segunda-feira, 3 de março de 2014

Benfica ... e o excesso de pragmatismo ... tão perigoso

.
Sei por experiência de já alguns (muitos) anos de vida que é fácil falar e/ou escrever quando as coisas correm bem.
Confesso que o final da época passada foi dolorosa para mim que, sou um sofredor nato pelo Benfica, que me tem custado a digerir e a encontrar o meu caminho de fé, confiança e estabilidade emocional, embora nunca deixe de sentir no coração, os efeitos, mágoas e alegrias, que o Benfica me transmite.

Nasci benfiquista de alma e coração. Sofro e grito pelo clube que me faz viver a nível desportivo. Podia viver sem o Benfica? Podia. Mas não seria a mesma coisa. 

Não passaria noites sem dormir, umas pelos nervos da tristeza e frustração, outras por alegrias enormes que também me tiram o sono, embora quando adormeça, sinta que o faço com um sorriso nos lábios, e a felicidade estampada no rosto.

Perdemos o campeonato nas últimas duas épocas, quando tínhamos tudo para concretizar de forma feliz, esse sonho de vitória. 
Fizemo-lo, na minha opinião, porque a equipa na sua globalidade não foi competente. Na última menosprezamos o valor do Estoril, empatando em casa quando tal não poderia acontecer, depois de uma brilhante vitória na Madeira, contra o Marítimo, o que causou nos benfiquistas, uma das maiores desilusões a nível desportivo dos últimos anos. 
Não foi o azar no Porto quando sofremos um golo aos 92 minutos – embora também não pudesse acontecer -  que nos tirou o campeonato. Foi sim o jogo contra o Estoril, uma semana antes, no Estádio da Luz.

Podíamos ganhar tudo e tudo perdemos. Na presente ápoca podemos ganhar tudo e também podemos perder trudo. Estamos na frente, penso que seguros e confiantes mas…
Perguntar-me-ão o que quero dizer com este mas. Passo a explicar o meu ponto de vista.
Ganhámos na presente época nove (9) jogos por 1-0. Tal prova uma enorme consistência defensiva ,pois nos últimos, salvo erro, dez (10) jogos, apenas sofremos um golo.
Essa consistência defensiva deve-se também em certa forma à maneira como alguns jogadores estão a jogar.
Falo concretamente de Markovic e Nico Gaitán. Estes dois jogadores não defendiam, apenas se limitavam a atacar.
Actualmente, com muita frequência, se vêem em terrenos mais recuados, a defender, na ajuda aos seus companheiros do sector defensivo, o que faz deles melhores jogadores, mais colaborantes e esforçados em prol da equipa,  e toda a diferença na consistência defesa/ataque.

Por um lado é louvável e digno de aplauso, mas...

No entanto, estar a ganhar por 1-0, gera no coração dos adeptos sofredores como eu, uma instabilidade emocional muito grande, uns nervos terríveis, que apertam a alma, fazendo e de que maneira tremer e doer o coração.
Sei o que é o futebol. Joguei muitos anos esse desporto maravilhoso que movimenta multidões, causa alegrias enormes e tristezas infindas, mas que na sua universalidade, une os povos e as gentes. Por isso me sinto um pouco à vontade para dizer o que penso, referindo-me ao jogadores do Benfica, embora saiba que nenhum deles vai ler esta minha missiva.
Temos jogadores em quantidade e qualidade para ganhar qualquer jogo, contra qualquer adversário. Sabemos isso, e o Benfica já o provou em campo.
Mas será que não temos equipa para que depois de estar a ganhar por 1-0, pensar que está 0-0, e procurar afincadamente o 2 ou 3 a 0?

Na forma que encaramos certos jogos em que a equipa recua defendendo o 1-0, vamos acabar por sofrer dissabores que não queremos sofrer. 
O 1-0 é dos resultados mais ingratos para o coração dos adeptos de uma equipa. Cada lance junto à nossa área, é uma angústia e um sofrimento atroz, sempre sofrendo do espectro de que a bola acabe dentro da nossa baliza. Quantos jogos já não sofremos esse ingrato dissabor? Muitos como sabemos.

Ontem marcámos um golo – e que golo – através de Nico Gaitán, aos sete (7) minutos de jogo. Então não era para cairmos em cima do Belenenses na procura do 2.º golo, o que deixaria mais afoitos e calmos, os nossos jogadores e os adeptos do clube?
Recuámos em campo e não sofremos o empate porque, ao contrário de outras vezes, fomos bafejados pela sorte, na anulação de um lance, por fora de jogo - que não existiu -, que daria o empate ao Belenenses. 
Claro que a seguir poderíamos marcar o 2º ou até o 3.º. Mas será que não temos capacidade, física e intelectual a nível de equipa para não estarmos sujeitos a tal?

Os jogadores do Benfica nem podem dizer que andam cansados de tantos jogos, isto porque Jorge Jesus, aprendeu e muito, com o final da época anterior, e tem rodado a equipa de forma brilhante, pois já aconteceu, jogaram 10 jogadores diferentes, em determinados jogos. 
Os jogadores têm rodado e bem, não tendo, na minha opinião, razão alguma para não jogarem de forma a não causar certos calafrios, tremores e receios, aos seus adeptos, mais sofredores, como é, infelizmente por uma questão de saúde, reconheço, o meu caso.

Jorge Jesus está muito mais calmo e não sendo um doutorado na língua portuguesa, tem procurado ser mais realista e pragmático, na abordagem aos jogos e às menções sobre os seus adversários, quando instado pelos jornalistas, sobre determinados factos.
Continua no entanto a pecar em certas frases a que não consegue fugir: “Estamos muito fortes defensivamente” – “Estamos muito fortes na forma que atacamos o adversário não lhe dando hipótese de discutir o jogo”, entre outras, com a mesma ressonância.

Penso estar na hora de acabarem certas vaidades pessoais e responder só com pequenas e simples frases, e não com frases que podem ser consideradas provocatórias para os adversários, o que lhes transmite mais força quando nos defrontam, se é que não estão sempre fortemente motivados, pois defrontar o Glorioso é sempre considerado o jogo da vida de qualquer jogador de qualquer clube.

No próximo jogo vamos defrontar o Estoril no nosso Estádio. Não nos podemos esquecer que esse clube, para além do desgosto que nos provocou na época passada, já esta época foi ganhar ao Porto.

Por isso temos que entrar no jogo, autoritários na questão de jogo jogado, partir para cima deles, não os deixar pensar o jogo e, mesmo que se marque um golo, não esquecer que a sorte um dia pode ser madrasta para nós, pois sabemos o quanto o Benfica é prejudicado pelas arbitragens em Portugal, e tudo fazer para mostrarmos que somos mais fortes e marcar mais golos e assim estarmos defendidos de qualquer percalço desagradável.

Confio que vamos ser campeões esta época. Desejo, e penso que acontece,  que todos os jogadores do Benfica também confiem. Para isso não se inibam de deixar em campo, a pele, suor e lágrimas, se tal for necessário, pois também os benfiquistas, sofrem e de que maneira, pelo vosso e nosso sucesso.


FORÇA BENFICA…RUMO AO TÍTULO
.

41 comentários:

  1. Viva amigo Ricardo

    Brilhante este teu texto em que me revejo totalmente, visto que como tu também eu sofro de forma desalmada sem necessidade disso, como foi o caso de ontem.
    Tivemos sorte no golo anulado mas uma verdade é que o Belenenses também empatou no Estádio da Luz com um golo marcado de forma ilegal. Cá se fazem cá se pagam
    Vamos ser campeões não tenho dúvidas nenhumas.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Pedras

      Tu sabes bem como eu sofro e eu sei como sofres...Até parecemos siameses, eheheheeh

      O Belenenses empatou na Luz mas agora comentam esquecendo-se disso. É o costume

      Grande abraço e

      VIVA O BENFICA SEMPRE

      Eliminar
  2. Calma Ricardo. Enquanto houver pastilha pró JJ mascar a coisa vai indo.

    O Gaitan está a decidir e agora também já temos Salvio. Nas laterais, apesar de não termos ainda alternativa o Maxi, a coisa estabilizou. Os nossos centrais estão em boa forma. E, pasme-se, o árbitro neste jogo até nos deu uma ajudinha.

    Só temos é de manter a união e a concentração. O resto vai vir por acréscimo.

    Carrega Benfica!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Nunomaf

      Não deixas de ter razão no que concerne às pastilhas.

      Também no resto concordo na íntegra contigo

      Grande abraço

      Eliminar
  3. Sem outro assunto, muitos parabéns pelos 2.000.000 de visitantes...É obra, lool


    Volto mais logo.

    Boa tarde

    ResponderEliminar
  4. Fico feliz por teres atingido os 2.000.000 de visitantes....é obra.... e sinal que vale a pena visitar o teu cantinho que afinal é de todos nós!!!! Parabénssss!!!!

    GABY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá GABY

      Sempre uma simpatia e uma palavra amiga. Gosto muito de te "ver" aqui

      Fica feliz

      Eliminar
  5. Não deixa de ser para mim intrigante a forma tão dispare como analisas acontecimentos absolutamente iguais, amigo Ricardo.

    Primeiro, afirmas que perdemos o campeonato porque, na tua opinião, a equipa na sua globalidade não foi competente. Dizes que menosprezamos o valor do Estoril, empatando em casa, quando tal não poderia acontecer, mas esqueceste que o Estoril marcou o golo do empate (2 pontos que dariam para ganhar o titulo) em fora de jogo...

    Depois, no Restelo carregas a nota na anulação de um lance, por fora de jogo - que não existiu (na tua opinião) - que daria o empate ao Belenenses.

    Se não serve a 'desculpa' do árbitro no jogo com o Estoril e rotulas a equipa de incompetente, como podes usar o árbitro do Restelo como desculpa para insinuares que a equipa (também) foi incompetente - mesmo ganhando o jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Guachos Vermelhos

      Apenas a minha opinião. Respeito totalmente a tua. Ainda bem que existem opiniões diferentes e divergentes entre os benfiquistas.

      Ganhar jogos por 1-0 sabe bem...,apenas no fim, mas sofre-se a bom sofrer enquanto o jogo dura. Penso que temos jogadores e equipa para tal não acontecer com a frequência que está a acontecer

      Mas isso sou eu a dizer...só eu sei como sofro com os jogos do Benfica e nem todos, embora grandes benfiquistas sofrem de igual modo.
      O Estoril marcou em fora de jogo mas o Benfica tinha obrigação de carregar sobre eles e ganhar. Empatar como empatámos para mim ainda hoje não tem desculpa.

      Abraço

      Eliminar
    2. Amigo Ricardo,

      Eu não contesto a tua opinião. Apenas questiono a forma como analisas situações similares.

      O Benfica não tem a obrigação de ganhar qualquer jogo. Nem o Benfica nem nenhuma equipa do mundo. Por isso é que se chama jogo; qualquer um pode ganhar, ou empatar, a menos que os resultados sejam viciados.
      Chama-se a isso desporto.

      Saber aceitar um empate ou uma derrota, já faz parte da cultura de cada um. Chama-se a isso desportivismo.

      Não há equipas invenciveis e nenhuma joga sozinha. Saber aceitar isto é meio caminho andado para se poder aceitar um resultado menos positivo.

      Abraços

      Eliminar
    3. De acordo amigo Guachos Vermelhos

      Recebe um abraço benfiquista

      Eliminar
  6. Lourdes Patacas03/03/14, 16:50

    Ao ler a crónica do Ricardo-águialivre revejo-me nela em todos os pontos , possivelmente como muitos benfiquistas.
    Mas , em 1º.lugar quero felicitá-lo como autor do Blog Ricardo-águialivre os meus PARABÉNS por ter atingido o lindo número de 2.000.000( dois milhões) de visitantes.
    Tudo isto só foi possível, pela sua classe e harmonia com que administra os seus blogs, não permitindo abusos ou comentários menos próprios.
    Desejo-lhe muita saúde e que o Benfica nos dê mais tranquilidade e muitas vitórias.
    Mais uma vez PARABÉNS Ricardo , um abraço. VIVA O BENFICA E OS BENFIQUISTAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lourdes patacas

      Obrigado pela simpática visita e pelo comentário cheio de carinho e amizade

      Viva o Benfica

      Eliminar
  7. O artigo do nosso AGUIA-LIVRE está muito bem esgalhado e assino por baixo.
    Com o resultado de 1 x 0 é sempre um Deus me acuda sempre que o adversário entra no nosso meio-campo, porque estamos sempre à espera de algo ruim, como de facto aconteceu no golo anulado ao Belenenses.
    Vamos ter que levar com os os corruptos e dos que equipam da cor do ranho, quanto àquele golo. Mesmo levando em linha de conta que o Montero nos marcou em Alvalixo um golo em claríssimo fora de jogo e nos retirou 2 pontos, o facto é que aqueles ranhosos não se vão cansar de falar neste golo anulado até ao ano 2.099....pelo menos.
    Bastaria mais um golo para os calar.....

    Parabéns RICARDO pelos 2 milhões. Já não és milionário mas sim MILHIONÁRIO !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Viriato de Viseu

      Obrigado pelas tuas palavras amigas.

      Quando é que escreves algo aqui para o belovoar???

      Grande abraço

      Eliminar
  8. Voltei como prometi!

    Tiro o meu chapéu a este soberbo artigo!!
    Eu como benfiquista, embora não saiba discutir futebol, sofro como todos os outros…e não me digam que não!!!
    Estou como diz o Ricardo… Tira-me o sono se perde, mas também me tira o sono quando ganha, tenho alturas que a adrenalina é tanta que nem o sono me pega.
    Claro que não esqueço a euforia da época passada que tínhamos tudo para ganhar, e nada ganhámos, dou razão ao Ricardo … Não está completamente digerido… Custa muito…mas a vida é assim. Não podemos deixar que nos afete a saúde, mas não se pode controlar.

    Sei o que o nosso amigo Ricardo sofreu, e sofre, isso deixou marcas neste blogue, que se sentiu bem a sua ausência durante estes longos meses.

    E espero bem Ricardo que recomeces de novo pois este blogue não merece ficar tão apagado… mesmo assim acaba de chegar aos (dois milhões) 2.000.000 já passa…Sei que foi muito difícil para ti, para todos nós, mas vamos lá voltar a sonhar.

    Este ano mais uma vez estamos na frente, e com capacidades para ganhar o Campeonato.
    Para colmatar o desgosto de todos os Benfiquistas, era sermos Campeões, que acredito que vá acontecer… Acredito nos nossos atletas…têm é de se esfarrapar se preciso for, é tudo ou nada!!

    Vêm aí o Estoril…aquele que ficou a travessado na garganta de todos os benfiquistas…Sou sincera, estou com muito receio, mas se o vencer-mos, aí sim acho que podemos mais ou menos respirar de alívio.

    Pronto e por aqui me fico…

    Parabéns Ricardo pelo soberbo artigo…
    Parabéns pelos Dois milhões…
    Parabéns, Ricardo vejo que estás de volta com muita vontade e muita fé….FORÇA


    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cidália Ferreira

      És um amor de amiga...uma benfiquista de coração que muito admiro e respeito

      Viva o Benfica Sempre.

      Eliminar
  9. Nota-se a seriedade com que abordas a temática futebolistica .


    Convém não perder de vista que nem sempre vencer é o mais importante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pérola

      Que gosto enorme "ver-te" aqui

      Eu sei isso...

      Volta sempre

      Eliminar
  10. Lei do fora de jogo mudou: já sabe como é agora?
    Mudanças entraram em vigor a 1 de julho

    Por Nuno Madureira 29 de Setembro de 2013 às 11:34
    Lei do fora de jogo mudou: já sabe como é agora?
    (publicado originalmente a 15 de agosto)

    No futebol, a lei 11, relativa ao fora de jogo, é há muito tempo a que dá mais dores de cabeça a árbitros, jogadores e adeptos. E a situação pode voltar a complicar-se neste início de temporada, quando entrarem em vigor em todas as competições oficiais, Liga portuguesa incluída, as alterações determinadas pelo International Board no passado mês de março.

    «Mais dificuldades para os árbitros assistentes»

    O que diz (mesmo) a lei 11

    Como em todas as modificações, há uma série de passos formais a cumprir. Em Portugal, por exemplo, o documento emanado da FIFA será primeiro alvo de uma tradução oficial, e só depois divulgado aos árbitros, já nos próximos cursos. O destinado aos árbitros dos quadros da Liga, com início previsto para o próximo dia 17, vai deter-se nos pontos modificados e que, numa primeira fase, podem aumentar a confusão sobre os critérios que levam a sancionar ou não posições de fora de jogo.

    O que está em causa

    As alterações que entraram em vigor a 1 de julho não dizem diretamente respeito à letra da lei, mas à sua interpretação, que é enquadrada pela FIFA num documento («Interpretation and guidelines») que serve de referência para as equipas de arbitragem. É esse documento que tem alguns pontos modificados pelo International Board. nomeadamente o que explica a noção de «Interferir no jogo».

    Até agora, o texto em vigor defendia que um avançado em fora de jogo posicional interferia no jogo sempre que o avançado procurasse «impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão, ou fazendo gestos que no entender do árbitro possam ser fator de engano ou diversão». A alteração proposta retira a última parte, substituindo-a por uma formulação mais simples: «impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão ou disputando a bola».

    Outra mudança nos textos passa por afinar a definição do que é «tirar vantagem» da posição. O texto em vigor até julho dizia simplesmente «jogar a bola depois que a mesma ressalta num poste ou no travessão quando em posição de fora de jogo; ou jogar uma bola que ressalta de um adversário quando em posição fora de jogo». A nova formulação mantém a primeira parte, relativa a postes ou travessão, mas quando o ressalto provém de um adversário é mais precisa. Assim, a posição de fora de jogo deve ser assinalado quando a bola «desvia, ressalta, ou é jogada por um adversário que deliberadamente realiza uma defesa (N.R.: guarda-redes)».

    Por outro lado, o texto deixa claro que a posição de fora de jogo não deve ser sancionada quando o avançado recebe a bola de um adversário que deliberadamente a jogou (à exceção de uma defesa do guarda-redes), considerando-se aqui que não tirou vantagem da posição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Benfiquista atento

      Vou estudar melhor esta situação. Obrigado pela publicação que me parece de todo o interesse benfiquista

      Grande abraço

      Eliminar
  11. Olá Benfiquistas...
    Olá AL ...estou de acordo contigo em quase tudo ..mas...falta o quase,não acho que estejamos tão bem assim e vejo os jogadores na liga Portuguesa e parece que jogam desmotivados. Precisamos de GARRA BENFIQUISTA.está no nosso adn.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Minda

      Sem dúvida que, ou está ou parece estar, a faltar algo na nossa equipa que vai ganhando mas que nos faz sofrer até ao apito final
      Confiemos que tudo vai terminar em bem e que vamos ser campeões. Aliás nem outra coisa me passa pela cabeça

      Fica feliz.

      Eliminar
  12. Ganhar ou perder é desporto, o que interessa é não se aleijarem....valha-me Jesus, Maria, José....o nosso destino tanto pode ser o primeiro como o segundo lugar.... eu vou pelo segundo que já é uma boa classificação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo? Marciano, queres matar-me do coração?

      Abraço

      Eliminar
  13. Ola muito bem escrito este texto , mas tenho a dizer que este ano em relação ão ano passado a nossa defesa esta , mais solida , e o guarda redes e melhor.O Benfica vai ser campeão se Deus quiser .Benfica sempreeeeeeeeeeeeee«

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amelia Lopes

      Concordo. Gostei muito da sua presença e comentário

      Seja feliz

      Eliminar
  14. Ola Ricardo aso poucos estas a voltar a forma antiga por isso nao me surpreende essa bonita soma dos 2.000.000 vizitantes irra que isto ja sao muitos zeros para mim e com artigos destes muitos mais vais conseguir realmente gostei,isso como o enorme benfiquista guachos Vermelhos de nao concordar com tudo pronto e mesmo assim todos temos a nossa opiniao o que e respeitada neste blogue e por isso que somos enormes tal como o enorme Benfica,olha chego sempre tarde ao blogue sou sempre o ultimo a chegar sera por viver longe lol mas tenho uma enorme vantagem ninguem me le a nao seres tu por isso sao poucos a discordar comigo por isso mesmo posso disparatar um pouco,confesso que esses jogos do benfica de 1-0 me fazem sofrer imenso a ponto que os ultimos 5 minutos fecho o televisor porque nao aguento mais tal o bater acelarado do meu coracao,referenciaste 9 jogos a 1-0 so me recordo dos ultimos dois mais recentes Benfica vs Guimaraes,Benfica de ontem com os pasteis de Belem nestes ultimos dois jogos o Benfica os podia ter vencido com margem mais dilatada mas assim nao foi para mal dos nossos pecados,Rodrigo Lima falham golos feitos eu francamente nao estou a gostar como o Benfica gere resultados de 1-0 se esses resultados fossem construidos proximos do fim dos jogos muito bem,agora marcados bastante cedo e como aqui ja foi dito depois de 1-0 depois o 2-0-o 3-0 depois ai sim tirar o pe do acelerador e gerir o Benfica pode fazelo contra qualquer adversario Portugues,nao nos podemos esquecer que temos os lagartos a perna um deslize nosso podera ser fatal eles estao somente concentrados na liga nada mais, como sabem estao frescos como uma alface e cheios de confianca eu sempre aqui o disse que eles nao me assustam mas esses ranhosos nao desarmam e me estao criando algumas cocegas no umbigo confesso.Tambem nao estamos totalmente sarados das ultimas epocas mormente a epoca passada em que podiamos ganhar tudo e tudo perdemos,e estes dois ultimos jogos deixam-me apreensivo por aquilo que vi da equipa sera que eles os jogadores sentem esses fantasmas em seu redor ..credo ate me arrepio porque os finais de epoca para nos sao todos iguaizinhos caramba nos Benfiquistas nao mercemos mais esses castigos eu ja nao aguentaria mais isso,disseste que os jogadores nao te leem nao diria bem assim eles nos seus tempos livres frequentam muitos os comp.tal como nos para ver o que deles se fala eu proprio ja falei com o Nuno Gomes quando jogava num estagio da seleccao. o JJ tambem frequenta os Blogues Benfiquistas segundo o que sei e sabe da nossa insatisfacao que aqui todos descrevemos.
    Abracxos e continua em grande forma porque assim sendo os tres milhoes d evizitantes esta ali ao virar da esquina.Parabens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Frank

      Concordo com a tua análise que prova bem o quanto sofre o teu coração benfiquista quando é de sofrer, mas também acredito que sente uma alegria enorme com as vitórias do Gloriosos

      Grande abraço

      Eliminar
  15. Rui Sérgio Guerra04/03/14, 00:03

    Boas, caro amigo Ricardo,
    e restantes Benfiquistas!

    Parabéns pelo texto fantástico!
    Brutal de simplicidade... mas profundo e fortíssimo...
    na alma inequívoca e na paixão louca pelo n/ SLB que nos unem!

    MUITO OBG, Ricardo, pela força e assertividade destas tuas belas palavras!
    É MESMO ISSO... SOFRER DESALMADAMENTE pelo n/ querido BENFICA!
    ASSINO (se mo permitires) E SUBSCREVO-TE EM ABSOLUTO!

    Mais uma vez a m/ vida aqui em Tenerife fez-me "perder o jogo"...
    Talvez tenha ganho... "+ alguns minutos de vida"... pelos vistos,...
    ao não levar c/ toda essa ansiedade e esse sofrimento, (1-0 e... "adormecer"...),
    erro crasso tão claramente evitável quanto estupidamente irresponsável!

    De facto,... parece que gostamos de ser masoquistas... sadicamente!
    (custa tanto estar longe da n/ Luz, não é caro amigo Frank?)

    Ganhámos! Parabéns Benfica!
    Mas... ALERTA VERMELHO A TODOS!
    Enfoque absoluto em garantir a vitória! "DORMIR"... EM CASA,... NÃO NO JOGO!

    Última nota, e repito-o pela enésima vez porque...
    É 1 ERRO DEMASIADO RECORRENTE E PERIGOSÍSSIMO do n/ SLB,...
    CONTINUAMOS A REMATAR MTO POUCO E C/ POUCA CONVICçÃO!
    Perdemos INFINDÁVEIS OPORTUNIDADES DE FAZER GOLOS E GARANTIR VITÓRIAS,
    com... "+ 1 toque... + 1 tabela,...", perfeitamente estéreis e irritantemente inofensivas!

    "Pelo amor da santa"... aí por Lisboa ou afins, passem essa mensagem a JJ e à equipa!

    Grande abraço pra ti, Ricardo, (Parabéns pelos 2 M de visitas a este teu belo blogue!)
    e saudações Benfiquistas a todos os SLB's!

    RSG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo RSG

      Como eu te compreendo

      Recebe um grande abraço

      Eliminar
  16. Verdade caro amigo Benfiquista RSG,concordo plenamente consigo esta vendo as coisas tal como elas sao,e isto de estar longe da nosssa Patria e sobretudo do Benfica doi que se farta.
    Abraco.

    ResponderEliminar
  17. Nem sempre se ganha campeonatos com rolo compressor. Por isso temos de sofrer mais. Nós e a equipa.

    O Benfica tem sido o mais regular e por isso está e bem na frente. Mesmo sem contando com pedras importantes como o Cardozo e o Salvio durante grande parte do tempo e mesmo perdendo um dos melhores da equipa em Janeiro.

    De facto em certos momentos desta temporada a equipa parece que acusa desgaste físico para logo de seguida fazer exibições de classe. Começo a pensar que é intencional. Mas como o JJ disse, não se pode é deixar de ser objectivos no jogo. E embora o Benfica tenha sido objectivo em grande parte do jogo contra o Belenenses, a certa altura deixou quase de querer marcar para só gerir.

    Com mais soluções de banco e uma equipa capaz de gerir melhor o seu esforço é uma formula de sucesso.

    quantos campeonatos ganhou o Porto a ganhar a maioria dos jogos por 1-0 ou 2-1?? temos de afastar os fantasmas que tanto mal fizeram à equipa no inicio da época. quantos jogos perdeu o Chelsea nos últimos minutos desde a final? quantos perdeu o Porto do galo Danilo que dizia não acontecer no clube dele? só uma equipa forte psicologicamente é que dava a volta como deu. as arbitragens tb são cada vez menos tendenciosas... isto se certos árbitros continuarem impedidos de apitar o seu ódio de estimação que é o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva caro amigo 71460_5/8

      Compreendo o teu ponto de vista e estou solidário com o mesmo

      Grande abraço

      Eliminar
  18. Bom dia Ricardo, e todos os Benfiquistas que visitam esta maravilhoso Blogue. (E outros)

    Como havia dito no poste atrás, cá estou eu...É raro comentar, mas leio sempre.

    Hoje como o poste especialíssimo, aqui te deixo os meus parabéns!!!
    São palavras sábias, saídas da uma alma de um enorme Benfiquista! Onde todos nos revemos. SOBERBO.

    Parabéns...cheguei tarde para o champanhe, mas tenho muito orgulho por fazer parte desta maravilhosa contagem...mais de dois milhões... DEVE SER PARA TI UM ORGULHO.

    Espero que estejas de volta ao Blogue.

    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Águia de Luz

      Obrigado pela presença e comentário

      Beijo em TU...

      Eliminar
  19. Carissimo Ricardo Águia - Livre:

    Em primeiro lugar os meus parabéns pela fasquia dos dois milhões de visitantes no blogue! Penso que tal feito merece um post alusivo à ocasião para festejar tal marca assombrosa! :-) E fico muito contente por fazer parte do lote de colaboradores deste honroso blogue.

    Entretanto, quanto ao teor do post, penso que mais importante que a crítica feita ao pragmatismo, ao excesso de confiança, é de salientar o facto do Benfica ter conseguido superar os traumas do inicio da temporada, ter feito uma recuperação assombrosa, e liderar com mérito o campeonato! Quantas e quantas vezes, em temporadas anteriores, criticamos e criamos esperança no facto de vermos os nossos rivais a jogar mal, a vencer pela margem mínima e a indicar que mais jogo, menos jogo, eles se iam estatelar. No entanto, sempre levaram a água ao seu moinho!

    Já li num blogue que muito aprecio, que quando Jesus se preocupasse com o fortalecimento do sector defensivo da equipa como se preocupa com o aspecto ofensivo, seriamos a melhor equipa de Portugal! Jesus sempre foi conhecido nas equipas por onde passou, por serem muito boas em termos defensivos. No Benfica, fruto de um filosofia ofensiva, sempre descurou esse aspecto! Quem não se recorda de afirmações de Jesus nas quais desvalorizava os golos sofridos, porque o Benfica marcava sempre golos, sempre mais um do que os golos sofridos!

    Este ano a equipa está mais coesa, mais pragmática sim, ainda um pouco eficaz, mas em termos de eficiência defensiva, entrou nos eixos, e isso deixa-nos sempre muito mais próximos da vitória, do que da derrota ou do empate!

    Força Benfica, e carrega Belo Voar da águia para mais uma fasquia memorável: os três milhões de visitantes!

    Menino Rebelde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Menino Rebelde

      Estou de acordo com aquilo que escreves. Não admira pois sei o Benfiquismo que existe em teu coração

      Grande abraço

      Eliminar
  20. Um texto magnifico! Palavras muito avisadas!
    Força Benfica!
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz Bragança

      Obrigado pela presença e carinho

      Recebe um beijinho de admiração e respeito

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...