segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Leverkusen...Bruno Varela será o titular???


Na próxima Quarta-Feira, pelas 19H45, o Benfica vai jogar com o Bayer Leverkusen – Alemanha, para a Champions League. Sabemos o quanto são complicados os jogos com os alemães, não se esperando que este fuja à regra.

Ambos os clubes perderam o 1.º jogo. O Benfica no Estádio da Luz com o Zenit, e os alemães no Mónaco, contra a equipa local com o mesmo nome.
Jogando agora na Alemanha a tarefa do Benfica não se afigura fácil. A verdade é que não podemos perder porque se tal acontecer até a Liga Europa pode estar em risco.

Jorge Jesus, já disse que, o campeonato nacional está em primeiro lugar nas intenções de conquista por parte da equipa e só depois virá a Champions League ou outra competição qualquer. Concordo com ele sem qualquer objecção.
No entanto, tenho a certeza absoluta que o pensamento dos jogadores do Glorioso é apenas um: VENCER, todas as competições em que estão inseridos.

Sofre a equipa do Benfica alguns problemas no que concerne à posição de guarda-redes. Júlio César e Paulo Lopes estão lesionados. Artur Moraes está castigado.

Assim sendo, e caso Júlio César não recupere, será o jovem internacional português sub/21 a jogar a titular, tendo como suplente, outro jovem da equipa B, Miguel Santos.

Bruno Varela é um jovem guarda-redes em que os benfiquistas confiam. Reservam-lhe um futuro risonho, pois acreditam nas suas qualidades, carácter vencedor, trabalhador nato, forte vontade de vencer, na profissão sempre difícil e exigente como, sabemos, é o futebol.

Acredito que o Júlio Césas, jogador muito mais experiente, acabará por recuperar e jogar. Mas se tal não acontecer, Bruno Varela saberá dar conta do recado, embora saibamos que os primeiros 10 minutos, possa tremer como varas verdes. 

Decerto que terá nos seus companheiros a "trave" onde se poderá encostar e a "fonte" onde poderá e deverá “beber” os conselhos e ensinamentos que o farão perder a nervosite própria do momento e acabará por fazer uma exibição à altura que a todos nós satisfará. Eu confio no Bruno Varela. 

Acredito até, que Jorge Jesus fará algumas mexidas no onze que irá alinhar de inicio, considerando o que já disse sobre as suas prioridades para esta época.

O que pensam os benfiquistas sobre os factos em apreço?
.

domingo, 28 de setembro de 2014

Benfica:- Três "relâmpagos" iluminaram os Céus....

Após o empate ocorrido entre lagartos e dragões no jogo de Sexta-Feira ali para os lados do Campo Grande em Lisboa, ficou aberto o caminho para que o LÍDER do campeonato, Sport Lisboa e Benfica, ampliasse a sua vantagem em relação a esses dois seus adversários. 

Diziam as entidades meteorológicas que se aproximava um fim de semana chuvoso, quiçá composto por relâmpagos e trovoada

O Benfica jogava no Estoril. Reza a história que o Glorioso não teria grandes problemas em vencer no Estádio Coimbra da Mota, olhando a que a última vez que o Estoril ganhou ao Benfica foi na década de 40 ainda eu não sabia o que era a luz do Sol.
Só que o presente não se faz do passado embora seja com esse que fazemos comparações.

Entrou o Benfica no jogo, super confiante, a pressionar em toda a largura do campo, acontecendo que o Estoril sentiu passar por si uma autêntica “trovoada”, pelo que, aos sete(7) minutos já dois relâmpagos de Luz, iluminavam as cores benfiquistas.

Talisma o homem que fez soltar a faísca que, ao contrário do que normalmente acontece nas noites de dilúvio, desta vez nos encheu de alegria e boa disposição.

Esta tempestade de futebol arrasador, para bem do Estoril, abrandou o ritmo, dando assim descanso aos “Bombeiros” da linha que, com maior ou menor custo, lá foram socorrendo uma ou outra chamada de maior aflição, e assim, sossegar um pouco a névoa chuvosa que pairava sobre o Estádio e os adeptos canarinhos.

A felicidade de seis milhões de benfiquistas contrastava com a tristeza de cerca de quatro ou cinco milhões que, por desgraça ou distracção da Boaventura - ou até por erro de consciência lhes ensinaram a ... - nasceram de outras cores.

Sabemos como os benfiquistas são solidários. Por vezes até com alguma sórdida capacidade de poder gerar "corridas desenfreadas" a postos de Urgência, a fim de poderem colocar ligaduras nas mãos feridas de tanto as esfregarem uma na outra.

Quando a "tempestade atacante" amainou, eis que, vindos do nada, surgiram nos céus da incredulidade, dois "trovões", um aos 36 e outro aos 53 minutos, totalmente inesperados, que fizeram mossa na acalmia benfiquista, mas por outro lado, muitas mãos feriram, e muitos pés foram torcidos, através de saltos de cadeira ou de bancada, e não estou a falar propriamente do Estádio do Estoril, mas mais ali para os lados do Campo Grande e da zona centralizada da bonita e airosa cidade do  Porto, que por maldade do destino, dá guarida aquele clube conhecido pelo clube dos rebuçadinhos, café com leite, e fruta para dormir. Coisas menores para muitos, vergonhosas para muitos mais.

Alguns saltavam à chuva dizendo inclusive que a “tempestade” vinha a caminho do Estádio da Luz, qual viagem em silêncio, na metamorfose entre essa luz feita relâmpago e a trovoada. Faltava LIMAR alguma coisa.

Os jogadores do Benfica sabiam disso mas também sabiam que, caso surgisse mais um "trovão" para os lados da baliza do Estoril, muitos ( embora poucos na qualidade…) verdes e azuis, seriam atingidos pela força misteriosa do “Estrala o Trovão” e poderiam encher os hospitais que por infelicidade de saúde – que muito respeito - já se encontram tão lotados. A tal mania da solidariedade.

Mas LIMA estava descontente e nada solidário. Os "trovões", ou a falta deles, estavam a incomodá-lo. Preferia os raios de LUZ emanada pelos "relâmpagos".

Assim sendo, decidiu aos 70 minutos, ocorrer a um lançamento sereno, qual chuva miudinha, do Derley, e dar um toque na bola, desviando-lhe o caminho na direcção certa, qual reza dos crentes, fazendo com que surgisse nos Céus da Glória e da Luz, um novo "rebombar" de alegria para todos aqueles que vivem na felicidade da cor vermelha que é a cor do sangue dos puros.

A partir daí até deu dó ver tantas mãos feridas e tantos ares de desgosto, olhos encharcados, que ainda hoje não sei se, eram lágrimas de descontentamento ou água da chuva, trazida por três "trovões" lançados no ar, em obediência a essa força da natureza, que são os relâmpagos vermelhos, que fizeram abrir os Céus, de esplendorosa LUZ, quais faíscas de beleza, alegria e felicidade, iluminando os Céus de Portugal e do Mundo.

Viva o Benfica e todos os seus heróis.
.

sábado, 27 de setembro de 2014

Estoril vs Benfica ( Liga Portugal - 6ª jornada )

Estoril  2 * 3  Benfica
.
Árbitro: Vasco Santos ( AF Porto )
Árbitros assistentes: Alexandre Freitas * Bruno Trindade
Árbitro ( 4.º ):João Malheiro Pinto
Observador: Carlos Coelho
Delegados: Albertino Galvão * Pedro Murcela

Transmissão: Sporttv1

Constituição das equipas:

ESTORIL: Kieszek; Mano, Yohan Tavares, Bruno Miguel, Ruben Fernandes; Filipe Gonçalves e Diogo Amado; Sebá, Cabrera e Kuca; Kleber
Suplentes: Vágner, Anderson Luís, Bruno Nascimento, Babanco, Balboa, Tozé e Bruno Lopes.

Marcaram: Diogo Amado, 36 m, Kléber 53m

BENFICA: Artur; Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu; Salvio, Samaris, Enzo, Gaitán; Talisca e Lima.
Suplentes: Bruno Varela, Lisandro López, André Almeida, Ola John, Nélson Oliveira, Derley e Cristante

Marcaram: Talisca, 3m, 7 m: Lima 70m

Estou feliz com mais uma grande vitória do Benfica... e não escrevo mais nada

Benfica...rumo ao 34º título.
.

E eu estou arrepiado...

CARREGA BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!!



Ah! Ganda Panão!

VIVA O BENFICA PORRA!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O CAMPEÃO VOLTOU...Calem-se as más línguas:

O passado defeso foi arrasador para a mente de muita boa gente, considerando os mais cépticos, e um sorriso largo para muitos anti benfiquistas. 
Saiu quase uma equipa inteira, ficando só os “velhos” e ainda por cima comprou-se um guarda-redes também “velho”. Diziam com ar jocoso ...

Os jornaleiros de pacotilha deliravam com as aquisições dos lagartos e dos dragões extintos, enquanto se banqueteavam com a desgraça do Benfica.

Éramos um clube moribundo, sem jogadores de qualidade, pelo que seriamos fortes candidatos a um 5º ou 6º lugar. A queda seria rápida, vertiginosa e fatal.

A pré-época não correu da melhor forma - ausência de jogadores que estiveram no Mundial, encontrando-se de férias, e algumas aquisições que se verificaram -  dando assim aso a que de nós falassem, muitos em tom sorridente, como se o Benfica tivesse em vias de extinção. Tremendo erro de avaliação...

Foram Jorge Jesus, o presidente Luís Filipe Vieira, os jogadores, todos postos em causa, como se, no Benfica não se trabalhasse arduamente sempre na procura do melhor para o clube.

Saíram os jogadores que tinham que sair. Começou a época e o Benfica apresentou os seus argumentos, ainda não completos, visto que, falta a aparecer… Jonas, avançado que, acredito, vai mexer com a frente de ataque, “obrigando” a que Talisca volte a reforçar o meio campo, como muito bem sabe. Jonas está a treinar afincadamente a fim de assimilar o que é...jogar no Benfica.

Samaris e Bryan Cristante, médios defensivos, ainda vão dar muito que falar. Quando melhor adaptados e mais conhecedores da manobra da equipa e das ideias de jogo de Jorge Jesus, podem crer que são dois jogadores que elevarão o nome do Benfica a altos…voos.
Não esquecer que ainda vão aparecer Rúben Amorim, Sulejman e Fejsa, quando as suas lesões (graves) estiverem debeladas. Surgirão em grande, acredito. 
Pizzi e Tiago "Bebé", ainda não, ou praticamente, ainda não jogaram. Esperam a sua oportunidade, que acabará por surgir olhando às várias competições em que o Benfica está inserido.

Não querendo desviar-me da minha intenção, e embora deixe correr os dedos pelo teclado, perco-me a olhar para a imagem em epígrafe. Será que estou a ver/ler mal? Não é o nome do Benfica que muitos classificavam como o patinho pobre desta época, que vai à 5.ª jornada, em 1.º lugar, destacado e isolado?

Áh pois é. Dói não dói?

Claro que sei que o campeonato só agora começou e muita tinta irá correr até ao final. Mas também sei que o Benfica tem uma grande equipa e não serão os arautos da desgraça que o derrubarão de ânimo leve. 
Terão que suar as estopinhas, fazer rezas, acender velas aos diabos do além, e mesmo assim, não será fácil, ou melhor, não conseguirão vencer - fazer cair - aquele que é simplesmente o maior e mais belo clube do mundo: Sport Lisboa e Benfica.

Candeia que vai à frente ilumina duas vezes. Diz o ditado e eu acredito nele. Assim sendo, podem baixar as farpas que atiram ao Benfica, e bem de pé, olhar em frente, digam e gritem, sem qualquer receio ou pudor: O CAMPEÃO VOLTOU.

VIVA O BENFICA SEMPRE
.

domingo, 21 de setembro de 2014

Benfica vs Moreirense

Benfica  3  * 1 Moreirense
.
Árbitro: Luís Ferreira ( AF Braga )
Árbitros assistentes: Nuno Eiras * Luís Cabral
Árbitro ( 4.º): André Narciso
Observador: Carlos Coelho
Delegados: Esmeraldo Augusto * Rui Mourinha

Transmissão: BTV1

Constituição das equipas:

BENFICA: Júlio César; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu; Salvio, Samaris, Enzo Pérez e Gaitán; Talisca e Lima

Suplentes: Artur, César, André Almeida, Ola John, Pizzi, Tiago, Derley.

Marcaram: Eliseu, 69m, Máxi Pereira 77m; Lima (gp) 83m

MOREIRENSE: Marafona; Paulinho, Marcelo Oliveira, Danielson, André Marques; Filipe Melo, André Simões e Vítor Gomes; João Pedro, Alex e Arsénio

Suplentes: Gideão, Anilton, Diogo Cunha, Jorge Monteiro, Cardozo, Luís Aurélio e Gerso

Marcou João Pedro: 17m

Uma 1.ª parte para esquecer. Jogadores do Benfica lentos, sem ideias, jogadas permissivas e  previsíveis, mal a defender. 

Uma 2.ª parte extraordinária do Benfica. Aumentou a velocidade, as triangulações tornaram-se mais eficazes, jogadores em movimento total, o que culminou com uma reviravolta notável no resultado
Lima finalmente, doze jogos depois, voltou aos golos. 
Muito tem lutado a fim de matar o jejum. Espera-se que o golo de hoje o lance finalmente para uma época que queremos seja brilhante

Notável o apoio dos benfiquistas presentes no Estádio e que eram cerca de 40 mil.

Mesmo a perder e a equipa a jogar menos bem, disseram presente. Louvável sem dúvida. Puxaram e de que maneira pela equipa sendo a vitória uma grande parte deles.

Derley entrou muito bem no jogo. Activo, rápido, mexeu com a frente de ataque da equipa.

Júlio César não teve muito trabalho no dia da sua estreia. Esperam-se outros jogos mais complicados a fim de aferir a sua forma actual.

Exibição super positiva de Enzo Perez. Simplesmente fantástico.

VIVA O BENFICA SEMPRE
.

.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

José Mourinho: A falta de carácter numa personalidade vaidosa e arrogante.

Habituei-me ao longo dos anos a admirar José Mourinho. Grande treinador, um ganhador por onde tem passado, homem culto com curso superior.

No entanto, como todos os seres humanos menos preparados intelectualmente, existe um dia em que, se cai do pedestal. Foi o que aconteceu com José Mourinho. A mania da superioridade  cegou-o. Foi traído pela vaidade. Esqueceu-se da palavra respeito.

Disse há relativamente pouco tempo que o jogador do Benfica, Talisca, estava referenciado e só não estava a jogar em grandes clubes ingleses porque não tinha – ou não lhe haviam passado – licença de trabalho.

Talisca jogava no Bahia - Brasil. Tem 20 anos de idade.

Posto perante as declarações de Mourinho, Jorge Jesus disse: Conheciam tanto o "Talisca como eu o D´Artagnan". 

Sabemos que Jorge Jesus não é doutorado em letras. Mas sabemos que é superiormente doutorado em futebol.
No caso em concreto, nunca se referiu ao Mourinho mas sim aos Ingleses. Conheciam -  eles – plural. Não disse que conhecia D. Artagnan, mas sim o contrário.

José Mourinho, entrevistado por um jornalista da TVI, vem agora responder de forma torpe, mal educada, intelectualmente falhada,  não se coibindo de falar no seu estatuto de curso superior:

«Vou ser mais explícito para os menos inteligentes perceberem claramente. O Benfica tem boa estrutura de observação, com gente que conheço bem, um presidente ´chapeau´, por ter essa capacidade de dar ao treinador bons plantéis e bons jogadores. Mas não gostei de ouvir um colega de profissão ter duvidado das minhas palavras. 
Fico, todavia, contente por perceber que ele lê Alexander Dumas, ao contrário de mim. Limito-me a ler, quando posso, a gramática portuguesa, para um dia não me acusarem de andar aos pontapés com ela. Parece que é íntimo com o D´Artagnan, ele anda a ler Dumas. 
Eu limito-me à minha identidade. Não leio Dumas. Tenho uma vida diferente, um nível cultural diferente, procuro educar-me e procuro um dia não ser acusado de andar aos pontapés ou de andar a agredir a pobre da gramática.

- Vergonhosas palavras, acrescento eu   - 

Mourinho diz que o Chelsea já segue Talisca há dois anos o que sinceramente não acredito. Possivelmente ninguém acredita.

A má educação ou boa educação não está no "canudo" que se tira. Está sim, na personalidade e carácter de cada um. Agora pensem.

Qual a opinião dos benfiquistas sobre isto?
.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Nuno Farinha o anti-benfiquista primário


Nuno Farinha é treinador adjunto do jornal diário desportivo Record. Este jornalista escrever em 20 de Julho na sua conta no Twitter que, o jogador Talisca,  era uma banalidade como são qualquer jogador indicado por Jorge Jesus.
Cerca de dois meses depois escreve que Talisca é um grande jogador, dando os parabéns a quem o descobriu para o Benfica.
Por aqui se pode aquilatar do quanto alguns jornalistas – a ser isto verdade – esbarram na tristeza das suas próprias palavras.

Triste, muito triste.
.

domingo, 14 de setembro de 2014

Andreas Samaris...Mais uma estrela nos Céus da Luz...

Estou habituado, pelos longos anos de benfiquista, a ver o glorioso ter exibições em dias/noites, de grande sucesso. Os chamados jogos à Benfica. 

Claro que uns mais que outros, nos ficam na retina, muitas vezes não só pelo resultado, mas também, pelas incidências do próprio jogo, novas performances de jogadores, em particular daqueles que se estreiam de águia ao peito, ou são novos no clube, desconhecendo por isso, muitas das formas de jogo, que o treinador quer na equipa.
Estou a falar no concreto no jogo de Setúbal em que o Benfica ganhou de "manita" ( 5 – 0…) ao clube local. Exibição eficaz, segura, madura, competente.

Esteve em destaque, concordo na íntegra, Talisca. Pelo que jogou, pelos 3 golos que marcou, pela alma deixada sobre o terreno, que cada vez agrada mais e merece o aplauso dos benfiquistas. Poderia e, se calhar deveria, ser esse ( Talisca ) o motivo deste meu texto. Mas não é…

Quero falar de Andreas Samaris, internacional grego, de 25 anos de idade, o qual foi uma das figuras deste jogo, não esquecendo que foi o seu jogo de estreia com o Manto Sagrado vestido.

Entrou de inicio, algo apático, mas logo sacudiu o nervosismo inicial – muitos nem notaram que existiu – pegando  no jogo de forma admirável fazendo, na minha ótica, rapidamente esquecer os nomes de Matic, que já partiu, ou de Fejsa, que se encontra lesionado, e que só voltará em Fevereiro ou Março, à competição.

Jogador fortíssimo no 1x1, tanto a defender como a atacar, confere segurança tanto ao centro do terreno como no aspecto defensivo.
Integrou-se com facilidade na manobra da equipa, ganhando quase por completo os duelos corpo a corpo, com raríssimas excepções, que é normal sempre acontecerem.

Jogou/Joga simples e eficaz. Correu durante o jogo quase 12 kilómetros ( 11,65…), o que mostra bem a sua invejável condição física e disponibilidade ao jogo, em prol do colectivo, actuando como médio-defensivo, sendo um bom intérprete das ideias de Jorge Jesus, no que concerne à manobra da equipa.

Senhor do jogo, bom controlo de bola, passe quase sempre ao 1.º toque, de forma directa e segura, tendo com destinatários preferencialmente Gaitán e Enzo Perez, fazendo com que, a equipa se sentisse positiva, com sentido de ataque, aceitando e merecendo a confiança de todos os companheiros de todos os sectores.

André Almeida encontra-se com um jogo de castigo não podendo por tal facto jogar na próxima Terça.-Feira, com o Zenit, no Estádio da Luz, para a Champions League.
Jogará certamente Samaris. Penso mesmo que jogaria sempre, mesmo que André Almeida pudesse jogar. O seu jogo eficaz e confiante, merece que essa situação, de titular na equipa, se mantenha. 

Jorge Jesus, profundo conhecedor, como pouco ou raros, na questão da avaliação de jogadores, não deixará de motivar e aconselhar Andreas Samaris, a fim de que, seja ainda melhor, em cada jogo que se seguirá.

Temos jogador. Temos equipa…O Campeão Voltou.

O que pensam os benfiquistas sobre os factos em apreço?
.

Depois de uns saborosos chocos fritos...



Nada melhor do que aproveitar um domingo tempestuoso no restaurante Benfiquista, acompanhado de tão belas e deliciosas iguarias com as graças dos nossos craques, campeões nacionais em título!

Bom Domingo a todos os Benfiquistas e VIVA AO BENFICA!

sábado, 13 de setembro de 2014

EXCLUSIVO: A entrevista ao interveniente principal no acidente de Franco Jara!



        Esta semana foi notícia de primeira página em alguns dos nossos alegados jornais desportivos o acidente de Franco Jara, atleta a quem desejamos rápidas melhoras após o susto que viveu.

Todos nós vimos, em primeira mão, as fotos do carro preto do Franco Jara – atenção, não confundir com o carro preto que brilha na canção do Jorge Ferreira – que a nossa comunicação social orgulhosamente exibiu, parado a descansar junto ao tronco de um pinheiro, mas visivelmente desfeito.

Uma vez que o BeloVoardaÁguia não pretende ficar atrás da nossa estrondosa comunicação social, que alarvemente deu conta deste tão aparatoso acidente de forma tão bombástica, decidimos entrevistar o interveniente principal no acidente, o dignissimo carro preto de marca Ford, modelo Mustang.

 Após diversos contactos, buscas e pesquisas, o Belo Voar da Águia conseguiu descobrir o poiso do Ford Mustang, que evidentemente mantemos em segredo, por respeito à privacidade do nosso entrevistado, sendo que o mesmo aguarda com expectativa a visita da equipa de peritagem para determinação das causas do acidente, e assim receber a tão desejada alta, e recambiado, provavelmente, para a sucata.

Aqui ficam em primeira mão, as declarações bombásticas do nosso entrevistado:

Redacção (R.). – Caro Ford Mustang, antes das perguntas, o nosso obrigado pela entrevista concedida. Agora ao que interessa, diga-nos como tem conseguido gerir esta fama espontânea causada pelo acidente e divulgada pela comunicação social?

Ford Mustang (F.M.) – brrrrrrrrrrrruuuummmmmmmmm…… brummmm, brruuuummmm……

R. – Hummmm…. Está com dificuldade em desenvolver, compreendemos, as marcas do acidente são bem visíveis! Não deve ser nada fácil estar aqui completamente parado, sem ter a possibilidade de percorrer as estradas maravilhosas que o nosso país proporciona! Mas cá para nós, já tem informações quanto ao seu diagnóstico e prazo para a recuperação total do sinistro ocorrido?

F.M. – Brrrrrrrrrruuuummmmmm….. rrrrrrrrruuuuuuummmmmmmmm…….

R. – Não precisa de assim tão tímido senhor Mustang. Dê voz ao seu rugido metálico. Queremos ouvir esse motor a trabalhar. Mas já que a entrevista não está a ser tão produtiva quanto seria nosso desígnio, quer deixar uma mensagem para os nosso leitores?

F.M. – BRRRRUUUUUUMMMMMMMMMMM……. – durante a resposta reproduzida, garantimos aos nossos leitores que ouvimos um sonoro VIVA AO BENFICA, que partiu do rádio integrado no Ford Mustang, o que nos deixou deveras felizes!


Agradecemos as palavras endereçadas pelo Ford Mustang, o carro preto mais famoso de Portugal, e obviamente, um adepto indefectível do Benfica!

E Viva ao Benfica!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Setúbal vs Benfica


Setúbal  0  * 5 Benfica
.
Árbitro: João Capela ( AF Lisboa )
Árbitros assistentes Ricardo Santos * Tiago Rocha
Árbitro ( 4.º ) :Rui Rodrigues
Observador: Albano Fialho
Delegados: Albertino Galvão * Pedro Murcela

Transmissão: Sporttv1

Constituição das equipas:

V. SETÚBAL: Lukas Rader; Pedro Queirós, Frederico Venâncio, Miguel Lourenço e Advíncula; João Schmidt, Dani e Miguel Pedro; Zequinha, Giovani e Manu.

Suplentes: Ricardo Batista, Erickson, Ponce, Vinícius, Lupeta, Ney santos e Forbes.

BENFICA; Artur; Maxi, Jardel, Luisão e Eliseu; Samaris e Enzo; Salvio e Gaitan; Talisca e Lima.

Suplentes: Paulo Lopes, Lisandro, Derley, Ola John, Cristante, Tiago e André Almeida.

Marcaram: Salvio, 10 m: Talisca 38m: 43m; 54, Ola John 75m

Grande jogo do Benfica coroado com a MANITA como se diz em Espanha. Exibição muito boa de todos os jogadores, com realce para Talisca. Que grande jogo fez este jogador. Marcou 3 golos e esteve em outras jogadas de belo efeito
Temos Benfica. Confiemos que o Campeão voltou

Não escrevo mais nada. Estou orgulhoso como sempre fui por ser benfiquista. Estou feliz.

.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Diálogo entre pai e filho, benfiquistas ferrenhos claro!


Após o infeliz empate com sabor a derrota do Benfica perante o Sporting, o petiz frustrado barafusta na sala de estar. Impropérios e homenagens menos dignas aos actos do guarda-redes e do treinador encontram-se na ponta da língua do sofredor adepto benfiquista, mas com a autoridade que lhe é devida o progenitor impõe sua regra:
            “   -  Joel, tento na língua!

            - Mas pai, o Artur????? O Artur nem titular devia ser! Por causa dele, dois pontos perdemos perante uma equipa banal! E a culpa é do mestre da táctica, que nem substituições fez. – retorquiu o miúdo infeliz!

               - Meu filho, constatações à “La Pallice” todos nós fazemos após a conclusão do jogo. Mas antes do jogo, a escolha era a seguinte: apostar num guarda redes recém chegado, sem sabermos se teria ritmo de jogo e desmoralizar o titular, ou manter a aposta no titular que ainda não havia sofrido golos em jogos oficiais? Para todos nós, a escolha seria fácil, Artur nunca mais! Para um homem que treina todos os dias um conjunto de egos a escolha é tudo menos fácil, mas sim uma decisão de efeitos imponderáveis!

            - Ainda se tivéssemos no plantel o Oblak, Garay, Siqueira, Matic, André Gomes, Markovic, o Rodrigo e o Cardozo o Benfica teria goleado a equipa do Sporting! Mas desfizemos uma equipa campeã! E depois, andamos a oferecer as nossas pérolas da formação como o Bernardo, o Cavaleiro e o Cancelo e a emprestar jogadores com a qualidade de Djuricic! 

            - E se o Benfica tivesse ainda o David Luiz, o Ramires, o Javi Garcia, o Witsel, o Di Maria, o Pablo Aimar, o Saviola, meu filho??? O que faríamos a jogadores como Garay, Markovic, Rodrigo, André Gomes, Bernardo, Cavaleiro, entre muitos outros???? Apesar de não gostarmos, o mundo do futebol é movido por interesses que agradam mais à carteira dos seus agentes, do que ao comum adepto, movido ao amor que sente pelo clube! E por isso meu querido filho, é comum o nosso campeonato ser considerado um campeonato periférico, no qual residem pérolas que os tubarões europeus conseguem aliciar com mais e melhores argumentos financeiros. E assim, vemos partir os nossos melhores jogadores! Mas todas as épocas o Benfica tem conseguido encontrar novos jogadores que com o decorrer da época conseguem arrebatar o mais céptico dos adeptos. Quanto aos jogadores da formação emprestados, não tenho opinião formada, filho. No entanto, creio que seria muito grave para os nossos jovens ficarem parados a apodrecer no plantel principal, por isso, precisam de experimentar novas realidades, crescer, evoluir, amadurecer! Além disso, novos talentos já nos fazem suspirar na equipa B, como o Júnior Gonçalo Guedes, e o menino João Teixeira, e outros que se querem mostrar. Mais do que chorar os que perdemos, devemos aprender a valorizar quem cá fica! E lutar pela vitória no campeonato, até ao fim!

            - Não sei se este ano assim será pai! Não creio que seja com os jogadores contratados que lá vamos. Só nesta pré-época contratamos o Candeias, o Pawel, o Kevin Friesenbichler, Benito, César, Derley, Luís Filipe, Anderson Talisca, Victor Andrade, Djavan, Eliseu, Bebé, Júlio César, Samaris, Cristante, Dolly Menga. Tanto dinheiro gasto e alguns já receberam guia de marcha! E ainda falam de mais um avançado, o Jonas! Parecemos um entreposto comercial, porra!

                 - Joel, já te avisei antes, cuidado com a tua língua!

                 - Ohhhhh pai…. Eu não… eu não…

            - Só te peço para não seres mal-educado! Mas compreendo o teu ponto de vista, meu filho! Contudo, há que perceber que alguns jogadores estão na equipa B, como o Pawel, o Kevin, o Menga e o Victor Andrade. São jogadores em quem se deposita esperanças no futuro, apesar de Kevin ter forçado a saída para outros destinos e espero que consiga valorizar-se! Luís Filipe, é realmente um erro de casting, meu filho, mas reconheço potencial a Benito, César, Bebé, Derley e quero que cresçam com a equipa ao longo do ano! Eliseu agarrou o lugar e mostra ser verdadeiro reforço Joel. Talisca é daqueles jogadores que não caiu no goto dos adeptos, por isso, muitos o contestam. Mas ele tem crescido de jogo para jogo, e mostra ter valor. Júlio César, penso que terá a oportunidade de brilhar e ocupar o lugar de Artur, sendo o reforço desejado para a época, enquanto que Samaris será outra opção credível para o meio campo, mas cujos jogos a titular aguardo para aferir do seu valor, e o mesmo digo quanto ao miúdo italiano, mas acho que Cristante será o novo projecto de Jesus para um meio campo de futuro! Mas no fim do campeonato, veremos se todos os jogadores contratados são flops, ou revelam-se antes artistas que honram o manto sagrado, meu filho!

               - Pai, tu realmente tens muita fé numa boa campanha do Benfica, não tens?

               - Claro que sim, meu filho, afinal de contas nós somos os campeões nacionais em título!  E se não formos nós, quem será? Lembra-te há um valor fundamental no amor ao nosso clube…

            - Ai sim, pai… qual?


            - Benfica, meu filho, Benfica!”

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

No Benfica trabalha-se...com verdade e caminho certo.


Encarnados resgatam passes de jogadores ao Benfica Stars FundRedação

O Benfica readquiriu a totalidade dos direitos de jogadores como Nicolas Gaitán, Franco Jara e Rúben Amorim, que estavam parcialmente cedidos ao Benfica Stars Fund, fundo que cessa atividade no final do mês.

Em comunicado enviado à CMVM, a SAD dos encarnados deu conta de ter investido um valor superior a 28,9 milhões de euros para adquirir 85 por cento das unidades de participação do Benfica Stars Fund.

«Tendo em consideração que o referido Fundo terminará a sua atividade a 30 de Setembro do corrente ano, e que o referido fecho implicará a distribuição de parte dos direitos económicos dos atletas detidos pelo Fundo por terceiras entidades, existe um interesse estratégico por parte da Sociedade em recuperar os referidos direitos económicos, de forma a evitar a sua dispersão», pode ler-se na mesma nota.

«Com esta aquisição, a Benfica SAD passou a controlar a totalidade dos direitos económicos dos atletas que compunham a carteira de jogadores do Benfica Stars Fund a 31 de Julho de 2014, à exceção dos atletas Nélson Oliveira, relativamente ao qual só controla 70 por cento dos direitos económicos, e Urretaviscaya, que rescindiu o contrato de trabalho desportivo no passado dia 1 de setembro», conclui.
...................................
Pois é. Por vezes até me parece impossível como ainda existem benfiquistas que duvidam da direcção do Benfica e de toda a estrutura como se no Benfica não se trabalhasse diariamente em prol do clube. No entanto, embora não concorde, respeito quem pensa assim. É uma opinião e nada mais.

Como se pode aquilatar pela noticia em epígrafe, o clube não olha a meios no intuito de estabilizar o clube, levando a que caminhe na direcção certa.

O que pensam os benfiquistas nos factos em apreço?
.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Benfica...Enzo Perez... Nico Gaitán ... e o "pão" que alimenta os "infiéis"...

Muito se falou no defeso na saída de Enzo Perez do Benfica tendo como provável ( certo para alguns…) destino o Valência de Espanha.

Foi insistentemente chamado de forma inequívoca, clara, e até porventura “fora dos conceitos desportivos e educacionais da Uefa”, por Nuno Espírito Santo, treinador daquele clube. 

Era para muitos sapientes da causa desportiva um dado adquirido. Lagartos e Outros batiam palmas de felizes. Sorrisos abertos, alegria evidente. 

Existiam ainda conversas de bastidores que davam como garantida a saída também de Nico Gaitán. 

Assim se desfazia uma equipa campeã, olhando a outras saídas então verificadas. O Benfica havia acabado, certamente que iria jogar o presente campeonato com uma única preocupação: Não descer de divisão. Enganaram-se tremendamente os pestilentos e más línguas.

Acontece que nenhum dos atrás referidos, saiu. Por incrível que pareça, o assunto Nico Gaitán – depois do jogador dizer em directo numa entrevista na Tv que ficava muito feliz no Benfica – foi fechado, não se voltando a falar, pelo menos de forma visível, na sua "falhada" – porque para muitos era certa – saída.

No entanto, o affaire  Enzo Perez continua na ordem do dia. Não há jornal desportivo que não fale todos os dias no seu nome. Hoje, até o seu empresário, Juan Pablo Rossi, vem dizer que Enzo ficou frustrado por não ter saído para o Valência, embora agora esteja focado no Benfica.

Acredito que o Valência pagasse muito mais ao jogador considerando o que ganha no Benfica. Mas pergunto?

- Não é proibido pela Uefa que um clube converse com um jogador ou seu representante sem que tenha autorização do seu clube actual?
- Teria o Benfica autorizado conversações entre o Valência e o jogador ou seu representante, antes das partes ( clubes) terem chegado a um acordo final?
- Se não houve autorização por parte do Benfica – como acredito que não tenha havido – como sabe o empresário do jogador que o Valência lhe oferecia um contrato milionário?

No Benfica trabalha-se arduamente e profissionalmente nos interesses do clube. Não será qualquer empresário, treinador, jogador, ou seja lá quem for, que determina qual o jogador que sai e/ou entra no clube. É esta a minha asseveração.

Recordo que, durante o Mundial no Brasil, Enzo Perez entrevistado na Tv, quando indagado sobre o assunto, respondeu que estava muito bem no Benfica, pois até tinha renovado o contrato antes de ir para o referido Mundial. Pareceu-me porque vi e ouvi que o havia dito com convicção.

Sei por experiência de vida que, o que hoje é mentira, amanhã é verdade e vice-versa. É uma verdade indesmentível. Mas ...

Acredito que Enzo Perez como grande profissional, e atleta responsável que é, ficou no Benfica por gosto, determinação e vontade de continuar a brilhar de águia ao peito por todos os relvados do mundo.
Acredito que, deixará em campo, tudo o que tem de melhor dentro de si, e não jogará de forma alguma mostrando frustração ou outra coisa qualquer. 

O seu empresário deveria pensar bem e não vir para a praça pública com ditos e mexericos mais parecendo mensageiro de outras vozes, outras vontades, outros interesses clubísticos.

Fala-se que em Janeiro próximo, se voltará a falar na saída do Enzo. De certeza absoluta que se voltará a falar da saída, não só do Enzo como de toda a equipa do Benfica. Até temo que a partir de Janeiro tenhamos que jogar o resto do campeonato e de outras competições em que o Benfica esteja inserido, com a equipa B e/ou, como alternativa, a equipa de juniores. 
A marca Benfica é o "pão" que alimenta os jornalistas e afins. Sabemos disso. 

Fala-se insistentemente, notando-se entre linhas, alguma critica de sábios "doutos" desportivos, que Franco Jara não foi inscrito na Champions Legue, como se isso fosse num crime lesa-futebol e Jorge Jesus fosse o mandante/responsável, de tão atroz decisão, como se essa não fosse pensada, e devidamente determinada em prol dos superiores interesses do clube. 
Fejsa, Rúben Amorim e Suljemani, também não foram, mas estes por lesão que se teme que seja prolongada, não havendo por aí grandes criticas, mas mesmo assim não deixam de ser "lembrados".

Mas o engraçado é que num clube do Norte, sito no Porto, não foram inscritos quatro, repito quatro, das contratações feitas esta época, e o silêncio sobre o assunto, é ainda pior que caminhar no escuro. Neste, ainda se vislumbram sombras. No silêncio sobre a não convocação desses jogadores, praticamente é assunto tabu, nos meandros jornalísticos. A quem interessa esse silêncio? Será que alguém o consegue explicar? Se calhar…não.

E assim se vive o dia a dia dos sabichões das causas desportivas em geral, e em particular do mais belo clube do mundo: Sport Lisboa e Benfica

Mas nós gritaremos bem alto ao mundo desportivo

VIVA O BENFICA ... SEMPRE MAS MESMO SEMPRE

O que pensam os benfiquistas sobre os assuntos em questão?
.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Destino marcado: O Benfica tem não sei o quê...

........................................

O Benfica tem não sei o quê
Que prende o coração da gente
Por tudo o que já fez
Um tudo que a gente sente
O pouco que ainda não fez
Lágrimas, alegrias, símbolo talvez
Faz-nos amá-lo eternamente

Tinha o destino marcado
Pois logo de pequenino
Foi meu destino abençoado
Por essa felicidade que traduz
Que ilumina o meu caminho
Contigo nunca me senti sozinho
Benfica áurea de luz
Estás no meu coração guardado

Como posso viver triste
Quando dentro de mim persiste
O Benfica, luz da minha alegria
Minha alma sempre resiste
Numa felicidade comovente
Até quando a saúde não existe
Benfica tem não sei o quê
Que prende o coração da gente
.........................................
Destino marcado. Um fado cantado por muitos fadistas, sendo um dos últimos, Ricardo Ribeiro, a quem agradeço a inspiração e o devido respeito pelas alterações que fiz.
Espero que gostem

Viva o Benfica sempre
.............

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Benfica...Hoje é o 1.º Dia...

Sabemos que o Benfica não é um clube qualquer. Não representa o País, tanto interno como nas suas redondezas, mas sim, representa o País no Mundo/Universo desportivo.
Tem a maior massa associativa e adepta do País, quiçá inigualável por mais  nenhum outro clube no mundo. Não, não é exagero. 

O Benfica mexe com os corações das pessoas, até com aqueles que por erro do destino, não nasceram ou não, por inteligência, aprenderam a ser gloriosos, e até vaidosos por poderem livremente gritar o seu orgulho de ostentar na alma o símbolo sagrado do nosso Sport Lisboa e Benfica. Acredito que hoje será o 1.º dia de mais uma época risonha.

Somos adeptos ( e sócios) exigentes. Claro que somos. É que estamos habituados, desde sempre, a ver o Benfica passear classe através dos seus jogadores, pelos quatro cantos do mundo. Como tudo na vida, nem sempre, com maior ênfase nos últimos anos, assim tem sido.
Aconteceu o descalabro de há duas épocas que ameaçou fazer do sofrimento clubístico quase uma cruz de dorido carregar.
A direcção e equipa técnica do Benfica sentiram, talvez até mais que todos, o desespero da solidão e do infortúnio. Souberam ouvir os murmúrios de tristeza, arregaçaram as mangas, e partiram num voo, quais águias famintas, na procura dos horizontes que por esta ou aquela situação, não se havia conseguido conquistar

Formou-se uma equipa tremenda em elevada qualidade e espírito competitivo, seguindo as mesmas linhas da época anterior, mas com uma sapiência acumulada por erros que se cometeram, que também os houve.
Conquistou o Benfica tudo o que havia por conquistar a nível nacional. Fomos à final da Liga Europa, que altamente desfalcados ( Enzo Perez, Markovic, Ljubomir Fejsa, Salvio) disputámos com galhardia. 
Não ganhámos, é um facto, mas ficou em nós o sabor amargo de que o árbitro não foi totalmente isento, mormente numa grande penalidade existente sobre o Lima, que não foi assinalada, bem como, no fechar os olhos à forma como o guarda-redes do Sevilha - Beto - defendeu de forma irregular as grandes penalidades.

Estavam criadas as bases do sonho de todos os benfiquistas. Muito se festejou, muita alegria, fazendo com que as expectativas fossem elevadas ao máximo para a futura época, que está a decorrer.
Saíram jogadores importantes, tais como Oblak, Garay, Oscar Cardozo, Markovic, Siqueira ( estava emprestado), Rodrigo e André Gomes, que haviam sido vendidos em Janeiro último. 
Fejsa lesionado tarda em reaparecer, o que só acontecerá para Fevereiro ou Março próximo. 
Sem dúvida, muitas saídas deveras importantes e, algumas, muito complicadas e difíceis de colmatar.
Viu-se saírem por empréstimo Djuricic, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, entre outros. Acredito que foram empréstimos pensados, discutidos, e por união de complemento benfiquista, decididos.

Desde o final da última época, e principalmente ontem, falou-se de uma forma intensiva nas saídas de Gaitán e Enzo Perez. 
Muito escreveram os sábios da escrita que Enzo Perez já estava vendido ao Valência, inclusive o treinador ( Nuno Espírito Santo) daquele clube e alguns jogadores, também desse, por palavras encomendadas ( Jorge Mendes?...) não se cansaram de desejar as boas vindas ao jogador, como se fosse um dado adquirido. O certo é que mexeu e muito com a alma benfiquista.

Sentiu-se entre os benfiquistas que o desânimo estava presente. Desejou-se arduamente e nervosamente que chegassem as 24H00 do dia 01SET2014, altura em que fechavam as compras e cedências de passes de jogadores.

Durante o dia, nos jornais e em praticamente todos os canais de notícias, falou-se mais de 1000 vezes no nome: Enzo Perez. Não quero ser mauzinho, mas chegadas as 24H00, até me pareceu ver estampado no rosto de alguns comentadores e apresentadores, o desalento por, Enzo Perez ter continuado no Benfica.

Sim meus amigos Enzo Perez não saiu, continua de águia ao Peito, tal como, Nico Gaitán, para felicidade dos benfiquistas. 
Estes jogadores sempre disseram que queriam continuar no Benfica. Sabemos que os euros são muito bonitos, necessários, e que convencem até os mais cépticos, mas a verdade é que continuam connosco.

Estas foram sem dúvidas as melhores “aquisições” do Benfica para a época decorrente, não tenhamos dúvidas algumas. Os aziagos tremeram, os nervos de desalento entraram em seus corações. Temos pena. 
O Benfica está vivo e pronto a assumir todas as suas responsabilidades e continuar a dar alegrias enormes aos benfiquistas, como enorme é o Amor que sentimos pelo clube.

Luís Filipe Vieira é um presidente que pode não ter o dom da palavra que têm ( ou não…) os catedráticos, mas uma verdade é que vive o Benfica, provavelmente 24 horas por dia.


Num esforço tremendo que sabemos o Benfica está a fazer, a nível económico, contratou vários jogadores, tais como César, Talisca, Eliseu, Júlio César, Samaris, conseguiu mais uma época de empréstimo de Silvio,  e por último Bryan Cristante ( entre outros de somenos nome…),  que embora uns mais que outros, no imediato, vêm trazer pulmão e classe ao Benfica. 
Sabemos que Rúben Amorim sofreu uma grave lesão. Voltará um dia decerto mais forte, mais robusto e ainda com maior vontade de dar o contributo à equipa, tornando-a ainda mais capaz e vencedora.

Não veio um avançado chamado de “matador”. Ao que se sabe, ou julga saber, Campbel queria vir para o Benfica. Chegou a ser noticiado inclusive que chegaria por empréstimo. O Arsenal decidiu à última hora que o jogador não sairia. Ponto final. Não se fala mais nisso.
Confiemos que, Bebé, Derley, Talisca, Lima, jogadores que jogam na frente de ataque, vão conseguir adapta-se ao clube – aqueles que chegaram esta época – assimilar as ideias de Jorge Jesus, treinador do Glorioso, e vão conseguir fazer esquecer um outro qualquer jogador que porventura agora se tenha falado

Temos um jogador muito importante para o nosso clube. De nome simples mas que tem de andar presente no coração e na Mística benfiquista. Tem o nome de…APOIO.
É um nome até engraçado mas que será talvez o “jogador” mais importante que o Benfica pode ter. Todos nós temos que ter e sentir dentro da nossa vontade e espírito, esse nome: APOIO.

Um APOIO incondicional, que tem que estar presente nas horas boas e menos boas. Claro que se pode e deve criticar. Mas saibamos criticar, pela ordem construtiva, e NUNCA pelo contrário. Quem nos regrida e puxe para o negativo já temos os anti-benfiquistas, quais serpentes venenosas que só não nos mordem a fim de nos derrubar, se todos nós formos unidos, e fizermos do “jogador” APOIO, o mair e mais eficaz na luta tremenda que vamos ter esta época contra TUDO E CONTRA TODOS.
Acredito no Benfica. Acredito na direcção e equipa técnica. Acredito nos jogadores. Acredito no “jogador” APOIO que enraizará em todos os gloriosos benfiquistas. 

Benfiquistas falem do que pensam de forma séria, isenta e personificada, como é apanágio de todos os gloriosos.

NUMA SÓ VOZ GRITEMOS BEM ALTO: VIVA O BENFICA
.