terça-feira, 30 de junho de 2015

O Sorteio dos árbitros: ouçam as escutas do Apito Dourado!




O problema da arbitragem em Portugal não reside na forma como a escolha dos árbitros para os jogos acontece. Sorteio ou nomeação, é-me indiferente! 

O problema dos árbitros em Portugal reside na pressão, nas ameaças e destruição de bens dos árbitros, nas visitas à "Santa Casa de Pinto da Costa em Madalena" para alegados conselhos matrimoniais e que conduzem o ser humano que é o árbitro a errar vezes demais, infelizmente!

 Admito a minha costela benfiquista e como não quero ser acusado de cegueira clubística, partilho aqui o texto de Eugénio Queirós, personalidade muitas vezes mal amada na blogosfera benfiquista, mas cujo teor do texto é pertinente, merecedor de alguma reflexão e que vai de encontro a algumas ideias minhas:


"Na Europa do futebol dita civilizada, onde os direitos televisivos estão centralizados permitindo um maior equilíbrio competitivo, os árbitros não são sorteados.
Em Portugal, os clubes querem que os árbitros sejam de novo rifados.
Não é uma novidade.
Convido apenas os leitores de BnA a ouvirem de novo algumas das escutas do processo Apito Dourado para perceberem como os nossos dirigentes desportivos, todos sem exceção, gostam de nomear árbitros.
Os nossos dirigentes acreditam que os árbitros podem decidir campeonatos!
Por terem essa fé, sempre que as coisas não lhes correm de feição...mudam, para que tudo fique na mesma.
O que só acontece porque o Conselho de Arbitragem continua a meter os pés pelas mãos, escondendo a cabeça na areia sempre que há problemas.
O que aconteceu na última época foi mau de mais para ser verdade. Houve pressões subtis sobre os árbitros e estes ficaram completamente sem proteção (e se mais não digo é porque entendo que este é um assunto apenas da competência da Polícia Judiciária).
O extraordinário desta questão é também o facto de a direção da FPF continuar a acreditar na liderança de Vítor Pereira. Até lhe proporcionou um serviço especial de assessoria, na crença, típica destes tempos, que tudo se resolve com um bom serviço de relações públicas, esquecendo-se que foi algo que apenas deu resultado nos primeiros tempos do nazismo...
Só iremos ter sorteio porque o CA da FPF se pôs a jeito e também porque no ADN dos nossos presidentes de clubes continua a correr o desejo de fazer do árbitro um criado para todo o serviço que às vezes convidamos para tomar em nossa casa café, para aí resolver problemas conjugais e passionais do respetivo papá. Mas isto sou eu a falar que sou ingénuo e não acredito em teorias da constipação." - Eugénio Queirós, in Bola na área


6 comentários:

  1. Acabou o Manto Protetor....
    Temos pena....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O manto protector é o apoio dos sócios e simpatizantes. E esse jamais acabará, não duvide disso.

      Eliminar
    2. Qual manto protetor Paulo Sérgio Portugal Malheiro????

      Parece que nem decidiu ler o texto e faz como todos os portistas quanto as escutas existentes no youtube: assobia para o lado, como se elas não existissem! Mas a prova está lá, e mostra bem como a APAF e a arbitragem sempre beneficiaram o futebol clube do Porto, o único clube acusado em Portugal por corrupção na justiça desportiva!

      Já agora, a rainha Isabel do clube azul e branco é ou não estúpido por só falar de árbitros???? fico à espera da resposta!

      Eliminar
    3. É preciso ter lata sr. Paulo Malheiro!!! Ou falta de vergonha sei lá!!!

      Eliminar
  2. Concordo em absoluto com o teor da publicação. Enfim...arranjinhos por amor ou afecto ou sei lá...

    ResponderEliminar
  3. Como perguntar não ofende, se o " casamento de ocasião " e o alegado sorteio não der os resultados que os nubentes pretendem, sempre quero ver a quem vais atribuir as culpas?
    A fruta está a ficar cada vez mais cara, o chocolate como matéria prima está carissimo...e o padre da paróquia de Contumil está com os pés prá cova, e a luz que ilumina a "casa " está cada vez mais fraquinha... A tradição já não é o que era!
    Temos pena;-)

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...