sexta-feira, 11 de março de 2016

A resistência sedutora do Benfica

Muitos treinadores e jogadores espanhóis passaram pelo Benfica. Um campeão da Europa, que retorna às quartas de final da Liga dos Campeões. Para muitos, ele sempre foi considerado como o maior  do mundo é um lugar ideal para profissionais experientes no destino Liga.

Ilustração Alvaro Valiño

BRUNO CARVALHO.- Esta é uma frase que ouvimos um monte em Portugal, mas causa surpresa no mundo. Mas é realmente um absurdo essa declaração? Vamos analisar por que o Benfica é o maior clube no mundo. Quando você está falando do maior clube no mundo que você realmente está falando? Como títulos conquistados? Quantos membros ou apoiantes? Como a capacidade financeira? Que aqueles que são reconhecidos mundialmente como os melhores clubes em o mundo.

Vamos começar com o Real Madrid. É o clube mais vencedor da Europa, com 9 títulos europeus em suas janelas.Ela pressupõe também uma enorme capacidade financeira pode reunir Cristiano Ronaldo e Gareth Bale. Mas isso faz com que o Real Madrid o maior clube do mundo? Alguns anos atrás, em uma conversa com Camacho (ex-treinador do Benfica e Real), ele me disse algo que eu nunca vou esquecer. Ele disse que o Real Madrid era muito grande e muito importante, mas fora Madrid não foi No. 1 em qualquer coisa. Camacho disse ainda: Real Madrid é respeitado e temido, mas não amado.

Com o Manchester United e Liverpool passa algo semelhante com a diferença de que eles ganharam títulos continentais menos do que o Real Madrid. Onde estão os verdadeiros fãs do Manchester ou Liverpool não encontrar em suas próprias cidades? Existe algum lugar onde estes clubes são os mais importantes sobre clubes locais? Mesmo na Inglaterra, talvez, em Newcastle, Birmingham ou Leeds são principalmente os fãs do Manchester United ou Liverpool?

Eu não tenho certeza. E sobre FC Barcelona? Se olharmos para a sua sala de troféus tem menos títulos do que Real Madrid e, provavelmente, também perdeu em número de fãs. Na verdade, o clube representa um sentimento regionalista e com que domina na Catalunha líder da oposição ao centralismo representado pelo Real Madrid. Mas fora da Catalunha Barca não é o clube favorito em qualquer lugar do mundo, nem mesmo em outras regiões de Espanha.

Benfica, pelo contrário, geograficamente domina em todos os cantos de Portugal, mesmo no principal rival da cidade nos últimos anos. Mas é o número de fãs exatamente o que faz com que o Benfica o maior clube do mundo?Al-Ahly, principal clube do Cairo é enorme porque tem cerca de 40 milhões de seguidores no Egito. Mas um grande clube Al-Ahly neste atrás? Certamente que não. Se esta é a escala, os maiores clubes do mundo seria na China ou na Índia.
Outros clubes como Milan, Inter, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniors, Flamengo e Santos têm o mesmo problema. Eles são amados em suas cidades, mesmo em seus países ganharam muitos troféus, alguns têm dinheiro e poder, mas fora de sua área de influência não são nada. Eles são respeitados como adversários formidáveis. Mas isso cosaespecial que se tornaram o maior clube do mundo? A resposta é não. Então, no final Qual é o maior clube do mundo? Benfica é. E por que?

Benfica é o maior clube do mundo porque tem uma trajetória histórica única e irrepetível. Benfica ganhou o respeito, mas acima disso, ganhou o amor de milhões de fãs em todo o mundo. Benfica conseguiu representar a emigração Português como nenhum outro clube do mundo fez você recebe de pessoas Assim Benfica é o maior clube em Portugal, mas é também em Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e São Tomé. Mas não é só isso. Qual é o principal clube de Paris? Será que o PSG, que foi fundada em 1970? Não. Ele Benfica.

Benfica também é o maior clube na Suíça, Luxemburgo e tem uma enorme massa de seguidores na Alemanha, Nova York, Toronto, África do Sul e em qualquer lugar onde o Português é. Benfica personifica a nostalgia e da alma de um povo, mesmo aqueles que não são fãs do clube. Isto é especialmente quando você sair de Portugal. No mundo inteiro um clube como este. Além disso Benfica teve e tem de Eusébio. Real Madrid também teve de Alfredo di Stéfano ou Manchester United Sir Bobby Charton. Mas Eusébio era outra coisa.

Eusébio não era argentino ou Inglês. Eusébio foi Africano, Moçambique, representando a vocação universal de Benfica. Eusébio era um cara pobre e humilde, com um talento incomparável. Eusébio carregado sobre os ombros todo um povo no Mundo 1966. E chorou. lágrimas Eusébio deu a volta ao mundo e lavou a alma de todas as Português que sofreram com ele.

Mas há mais. Benfica é o povo. É popular no sentido literal da palavra. São pessoas simples que gostam de Benfica e, acima de todos os grandes sacrifícios que fazem para seguir o clube de seu coração. Tanto quanto outros clubes nunca vai ganhar Benfica. Nenhum outro clube no mundo que tem o legado de Benfica. É necessário para o futuro do Benfica é o seu passado. E que são necessários vitórias. Ganhar com honra, com suor, com humildade e dignidade.

Alguma última palavra para o Benfica centenas de rochas espalhadas ao redor do mundo. Eles desempenham um papel crucial na manutenção da lenda benfiquista e mística. Misticismo, essa palavra frequentemente utilizados, mas que poucos sabem o seu verdadeiro significado. Benfica é um caso único no mundo do futebol é sem dúvida o maior clube do mundo. 
.
Baixe o artigo completo (em número 6) ' Revista Libero ' nos seguintes links:
* iPad / iPhone  https://itunes.apple.com/es/app/revista¬libero/id545570281?mt=8
* Para Android  https://play.google.com/store/apps/details?id=es.itbook.libero&hl=es
.........

5 comentários:

  1. Agradeço ao blogue " O Indefectível" o facto de me ter despertado a leitura desta soberba peça.
    Optei no entanto pela tradução, para melhor compreensão do tema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maior clube do mundo não é o clube do nalgas badocha? Afinal, segundo o próprio, o clube dele «é a principal potência desportiva em Portugal»...

      Eliminar
  2. "Para muitos, ele sempre foi considerado como o maior computador do mundo é um lugar ideal para profissionais experientes no destino Liga."

    ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retirei o computador. Foi para o lixo...ainda pensei levá-lo a uma clínica...

      Eliminar
  3. A prosa é eloquente e o texto recheado de benfiquismo, publicado numa revista internacional! No entanto, não podemos deixar de referir que o texto foi escrito por um português, Benfiquista por natureza! Por isso, a isenção e a imparcialidade ficam um pouco beliscadas! Mas que nos enche o peito de orgulho, ai esse preenche!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...