados pela nossa Fábrica de talentos!

Também nesta época de 2015/2016 presenciamos à cerimónia de honras de Panteão Nacional concedidas ao nosso eterno EUSÉBIO.

Talento inato, campeão sem igual e uma força de natureza, eram os atributos do nosso KING! E graças a essas qualidades, Eusébio da Silva Ferreira recebeu honras de Panteão Nacional com todo o direito e propriedade! Muitas vozes ouviram-se contra esta transladação, sendo que as mesmas desprezaram o valor do desporto em geral e do futebol em particular! E assim se faz tábua rasa de ensinamentos preciosos que o desporto nos ensina e assim esquecemos uma lição importante: “O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns” – Nélson Mandela.

Numa época em que Portugal vivia fechado em si próprio – Orgulhosamente sós era o lema do Estado Novo – o regime político era a Ditadura e a Pide o garante da mesma através do medo e da tortura, Eusébio foi alma e coração de um clube democrático, foi esperança e fé de um povo que desejava um país livre e equitativo e é o exemplo daqueles “que por obras valerosas se vão da lei da Morte libertando” e cujo legado imaterial é tão importante quanto o legado que as grandes mentes portuguesas e os heróis portugueses que moram no Panteão nos entregaram.

Por último, sabendo que até ao fim do fecho do mercado, marcado para 01 de Setembro, o plantel do Benfica para 2015/2016 pode sofrer diversas alterações, fico feliz pelo regresso do campeão! Já era tempo de ver os nossos ases a treinar e de debater a qualidade e a quantidade dos nossos atletas. Mas a todos que ficam no SLB, uma exigência: HONREM OS ASES QUE NO PASSADO HONRARAM O NOSSO MANTO SAGRADO!

E não se esqueçam que o Benfica tem um passado de glória, sim, mas esse passado já passou! Agora queremos é um presente e um futuro de vitórias e mais vitórias!

VIVA AO BENFICA! Benfica sempre, sempre Benfica!

sábado, 4 de julho de 2015

Estorias da Planíce... (Episódio II)



Eta moços brabios... Atão cumé que se vai indo?

Já tavam com soidades aqui do Felício nã era? Antis demais ê tenho que vos apedir as desculpas. Tenho andado longi. A minha Bonita infelizmente finou-se e um homi qué homi sente-se sempre mali quando a sua vaca más linda parte desta pra melhori.

Tavam sendo dias duros de suportari. O desgosto e a estia que se vai fazendo sentiri aqui prós lado da planice iam dando cabo do mê juízo. Nã fosse o tintoli e os mês borreguinhos nã sê o que mavera de ter acontecido.

Mas enfim. Enterrê a vaca cu mê tratori (alem da fameli tambem tenho um lindo jone dere bem vermelhinho qué pra nã destoari das papoulas que tenho no meio da ceara), fiz o nojo e agora ando namoriscando a filha do prior qué moça que dizem que dá umas baldas... Nã tem um par dancas cúma minha Bonita tinha, mas o qué que s'ade fazeri nã éi? Um homi tem de teri um encosto para desencovari o pêto do cajado.

Devem se tari preguntado pela minha Maria nã ei? Já nã aguentava o raio da mulheri. Controlavami os ecus todos (epá os êros qué a mêma porquera). Além disso andava arrastando a asa prum galaró qualqueri vindo da capitale que tinha uma fala assim arrastada e uns tiques assim pró fenório demais, sé que me tan apercebendo...

Odespois um dia na tasca do Zéi Cagoita o Zé Caruncho que tava bubendo um tintoli cumigo disse-me atão: "Felício olha canda aí galo novo na tua capoêra home de Deus...! Olha co mê primo Rapótacho que está lá pras bandas da capitali contou-me qu'o gajo nã é bom de sassoari. Sinda ôtro foi buscari o Jazus ó Glorioso e ainda te faz o mêmo à Maria..."

Tal nã é a moenga hein? Atão o respêto?  Estes cornudos duma figa veinsse logo meteri cu Felício? Foi remédio santo. Acheguê casa, arrimê c'a cachaporra da Bonita na Maria, afinfelhe c'us trapos nuns saquinhos da boite da vila (bem grandis e bonitos por senal qu' até tein o nome do sítio alapado no saco e tudo, "Madalena", com lêtras do tamanho dum garrafão de cinco litros), puslhe a trampa à porta e ala! Vai lá agora resmalhar com esse tipo com nome d'árvre amaricada pra onde quiseris ó minha cabra (sim qu'isto não há arvres más machas qu'os mês lindos sobrebros e chaparros qê tenho junto à ribêra dos porcos).

De caminho arranquê as pelingrafias do Jazus qu'ê tinha dependuradas no mê quarto do amori (tã julgando o quê? Aqui o Felício também tem um cantinho pras meninas. Ah poizéi), pus tudo no balde dos porcos e acabê com dois máles duma veiz só. Uma Vitória cá pró Felício que agora é que vai ser liberdade para comer as gajas da aldêa toda...

Pru falari em aldêa... Atão nã éi qu'ê vi o Marco Silva a falari com o Fanico da junta à porta do mercado da Ti Anecas? Moço bem relacionado este Fanico. Vai longi. Ê sempre disse qu'isto da política dava pão pra muta boca... Olha ó caso do Tino das Arrãs nã éi? De calcetêro dos bons amandou-se prós píncaros com o Sócrates e amontou-se na vida como gente grandi.

Ê nã acho é justo o que tã fazendo cu Sócrates. Atã a gente aqui temes lá culpa dalguma coisa pra temos de levari com eli na prisa da nossa capitali da planice? O Manel Jerico que tem um primo tamein lá abitando diz qu'o primo deli já anda farto do homi. Tá sempre assambarcando a comida dos ôtros e dizendo qué pra cobriri o defici. Ê é que lhe dava o defici. A êli e ao coelho. Uma cachaporrada na cornadura e ficavames todos más felizes qu'o Zé Cagoita quando adescobriu que a cagadêra que ele pôs lá na tasca é pra um gajo s'assentari...

Mas a minha Bonita... Que falta me faz a minha Bonita... Tenho lá ôtra...Boa lêtera. Uma já más velha que tein um sinal pru cima da venta... Já lá a tenho vai prai uns ôto anos. Gastame a palha toda. Ê bem que lhe dô más palha pra veri s'ela me dá lêtinho do bom, mas ultimamente por más palha qu'ê lhe dê ela nã me dá mão... Ando ficando embestado cu isto. Um dia destes passo-me da moenga, dáme uma caliquêra das antigas e entorno-a à cachaporrada. Ê tenho é de veri s'a impinjo a alguein. Isto a palha tá cara e há mais vacas na manada. Qu'ando um homi se põe a pensari na vida dálhe cá uma destas vontadis d'a rrumari a casa toda... Uma geraldina...

Ui!!! Do qu'ê me fui alembrari... Atã nã eí qu'a minha Maria e a Geraldina da Madalena s'ajuntaram para fazeri uma côsa qualqueri com os guardas todos do posto da aldêa? Gandas desavergonhadas. Galdérias dum cabrão! Atão nã lhes bastava andarem de colo em colo ainda se tinham que pori em cima das atôridades? Já nã há respêto digo-vos eu. Nem morali. E inda tem a lata de chamar vaca à filha do xôr prior. Invejosas. Andam oferecendo a pevide a todo o mundo e adespois querem respêto dos homis a sério... Um destes dias nem o sacristão lhes pega.

Bom dêxeme lá veri que tenho ali os borregos a berarri que nem uns desgraçados. Andão prai uns lobos que me tein levado os borreguinhos todos. É uma espéce danada esta do lobo. Dizein qu'é lobo aziatico. Ê é que lhe dô a azia... Aqui c'u Felício tan tramados.

Aí querem borreguinho? Atã dexem mazé cá a pele que vô fazendo uns ecus (seja êros) com fartura... Un dia destes vô mandar as vacas velhas à vida e devotome só ós mês borreguinhos. Tan lindos... Pintelhes a lã de vermelho e tã más lindos có soli. Ficam lindos mêio da horta do mê cumpadri.

chhhh. Nã contem a niguem ouvindes? S'ele sabi qu'é êli cu's alimenta nunca mais me faz os negócios na estranja... Ê adespois acontovos esta tamein.

Dêchovos a minha idêa pra irem salivando nos entretantes: "Felício de Caridade Importe e Exporte"...

PS: A foto é dos mês tempos de felicidadi c'a Maria... Cando ê ainda pensava qu'ela s'interessava prus mês borreguinhos... Eta mulheri más cabra. A genti ainda s'ade cruzari nesta vida dexa tári... Agora os ôtros é que lhe trátom dos cabelos... E que lindos cabelos tinha a minha Maria... Podia nan teri lá grandes têtas mas tinha cá uns cabelos...

VIVA O BENFICA PORRA!!!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mais do mesmo. A corja continua o ataque...

Interrompo o meu silêncio para vos dar a conhecer mais uma não notícia, publicada não com o intuito de informar sobre mas sim de condicionar o sucesso da operação obrigacionista lançada pela SAD do nosso Benfica.

Aqui fica o texto integral e o link para a publicação online da Renascença:

A moda dos empréstimos obrigacionistas entre os clubes de futebol parece que veio para ficar. No início desta semana, foi o Benfica a lançar a subscrição de 55 milhões entre este ano e 2018. É a terceiro operação deste género dos três grandes em dois meses.

Estes investimentos rendem juros muito acima da média do mercado. Olhe-se para os três "grandes" do futebol português: o Sporting está a pagar 6,25% brutos, enquanto o FC Porto paga 5% e o Benfica 4,75%. Os valores líquidos são um pouco mais baixos. 

Aliciante? Sim, mas o risco é proporcional. A Renascença falou com Pedro Lino, especialista em mercados financeiros, que enquadra este tipo de investimentos e deixa um conjunto de conselhos. 

Lino chama a atenção para as dívidas das sociedades anónimas dos três maiores clubes portugueses: "Estão tecnicamente falidos e por isso mais sujeitos a reestruturações." 
O
Os três "grandes" têm lançado nos últimos dois meses um conjunto de empréstimos obrigacionistas. Em primeiro lugar, o que é um empréstimo obrigacionista? É quando uma empresa precisa de dinheiro e, ao invés de ir aos seus accionistas, vai procurar esse financiamento junto de investidores e emite obrigações. A empresa fica com a obrigação de voltar a pagar o dinheiro que o investidor emprestou, acrescido de um juro. Daí a diferença entre obrigacionista e accionista. Porque o accionista é dono da empresa e às vezes faz suprimentos. Um obrigacionista não tem direito ao património, tem direito ao rendimento e ao capital que lá colocou.

Este tipo de investimento que envolve dinheiro e futebol rege-se pelos mesmos padrões de racionalidade? Não. O investimento em clubes de futebol é muito mais emotivo e sentimental, tem mais a ver com a filiação no clube do que com um investimento racional, isto se olharmos para as contas. Para isso não é despiciendo que não haja casas de investimento que analisem os clubes de futebol e que dêem preços de referência. Se olharmos para os balanços dos clubes, eles tecnicamente estão falidos. Têm dívidas muito elevadas e dependem das jornadas de cada campeonato para que possam gerar receita. É um mercado muito específico que atrai os investidores pelas taxas de juro.

As taxas de juro que vemos nas emissões obrigacionistas dos três grandes são muito altas para a média do mercado. Como é que é possível fazer uma retribuição tão elevada?
Como este é um negócio de maior risco, está associado a uma maior taxa de juro. O que os investidores têm de perceber é que sempre que existe uma emissão de obrigações ou uma empresa que paga uma taxa de juro superior isso quer dizer que o nível de risco é maior.

É o que acontece nos clubes: se olharmos para o balanço do Benfica no ano passado, o capital próprio era negativo (significa que se o clube fosse encerrado ainda ficava a dever dinheiro). Este ano, felizmente, já tem capital próprio positivo de 5,8 milhões de euros. Mas este é um exemplo muito interessante, porque tem um passivo total de 408 milhões para um capital próprio de apenas cinco milhões e pretende emitir ate 55 milhões.

É um negócio diferente do de uma empresa onde se consegue perspectivar a evolução futura da actividade. Neste caso, é um negócio que só ano a ano se consegue prever qual a actividade do clube.

Referiu as dívidas elevadas que os clubes têm, nomeadamente o Benfica. Quais é que são os riscos destas operações para os investidores?
É que, em caso de dificuldades, o clube pode ver a sua dívida reestruturada, ou seja, [os investidores] podem ter colocado mil euros e de um momento para o outro o clube renegociar e pagar apenas 500 euros ao investidor. Existe um risco de reestruturação caso o clube não consiga vencer campeonatos ou gerar receitas suficientes. Este é um risco real, daí a taxa de juro elevada que tem de ser paga aos investidores.

Que conselhos daria aos investidores antes de investirem nestas obrigações? Primeiro, lerem o prospecto resumido que foi publicado na CMVM – se bem que o prospecto total tem 125 páginas [no caso do Benfica], o que é algo muito fastidioso para qualquer um ler. Mas só por aí também se percebe que existe um capítulo substancial ligado aos riscos. O conselho é que os investidores coloquem só o dinheiro que não precisam, mas que mesmo assim coloquem uma muito pequena parte do seu capital em operações deste nível. Apesar de a taxa de juro ser elevada, o risco também o pode ser.

Os clubes de futebol parecem estar cada vez mais viciados neste tipo de operação. A CMVM devia apertar as condições em que permite estas iniciativas? A CMVM já obriga o Benfica a ter um prospecto de 125 páginas e posso-lhe dizer que nenhum ou poucos investidores que vão subscrever o vão ler. Por isso, os riscos estão já todos detalhados. Há 15 páginas sobre eles, a questão é mais sobre a iliteracia financeira dos investidores. E as pessoas não olham para os riscos que lá estão. A CMVM exigiu que eles fossem publicados. A CMVM também não pode dizer se os investidores podem ou não subscrever. Os riscos estão lá, cada um tem de tomar as suas decisões.


Leram tudo? Então vamos desconstruir um pouco a teia de inferências maliciosas inculcadas neste texto.

Isto é um perfeito exemplo de como facilmente se consegue conotar negativamente este tipo de operações e ao mesmo tempo anexar o nome do Benfica para dar visibilidade a um texto oco, vazio de sentido, cheio de lugares comuns e que em nada informa quem vai investir neste tipo de obrigações.

Achei especialmente delicioso como no início do texto se fala em risco, se diz que esse risco é maior nos casos em que os juros pagos são superiores para depois dolosamente se esquecerem disso mesmo e apenas falarem como exemplo na operação obrigacionista lançada pela Benfica S.A.D.. Já para não falar no pormenor de a palavra Benfica e risco serem incluídas sempre nas mesmas frases e nas respostas deste senhor. Não sei se é Benfiquista, Sportinguista ou até do cascalheira futebol clube mas referir primeiro que "ler o prospecto é muito fastidioso" e dizer logo a seguir que o mesmo prospecto só tem 125 páginas porque a CMVM obrigou a que assim fosse deixando no ar a ideia de que se fosse por vontade do Benfica a informação referente ao risco da operação não era incluída no prospecto é um abuso do direito de opinião e quanto a mim carecia de ser tratada noutros locais por quem de direito na nossa SAD.

Mais delicioso se torna a afirmação que atribui à mera sorte ou acaso o facto de os capitais próprios da nossa SAD (presumo que seja a esta entidade que o autor se referia) serem hoje em dia positivos. E cito: "felizmente, já tem capital próprio positivo de 5,8 milhões de euros".

Como é óbvio, após ler este texto, eu que sou um mero aprendiz de gestor de empresas e que tenho muitos poucos conhecimentos acerca da realidade financeira do meu clube, acomodei-me, pus-me a fazer contas e decidi, depois de analisar as tais 15 páginas de riscos (eu só li o prospecto do Benfica) que em vez de 1000 euros vou investir 2500 euros. Isto porque não percebo nada disto, sou um catavento e mudo de opinião constantemente e gosto que me emprenhem pelos ouvidos (ou pelos olhos neste caso).

E é assim. Um Benfiquista quando verdadeiramente informado, encontra sempre forma de ser cada vez mais e melhor Benfiquista.

Parafraseando o saudoso Fernando Pessa: E esta hein?

VIVA O BENFICA PORRA!!!!!


quarta-feira, 1 de julho de 2015

VELHO CADUCO OU MENTIROSO?

( clique no imagem para ampliar )
.....................................
Está velho caduco?, A tentar fazer dos outros parvos? A direcção do seu clube já não lhe comunica os factos relacionados com o dito? Será simplesmente MENTIROSO?

A ser verdade que o jogador vai custar cerca de 25 milhões de euros, pergunto? Em que estádio vai jogar o Porto na próxima época? 
É que o Estádio do dragão irá, certamente, estar ocupado por maquinaria vinda sabe-se lá de onde a fim de extrair o petróleo que terá agora descoberto ao centro do relvado.

Não é que me preocupe minimamente, mas a verdade é que, um clube português gastar assim dinheiro num só jogador só mostra que a sua direcção está desesperada com a ascenção do Benfica. 
É que se volta a perder - e eu acredito que vai perder - o próximo campeonato, nem haverá petróleo nem duvidosas engenharias financeiras que lhes valham. Vão para a bancarrota, não duvidem disso.

Assim vai vivendo e falando um velho a quem, ao que parece, já nem a sua direcção - fazendo fé no que declarou aos jornalistas - lhe conta e/ou confia determinadas factos que se estão a passar no clube.
.........