sábado, 28 de junho de 2014

Jornalismo de Investigação – À descoberta do Sistema.


Mais uma vez o blogue “O Belo voar da Águia” decide inovar nos seus conteúdos. Depois das declarações bombásticas do senhor Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, sobre as “ nalgas” do sistema e a “santa” aliança entre rivais, a redacção deste blogue deliberou encetar uma reportagem aprofundada sobre o tema delicado para informar e esclarecer os seus frequentes leitores.

Dotados de uma caneta BIC de tinta azul, e um bloco de notas com motivos decorativos, partimos à descoberta dos meandros do sistema. Como ponto de partida, decidimos visitar os nossos vizinhos da segunda circular, para entrevistar o adepto mais famoso do país com o seu brinquedo favorito, Bruno de Carvalho. Infelizmente, o homem que simboliza a senhora da limpeza das latrinas e dos sanitários estava ausente. Mas fomos informados pelo departamento de comunicação – atarefados com o lançamento do seu canal de televisão que nunca mais arranca – que o Sporting Clube de Portugal não concede entrevistas, uma vez que o modo de comunicação predilecto são os comunicados e as conferências de imprensa. E só aí teremos novas e terríveis revelações sobre os dois neurónios do sistema, o tico e o teco!

Perante a indisponibilidade dos vizinhos da segunda circular, continuamos o nosso périplo pelo mundo do sistema. Decidimos ir visitar a nossa catedral e entrar em contacto com o nosso Presidente Luís Filipe Vieira. Após muita insistência, conseguimos ser recebidos pelo grandioso Rui Costa, o qual, ao estilo dos melhores cicerones, nos fez uma visita guiada pelo Estádio da Luz, visita ao museu, fomos aos balneários, conhecemos a fundo as instalações da Luz. Nunca nos sentimos tão vivos e felizes.

Mas tínhamos uma missão e não nos deixamos enganar pela ilusão da visita ao mundo Benfica. O nosso Rui indicou que o senhor presidente encontrava-se ausente. Dizem as más-línguas que o homem está novamente no Brasil, mas desta vez a negociar a empreitada para a conclusão da construção dos estádios construídos para os encontros do mundial. Ah Vieira, não dás ponto sem nó! Entretanto, também o Rui fechou-se em copas e indicou que nada poderia falar sobre a santa aliança e sobre o mau cheiro do futebol, uma vez que as suas funções no Benfica são secretas e o segredo é a alma do negócio. Ficamos novamente com as nossas expectativas defraudadas.

Mas ainda tínhamos a deslocação mais espinhosa pela frente. Apetrechados de um Fiat 500, modelo clássico, ressalve-se, partimos para norte, em direcção à conhecida “ Nápoles Portuguesa”, onde habita o papa das Antas, e não o padrinho, como seria o normal. Face às recentes tentativas falhadas de entrevistar os presidentes dos grandes, mudamos o critério de reportagem. Decidimos entrevistar a “ Vox Populi”.Afinal de contas, chegam-nos notícias preocupantes de que o papa das Antas entrou em modo degenerativo das suas capacidades.

Assim, e logo à primeira entrevista, nos Aliados, a sorte grande sorriu-nos: um adepto dos super-dragões, vestido a rigor, logo gritou aos cinco ventos que os Aliados não eram campo de cultivo para melões. Ali, apenas era terreno fértil para cabeças de abóboras e egos inflamados. Sem nos darmos conta, logo a equipa de repórteres estava cercada por uma legião de super-dragões. E então assistimos impotentes ao assassinato da nossa preciosa e insubstituível Bic – era a única da nossa redacção – , à destruição do nosso estimado bloco de notas e à nossa entrada nas urgências do hospital S. João com a mensagem bem clara: desta vez foram uns dedos partidos e uns dentes em falta, da próxima vez poderá ser bem pior, se houver tentativa de investigar os meandros do sistema!


Resta-nos a consolação da redação do Belo Voar da Águia pagar umas sandes de leitão na Mealhada no nosso regresso a casa, após a devida alta! Continuamos às cegas sobre os meandros do sistema. Mas resta-nos a coragem para decifrar esta tarefa hérculea!

17 comentários:

  1. Espectáculo
    The_Saint

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anónimo! Um abraço e um excelente fim de semana!

      Eliminar
  2. Sandes de Leitão sem dentes para as trincar! Foi épico! O que vale é que eu ando sempre com uma dentadura de reserva não vá o diabo tecê-las.

    Ui o que eu não dava agora por uma sandocha de leitão mesmo à maneira...

    Ah mas eu vingo-me. Ó se me vingo. É já no dia 10 de Julho. Pessoal da Mealhada! Me aguardem!

    \../(~_º)\../

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Nunomaf: até pena das sandes de Leitão tenho quando cá chegar... não vai ficar uma migalha para amostra! ;-)

      Mas espero que a vingança seja deliciosa... mas acredite que mesmo sem dentes, não haverá obstáculo que me impeça de provar as sandes de leitão prometidas pela redacção. O grande amigo Ricardo Águia-Livre quer furos jornalisticos, mas ele que não se esqueça de cumprir com as compensações devidas: as sandochas são o pagamento acordado! lol

      Muito obrigado pelo comentário e uma excelente viagem de regresso à nossa pátria. Um abraço e VIVA AO BENFICA!

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Como sabem sou muito "ignorante" no que diz respeito aos vossos postes que são de uma qualidade fora de série. Mas dou os parabéns ao Menino Rebelde por ser responsável pela nossa boa disposição.

    Mas. As sandes de Leitão parece-me bem, onde estão? a que horas?? Mealhada é perto, mas, caramba, tenho que estar no meu curso Geriátrico. LOOOOL

    No entanto gostei muito de o ler, e de me rir também :-) Obrigada.
    \o/

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário excelsa Cidália Ferreira. Agradeço imenso as palavras e fico contente por a deixar bem disposta!

      Quanto as sandes, sempre podemos combinar uma data especial para o encontro devido! :-)

      desejo-lhe um excelente fim de semana e tudo de bom!

      Um abraço e Viva ao Benfica!

      Eliminar
  4. Sem, dúvida uma publicação de altíssima qualidade com a chancela do grande benfiquista Menino Rebelde.
    Também adorei essa da sande de Leitão. Divinal

    E o campeonato que nunca mais começa. Que nervos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ricardo Águia-Livre:

      Muito obrigado pelas palavras! Sempre um autêntico senhor e um Homem com H grande!

      Quanto ao campeonato, ele vai chegar... para já, só quero é que comece a pré-época do Benfica, ora para vibrar com as vitórias a feijões, ora para reclamar contra tudo e todos por qualquer derrota!

      Um abraço e um excelente fim de semana.

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  5. MAIS SAKANAGEM, HOJE!

    Porra...ponham lá o link na coluna dos indesejados...ihihihihi...

    http://sakanagem69.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Sakana:

      Obrigado pela visita. Penso que o administrador do blogue, o amigo Ricardo Águia-Livre terá todo o prazer em adicionar o seu blogue à lista ou coluna dos indesejados que sabe sempre bem visitar!

      Desejo um excelente fim de semana e um bom fim de tarde.

      Um abraço.

      Viva ao Benfica

      Eliminar
  6. Menino rebelde e caso para dizer missao falhada e logo te vandalizaram a puta da Bica para a proxima leva duas um homem prevenido vale por dois,a missao impossivel valeu a sandes de leitao sou mais ignorante que a Cidalia nem sequer sei onde fica a Mealhada mas o Ricardo me leva ate la lol.
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Frank! E é claro que o nosso director geral Ricardo Águia-Livre terá todo o prazer em conduzi-lo até ao centro do país, passando pela cidade de Coimbra, para recordar o amor de D. Pedro e D. Inês de Castro, e saborearem posteriormente umas sandes de leitão à maneira! :-)

      Continuação de um excelente fim de semana e Viva ao Benfica!

      Eliminar
  7. Para uma tão grande e aprofundada jornada de investigação, uma sandocha de leitão é pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Viriato de Viseu:

      Bons olhos o vejam. Seu primo Lusitanus indicou estar em convalescença. Espero que tudo esteja bem!

      É capaz de ter toda a razão, mas os câmbios na redação estão baixos, os recursos são poucos e só o amor à camisola nos permite lutar pela verdade! :-)

      Desejo um excelente fim de semana e Viva ao Benfica.

      Um abraço

      Eliminar
  8. Pedro Proença o grande apitadeiro, deixou a sua marca no mundial. Inventa um penalty no ultimo minuto e faz vista grossa a um penalty na 1ª parte. Nós benfiquistas já sentimos a marca deste arbitro cavalar ao longo dos anos,.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é caso para dizer caro anónimo: Mr. Proença, you did it again!

      Penso que não é preciso dizer mais nada sobre a qualidade de Proença, o melhor árbitro do mundo!

      Obrigado pelo comentário e uma excelente semana.

      E viva ao Benfica

      Eliminar
  9. Gostei imenso deste artigo!
    Parabéns.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...