segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
JÁ É MEIA NOITE?
domingo, 30 de janeiro de 2011
Bwin Cup = Taça da Liga - Grupo B
A brincar se dizem VERDADES
Queixam-se os responsáveis do clube da arbitragem. Até poderão ter razões de queixa.
Só que a questão fulcral não são as arbitragens no que concerne ao estado que me parece caótico do clube.
Se calhar noutro contexto até desejaria que o Sporting acabasse de vez.
Só que e olhando à estrutura mafiosa que gere actualmente o futebol, tenho pena que o Sporting se tenha aliado ao clube de Palermo e isso acabará por mais tarde ou mais cedo, o levar à extinção como grande clube que dizem ser. Continuará a existir, mas nunca mais será a mesma coisa, se não “arrepiarem” caminho.
Vejam-se os casos do Salgueiros, Boavista e Belenenses. Fizeram alianças com o “POLVO”, num claro intuito de fortalecer o Norte contra os clubes do Sul, e o seu "fim" foi uma questão de (pouco) tempo.
sábado, 29 de janeiro de 2011
As VERDADES da MENTIRA
Agradecimento * Amizade
Existe quem não acredite na amizade. Outros não a entendem embora acreditem nela.
Sinto-me um felizardo na vida no que concerne à amizade.
EU SOU BENFICA, é um homem da Gloriosafera, que por enquanto não conheço pessoalmente, mas que acabou por me dar (por nos dar) uma das provas mais fortes, quiçá uma enorme “lição” do que é a amizade desinteressada, amiga, fortaleza de caráter, sentimentos de alma gloriosa, entre outros adjectivos que possam glorificar a elegância de um ser humano
A PROVA está à frente dos vossos olhos. Foi ele quem, com muitas horas de trabalho árduo, apenas e só dando seguimento à sua capacidade de bondade de coração, fez este FANTÁSTICO TRABALHO de DESIGN que vêem do “NOVO ROSTO”, deste cantinho, obelovoardaaguia.
Acredito que o EU SOU BENFICA, pela sua natureza até vai ficar aborrecido comigo pois sei que ele dispensava este meu agradecimento público.
Mas eu não conseguiria guardar apenas para mim toda a alegria e felicidade que senti ao ver logo pela manhã a “CARA NOVA” do Obelovoardaaguia, sentindo a necessidade, porque a merecem, de a compartilhar convosco.
Fiquei fascinado. Estou muito feliz.
Ao impagável, EU SOU BENFICA, benfiquista do MUNDO, quero aqui deixar expresso o meu mais sincero e sentido AGRADECIMENTO.
Obrigado, muito obrigado, eternamente “voarás” nas asas do Obelovoardaaguia.
Aquele abraço
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Remodelação do blog.
Benfica: Decisão da coragem e ... competência
David Luiz é um “miúdo”, profissional de futebol, que ama o Benfica.
Compreendo-o perfeitamente e por isso ainda lhe dou mais valor olhando que, nunca se ouviu uma palavra da sua boca, que não fosse para elogiar o Benfica, clube que, NUNCA mostrou vontade de abandonar.
Todos os benfiquistas sabem que um dia vai partir. Mas cada vez que olharmos para aquele braço esquerdo e virmos como capitaneia o Sport Lisboa e Benfica, sentiremos no coração a alegria de ver como é grandiosa e "apaixonada" a sua interligação com o Universo benfiquita e como sente na alma a Mistica, e bem acesa no coração, a chama imensa do nosso clube.
Realço o sentimento do jogador, mas não posso deixar de escrever uma linhas sobre Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.
Não me recordo de alguma vez um presidente de um clube, e não só português, ter resistido com coragem, contra os média e contra todas as vontades, à venda de um jogador, perante o assédio de um colosso europeu.
O Chelsea, um clube poderoso a nível de euros e não só, propriedade do multimilionário russo, Roman Arkadyevich Abramovich, teria pensado que vindo a "correr" mostrar umas notas do Banco Central Europeu (ou outro), aos dirigentes do Glorioso, Luís Filipe Vieira, ficaria “adormecido” e venderia o passe do jogador sem qualquer problema.
Carlo Ancelotti, treinador do Chelsea também um fervoroso adepto, admirador confesso, da forma de jogar do David, também parecia alinhar pelo mesmo diapasão. Reparem que, ao que consta, até se adiantaram, tal era a confiança, como se estivessem a negociar com algum clube mendigo, e solicitaram uma autorização de contrato de trabalho para o David Luiz, que a Federação Inglesa, autorizou.
Resisistir como resistiu Luís Filipe Vieira, mostrando ao MUNDO que os jogadores do Benfica não estão em saldo e, querendo algum, têm que pensar que o Benfica, mesmo sendo um clube do Povo, tem a honra e a dignidade, quiçá igual, para não dizer superior, aqueles clubes que “nadam” em dinheiro, e só vende como entende, e não como os OUTROS querem que venda.
Eis os comunicados:
«As negociações entre a Sport Lisboa e Benfica – SAD e o Chelsea F.C, com vista a eventual transferência do atleta David Luiz, concluíram-se no dia de hoje sem que as partes tenham alcançado um acordo.
A Sport Lisboa e Benfica – SAD está satisfeita por poder manter nos seus quadros um atleta com a qualidade desportiva e moral revelada por David Luiz.
Ao contrário do que algumas notícias sugeriram nos últimos dias, David Luiz nunca forçou a sua saída, é um profissional exemplar, digno da camisola que veste».
CMVM informada
«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que não chegou a acordo com o Chelsea Football Club para a transferência dos direitos desportivos e económicos do atleta David Luiz Moreira Marinho, encontrando-se neste momento o processo negocial encerrado.
O MAFIOSO PERDEU EM TRIBUNAL...FORA DE PALERMO, É CLARO!!!
O antigo vogal do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) João Carrajola de Abreu foi hoje absolvido no processo que lhe foi movido pelo FC Porto, que anunciou ir «recorrer».....estes trastes mafiosos andam sempre aa morder nas canelas às pessoas de bem e a incomodar os tribunais.....é a arma dos coberdes!!!
Na entrevista ao diário desportivo, a 13 de Novembro de 2008, o arguido falou da polémica reunião do organismo de 5 de Julho do mesmo ano.....e falou muito bem nesse entrevista..pôs a nu os propósitos corruptos do Gonçalo Mugabe Pereira que queria - e conseguiu - branquear as corrupções do Conselheiro Matrimonial de árbitros e do seu clube da fruta.
Nesse encontro, o CJ da FPF confirmou a despromoção do Boavista à Liga de Honra, manteve a suspensão de dois anos ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e a subtracção de seis pontos aos portistas, no âmbito do processo Apito Final.....eheheh....e isso era o que o tal MUGABE não queria...
João Carrajola de Abreu referiu, na entrevista, que «Gonçalves Pereira (então presidente do CJ da FPF) estava a agir não apenas por ele», quando tentou afastá-lo da votação sobre os recursos do Boavista e do presidente do FC Porto das decisões do Apito Final «por suspeição nos processos, alegando incompatibilidade de funções».....pois era...queria afastá-lo porque este Abreu não estava a fim de comer naquela gamela mal cheirosa.
«Foi estratégia combinada com o Boavista e o FC Porto, com o propósito de alterar o sentido de voto dos acórdãos sobre os recursos das decisões da Comissão Disciplinar (CD) da Liga em declarar a despromoção do Boavista e punir Pinto da Costa por tentativa de corrupção», disse, então....foi sim senhor....até usaram a torpe, suja e avacalhada ameaça de não emprestarem o PITBUL ao Setubal, caso este Abreu (que é de Setúbal) não entrasse nos carris corruptórios e mafiosos, em que xafurdam os androides
Foi por causa destas afirmações que o FC Porto processou o antigo conselheiro do CJ, mas o tribunal, através da juíza Bárbara Guedes, considerou que «não se provou que os factos propalados fossem falsos»........Há...grande Barbara...é pena que neste País falido e sem Lei, não hajam mais Barbaras...esta Juíza sabia que este Abreu não estava a mentir....e que os corruptos e que estavam a fugir à verdade como sempre e desde que nasceram.....estou pasmado com esta juíza.
A sentença lembra que «cabe à acusação fazer prova da inexistência de boa fé» e, por isso, o arguido saiu absolvido, tal como, aliás, havia pedido o Ministério Público (MP).....estava à vista que a acusação cheirava a metano peidoso...
O MP pediu a absolvição de João Carrajola de Abreu por entender que «não foram provados elementos típicos do crime» e por ter «indícios fortes de que o arguido agiu convicto da veracidade das declarações», o que se enquadra no «exercício legítimo da liberdade de expressão», uma tese que o tribunal subscreveu.....sim senhor....convicto mesmo....isto tudo foi uma fraude, em que o Abreu não alinhou. Honra lhe seja...ainda há homens com H grande no futebol....Haja Deus...Aleluia!!!
«O futebol está doente, isso é o mais importante, e, para o tratar, são precisos todos os homens honrados e os homens honrados não estão necessariamente sempre de acordo», referiu João Carrajola de Abreu, após o julgamento, que decorreu nos Juízos Criminais do Porto.....no Porto, quer dizer em Palermo os Juízes estão cangados e sob a pata mafiosa do Corrupto-Mor que os canga com viagens, cativos, camarotes presidenciais e com mininas aquando das galas para as quais são sempre convidados....honrados ali em Palermo? Nem com uma lupa!!!
O ex-vogal do CJ prosseguiu: «Deixo aqui um apelo a todos os homens honrados do futebol para que depois de amanhã (sábado) se entenderem na Assembleia da Federação, porque gostamos muito de futebol». vai ser difícil ó Abreu....aquele jagunço do lourenço Pinto que comanda a tenebrosa Associação de Futebol do Porto, tem os seus tentáculos mafiosos e as outras associações têm medo do corrupto-mor e peidoso.
Rogério Alves foi o advogado que defendeu João Carrajola de Abreu neste processo e afirmou que «estava à espera» da absolvição do seu constituinte, por entender que «é a decisão mais adequada».....mas que merda de Advogado arranjaste tu ó Abreu??? Tu devias ter era toneladas de razão, porque com esse causidico não ias a lado nenhum...
«A decisão é correcta, muito bem fundamentada e, nesse sentido, vai ao encontro daquilo que era a nossa expectativa», concluiu Rogério Alves....olha meste...tu só és bom a odiares o Benfica, porque de resto és igual ao teu Ceportém...um perdedor. Quemm te safou foi a RAZÃO do Abreu, porque se estivesse a contar com os teus parcos conhecimentos...tá bem tá...
Se este julgamento fosse em Palermo, onde o extremoso esposo da esbelta Filó MANDA, a esta hora o Carrajola de Abreu já estava a ferros e a pão e água!!!
E PRONTO, HEIS O QUE SE OFERECE OPINAR SOBRE ESTA SSSUNTO...DESCULPEM LÁ QUALQUER COISINHA, MAS JÁ SÃO 2:17 DA MADRUGADA E O JOÃO PESTANA ESTÁ A MANDAR-ME PARA A CAMA.
FOI UM PRAZER, ESTAR CONVOSCO!!!
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
As Grandes Escolhas do Benfica (VIII)
Após esta série de textos sobre as Grandes Opções com que o Glorioso, que somos Nós, TODOS, UM, foi confrontado nos últimos anos e que foram o objecto das decisões da Direcção, ainda antes de tentar retirar as minhas conclusões quanto ao percurso feito e à sua validade, parece-me que subsiste uma questão de princípio que não pode deixar de ser discutida, sob pena de “excluirmos” deste debate muitos Companheiros que sempre defenderam uma outra estratégia: discutamo-la, então …
A “Guerra ao POLVO” – já vem atrasada, ou ainda não chegou a hora?
Que ninguém se iluda e ainda que eu use as aspas quando escrevo a palavra “Guerra”, estou, de facto e como pedem muitos de Nós e há vários anos, a falar de um combate sistemático e em todas as frentes possíveis contra todos os “braços” que formam essa coisa que subverteu o Desporto em Portugal e que Nos tem como alvo: com o próprio crac e o olibeiredo à cabeça, sim, mas não esquecendo a Liga, a FPF (e algumas outras Federações), a amestrada da mérdia e, até, boa parte do aparelho político e judicial, forçando uma reformulação radical quer nos Regulamentos (Disciplina e não só), quer, obviamente, na apintagem.
Mesmo sem querer sair do horizonte que estamos a discutir, é impossível não recordar que foi com essa agenda que elegemos JVA, acreditando que, com as suas inegáveis capacidades de mobilização e negociação, com os apoios da SIC (e do Expresso), o Benfica conseguiria afrontar o crac e o olibeiredo, para começo da “coisa”.
Tal como, já bem dentro do nosso horizonte temporal, houve muitos de Nós que confundimos o papel determinante que o Presidente teve como “disparador” dos processos Apito Dourado e Apito Final, bem como na tentativa de fazer com que a UEFA retirasse consequências deste último e eu espero que não subsistam dúvidas de que, sem a intervenção directa e duradoura do Presidente do Benfica (e a ajuda do então Presidente do SCP), nunca esses processos teriam visto a luz do dia, confundimos, dizia, com o início do tal confronto “final”.
Há muitos de Nós, entre os quais alguns Enormes Benfiquistas, que só lamentam que o Clube (e o Presidente, claro) não tenha feito uma aposta ainda maior nesses combates, talvez somando-lhe uma rescisão com a sporcotb e, pelo menos, usando de mais “malandrice”. Muitos outros preferem que o Clube se continue a fortalecer e que venha a lançar-se nessa “Guerra” quando se vier a verificar o fim do contrato com o olibeiredo e ainda há outros que definem outras etapas (como os 300 mil Sócios, por exemplo) como “tiro de partida”.
Ou seja, as questões permanecem vivas: (1) sim, ou não, uma estratégia de confronto aberto e generalizado contra o POLVO será necessária para a sua erradicação e, em caso afirmativo, (2) quando é que essa estratégia deverá ser colocada no terreno de forma declarada?
Como derradeiro contributo para a discussão, quero recordar-vos que, especialmente nas fases em que o crac mais acossado esteve, o principal “argumento” do POLVO sempre foi um só: “porque não conseguem vencer em campo …”.
Isto é tão, ou mais, importante, quanto todos estaremos de acordo que, a um POLVO (pelo menos) aparentemente mais forte (com mais guita da sporcotb, com a mérdia mais dominada que nunca e, principalmente, com um controlo absoluto sobre Liga e FPF, “Disciplina” e apintagem incluídas), corresponde um Benfica muitíssimo mais forte, sob todos os pontos de vista (capacidade financeira, o seu próprio grupo de média, 220 mil Sócios, etc.), incluindo … muitas, muitas Vitórias em quase todos os campos.
E, numa tentativa quase “desesperada” para provocar as vossas opiniões e comentários, termino deixando-vos mais duas perguntas: (3) será que “A Onda” que concretizámos na época anterior pode ser “parte da Guerra” e (4) como interpretam, neste quadro, o apoio que (não) demos ao apelo ao boicote aos desafios fora da Catedral?
Quanto à minha opinião pessoal e às minhas respostas a estas questões, deixo-as para a caixa de comentários.
Viva o Benfica!
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Quartos de Final da Taça de Portugal
A homenagem que faltou fazer
Acontece que, creio, ficou por registar mais uma homenagem que eu sinto teria sido particularmente oportuna: um realce particular ao Homem que fundou este blogue e, através dele, um reconhecimento ao Benfiquismo de todos os tantos que, de há anos, constroem a Gloriosasfera.
Eu não conheço o Ricardo, este Nosso Companheiro com alma de Poeta que, jorrando Chama Imensa e Mística Benfiquista por todos os poros, se nos revela com a magnífica assinatura de Águia Livre.
Todavia, conheço-o mais que o suficiente, quer pela Inteligência, pela Sensibilidade, pelo Civismo e, sobretudo, pelo seu exemplar Benfiquismo, para saber que ele é merecedor de uma homenagem da parte de todos os que, como eu, compartilham desta sua confessada paixão – OBELOVOARDAAGUIA.
Tal como outros “bloggers”, este Meu Amigo já viveu aquele momento em que, como Benfiquista e como Homem com Valores, sentiu a necessidade candente de argumentar contra o Xistrema e em defesa do Glorioso. Eu não sei quando isso lhe aconteceu, mas imagino que tenha sido quando mais uma qualquer injustiça lhe fez “transbordar o copo” e não tenha resistido à tentação de escrever, ou desabafar, a sua opinião, tal como imagino que, depois de ter visto a forma como foi tratada a sua opinião, se tenha decidido a criar um espaço para a poder apresentar como pode e sabe: com elegância, inteligência e Benfiquismo.
Tristemente, o que todos constatamos é que o Xistrema não só controla, através da merdia amestrada, a opinião publicada, como pretende condicionar a opinião de cada um de Nós. Ao POLVO não lhe chega aldrabar, mentir, iludir e simular uma realidade inexistente, escamoteando o que vemos, ouvimos e lemos, sem poder ignorar: o POLVO tem o descaramento supremo de pretender “cortar a raiz ao pensamento”.
E foi isto mesmo que o Águia Livre já não suportou e, num grito de Benfiquismo, decidiu … voar, livremente!.
E como ele voou, Companheiros!
Mais de 2 mil textos, pedra a pedra, fazem este monumento.
Depois, foi-lhe juntando Amigos: o Enorme PRL, centenas e centenas de leitores, o Enorme Viriato e eu próprio.
E estes Amigos foram contribuindo com mais umas centenas de textos e muitos milhares de comentários.
Monumento, sim! Monumento ao Benfiquismo e ao sentir dos Benfiquistas. Um monumento vivo, inacabado e que não deve, nem pode, ser conspurcado por quem deturpa até o seu próprio nascimento, por quem só pretende ofender e não tem o mérito de um só argumento, por quem o não respeita e quer nele entrar, porcamente e em desrespeito ostensivo para com a sua História.
Monumento que, como não podia deixar de ser, tem “a cara” do seu Autor e Fundador, que é uma sua casa, que faz parte de uma intimidade que ele aceita partilhar com os que partilham dos seus princípios e Valores.
Como não pode surpreender ninguém, este excelente anfitrião cuja simpatia nos conquistou, além de todas as outras qualidades que lhe reconhecemos, ainda tem a Grandeza Moral de não maltratar quem vem com o único propósito de o ofender e, pior ainda, de conspurcar as suas convicções.
Pelo imenso prazer de partilhar do teu Benfiquismo, pelo privilégio do teu convívio e do de todos os teus Amigos Leitores e pela intensa lição de Humanismo que me dás sempre que aqui escreves, Meu Amigo Águia Livre, Enormíssimo Fundador e Querido Ricardo, recebe esta minha humilde e sentida homenagem.
Bem Hajas!
Viva o Benfica!
PS: por favor, Companheiros, leiam e comentem o excelente e importante post anterior.
Vitor Pereira: A critica ... "esquecida"
Confesso que pertenço aqueles dos: "Dizem alguns".
Fiquei estarrecido com as declarações do responsável máximo a nível de arbitragem, Vitor Pereira, presidente do CA da Liga, nesta última conferência de Imprensa.
Aqui D`El Rei que no jogo com a Acadêmica o golo do Óscar Cardoso, em remate direcionado à baliza, mas que por capricho do destino, no seu percurso, embate no braço do Saviola, que se encontrava na posição de fora de jogo, deveria ter sido anulado. Não me custa admitir o facto.
Só que apreciando da SUA inflamante intervenção, tão critico em relação a esse lance, não teve para com o lance que deu origem ao penalty, mais um, na vitória também por 0-1 do Porto com o Beira-Mar, a mesma linguagem de reprovação.
No lance do Saviola, não querendo “lavar” a posição do jogador Saviola, nota-se que esse, tenta desviar-se da bola, encolhendo-se. Na minha opinião existe uma clara tentativa de “fugir” à intervenção no lance.
No penalty sobre o Hulk, existe precisamente o contrário. O defesa do Beira-Mar, não está de frente para com o jogador adversário, está de costas, e é esse que faz, ou simula, a finta para a direita e se atira para o chão. Houve da sua parte clara intenção de enganar – se é que enganou – a equipa de arbitragem.
Vitor Pereira, mais uma vez, o que infelizmente se vem tornando um hábito, não foi isento como o seu cargo o obriga a ser.
Tanto ênfase no lance do golo do Benfica. Nem uma palavra no golo do Porto. Elementar.
A quem, ou por quem, acontecem estas anormalidades??!!!!!!!
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Noticias do Benfica: Uma alegre. Outra Triste
Homem humilde, jogador implacável para as equipas adversárias, fabuloso futebolista que envergou e traz no sangue o Manto Sagrado e a Mística Benfiquista, respectivamente.
Sobre os factos encontra-se uma exposição – Eusébio Gold Exhibition - sita no Piso 1 do Estádio da Luz, onde se pode ver os troféus coletivos (campeonatos nacionais, taças de, respectivamente Portugal, e Taça dos Campeões Europeus) e individuais (Botas de Ouro, Bola de Ouro e prémios FIFA) conquistados por Eusébio, assim como apresenta antigas camisolas do ex-internacional luso e lembra a participação no Mundial 1966.
Visita obrigatória para todos os benfiquistas e não só.
Hoje, na RTP1 – 22:00 – dá uma gala referente ao jogador, com a presença desse, imperdível para o Universo glorioso
Não consigo neste momento escrever mais nada, tal o desencontro de sentimentos que me assolam a alma e o coração.
A Eusébio que a sua vida seja sempre a mais bela
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
O Futebol Português bateu no fundo
David Luiz de partida?
David já deu provas de gostar de estar entre nós. É um facto indesmentível. Sabemos no entanto que neste mundo "cão" os euros movimentam a vida.
Os clubes chamados tubarões estão atentos e para nosso deleite não param de tentar contratar o jogador oferecendo-lhe ordenados mensais e/ou semanais de dar a volta ao miolo a qualquer ser humano, mesmo sendo super abastado, quanto mais abastado, para não falar em pobre, nem remediado, porque isso, na sua essência de valor, David Luiz não é.
Por isso não nos podemos admirar que o Chelsea que tem como dono um dos homens mais ricos do mundo, o russo Roman Abramovich ande a tentar tudo para adquirir o seu passe já neste mês de Janeiro.
Segundo consta e parece ser verdade que Luis Filipe Vieira, presidente do Benfica e Giuliano Bertolucci, empresário do jogador, estiveram juntos no passado fim de semana, em Londres, onde ainda continua o empresário, onde ouviram uma proposta de 25 milhões de euros pela transferência no imediato.
Luis Filipe Vieira, dando crédito à sua palavra não aceitou, embora pudesse falar se fossem juntos critérios de objectivos e um jogador das camadas jovens do Chelsea. Não foi aceite este contra proposta do presidente do glorioso e... não há negócio.
Nem eu nem nenhum benfiquista acredita que as coisas tenham terminado. De um lado (Chelsea) existe a vontade indomável de ter o atleta. Do Benfica existe a abertura para vender, visto que até temos o Sidnei, o Jardel, o Miguel Vitor e o Roderick, para aquela posição. E que bem que o Sidnei respondeu no jogo contra o Nacional. Esteve soberbo.
O empresário do defesa-central, Giuliano Bertolucci, continua na capital inglesa, em permanente contacto com os dirigentes do Chelsea, e por esta altura é muito forte a possibilidade de o clube londrino avançar com uma nova proposta, desta feita com maior probabilidade de sucesso junto da SAD Benfiquista.
David Luiz é um jogador polivalente que faz várias posições em campo, tais como médio/trinco, defesa esquerdo, e claro defesa central. Marca golos com alguma regularidade o que é também uma mais valia.
Assim sendo, temos que nos mentalizar que o David Luiz, olhando ao vencimento que lhe soa aos ouvidos não tem mais frescura mental para jogar no Benfica, no que concerne à perfomance que deve patentear em campo e que todos nós lhe exigimos, a qual, será certamente também um dos seus desejos.
domingo, 23 de janeiro de 2011
E dispensava qual árbitro?
sábado, 22 de janeiro de 2011
17ª Jornada - Liga Zon Sagres
O resultado peca por escasso tal foi a avalanche ofensiva do Benfica.
Salvio e Gaitán estão a jogar um futebol adulto de enorme categoria passando pelos seus pés o maior caudal ofensivo do Benfica
Franco Jara vai ser um caso sério no Benfica. Acreditem no seu valor que é enorme
Sidnei esteve muito bem. Fábio Coentrão esteve ENORME
Um jogo e mais uma vitória, a 7.ª consecutiva no campeonato.
Andebol em GRANDE
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
As Grandes Escolhas do Benfica (VI)
A primeira coisa que me parece obrigatório referir quanto a esta área da gestão desportiva do Glorioso é que ela tem sido função (1) da necessidade que a SAD tem de realizar mais valias (lucros) com a venda de Atletas e (2) da necessidade de manter um controlo da “massa salarial” (tecto salarial)!
E como posso eu afirmar tal princípio? Muito simples: constatando que mais de 75% dos passes adquiridos nos últimos 7/8 anos corresponderam a Atletas com 24 anos, ou menos (e quase a metade entre estes, ainda Atletas sub-20). Obviamente, também ajuda a interpretação que tenho feito aos R&C da SAD, dos quais resulta que, enquanto durar o contrato leonino com o mamão chupista e a “sangria” representada pelos Custos Financeiros, só uma época excepcional de prémios da Champions, permitiriam um equilíbrio das contas sem esse contributo.
Neste grupo (A) de Atletas jovens, encontrei 48 das 62 aquisições que identifiquei, assim distribuídas:
A1 - Zoro; Balboa; Ed Carlos; Moretto (4) – Atletas adquiridos para suprirem falhas urgentes do Plantel;
A2 - Roberto; Quim, Júlio César; Oblak; Bóssio; (5) Guarda redes;
A3 – Ricardo Costa; David Luiz; Sidnei; Fábio Faria; Luisão; Halliche; (6) Defesas Centrais;
A4 – Coentrão; Sepsi; Patrick; Shaffer; Maxi; Nelson; Miguel; (7) Defesas laterais
A5 - Diego Souza; Fellipe Bastos; Javi; Airton; Binya; (5) Médios defensivos (posição “6”)
A6 - Amorim; Katso; Tiago; Yebda; Menezes; Ramires (6) Médios interiores ou “centro” (posição “8”);
A7 - Urreta; Rodrigo; Alípio; Adu; Gaitan; Jara; Kardec; Di Maria; Tacuara; Bergessio; Salvio; Fernandez; Simão; Eder Luís; Manduca; (15) – “Alas/Extremos/Avançados”.
Que ilações e/ou perguntas me sugere este conjunto de exemplos?
Que as contratações “urgentes” (A1) foram uma imensa tristeza, com custos significativos (ainda que os 3 primeiros fossem “internacionais”), talvez permitindo a conclusão segundo a qual, nestes casos, mais vale “pagar os custos desportivos” de apostar em Juniores da “Fábrica” (com a ressalva do Moretto, que já veio substituir um Júnior), que 17 (35%) destes 48 Atletas estão na Equipa, 10 (21%) estão a “rodar” (o Alípio, nos Juniores) e 19 (40%) já foram vendidos ou cedidos (sobrando Zoro e Balboa – 4%, que estarão a caminho de o ser … cedidos).
Fora deste critério etário (e não só, dado que, na generalidade e com a possível excepção do Zoro, à juventude vem “associada” a acessibilidade dos salários), encontrei mais dois grupos de Atletas:
Grupo B - Jorge Ribeiro; Luís Felipe; César Peixoto; Leo; Weldon; Jardel (6), formado por Atletas contratados com baixos custos salariais e de investimento; e
Grupo C – Assis; Butt; Rui Costa; Aimar; Carlos Martins; Saviola; Reyes; Makukula; (8), formado por Atletas “confirmados” e que foram contratados em condições suficientemente vantajosas para que o seu potencial desportivo o justificasse.
Destes 14 Atletas, 7 permanecem na Equipa, 6 saíram sem compensação económica e o Makukula foi vendido sem significativa imparidade.
Perante estes factos (e mesmo admitindo falhas nesta listagem, ela é suficientemente representativa), quais são, na minha modesta opinião de Adepto, Sócio e Accionista, as principais ilações?
A primeira é que se poderia ter feito melhor (verdade de La Palisse), diminuindo o número de “surpresas negativas” (7, na minha opinião) e aumentando as “positivas” (6, idem).
A segunda resulta de um registo ligado à Formação: tendo apenas 1 Atleta na Equipa proveniente da Fábrica (o Roderick), temos mais um no Plantel (o Miguel Vítor) e poderíamos, teoricamente, ter outros 2 (o Manelele e o João Pereira). Felizmente e tal como constatei no texto anterior, o ambiciosíssimo objectivo que a SAD identificou para alterar esta realidade, parece suportado num significativo conjunto de jovens Atletas (a “rodar”) já com contrato profissional.
A terceira e decorrente da anterior, é que, no futuro, o impacto dessa “alimentação” à Equipa, a confirmar-se, vai condicionar a execução da Política de Aquisições, mesmo que se não alterem os respectivos enunciados.
Em síntese e numa perspectiva global, eu subscrevo integralmente os enunciados da Política de Aquisições, a saber:
1.Continuar a contratar jovens Atletas com elevado potencial desportivo e económico, aceitando os riscos inerentes e colocando alguns “a rodar” (preferencialmente os que já estiverem adaptados ao futebol europeu);
2.Continuar a contratar Atletas confirmados que, com razoabilidade de custos, possam contribuir para a maturidade desportiva e a “classe” da Equipa, assumindo que deles não resultarão contributos económicos; e
3.Manter os investimentos na “Fábrica”, por forma a tentar aumentar o peso que os seus frutos têm na Equipa, mas mantendo o pressuposto de que esses jovens Atletas, salvo excepção, deverão concluir a sua maturação competitiva (22/23 anos) fora da Equipa (mas na Europa, se possível).
Concretizando e mais em detalhe, eu prefiro que se adquiram um Kardec, um Jara e um Rodrigo, em vez de se comprar um “falmão”, por sensivelmente o mesmo custo em investimento e salários; prefiro que se comprem os passes de 5 Menezes (ou o dele mais Amorim, Bastos, Airton e Martins), em lugar de uma “maçã podre”.
Pelo menos até que as receitas de TV mais que quadrupliquem eu aceito o princípio segundo o qual teremos de prescindir de um Di, ou de um Luiz, ou de um Coentrão em cada época desportiva, não só para realizar as mais valias inerentes, como, também, para mantermos um “tecto salarial” aceitável. A alternativa passaria por reduzir em 35/40% a massa salarial!
Mas isso faz parte da Política de Vendas e vai ficar para o próximo post.
Viva o Benfica!
Faleceu um dos NOSSOS
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Quando os Vermes falam
Nuno "Gomes", Meu Capitão.
Já não tenho palavras, como Benfiquista e como Homem, para te saudar e para sublinhar os teus exemplares comportamentos.
Neste momento peculiar da Equipa e do Glorioso, concordei com o Fundador que, assim mesmo, OBELOVOAR te haveria de distinguir mais uma vez e ele escolheu-me para a tarefa, talvez influenciado pelo que te escrevi há uns meses …
“É um Atleta que já foi objecto de todos os sentimentos e críticas imaginárias, dos mais positivos aos mais absurdos. É um Atleta que viveu (e como, caramba) quase todos os mais difíceis momentos da Equipa e do Clube. É um Atleta que aceitou, por duas vezes, reduzir o salário que tinha contratado (só isto já o individualiza). É um Atleta que, há bem mais que uma década e mesmo que nos tenha, por momentos, causado frustração, sempre nos deu motivos de Orgulho. É um Atleta que nunca disse “Não” ao nosso Clube e que, desde sempre, fora e dentro dos relvados, é o primeiro a assumir as suas responsabilidades.
Há já muitos anos, um grande Amigo meu ensinou-me a melhor definição de “Super Homem”: “é um tipo que é bonzinho em tudo o que faz”. A isto, no caso deste nosso Atleta, eu acrescento a palavra … sempre.”
Esta foi a melhor forma de que fui capaz para honrar o Respeito (a Admiração e muito mais) que me mereces … sempre!
Faltou-me talento?
Concordo, mas há que reconhecer que tu, Meu Capitão, não és um objecto fácil para um discurso.
E deve ser por essa exacta e mesma dificuldade que os amestrados da mérdia, a quem te “encomendaram” como objectivo instrumental, não conseguem vomitar nada que se chegue nem à vulgaridade a que nos habituaram.
“Respeito”, imagina tu. Só de quem nem imagina o que isso significa, é que poderia vir tal escolha e são logo aqueles cuja coluna vertebral (?) tem mais curvas dos que as necessárias para escrever a palavra “respeito” que a querem usar para te agredir, ou melhor, para agredirem o Benfica por teu intermédio.
Gente (?) que não serve para nada a não ser para servir e para, servindo, servir de exemplo que dou aos meus Filhos do que não serve, nem para servir.
Cambada que, eu sei, troca os olhos sempre que há uma “mão na bola” para não ver, ou um penalty para inventar.
Furúnculos (desculpem, mas é o nojo que são) que ainda ontem repetiam o que os apintadores “tinham de ter visto”, para hoje, estou certo, “apertados”, brotarem o pus da “dificuldade” que há em ver … o que não se quer.
Canalhada que, de tão dobrados e ajoelhados, já não distinguem o nariz das nádegas e confundem pensamentos com excrementos.
E tinham estes energúmenos de te vir falar de “respeito”, quando tu, Meu Capitão, continuas a demonstrar como é que um Profissional se dá ao Respeito. Como é que um Profissional respeita o Clube e a Equipa que lidera.
Tal como eu sei que viverei enquanto perdurar a memória dos meus Filhos, tu tens de saber que, por Respeito, por Respeito mútuo, o teu Desportivismo ecoará em cada um dos sucessos de muitos jovens Atletas, como são os exemplos mais recentes do Jara e do Kardec.
Tu, Nuno “Gomes”, não deves nada ao Glorioso: depois de lhe dares tudo, inventas o que mais ainda lhe podes dar. O Benfica, que somos TODOS, UM, também te não deve nada: demos-te tudo o que soubemos e, até, alguma da injustiça que só acontece entre os que são fraternos.
Tu, Capitão, tu que és um de Nós e és um exemplo do Respeito a que devemos dar-nos e que devemos a quem o merece, estás muito acima desses vendedores do que nem pensam, porque lhes é ditado.
Não tenho palavras, Meu Capitão. Não tenho palavras para te admirar e para te agradecer. Por isso, hoje é a ti que dedico o meu …
Viva o Benfica!
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Trocadilhos sérios! ... Ou verdades ocultas?
Se eu Soubesse o que não sei, não teria que sabê-lo, mas como só sei que nada sei, como Sócrates o filósofo, sabia não sabendo...muito sei do que se passa no reino da tinjo-lândia. O Pouco que sei, posso sempre questionar...quando este fadário irá parar…
Quem sabe, sabe e nós sabemos quem sabe...Como não sabemos nós, antes de saber o que é ... Mas como mais tarde ou mais cedo sabemos como é, mexendo, escrevendo, alertando, haverá sempre alguém que não saiba o que saber, em contrapartida há outros que sabem-na toda...e há conta disso estão situações estúpidas a suceder…
Sabem-na toda que isto ao longe ecoa, mas oculta por aquelas que sabem guardar, sabem os milhões que não sabem guardar, mesmo sabendo ou fingindo saber que não sabem querendo que ninguém saiba, mas haverá sempre quem saiba como saber isso... ficamos depois no fim a saber todos... do que se passou afinal...
Sabe-se que escarafunchados há... como provado o sabor do dinheiro de quem sabe e a que sabe, mesmo quando não se sabe ou finge-se não saber onde está e o que soube fazer dele ... Conclusão a tristeza de não sabermos nada e sabermos que tapam o sol com a peneira de que tudo é capa que sempre escapa... sabemos todos... e não sabemos... que está tudo implícito, Imprensa Escrita, Tv parcial, faltando árbitros, justiça…tudo minado… afinal.
Como se sabe, saber proteger quem sabe... e com a mania de saber tudo... só sabe o que lhe sabe sabendo o que recebe... da mania de que é esperto e algo no futuro se vem a saber...pois neste país de faz-de-conta vale tudo e sabe tudo... não sabendo espero vir saber, podendo no entanto duvidar com a pertinência de que algo sabe ... Sei que existe um déspota cisma há 30 anos a liderar os cachorrinhos, os seguidistas e os afins…
Até se pode não saber nada ou saber pouco, contudo como se sabe... a verdade é como o azeite e mais tarde ou mais cedo vem ao de cima... e valha-nos o humor pertinente que nos evolui e mais tarde ou mais cedo ficamos a saber…que a justiça não é cega afinal…e quase continua tudo praticamente igual…
Benfica Sempiternamente...
Taça da Liga
Lavagem de "roupa suja"
Quando olhamos para o que se diz e escreve a nível desportivo não conseguimos, por vezes, de deixar aflorar aos lábios um sorriso, quiçá sarcrástico.
Na época de 2009/2010, O Benfica antecipou o jogo com a União de Leiria, referente à 20ª jornada, jogando esse em 03-02-2010, a fim de com melhor e mais tempo preparar outros jogos nomeadamente a nível europeu
Essa antecipação causou a maior controvérsia, quase rojando a indignação, por parte do Braga e do seu mentor, um clubezinho da cidade invicta que equipa de azul e branco.
Reclamaram ambos, embora com mais ênfase o Braga, mas não menos por influência dos azuis, visto que, alegavam, o Benfica ganhando, como ganhou por 3-0, ficaria no comando do campeonato, o que originaria um forte ascendente psicológico, para os jogadores do Benfica, sobre os jogadores dos clubes em questão.
Acontece que, na corrente época (2010/2011), o clubezito azul e branco, fez o mesmo que o Benfica, e antecipou o jogo, por mera coincidência, também referente à 20ª jornada, com o Nacional, que estava marcado para 20 de Fevereiro, para 26 de Janeiro.
Procurei em jornais, internet e outros órgãos de (des) informação e …nada.
Fico no entanto muito satisfeito com um facto inerente.
Como? Ficar contente perante o expôsto? É verdade.
Não li da parte do Benfica qualquer reclamação ou insinuação sobre a dita antecipação do jogo Azuis-Nacional, o que muito me apraz registar.
É que no Benfica tenta-se ganhar dentro do campo e os seus dirigentes não fazem da lavagem de “roupa suja” láurea de vitória e/ou confrontação de ... valores
Eis a diferença ……….
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
NOTICIAS FRESCA SOBRE A SPORKO-TV
Na realidade, pouco me importa quem é este Rui Pedro Soares e o Emidio Rangel que o acompanha nesta aventura. Eles não são mais que dois peões de brega tugas que os conterrâneos do Sancho Pança têm aqui no terreno, já que estes 2 artistas mexem-se bem nestes interins e entretantos...
A verdade é que temos que nos livrar das grilhetas da SPORKOTV, onde arrotam os mais nojentos papagaios amestrados que mal vêm o microfone avacalham, apoucam e gozam com deleite, o nosso Sagrado Clube de uma maneira peçonhenta, porca, suja e reles.
O chupista que tem no presente e que quer renegociar para o futuro, um contrato a preço da uva mijona, como se o nosso clube estivesse em saldo é urgente pôr esse dromedário no lugar que merece.
TEMOS QUE LHE FAZER UM MANGUITO E SECAR-LHE A MAMA!!!
Pedi às minhas tropas uma opinião sobre este assunto e recebi as mais variadas respostas que vão ser longas, mas vale a pena:
Do Destacamento de Besteiros acampados em Folgosinho;
1 - A SportTV sem o Benfica é como a TVI sem telenovelas, vai à falência. Se aparecer um canal a fazer concorrência à SportTV todos ficamos a ganhar e os preços exorbitantes cobrados irão baixar.
2 -O Benfica faz muito bem em negociar valores justos tendo em conta as audiências que aporta.
Do campo de treino militar situado no Sabugueiro:
1 - Factos são factos. Para além disso a SportTV está longe de ser isenta nos comentários e notícias sobre o Benfica.
2 - Só comentadores afectos ao FCP devem ser a maioria, alguns de uma indigência de bradar aos céus, como por exemplo, o Chainho.
Do Batalhão de Cavalaria em Linhares da Beira vem esta certeza:
A Sport TV sem o Benfica a dar é falência certa... falta-lhe o ABONO de FAMILIA.
Do Regimento de Lanceiros situado em Teixoso o seu Comandante lamenta:
Como é que é possivel não verem o obvio, a sport tv é parcial, os comentadores são autenticos papagaios azuis e o sr Joaquim Oliveira um pau mandado de pinto da costa, renovar com gente deste calibre não obrigado já mamaram à conta do benfica estes anos todos agora só lhes fazia bem não verem um unico cêntimo, força BENFICA!!
Aqui têm a douta opinião do chefe da minha Segurânça...algures na Serra:
Cada Benfiquista que se assuma deve perguntar a si mesmo "o que pode fazer pelo Benfica". Eu, por mim, já deixei a ZON para ter a Benfica TV. Sport TV também nunca quis e, quanto aos programas de desporto dominados por anti-Benfiquistas (e não são poucos) dou-lhes imediatamente o desprezo que merecem e mudo de canal!!
Atentem a esta opinião vinda da secção de Cavalaria em Valezim...pareço eu a falar:
Ontem já era tardíssimo. Temos que nos livrar das grilhetas do Mamão.
A indignação do Comandante do Regimento de Infantaria acantonado em Fornos de Algodres, está bem patente:
Eu só tenho um comentario...é que a Sportv devia ser extinta,claro...andamos a sustentar uma dupla de chulos como os irmãos oliveira...como é possivel o povinho ainda nao se ter aprecebido...eu se fosse aos clubes da 1ª liga pedia mais dinheiro,se nao querem dar pois vai futebol em canal aberto para todos, nao é só futebol para ricos...28€ todos meses para a sportv...isso é ridiculo...é mais é um roubo...e o caricato é como é possivel um canal pago ainda disfruta de publicidade pagá...só mesmo em Portugal...cada dia mais ignorantes
As verdades na boca do Oficial de dia do Destacamento de Transmissões na TORRE:
A olivedesportos está mais rica e os clubes falidos. A olivedesportes porta-se como FMI.O SLB pode dar-se ao luxo de dispensar a Oliveirada,porque é a maior marca do país.
Fala quem sabe e quem sabe, é o oficial mais graduado da CIFRA:
A falta de isenção nos comentarios sobre o Benfica é vergonhosa. Tal como vergonhosa é a verba paga ao clube pelas transmissões. Portanto, seria masoquismo estar o Benfica a ser explorado e ainda ouvir retorica negativa contra o clube durante cada jogo. Daqui vai o meu aplauso para a ruptura com a tv de oliveira. E contem com menos um pagante, assim que terminar o contrato.
- Só espero que Porto e Sporting façam o mesmo..... este soldado raso do destacamento de Loriga, anda a dormir na forma...penso eu de que...nada que uma nova recruta nos comandos de Pinhanços ou de Penha dos Prados não resolva...
Pela Companhia de atiradores em Fornos de Algodres, reina a indignação:
A Sport tv é uma vergonha, como pode ter um comentador daqueles nao o principal mas o secundário a comentar o Benfica se ele é fanático do porto, comentários horrorosos, apreciar os lançes parcial, etc...
De COVÃO DO BOI, vem esta certeza do Aspirante a Oficial de Sapadores:
Pois eu sou mais um que ANULO de imediato a subscrição da Sport TV. São menos uns trocos que pago e tb aproveito para marcar uma posição contra o monopolio da Olivedesportos.
- Nem me lembro já quantos anos tem este contrato; O que não me esqueço é que foram os irmãos Oliveirinhas, que salvaram em seu tempo o SLB destruição total, pois nessa altura já nem a banca neles confiava, não fosse tamanha dádiva e os arranjinhos por decreto, hoje estavam bem pior que os outros seus vizinhos quer no plano financeiro quer no desportivo, isto é se ainda por cá andáveis....tenho que dar um desconto a este meu bravo oficial de infantaria que acaba de vir da Bética...coitado...passou por trabalhos esforçados a lutar contra as hostes romanas de Serveliano e como se pode ver, não vem a bater bem da tola...vai baixar à enfermaria de Seia.