quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Diálogo entre pai e filho, benfiquistas ferrenhos claro!


Após o infeliz empate com sabor a derrota do Benfica perante o Sporting, o petiz frustrado barafusta na sala de estar. Impropérios e homenagens menos dignas aos actos do guarda-redes e do treinador encontram-se na ponta da língua do sofredor adepto benfiquista, mas com a autoridade que lhe é devida o progenitor impõe sua regra:
            “   -  Joel, tento na língua!

            - Mas pai, o Artur????? O Artur nem titular devia ser! Por causa dele, dois pontos perdemos perante uma equipa banal! E a culpa é do mestre da táctica, que nem substituições fez. – retorquiu o miúdo infeliz!

               - Meu filho, constatações à “La Pallice” todos nós fazemos após a conclusão do jogo. Mas antes do jogo, a escolha era a seguinte: apostar num guarda redes recém chegado, sem sabermos se teria ritmo de jogo e desmoralizar o titular, ou manter a aposta no titular que ainda não havia sofrido golos em jogos oficiais? Para todos nós, a escolha seria fácil, Artur nunca mais! Para um homem que treina todos os dias um conjunto de egos a escolha é tudo menos fácil, mas sim uma decisão de efeitos imponderáveis!

            - Ainda se tivéssemos no plantel o Oblak, Garay, Siqueira, Matic, André Gomes, Markovic, o Rodrigo e o Cardozo o Benfica teria goleado a equipa do Sporting! Mas desfizemos uma equipa campeã! E depois, andamos a oferecer as nossas pérolas da formação como o Bernardo, o Cavaleiro e o Cancelo e a emprestar jogadores com a qualidade de Djuricic! 

            - E se o Benfica tivesse ainda o David Luiz, o Ramires, o Javi Garcia, o Witsel, o Di Maria, o Pablo Aimar, o Saviola, meu filho??? O que faríamos a jogadores como Garay, Markovic, Rodrigo, André Gomes, Bernardo, Cavaleiro, entre muitos outros???? Apesar de não gostarmos, o mundo do futebol é movido por interesses que agradam mais à carteira dos seus agentes, do que ao comum adepto, movido ao amor que sente pelo clube! E por isso meu querido filho, é comum o nosso campeonato ser considerado um campeonato periférico, no qual residem pérolas que os tubarões europeus conseguem aliciar com mais e melhores argumentos financeiros. E assim, vemos partir os nossos melhores jogadores! Mas todas as épocas o Benfica tem conseguido encontrar novos jogadores que com o decorrer da época conseguem arrebatar o mais céptico dos adeptos. Quanto aos jogadores da formação emprestados, não tenho opinião formada, filho. No entanto, creio que seria muito grave para os nossos jovens ficarem parados a apodrecer no plantel principal, por isso, precisam de experimentar novas realidades, crescer, evoluir, amadurecer! Além disso, novos talentos já nos fazem suspirar na equipa B, como o Júnior Gonçalo Guedes, e o menino João Teixeira, e outros que se querem mostrar. Mais do que chorar os que perdemos, devemos aprender a valorizar quem cá fica! E lutar pela vitória no campeonato, até ao fim!

            - Não sei se este ano assim será pai! Não creio que seja com os jogadores contratados que lá vamos. Só nesta pré-época contratamos o Candeias, o Pawel, o Kevin Friesenbichler, Benito, César, Derley, Luís Filipe, Anderson Talisca, Victor Andrade, Djavan, Eliseu, Bebé, Júlio César, Samaris, Cristante, Dolly Menga. Tanto dinheiro gasto e alguns já receberam guia de marcha! E ainda falam de mais um avançado, o Jonas! Parecemos um entreposto comercial, porra!

                 - Joel, já te avisei antes, cuidado com a tua língua!

                 - Ohhhhh pai…. Eu não… eu não…

            - Só te peço para não seres mal-educado! Mas compreendo o teu ponto de vista, meu filho! Contudo, há que perceber que alguns jogadores estão na equipa B, como o Pawel, o Kevin, o Menga e o Victor Andrade. São jogadores em quem se deposita esperanças no futuro, apesar de Kevin ter forçado a saída para outros destinos e espero que consiga valorizar-se! Luís Filipe, é realmente um erro de casting, meu filho, mas reconheço potencial a Benito, César, Bebé, Derley e quero que cresçam com a equipa ao longo do ano! Eliseu agarrou o lugar e mostra ser verdadeiro reforço Joel. Talisca é daqueles jogadores que não caiu no goto dos adeptos, por isso, muitos o contestam. Mas ele tem crescido de jogo para jogo, e mostra ter valor. Júlio César, penso que terá a oportunidade de brilhar e ocupar o lugar de Artur, sendo o reforço desejado para a época, enquanto que Samaris será outra opção credível para o meio campo, mas cujos jogos a titular aguardo para aferir do seu valor, e o mesmo digo quanto ao miúdo italiano, mas acho que Cristante será o novo projecto de Jesus para um meio campo de futuro! Mas no fim do campeonato, veremos se todos os jogadores contratados são flops, ou revelam-se antes artistas que honram o manto sagrado, meu filho!

               - Pai, tu realmente tens muita fé numa boa campanha do Benfica, não tens?

               - Claro que sim, meu filho, afinal de contas nós somos os campeões nacionais em título!  E se não formos nós, quem será? Lembra-te há um valor fundamental no amor ao nosso clube…

            - Ai sim, pai… qual?


            - Benfica, meu filho, Benfica!”

20 comentários:

  1. Bonito,gostei Menino Rebelde especialmente daquela resposta do pai se ca istvessem David Luis,Ramires Garay e tantos outros que teriam sido feitos dos gaitans,Markovics e por ai fora,o futebol e um mundo de negocios especiamente para empresarios que enchem os bolsos,vao uns vem outros mas lixa-se somos nos quem sofremos mais com a ida dos nossos talentos para outros clubes mas a vida continua com eles ou sem eles,mas afinal sempre vem o Jonas ou nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Frank:

      obrigado pelas suas palavras! Agradeço! Não sei se o Jonas vem ou não, mas para já, só faz falta quem cá está! Sei que é um cliché, uma frase feita, mas não deixa de ter a sua razão!

      Um abraço e viva ao Benfica!

      Eliminar
  2. Bonito texto para os benfiquistas ferrenhos. Que assim seja, que o Benfica acabe por
    vencer o campeonato, mas este ano o FCP está diferente, mtº. diferente.
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima Irene Alves:

      Obrigado pelo comentário, e sim, é um texto para benfiquistas ferrenhos, pois eu vibro é com o Benfica, e não com os demais! Se calhar, esta minha posição é errada, mas também admito o seguinte:

      - a construção de um Benfica forte passa pelo facto de o clube do norte ter planteis fortes também! Sem competição e sem qualidade, o nosso campeonato enfraquece! Até à presente época, só o fcp e o Benfica é que animavam o nosso pobre campeonato com os seus jogadores. E o beneficio disso é para o adepto em geral, quando o campeonato possui boas estrelas e bons executantes! Assim, espero que este ano, para além de um fcp forte, muito forte, haja um Sporting forte e outros clubes com mais e melhores armas para animarem o nosso campeonato.

      -Já em particular, nós também podemos ficar frustrados em caso de falta de títulos, por força de outras equipas serem mais fortes, mas como apreciadores de bom futebol só podemos ficar felizes quando no nosso Benfica temos jogadores da categoria de Nico Gaitán, Enzo Perez, Sálvio, Luisão, Maxi Pereira, aos quais se juntam agora, Eliseu, Júlio César, Samaris, Cristante, entre outros! E na competição, mostrarmos que temos armas para não temer nenhum clube! Afinal de contas, somos Benfica caríssima Irene Alves, e a nossa história está cheia de exemplos nos quais conseguimos bater equipas mais fortes!

      Desejo a continuação de um excelente dia e viva ao Benfica!

      Eliminar
  3. O menino Joel é muito precoce, parecido e muito, com alguns meninos pagos à peça para escrever nos jornais que muitos benfiquistas dizem não ler, mas quase todos acabam por comprar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Caríssimo anónimo, o menino Joel é muito precoce e até admito que tremendamente sobredotado. Se está à altura de muitos meninos pagos à peça, isso já não sei, mas sei que os nossos meios de comunicação são fontes de informação - verdadeiras ou não é outra questão - e que abertos ao conhecimento da sociedade, acabam sempre por ser lidos, quer por benfiquistas, quer por outros adeptos de clubes! E nesse sentido, essas informações, verdadeiras ou não, acabam sempre por moldar a nossa opinião, para o bem e para o mal! O que é preciso é aprender a ter espírito crítico, mas espírito crítico construtivo!

      Um abraço e viva ao Benfica Anónimo!

      Eliminar
  4. Simplesmente Brilhante...grande e bem escrito texto amigo Menino Rebelde

    Pois se cá estivessem o....mais aquele e aquele...pois se cá estivessem....

    Viva o Benfica ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo:

      Obrigado pelas palavras! Tens-me em boa conta, mas não mereço todos esses encómios, como diria o saudoso Carlos Paião!

      Desejo um excelente dia e viva ao Benfica!

      Um abraço

      Eliminar
  5. Ena páh Menino Rebede 5 * (estrelas)

    Um texto muito bom, mostrando bem a realidade do que é ser benfiquista ferrenho, sempre com as esperança de ver os novos "contratados" a fazer furor... Eu também acho..... Tenhamos fé. :-)

    Pois... mas se cá estivessem aqueles.... pois....

    ... Olha, nota 20 PERFEITO!

    VIVA O BENFICA E OS BENFIQUISTAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima Cidália:

      Agradeço imenso as palavras. E a ti endereço as mesmas palavras que enderecei ao nosso amigo Ricardo! Obrigado, mas não sou merecedor de tanta admiração! Apenas escrevo o que sinto.

      Bjs e viva ao Benfica! Tem um excelente dia!

      Eliminar
  6. Enormerrimo Menino Rebelde, Companheiro,

    Quando se tem este teu talento, nao e' necessario "florear" muito os conceitos, para fazer passar as ideias importantes.

    Excelente texto!
    Muto Obrigado por ele e ... parabens.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme companheiro José Albuquerque:

      Muito obrigado pelas palavras e pelo reconhecimento. Fico lisonjeado, mas admito que não mereço os elogios. Apenas escrevo o que sinto e que me faz mover é o amor que tenho pelo Benfica, acima de tudo!

      Desejo um excelente dia e Viva ao Benfica!

      Um abraço

      Eliminar
  7. Fiquei com pena do menino,um grande adepto!
    Vamos andando e vendo!
    Texto deveras excelente!
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima Beatriz Bragança:

      Obrigado pelas palavras e pelo comentário. Sim, vamos andando e vendo! Beijinho e tudo de bom.

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Obrigado caríssimo Orlando Alves pelo seu comentário. Agradeço imenso!

      Desejo um excelente dia e viva ao Benfica!

      Eliminar
  9. Excelente !!!
    Gostei daquela; ainda se tivessemos este, aquele, aqueloutro e o CARDOSO...teríamos goleado o Çeportém...eheheheheheh...o que me ri....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado caríssimo Viriato de Viseu.

      desejo um excelente dia e um óptimo jogo. Que a vitória nos sorria!

      Viva ao Benfica

      Eliminar
  10. O diálogo já acabou? foram dormir os dois?......o blogue já foi!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim caríssimo anónimo, foram dormir os dois... afinal de contas, sempre são humanos, necessitando de descanso!

      Mas se vem a procura de diálogo, pode sempre continuar a mandar as suas provocações por aqui, pois poderá sempre existir quem lhe dê trela!

      Um abraço e vamos lá ver o jogo do Benfica!

      Viva ao Benfica

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...