quarta-feira, 30 de julho de 2014

A Génese do Benfica é vencer!



"A vitória mais difícil é saber perder. A pessoa que perde e não desanima, que não perde a garra e o entusiasmo, é a verdadeira vitoriosa, porque possui, em seu íntimo, a coragem e a dignidade que, um dia, a levarão a conquistar aquilo que almeja. Saiba reconhecer nas derrotas um motivo para procurar cada vez mais ir em busca da vitória!" – Autor Desconhecido



Assumo frontalmente que não gosto de perder, nem a feijões! E como muitos adeptos benfiquistas, todos só queremos o Benfica campeão!

A pré-época do Benfica tem sido decepcionante nessa vertente, pois a derrota nos jogos da pré-época tem sido a marca que mais nos acompanha! E é sob o signo da derrota que assisto de forma inexplicável ao circo montado em redor do Benfica. A pressão instala-se de dia para dia, em cada saída de um jogador do plantel, em cada jogo de preparação menos conseguido e o resultado verifica-se no seio da família encarnada: a depressão e o desespero tomaram conta de muitos adeptos e dos sócios, que desanimados, deixam de acreditar na força do Benfica, o actual campeão nacional!

Ensinam-me que na génese do Benfica está o verbo da construção do clube sem igual em Portugal, o verbo vencer! Mas o desporto, futebol incluído, é composto por adversários, rivais, que na sua alma e essência alimentam o sonho de vencer também! Não podem todos vencer, e nem todos vencem da forma mais justa!

Impregnados pelo desejo e pela ambição de sermos o maior clube do mundo e o mais vitorioso, muitas vezes não conseguimos ter o ânimo, a garra e o entusiasmo para acreditar no nosso clube e nas suas capacidades de superação! Uma equipa não se faz pelos nomes, mas sim pelo trabalho, suor e coração! A qualidade é importante, mas os génios nada conquistam se não se sacrificarem em prol do colectivo e dos objectivos que o clube propõe.

Temos que esquecer a nossa tão habitual bipolaridade, a tal que faz dos jogadores bestiais na hora da vitória, e homens sem qualidade na hora da derrota! Napoleão Bonaparte uma vez afirmou que a vitória tem mais de uma centena de pais, a derrota, essa, é órfã! Aplicando tal máxima ao Benfica, as vezes deparo-me com um resultado deveras surpreendente: a vitória, é sempre nossa, dos adeptos e sócios! A derrota, essa, é dos jogadores sem qualidade, do treinador sem competência, e do presidente sem qualificações!

Sim, o hábito de vencer esteve, tem que estar, e terá que ser a tónica dominante num Benfica hegemónico, não só e apenas no futebol, mas em todas as modalidades que prosseguimos! Mas nós adeptos, também temos que evoluir. Aprender a não desanimar na hora do fracasso, a manter a garra, o entusiasmo e a força para construir as vitórias que o nosso clube vai conquistar no futuro!

Nós somos campeões nacionais! Mas hoje todos começam do zero, é do zero que começa tudo, a caminhada no campeonato, as emoções das vitórias, os jogos capazes de provocar ataques cardíacos e as picardias com os rivais! Hoje, mais do que nunca, nós temos que dizer presente na construção de um Benfica avassalador, de um Benfica sem igual neste nosso Portugal tão pequenino!

Que a garra, o espírito e a força da águia nos guie e conduza a um Benfica campeão!

Viva ao Benfica!  

26 comentários:

  1. Jose Albuquerque30/07/14, 13:37

    Enormerrimo Menini Rebelde, Companheiro,

    Excelente texto!
    O meu Aplauso e Muito Obrigado.

    Sem ajudas de ninguem (e muitas "desajudas") arrancamos o Nosso Clube da miseria para a qual permitimos que alguns o levassem e, hoje, no ano em que arrecadamos todos os titulos nacionais, temos um Grupo Economico poderoso, ameacamos entrar no grupo dos 20 clubes "mais ricos" do mundo e ocupamos o 5o lugar no ranking da UEFA.

    Tudo isto, repito, sem ajuda de ninguem, contra tudo e contra todos.

    Cada vez que vejo Companheiros sem, pelo menos, um Imenso Orgulho no Benfica, penso que ou sao muito jovens ou ... perderam a memoria.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo e enorme companheiro José Alburquerque:

      Eu é que agradeço o comentário e a visita a este espaço! Muito obrigado pelas suas palavras que muito me honram!

      Desejo-lhe a continuação de um excelente dia e uma óptima semana! Abraço!

      E viva ao Benfica!

      Eliminar
  2. Boa tarde Menino Rebelde

    Tiro-te o chapéu a tão ilustre artigo. Admiro mesmo o teu Benfiquismo, sempre otimista.

    Tens razão, começamos do zero, para vivermos novas emoções, se não for assim não tem piada nenhuma. O Benfica tem de ser sentido pelos verdadeiros Benfiquistas, que o amam na hora da vitória, mas também na hora da derrota!

    Claro que gostamos de ganhar, sempre, mas fico sempre muito revoltada quando se vêem certos adeptos que numa hora o Benfica é o maior do mundo, e noutra "só não os enterram mais porque não podem"... Sou sempre a mesma, embora ás vezes sinta tristeza, mas ao meu jeito apoio sempre!
    Desculpa, este desabafo, que até pode nem estar em contexto com este maravilhoso artigo.

    Que comecem com força, garra, determinação, sobretudo que joguem com amor ao manto sagrado que carregam ás costas!


    Sou Benfica até morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Caríssima Cidália:

      Bem sei o quanto sofres pelo Benfica, e o quanto desejas e ambicionas que ele vença sempre, mesmo quando tudo parece negro! O teu apoio e a tua forma de viver o Benfica são sempre uma inspiração!

      Muito obrigado pelo comentário! Um abraço e Viva ao Benfica!

      Eliminar
  3. Fantástico artigo amigo Menino rebelde

    Garra, força, vontade de vencer, competência, e... o nosso APOIO ... farão com que ganhemos novamente contra tudo e contra todos.
    O Benfica é campeão, tem nos genes a conquista, o vencer sempre, o ser mais forte e mais capaz. E é assim que vai continuar a ser

    VIVA O BENFICA SEMPPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras amigo Ricardo!

      Ando desaparecido, mas sempre que posso, deixo aqui a minha pincelada sobre o meu sentir Benfiquista!

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  4. Supremo texto do Menino rebelde ser Benfiquista e ser isso que descreveu renascemos sempre nao direi das cinzas porque ninguem nos queimou mas sempre nos reerguemos com valentia quando descemos mais degraus dos que deviamos ter descido eu tenho ca um feelings que daqui por tres semanas vamos estar a jogar a um nivel surpreendente e la para o ano la volta meia Europa louca por nos tirar mais jogadores viva o Benfica sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras caríssimo Frank!

      Os jogadores passam, as direcções mudam, os técnicos sucedem-se, mas o Benfica permanece... e permanecemos nós, sempre, porque somos demasiado fiéis para desistir!

      Um abraço e um excelente dia!

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  5. Somos do Benfica, ou somos dos outros? ser Benfiquista é andar sempre em cima, não ganhamos às vezes? e depois? para a frente e em força SLB!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Red:

      Mais do que me preocupar com os outros, em primeiro lugar e sempre em primeiro lugar o SLB! Nem sempre vencemos, mas por mim, o Benfica tem sempre o meu apoio, porque é realmente um amor da minha vida!

      Muito obrigado pelo seu comentário. Agradeço a visita e as palavras.

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  6. GOSTO ISSO MESMO ISSO É QUE É SER BENFIQUISTA ,NÃO SÓ AS VEZES,MAS SEMPRE ,INCONFORMADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Anjo:

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Sempre Benfica! ;-)

      Continuação de um excelente dia e viva ao Benfica!

      Eliminar
  7. Tudo isto é tão bonito mas o que me dizem das contratações e saídas do Benfica?

    Não acha que estão muito aquém das que o Porto está a fazer, ficando com uma equipa muito mais forte?
    Romero já não fugia ao Benfica e afinal agora já não vem. Não acham que o Benfica deveria fazer as contratações e só depois se falar nelas?
    Se queremos um guarda redes quando se adquire o seu passe? No refugo das outras equipas europeias?
    Seria mais um falhanço ou serão os jornais que falam, como agora se fala no Vargas, que até acredito ser uma invenção?
    Se Cardozo é para sair porque não se acelera o processo a fim de que saia pois sabemos que Jorge Jesus não conta com ele, embora não o diga, mas só sabemos ser assim!
    Se Gaitán e Enzo Perez não são para sair porque não vem a comunicação - relações publicas do Benfica - comunicar o facto aos sócios? Porque deixa os jornais ganharem rios de dinheiros à custa do nome Benfica?


    Não andaremos nós a tentar convencer-nos e a tentar tapar o sol com uma peneira quando vemos que o Benfica está como a lenda de: O Rei vai nu?

    O que se pensa das lesões no Benfica que levam tempo demasiado a debelar? Teremos nós um departamento médico à altura do Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo António Gil:

      Em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu comentário! Quanto às suas questões, só posso acrescentar o seguinte: primeiro, não sou sócio, nem faço parte da direcção e muito menos mantenho contactos privilegiados com a estrutura do futebol para ter os conhecimentos necessários para lhe responder!

      No entanto, deixo-lhe aqui indicações sobre algumas considerações efectuadas:

      1 - sobre o fcp, e as suas contratações, lembre-se que não chega ter bons jogadores para se ser campeão! O atlético de madrid, com um orçamento inferior ao de Real Madrid e Barcelona, e com jogadores com menos qualidade que os dois colossos de espanha conseguiu efectuar uma temporada fantástica e foi campeão espanhol. Deixo ainda a análise de um blogue com especialistas em futebol:

      Individualidades primeiro que os processos colectivos que foram assustadores em Organização Ofensiva. A longuíssima distância entre jogadores aquando da posse a tornar o FC Porto muito débil também na transição defensiva. Uma espécie de ideias totalmente contrárias às que Vitor Pereira colocava em prática ainda há não tanto tempo assim.
      No meio do deserto, dois jogadores a mostrarem o que podem dar ( Adrian e Oliver) - in Lateral Esquerdo!

      Eliminar
    2. 2- Sobre as contratações do Benfica e a comunicação social, acredito que não seja nada fácil a um clube com a dimensão do Benfica passar despercebido entre as gotas da chuva, pois a sua grandeza e nome, fazem com que qualquer rumor seja logo capa de abertura! E existem negócios que, apesar de bem encaminhados, basta um pequeno pormenor para não se verificar a sua conclusão! Quantas e quantas vezes, não vemos o negócio acertado entre clubes, mas sem o sim do jogador o mesmo não se concretiza???? Ou os exames médicos demonstram algo que não permite a conclusão do negócio? Ou até o surgimento de um interessado de uma última hora que oferece muito mais e com tal facto, se abortam negócios??? No entanto, sempre ouvi dizer que o segredo é a alma do negócio, e nesse aspecto, entendo e aceito que o Benfica não tenha que estar na praça pública a prestar contas de todos os seus negócios, bem como, não devemos estar sempre a negar todo e qualquer jogador que seja associado ao nome Benfica!

      Eliminar
    3. 3 - Quanto às demais perguntas sobre Cardozo, Enzo, Gaitán e o refugo das equipas europeias, penso que tais assuntos competem à direcção analisar. Para tal foram eleitos, e possuem representatividade para o efeito. No entanto, aquilo que constato do futebol moderno é que os jogadores passam, as direcções mudam-se, os técnicos sucedem-se, mas somente o Benfica permanece... e com o nosso clube permanecemos nós, que somos fiéis demais para desistir! Agradeço a todos os jogadores que, com a camisola encarnada ao peito, nos deram alegrias e títulos. Mas sei que o Benfica é, tem que ser, e sempre será maior que todo e qualquer jogador, treinador e/ou presidente! Também acrescento que já vi refugos de equipas europeias a darem cartas no Benfica, como foi o caso de Javi Garcia, por exemplo. Por isso, a dramatização à volta desse assunto é, no meu humilde entendimento, política de desestabilização!

      4 - Por não possuir competências médicas, nem formado na área sou, abstenho-me de qualquer comentário sobre o departamento médico do Benfica, sob pena de estar a fazer julgamentos erróneos e disparatados sobre uma área que exige uma miríade de conhecimentos específicos, fora do alcance de qualquer humano comum!

      Muito obrigado pela atenção caríssimo Gil António e um abraço!

      Eliminar
  8. Manuel José30/07/14, 17:28

    Este tipo não percebe nada de bola. Leiam o que disse:

    Paulo Madeira, ex-jogador do Benfica, manifestou esta quarta-feira alguma preocupação por o plantel às ordens de Jesus ainda ter muitas questões por resolver.

    "Com as ausências que existem, vai-se notar um Benfica fragilizado. Como benfiquista, estou a ficar um pouco preocupado. Muitos dos habituais titulares estão a sair e, eventualmente, o Gaitán e o Enzo também podem estar na calha para sair e o Benfica arranca um pouco desfalcado", disse à Renascença.

    Apesar destas preocupações, o ex-central manifestou a convicção que o "Benfica vai formar uma equipa para renovar o título", num campeonato "que vai ser equilibrado". Paulo Madeira lembrou que o "FC Porto também teve muitas saídas e muitas entradas no plantel e que está a começar do zero".
    .
    1.º vai ficar fragilizado, depois vai fazer uma equipa para ser campeã, afinal em que ficamos? Mas o Paulo Madeira sabe mais que os benfiquistas que acreditam que ninguém para o Benfica?
    Leiam este artigo e leiam o blogue Guachos Vermelhos e fic am a saber que o Benfica tem esta época uma equipa ainda MUITO mais forte que o da época passada, e que Luís Filipe Vieira, está a construir um plantel de luxo que nem o Real Madrid nem o Barcelona se vão igualar. Ou aqui os benfiquistas querem saber melhor que o Guachos Vermelhos lá no seu blogue? Mas vocês são talibans de net ou quê?
    Confiem caraças que o Benfica vai ganhar o campeonato com muitos pontos de avanço dos outros que têm umas equipas de 2ª categoria, nem se reforçam nem nada, e só o Benfica é que está no caminho das vitórias e é o maioir basta ler este artigo para se entender isso, ou será que sou eu que não estou a ver bem a cena e estou a ser um derrotado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel José

      Se fosses benfiquista e tivesses vergonha na cara não vinhas falar desse blogue onde ofendem os benfiquistas que têm um pensar diferente, ou és o dono dele?
      Lá nem deixam passar muitos comentários e ainda falas neles.

      E acredito sim que vamos ter um Benfica vencedor embora uma época como a anterior seja muito dificil de igualar, mas se não apoiarmos é que não vamos a lado nenhum.

      Bom texto com o qual concordo sem retirar uma virgula

      Eliminar
    2. Caríssimo Nosel, obrigado pelo comentário e pela visita!

      Quanto ao comentário do senhor Manuel José, creio que o mesmo está em modo irónico, pois depreendo uma certa crítica do mesmo, ao blogue Guachos vermelhos, que muito respeito e visito frequentemente, e ao mesmo texto!

      Posso estar errado na minha leitura, mas so o mesmo o poderá esclarecer devidamente.

      Continuação de um excelente dia e viva ao Benfica!

      Um abraço

      Eliminar
  9. Um poste feito de alma e coração, onde o seu autor respira benfiquismo. Parabéns.

    Hoje gostei muito da nossa vitória...foi a primeira se muitas.

    Benfica até morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigado pelo comentário e pela visita caríssima Filipa Benfiquista! Desejo muitas alegrias e uma excelente continuação da semana.

      um beijinho e viva ao Benfica!

      Eliminar
  10. Olá Benfiquistas!
    Bem.... Um artigo destes merece muito mais , do que eu que posso dar!!! ...Parabéns ao Menino Rebelde, que nos delicia sempre com os seus belos artigos, sempre defendendo o nosso Benfica de alma e coração.

    "Hoje ganhamos, foi muito bom para os motivar...amanhã será um novo dia, quiçá de vitória."

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário Águia de Luz.

      E agradeço ainda as palavras tão bondosas e generosas para com as minhas palavras no texto feito.

      um abraço e continuação de uma excelente semana.

      Tudo de bom e viva ao Benfica!

      Eliminar
  11. A chama imensa :-)

    ResponderEliminar
  12. a vitória mais difícil é saber perder.....esta época até agora é só vitórias difíceis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo anónimo:

      Até ao presente momento, a pré-época é só derrotas dificeis de digerir! Mas na derrota, também conseguimos vislumbrar alguns pontos positivos! E constatar as lacunas e estas passam essencialmente pelas ausências de Luisão e Jardel, conhecedores das ideias do treinador, e um verdadeiro trinco, uma vez que, Talisca necessita de tempo para o lugar ( faz-me lembrar imenso o Matic quando envergou o manto sagrado pela primeira vez), e Ruben não é e nunca será um 6. Na falta de um trinco, André Almeida parece-me que será a melhor escolha, pois o Benfica não se pode dar ao luxo de andar a fazer experiências!

      Aproveito ainda a ocasião para deixar um texto de especialistas do " jogo" sobre a derrota de hoje e o momento do Benfica, caso deseje aprender mais sobre o jogo futebol, e menos sobre o futebolês tão típico em Portugal, onde é sempre muito mais fácil criticar e deitar tudo abbaixo, para começar tudo do zero, do que ter a paciência para aprender a saber perder para encontrar o rumo para futuras vitórias! Aqui fica o link:

      http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/08/emirates-cup.html

      Um abraço e continuação de um excelente dia. Ah, e não pense que eu acho que está tudo bem. Não está! Mas não vou pedir a cabeça de ninguém por tudo e por nada, porque a minha mentalidade sobre o futebol difere imenso da que é cultivada pela maior parte dos adeptos, e quanto a esse aspecto, peço consideração pela minha forma de ver o futebol!

      Viva ao Benfica!

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...