sábado, 4 de julho de 2015

Estorias da Planíce... (Episódio II)



Eta moços brabios... Atão cumé que se vai indo?

Já tavam com soidades aqui do Felício nã era? Antis demais ê tenho que vos apedir as desculpas. Tenho andado longi. A minha Bonita infelizmente finou-se e um homi qué homi sente-se sempre mali quando a sua vaca más linda parte desta pra melhori.

Tavam sendo dias duros de suportari. O desgosto e a estia que se vai fazendo sentiri aqui prós lado da planice iam dando cabo do mê juízo. Nã fosse o tintoli e os mês borreguinhos nã sê o que mavera de ter acontecido.

Mas enfim. Enterrê a vaca cu mê tratori (alem da fameli tambem tenho um lindo jone dere bem vermelhinho qué pra nã destoari das papoulas que tenho no meio da ceara), fiz o nojo e agora ando namoriscando a filha do prior qué moça que dizem que dá umas baldas... Nã tem um par dancas cúma minha Bonita tinha, mas o qué que s'ade fazeri nã éi? Um homi tem de teri um encosto para desencovari o pêto do cajado.

Devem se tari preguntado pela minha Maria nã ei? Já nã aguentava o raio da mulheri. Controlavami os ecus todos (epá os êros qué a mêma porquera). Além disso andava arrastando a asa prum galaró qualqueri vindo da capitale que tinha uma fala assim arrastada e uns tiques assim pró fenório demais, sé que me tan apercebendo...

Odespois um dia na tasca do Zéi Cagoita o Zé Caruncho que tava bubendo um tintoli cumigo disse-me atão: "Felício olha canda aí galo novo na tua capoêra home de Deus...! Olha co mê primo Rapótacho que está lá pras bandas da capitali contou-me qu'o gajo nã é bom de sassoari. Sinda ôtro foi buscari o Jazus ó Glorioso e ainda te faz o mêmo à Maria..."

Tal nã é a moenga hein? Atão o respêto?  Estes cornudos duma figa veinsse logo meteri cu Felício? Foi remédio santo. Acheguê casa, arrimê c'a cachaporra da Bonita na Maria, afinfelhe c'us trapos nuns saquinhos da boite da vila (bem grandis e bonitos por senal qu' até tein o nome do sítio alapado no saco e tudo, "Madalena", com lêtras do tamanho dum garrafão de cinco litros), puslhe a trampa à porta e ala! Vai lá agora resmalhar com esse tipo com nome d'árvre amaricada pra onde quiseris ó minha cabra (sim qu'isto não há arvres más machas qu'os mês lindos sobrebros e chaparros qê tenho junto à ribêra dos porcos).

De caminho arranquê as pelingrafias do Jazus qu'ê tinha dependuradas no mê quarto do amori (tã julgando o quê? Aqui o Felício também tem um cantinho pras meninas. Ah poizéi), pus tudo no balde dos porcos e acabê com dois máles duma veiz só. Uma Vitória cá pró Felício que agora é que vai ser liberdade para comer as gajas da aldêa toda...

Pru falari em aldêa... Atão nã éi qu'ê vi o Marco Silva a falari com o Fanico da junta à porta do mercado da Ti Anecas? Moço bem relacionado este Fanico. Vai longi. Ê sempre disse qu'isto da política dava pão pra muta boca... Olha ó caso do Tino das Arrãs nã éi? De calcetêro dos bons amandou-se prós píncaros com o Sócrates e amontou-se na vida como gente grandi.

Ê nã acho é justo o que tã fazendo cu Sócrates. Atã a gente aqui temes lá culpa dalguma coisa pra temos de levari com eli na prisa da nossa capitali da planice? O Manel Jerico que tem um primo tamein lá abitando diz qu'o primo deli já anda farto do homi. Tá sempre assambarcando a comida dos ôtros e dizendo qué pra cobriri o defici. Ê é que lhe dava o defici. A êli e ao coelho. Uma cachaporrada na cornadura e ficavames todos más felizes qu'o Zé Cagoita quando adescobriu que a cagadêra que ele pôs lá na tasca é pra um gajo s'assentari...

Mas a minha Bonita... Que falta me faz a minha Bonita... Tenho lá ôtra...Boa lêtera. Uma já más velha que tein um sinal pru cima da venta... Já lá a tenho vai prai uns ôto anos. Gastame a palha toda. Ê bem que lhe dô más palha pra veri s'ela me dá lêtinho do bom, mas ultimamente por más palha qu'ê lhe dê ela nã me dá mão... Ando ficando embestado cu isto. Um dia destes passo-me da moenga, dáme uma caliquêra das antigas e entorno-a à cachaporrada. Ê tenho é de veri s'a impinjo a alguein. Isto a palha tá cara e há mais vacas na manada. Qu'ando um homi se põe a pensari na vida dálhe cá uma destas vontadis d'a rrumari a casa toda... Uma geraldina...

Ui!!! Do qu'ê me fui alembrari... Atã nã eí qu'a minha Maria e a Geraldina da Madalena s'ajuntaram para fazeri uma côsa qualqueri com os guardas todos do posto da aldêa? Gandas desavergonhadas. Galdérias dum cabrão! Atão nã lhes bastava andarem de colo em colo ainda se tinham que pori em cima das atôridades? Já nã há respêto digo-vos eu. Nem morali. E inda tem a lata de chamar vaca à filha do xôr prior. Invejosas. Andam oferecendo a pevide a todo o mundo e adespois querem respêto dos homis a sério... Um destes dias nem o sacristão lhes pega.

Bom dêxeme lá veri que tenho ali os borregos a berarri que nem uns desgraçados. Andão prai uns lobos que me tein levado os borreguinhos todos. É uma espéce danada esta do lobo. Dizein qu'é lobo aziatico. Ê é que lhe dô a azia... Aqui c'u Felício tan tramados.

Aí querem borreguinho? Atã dexem mazé cá a pele que vô fazendo uns ecus (seja êros) com fartura... Un dia destes vô mandar as vacas velhas à vida e devotome só ós mês borreguinhos. Tan lindos... Pintelhes a lã de vermelho e tã más lindos có soli. Ficam lindos mêio da horta do mê cumpadri.

chhhh. Nã contem a niguem ouvindes? S'ele sabi qu'é êli cu's alimenta nunca mais me faz os negócios na estranja... Ê adespois acontovos esta tamein.

Dêchovos a minha idêa pra irem salivando nos entretantes: "Felício de Caridade Importe e Exporte"...

PS: A foto é dos mês tempos de felicidadi c'a Maria... Cando ê ainda pensava qu'ela s'interessava prus mês borreguinhos... Eta mulheri más cabra. A genti ainda s'ade cruzari nesta vida dexa tári... Agora os ôtros é que lhe trátom dos cabelos... E que lindos cabelos tinha a minha Maria... Podia nan teri lá grandes têtas mas tinha cá uns cabelos...

VIVA O BENFICA PORRA!!!!!

5 comentários:

  1. Águia de Luz04/07/15, 11:57

    Entã naiê que chorê de tante rire.porra cuncatane..

    Um texto maravilhoso roçando na actualidade, carregado de ironia. (algumas verdades)... que quando acabei corriam-me as lágrimas de tanto rir... Obrigada pela boa disposição.

    Parabéns Nunomaf...

    Viva o Benfica Catano!

    http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ahahahaahah ai ai ai ai que rebento a rire com esta porra
    Magnifico

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Há muito tempo que não ria tanto!
    Eh home, vocemessei tá cum razão carago!!!!

    ResponderEliminar
  5. Há muito tempo que não ria tanto!
    Eh home, vocemessei tá cum razão carago!!!!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...