segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O pseudo-negócio "André Gomes"


Sim. Eu sei que começo logo no título por apelidar o assunto deste post como sendo um pseudo-negócio, mas na realidade e até que seja oficialmente confirmado oficialmente pelo Benfica não deixa de ser apenas isso. Um pseudo-negócio.

Deixemos-nos então de adjectivações e passemos ao que interessa. A questão que todos nos pomos: Bom ou Mau negócio?

Penso que todos os negócios tem um lado bom e um lado mau. Este não vai fugir a esta óbvia regra.

Há negócios que são feitos tendo por objectivo o lucro rápido. O lucro fácil e imediato. Esses negócios são por muitos apelidados de "esquemas de oportunidade" e normalmente implicam que um dos intervenientes do negócio seja uma "Aunt Millie" (termo que na gíria dos mercados designa o investidor/negociante inexperiente ou desinformado). Ora não me parece que os intervenientes neste negócio, caso o mesmo tenha ocorrido da forma relatada nos jornais, sejam propriamente inexperientes ou desinformados.

Sendo assim, e dado que também me parece que este negócio não é um negócio de retorno imediato, o mesmo reveste-se para ambas as partes de factores bons e de factores maus. Olhando apenas e só na perspectiva do adepto desinformado e puramente leigo (como eu), chego às seguintes conclusões ou suposições, estas últimas marcadas pelos pontos de interrogação que coloquei à frente:

Bom negócio - 15 milhões por um jovem.
Mau negócio - segundo jogador que sai no meio campo numa altura crucial da época desportiva
Bom negócio - jogador que não era titular na equipa A nem sequer indiscutível na equipa B
Mau negócio - tinha margem de progressão para uma possível venda superior
Bom negócio - 15 milhões a pronto (??)
Mau negócio - possibilidade de regresso/ingresso noutro clube Português não acautelada (??)
Bom negócio - jogador estava incompatibilizado com o treinador ou queria jogar mais e não tinha hipótese
Mau negócio - saída de jogador Português que contava para a quota de jovens nas competições europeias
Bom negócio - margem de manobra para os requerimentos do Fairplay financeiro mais folgada
Mau negócio - alienação de um activo em altura de mercado desfavorável
Bom negócio - relação valor transferência vs antiguidade do jogador no clube (1 ano)
Mau negócio - destino do jogador desconhecido e boatos de suposto interesse de alguns "tubarões"
Bom negócio - Recapitalização do fundo de jogadores pois havia que recuperar das recentes rescisões contratuais de jogadores incluídos no fundo que não geraram maiores valias para o mesmo
Mau negócio - impossibilidade de negociar directamente com o clube destino do jogador uma cláusula de mais valias sobre uma transferência futura
Bom negócio - Abertura de uma vaga no plantel principal para um dos jovens emergentes da nossa Academia (por exemplo o Bernardo Silva) (??)
Mau negócio - Não acautelamento do pagamento das verbas de solidariedade aos clubes anteriores do jogadores, sendo um deles a agremiação desportiva de Contumil (??)

e por fim, quanto a mim as razões principais de se considerar este um bom ou mau negócio:

Bom negócio - Venda por 15 milhões de euros de um jogador desprezado pelo fêquêpê apenas um ano depois de o termos contratado

Mau negócio - Venda por 15 milhões de euros de um jogador desprezado pelo fêquêpê para depois ser convocado para a selecção em 2 meses e valorizar mais 15 milhões até ao final da época, fazer um Mundial do catano e valorizar mais 10 milhões até ao mercado de início da próxima época (é claro que este é um grande suponhamos, mas porra é o Jorge Mendes. E com este indivíduo envolvido no pseudo-negócio tudo pode acontecer).

Eu quanto a mim, para não dar com os burros na água turva que para mim são as negociatas do futebol fico com as minhas verdades insofísmáveis favoritas: Penso, logo existo e tenho a certeza absoluta que só sei que nada sei.

VIVA O BENFICA PORRA!

PS: Fico extremamente satisfeito quando uma transacção da equipa B do Benfica enche as primeiras páginas dos desportivos nacionais em detrimento de outras notícias.
.

24 comentários:

  1. Sinceramente penso que a confirmar-se foi um bom negócio. Não estou a ver o André Gomes a ser titular indiscutível no Benfica e 15 milhões de euros não é uma quantia de deitar fora.

    Não nos podemos esquecer que o André Gomes nem na equipa B era sempre titular.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carregadíssimo de razão como sempre o nosso grande Ricardo.

      Abraço forte.

      Eliminar
  2. Mesmo que Jorge Mendes o consiga vender por 30, não factura mais que nós com o jogador. Oxalá o consiga, era sinal que ainda entrava mais algum.
    Fossem todos os nossos maus negócios assim.

    ResponderEliminar
  3. ele ainda vai é substituir o Lucho no Porto... quero ver os benfiquistas a dizer que é bom negocio depois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bernardo sabe mais do que nós, está visto...

      Eliminar
  4. Ó Nuno voçê faz aí uma análise detalhada e decomposta que mereçe apreço, no entanto a única coisa indiscutivel que eu vejo no artigo é o 'VIVA O BENFICA PORRA!', mai(s) nada.

    Mas voçê diz no seu artigo que o Andre Gomes não era indiscutivel na B?!? Mas voçê consegue proferir isso sem rir à gargalhada? É óbvio que quando era chamado à equipa principal não podia ser titular na B, até porque os B têm um calendario apertadissimo e não é para estourar quem tem de estar disponivel e em condiçoes para os A, a não ser claro que pretendamos passar um atestadoo de incompetência ao Helder, ou então para o Andre Gomes não ser indiscutivel nos B teria de haver ali muito diamante escondido.
    Depois, voçê afirma que os 15M€ são a pronto; mas se o negocio é um pseudo-negocio como é que voçê sabe que é a pronto? qual é a sua fonte? a não ser que voçê seja uma espécie de prof marcelo da bola e saiba mais do que os proprios? ou sera uma especie de toupeira infiltrada com acesso priveligiado? o Rui Costa também gostava...
    Vejo na sua análise muita preocupação para onde o jogador vai, mas para mim isto resume-se ao seguinte: ou o jogador interessa ou não interessa, se não interessa entao ele que seja livre de prosseguir a sua carreira onde mais lhe convier, porque se é efectivamente um bom negocio como alguns pretendem, seja porque é pouco utilizado (já agora uma pergunta indiscreta, a propósito de outro argumento referido, o Bernardo Silva também é muito utilizado? só se a minha Benfica TV anda a captar outro sinal porque não o tenho visto por lá nos jogos dos A, se calhar também será melhor despachar enquanto é tempo...), não rende, ou o que seja, então que mal fará que vá jogar para o rival?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo. Peço-lhe para reler o texto todo outra vez. Depois falamos. Talvez assim eu também me possa rir à gargalhada.

      Eliminar
    2. Deixo-lhe uma pista: "Olhando apenas e só na perspectiva do adepto desinformado e puramente leigo (como eu), chego às seguintes conclusões ou suposições, estas últimas marcadas pelos pontos de interrogação que coloquei à frente:"

      Eliminar
  5. Para o lugar do André Gomes, temos Enzo para mais alguns anos... e era muito complicado jogarem os 2 ao mesmo tempo.
    Acho que não foi um bom negócio, mas sim (a confirmar-se) um excelente negócio.

    www.averdadedaliga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Este venda do jogador não será um género do negócio do João Moutinho para não sermos muito solidários com o fcp. Esperemos mais esclarecimentos sobre o negócio e se é verdade.
    Vendê-lo mais caro a outro clube também implicaria comissões a empresários e mais valor da taxa de solidariedade ao fcp.

    ResponderEliminar
  7. Vamos ver como é, para dizer como foi.
    Falar só porque a CS diz que é assim não será a melhor forma de discutir o BENFICA, para mim só quando o CLUBE disser algo é que começa a contar.
    De qualquer forma e respondendo há questão colocada pelo nunomaf (se seria ou não um bom negócio) eu diria que era um excelente negócio, por todas as razões e mais uma...
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar

  8. Como as aguas andam muito turvas duvido que consiga ver o fundo, ainda por cima lamacento.

    Burro velho que sou já não aprendo por isso temo cada vez saber menos e como em negociatas sempre fui um zero nesta conto também ficar abaixo de zero.

    Espero pela enxurrada para limpar o leito e talvez aí consiga começar a ver porque no fundo só vejo escuridão.

    Eles sabem tudo mas não ensinam há gente e eu porque sou burro também não quero aprender ...a ladaínha ""DELES"".

    Felizes dos que também não sabem mas acreditam porque destes será feito..o reino do céu.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Passo para desejar um resto de dia excelente para todos os Benfiquistas.

    Este artigo está muito bom, mas deixo para os entendidos...De qualquer forma acho um bom negócio, à que aproveitar as oportunidades, digo isto mas se não foi para prejudicar a equipa, que não me parece o caso. Se é que me fiz entender!!!

    Parabéns NunoMaf.............. O Benfica enche sempre as páginas dos jornais, looool

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

    ResponderEliminar
  11. A minha questão (não abordada no artigo) é a razão porque este negócio (bom ou mau, adiante se verá) teve de ser feito. A tão propalada saúde das contas do Glorioso estarão afinal assim tão mal que justifiquem esta venda apressada e sem nexo e ainda o comunicado dos corruptos àcerca das contas consolidadas? É que vender sem haver comprador (ao que parece...) é sintoma de que é preciso fazer dinheiro a qualquer preço...
    Em relação a André Gomes, é verdade que não vamos sentir falta porque pouco jogou mas é muito mais jogador que Cavaleiro, por exemplo. Se o obrigarem a correr será tão bom como o Matic e muito maelhor que o Amorim...

    ResponderEliminar
  12. Opinioes sao opinioes e eu respeito-as todas nao fosse elas Benfiquistas mas para mim foi um mau negocio por variadas razoes isto podera querer dizer que o Benfica anda faminto por cacau quero dizer anda aflito e para nao se desfazer do Rodrigo e desbarartar a equipa vai o Andre Gomes que nem era titular,continua sendo mau porque Andre Gomes e um jovem com grande margem de progressao e daqui por alguns anos iria ser vendido pelo dobro,ainda mais mau porque o nosso presidente disse la para o ano 2020 o Benfica sera composto maioritariamente so por jogadores da cantera e isso ai esta-se mesmo a ver hoje foi o Andre Gomes amanha sera outro e outro e teremos que esperar por 2030 ou maios para termos um Benfica maioritariamente Portugues.

    ResponderEliminar
  13. O pessoal ilude-se facilmente. Mesmo que sejam reais os 15 milhões (o que não acredito) o Mendes está pura e simplesmente a fazer um empréstimo ao Benfica. No fim da época cá estaremos para conferir...

    ResponderEliminar
  14. Lamento que mais uma vez e contradizendo várias vozes do SLB, perdemos mais um ativo, o jovem André Gomes.
    A aposta na formação obedece a uma continuidade, não é jogar só quando o rei faz anos.
    Não vale de nada vir para a praça pública papaguear apregoando em nome da formação, para depois terem este tipo de conduta execrável.
    Vendemos o Matic bem abaixo do valor da sua cláusula, agora foi o André Gomes, que o tempo o irá dizer se foi ou não uma boa venda.
    Como infelizmente já vi vários casos de jogadores que vendemos, e que dispensamos e depois vamos mais tarde comprá-los, eu já acredito em tudo.
    Mau de mais para ser verdade.
    Depois vem os arautos da sapiência defecar lavercas jacobinas sobre assuntos que nos dizem respeito, e que merecíamos um esclarecimento por parte do SLB.
    Ou então terei de concluir que existem negociatas levianas envoltas num denso nevoeiro no SLB, ou estamos em época de saldos?

    ABRAÇAÇO

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Boca Funda27/01/14, 22:21

    A coisa é mais grave. Investiguem: André Gomes vai assinar pelo FC Porto e vai ser emprestado por seis meses a um clube espanhol.

    ResponderEliminar
  16. Ou muito me engano, ou vamos ter uma nova versão do pseudo-craque " Hugo Leal " . A seu tempo veremos o que dá mais esta novela nascida na Travessa da Queimada...

    ResponderEliminar
  17. O SISTEMA http://www.maquinadelavax.blogspot.pt/2014/01/sistema-que-sistema.html

    ResponderEliminar
  18. Como em tudo, as opiniões são subjetivas.

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Como o autor, não sei se houve negocio.

    Mas caso exista é de crer que tivesse sido acautelada uma ida para qq clube nacional. Seria imperdoavel que tal não tivesse sido objecto de clausula impeditiva.

    Aguardo que o Benfica ou o JM comuniquem à CMVM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o que penso. Vamos aguardar. Esta notícia pareceu-me mais uma não notícia para ofuscar a saída do Lucho. Veremos.

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...