quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Se arrependimento matasse...



...eu estava enterradinho e amortalhado debaixo de um monte de entulho.

Porquê? Porque à uns mesitos atrás tive uma troca de argumentos com um outro Benfiquista na caixa de comentários do blog NovoGeraçãoBenfica (a qual infelizmente não estou a ser capaz de recuperar para cumprir a promessa que fiz na altura) onde me insurgi contra as críticas duras de que Rui Vitória estava a ser alvo por parte de alguns comentadores, numa fase ainda imberbe da época.

Não é que eu seja anjinho para acreditar no Pai Natal, mas o que é facto é que na altura cegamente acreditava que Rui Vitória ainda seria capaz de demonstrar pedalada suficiente para aguentar o "peso" de ser o treinador da "estrutura".

Infelizmente o tempo veio provar que aquela pessoa com quem cruzei argumentos estava absolutamente certa.

Optei por uma questão de teimosia e de puro fundamentalismo esquecer todos os defeitos que o meu cérebro detectou no futebol do Benfica no início da época e fazer deles apenas indicações negativas pontuais derivadas quiçá da inexperiência ou de uma eventual fase de adaptação a uma realidade completamente diferente.

Deus e quem me é mais próximo sabe que eu sei bem o que custa nós pegarmos num novo projecto e torná-lo em algo de palpável, real e de futuro, portanto hesito em criticar quem se propõe a tão dura e ingrata tarefa.

Mas este Benfica desta época é uma utopia. Não estou a falar da ideia da formação. Nada disso. Estou a falar da forma como se quer concretizar um projecto que deveria ser alavancado em muito mais do que apenas o entusiasmo da juventude ou a ilusão de uma "estrutura" vencedora independentemente de quem a lidere na suas vertentes mais técnicas.

E esqueçam a questão do passivo e da situação financeira do Benfica por favor. Quem se dá ao trabalho de ler os nossos RC sabe que existe um equilíbrio hoje em dia que será difícil de destruir desde que o Benfica continue vencedor. Volto a repetir. Desde que o Benfica continue vencedor...

Escuso-me hoje de debater o que quer que seja acerca do futuro ao nível financeiro do "Universo" Benfica. Escuso-me não porque não seja capaz, mas porque é fácil fazê-lo de forma populista. Bastaria começar por lançar mão do fantasma de anteriores contratos com o Olibeiredo para questionar se os recentes acordos de longa duração firmados por esta direcção (os já divulgados e os por divulgar) serão ou não no interesse do nosso clube. Já não interessa mesmo. Uns comerão o que lhes é dado sem discutir o que quer que seja e outros apenas empurrarão o prato para o lado com repulsa como se de veneno se tratasse.

O Benfica de hoje é isto: 8 ou 80. Sem moderação, sem continuidade, sem certezas. E não estou a esquecer-me das 2 principais competições internacionais onde estamos envolvidos ao nível dos escalões de formação. Sem menosprezo de qualidade para quem quer que seja, gostava que dessem uma olhada nas classificações a nível interno e comparassem com os resultados que vamos tendo no exterior.

Tudo uma questão de mentalidade? Tudo uma questão de motivação? Tudo uma questão de fé? Muitos de nós hoje em dia dedicamos muito tempo a estas questões esotéricas sem ligar peva nenhuma à questão da competência, da reacção programada a determinado tipo de acontecimentos ou até à correcta definição das pessoas certas para o lugar certo.

Para quem não sabe eu também tive um pequeno passado como "tractor de futebol". E como era daqueles que quebravam antes de vergar tentei sempre passar essa maneira de estar no campo para todos os que comigo jogaram, treinaram ou foram treinados. Não se trata apenas de dizer ao jogador A que os jogadores da equipa adversária tem canela até ao pescoço. Trata-se sim de saber criar as condições motivacionais e físicas para que os teus possam dar aquele extrazinho que só se dá se todos acreditarmos que no fim dos 90 minutos, aconteça o que acontecer o resultado vai ser sempre nosso.

Não vejo isso, infelizmente, no Benfica hoje em dia. Vejo algumas ideias e algum trabalho que parecem querer começar a brotar para logo depois se perceber que o comandante gosta mais de "emprenhar pelos ouvidos" do que ter ideias próprias.

Não vou entrar em coisas muito concretas porque não quero destacar ninguém no meio de tão confrangedor resultado final do jogo de hoje, mas se dúvidas houvessem no início da época hoje elas para mim passaram a certezas.

O Benfica de Rui Vitória, seja com este plantel ou com um plantel feito de estrelas, não vai passar disto. Em três jogos, um é de certeza miserável como o de hoje.

E apesar de, no meu subconsciente, todas estas minhas certezas de hoje terem estado lá desde que vi o jogo que fizemos contra a Fiorentina na pré-época, o meu coração Benfiquista fez-me sempre acreditar que o 35 era possível este ano. Ainda para mais porque tínhamos algo a provar.

Pois o que é facto é que não é possível sermos campeões assim. Estamos hoje como estava o Sporting recente que tanto gostamos de usar como o exemplo acabado de "como não ser uma equipa de topo". Mas com um "pormaior" que nos diferencia quanto a mim na negativa (outros haverá que escolham ignorá-lo): nós agora já nem ao Natal chegamos!

O meu desalento é tanto que julgo mesmo que este será o meu último texto num blogue relacionado com o Benfica.

Todos sabemos que existem alturas para tudo. Já sei que muitos consideram as críticas ineficazes após um resultado negativo. Deveremos esperar pelas vitórias para criticar o que não fizemos quando não fomos vencedores. Mas quem é que lhe apetece criticar quem ganha? E quem é que é capaz de o fazer sem entrar nos habituais excessos? Ou sem entrar logo numa competição Benfiquismo? Ou sem se julgar superior aos outros quer moralmente quer em dedicação à "causa"?

Sei bem que este texto irá despertar em muitos o censor escondido que carregam dentro da alma, mas eu nunca fui muito de ficar calado enquanto os velhos do Restelo argumentam e fazem flores acerca de tudo o que é Benfica como se nós, os mais novos, tivéssemos que passar pelos níveis todos do Inferno de Dante antes de podermos ser considerados Diabos Vermelhos a sério.

Podem vir os algozes todos da estrutura para cima de mim. Que me venham beber o sangue se conseguirem. Uma coisa podem ter a certeza: É vermelho! Tinto de Benfica!

Fiquem bem amigos. Eu vou ali batalhar contra mais uns moinhos de vento e já venho.

nunomaf

PS: Ainda temos muito mais a perder esta época do que o que poderemos vir a ganhar. Ou o inverso. Mas para isso os homens tem de ser homens. E os líderes tem de liderar.

46 comentários:

  1. Respostas
    1. Esqueci-me completamente. E eu até costumo ter estas cenas todas anotadas. Já andei pelo histórico do blogue mas os comentários são tantos que desisti. Queria pelo menos o nome do user para poder fazer a devida referência.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. * Se o arrependimento matasse! Corrige o título e depois apaga este post!
      Abraço Benfiquista

      Eliminar
    4. Rui Vitória 2014/15: 3º Lugar - 28 Pontos

      Rui Vitória 2015/16: 3º Lugar...28 Pontos.

      Apago o post porquê?

      Eliminar
  2. Olha amigo, li o teu texto e revi-me inteiramente.
    Que tristeza...
    Se arrependimento matasse... Ai, ai...
    Felizmente há alguém que me compreende.
    Um abraço e muito obrigado pelo teu excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Já houve confusão quando a equipa entrou no autocarro... E pelos vistos vai haver mais quando chegarem cá... O meu telefone não para.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Nuno nao nos importamos que nos chamem de talibans,assim que soube primeiro jdas no sporting senti um baque forte em meu peito,segundo assim que soube que Rui Vitoria seria o nosso treinador senti um baque ainda maior,conclusao os meus receios confirmaram-se o sporting de judas passou a ser melhor cresceu e nos com rui vitoria passamos a ser o que era o sporting antes descemos de cavalo pra burro nao jogamos nada e esta a [politica dos nossos dirigentes Academia e mais academia,Guedes ta em baixo,Andre Almeida,Renato um puto de 18 anos estao-lhe a por a equipa as costas o que e uma injustica vejo muito pouca visao em quem comanda especialmente o treinador que ve jogadores em ma forma mas insiste sempre nesses mesmos jogadores pronto e que talvez nao tem outros e fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Arrependimento matasse e nao mata-se (em como mandar matar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Corrigido. Também não ajuda muito as notificações dos comentários do blogger chegarem ao meu mail horas depois dos vossos comentários.

      Eliminar
  6. Bom dia benfiquistas no geral, nunomaf no particular.

    Depois de mais uma noite sem dormir, venho aqui ao PC e deparo-me com um texto escrito pelo amigo Nuno que, na sua essência global, está em total acordo com aquilo que me martelou no cérebro durante toda a noite. Depois penso: O que vi o Benfica fazer ontem foi a realidade do Benfica? Os outros jogos foram uma "mentira"? Pois, infelizmente penso mais que os outros jogos foram a "mentira", pois o Benfica pouco ou nada jogou na forma diferente do que jogou ontem. Os golos foram disfarçando o mal de que a nossa equipa enferma. Jogadores muito jovens, falta de raça, vontade e querer, nos mais velhos, falta de liderança no banco.

    Apenas uma grande discordância do que aqui foi escrito pelo meu amigo nunomaf. Permito-me até dizer-lhe: Mas o que é isso ó meu?

    "" O meu desalento é tanto que julgo mesmo que este será o meu último texto num blogue relacionado com o Benfica. ""

    Não aceito que isto aconteça. Conheço o Nuno e sei o quanto o seu coração está a sofrer. O meu está igual. Mas hoje, o amanhã, o depois, serão outros dias e o nosso benfiquismo, mesmo revolto, será como as águas do mar. Num dia bate na rocha, no outro... beija-a.

    O nosso coração é assim. Nunomaf, Obelovoardaaguia precisa de ti

    Tal como tu... o desalento consome-me

    Aquele forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dorme? será do café? cuidado com isso.

      Eliminar
  7. Não é normal erros de Português nos meu textos. E logo um grosseiro no título... Enfim...

    Corrigido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo nunomaf

      Isso acontece. Só não acontece a quem não escreve. É pena é que muitos "professores" que perante um texto tão forte como o teu, não o comentem - talvez por medo de darem erros ortográficos - e apenas se limitem a sublinhar uma ou outra palavra.

      Seria de elevado valor que comentassem o texto e depois, querendo, fazerem um alerta para esta ou aquela palavra, ou frase. Mas isso é só para quem faz da dignidade... identificação e inteligência.

      Grande abraço

      Eliminar
    2. Obrigado Ricardo. Já agora queria dizer-te que estou cá até dia 12. Abraço.

      Eliminar
  8. O nevoeiro que caiu sobre a Madeira em geral e no estádio do União da Madeira, no particular, no jogo que foi adiado, ontem voltou a cair, numa forma mais silenciosa, sem ser tão visível, quiçá até, mais intensa. Ontem, quem esteve mais atento, pode verificar que, o dito "nevoeiro" apareceu... atacando fortemente a mente dos nossos jogadores.

    Deixo-vos um pequeno trecho do que escrevi num blogue benfiquista que gostava que visitassem.

    Tal como o autor do texto exposto no belovoardaaguia, cujo discernimento aplaudo, também eu não vi ontem nos jogadores do Benfica aquela vontade indomável de ganhar e que tem que estar sempre presente. Talvez tenha sido causado pelo "nevoeiro" mental
    Cumprimentos
    .........
    Gostava de vos ver aqui: http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

    Obrigado à administração do blogue Obelovoardaaguia.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia

    Parabéns ao Nunomaf pelo soberbo texto. Nenhum Benfiquista fica indiferente. Não deveríamos deixar que nos afectasse, mas como temos realmente sangue vermelho, tinto do Benfica, sofremos!

    Mas olhe; Não desista de escrever para este blogue, todos gostamos dos seus textos. Não deixe que o blogue fique mais "pobre", continue, o Belovoar precisa de si... Pense bem. Feliz Natal para si e todos os seus

    Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália. Beijinho e obrigado pela força.

      Eliminar
  10. Caro Nunomaf:

    que enorme publicação! E o reconhecimento de que a opinião própria manifestada estava errada demonstram diversas qualidades que devem ser enaltecidas. Assim, não tiveste qualquer problema em afirmar que a tua posição não era a correcta, deste o braço a torcer, identificaste os problemas e os defeitos do actual Benfica, colocando o dedo na ferida e manifestas votos para que haja uma resposta adequada de toda a estrutura do Benfica!

    Remeti-me ao silêncio durante este tempo todo porque Rui Vitória não era o meu escolhido para treinar o Glorioso! Concedi-lhe o benefício da dúvida e após o desafio para a Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid, julguei que as minhas reservas eram infundadas. Sentia que o Benfica crescia de jogo para jogo, paulatinamente, mas notava-se que a equipa estabilizava, começava a empolgar e podia aspirar a um futuro tranquilo! Mas as paragens para as selecções trouxeram uma realidade completamente distinta! E as derrotas sucessivas com o Sporting ainda azedaram mais o meu espírito!

    Mas o ponto que me levou à revolta e a pedir a saída do Rui Vitória do Benfica foi o jogo com o Astana! Foi um jogo miserável e não é o facto de termos empatado e garantido a qualificação para os oitavos da CL que me demove da minha decisão! Poderão de seguida elencar-me todos os pontos positivos que o Rui Vitória já obteve no Benfica, mas por mim, dada a grandiosidade e a força do Benfica, tais pontos não chegam para superar os pontos negativos que todos temos presenciado!

    Nós somos o Benfica, o nosso nível de exigência tem que ser máximo e mesmo com a mudança de paradigma, os nossos meninos têm que perceber que no Benfica a exigência não se satisfaz com o seu lançamento na equipa principal. A nossa exigência só se satisfaz com vitórias e títulos!

    Viva ao Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro. Ontem a coisa estava "braba mêmo".

      A almofada ajudo a consumir um pouco da raiva e frustração que me assolaram depois do jogo.

      Mas infelizmente receio que as minhas palavras sejam inúteis.

      Eliminar
  11. Grande texto Nunomaf,

    Em relação a ser o ultimo texto, por muita pouca vontade que tenhamos de escrever nesta altura, ambos sabemos que o Benfica precisa de nós. É preciso por o dedo na ferida e depois do que vi ontem não terei qualquer problema em fazê-lo até porque estamos em ano de eleicões e ao contrario do que aconteceu na aprovacao dos novos estatutos creio que agora haverá mais Benfiquistas vigilantes e prontos a denunciar a falta de capacidade que o Presidente tem para liderar o FUTEBOL do Benfica.

    Tudo Por Ti Benfica!
    Fred

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fred. Mas a questão das eleições anda vem longe e sinceramente não vejo alternativas seguras a LFV.

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Quero apenas esclarecer que a caixa de comentários aqui do blog não está a funcionar a 100%, daí a razão da eliminação de alguns comentários que surgiram duplicados.

    ResponderEliminar
  14. Para uma análise mais fundamentada, quanto ao processo de decisão dentro do Benfica no que ao futebol diz respeito, temos que olhar para o que LFV tem feito desde o primeiro dia que entrou no Benfica, que treinadores contratou, que jogadores contratou, que jogadores vendeu (e em que alturas, se de forma a poder contratar alternativas, etc etc etc), e outras cenas...
    A grande e única decisão estruturante no futebol foi a contratação de JJ e a sua manutenção após o ano horrível... vejo treinadores sem capacidade, centena e meia de pernetas contratados, jogadores nucleares vendidos no fim da janela de transferência sem hipótese de serem substituídos... isto é mesmo muito mau, desculpem mas é isto que vejo.
    abraços!

    ResponderEliminar
  15. Compreendo perfeitamente a tua tristeza, sofrimento e desalento perante aquilo a que, desde o inicio da época, estamos a viver. Vieira não serve para o futebol. Que se fique lá pelos negócios e negociatas e dê o futebol a quem sabe. Vitória, treinador do Benfica...onde já se viu isto! espero que seja homem e abandone antes de cairmos num buraco de onde dificilmente sairemos. União da Madeira leva 4 dos corruptos e 6 do Paços, Benfica não marca um...há que tomar medidas urgentes.

    ResponderEliminar
  16. Meu bom Amigo Nuno
    Adormeci por volta das cinco da manhã. Tinha o coração desenfreado, qual cavalo a galope, sentia uma angústia terrível que me apertava a alma e um desejo profundo que tudo isto tivesse sido um pesadelo e que logo logo iria acordar e nada se teria passado. Ilusão! Foi tudo verdade, foi um pesadelo real e foi a confirmação na minha cabeça de que o nosso lugar este ano na tabela, com sorte, será o 4°. Como benfiquista, sinto-me defraudada. Era o Março Silva o meu treinador do coração. Acho o Rui Vitória um homem sério, um benfiquista, mas não é treinador para o Benfica. Falta-lhe garra. Não estou a dizer que não tem competência, mas não a sabe pôr ao serviço da grande Instituição que é o Sport Lisboa e Benfica. Não gostava do JJ. Sempre o achei arrogante, convencido e, embora o ache bom treinador, não é, nem nunca será o supra-sumo que ele se julga. Lembra-me muito bem do que ele nos fez ganhar, mas também me lembro muito bem do que ele nos fez perder e foi muito. Também me lembro que ganhamos dois dos campeonatos na última jornada. Portanto, também não foi aquele treinador extraordinário que ele pensa que é!!! E era horrível na forma como tratava toda a gente, jogadores, adjuntos etc. Para mim foi um alívio quando saiu. Mas esperava que entrasse o Marco Silva. Aceitei o Rui Vitória com alguma desconfiança, mas esperando estar enganada. Infelizmente não estava enganada, e aqui encontro-me com o teu comentário, porque também dei ao Rui Vitória o benefício da dúvida, na ânsia de que os que diziam mal estivessem enganados. A enganada fui eu! Agora, meu amigo, casa roubada...trancas à porta!
    Para o ano há mais. A tão desejada hegemonia do SLB está ferida de morte.
    Grande abraço para ti meu amigo, e para todos os benfiquistas que frequentam o nosso maravilhoso cantinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marley. Isto das insónias é uma cruz que vou carregando sempre que o Benfica joga.

      Definitivamente não percebo a obstinação à volta de Rui Vitória. Ao contrário que o Rui Costa afirmou, ele é tudo menos intocável.

      Eliminar
    2. Exatamente Nuno. RV é tudo menos intocável!

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Não concordo com algumas coisas que aqui foram ditas, sobretudo o misturar a equipa de futebol, com o resto do mundo que é o SL Benfica. Não admitir que o Benfica há 10/15 anos estava na falência e a caminho de fechar as portas e que a vinda de LFV para o clube o fez sair dessa situação, não acho justo. Cometeu erros, claro todos nós cometemos, mas eu não esqueço a desgraça que este clube era antes de ele chegar a presidente, eu tenho memória. Em relação ao futebol, mais propriamente à equipa principal, sinceramente eu acho que o Jorge Jesus é hoje o melhor treinador português. Custa-me admitir isto, porque ele já não está lá, mas é aquilo em que acredito. A estrutura do Benfica achou por bem definir outro caminho para o futebol e esse caminho não passava pelo continuidade do JJ, para pena minha, mas aceito, porque também sei que a nível financeiro as coisas não estão bem. E agora dirão vocês, mas se reconheces que não estão bem as coisas financeiramente, como podes achar que LFV fez um grande trabalho no clube? Reconheço, porque entre as coisas não estarem bem nesse aspecto, com as condicionantes que se vivem nestes tempos, derivado da falência de Bancos (BES), da crise que se vive a nível Mundial e o clube ter acabado antes dele entrar, desculpem mas prefiro a primeira hipótese. Não gosto do Rui Vitória, nunca gostei, mas depois de JJ, dificilmente iria gostar de outro, porque como frisei atrás ele é o melhor treinador e quanto a isso nada a fazer. Estou preparada, com muito desgosto meu, para não ganhar nada nos próximos anos, até porque já passei pelos 11 anos sem ver o Benfica campeão e continuei sempre e sempre a ser do maior clube do Mundo. Espero é que este caminho que a estrutura decidiu seguir, dê os seus frutos o mais depressa possível e que se a questão financeira for resolvida nos próximos anos, então sim acredito que depois, com um suporte por trás em termos de contas solidificadas e passivo reduzido, estaremos no bom caminho e com jogadores ao nível da exigência do maior clube do Mundo. Nessa altura qual o treinador para levar o clube às vitórias desejadas? Não sei, muito sinceramente não sei! Eu sou "toxicodependente" do JJ, dirão vocês, mas há outros treinadores até melhores que ele, pois poderá haver e essa é a minha esperança, que a Direcção do clube encontre esse treinador. Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana antes de mais o meu obrigado pelo comentário. Agora permita-me umas observações ao mesmo.

      O meu texto não foi feito para criticar LFV.

      O meu texto não foi feito para comparar RV com mais ninguém que não ele próprio.

      Há de facto um pedido implícito no meu texto para que se arrepie caminho enquanto ainda há tempo.

      O PS no final do texto diz mesmo tudo quanto a quem tem de tomar a primeira decisão e a quem cabe reagir caso a primeira decisão não aconteça.

      Por último quem é esse JJ de que tantos falam?

      Eliminar
    2. Eu estou com a Ana. Dantes achava que JJ pudesse ficar eternamente no SLB. Só que hoje sei que isso era impossível. JJ no sporting é diferente de JJ no Benfica. Porquê? Porque, na nossa casa, ele estava inserido numa estrutura que muitos teimam em dizer que não existe. Basta afastarmo-nos um pouco, deixar a razão sobrepor-se à emoção e ela revelar-se-á. Quando ele cá estava, nunca foi incorreto para os adversários ou outros treinadores porque era de certa forma controlado. Desde que está do outro lado da segunda circular tem dito e feito bastante para nos apequenar… Está à solta, digamos. E nós não estamos a gostar desse JJ, pois não? No Benfica já todos estavam fartos dele e da sua recusa em seguir as linhas traçadas pela direção. Portanto, boa viagem e um queijo…

      Sobre ontem. Foi um empate. Se soubessem os palavrões que proferi durante o jogo… Mas não fomos goleados na Europa nem afastados de uma competição por um tomba gigantes. Pedir a demissão de Rui Vitória quando ele acabou de nos apurar para os oitavos da Champions…? Demos o benefício da dúvida quando perdemos com os lagartos e agora pedimos a cabeça dos responsáveis após um empate? Provavelmente se os que vão à nossa frente não tivessem tido favores a diferença pontual não era tão grande. Jorge Jesus no Benfica perdeu 5 pontos de vantagem, deixou-se ultrapassar e outros foram campeões!

      Portanto, vamos a ter lá calma. Consideremos este um ano de transição. Se no final da época tivermos ganho 3 ou 4 jovens jogadores de topo e de certo modo controlado as contas, podemos programar melhor o futuro.

      Não atiremos a toalha ao chão!

      Viva o BENFICA!

      Eliminar
    3. O problema é que já vamos a 7 pontos e ainda nem sequer estamos no Natal,fomos eliminados da Taça de Portugal(ainda por cima pelos lagartos, além de termos levado três em casa dos mesmos) não temos um fio de jogo, anda tudo aos repelões e às costas de miúdos de 18 anos, não pode ser!

      Eliminar
  19. Volto para voltar a comentar para vos dizer que gostei muito de todos os comentarios expostos pelos Benfiquistas que estao tao tristes como eu,estamos tao tristes e ainda mais tristes porque nao esperavamos escorregar contra o Uniao da Madeira que tinhma acabado de ser goleados por uma equipa do meio da tabela,pronto nao vou contestar ideias nem opinioes porque gostei de tudo apenas incentivar o amigo NunoMaf que nao nos deixe e nesta hora dificil de resultados negativos do Benfica que mais precisamos de estar juntos e unidos,adorei a expressao do meu amigo Ricardo ha dias em que o mar bate violentamente na rocha ha dias em que o beija,assim tem sido o nosso Benfica este ano connosco vamos ser pacientes e esperar por melhores dias,o nosso presidente fez coisas muito boas no clube que todos estamos de acordo mas foi quanto a mim infeliz na escolha do Rui Vitoria eu que ate sou um cepo d eideias nunca o Rui Vitoria me convenceu como treinador vejo em Portugal muitos melhores treinadores do que ele,quanto ao Marco Silva confesso que tambem era o meu favorito mas nao culpem o LFV por isso porque segundo sei o sporting pos-lhe um entrave para treinar clubes portugueses aqui o bruno foi astuto e ascintoso nao nos treina mas para o rival e que nao vais,enquanto o judas o foi reforcar,bem pro agora despedir Rui Vitoria seria um enorme erro mas mantelo por mais anos sera um erro muito maior ele nao passa daquilo com um futebol sem ideias descaraterizado como se via em outros clubes por onde passou vamos ter calma e continuar a apoiar o Benfica esta epoca por milagre ganharemos alguma coisa nao e com o futebol pratica ate agora visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço minhas as suas palavras, no que diz respeito ao Nunomaf, porque os poeta dele, de tão lúcidos que são, não podem deixar de fazer parte deste espaço tão apreciado por todos nós benfiquistas. No que diz respeito ao RV, já não estou assim tão de acordo. Há que saber arripiar caminho enquanto a desgraça não é demasiado grande, referindo que já é demasiado grande se ficarmos abaixo do 3° lugar da tabela classificativa.
      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. O Marco Silva durante dois anos não pode treinar nenhum clube em Portugal por cláusula inserta na carta de desvinculação dos lagartos. Pode isso, e acreditando que Marco Silva um dia treinará o Glorioso, teremos que esperar. Até vamos sofrendo as amarguras de ver jogos como o de ontem na Madeira. Triste tão triste.

      O texto do nunomaf é uma pérola que engrandece e enriquece este nosso cantinho benfiquista. Está de parabéns o amigo Ricardo por ter tão bons colaboradores.

      Cumprimentos benfiquistas.

      Eliminar
    4. Só agora reparei num erro ortográfico num comentário feito por mim mais acima. Arrepiar...e não arripiar como escrevi. As minhas desculpas.

      Eliminar
  20. Queria corrigir o meu anterior comentário ( o diabo dos tablets que escrevem coisas que não queremos). Não é poetas...e sim posts!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que já estava a ficar todo inchado... ahahahah

      Eliminar
    2. És um poeta a escrever prosa! LoL

      Eliminar
  21. Os jogadores do Benfica jogam a três velocidades: devagar, devagarinho e parados (tática excelente para quem gosta da calacice). Jogo aos solavancos, exagero de passes para o lado e para trás, muitos passes errados, pontapés livres mal cobrados, a quase ausência de remates de fora da área, poucas desmarcações, deficiente pressão no adversário, afunilamento do jogo, ausência de garra à Benfica... Eu não sou treinador, mas parece-me que tudo isto se afina com treino, com trabalho duro, com uma cultura de exigência no grupo de trabalho. Isto não é maneira de jogar para o Benfica. O Benfica é o Benfica, Rui Vitória! O Benfica tem jogadores para fazer muito melhor. Ó homem, você até escreveu um livro sobre futebol...
    Só mais um reparo, Rui: um líder tem de se impor e tem de exigir. Um verdadeiro líder não tem necessidade de ser grosseiro, como alguns que conhecemos, mas rijo, lá isso, tem de ser.

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo texto, Nuno!
    Subscrevo-o em absoluto, tal como comentei o post do Ricardo sobre "a jogatana" contra o União!

    Pelos vistos, tal como tu Nuno, o Ricardo e... "mais alguns" milhões de Benfiquistas, a minha frustração e revolta com "o n/ regresso à penumbra" deixa-me mal, mal... e mal!

    Nota:
    "Em linha" com a n/ débacle futebolística, continua a "fantástica" política de comunicação do Clube com os seus sócios, de que é "emblema sublime" a chegada HOJE (16.12.2015) do m/ novo cartão de sócio PAGO hà... (perdi a noção exacta), talvez 3 meses, se não mais!!!
    Priceless!

    ResponderEliminar
  23. Caro Nuno, estou a escrever-lhe do futuro, e graças a Deus que nada do que escreveu se verificou! O 35 já está no museu do clube, assim como a 7ª Taça da Liga! =) Rumo ao 36! Um passado de glória, um futuro de Vitória!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...