sexta-feira, 27 de junho de 2014

Garay ...Negócio claro ... ou será que ...?


A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o FC Zenit para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos e económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez, pelo montante de € 6.000.000 (seis milhões de euros), cujo contrato de trabalho desportivo terminava a 30 de Junho de 2015.
O Conselho de Administração
25 de junho de 2014
………….............
Novo comunicado
.............................
A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, e em conformidade com o solicitado pela CMVM relativamente à alienação da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez ao FC Zenit pelo montante de euro 6.000.000 (seis milhões de euros), vem prestar a seguinte informação complementar ao comunicado de 25 de junho de 2014: A parcela atribuível à Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, representando 40% dos direitos económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez, ascende a euros 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil euros).
……………
Ao longo dos anos tenho criticado a forma como Pinto da Costa tem feito certos negócios que na minha condição de leigo me pareciam menos transparentes.
Um dos maiores exemplos foram as vendas de James Rodrigues e João Moutinho ao Mónaco, em que, claramente, na minha humilde opinião, os lagartos foram espoliados de alguns milhões de euros, pois eram um clube com interesses no passe do João Moutinho. Foi vendido por metade ou menos de metade da cláusula de rescisão, enquanto que James Rodrigues, cujo passe apenas pertencia ao Porto, foi vendido pelo valor da cláusula.
Agora, vejo no meu Benfica, acontecer uma venda de um atleta que é apenas um dos melhores centrais a jogar na Europa, por 6 milhões de euros, quando a sua cláusula de rescisão era de 20 milhões de euros, cabendo ao Benfica, por 40% do passe, a irrisória quantia de 2.400.000 de euros, enquanto que o Real Madrid, titular de 50% sobre a venda, ou passe do atleta, fica com 3 milhões de euros.
Alguém acredita nisto?

Fala-se por portas e travessas que Nico Gaitán irá também para o Zenit.

Fala-se também que será batida a sua cláusula de rescisão que são 45 000.000 de euros.

Dizem as más línguas que este ( Garay) é um negócio encapotado, como nunca se fez no Benfica.

Será verdade ou será mentira, sendo eu que estou errado nas minhas conclusões que serão provavelmente precipitadas?
Sendo verdade, onde fica a dignidade desportiva que sempre se criticou em relação ao Porto?

Confesso que estou confuso. O que dizem os benfiquistas sobre isto?
.

12 comentários:

  1. agora é que preocupa a dignidade desportiva?? quando foi com os outros sempre esteve tudo bem. . .

    JB

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo amigo Ricardo Águia-Livre:

    Como bem sabes, sempre tentei não me imiscuir ou expor posts sobre vendas, negócios, sobre o trabalho da direcção, e da estrutura de futebol do Benfica, por entender que, enquanto mero adepto, devo ser muito mais um apoiante, ou como dizem os ingleses, um " supporter" do meu clube.

    Assumo tal posição tendo em consideração a distinção que é necessária ocorrer perante adeptos do Benfica, que muitas vezes nada contribuem para o enriquecimento do clube, ou sacrificam-se pelo clube, mas são sempre os primeiros a criticar, dos sócios do Benfica, esses sim os que realmente se sacrificam pelo clube, pagando as quotas devidamente, comprando lugares no estádio, suportando as modalidades. E a estes reconheço toda a legitimidade para questionarem a direcção, exigirem credibilidade, transparência e rigor à Direcção em toda a sua actuação.

    No entanto, hoje irei expôr a minha opinião quanto ao negócio Garay. Já li muito sobre este tema, e como muito bem referiu o colaborador Nunomaf no post anterior, este negócio irá fazer correr rios de tinta, como tem feito.

    O 1º comunicado, nada esclarecedor, deu azo a discussões que muito entusiasmou o universo benfiquista e não só. O segundo, soltou o desagrado completo perante a venda de um dos melhores defesas centrais da actualidade por míseros 6 milhões de euros.

    Perante os factos em questão, só posso afirmar: em termos financeiros, este foi um mau negócio. Aceitava a venda do jogador por 20 milhões, o valor da cláusula, que muitos consideram baixa, mas que percepciono como uma valor aceitável e realista. Mas, seria possível hoje, essa venda pelo preço mencionado???? Aqui só poderei entrar no campo especulativo, pois não faço parte da estrutura do futebol do Benfica, não tenho amigos lá, nem conhecidos, e nem relaciono-me com ninguém ligado ao mundo Benfica.

    Mas do que já li, concluo o seguinte: Garay iria sair em Fevereiro deste ano. Penso que foi feito um trabalho descomunal para garantir a continuidade de Garay até ao fim da temporada, para não perdermos um elemento fundamental para a conquista dos objectivos que vencemos. E em termos desportivos, a opção foi um sucesso. Mas acredito que, foram feitos pactos de honra e de cavalheiros para o final da temporada. E nesse sentido, acredito que a estrutura prometeu facilitar a saída do jogador.

    Apesar de não ter aqui nenhuma evidência, algo me sugere que Garay assinou nessa data um pré-acordo com o Zenit, no qual este se comprometeu a ingressar no clube russo.

    Finda a temporada, houve noticias de que existiam clubes interessados em Garay, mas os jornais portugueses sempre asseguraram que o destino do central era o Zenit. Mesmo a noticia que dava conta da aquisição do Jogador pelo Bayern, era desmentida pelos jornais portugueses. Isto, faz-me pensar que o Benfica teve propostas de outros clubes, mas o " suposto" pré-acordo levou Garay sempre a recusar toda e qualquer oferta de outros clubes.

    Perante a inevitabilidade de o jogador ficar contrariado no clube - Vieira afirmou que não queria jogadores contrariados no clube - o facto do jogador, no fim da temporada 2014/15,sair a custo zero e assim não render nada aos cofres encarnados, e a esmola que o Zenit ofereceu, 6 milhões, sendo que podiam obter o jogador a custo zero, levou a que se fizesse o negócio nestes termos.

    Penso ainda que não existe qualquer outro jogador do Benfica a sair para o Zenit, e se acontecer, que esse jogador irá sair inflacionado. Mas só as futuras semanas o dirão. Estarei cá para reformular todo o meu pensamento se isso acontecer.

    Enquanto não acontecer, não quero pensar que a direcção decidiu enganar um clube com a dimensão do Real Madrid somente para ter direito a milhões por fora. Já chegou o caso Roberto Jimenez. Não quero agora um caso " Garay". Como refere o Benfiliado, acho que tenho mesmo muito mais medo se tivermos vendido o Garay por muito mais do que 6 milhões!

    Esta é a minha humilde opinião e leitura, passível de crítica.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo com a tua opinião. amigo Menino Rebelde

      Grande abraço

      Eliminar
    2. Também estou de acordo com o rebelde. Só quem nunca fez negócios…

      Eliminar
  3. Penso que a venda do Garay por 6 milhões de euros está eivada de trafulhice. Parece que alguém aprendeu com alguém, vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vamos esperar para ver, porque é que insinuas veneno primeiro?

      Eliminar
  4. realmente todos sabemos que a clausula de rescisao = preço do jogador...

    ora o preço (clausula) do oblak são 20 milhoes... o preço (clausula) do cardozo sao 60 milhoes.

    ora se os dois forem vendidos por um valor global de 30 milhoes... certamente temos que fazer a devida proporçao:
    Oblak vendido por 37,5% da clausula = 7,5milhoes de euros
    Cardozo vendido por 37,5% da clausula = 22,5 milhoes de euros

    assim esta bem é???

    Porque James Rodrigues, eleito um dos 3 melhores jogadores de frança, um dos melhores jogadores do mundial... dono da camisola 10 da colombia com 21 anos (na altura da venda)... nao pode nunca... ser vendido por 45 mihoes... nao nao.. o andre gomes é que pode ser vendido por 15, o Witsel é que pode sair por 40...
    25 milhoes pelo moutinho?? impossivel, um valor ridiculo ao nivel de 6 milhoes pelo garay! o garay devia valer mais que o dobro de 6..pelo que o moutinho devia valer mais que o dobro de 25 milhoes...uns 50 a 60 milhoes isso sim seria o seu preço justo...

    "um dos maiores exemplos foi a venda do moutinho e James"... ja agora façam-me a vontade... que outro exemplo destes têm? os outros menoreS?... em que outra situaçao o porto vendeu 2 jogadores em que adeptos de outros clubes questionaram a distribuiçao dos valores que lhes seriam devidos???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cláusulas de rescisão não valem nada. São apenas indicadores, como um seguro de vida, que não impede a morte. São difíceis de entender, não são?

      Eliminar
  5. Na cena do Moutinho, eu nao critico o Porto. Critico sim a azelhice do Sporting que foi comido. Se esta cena for identica.... Nao tenho nada a opor. Parece-me que a questao nao tem nada a ver com honra. Sao negocios. E contratos. A questao que se poe e': Quanto ganha o Benfica com esta manobra (financeiramente)? Quanto perde em negocios futuros (Futuros negocios com o Real)?

    ResponderEliminar
  6. O real é um dos principais parceiros de negócios do Benfica, não acredito que a direcção tenha tentado passar a perna ao real e com isso perder um parceiro de negócios que pode futuramente dar muitos milhões a ganhar em troca de alguns milhões, para mim o Benfica informou o real sobre tudo. E se nos próximos dias o Benfica voltar a fazer negócios com o zenit ainda relacionado com este isso não quer dizer que tenham passado a perna ao real Madrid porque o real pode ter abdicado de receber mais para ficar com direito de compra sobre algum jogador (oblak ou Markovic).

    ResponderEliminar
  7. Pegando nas suas palavras:fico preocupada com a «dignidade desportiva»!
    Dantes, a palavra dada valia mais do que o dinheiro!!!....
    Agora?!!!....
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...