quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Campeão voltou!



Olá a todos,

Antes demais peço desculpa pela minha ausência, mas o interior profundo de Angola tem destas coisas e nem sempre se consegue comunicar como quando estou em Luanda. Foram quase 10 dias sem internet.

Existe uma Angola muito diferente assim que se sai da capital.  É impressionante o que esta gente consegue fazer com quase nada… E acreditem que muitas das pessoas com quem falei tem saudades dos tempos dos Portugueses… “podíamos comer o que queríamos e havia carinho pelas pessoas…” Ouvir alguns dos mais velhos (não são muitos os que ainda sobrevivem com reconhecimento pelo que existia no passado) falar do que se fazia e do que existia no tempo do colonialismo deixa-nos a impressão de que Angola vai demorar décadas a voltar a ter pessoas felizes no seu povo pois a guerra e as privações que o povo passou deixou marcas profundas que vão demorar muito tempo a serem esquecidas.

Fui muito bem tratado e as pessoas fazem questão de partilhar o pouco que tem. O que realmente se torna impressionante, pois em muitos locais que visitei não há luz nem água corrente, nem sequer acesso a medicamentos (tudo o que levava acabou por ficar com o Soba de uma das vilas que visitei lol).

Entretanto mudei de casa este fim-de-semana e acabei por ter de ficar sem net e TV durante mais uns dias, mas não deixei de fazer a estrada de Catete sob um temporal de meter medo para ir ver o Benfica ao Luanda Inn, local de encontro de muitos Benfiquistas em dias de jogo na TV.

E que dias épicos tem sido estes...

O nosso Benfica faz-me vir lágrimas aos olhos meus amigos. A festa do campeonato, a vitória na meia final da Taça, a vitória sobre a corrupção lá no covil para a taça de pau (Champions para eles), com uma equipa de "primeiras" linhas e com uma hora a jogar com menos um (outra vez!!!) tem contornos bíblicos ou épicos. Digna de um qualquer texto de Homero, de uma epístola de São Paulo ou de uma peça de William Shakespeare (para quem ainda não viu o filme “Anonymous” recomendo vivamente que o vejam).

E quando marcámos o primeiro golo à Juve? Fiquei rouco! Pulei, saltei, derrubei mesas, cadeiras e espatifei o vidro da tampa do fogão com a porrada que lhe dei com a frigideira que tinha na mão. Ajoelhei como Jesus ajoelhou quando o nosso André marcou o terceiro. E agradeci a Deus ter havido quem vislumbrou nas trevas que marcaram o nosso final da época passada a luz que hoje nos ilumina o caminho.

Mas este caminho ainda não acabou. Nós queremos mais. Estamos focados e ansiosos por mais vitórias. Por mais conquistas.

Esta gente, que se levantou do chão para nos dar mais um final de época crivado de emoções fortes e de vislumbres de um futuro Glorioso, merece algo mais do que apenas o épico 33º titulo de campeão que para nós já conquistou.

Tenho uma crença enorme no jogo de amanhã. Está na hora de escorraçar todos os fantasmas que tem atormentado a nossa história recente e voltar a ser um grande Europeu. Se é que alguma vez deixámos realmente de o ser… Pelo menos já pusemos os italianos cheios de medufa, pois agora já não acham que vai ser assim tão fácil derrubar esta águia orgulhosa da sua coragem reencontrada. Até já recorrem a golpes de camorra para nos tentar enfraquecer. Os velhos hábitos são difíceis de esquecer, não é Juve?

Mas nós vamos ser mais fortes. Vamos ter a coragem de sermos superiores. Vamos jogar como se não houvesse outro jogo como o de amanhã. Porque o nosso destino é Vencer. Ganhar! Ganhar sempre!

Por Cosme. Por Eusébio. Por Coluna. Por Bento. Por todos os que já partiram. Por todos nós!


VIVA O BENFICA PORRA!

PS: Deixo-vos ainda uma pequena mas importante nota, pois para o ano a saga vai ter de continuar...


7 comentários:

  1. Viva amigo nunoimaf

    Um texto soberbo de uma alma benfiquista e de um coração vermelho de amor por um clube que nos sabe conquistar e orgulhar
    Como tu, também eu saltei, vibrei, bebi uns copos.Só não parti o tampo do fogão, que poir acaso também é de vidro, porque não calhou, loool
    Confio que amanhã não perdemos em Turim. A minha convicção até é de que vamos ganhar o jogo.
    Boa estada aí por terras de Angola que, confesso, gostava de conhecer.

    Viva o Benfica Porra.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Nunomaf

    Tiro-te o chapéu pelo soberbo e emocionante artigo.

    Acredito que lá longe as emoções sejam bem diferentes... ou seja, faça escorrer lágrimas de saudade do nosso Glorioso. Mas estou como tu dizes, a saga tem de continuar para o ano, e assim esperamos.
    Daí sair-te um Artigo ao mais Alto Nível.

    Beijinho Glorioso


    (( Gostava que estivesses presente no lançamento do meu livro, mas sei que estás longe))

    ResponderEliminar
  3. O NUNOMAF desde que começou a beber a água do Bengo, está cada vez mais refinado e com a chama imensa em alta !!!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno

      Deixa-me realçar o teu humanismo que bem conheço. Também estive no Ultramar, fui um felizardo pois fiz a minha comissão em S.Tómé e Principe e alguns sabem que alem do pacifismo pude usufruir os 22 meses que lá passei como dos melhores da minha vida. Viemos em pequenos aviões para Luanda, para aí apanhar o Boeing nos nos devolveria ao Puto. Tivemos que esperar quize dias e eu pedi ao capitão para me instalar na cidade ficando os 15 dias uma Ridensial perto da Cervejaria Versalhes, que penso ainda existe. Foram 15 dias de estalo com jantares de mariscada na ilha e com a cerveja acompanhada de um prato de camarão como oferta.

      Fui a uma praia fluvial que dista cerca de 60 Kms de Luanda e que penso que é esse catete, não lembro bem o nome.

      QUANTO AO NOSSO GLORIOSO, OS JOGOS DA TP E JOGO DO TITULO, estive fora em férias de Páscoa mas não deixei apoós o regresso de marcar presença no Hotel onde a equipa estagiou para a TAÇA DE PAU, como irinicamnete bem a defines.

      Estive como o meu amigo Sheu e indo ao encontro do teu post disse-lhe:

      é para ganhar hoje, e daqui para a frente não pode haver interregnos pois se o SLB ganhar por comnosco e pos nós regressaremos ao top Ten dos maiores clubes do mundo a todos os niveis.

      Grande post, do tamanho do teu Benfiquismo.

      Força chavalo, que nunca te doam os dedos.

      PS-Estive em Aveiro, ((com o Arouca)) fiz um video que vou mandar ao Riicardo que ele se quiser publicará e onde poderão ver a loucura que é o GLORIOSO, naquilo a que os corruptos chamam NORTE.

      Nós somos universais e por isso para nós não há pontos cardeais.

      Eliminar
  4. Eu tinha a certeza que íamos a Turim outra vez!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...