sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Uma crónica maldita contra um dos braços armados dos Antis : a campanha contra o Benfica!


"A vitória do Benfica em Moreira de Cónegos reavivou uma campanha que já estava lançada: a do favorecimento do Benfica pelas arbitragens.
É algo que se entende.
O campeonato encaminha-se para o seu fim e o campeão nacional continua na frente e com lastro.
Agora, contabiliza-se e hiperboliza-se tudo. A começar pelo número de jogos que o Benfica terminou com mais um elemento. Seria de bom tom também contar o que aconteceu com os concorrentes diretos...
Sendo o Benfica uma equipa que normalmente domina os seus jogos, perante adversários que têm de recorrer muitas vezes a faltas, não será pelo menos compreensível que essa vantagem se verifique algumas vezes?
Quanto ao que aconteceu em Moreira de Cónegos, discute-se que o primeiro golo do Benfica nasceu de um canto que não devia ter sido marcado pois no lance que lhe deu origem Salvio simulou penálti. Como as imagens rapidamente esclareceram o assunto, passou-se para a fase seguinte: afinal, o jogador do Moreirense nem tocou na bola e, como tal, seria pontapé de baliza.
Fiquei assim a saber que um canto é como um penálti, ou seja, um lance de golo iminente. Estamos sempre a aprender.
Quanto à expulsão do jogador do Moreirense por bocas aos árbitro, também fiquei a saber agora que são coisas normais dentro de um campo de futebol e que os regulamentos não são para cumprir à letra. Não é propriamente uma surpresa num país onde todos os que podem fogem ao cumprimento das suas obrigações (eu incluído).
Está o Benfica a ser favorecido pelas arbitragens? Não sei responder a esta pergunta. O que sei é o que vi. Pinto da Costa a defender o sorteio dos árbitros!
O primeiro dirigente português a defender o sorteio dos árbitros foi Pimenta Machado, sob o argumento de que não deixavam o V. Guimarães ser grande pois a troika controlava o sector. O sorteio já foi um facto, tanto com a arbitragem na FPF como na Liga. Não deu grandes resultados.
Mas porque pede Pinto da Costa o sorteio dos árbitros? O próprio fez subentender a resposta. No essencial, o FC Porto não está propriamente preocupado com o resultado das arbitragens dos jogos do Benfica mas com as nomeações de árbitros para os jogos do Benfica. No Dragão haverá a perceção não de que o Benfica escolhe os árbitros para os seus jogos mas de que escolhe os árbitros que não quer para os seus jogos. Falta saber se é só o Benfica que faz isto...
Os dirigentes desportivos portugueses sempre tiveram a sensação de ter os árbitros na mão. A história, mesmo a recente, dá-nos conta disso. Os clubes sempre tiveram elementos destacados para "controlar" a arbitragem e o Sporting até já mostrou o que fazia no tempo de Dias da Cunha, embora sob o argumento de que se estava apenas a defender do controlo que outros faziam...
O que é notável é quase todos continuarmos a entender que os árbitros não podem errar, que os comentadores são todos isentos e que os dirigentes defendem uma arbitragem pura e limpa.
Eu, por exemplo, quando olho para uma bancada e vejo lá o pai do árbitro com o cachecol de um clube que está a disputar o jogo não faço juízos de valor. Não me ponho logo a pensar que o cachecol foi emprestado pelo filho." - Texto de Eugénio Queirós

O campeonato irá entrar numa fase decisiva! As próximas 3 jornadas serão marcadas por jogos cujo desfecho irá determinar o rumo do campeonato e da conquista do mesmo por um dos dois concorrentes ao título: Benfica e fcp. Já nesta jornada, teremos um clássico entre o Porto - Sporting, sendo que, os sportinguistas já disseram que preferem a vitória do fcp sobre o seu clube do coração! Com esta exigência, pergunto como conseguem sonhar em conquistar um campeonato!

Na jornada seguinte, teremos um Braga - Porto, enquanto que o Benfica vai ao campo do Arouca, orientado por um ex-capitão portista - Pedro Emanuel. Penso que todos estamos conscientes da dificuldade que advirá desta deslocação. E a jornada 25 terá um Benfica - Braga, no qual todos os anti-benfiquistas serão braguistas desde pequeninos. Acredito que estas 3 jornadas determinarão muito do sucesso ou insucesso do Benfica na presente temporada! Estas 3 jornadas transformam-se assim num barril de pólvora que pode explodir ou para os lados da luz, ou para o lado do clube galego... desculpem, do clube nortenho!

Exigimos agora aos nossos as vitórias necessárias para sonhar! Mas já sabem que terão sempre o nosso apoio para vos carregar até a vitória!

Força Benfica! Estamos sempre contigo!

Benfica sempre, sempre Benfica!

1 comentário:

  1. Excelente texto menino Rebelde gostei,ainda gostei mais da ironia fina com que dizes estas tres jornadas pode explodir tanto para o Benfica como para o clube Galego lolllllllllllllllllllllll,menino rebelde a que acreditar no nosso clube os nossos jogadores tambem leem e estao ao corrente de toda a trapalhada essa que narraste no teu texto muito bom diga-se,e Pacos de Ferreira nao podemos repetir jamais eles tambem sabem melhor que nos disso,ah menino se nao tivessemos perdido esse estupido jogo eles a estas horas tinham metido a lingua num sitio que eu ca sei que pena.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...