sexta-feira, 11 de julho de 2014

A pré-época – monografia de um evento caricato!


“There is a war between the rich and poor,
a war between the man and the woman.
There is a war between the ones who say there is a war
and the ones who say there isn't.
Why don't you come on back to the war, that's right, get in it,
why don't you come on back to the war, it's just beginning.” - 
Leonard Cohen


Num tom rouco, envolvente e profundo, Leonard Cohen, uma das mais aclamadas vozes do século passado, declarou a existência de uma guerra que não deixa ninguém indiferente, que nos marca a existência, desenha no nosso rosto as traços da nossa personalidade e deixa assinalado no nosso rosto as agruras da vida.

Finda a temporada de futebol 2013/2014, que culminou com a conquista pelo Benfica do título de campeão nacional, vencedor da taça da Liga e da taça de Portugal, e mais uma final europeia perdida, infelizmente, viramos o registo para o Mundial a realizar no Brasil, certame que é o evento supremo em termos futebolísticos e as verdadeiras olimpíadas para os jogadores de futebol que aspiram atingir o Olimpo dos deuses do futebol!

Contudo, enquanto decorre o mundial de futebol,diversas equipas de futebol em Portugal, Benfica incluído, iniciaram as suas pré-épocas. A pré-época é entendida como um espaço temporal precedente ao início do arranque oficial de uma competição desportiva, visando a organização da equipa, a obtenção dos índices físicos necessários dos atletas e o apuramento das tácticas e das estratégias de jogo a explanar durante a época futebolística.

Além disso, ano após ano a pré-época alia dois estados de espirito distintos:
- o estado de encanto ou interrogação pela chegada dos reforços;
- e a tristeza e apreensão pela partida das estrelas que nos entusiasmaram.

Pelo que, a pré-época é um evento de descobertas, de interesse para os adeptos que sonham, anseiam, preocupam-se, entusiasmam-se, de reencontro com o clube que é a nossa paixão, do nervosinho miúdo que nos empolga e das discussões acesas sobre o melhor plantel em construção.

Contudo, em Portugal, findo o campeonato, a pré-época tem sido caracterizada por uma guerra discreta no que toca ao campeão Nacional. Ainda nem o mundial dava os primeiros pontapés na bola e já as sentenças dos comentadores sobre o plantel titular do Benfica eram certezas: a razia do futebol do Benfica. E nos bastidores do futebol a guerra continua. Sem nos apercebermos, as peças de xadrez são movidas, outras cores desejam o sucesso, mas só o conseguirão com um Benfica fraco.

E o xadrez invisível que nos escapa enerva os sócios do Benfica, os adeptos descontentes, os ansiosos e os apreensivos. Nesse sentido, a guerra instala-se no seio da nação encarnada! E quando a hora é de luta, perante o início de mais uma temporada, assiste-se ao histerismo colectivo e ao medo de mais uma época desastrosa do nosso Benfica, previsão tão em voga, previsão tão negativa que não compreendo.

Assim, a pré-época em Portugal é a novela composta pela crítica feroz para com os reforços que não chegam, as vendas que nos desesperam, as contratações que nos deixam com a pulga atrás da orelha. É uma guerra que nos contagia e nos faz perder o foco no essencial: os jogos de futebol para animar a malta. Eu quero ver o Benfica em acção, quero ver os nossos jogadores de manto vestido, quero a redondinha a rolar e vibrar de emoção com o nosso SLB!

E se há uma guerra a decorrer, eu aqui me junto às cores encarnadas do SLB! Que comecem os desafios, eu quero é vibrar com o nosso Benfica!

Viva ao Benfica

19 comentários:

  1. Algo estranho se passa.....disso não tenho duvidas!!!! Muita confusão de números que nos deixam com a pulga atrás da orelha!!! E depois o venderem "lagosta" e comprarem "jaquinzinhos". Aguardemos para perceber que craques irão dar ou não... as alegrias que a família benfiquista merece! Será bom não pensarmos que se não joga o António...joga o Manel!!! O Benfica é uma Nação e não pode facilitar....temos que ser vencedores! Respeito pelo grande clube e pelos sócios e simpatizantes é o mínimo que se pede!!!!! VIVA O BENFICA! VIVA A VERDADE DESPORTIVA!!!

    GABY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima(o) Gaby:

      Obrigado pelo comentário.

      O que se passa ou não, sempre irá nos escapar. As teorias da conspiração são sempre imensas, e as capas dos nossos queridos jornais não ajudam em nada a clarificar o trabalho que está a ser desenvolvido. Contudo, antes de conclusões precipitadas, eu pretendo ver os nossos jaquinzinhos a trabalhar, a jogar antes de duvidar do seu valor.

      Recordo que muitas das nossas lagostas deste ano, foram os jaquinzinhos de anos anteriores. Relembro das desconfianças para com o Markovic aquando da sua chegada, um sérvio desconhecido que vinha tirar o lugar aos miúdos da nossa formação. E hoje é considerado indispensável. Relembro o que disseram do Enzo aquando da fuga para ir ter com a mamã na Argentina, que nunca mais devia vestir o manto sagrado, pela sua ingratidão. E hoje ninguém o quer perder. Relembro das palavras duras que tiveram para com Lima, contratado por 4 milhões. Um jogador velho, que não valia aquele valor, contratação sem sentido. Gaitán para muitos já tinha sido vendido há muitos anos atrás, devido à sua irregularidade e só jogar na champions. Rodrigo, jovem promessa da cantera madrilena veio para tapar o progresso do nosso Nélson Oliveira, e a sua chegada foi muito criticada. E com muitos outros isto aconteceu. Por isso, tenhamos calma e vamos ver a bola girar, que é isso que está a fazer falta!

      Mas concordo consigo no que toca aos facilitismos... não podemos facilitar, e a grande prioridade é vencer. Ponto final!

      Da minha parte, terá sempre tudo o respeito pelo clube, pelos sócios e simpatizantes. Desejo um excelente dia e um óptimo fim de semana. Um abraço.

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
    2. Markovic um sérvio desconhecido? ou és um grande ignorante ou um grande aldrabão. Toda a gente sabia que o Markovic era um dos grandes talentos a jogar na europa. Por isso é que o foste buscar em parceria com o Kia que agora te obriga a vende-lo

      Eliminar
    3. Caríssimo Anónimo:

      Admito a minha grande ignorância. Não conhecia Markovic, como não conheço muitos outras enormes promessas que se fala que irão reforçar os rivais, mas a quem auguram um futuro enorme, como são os casos de Vitor Andrade - até falarem no interesse do Benfica, nem imaginava em que equipa jogava ou quem era, Gauld do Sporting, ou o Oliver Torres do fcp. Se V. Exa. tem conhecimento sobre estes jogadores, parabéns. Admiro o seu tempo para conhecer as estrelas até de um clube chamado Partizan. Eu não possuo essa disponibilidade infelizmente. Só quando ingressam no Benfica é que verifico o seu valor.

      E afirmo que só conheci outros grandes jogadores quando os mesmos passaram por Portugal, e ingressaram em clubes do campeonato português.

      Se toda a gente sabia que Markovic era um dos grandes talentos a jogar na Europa, parabéns a toda a gente. E eu não fui buscar nenhum jogador em parceria com outra pessoa, porque não sou detentor de fundos, ou presidente de algum clube de futebol ou dirigente. Por isso, estranho a sua convicção ao acusar-me de aldrabão.

      Se vivemos num país onde o exercício da expressão é livre, relembro que o direito de ser anónimo não lhe dá o direito de insultar simples adeptos somente porque V. Exa. possui conhecimentos desportivos para além da capacidade de conhecimentos de um homem médio. Por isso, a si eu peço contenção na forma de se expressar. Se deseja chamar-me de ignorante, está no seu direito. Nem eu, nem ninguém no mundo tem o dom de saber tudo sobre tudo. Por isso, admito a minha ignorância. Mas em nenhum momento estou aqui a aldrabar ninguém sobre os meus conhecimentos desportivos, mas somente a partilhar a minha opinião, a qual v. exa. pode ou nao concordar.

      Continuação de um excelente dia.

      Eliminar
    4. Gostei das respostas! Vamos aguardar e vêr a bola rolar....vamos dar todo o apoio como sempre fazemos! Venham lá os jaquinzinhos mostrar que lagosta não é melhor!!!! Bom fim de semana

      GABY

      Eliminar
    5. Obrigado pelo comentário e pelo regresso ao blogue Gaby! Desejo-te um excelente fim de semana.

      Um abraço e Viva ao Benfica

      Eliminar
  2. "...o venderem "lagosta" e comprarem "jaquinzinhos"". É também o que sinto. Comparando os jogadores que saíram, mais aqueles que se fala estarem de saída (Oblak, Markovic,Gaitan), comparando, dizia, com os que entraram, este novo Benfica não tem sequer comparação com o da época passada. O mercado ainda não fechou esperemos que haja ainda por parte da Direcção Benfiquista um "golpe de asa" para, como diz, não facilitar e sermos vencedores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo F.L.:

      Obrigado pelo comentário. Quanto aos nossos recentes jquinzinhos, recomendo a leitura da minha resposta ao comentário da(o) Gaby. Muitas das nossas lagostas deste ano, foram os jaquinzinhos do passado. Por isso, devemos ter calma e deixem a bola rolar para que possamos apreciar os novos reforços.

      Quanto à comparação com o Benfica do ano passado, reforço novamente a ideia: deixem a bola rolar. O ano passado mantivemos quase todo o plantel da época anterior, mas quantos de nós não dissemos que a equipa estava destroçada, que Jesus não tinha mão no plantel, que a época seria desastrosa, pois o fcp nunca iria perder os cinco pontos de avanço que tinha logo ao fim de 3/4 jornadas sobre o Benfica.

      Mas concordo com o seu ponto de vista: não podemos facilitar e devemos ter uma estratégia: o campeonato é prioritário, pelo que as restantes competições devem ser secundárias sob pena de dispersar energias.

      Um abraço e muito obrigado pelo comentário.

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  3. Confesso que estou ansioso que chegue o dia 01 de Setembro de 2014, a fim de saber com o que se pode contar para o futuro do Benfica na época que se avizinha.

    Sei que o defeso para os Russos fecha mais tarde mas mesmo assium penso que chegada a data que enumero estaremos 98% mais cientes dos jogadores que podemos contar.
    Se estou apreensivo? Não. Confio na direcção e equipa técnica do Benfica
    .
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ricardo:

      Já conheces a minha forma de estar no que concerne ao Benfica... mais do que sofrer, discutir e perspectivar o futuro da temporada do Benfica, eu sempre pautei o meu comportamento pelo apoio indefectível o nosso clube, lutando dia após dia e sem fazer julgamentos sumários sobre quem lidera o clube. O Benfica é muito maior do que a soma das individualidades que representam os orgãos sociais e a equipa técnica. Por isso, vivo o meu Benfiquismo um dia de cada vez.

      Viva ao Benfica, e como indico, acho que está mesmo a fazer falta é vermos a bola rolar!

      Força Benfica

      Eliminar
  4. "Se estou apreensivo? Não. Confio na direcção e equipa técnica"....
    Altera, para não estar com muito trabalho, para:
    ....Não confio na direcção e equipa técnica............acho que assim estará melhor, porque infelizmente vamos no caminho do alverca fc!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a caminho do alverca fc.... todos os clubes em Portugal estão no caminho do alverca fc, uma vez que todos os especialistas afirmam que estão falidos, sem excepção. No entanto, pergunto ao anónimo: foi festejar o triplete ou por estarmos a caminho do alverca fc teve vergonha de ir ao marquês?????

      Eliminar
    2. Não, não fui ao marquês! sou uma pessoa demasiado envergonhada. Serve assim?

      Eliminar
    3. De anónimo envergonhado para anónimo envergonhado:
      realmente só uma pessoa envergonhada é que tem a coragem de entrar como anónimo, mandar umas bocas foleiras sem dar a cara, e achar que é um herói!

      Mas saúdo a sua vergonha, que fez com que não festeje os títulos do clube que arroga ser o seu, apenas porque não concorda e não gosta da direcção e equipa técnica... acredito ainda que é daqueles que, sendo sócio, deixou-o de ser enquanto a direcção lá estiver, não subscreveu a Benfica tv enquanto esta direcção permanecer lá, e nem quer saber do Estádio da Luz enquanto Jesus for o treinador, tudo graças à sua vergonha, não é????

      Não é a mim que a vergonha tem que servir, mas sim a si anónimo envergonhado.

      Eliminar
  5. Boa noite..

    Como este poste é demasiado delicado, ou seja ultrapassa a minha inteligência, então, vou deixar para quem entende.

    Mas passei para vos lembrar que é já amanhã que se realiza o lançamento do meu 2º livro, em Lisboa na: " Tasca do careca"..,gostava que comparecessem ...

    Para mais informação entrem no meu blogue tem a informação exacta, à direita na capa do livro. Obrigada.

    Ps: Peço desculpa à Administração do Belo Voar da Águia, pelo atrevimento.

    Bom fim de semana
    Abraços

    Viva o Benfica

    O meu Blogue = Coisas de Uma Vida 172

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel Silva14/07/14, 17:25

      Penso que utilizar um blogue do Benfica para fazer publicidade ao lançamento de um livro de poemas que nada têm a ver com o clube é de um mau gosto atroz e sem qualificação. Não faz sentido e só mostra o pouco respeito que se tem pelo blogue que deve como até é ser vermelho de alma e coração.

      Quanto ao texto acho-o muito bem escrito e quero dizer que não podemos entrar em euforias nem nos deixar entristecer pelo que os jornais dizem visto que são mentirosos embora acabem por acertar num ou noutro.
      Temos que acreditar na direcção e na equipa técnica que decerto estarão a trabalhar muito para que tenhamos um Benfica forte e competitivo.

      Quanto ao resto, valha-me Deus mais o descaramento em se servir para causa própria.

      Eliminar
  6. Amiga Cidália:

    apesar do blogue ser afecto ao Benfica, ele é aberto a manifestações de cultura, poesia, arte e qualquer outra forma de liberdade de expressão e assunto!

    muitos parabéns pela edição da obra e tudo de bom.

    beijinho e Viva ao Benfica

    ResponderEliminar
  7. olá Ricardo HOJE ESTIVEMOS JUNTOS ,ENTRE ASPAS ,MAS GOSTEI DE O CONHECER BEIJOS, LAURINDA ANJO.

    ResponderEliminar
  8. olá Ricardo pois conheço todos os jogadores do benfica e vamos esperar para ver ,há muitas há mas .. uma fundamentalista vermelha ,laurinda.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...