quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Benfiquistas: Acabou o Mundo? Alguma catástrofe arrasou os vales da alegria, ficando tudo plano, na génese tristeza?


O Benfica jogou ontem com o At. Madrid, na Luz, perdendo por 1-2, o que originou ficar em 2.º lugar no grupo e o Atl. De Madrid em 1.º - Fase de grupos da Champions League -.

Parece que, para alguns benfiquistas, segundo o que se lê, e tem lido, a nível de alguns blogues e muitos comentários, e redes sociais, o mundo ruiu. O universo desabou.

Caíram as montanhas sobre os vales da alegria, tudo arrasando, o que gerou nessas abençoadas almas vermelhas, um desespero, direi que sem limites. Ficar em 2.º lugar foi a catástrofe. Até parece que o Benfica cometeu um "crime" lesa "apaixonados" por ter ficado nesse lugar e assim apurado para os 8.ºs de final da Champions League.

Vamos lá a ser razoáveis. Pode haver benfiquistas que sofram tanto como eu. Mais, não acredito que existam. Alegro-me como todos, sofro como ninguém. Inteligentes como somos, temos que saber parar para pensar e aceitar a realidade. E essa realidade é muito diferente entre o orçamento do Atl Madrid e o Benfica. 

Dir-me-ão que, tal não significa nada. Não penso assim. Na minha modesta e humilde opinião, significa tudo. Por outro lado têm um treinador há varias épocas, enquanto que, o Benfica, mudou de treinador no inicio da presente. As ideias de jogo estão estabilizadas no Atlético, enquanto que, no Benfica, ainda se procura um modelo que melhor se adeqúe às características de cada jogador.

Como todos nos julgamos treinadores, agora é fácil criticar as decisões de Rui Vitória. Que deveria jogar com esta ou aquela equipa. Com este ou aquele jogador. Que o jogador x ou y não deveria ter ficado no banco. Que deveria utilizar este ou aquele sistema de jogo, blá blá blá.
Só ele tem defeitos e nós virtudes. Só nós somos os génios da bola e Rui Vitória o “cabeçudo” que não percebe nada de futebol.

Critica-se se perdemos. Critica-se se empatamos. Critica-se se ganhamos. Concordo que nós benfiquistas somos uns eternos insatisfeitos. Mas, caramba, criticar tudo o que se faz no Benfica não é para os benfiquistas. Isso é para os invejosos que, por infelicidade do destino, optaram por outras cores clubistas.

Na Taça de Portugal fomos eliminados na casa do Sporting. Bem sabemos como têm sido as coisas desde o inicio da época. No campeonato estamos a oito pontos desses, tendo um jogo a menos. Vamos receber o Porto e vamos jogar a Alvalade. Quem pode dizer que não ganhamos esses dois jogos? 

O Porto e o Sporting ainda vão jogar duas vezes entre si. Será que temos o campeonato perdido? Recuso-me a aceitar essa ideia. Não, Não e Não. Vem aí o mês de Janeiro, coincidente com nova janela de transferências. Sabemos que no Benfica se trabalha diariamente em prol do clube. Vamos unir as nossas forças e apoiar toda a estrutura do clube. Essa, precisa do nosso apoio e não da nossa critica, quando essa, é tudo menos construtiva.

Rui Vitória é treinador perfeito? Claro que não. Mas seremos nós, na critica, perfeitos? Claro que também não.

Ouvir um aplauso em vez de um assobio, é igual no carinho e apoio? Claro que não. Assim os assobios, ou ficam no silêncio, ou devem/podem ser usados contra quem nos desacredita e inveja e não contra o nosso clube que tanto precisa do nosso aplauso.

Sabemos que ficando em 2.º na Champions League nos vai calhar um dos chamados tubarões da Europa. Sinceramente apenas três clubes, Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona, nos podem causar alguma apreensão. E será que esses clubes são invencíveis? Os outros? Esses são para derrotar e ponto final. Mas haverá algum símbolo que meta medo a uma águia esfomeada… por vitórias?

Vamos lá amigos benfiquistas. Vamos lá a ser fortes e compreensivos para o nosso clube. Nem tudo é bem feito mas também nem tudo é catastrófico. Existe o meio termo e esse nunca deve, nem pode ser ultrapassado por quem ama o clube, e esses, somos todos nós, benfiquistas.

- Não nasceu um benfiquista para viajar com o seu clube faça chuva ou faça sol?
- Não nasceu um benfiquista para apoiar o seu clube nos momentos bons em geral, e em particular, nos momentos menos bons?
- Não nasceu um benfiquista para "sofrer" pelo seu clube até que a morte os separe?

Recordem-se desta frase que aqui vos deixo:

" Criticar é fácil ... fazer melhor é que é difícil "

Vamos lá todos acreditar e sermos aquilo que todos nós devemos e queremos ser

BENFIQUISTAS DE ALMA E CORAÇÃO

VIVA O BENFICA SEMPRE
.

25 comentários:

  1. Águia de Luz09/12/15, 16:30

    Fantástico...excelente...e muito verdadeiro!
    Eu apoio...eu acredito...eu viro fera quando em dizem mal do Benfica, principalmente do nosso Treinador.

    Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo,

    O que se permitir, a nível de exigência, nesta época fulcral, terá repercussões graves mais à frente.

    Caro Águia de Luz,

    Espero que a fera em que se transforma quando "dizem mal" (curiosa forma que a mente fechada tem de colocar a crítica como maldizer) não venha um dia a ser uma espécie de leão. É que o que os arautos vêem hoje é a Sportinguização lá mais à frente, os triunfozinhos do jogador que singra lá fora. Aposta na formação? Sim Sr! De Acordo! Então que se aposte à Benfica: competentemente e vencendo!

    O problema de ontem, não foi a derrota, foi a inabilidade que se mantém desde o início da época e que o "coração do heróis" tem vindo a camuflar.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Isaias

      Admito que sim. Mas será a criticar na forma negativa tudo e todos que as coisas mudam para melhor?
      Será nos assobios à equipa em vez do aplauso que as coisas serão melhores?

      Admito a critica. Mas uma critica construtiva, não aquela do deita abaixo, do partir tudo, do cortar pela raiz... é que o sabe tudo ainda não nasceu e, se calhar, nunca nascerá.

      Fazer o trabalho do inimigo? Não. Jamais entrarei por aí?

      Claro que fico aborrecido, destroçado, não durmo, com certas coisas menos boas que, na minha opinião, acontecem no Benfica. Claro que sei que nem tudo está bem. Mas será que tudo está mal? Será que o meu silêncio de hoje não me vai trazer alegrias no amanhã? Acredito que irá trazer...

      É por aí que anda o meu pensamento.

      Aquele Abraço

      Eliminar
    2. Caro Ricardo,

      Não encontra da minha parte qualquer crítica sem a apresentação do devido fundamento. Mais a mais lhe posso afirmar, por deambular pela blogaria Benfiquista, que grande parte das críticas AO FUTEBOL PRATICADO ou mesmo ÀS DECISÕES TOMADAS (não às pessoas em si ou à instituição). Por exemplo? O meu blogue. Tem, de uma forma mais técnica, o http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt também, mas há mais e em grande parte fundamentados.

      Deve ser-se objectivo e não considerar automaticamente a crítica como um ataque. Se assim fosse, não haveria hoje em dia boa música, ou bom teatro, ou boa dança, ou boa pintura, ou boa escultura, ou bom cinema... ooops! Pois, realmente não temos essa qualidade hoje como noutros tempos, porque precisamente vivemos numa época em que parece que a crítica é um demónio qualquer que deve ser erradicado. O resultado é termos progressivamente uma sociedade em que o mediocre é considerado razoável e em que o razoável é considerado bom.

      Sem espírito crítico, em relação ao próprio e em relação aos outros, qualquer grupo fica vulnerável até à mais básica demagogia.

      O Sport Lisboa e Benfica, afirmo mais uma vez, não é isto.

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  3. Exactamente aquilo que penso, sem tirar nem pôr. Ainda hoje vi um blogue, supostamente benfiquista, criticar RV por ter jogado só com um avançado, que foi bombom e tal...
    Está-se mesmo a ver que, se tem jogado com 2 e as coisa têm corrido mal, lá estaria exactamente a mesma alminha a criticá-lo por ter sido anjinho e ter jogado com dois avançados contra uma equipa tão poderosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Viegas

      Grato pela presença e comentário

      Aquele abraço

      Eliminar
  4. Como sempre, não podia estar mais de acordo com o que escreveste. Precisamos de calma e paciência. Precisamos de apoiar, e não assobiar, achincalhar ou até, pior que uma derrota, é um Benfiquista descrente. Que quer ganhe quer perca, não sabem dizer outra coisa, se não mal. Quando não e de uma coisa é de outra. Há que haver calma!

    Claro que, criticar é muito mais fácil, é a defesa dos fracos.

    ResponderEliminar
  5. Meu bom amigo
    Só Bayern, Real Madrid e Barcelona nos poderão causar apreensão??? só??? Então e quase todos os outros? Será que estão ao nosso alcance? Eu lamento, mas não sou assim tão otimista. E isto não tem a ver com o não gostar muito do nosso Benfica, ou não acreditar no nosso Benfica. Tem a ver com o facto de ver que temos uma equipa intermitente nas suas performances. Eu não culpo ninguém, nem treinador, nem jogadores, nem Direção. Eu limito-me a constatar um facto. Ainda não somos uma grande equipa, embora tenhamos grandes valores. E são as equipas que ganham jogos, não as individualidades. É por isso que, mesmo que tivéssemos ficado em 1° lugar, eu continuaria a recear qualquer uma das equipas, ditas "não tubarões "que nos viessem a calhar na rifa.
    E pronto, desculpa não concordar contigo. Numa coisa estou de acordo, amarei sempre o Benfica nos bons e nos maus momentos, tentando que esse amor não me tolde a objetividade.
    Grande abraço para ti e para todos os benfiquistas que frequentam este cantinho.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida amiga marley

      Como eu te entendo...respeito com muita amizade e carinho a opinião de uma ilustre benfiquista

      Estás desculpada por não concordares comigo, lool

      Beijinho

      Eliminar
  6. ...meu caro....PARABENS.....porque acima de tudo,(mesmo sofrendo(como eu)pelo BENFICA)mesmo percebendo que tens OPINIÃO, pelo momento menos bom que a nível desportivo O BENFICA está a passar, DEFENDES AQUI O GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA...abraço..Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Afonso

      Grato pela presença e comentário

      Um abraço benfiquista

      Eliminar
  7. Preocupante mesmo é a falta de exigência de muitos benfiquistas... 7a derrota em 20 jogos oficiais, um "modelo" de jogo que está mais que visto o que é ( Rio Ave com melhores jogadores) e continuamos a ler textos destes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Godinho

      É apenas a minha opinião. Gostar do texto ou não, é um direito de cada um.
      Eu sou exigente. Gosto de ver o Benfica ganhar... SEMPRE

      Apenas não critico no bota abaixo o Benfica nos blogues, nas redes sociais, seja lá onde for. Quero dizer mal, digo-o nas Assembleias Gerais. Sei que nem todos lá podem ir, mas é a minha opinião. Respeito a sua, ainda que como o amigo não concorde com a minha, eu não concorde com a sua. Elementar...

      Grato pelo comentário

      Eliminar
  8. "no Benfica, ainda se procura um modelo que melhor se adeqúe às características de cada jogador."

    A leviandade e naturalidade com que se diz isto. Já vamos a meio da época e ainda andamos à procura de um modelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MS

      Jorge Jesus esteve seis épocas no Benfica. Quantos campeonatos ganhou? Já sei, ganhou no primeiro ano. Por acaso os jogadores que sempre teve Jorge Jesus são comparáveis aos que tem Rui Vitória?

      Quanto à leviandade não me parece que esteja abalizado a fazer juízos de valor sobre a minha pessoa, como benfiquista.

      A naturalidade é de um benfiquista ferrenho, doente, sócio há muitos anos, cujo coração já cedeu pelo Benfica. levando-me à mesa de Operações. Como vê, se calhar só existe leviandade em sofrer tanto e não conseguir ser mais... natural

      Cumprimentos.

      Eliminar
  9. Totalmente de acordo. Há várias coisas que me preocupam, mas não podemos ganhar sempre perseguindo dois objectivos. Se queremos reduzir o passivo, temos de correr riscos desportivos. Não queria referir-me ao passado recente, mas vejo gentes com memória curta. Vi o Benfica com grandes equipas e treinador a ganhar à grande, não ganhar nada e para ganhar alguma coisa internamente, abdicava-se da CL porque já se sabia que não conseguíamos ganhá-la. O treinador em vez de olhar pelos interesses do clube, olhava mais para o seu bolso. Ganhando o campeonato, sempre arrecadava uns milhares de prémio, mas o Benfica monetáriamente não ganhava nada, apenas a Taça. Apostando na CL e passando apenas a 1ª fase, o Benfica ganhava prestígio e dinheiro para pagar o ordenado a toda a equipa técnica. Se por duas vezes fomos longe na LE, só prova que tínhamos umas boas 2ªs linhas, mas fomos eliminados pelo Braga numa semi-final. Se pensarmos no início da época passada... ganhámos o campeonato porque quando saiu o Enzo já tínhamos uns pontitos de avanço que deu para irmos perdendo até ao fim do campeonato e contando com as aselhices do Lopatego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ALM

      A sua preocupação é a minha, bem como, da grande maioria dos benfiquistas. O que digo no texto é que não podemos nem devemos ser radicais e criticar TUDO no Benfica. Existem coisas menos boas? Claro que existem. Mas será que também não existem coisas boas, como é o caso do "puxar" pelos jovens da academia?

      Será que assobiar a equipa é de um verdadeiro benfiquista. Será que o silêncio nas bancadas não faria o mesmo efeito na reprovação aos jogadores, mas muito menos letal para os ouvidos? É que os jogadores são humanos como nós. E não me venham dizer que os jogadores não querem ganhar, porque isso não acredito

      Aquele abraço

      Eliminar
  10. Respeito a opinião do autor do texto mas não concordo nada com o que escreveu, pois não podemos tapar o sol como uma peneira. Rui Vitória não consegue motivar os jogadores, faz com que o Benfica seja uma equipa previsível, ataque para os lados e para trás. Noutras épocas recentes o Benfica tinha um futebol atacante avassalador que prendia os adeptos e os fazia saltar das cadeiras e agora somos uma equipa amorfa, sem vida, a jogar sem alegria, até parece uma equipa banal do meio da tabela para baixo e eu respeito muito essas equipas que por orçamento não podem ter melhores equipas. Rui Vitória é um treinador parado. Viram como o Simione saltava do banco e falava para os seus jogadores? É assim caros benfiquistas que um treinador do Benfica tem de ser. Mostrar garra, vontade e querer, e só assim seremos uma boa equipa. Acomodar-me com aquilo que está mal, NÃO OBRIGADO. Sou benfiquista pago as minhas cotas de sócio é para ver o Benfica jogar à Benfica e não à Cascalheira, futebol da comichão clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva caro Max Men

      Estamos em igualdade de circunstâncias...Também respeito a tua opinião e, em certas questões concordo contigo, como é o caso dos Benfica jogar muitas vezes um futebol avassalador, fazendo saltar os benfiquistas das cadeiras... Parece que também existia outra qualidade na questão de jogadores. Mas logo logo vai voltar essa qualidade. É só saber esperar um pouco...

      Grande abraço

      Eliminar
    2. O ano passado tivemos um início de época "avassalador" com um treinador com 5 anos de casa e a conhecer os jogadores aos olhos fechados e com todas as condições para preparar a época

      Eliminar
  11. Percebo perfeitamente o que o autor do texto quer dizer e faço9 minhas a maioria daquilo que pensa.
    Mas bater palmas a tudo pode ser perigoso. Claro que não é na praça pública que se deve criticar o clube mas existe o ditado: Quem não se sente não é filho de boa gente

    Gostava que visitassem e comentassem
    http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. Silva Nunes09/12/15, 20:47

    Independente do texto que aplaudo de pé, quero deixar aqui esta excelente notícia.
    .
    O Benfica formalizou esta quarta-feira a renovação de Nico Gaitán até 2019, agora com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. A cláusula de rescisão do argentino volta a subir 10 milhões depois de já se ter fixado nos 35 milhões de euros.

    O extremo, de 27 anos, tem sido muito cobiçado na Luz mas a proposta de renovação acaba mesmo por acontecer, tal como Record havia perspetivado.

    O número 10 dos encarnados, atual subcapitão dos bicampeões nacionais, chegou à Luz em 2010, procedente do Boca Juniors e desde então tem cativado os adeptos com o seu virtuoso pé esquerdo. De águia ao peito conta com 234 encontros e 34 golos.

    ResponderEliminar
  13. VIVA O BENFICA... O RESTO É PAISAGEM

    ResponderEliminar
  14. Este ano é ano de novo paradigma. Vamos viver com o que temos (E TEMOS COISAS BOAS) pelo que, o melhor é não nos enfeudarmos em expectativas exageradas.
    Desde que a nossa classificaão na tabela dê para ir à champions já é um ganho muito bom.
    Se o Vitória foi escolhido para abrir portas aos miudos, foi boa essa escolha mas, se foi para ganhar o tri está errada, amnos que lhe dessem melhor matéria prima e não tarabates...

    ResponderEliminar
  15. Bela demonstração do quanto podemos ganhar de uma derrota.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...