terça-feira, 4 de março de 2014

BENFIQUISTA: - SER OU NÃO SER...DESPORTISTA !!!.




Golo validado no jogo Benfica-Belenenses em claríssimo fora de jogo

Golo mal anulado ao Belenenses no jogo com o Benfica
...
Hoje vou falar um pouco do que entendo por desportivismo. Sei que o ser humano, por norma, só sente desportivismo se as coisas forem para si favoráveis.

Confesso que não consigo entender porque nos revoltamos tanto contra a injustiça de que sofre tantas vezes o nosso clube, mas não somos capazes de reconhecer quando o nosso clube é favorecido. Temos nesse capítulo dois pesos e duas medidas na nossa capacidade intelectual.

Desportivismo para mim não é isso. Tenho defeitos, e muitos, mas penso saber reconhecer os factos. Posso é calar-me e nada dizer quando as coisas me favorecem. No entanto posto perante os factos não regateio na verdade das coisas.

Tenho lido por essa gloriosa blogosfera tanto sobre o lance que poderia ter dado o empate ao Belenenses no último jogo com o Benfica. São raras ou até nenhumas as opiniões que admitem que o golo foi mal invalidado.
Li também quando no jogo no Estádio da Luz foi validado um golo ao Belenenses que lhe deu o empate, em claríssimo fora de jogo, os os gritos a clamar por justiça era unissonos. E todos cheios de verdade e razão.
Não concordo que a verdade do desportivismo comece e termine no ditado: ""Cá se fazem cá se pagam"", pois penso ser esse o forte do ego de tanta gente. 

Na minha opinião, um erro não equivale à cobertura de um outro erro. Cada qual deve ser discutido com frontalidade e verdade, sabendo-se discernir e não entrar na desculpa fácil e, até menos bonita

Li a revolta da altura entre os benfiquistas. Mostrei também a minha. As injustiças no desporto são enormes. Não tenho a pretensão de mudar isso. Quem sou eu. Só que ou me calo ou não entro no ridículo de ser uma pessoa de opinião diversa e inconstante perante os factos a todos bem visíveis.
O Benfica foi prejudicado em tantos jogos. Sabemos como tem sido um alvo a abater em todas as épocas. 
Insurgimo-nos com toda a justiça e legitimidade, contra isso. Somos capazes e muito bem de soltar bem alto o grito da nossa revolta. Escrevemos isso nos blogues benfiquistas.

Por vezes, embora raras, é beneficiado, como foi, na minha modesta opinião, no caso do jogo com o Belenenses, em Belém. Reconhecê-lo é isso sim, ter desportivismo. 
Não me caem os “parentes na lama”, como se costuma dizer, por reconhecer ambos os factos. Se grito a minha revolta quando prejudicado, tenho de saber, como bom desportista que me prezo de ser, de reconhecer quando acontece o contrário, o que, como já escrevi é tão raro.

Quando acontece um jogo do Porto ou do Sporting, seja em que competição for, quero sempre, mas mesmo sempre, e só com esse desejo e pensamento os vou vendo, que acabem derrotados. Nesse caso, confesso, o meu antidesportivismo. 
Cada derrota que têm atinge para mim um grau de felicidade quase tão grande ( 95%) como aquele que sinto quando o Benfica ganha. E acreditem que fico louco de alegria em cada vitória do meu Benfica.

Tal não me inibe de, confrontado com este ou aquele lance, de dizer claramente se algum desses clubes foi beneficiado ou prejudicado. Sinceramente digo o que entendo ser verdadeiro. 
Uma coisa nada tem a ver com a outra. Repito que quero que percam sempre em qualquer competição que estejam inseridos. Não sou daqueles que dizem: Nas competições europeias quero que ganhem. Nem pensar.

Sou sincero e não digo uma coisa, pensando outra. Para mim que percam, que desapareçam do mapa e que não voltem mais, em particular aquele clube do Porto que tanto tem ganho, como provam o apito dourado e as escutas, com base na trafulhice e pouca vergonha, a níveis que são conhecidos de todos.

Espero agora a vossa opinião, podendo, se quiserem, dizer/escrever o que é para vós ser ... desportista.

VIVA O BENFICA

17 comentários:

  1. O problema é que não é assim tão liquido como isso que tenha sido mal anulado.

    Se fores ao site da FIFA, na parte das leis eles têm uns grafismos para explicar o fora de jogo. http://www.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/technicalsupport/refereeing/laws-of-the-game/law/newsid=1290867.html

    Na parte de interferência, considera-se a obstrução do campo de visão, que neste case não acontece, mas também existe distrair ou fazer um gesto (nas regras da fifa aparece um jogador a acenar).

    O fiscal de linha apenas assinalou fora de jogo quando o jogador do belenenses fez um movimento "vou à bola não vou).

    Podemos discutir se a regra é estupida ou não, mas isso é outro assunto.

    ResponderEliminar
  2. Aliás o movimento é mesmo do tipo "vou sair da frente se não ainda levo com a bola".

    Mas até podia ter sido mal anulado.

    Prá competição o que interessa é poder fazer barulho e criar um clima em que em caso de dúvida ou mesmo sem dúvida os árbitros apitem contra o benfica.

    ResponderEliminar
  3. Caro, respeito a tua posição e compreendo-a perfeitamente. À partida eu também estou inclinado a considerar que o lance é limpo. No entanto é um facto que o jogador está à frente do guarda redes do Benfica, inclusivamente dentro da pequena área quando a bola parte. Nessa medida não é um lance indiscutível. É sujeito a interpretação. Muitas vezes vemos os jogadores que estão fora de jogo posicional "desinteressarem-se" do lance afastando-se da zona para onde a bola vai. Eu admito perfeitamente a interpretação de que isso aconteceu, mas sublinho a palavra "interpretação" porque também é possível dizer que o jogador se deixou ficar ali e com isso interferiu no ângulo de visão do guarda redes. Mais uma vez (como no caso da mão na bola), as regras, ou melhor, a sua interpretação e respectivas directrizes para os árbitros, mudam de ano para ano e isso cria dúvidas. Esse parece-me o problema que leva a que casos destes não sejam óbvios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Frank

      Existem análises diferentes...Leio todas e respeito todas as opiniões.

      Nem podia deixar de ser assim...

      Grande abraço

      Viva o Benfica SEMPRE

      Eliminar
  4. O árbitro mandou a bola para o centro do terreno o bandeirinha deu indicação de que a bola teria que ir para o centro do terreno, portanto foi golo.
    Se foi golo para que andamos para aqui a discutir, foi golo e ponto final.
    Era o que faltava nós que temos sido gamados e agora que não fomos fazer-mos de conta que fomos beneficiados.
    Para mim o que conta é o próximo jogo, este já passou.
    Abraço Ricardo
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. ((Quase nem faço nada no meio dos grandes!!))

    Em primeiro lugar; Artigo brilhante!

    Eu, como Benfiquistas que sou, posso considerar-me "Anti-desportista" isto porquê? Porque assumo que, quando jogam os meus rivais, nem se seja com os estrangeiros, confesso que a minha felicidade é vê-los perder... "fico feliz do mesmo jeito que fico quando ganho"...Desculpem-me Senhores dos dois grandes....
    Digo dois grandes, porque apenas existe um ENORME em Portugal...

    ...Contra o Benfica todos falam... Mas eu costumo dizer os cães ladram e a caravana passa...

    Como referia a cima, em Portugal apenas existe um ENORME.. QUE É O MEU BENFICA O resto é musica para os maus ouvidos, quero é que, como diz no artigo, desapareçam...

    Ganhámos bem...cá se fazem cá se pagam....Mas o mais importante agora é o próximo!

    Parabéns Ricardo!

    Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  6. Desportivismo quando o Glorioso joga? é cena que não me assiste.....quero é o Benfica a ganhar de qualquer maneira e ponto final!!!!

    ResponderEliminar
  7. Lourdes Patacas04/03/14, 14:33

    Ao ler os comentários do amigo (julgo ) benfiquista, quero dizer-lhe que na verdade menosprezamos o ESTORIL com o empate em casa, não houve da parte da equipa do Benfica o querer e a garra suficiente para ganhar, aliás como por vezes acontece com alguns jogos.
    O BENFICA tem a obrigação e o dever de ganhar todos os jogos, pode não acontecer, mas obrigação de lutar tem . Como benfiquistas temos o direito de exigir sempre; ganhar e perder é desporto, mas eu prefiro ganhar...
    Mas DESPORTIVISMO é aceitar também, e reconhecer quando há um prejuizo ou benefício como por exemplo, o golo do Belenenses foi legal e não fora de jogo, pode discutir se e dizer a verdade, por que não ?
    Alguns árbitros também têm arbitrado mal, sim senhor, mas não serve de desculpa se o benfica não lutar para ganhar, contra tudo e contra todos, é o trabalho deles , por isso são pagos para fazerem o melhor e estão num dos melhores clubes do mundo.
    Este esclarecimento de ideias, , não é , de maneira alguma dizer mal do benfica, longe tal ideia, é sim desportivismo, e somos todos benfiquistas, e concordo com o RICARDO nas suas ideias e na exigência de querer sempre mais, é legitimo,é de benfiquista, há 40 anos que vivo o benfica sócia fundador com nº. 7891 , VIVA O BENFICA e os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lourdes Patacas

      Concordo na íntegra com o teu comentário. Assim escreve uma enorme benfiquista

      Beijinho e obrigado pela tua presença-

      Eliminar
  8. Totalmente de acordo com o texto pois não devemos ser só desportistas quando as coisas nos convêm.
    Parabéns pelo discernimento

    ResponderEliminar
  9. Ainda ontem fui ao Psiquiatra e ele garantiu-me que eu estou completamente curado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi?..loool. Sempre brincalhão o amigo Marciano

      Grande abraço

      Eliminar
  10. António F04/03/14, 14:55

    Logo no decorrer da visualização do jogo achei o golo mal anulado. É claro que há as nuances do tal jogador lá plantado, mas não tira a visão ao Oblak.É verdade que fez um movimento inicial de ida à bola, corrigindo depois e afastando-se. Continuo a considerar mal anulado.
    Mas no entanto o meu desportivismo neste caso só me dá para dizer: Deus é grande e BEM FEITA.

    Quanto a "São raras ou até nenhumas as opiniões que admitem que o golo foi mal invalidado." não concordo, também dei por aí uma volta bem generalizada e serão bem perto dos 50% os que dizem ser mal anulado. há inclusivé blogs de vários opinadores que têm as duas opiniões....

    No entanto o meu desportivismo dá-me mais para condenar a impossibilidade de utilização por parte do Belenenses do Miguel Rosa e dos outros 2 emprestados....

    ResponderEliminar
  11. Quero la saber se foi ou bem ou mal anulado,estou fartissimo de sentir na pele tanta injustica contra o meu benfica entao a trinta anos a esta parte tem sido por demais,nao me esqueco Coimbra do ano passado e Guimaraes nao me posso esquecer daquele golo marcado ao V.de Setubal existe livre contra o Set.o arbitro deixa correr a bola entra e golo depois do golo o arbitro volta atraz e manda marcar livre num jogo que acabamos por empatar 2-2 ou pulhas do dragao e leaozada isto a voces nao doi e riem-se mas a nos doeu que se fartou vao todos vao mas e comer carne de cobra pra china estou farto do vosso desportivismo corrupto como disseram acima perderem na uefa ou seje la onde joguem e motivo para mim de beber mais uns copos e sentir-me bem,agora por causa dum golo em fora de jogo que nos favoreceu vem abaixo o Carmo e a Trindade mas qdo e contra nos tudo bem camada de pulhas ordinarios cegos,marretas para nao lhe chamar outros nomes,enquanto nao mudarem essa mentalidade e virem futebol como uma guerra so lhes desejo uma coisa que desaparecam era isso que queriam para nos no tempo do Roquete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Frank

      E quem fala assim mostra o benfiquismo que lhe vai no coração

      Grande abraço

      Eliminar
  12. Amigo Ricardo
    Concordo consigo.Desportivismo e verdade.Dizer sempre a verdade, doa a quem doer.
    Parabens pelo seu texto.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...