terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Contratos do Benfica, Porto e Sporting. Maus os bons negócios?

..............................................................................
Parece ter chegado a Portugal a galinha dos ovos de ouro. A NOS e a MEO têm andado em grande azáfama na procura da conquista, para a sua grelha de programação, os clubes Benfica, Porto e Sporting. Fala-se agora em números:

- Benfica 400 milhões de euros por 10/12 épocas
- Porto 457, 7 milhões de euros por 10/12 épocas
- Sporting 515 milhões de euros por 10/12 épocas


Contrato do SLB dura dez anos e inclui jogos e Benfica TV. Contrato do FCP inclui jogos, o Porto Canal e publicidade no Dragão e nas camisolas

Fechados com menos de um mês de diferença, os contratos de venda dos direitos de transmissão televisiva celebrados por Benfica e Porto foram avaliados em 400 milhões e 457,7 milhões de euros respetivamente. Apesar dos montantes envolvidos estarem em patamares semelhantes, o que está incluído nos contratos e as diferentes durações previstas para cada direito cedido pelos clubes tornam difícil comparar diretamente os negócios milionários dos dois maiores clubes de futebol portugueses.

O que venderam os clubes?

No caso do Benfica, o acordo com a NOS inclui a “cessão dos direitos de transmissão televisiva dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Benfica SAD”, bem como “os direitos de transmissão e distribuição do Canal Benfica TV”. A NOS assegura desta forma e já a partir da próxima época os jogos do Benfica no Estádio da Luz para a liga profissional de futebol, ganhando ainda o direito de acrescentar a Benfica TV na sua grelha de canais

Já no que toca ao Futebol Clube do Porto, o contrato com a MEO é mais abrangente. O acordo fechado com a antiga Portugal Telecom inclui, tal como no caso do Benfica com a NOS, os “direitos de transmissão televisiva dos jogos da equipa principal” e os “direitos de transmissão do Porto Canal”.

Contudo, este contrato é mais abrangente que o celebrado pelos encarnados, já que entra no segmento do patrocínio principal do Porto. Segundo a nota do clube sobre o acordo, e além dos direitos de TV e do Porto Canal, a MEO comprou igualmente “o Direito de Exploração Comercial de Espaços Publicitários do Estádio do Dragão” e também “o direito de colocar publicidade na parte frontal das camisola das Equipa Principal de Futebol do FC Porto”.

Estes direitos não foram adquiridos pela NOS no acordo com o Benfica. O clube da Luz vendeu recentemente a publicidade nas camisolas à companhia Emirates, apontando-se para valores entre os 8 e 10 milhões de euros anuais. Antes, as camisolas do SLB eram patrocinadas pela MEO, a troco de 4,5 milhões por ano. Duração

Duração

Os contratos são distintos também no que toca às diferentes durações dos acordos celebrados. No caso do Benfica, o acordo inicial foi fechado por três anos “podendo ser renovado por decisão de qualquer das partes até perfazer um total de 10 épocas desportivas”. O direito da NOS em transmitir os jogos na Luz arranca já no início da próxima época.
Já o contrato fechado pelo Porto é mais complexo: a cedência dos direitos de transmissão é feita logo por dez épocas desportivas e só terá início “a 1 de julho de 2018”. O Porto cede assim os direitos de transmissão dos seus jogos no Dragão até ao final da época de 2027/28.
O contrato entre o Benfica e a NOS também pode chegar a dez anos de duração caso seja “renovado por decisão de qualquer das partes”, chegando nesse caso até ao final da época de 2025/26.

Há depois distintas durações para as diferentes cedências do Porto à MEO: o direito de transmitir o Porto Canal é cedido por 12,5 anos – de janeiro de 2016 ao final da época de 2027/28 -, a venda do espaço para publicidade nas camisolas dura 7,5 anos – janeiro de 2016 ao final da época de 2023/24.
Já o “direito de exploração comercial” das publicidades no Estádio do Dragão dura igualmente 10 épocas, a partir de julho de 2018.

Valores

Não representando exatamente a cedência dos mesmos direitos às operadoras de televisão por subscrição é difícil olhar de forma comparativa para ambos os contratos, sendo certo que o do FCP é não só mais abrangente como em algumas cláusulas de maior duração que o do Benfica
Segundo o clube da Luz, caso o contrato com a NOS chegue aos 10 anos de duração, então, e nesse período de tempo, entrarão 400 milhões de euros nos cofres encarnados, “repartidos em montantes anuais progressivos”.
 Já no que toca ao Porto, e sem desagregar valores para as diferentes cedências feitas à MEO, salienta-se que este inclui os direitos de exploração de publicidade no Estádio do Dragão (por 10 anos) e também o patrocínio das camisolas (por 7,5 anos), negócios não incluídos na negociação entre Benfica e NOS.
Este contrato gerará um total de 457,7 milhões de euros para o Futebol Clube do Porto durante 12,5 anos, um valor cuja maior fatia só começará a chegar aos cofres do Dragão a partir de julho de 2018, altura em que os direitos televisivos do FCP saltam para a MEO.


Leões anunciam acordo de 515 milhões de euros

O Sporting confirmou, ao início da tarde, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter chegado a acordo com a NOS para a cedência dos direitos de transmissão televisiva dos jogos em Alvalade, a partir de 2018, por um período de 10 épocas.

Os leões anunciaram ainda que os valores do atual contrato sobre os direitos televisivos com a PPTV foram também revistos, salientando que o valor total destas negociações ascende os 515 milhões de euros.

Do novo acordo celebrado com a NOS, conforme a própria empresa anunciou também através da CMVM, os leões recebem total 446 milhões de euros, sendo os restantes 69 milhões resultado da revisão do contrato com a PPTV.

Eis o comunicado do Sporting:

A Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD informa, nos termos do art. 248.º, n.º 1 do Código de Valores Mobiliários, que chegou hoje aos seguintes acordos:

1) com NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A. um contrato para a cessão dos seguintes direitos:

(i) direito de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade pelo período de 10 épocas desportivas com início em 1 de Julho de 2018;

(ii) direito de transmissão e distribuição do Canal Sporting TV, pelo período de 12 Épocas desportivas, com início em 1 de Julho de 2017;
(iii) direito a ser o seu principal patrocinador, pelo período de 12 épocas e meia, com início a 1 de Janeiro de 2016.

2) com a PPTV – Publicidade de Portugal e televisão, S.A. um aditamento ao contrato atual pelo qual foram revistos os valores a pagar pelos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da equipa A de futebol sénior da Sporting SAD e direito de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade para as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.

As contrapartidas financeiras globais resultantes do valor dos contratos, incluindo as épocas 2015-2016, 2016- 2017 e 2017-2018, o referido no ponto 1 e o aditamento referido no ponto 2 ascendem ao montante de € 515.000.000.
................................................................
Como se pode verificar são números muito diferentes. Ao ler atentamente verifica-se que o Porto e o Sporting até parece que também venderam as retretes, os buracos dos grilos que existem no relvado, bem como, os ninhos de coruja, pombos, e andorinhas, que embelezam os buracos entre "suspensórios", e beirais desses estádios.

Não serei certamente a pessoa mais indicada para analisar estes números, mas sei que, existem milhares de benfiquistas capazes de o fazer, Assim coloco à disposição de todos - gostava que não fossem aqueles anónimos com arte para a ironia sem graça - o direito de, com a sua visão muito pessoal, comentarem estas noticias.

Permito-me deixar algumas interrogações: 

- Serão estes números verdadeiros no que concerne à globalidade dos direitos que, dizem, encerram?
- Será que o Benfica fez o pior contrato quando é sabido que a marca Benfica vale mais que as marcas Porto e Sporting juntas?
- Terá havido alguma "inocência" por parte da direcção do Benfica aquando das conversações com a NOS para a celebração do contrato?
- Será que o contrato feito pelo Benfica salvaguarda todos os direitos do clube?

Os benfiquistas têm a palavra.
.

26 comentários:

  1. Li isto algures na net em relação ao contrato dos lagartos:

    Vamos lá esclarecer uns pontos:
    Em primeiro lugar, o contrato dos lagartos com a NOS é no valor de 446M como podem ver no contrato. Os 515M comunicados à CMVM englobam os 446M + 2 anos que os lagartos terão a receber da sporttv pela transmissão dos seus jogos. Este dinheiro iam receber de qualquer maneira, ou seja eles comunicam esse valor só para iludir os mais ingénuos, pois o contrato real é de 446M.

    FACTOS:
    O SL Benfica vendeu os direitos do canal BTV e dos jogos dos seniores em casa durante 10 anos por 400M.
    Os lagartos vendem os direitos do canal por 12 anos, os direitos dos jogos dos seniores em casa por 10 anos, TODA A PUBLICIDADE DO ESTÁDIO por 10 anos e a NOS fica como patrocinador principal por 12 anos e meio... tudo por 446M.

    AGORA A MATEMÁTICA:
    SL Benfica receberá 400M ao longo de 10 anos, o que corresponde a 40M por época!
    Lagartos receberão 446M ao longo de 12.5 anos, o que corresponde a 35.68M por ano.

    Para a matemática ser ainda mais justa, temos de somar o patrocínio da Fly Emirates, com valores entre 8 a 10M por ano, bem como toda a publicidade estática e virtual do Estádio da Luz (valor não conhecido).
    ........................
    Por isso parece-me que existe algo de menos visível no valor de 515 milhões como anuncia a lagartada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvestre, o Sporting renegociou os valores de 3 anos e nao 2... Basicamente eles vao receber 23 milhoes por estas 3 temporadas (Actual incluida), em vez de 15 milhoes...

      Eliminar
    2. 23M por época. para dar os 69M de diferença dos 515M/446M

      o badocha fintou o fcp neste aspecto, se é que não se tenham precavido nesta actualização de valores.

      Eliminar
  2. Mesmo que exista uma clausula de 10 ou 20% no contrato entre a NOS e o SLB penso ela só será aplicável na rubrica correspondente aos direitos televisivos.
    Tanto FCP como SCP negociaram outras rubricas para além dos direitos televisivos e portanto agora será uma questão de gerir os valores de tal modo que uma eventual clausula no contrato do SLB não se aplique (uma espécie de negócio Moutinho-James para o Mónaco onde o SCP ficou a ver navios).
    Concordo com a análise de que o negócio do SLB é o mais vantajoso dos três mas confesso que esperava um diferencial maior.

    Por ultimo acho graça à forma com o SCP comunicou o seu negócio juntando os 446 M€ aos 69 M€ já negociados para as próximas 2,5 épocas. Uma autentica cortina de fumo, quando é, a meu ver, o pior negócio dos três.

    ResponderEliminar
  3. Se a NOS não melhorar os termos do contrato com o Benfica só há uma coisa a fazer, todos os benfiquistas derreterem a MEO e a NOS e assinarem pela Vodafone, falindo as duas empresas e obrigando cada um dos clubes a emitirem os seus próprios jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebes-te a parte "gostava que não fossem aqueles anónimos com arte para a ironia sem graça " ???

      Eliminar
    2. ultraslb

      Gostei desse sentido irónico...mas quero acreditar que percebeste o sentido/alcance da frase que escrevi e a quem se dirigia ou dirige...

      É que não gosto nem quero apagar comentários... menos inteligentes...

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Cromo da Bola29/12/15, 15:33

    Ó pá não se preocupem com essas cenas, que os nossos dirigentes não andam a dormir, olhem o que interessa aos benfiquistas,

    Grimaldo confirmado por 1,5 milhões de euros

    O Benfica confirmou a contratação de Alex Grimaldo, lateral proveniente do Barcelona, com quem assinou contrato válido até junho de 2021.

    O jogador, de 20 anos, custou ao Benfica 1,5 milhões de euros, sendo que o Barcelona terá direito a uma percentagem numa futura venda.

    Grimaldo chega à Luz depois de ter realizado esta época 17 jogos pela equipa B do Barcelona, marcando dois golos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cromo da bola Grinaldo até poderá vir a ser um bom reforço não digo que não, mas será que era o reforço que nos precisávamos no imediato para assumir o lado esquerdo da defesa?? Será que um jogador que vem da 3ºdivisão espanhola tem capacidade para assumir já o estatuto de titular no Bicampeão Nacional? porque é isso que nós precisamos!! vamos ver...
      Em relação ao negócio NOS, penso que foi um belo negócio para os nossos lados! Nós vendemos 2 "itens" por 400M e eles para conseguirem aproximar-se tiveram que fazer puro ilusionismo vendendo 4 "itens" e alguns deles por mais tempo. Vender o patrocínio principal das camisolas por 12.5 anos é demasiado!! e pensando bem o nosso termina daqui a 3... e ainda tens a publicidade no estádio.. resumidamente parece um belo negócio por parte do S.L.Benfica!!!

      Eliminar
    2. Bons contratos, melhores contratos e por aí fora, mais uma que têm de agradecer ao Glorioso em geral e ao seu presidente em particular, pois, da parte dos iluminados andavam agitando bandeirinhas(centralização dos direitos) com o P.Emproado para a liga.
      O que interessa é que Grimaldo já cá está, vamos ver o que dá com o Cervi, Luisão, Nelsinho e Sálvio também são reforços de Janeiro, portanto, BENFICA DÁ-ME O 35!! Ai,ai o sr. Xistralhada em Guimarães a ver vamos (como dizia o outro) se é mais do mesmo, se assim for algo muito mais incisivo deve ser feito.
      SaudaçõesBenfiquistas e Bom Ano

      Eliminar
    3. Parece que o Cervi só vem a partir de Junho de 2016. Vamos ver e acreditar que chegue em Janeiro a fim de se ir ambientando ao Benfica.

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  5. As minhas contas anuais médias:

    SLB 53M (direitos 40M + 10M patrocinador principal + 3M publicidade estática)

    FCP 47.5M (direitos + patrocinador principal + publicidade estática)

    SCP 44.6M (direitos + patrocinador principal + publicidade estática)

    Em todo o caso o Benfica tem dois anos de avanço quer para o inicio quer para o fim, e estes 4 anos deverão acentuar a diferença de valores no total. Ou seja, no próximo ano o Benfica estará a receber uns 46M enquanto o Sporting não chegará aos 30M (23M dos direitos e publicidade mais uns 6M da publicidade da camisola). Em 2018/2019 os valores serão mais equilibrados entre clubes, mas em 2026/2027 o Benfica estará livre para assinar novo contrato e de certeza que será por valores bem superiores aos actuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da análise caro amigo 71460_5/8

      Realmente não acredito que Luís Filipe Vieira se deixasse enganar. Não acredito mesmo

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
    2. Boa análise 71460_5/8

      Eliminar
    3. 71460_5/8 tens que ter em conta é que daqui a 3 anos quando tu dizes que haverá um valor mais equilibrado entre clube, o Benfica é livre para negociar um novo acordo de publicidade das camisolas...

      Eliminar
    4. E o valor da difusão das televisões?

      Eliminar
  6. A grande diferença é que o FCP e SCP deram quase tudo o que podiam dar, sem margem para renegociações futuras, enquanto o SLB pode renegociar o contrato TV mais cedo, pode renegociar sponsoring, e publicidade estática. O que é que isto muda ?

    Comparando o que é comparável, imaginando um cenário em que os clubes renovem os respectivos contratos sem haver mudanças de valores, e tendo em conta o período que vai de 2015/16 a 2027/28, os clubes vão receber : SLB 642M, FCP 559M, SCP 523M.

    Agora, se pensarmos numa (razoável) renegociação de contratos com aumento de 20% dos valores, teremos : SLB 712M, FCP 586M, SCP 523M. Ou seja, SLB +70M, FCP +27M, SCP +0M.

    Imaginemos ainda, uma renegociação de contratos com aumento de 50% dos valores, teremos : SLB 852M, FCP 649M, SCP 523M. Ou seja, SLB +210M, FCP +90M, SCP +0M.

    Daqui se vê que o SLB guardou margem de crescimento importante, enquanto que o FCP pouco poderá mudar. O SCP então, até finais de 2028 está bloqueado no tempo, em termos de valores...

    jap

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de ler caro amigo jap

      Se for assim, e acredito que seja, não se entende a euforia de portistas e sportinguistas... mas que eles andam eufóricos parece-se ser uma verdade

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. A VERDADE DA MENTIRA...

    O Bobone de Car(v)alho ainda está na fase de “A minha pila é maior do que a tua” e então tem necessidade de provar aos seus cegos seguidores que é homem.

    O “Ceporte” fala em 545 Milhões e a NOS em 446 Milhões

    O Sporting para não ficar atrás e para se fazer passar por grande, hipotecou:

    • A publicidade nas camisolas por 12,5 anos (No contrato do Benfica está excluída)

    • A publicidade toda do estádio por 12,5 anos (No Contrato do Benfica não está incluída)

    • E ainda foram mendigar um aumento ao Joaquim Oliveira pelos próximos 2 anos do Contrato que têm em vigor até fim de 2018.

    Venderam tudo até 2028!!

    Depois meteram o dinheiro que ainda falta receber da SportTV neste "bolo" para parecer o melhor contrato. Vendeu tudo por 446 e ainda colocou mais 69 milhões do contrato existente com a SportTV, que dura até final de 2018.

    Definitivamente, Pequeno Líder Gordo...

    ou estás desesperado ou estás sem cérebro... ou as duas coisas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... de facto parece ser assim. Vamos ver como se vão desenrolar as coisas nas próximas horas/dias...muito se vai ainda escrever sobre o assunto.

      Eliminar
  8. Li na Sapo Desporto:

    Depois de Benfica e FC Porto, o Sporting anunciou esta terça-feira um acordo multimilionário com a NOS. O acordo é semelhante àquele que o FC Porto celebrou com a PT (MEO), embora com um prazo mais alargado no que se refere ao patrocínio nas camisolas.

    Já no caso do Benfica, o acordo com a NOS é referente 'apenas' aos direitos de transmissão dos jogos em casa e da Benfica TV, já que o patrocínio nas camisolas foi cedido à Emirates.

    Confira os principais pontos e diga-nos: quem fez o melhor negócio?

    Benfica - NOS
    - Direitos de transmissão dos jogos em casa, inicialmente por três anos, podendo ser renovado por qualquer uma das partes até um total de 10 épocas.
    - Direitos de transmissão da Benfica TV, pelo mesmo período.
    Valor total: 400 milhões de euros.

    FC Porto - MEO
    - Direitos de transmissão dos jogos em casa por 10 anos (início a 1 de julho de 2018).
    - Direitos de exploração da publicidade no Estádio do Dragão por 10 anos (início a 1 de julho de 2018).
    - Direitos de transmissão do Porto Canal por 12 épocas e meia (início a 1 de janeiro de 2016).
    - Estatuto de patrocinador principal do FC Porto por 7 épocas e meia (início a 1 de janeiro de 2016)
    Valor total: 457,5 milhões de euros.

    Sporting - NOS
    - Direitos de transmissão dos jogos em casa por 10 anos (início a 1 de julho de 2018).
    - Direitos de exploração da publicidade no Estádio José Alvalade por 10 épocas (início a 1 de julho de 2018).
    - Direitos de transmissão do Sporting TV por 12 épocas (início a 1 de julho de 2017).
    - Estatuto de patrocinador principal do Sporting por 12 épocas e meia (início a 1 de janeiro de 2016).
    - Revisão dos valores do contrato com a PPTV, referentes às épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/18.
    Valor total: 515 milhões de euros.
    ******************

    Afinal quem fez o melhor negócio? Aparentemente terá sido o Benfica pois o patrocínio nas camisolas atualmente cedido à Emirates, pode vir a render muitos euros nas épocas mais próximas.

    ResponderEliminar
  9. Acredito que o Benfica fez o melhor contrato dos três clubes. Também escrevi algo sobre:

    " Benfica, Porto, Sporting: Contratos com a NOS e MEO: Que valores reais... que verdade encerram...""

    Um agradecimento especial à administração do blogue O belovoardaagui em me permitir fazer um pouco de publicidade ao meu blogue, mas sem a ajuda dos grande blogues, é dificil singrar entre os bons e eu gostaria de estar entre os melhores. Querendo, cliquem no meu nome.
    Blogue: http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/
    .
    Agradecimento de coração

    ResponderEliminar
  10. Independentemente dos clubes, eu ainda gostaria de saber como se arranjam tantos milhões no mundo do futebol...


    Bom fim de ano e feliz 2016

    ResponderEliminar
  11. Fazes perguntas do que achamos, mas as próprias perguntas já insinuam que o Benfica fez o pior negócio. Talvez por ser por uma quantia menor, mas não tendo em conta o resto que explanas no post, como os diferentes tempos de duração de alguns produtos vendidos.
    Em todo o caso, acho que tanto o porto como o sporting, principalmente o sporting fizeram um bom negócio, mas não sei avaliar os produtos por eles vendidos avaliando também o tempo de duração.

    ResponderEliminar
  12. Vamos a contas:

    As contas do SLB:
    A- Até 30 Junho as recetas do Benfica são (1º Semestre 2016)
    • BTV 15 Milhões
    • Emirates 4 M
    • Sagres 2 M
    • Coca Cola 1.5
    TOTAL ATÉ 30 Jun 2016= 22,5 Milhões

    B- De 01 Jul 2016 a 30 Jun 2026 (10 anos)
    • Contrato Nos 400 Milhºoes
    • Camisolas 100 Milhões
    • Sagres 40 M.
    • Coca Cola 30 M
    • Pub Jogos 50 M
    TOTAL 10 ANOS = 620 Milhões

    C- De 01 Jul 2026 a 30 Jun 2028 (2 anos para igualar temp como Sporting)
    Tendo em conta as receitas médias ano nos últimos 10 anos, mesmo sem actualização teremos 620 Milhões / 10 anos = 62 Milhões por ano…logo 2 anos = 124 Milhões

    TOTAL GERAL DE 01 Jan 2016 a 30 Jun 2028 = 766,5 Milhões – SLB


    As contas do “Ceporte”

    A- De 01 Jan 2016 a 30 Jun 2028 = 546 Milhões (tudo incluído inclusive as cuecas da Bobone para darem um cheirinho ao contrato)

    RESUMO:
    SLB = 766,5 Milhões
    SCP = 546 Milhões

    Diferença: 220,5 Milhões




    ResponderEliminar
  13. Os outros não me interessam para nada, mas, no meu ponto de vista o Vieira foi comido. 40 milhões era o valor que pedia, na altura da tentativa de negociação com a sportvtv. Se assim o foi há três anos, neste ano os mesmos 40 milhões valem a mesma coisa? e daqui a 10 anos? o que são 40 milhões? e os 20 milhões/ano que dava a BenficaTv?. Conclusão, limpos são 20 milhões/ano. Vieira, grande negociador...

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...