segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Ser benfiquista, é sentir no coração, a LUZ, que ilumina mais alto, quem AMA o futebol e o desporto em geral.

...................................................................................................................

A época de 2017/2018 iniciou-se no passado dia 5 de Agosto com o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que, brilhantemente, o nosso Benfica conquistou, depois de vencer o V. Guimarães por 3-1.

Confesso que estou algo preocupado com alguns sectores do Benfica, nomeadamente a defesa. A época que vamos iniciar, a nível de campeonato, é já na próxima 4.ª feira, em jogo considerado muito difícil, com o Braga, pois todos os clubes querem e dão o que têm e não têm para ganhar ao campeão Nacional, Sport Lisboa e Benfica.

Estamos sem guarda redes, sem defesa direito, e os nossos centrais estão algo “velhos”. Isto é no plano subjectivo visto que esses lugares não estão vazios. Mas refiro-me a jogadores com um nível de classe futebolística acima daqueles que atualmente ocupam esses lugares

Podem-me dizer que o que lhes falta em “velocidade de pernas”, sobras-lhes em experiência. É um facto. Mas será que os adversários, rapazes mais jovens, pensam nisso?

O mês de Agosto vai terminar depressa. Sinceramente que, não queria, estar até à meia-noite do dia 31 à espera de ver esses lugares que referi preenchidos. É que, cada dia que passa, as opções mais válidas, ou escasseiam, ou são cada vez mais onerosas.

Não sei se é inventado mas dentro de uma certa lógica até acredito que seja verdade. Dizem os jornais que Júlio César pondera abandonar o futebol. Tem contrato com o Benfica até 2018. Tem 37 anos de idade e, ultimamente, tem sido muito acossado pelas lesões. 
Tem um problema crónico nas costas que, por ser crónico, não o larga e, quer queiramos quer não, o impede de ser o Júlio César, como grande guarda-redes que foi, de o continuar a ser, quando livre de dores, o que, ao que parece é raro acontecer.

As indefinições no nosso plantel ainda são muitas. Temos jogadores que, na minha opinião, deviam e podem sair. Fala-se de André Horta ( Marítimo), a fim de jogar mais vezes, de Carrilho para Inglaterra, de Pedro Pereira, que não mostrou na pré-época ter sido válida, para o imediato, a sua contratação.
Pede-se o regresso de Talisca por incumprimento do contrato com o Benfica, pelo Besikas. Hermes para rodar, enfim, vários dossiers por resolver. Jiménez já foi vendido, pelos jornais, uma dezena de vezes.

Sei que “Roma e Pavia” não se fizeram num dia. Mas, como benfiquista, gosto de ver as situações do meu clube, resolvidas a tempo e horas e não em cima do joelho, ou seja no último dia de Agosto.

Sei que, como benfiquista, tenho que confiar nos dirigentes do nosso clube. E, podem crer, que confio. Se calhar isto que estou a escrever é um desabafo do meu ego, qual consciência vermelha e branca, feliz, orgulhoso, mas também preocupado, no que concerne ao meu amor incondicional ao Benfica.

Quero, queremos todos, a conquista do PENTA. Sei, por acreditar, que os dirigentes do nosso clube, tanto ou mais que eu, também o querem. 
Decerto que estão dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, a trabalhar e empenhados em construir uma equipa ainda melhor que aquela que orgulhosamente temos. Mas pronto. Precisava de desabafar com vocês alguns “ quês e porquês” que me assaltam a mente e a alma, e preocupam o bom trabalhar do meu coração benfiquista.

Gostava que comentassem o que acabo de escrever. Deixem a vossa opinião mesmo que seja totalmente ou parcialmente diferente da minha. Da discussão sincera, aberta, educada, nasce a luz. E os benfiquistas são a LUZ que ilumina mais alto.
.

24 comentários:

  1. Não estou só preocupado. Estou pessimista. São óbvias as limitações (digamos assim) da nossa defesa e da equipa no processo defensivo. Mas o que me preocupa é esta inércia por parte da Direcção. Não vejo vontade, nem indícios que os problemas serão resolvidos. Faltam alguns dias e ou muito me engano ou a entrar algum reforço isso só acontecerá às 23:59 h do dia 31.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá se engane para bem do nosso coração, lool, e entrem jogadores de classe, pelo menos um guarda redes e um defesa direito, muito antes de 31 de Agosto.

      Eliminar
  2. Eu também estou muito preocupado, sobretudo com a falta de espaço no Museu...

    ResponderEliminar
  3. Pensar que o Presidente, o Rui Costa e o Rui Vitória andam a dormir é que é preocupante.
    Até aqui era a pré-época, fizemos 4 ou 5 jogos e não somamos nenhum ponto!Era a tragédia que se adivinhava, ganhamos a super-taça( e não temos jogadores que cheguem) a essa equipa de "mancos" que na época anterior só ficou em quarto liugar e ainda na semana passada deu três sem resposta aos melhores sapos do planeta, à tal equipa treinada pelo melhor
    cérebro do mundo e arredores.
    De facto o que me procupa é esta falta crónica de confiança em quem tem demonstrado ao longo dos ultimos anos que sabe o qua faz e faz muito bem.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim sendo todos os benfiquistas se devem calar, fechar os blogues, e dizer Amén, Amém Amén. É isso caro Mafarrico?

      Ou só se deve falar de tudo e todos, o que não seja Benfica, nem que para isso, se faça como fazem os jornais, inventar factos?

      Ou será que no Benfica está tudo bem e nada merece a preocupação dos benfiquistas?

      Eliminar
    2. Clap, clap, clap, caro Ricardo!

      Subscrevo em absoluto, com o acréscimo de outra lacuna (1 nº8), sendo espectável que, tal como nas outras (GR, DD e DC) preenchida com jogadores de classe comprovada.
      Apoiar o SLB, sim, SEMPRE, mas sem subserviência.

      Com todo o respeito pelo histórico e méritos da globalidade do currículo directivo (globalidade e não de todas as decisões) de...
      - LFV, na gestão económico-desportiva e estrutural,
      - RUI COSTA, na "aprendizagem e expectável maturidade"
      na Administração do Futebol e gestão do Scouting,
      - RUI VITÓRIA, na sua "desejável evolução técnica",
      mandam a Honra, a dimensão e o respectivo grau de exigência de um Clube como o n/ SLB assumir um sentido crítico atempado e responsavelmente construtivo. Habitualmente, é esta atitude de Benfiquista o sinónimo de assertividade e gestão competitiva responsável.

      Evidentemente, esta opção de "Benfiquismo" supracitada não é nem pretende ser "a atitude perfeita" de Benfiquista!
      É apenas UMA, DE TODAS as possíveis, tal como diz, e muito bem, o lema do n/ Emblema,...
      ... "DE TODOS, UM", o SPORT LISBOA E BENFICA!
      Daí que, logicamente, respeito a postura acima defendida pelo Mafarrico.

      Abraço Benfiquista a todos,
      RSG

      Eliminar
    3. Falou a sapiência. Abraço amigo RSG

      Eliminar
  4. Fontes também do Julio César dizem-nos que está com vontade mais que nunca.

    Creio que LFV queria ver este jogo e os 2 ou 3 seguintes para ver quais são as reais lacunas a colmatar. Um G.R. neste momento não é num estalar de dedos...mas não se pode queixar que não teve tempo para este lugar específico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que toda a gente está a trabalhar para que o Benfica seja cada vez mais forte. Mas como benfiquista tenho o direito às minhas preocupações.

      Abraço

      Eliminar
  5. Este post foi uma boa hipótese perdida de estar calado. Deixem os profisssionais trabalhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que eu estou a "proibir" os profissionais de trabalhar?
      Será que como benfiquista não tenho o direito de estar preocupado?

      Eliminar
    2. És tu Salazar? Voltaste ?

      Eliminar
  6. Diz no jornal Record que, Júlio César, guarda-redes do Benfica, está apostado em realizar uma temporada de grande nível, apesar da lesão na perna esquerda (tendinopatia) que o afastou da Supertaça e que o coloca em dúvida para a receção ao Sp. Braga, na quarta-feira. E, após o triunfo de Aveiro, agradeceu ao clube da Luz, que o "mantém motivado".
    "E com essa já são 34", fez notar, no Instagram, um dos jogadores mais titulados do Mundo, após a conquista da Supertaça. Partilhando uma fotografia em que mostra, orgulhoso, a taça e a medalha, Júlio César agradeceu à família e ao clube que representa desde agosto de 2014.
    "Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por me proporcionar tantos momentos como este; à minha família e ao Benfica, que me mantém motivado a fazer aquilo que mais amo na minha vida; e aos meus companheiros, que honraram mais uma vez a camisa deste grande clube. Parabéns a todos nós, amigos", escreveu.

    Com forças

    O desejo do experiente jogador em fazer um grande época foi noticiado por Record a 17 de julho passado e ganha agora mais força depois de o site Esportes ao Minuto, do Brasil, ter dado conta ontem que Júlio César está "muito perto" de se reformar. Citando fontes próximas do camisola 12 das águias, aquele meio de informação adianta que a decisão, originada pelas lesões que tem sofrido, foi "tomada nos últimos dias e deve ser oficializada em breve".
    No entanto, e ao que o nosso jornal apurou, este é um cenário que o guarda-redes e o Benfica descartam por completo. A menos de um mês de completar 38 anos (3 de setembro) e com o contrato a caminhar para o fim (30 de junho de 2018) , o internacional brasileiro sente-se ainda com forças para continuar a jogar e defender as redes dos encarnados.
    .........
    A ganhar o que ele ganha ia dizer que deixava de jogar? Mas acham o quê? Júlio César quer lá saber se é ou não suplente, ou se é convocado ou não, ele quer é a conta bancária recheada ao fim do mês. Acabar a carreira? Enquanto a torneira pingar ele vai ficar no Benfica, nem que seja de muletas. É ele, o Paulo Lopes, e o Luisão. Pelo menos os brasucas ganhar cerca de 2 milhões limpos anuais e iam sair? Mas é que nem pensem nisso.

    ResponderEliminar
  7. Por alguns comentários que leio aqui um benfiquista tem que usar pálas e não pode dizer nada sobre o que acha bem ou menos bem no clube.
    Ser-se benfiquista não é nem pode ser sinónimo de homem cego, surdo e mudo, é humano e tem o direito de dizer o que lhe vai na alma.
    Ou será que no Benfica está tudo bem ao nível da equipa principal? Será que os jogadores vendidos não fazem falta nenhuma nem devem ou merecem ser substituídos?
    Isto de benfiquistas se julgarem m ais espertos ou mais benfiquistas que outros é mesmo um defeito de fabrico, dassssssss
    Comungo das mesmas preocupações do autor do texto. Com o Guimarães ganhámos por 3-1 mas o Guimarães teve no final do jogo mais posse de bola que o Benfica e só não empatou o jogo por manifesto milagre e até falta de jeito de um seu avançado. O Benfica jogou 30 minutos da 1.ª parte e depois não foi em nada superior ao Guimarães. Ganhámos é um facto mas isso não quer dizer que não tenhamos opinião sobre a composição do atual plantel do Benfica.

    Agora batam-me ou digam que um sócio, como eu, entre os 40 e os 50 mil, e com lugar cativo no Estádio da Luz, não é benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora,... e mai nada!
      Bom comentário, caro Fábio Luz.

      Eliminar
    2. O meu apoio e respeito caro Fábio Luz. Viva o Benfica Sempre

      Eliminar
    3. "mas o Guimarães teve no final do jogo mais posse de bola que o Benfica e só não empatou o jogo por manifesto milagre e até falta de jeito de um seu avançado."

      Eu pretendo recordar ao caro consócio que o SLB antes dos 30 mnts de jogo dispós de duas ocasiões soberanas para acabar com o jogo !
      Contrariando a sua tese de que o V.Guimarães teve mais posse de bola na fase final do jogo, posso adiantar-lhe que essa posse de bola se verificou nos primeiros 20/25 mnts da segunda parte, só que após essa fase menos conseguida mas sobretudo tacticamente consentida, com a saída de Salvio e a entrada de F.Augusto para o m.campo e a passagem de Pizzi para o lado direito, o Benfica passou de novo a mandar no jogo, mas é bom recordarmos que antes do tal lance de golo eminente de Hurtado, o SLB dispós de duas excelentes oportunidades de golo entre os 50 e os 54 mnts de jogo por intermédio doe Seferovic.
      Não estive em Aveiro, mas segui atentamente o jogo através da RTP1 e posso garantir-lhe que estou desde há muito blindado contra comentários dos rafeiros e "opinion makers" que pululam nas nossas TV's.
      E tal como avancei no meu primeiro comentário, o que está a fazer verdadeiramente falta é aumentar o espaço do Museu para os troféus já que a vontade de vencer mantem-se intacta cada vez mais forte!

      P.S. Sem cativo mas com 1+1+1+1 algarismos no cartão de associado...

      Eliminar
    4. Tudo verdade. Uma opinião que, como não podia deixar de ser, respeito na íntegra,

      Abraço

      Eliminar
  8. Mas eu disse alguma vez que pelo facto de serem criticos nao são Benfiquistas?
    Eu falo da falta de confiança, da sistemática desconfiança,é disso que eu falo,assim como o facto de para alguns o nosso clube jogar sempre com a obrigação de ganhar por seis ou sete a zero,desvalorizando completamente o adeversario.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o incondicional amor ao clube que nos faz desejar sempre que o Benfica ganhe por seis ou sete a zero. Para mim os outros clubes, nem os valorizo nem desvalorizo. São-me indiferentes quando na comparação com o Benfica. Para fazer isso tinha que equiparar os ORÇAMENTOS que, evidentemente, nada têm a ver uns com os outros, se falarmos de equipas que não sejam o Sporting ou o Porto.

      Grande abraço caro MAFARRICO

      Eliminar
    2. Caro Ricardo se formos falar em ORÇAMENTOS temos que trazer à discussão o PSG,o Real ,o Barça,o MU, o Bayern,etc, que pela tua ordem de ideias serão imbativeis.
      Não meu caro, não é bem assim como tu bem sabes e, ainda bem que não é assim...
      Forte abraço e boas férias.

      Eliminar
    3. Amigo MAFARRICO

      Reportava-me aos clubes portugueses, apenas a esses e só a esses.
      Tanto que falei em Sporting e Porto.
      Sei que o Benfica não vai ganhar sempre, mas que eu queria que ganhasse é um facto. E que estou preocupado com a nossa defesa também é um facto.

      Outra coisa: Não se fala que Porto e Sporting tenham jogadores influentes lesionados. No Benfica estão Mitroglou, André Horta, Zivkovic; Carrilho, Júlio César, Grimaldo...

      Mas como é possível? Será que esta situação não preocupa os benfiquistas?

      Obrigado, retribuo, grande abraço.

      Eliminar
  9. Se juntarmos os vencimentos do Seferovic, do Luisão, do Jonas e do Mitroglou, e chegam esses quatro, ganham mais que TODOS os jogadores juntos de qualquer equipa, sem serem os lagartos ou os portistas.

    Por isso também não admito que o Benfica perca com equipas que, como por exemplo o Aves, o Estoril. o Boavista, etc, a equipa toda ganhe menos que o Luisão, por época. Sejamos coerentes e justos

    A quem muito ganha, muito se lhe exige. O resto é treta para entreter, visto que, se calhar, nem aqueles que escrevem certas coisas, pensam aquilo que escrevem. Só se armam em benfiquistas bonzinhos e mais espertos que outros.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...