quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Manter a calma...



Quando um gajo não tem nada de jeito para escrever mais vale estar quieto e dar descanso ao teclado por uns dias... Ando cansado de ler sempre as mesmas coisas e as mesmas teorias onde gente cheia de si, ofende e achincalha qualquer um só porque acha que tem uma moral superior à dos outros.

O Benfica não merece gente desta mas temos de levar com eles diariamente aqui na blogosesfera.

Todos sabemos onde está a prioridade este ano. Solidificar o que começou a ser construído nas 2 últimas épocas. Mas não ir à Liga Europa é muito mau. E ainda falta uma jornada da Champions. Já para não falar dos euros e dos lucros perdidos de que toda a gente gosta de falar.

Se as questões e decisões técnicas do Benfica ontem fossem caso virgem ainda se dava o desconto e até se calhar se tentava pensar que haveria direito a errar pois todos os homens erram. Mas não é caso virgem. Não é caso virgem, porque aprender com os erros só está ao alcance de alguns.

É claro que a posição mais fácil de tomar é sempre radical. Ou somos frontalmente contra ou frontalmente a favor de algo. Reconhecer mérito ou demérito é muito mais difícil quando feito de forma equilibrada ou na altura certa. Para alguns essa altura certa nunca existe. Ou é porque se fazem contas apenas no fim ou porque tem de ser no inicio, ou porque não se pode falar em altura nenhuma. Acredito que a altura certa no futebol é algo que depende muito da inspiração de cada um. Podemos fazer tudo para que a altura certa seja possível, mas ela só existe devido a factores específicos de cada individualidade, que conjugados podem tornar uma equipa muito difícil de bater. O ano passado por esta altura estávamos todos a arrancar cabelos devido às más exibições da equipa (Braga, Arouca, etc...). No campeonato a coisa vai mudar de figura assim que entrarmos em campo contra a Académica por isso continuo com esperança de repetirmos internamente a grande época que fizemos o ano passado e que a nossa altura certa vai continuar a acontecer, para nos garantir as vitórias que todos desejamos.

Mas enfim... A vida é feita de extremos e feitios. Ontem o feitio e o frio extremo lixou-nos e o Benfica acabou por não vencer. O Eusébio, o Cosme, o Coluna, o Guttman, o Águas e tantos outros anjos que deviam olhar pelos nossos sucessos estavam também a banhos e esqueceram-se de dar uma ajudinha ao nossos avançados para empurrar aquela bola do Gaitan para dentro da baliza (uma ajudinha ou um sacana de um empurrão).

Reconheça-se definitivamente que existem lacunas no plantel do Benfica. Reconheça-se também que existem coisas com Jesus que nos vão sempre desagradar. Reconheça-se que a obra que está a ser feita pelo Benfica no Seixal é o nosso futuro (com outro treinador é claro). Reconheça-se que existe a necessidade de vender um jogador em Janeiro (a não ser que Vieira consiga dar a volta à cabeça do Enzo o que não me parece possível de momento). Reconheça-se ainda que grande parte dos objectivos assumidos por Vieira em termos patrimoniais e de desenvolvimento da marca Benfica estão quase conseguidos. Reconheça-se ainda que o Benfica é dinâmico e que a sua dinâmica o torna a maior potência desportiva Portuguesa.

Mas reconheça-se que apesar disto tudo e da dificuldade do grupo onde estávamos incluídos, o Benfica não pode fazer exibições tão más como as que fez na Champions este ano. Não foram os outros que nos foram francamente superiores, fomos nós que fomos francamente inferiores.

Falhámos na Europa por culpa própria. Reconhecer isto será sempre o primeiro passo para resolver o problema quando ele voltar a surgir.

E pelo amor de Deus(ébio) esqueçam as tretas dos talibans e dos carneiros. E Pluribus Unum. Somos todos Benfica quando vencemos e quando não vencemos.

VIVA O BENFICA PORRA!

17 comentários:

  1. Subscrevo a opinião. Infelizmente sente-se nos adeptos do Benfica um extremismo que me arrepia... Mas só o Benfica é capaz de criar estas tão grandes divergências dentro do seu universo, mas desejo que todos tenham em mente um só desígnio: o Benfica.

    E para crescer, não há nada como reconhecer os erros próprios, e fazer dos erros motivos para lutar com mais força e vontade pelo objectivo primordial: revalidar o título nacional.

    ResponderEliminar
  2. Enorme texto amigo nunomaf

    Assim escreve uma grande alma benfiquista dando e soltando um grito de revolta mas ao mesmo tempo de paciência e compreensão.
    Que bom foi ler este teu texto. Fiquei ainda mais orgulhoso, se é que tal é possivel, de ser benfiquista

    Grande abraço

    VIVA O BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  3. Neste dia de profunda tristeza, ... pelo menos para mim... e sabendo que por incrível que pareça há benfiquistas(?) que devem estar todos contentes só porque lhes dá mais "argumenots"(?) para continuarem a cascar no JJ no LFV etc. etc.

    Este post é para mim (repito) um belo conforto... para nos "manter a calma"...

    OBRIGADO

    RA

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto, parabéns. Apenas um desabafo se me permitem., todos sabiamos que o grupo era o mais complicado, no entanto, a pobreza com que jogámos todos os jogos, com excepção talvez do jogo com o Mónaco, em que se viu que queriamos mesmo ganhar, demonstra que a equipa não estava psicologicamente preparada para a Champions. Esta mentalização de que este ano não temos equipa (e se calhar não temos) para a Europa só pode partir do treinador (e quem sabe da Direção) fruto das imensas saídas do plantel da época anterior, como sabemos. Mas bolas, o que não se pode nunca aceitar, mesmo a ser verdade que o plantel é muito menos competitivo este ano, é precisamente a falta de garra, a tal mentalização medíocre que se percebe foi passada aos jogadores, como quem diz "vão lá para dentro e tentem dar o vosso melhor porque este ano somos fraquinhos e tal", porra digo eu, ao menos corram, ao menos lutem, ao menos estiquem a perna e acreditem! Mas não, o que ontem se viu não foi nada disso, porque se assim tivesse sido, tinhamos marcado algum(s) golo(s). E mais, se a mentalidade em Portugal fosse a de ontem, arrisco dizer que nem em segundo ficamos. Ao menos, digo eu agora, lutem e corrarm nos jogos internos, porque o Porto vai estar na Europa e vai-se desgastar. Coimbra é já a seguir, LUTEM!

    ResponderEliminar
  5. sim mas esses que tudo criticam nem poe o cu no estadio é so paleio e mais paleio por mais razao que tenham .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo anónimo. Eu tenho cativo que pago todos os anos (porque posso e faço questão de ser eu a pagar), mas como estou fora entreguei o cartão a um amigo para que o meu lugar não fique vazio enquanto eu não posso estar em Portugal. Ou seja, existem tantas formas de continuar a apoiar e estarmos presentes (ainda que simbolicamente) que não se percebe muito bem a falta de militância do povo neste momento.

      O último jogo para a taça com bilhetes a 5€ foi um exemplo disto.

      Mas olhe que eu acho que a grande maioria dos doentes que escrevem na net ou são autores de blogues estão mesmo presentes no estádio sempre que podem. Mesmo sendo críticos ou não.

      Eliminar
  6. somos benfiquistas ate morrer

    ResponderEliminar
  7. O factor sorte tambem conta
    Ontem o Zenit teve sorte
    Na luz jogamos 70 minutos com 10

    O Monaco teve dois chouriços contra os alemães
    em casa e fora.
    Saibam que em cada um desses 2 jogos fez um remate à baliza

    Sorte que até o próprio treinador do Mónaco reconheceu
    «O futebol, às vezes, é inexplicável» - Leonardo JardimRedação A- A A+

    Leonardo Jardim assume que o Mónaco teve a felicidade do jogo frente ao Leverkusen (1-0) e que conseguiu concretizar uma das poucas oportunidades que teve.

    «O futebol, às vezes, é inexplicável. Há jogos em que temos vinte ocasiões e não marcamos e neste tivemos uma e conseguimos marcar.

    Portanto arautos da desgraça vamos com calma

    ResponderEliminar
  8. E agora vamos fazer o bi para depois fazermos o tri, depois o p....

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Nunomaf

    Brilhante este texto!

    Apenas digo isto: Saímos das competições europeias? Oh chego à conclusão que mais valeu assim... porque andarem a " dar tudo por tudo" para chegarem à final e serem serem eliminados por roubalheira, como tem acontecido nos anos anteriores?! Então acabou!!
    Que se concentrem no campeonato e nas outras competições.

    Só quero o Benfica Campeão.

    ResponderEliminar
  10. Olá bom dia para todos benfiquistas ,é mau perder assim,e não é derrota os negativos na equipa , possivelmente em Janeiro ,saem os que restam ,não tinha-mos equipa nem sequer para é liga Europa ,e a verdade era-mos sempre roubados descaradamente ,não fiquei triste ,pois já o previa ,mas não é por isso deixo de ser benfica,pode ser que seja ,para as competiçôes internas ,saudadçôes benfiquistas, benfica sempre.laurinda,anjo.

    ResponderEliminar
  11. Estou dorido mas não deixo de ser benfiquista.
    Na minha opinião temos um défice de competividade muito grande a nível europeu. Saíram muitos jogadores importantes e outros que não saíram parece que estão só à espera de Janeiro ou final da época para saírem. Não metem o pé, não correm, nem parecem ser os jogadores que sabemos que são, casos de Gaitán, Enzo Perez – ainda que este último vá dando um ar de querer esforçar-se -, mas o mais gritante é SALVIO. Onde está o Salvio da época passada?
    Samaris e Cristante que custaram um dinheirão ainda não entraram no espiritro da equipa e infelizmente Jonas não pôde jogar na Champions
    Mas o certo é que o Benfica não morreu. Claro que é um duro golpe a nível financeiro o que, certamente, irá obrigar à venda em Janeiro de um ou mais jogadores e todos sabemos quem é ou quem são.
    Temos que ganhar na Académica. Ganhando surgirá outro folego na equipa e partiremos para o jogo com o Porto, que se aproxima, mais fortes e confiuantes.
    Acredito que vamos ganhar pelo menos a Taça de Portrugal e, essencialmente, o campeonato

    CONFIEM BENFIQUISTAS…ONTEM JÁ PASSOU…NÃO CONTA MAIS.

    ResponderEliminar
  12. Só queria dizer que o Benfica tem gasto um dinheirão no centro de formação,tem condições excepcionais,temos jovens de grande valia e JJ manda comprar carradas de jogadores para depois nem para o banco irem,ontem jogamos com 10 pois Lima é uma sombra do que foi,JJ nos grandes jogos para-lhe o cerebro.

    ResponderEliminar
  13. Excelente texto Nuno no qual estou de acordo com tudo,agora apesar da tristeza que nos invade a alma a vida segue.
    Pois com a eliminaçao precoce da liga dos campeoes e liga Europa, e um rude golpe nas financas do Benfica,mas vamos ultrapassar isso concerteza com a venda de um dos nossos craques Enzo por exemplo acho que este ja devia ter o destino tracado mesmo que o benfica continua-se em uma dessas duas competeicoes,afinal a politica de quem dirige o Benfica e essa mesmo vender jogadores fazendo encaixes financeiros interessantes todos os anos na minha opiniao so fazem esses encaixes na liga milionaria Reais Madrides e Bayerns Barcelonas etc, que atingem sempre as meias finais e finais e o Benfica que muito nos custe nao tem equipa para esses feitos porque como ja referi acima vende sempre os seus melhores jogadores,nao vale a pena estarmos sempre a massacrar o treinador porque o homem todos os anos tem que refazer a equipa de novo e isso e mau,podia ter feito melhor acho que sim o nosso grupo era mais dificil que os d Porto e Sporting mas acessivel mas a tactica que o JJ aplica e demasiadamente conhecida pelos Jardins e vilas boas ficando sempre eles com a vida facilitada,no caso do jardim nao e bem assim porque os pontos que fizemos foi com o Monaco resumindo o meu raciocinio a prestacao do Benfica foi pessima acho que o JJ ja devia ter aprendido com os erros cometidos no passado porque jogando sempre no mesmo sistema quer a nivel interno e externo mas ca fora nao da.
    Os Lagartos no ano passado nem sequer foram as competicoes europeias e sobreviveram ai estao pujantes este ano porque tem o nani jpensam em ir ganhar a stanford Bridge e seguirem na l;iga milionaria o que nao acredito muito mas se o conseguirem a que lhes dar merito força Benfica o Mundo nao acaba aqui por teres sido corrido fora dessas competicoes.

    ResponderEliminar
  14. Excelente texto!
    Triste com a derrota e com a saída prematura das competições europeias, tal como devem estar todos os que assumem verdadeiramente o sentimento de ser benfiquista !
    Bem sei que é um lugar comum dizer-se, que por vezes temos que dar um passo atrás para podermos dar dois em frente, mas a frustração que sinto hoje pela eliminação do nosso Glorioso é bem menor que as desilusões sentidas ano após anos entre 1994 e 2009, que
    7 anos como terceiro, 2 como quarto, e 1 ano como sexto classificado são bem ilustrativas. A vida continua, e no domingo é para ganhar !

    ResponderEliminar
  15. Grande texto Nuno!
    É assim mesmo, devíamos ter feito mais mas não conseguimos.Também não percebi mto bem a substituição do Talisca pelo Derley. O meio campo ficou desguarnecido. Pensei que tiraria o Lima e poria o Derley. Não percebi e agora também já não interessa.Ontem já foi! Temos o amanhã e esse tem de ser de vitória.
    VIVA O BENFICA!
    maria/marley

    ResponderEliminar
  16. Boas, caro Nuno e restantes Benfiquistas!
    Parabéns pelo teu texto, sobretudo pelo estímulo à n/ Alma Gloriosa de sermos o BENFICA!

    A viver de novo no estrangeiro, passei estes 3 dias pós-Zenit a sofrer bastante, como todos os SLB's, tentando digerir emocionalmente "a prenda"..., mas também esforçando-me por assimilar racionalmente esta "nova realidade" do n/ querido Benfica!

    Resumindo, reconheçamos e analizemos os factos de 4a.fa. e as inerentes consequências.

    Pela positiva,
    - Parabéns a André Almeida, o melhor jogador do SLB; fez uma mto boa exibição, quase "limpando" o seu adversário directo (que teve mérito na assistência ao golo... e pouco +).
    - Gaitán e Salvio tentaram "virar o jogo para o SLB", mas foram incapazes e intermitentes.
    - Enzo esforçou-se por "agarrar" o centro do meio-campo, mas também foi impotente, até porque... quase sempre sozinho e... a cabeça parece teimar em pedir claramente... "novos ares"!...

    Notas negativas:
    - JJ voltou a errar na táctica, na estratégia,... e na comunicação!
    DE NOVO, REITERADOS ERROS como futebol lento, com pouca dinâmica, sem criatividade atacante nem objectividade no remate à baliza adversária, jogadores em campo em reiterado sub-rendimento (Lima e Talisca), substituições tardias e tacticamente erradas j(o jogo provou que se tinha de ganhar o meio-campo para ganhar o jogo e... JJ ERROU DE NOVO ao não reforçar o miolo, nem trocar Lima por Derley).
    As declarações de JJ pós-jogo são prova reincidente da sua arrogância compulsiva, da visão lunática, casmurra e obsessiva da sua atitude e do seu conceito de futebol para a equipa!
    Lamentavelmente, JJ NÃO QUER APRENDER A COMUNICAR COM COMPETÊNCIA, prejudicando e envergonhando a imagem do Clube, nos seus valores e princípios primordiais.

    - O Benfica perde importantes receitas, o que vai GARANTIDAMENTE agravar o cenário da sua Gestão económico-desportiva no curto-prazo (mercado de Janeiro e 1° semestre 2015)!

    Desculpem-me, caros Benfiquistas, mas não acredito quando DSO diz que... "não precisamos de vender em Janeiro"! Enzo creio que sairá mesmo (com 29 anos e a jogar como está,... será um bom acto de gestão a sua venda por 30 M€), MAS NÃO DEVERÁ SER O ÚNICO (temo que será desta que... ou o Gaitán ou o Salvio também saem)!

    - O Benfica continua a provar que, NÃO TENDO QUEM SAIBA MANDAR COM COMPETÊNCIA NO DEP°..FUTEBOL (na sua Gestão economico-desportiva) , o Clube PERDE COMPETITIVIDADE DESPORTIVA E... ATÉ SOCIAL, POR NÃO GERIR COM ASSERTIVIDADE a comunicação do seu "interlocutor principal" com os Media e o público!

    Finalizo, aprovando e reiterando a tua ideia, caro Nuno, de que é fundamental e decisivo que OLHEMOS PARA DENTRO..., ANALIZEMOS RACIONALMENTE OS N/ ERROS!
    Será, então, bem menos difícil RETOMARMOS O BOM CAMINHO DO N/ AMADO BENFICA!

    Next, ir ganhar a Coimbra!
    Acredito numa boa resposta DO BENFICA, não só dos n/ jogadores, mas também... de JJ !
    FORçA BENFICA!

    Grande abraço BENFIQUISTA a todos,
    RSG

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...