terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Matic - o "underdog" que conquistou o mundo com o manto sagrado!


( Imagem roubada ao ilustre Papoilas Saltitantes - que me perdoe o roubo, mas assumo a autoria do dito)


A vida é um ciclo feito de alegrias e tristezas, e tal certeza aplica-se ao mundo de futebol que nem uma luva.

Após a justa vitória sobre o nosso rival azul e branco, num estádio que deve sempre ser o inferno e a festa que se viveu no domingo, repleto de paixão e energia, vamos sofrendo em catadupa com as possíveis saídas de jogadores nucleares do Benfica. Há já alguns dias que diversos jornais dão como certa a venda de Matic ao Chelsea, e hoje o jogador afirma que quer sair agora do Benfica! E esta é uma noticia que me entristece e muito!

Cedido pelo Chelsea aquando da aquisição do jovial e irreverente David Luiz, Matic teve que lutar imenso para superar todos os obstáculos e estigmas que colocaram sobre as suas costas. Recordo-me dos veredictos de chumbado, sem qualidade para o Benfica, do barrete que os negociadores do SLB enfiaram. E nos primeiros jogos a substituir o enorme Javi Garcia, as críticas continuaram a sentir-se e a crítica mais injusta que li sobre ti caríssimo Matic é que tu nem lugar nos nossos campeonatos distritais merecias! Não sei explicar, mas desde o primeiro momento que te vi envergar o manto sagrado quis que tivesses sucesso e conseguisses mostrar ao mundo Benfica o jogador fabuloso que és.

E hoje agradeço imenso à tua capacidade de esforço, de trabalho, de evolução e de sacrifício, que moldou o teu espirito competitivo e os benfiquistas veem o jogador de topo e de classe mundial que és, um SEIS com qualidades únicas e especiais!
Evidencias-te como o general que traça a estratégia nas linhas recuadas do exército, ditas as ordens necessárias ao ataque com mestria e comandas as tropas num local nevrálgico e decisivo. Mas não és somente o estratega e o maestro que é recuado uns metros para desenhar as obras primas do ataque ao estilo do Pirlo e descobrir novas soluções para a equipa.

Caríssimo Nemanja Matic:
Tu também sabes ser o soldado raso que dá o corpo ao manifesto, que destrói as incursões adversárias e és o primeiro tampão no eixo defensivo. Dominaste a arte dos trincos, mesmo não sendo um, e isso concedeu-te um lugar de destaque no meio campo de qualquer equipa. E além disso, incorporas-te na manobra de ataque da equipa, muito melhor que imensos médios tão na moda apelidados de “ Box to Box” e com uma qualidade ímpar. O teu selo de qualidade foi aposto pelo Javi Garcia, mas muitos benfiquistas torceram o nariz. Hoje estamos rendidos a este “ panzer” sérvio, um autêntico tanque de batalha que nos irá deixar muito mais pobres. Se financeiramente o negócio é rentável, mas podia ser melhor, muito melhor, desportivamente a tua saída é novamente mais um rombo na nau encarnada e nos seus objectivos. Afirmo que perdemos aquele jogador que mais se assemelha a Fernando Redondo, argentino que encantou no Real Madrid nos anos 90 do século passado.

Mas mesmo com a tua perda, a ti te agradeço o contributo que deste ao Benfica, mas hoje sinto novamente as forças a fugirem de mim por perder mais um jogador nuclear e importante na manobra dos objectivos e dos títulos a alcançar.

Mas somos Benfica, e espero que consigamos mostrar espírito, garra, paixão e vontade para colmatar a tua ausência. Farás falta, mas resta-nos continuar a lutar para suprir a tua venda.


Mas do fundo meu coração, Matic só espero que sejas feliz e muito obrigado por me encantares durante estes dois últimos anos e meio!


24 comentários:

  1. Boa noite, Menino Rebelde

    Parabéns por este brilhante artigo.
    Matic deixa-nos muita pena,assim como outros que já foram, claro a equipa vai ficar "manca" mas esperamos que consigam colmatar com outros..

    Desejo que seja feliz, para onde quer que vá....
    O Benfica fica mais pobre.
    Os Adeptos ficam tristes
    Mas o Benfica tem de continuar à procura do seus objectivos...que é Ganhar!!

    Viva o Benfica
    Eusébio 4'ever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia caríssima Cidália Ferreira!

      Agradeço o elogio, mas hoje é um novo dia e conforme indica o Benfica fica mais pobre, mas tem que continuar a procura dos seus objectivos, que é GANHAR!

      Os jogadores passam, mas o Benfica permanece! Viva ao Benfica! ;-)

      Eliminar
  2. Com este Porto (treinador) o Benfica não tem que se preocupar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Azulibranco:

      Obrigado pelo seu comentário.

      A questão aqui é somente exclusiva do Benfica e dos benfiquistas, mas podemos generalizar a mesma e demonstrar que este não é um problema só do benfica, mas de todo o futebol português, e por isso devemos ter em consideração a preocupação por perder os melhores jogadores do campeonato, apesar das vossas expectativas terem sido defraudadas com o treinador que vos calhou em rifa!

      O campeonato português, ano após ano, vai perdendo os seus melhores jogadores, e não consegue manter por muito tempo as estrelas que depois partem para brilhar nos grandes campeonatos, deixando assim o nosso campeonato enfraquecido, e cada vez mais pequeno, sendo atirado para os limites da segunda divisão europeia do futebol.

      Temos que encontrar uma solução que permita atrair não só os bons jogadores, como mantê-los no nosso campeonato por muitos e bons anos, para que o nosso futebol seja apelativo em termos internacionais. E não sermos apenas uma plataforma de transição de jogadores para mais altos voos. E por isso preocupo-me imenso com a perda e fico triste com a partida de enormes jogadores do nosso campeonato e do meu Benfica, porque quem perde é o futebol!

      Um abraço e saudações desportivas.

      Eliminar
    2. Escreve-se -Benfica- e não benfica...não é por nada, mas ver o nome do Glorioso escrito em minúsculas dá-me dor de barriga....

      Marciano

      Eliminar
    3. Peço imensas desculpas caríssimo Marciano. E tem toda a razão, mas as vezes a rapidez nas teclas leva a cometer estes suícidios e atentados ao nosso Benfica!

      Mesmo que peça mil desculpas, sei que meu lapso é imperdoável.

      Um abraço e obrigado pela participação, pela chamada de atenção e pelos comentários. Continuação de um excelente dia e VIVA AO BENFICA! :-)

      Eliminar
  3. Gostei do artigo, só quero fazer uma chamada de atenção que acho bastante pertinente.
    O Matic, mais uma vez surpreendeu, foi ter aprendido a falar Português, coisa que muitos outros que já estão no SLB a mais tempo não o fazem, nem vontade tem de o fazer.
    Lamento que afinal o Presidente, venha agora dar o dito pelo não dito.
    Havia afirmado que não deixaria sair nenhum jogador dos chamados nucleares.
    Afinal pelas notícias acho que não vai sair 1 mas sim 3!
    Uma vergonha.
    Ou seja, é o atirar a toalha ao chão desistindo de lutar por ganhar a liga europa, e dentro de portas vamos ver como vai ser.
    Mais um flop à Benfica.

    ABRAÇAÇO

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Diogo_Mar:

      Obrigado pelo seu comentário. Penso que Matic não surpreende por ter aprendido português. Sinto que é mais uma questão de cultura e de mentalidade. É por demais evidente, mas também falo pela experiência que conheço e pelo que já vi, as pessoas dos países do leste demonstrarem uma enorme aptidão, ou então esforço, em falarem a língua do país de acolhimento. Vemos muitos jogadores desses países a jogar em Portugal e que ao fim de algum tempo a falam em Português.

      Mas já não vemos isso a suceder com os jogadores sul americanos, com jogadores ingleses, franceses, espanhois. Esses têm uma cultura muito própria, arrogante e por isso menosprezam essa adaptação à lingua do país de acolhimento.

      Quanto à actuação da direcção, da estrutura do Benfica, prefiro não entrar por esse caminho. Não sou sócio, apenas adepto, e deixo essa matéria para quem possui a legitimidade devida para criticar, por fazerem muitos mais sacríficios em prol do clube do que eu que sou um só adepto. Espero que entenda a minha posição.

      Um abraço e muitas felicidades e sucesso para o seu blogue.

      Eliminar
  4. Matic chegou, viu e venceu. No 1.º ano tapado por Javi Garcia, teve algumas dificuldades mas o certo é que também serviu como um ano de adaptação.
    Após o términos da época passada a maioria dos benfiquistas apercebeu-se logo que ia partir. O Benfica tem necessidade de formar para vender. Não há volta a dar.
    Quem sabe se agora Fejsa não embala para uma época fantástica e daqui a algum tempoo estamos também a assistir à sua partida

    Por outro lado temos os empresários e os grupos empresariais que têm os passes dos jogadores. Não é por gosto mas sim para obterem lucro. E contra eles não há hipótese de lutar. As armas a esgrimir são muito diferentes, sendo a mais fraca a dos clubes.

    Se saírem também Rodrigo e Garay vai ser um tormento. Claro que temos outros jogadores para os seus lugares. Mas com a sua qualidade, penso não existir, dentro do clube, nenhum.
    Será que pode regressar Lizandro Lopes para o lugar de Garay? Desconheço, sinceramente. Mas, se calhar não.

    Espero que não seja mais um ano de desilusão....espero mesmo

    Parabéns pelo artigo que está fantástico

    Grande abraço
    VIVA O BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras e pelo comentário,Ricardo - águia - Livre, glorioso criador e escriba deste belo blogue!

      Gostava muito de ver nascer mais um jogador de classe na posição que Matic deixa. Agora é ver se Jesus tem novamente arte e engenho para estabelecer mais um novo ídolo naquela posição!

      Só tenho pena de não ter escrito este artigo muito antes da saída dele. Mas sempre tive a fé que ele iria ficar connosco até ao final da temporada.

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
    2. Meu bom Amigo
      Gostaria de te dizer que temos possibilidade de substituir o Matic. Infelizmente não temos.O Fejsa é muito diferente não deixando de ser um bom jogador. Se também saírem Rodrigo e Garay, como se diz, não teremos a mais pequena hipótese, infelizmente!
      Fica bem

      Eliminar
  5. Vender o melhor jogador do actual Benfica nesta altura, significa que hipotecámos as (poucas) hipóteses que tínhamos em sermos campeões. Mas a asfixia financeira em que o Benfica permanece leva os entendidos a este tipo de gestão.

    Marciano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo Marciano:

      Comungo do seu pensamento no sentido de que hipotecamos o campeonato. Mas já desde o inicio da época que se afirma que o campeonato está hipotecado e as hipóteses eram mínimas! Sei que fico triste com a saída do Matic, mas logo à noite já joga o Maior e por isso hoje já estou em modo ON FIRE no apoio ao Benfica!

      Isto é para vencer! Menos que a vitória, e Jesus já terá as orelhas a ferver com os meus impropérios!

      Continuação de um excelente dia e um abraço!

      Eliminar
  6. O MENINO vem-nos com uma postadela de alto gabarito. Continua,ok?

    Os cemitérios estão cheios de insubstituíveis que muita falta fazem ao nosso Glorioso. Vamos lá a ver se o Jesus nos brinda com um coelho na sua cartola. O MATIC vai ser difícil a sua substituição, porque, quando ele feito aranha jogava, até parecia que estávamos a jogar com 12

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado carissimo Viriato de Viseu! Posso estar errado, mas creio que foi V. Exa., no seu blogue em defesa do Glorioso, dos primeiros a pedir a imediata renovação de Matic após um jogo de pré-época na Luz. E foi dos poucos a ver o valor do sérvio que nos diz adeus.

      Mas tem toda a razão: de insubstituiveis está o cemitério cheio, e ao Benfica compete colmatar o Adeus do Sérvio com alternátivas válidas e viáveis que nos permita continuar a sonhar!

      Agradeço o elogio e tentarei sim continuar as postadelas... não prometo serem de alto gabarito, mas espero enriquecer este belo voar da águia com meus textos!

      Um abraço e tudo de bom!

      Eliminar
  7. Uma pena que já não exista aquilo que era algo que até a mim, sportinguista, me orgulhava: a férrea vontade do Benfica ter um plantel só com jogadores portugueses e assim criar a famosa mística.

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa tarde São e bem vinda ao nosso blogue!

      Infelizmente não nos é possível manter uma visão romântica do futebol no mundo que corre. Até o próprio Barcelona, um exemplo na formação e numa equipa quase constituida por jogadores da formação, possui estrangeiros na sua formação. E já começa a comprar jogadores oriundos de outras ligas e competições! É a alta finança do mundo de futebol e a globalização a imporem regras! Mas acredito que, por força de contigências económicas, os clubes irão ter que se virar para o produto nacional, uma vez que os jogadores baratos como os sul americanos já começam a estar demasiado inflacionados, mesmo para as nossas carteiras.

      Veremos o que o futuro nos reserva.

      Saudações desportivas e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
  8. Um excelente post. Concordo com a avaliação técnica a Matic: é de facto um jogador ímpar e, para mim, é neste momento o melhor jogador do mundo na sua posição. Existem trincos fantásticos por aí (e só o campeonato português tinha mais 2 jogadores fantásticos nessa posição), mas poucos há que consigam aliar tanta eficácia na missão defensiva à efectiva presença e consequência ofensiva.
    No entanto, não consigo partilhar, por inteiro, o sentimento de gratidão a Matic. Se o Benfica tem de estar grato a Matic, certamente Matic terá de estar muito mais grato ao Benfica, que apostou nele (numa transferência avaliada em 5€milhões, que não é assim tão pouco), quando ninguém o conhecia e fez dele o que é hoje. Não sei se há verdade nas notícias que ecoaram nos jornais nos últimos dias, mas onde há fumo normalmente há fogo e Matic deverá ter forçado para sair do Benfica já em Janeiro, o que não deixa de ser uma facada naqueles que SEMPRE APOSTARAM E ACREDITARAM NELE, deixando-nos sem alternativa credível num momento em que somos líderes isolados do campeonato.
    tenciono escrever algo sobre o assunto no meu blog nos próximos dias sobre o assunto.
    Visitem: http://grandebenfiquista.blogspot.pt/
    e já agora, se acharem que merece o destaque, pedia a inclusão na vossa lista de "Blogues Gloriosos". O vosso blog está na lista do meu desde o primeiro dia, pois é um local que sempre gosto de visitar.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado carissimo Random Hero pelo seu comentário e palavras. Penso que o criador do Blogue, o grande amigo Ricardo águia-livre, terá todo o prazer em adicionar o seu blogue à lista de gloriosos blogues. Já tive o prazer de visitar seu blogue, o qual mereceu o meu apreço!

      E partilho da opinião indicada: Matic tem muito mais a agradecer ao Benfica, do que o Benfica ao mesmo. É graças ao Benfica que Matic teve a oportunidade de se transformar no jogador que é actualmente, e por isso, deve ser grato ao nosso clube! Mas muitas vezes o dinheiro fala mais alto, infelizmente!

      Mas sou grato a Matic porque é e continuará a ser um dos meus jogadores preferidos, aquele que soube subir a pulso e conquistar o seu espaço e marcar a sua dimensão. E espero que no futuro mais jogadores destes façam carreira no Benfica! Neste momento, existe mais um jogador à Benfica que quando partir, será mais um momento de tristeza para mim. Enzo Perez é o motor, a alma, o exemplo de jogador à Benfica. Que não parta tão cedo, porque adoro-o ver a brilhar com o nosso manto sagrado!

      Por isso, espero que compreenda o meu sentimento, e respeite-o. Mas também compreendo e aceito a sua posição, a qual é legitima e bem válida!

      Um abraço e continuação de um excelente dia.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
    2. Amigo Random_Hero

      As minhas desculpas pelo lapso...Já consta da lista dos blogues gloriosos do Belovoardaaguia

      Grande abraço

      Eliminar
    3. Caro Menino Rebelde,
      Claro que compreendo e aceito o seu ponto de vista. Matic era também um dos meus preferidos do plantel e, sem dúvida, o melhor. Talvez por gostar tanto dele me custe mais esta "traição". Continuo inconformado com a sua saída, porque tenho noção que não há substituto à altura neste momento para o sérvio e não é todos os dias que se fazem "Matics" de um qualquer jogador que se encontra perdido no plantel. Vamos ficar mais fracos, não tenha dúvidas, e Matic sabia bem disso, mas o chamamento encantado de Mourinho (que vai fazer tudo para voltar a ser campeão esta época e para isso precisava de um trinco no plantel) e os milhares de Abramovich fizeram-no esquecer quem o "formou".

      Caro Ricardo-águialivre,
      Muito obrigado pela inclusão, que muito me honra.

      Forte abraço aos dois.

      Eliminar
  9. Amigo Ricardo
    Um texto magnifico que tambem e uma homenagem ao grande Matic.
    Muitos parabens.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar
  10. Como benfiquista sinto-se super triste-
    **
    Futebol: Nemanja Matic no Chelsea por 25 milhões

    A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o Chelsea Football Club Limited para a alienação a título definitivo dos direitos económicos e desportivos do atleta Nemanja Matic, pelo montante de € 25.000.000 (vinte e cinco milhões de euros).

    ResponderEliminar
  11. Matic é bom jogador, mas sinceramente não acho piada a jogadores que forçam as suas saidas e pior do que isso é quem não tem pulso para os por na linha, por causa dessas brincadeiras o Benfica so vai lucrar 25.000.000 com essa venda?!? A mim pergunta é:
    Foi vendido as peças ou qué?. Para alem da facada fico triste por ele não ter feito tb um esforço para puxar um pouco a brasa a sardinha ao clube que pos o nome dele a entoar pelo mundo!!

    Saudações Benfiquistas

    SLB4EVER

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...