terça-feira, 21 de janeiro de 2014

BENFICA - O BALANÇO DO MOMENTO


As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objetivo.
( Johan Wolfgang Von Goethe )

Chegamos a Janeiro! No campeonato português, a primeira volta está concluída e o Benfica começou agora a segunda volta a lidera-lo, de forma isolada. Quem, após um início de época sofrível, já apresentava a desgraça da perda do título de campeão nacional, não estaria de certeza à espera desta recuperação do clube da Luz.

No entanto, à medida que nos aproximamos do objectivo desejado e ambicionado, sentimos que as dificuldades crescem. A venda daquele que consideramos o melhor médio defensivo do mundo, aliada ao mercado em aberto com a possibilidade de mais jogadores nos abandonarem, fazem-nos temer por esta segunda volta na qual as decisões acontecerão!

Enquanto uns afirmam que confiam cegamente na conquista do título – porque será??? – outros são levados ao colo pela imprensa desportiva, que classifica o nosso vizinho da segunda circular a equipa que está a encantar a Europa e mostra finalmente fibra de campeão, pelo que, o Benfica terá que continuar a percorrer o caminho das pedras, de forma prática e eficiente, contudo sem a desejada nota artística.

E mesmo sem os titulares absolutos Cardozo e Sálvio, vemos que as alternativas mostram presença e correspondem, pelo que, após meia época percorrida, o Benfica continua vivo na luta pelo campeonato, já se qualificou para a meia final da Taça da Liga, luta pela taça de Portugal e quer ter uma palavra a dizer na Liga Europa.

Há objectivos que já falhamos, como a devida qualificação para a Liga dos Campeões, mas espero que os jogadores saibam ver as dificuldades e os falhanços como oportunidades para vencerem o futuro! Por isso, neste momento, o balanço do Benfica é positivo, mas as contas só se fazem no fim. Nesse momento, é que poderemos dizer se tivemos uma época positiva, ou desastrada!

Benfiquistas:

Fevereiro está à porta, mas ainda faltam uns dias para o mercado fechar. A equipa diz-se preparada para vencer as dificuldades que se avizinham, mas o público encarnado mostra-se reticente em acreditar. Assim, o Benfica vive neste limbo, ou melhor, exibe-se na corda bamba, como um fabuloso equilibrista, que deseja apenas chegar até ao fim do seu percurso intacto. Está no meio do percurso, e a nação encarnada suspira a respiração almejando atingir a glória, mas com receio da queda!

Que S. Eusébio seja aquela força necessária para que o Benfica ultrapasse as dificuldades crescentes e que no final da época a esperança da conquista seja uma realidade festiva no seio da comunidade benfiquista, porque NÓS SÓ QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO!

FORÇA BENFICA, BENFICA SEMPRE!
.

38 comentários:

  1. Eu assino por baixo tudo o que diz.Espero que os dirigentes do Nosso Querido Benfica percebam que nãp podem desfazer-se de todas as pérolas ao mesmo tempo, mais a mais com duas, que são enormes, no estaleiro. Eu sei que as contas têm de ser equilibradas, mas, se a conquista do Campeonato está na cabeça de todos os BENFIQUISTAS, não é sangrando a equipa de jogadores absolutamente fundamentais, que vamos ter essa alegria, muito embora tenhamos jogadores excelentes que tudo farão para suprir a ausência desses jogadores, se ela vier a acontecer. Pode é não ser suficiente!!!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Marley!

      Infelizmente, um dos grandes mal dos clubes portugueses é a necessidade de vender para equilibrar as contas. Mas só falo isto de acordo com o peixe que vendem imensos especialistas! Mas deixo as contas para os especialistas.

      No que concerne ao Benfica, apesar de ser contra a génese do Benfica, eu gostava de ver o clube a designar uma estratégia para os próximos anos: apostar tudo no campeonato, mesmo em detrimento das restantes provas. Só quando conseguirmos vencer o campeonato de forma regular e reiterada, conquistando a hegemonia devida, devemos aspirar a outros voos! Até lá, estaremos, na minha humilde opinião, a querer dar um passo maior que a perna!

      E não se esqueçam ainda os jogadores que há campeonato até ao fim, e nós não jogamos somente contra 14 equipas adversárias. Nós jogamos contra tudo e contra todos, por isso, não podemos facilitar e vacilar! O caminho faz-se caminhando, e para a frente é que é o caminho certo.

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  2. Confesso que tardo em recuperar da desilusão do final da época passada. Tem sido difícil de superar, embora o meu benfiquismo esteja sempre dentro do coração.

    Só que, nesta época, não me quero iludir a fim de conjuntamente com a desilusão que ainda cá anda, poder ou estar sujeito a entrar em depressão, que foi coisa em que nunca entrei.

    Já saiu o Matic, o Ola John, fala-se na saída do Djuricic, e se calhar outros estarão a caminho
    Espero ansiosamente pelo dia 01 de Fevereiro. Até tenho medo de abrir o PC e ler as notícias desportivas. Sei que muitas, se não a maioria, são especulação. Mas custa-me ler que sai o Rodrigo, o Garay, o Gaitan, e ainda mais….este ou aquele

    Por acaso ainda não se lembraram do Enzo Perez. Oxalá não se lembrem. Se saísse seria o descalabro do meio campo do Benfica.

    Obrigado amigo Menino Rebelde pela publicação. Eu ando numa tristeza muito grande e nem sermos os lideres do campeonato me está a conseguir “levantar” a moral

    Obrigado de coração.
    Grande abraço

    Responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo AL...tudo o que tu e o Menino rebelde escreveram.

      Eliminar
    2. Bem sei amigo Ricardo que a desilusão mora no teu coração. No teu coração e no coração de imensos Benfiquistas. E quando ela tarda em sair, o melhor remédio é sempre a reserva... a reserva de acreditar, a reserva da esperança, a reserva do apoio! Assim, caso se concretizem os nossos desejos, festejamos. Caso não haja vitórias para celebrar, não sofremos!

      No entanto caro amigo há algo que não devemos perder de vista: O apoio indefectível ao nosso clube! Já conheces a minha posição há algum tempo. Tento viver o Benfica como " supporter", no termo e de acordo com a tradição bem inglesa, e não como adepto exigente e vibrante dos títulos e só titulos. Se calhar por isso serei apelidado de Benfiquinha e Benfiqueiro, mas como bem disse Mário Wilson mesmo quando tudo é péssimo, valores mais altos se levantam, e esse valor é Benfica!

      Desejo que as forças não te faltem, recuperes o entusiasmo e a alegria de viver e sentir Benfica!

      Um abraço e continuação de um excelente dia amigo Ricardo!

      Eliminar
  3. Tivemos este princípio de época uma equipa só equiparada com os enormes Europeus e não conseguimos ir em frente na champions ,ficámos atrás dum clube Grego que o Shôr JJ disse que era inferior ao Benfica, "pois...pois" isso ele tinha que mostrar no campo.Agora já vem de novo auto elogiar-se eu sou sincera com o JJ não me sinto confiante que vamos ganhar alguma coisa,e fico incomodada com as baboseiras que ele diz nas conferências, a auto elogiar-se.
    Estou desiludida com a saída de Matic,e hoje vem no jogo que vão trocar o Rodrigo ,que tantos golos tem marcado ,por um Michy Batshayi qualquer.Enfim algo de mau se está a passar no nosso Benfica.Só espero que o LFV saiba o que está a fazer.
    Viva o Benfica
    "De momento estou amuada com a direção"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Dignissima Minda e registo a desilusão. A mesma é comum a tantos e tantos benfiquistas, mas quero acreditar que por cada jogador que saia, outro há-de impor-se, sem que a equipa seja bastante afectada.

      Desejo um excelente dia e tudo de bom. Um abraço.

      Eliminar
  4. Entendo que, se há boas propostas é vender. O Benfica, dizem, está falido, além que, para se chegar a Maio e ser segundo ou terceiro basta a equipa "B".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epináfio Aristides21/01/14, 13:47

      Tenho o mesmo entendimento e não entendo tanta polémica se o Benfica continua sem estaleca para ser campeão, pois basta estarem na frente tremem que nem varas verdes
      Haja paciência

      Eliminar
    2. Carissimos Marciano e Epifánio Aristides:

      Agradeço imenso os vossos comentários.Penso que qualquer gestor, na possibilidade de realizar bons negócios, nunca rejeitará vender os nossos craques. Mas também devemos ponderar o aspecto desportivo, sendo que na vossa opinião, se o Benfica não tem estaleca para ser campeão, ou porque fica sempre em segundo ou terceiro, devemos vender por forma a equilibrar as contas.

      Mas espero que, por cada jogador do Benfica que saia, outro jogador se consiga impor e colmatar a ausência de quem perdemos, sem grande perda de competividade. As contas fazem-se no final, mas continuo a apoiar o meu clube do Coração.

      Força Benfica e um excelente dia para vocês carissimos benfiquistas!

      Eliminar
  5. Jose Albuquerque21/01/14, 14:39

    Enormerrimo Menino Rebelde, Companheiro,

    Obrigado por (mais) um excelente texto, que deveria fazer-Nos pensar a todos.

    Se me permites, so' ha' uma frase que eu contesto frontalmente: quando escreveste "... Quem, após um início de época sofrível, já apresentava a desgraça da perda do título de campeão nacional, não estaria de certeza à espera desta recuperação do clube da Luz ...", estas a referir-te a Companheiros que andam afastados da Mistica e da Chama Imensa.

    Era so' o que faltava, desistir antes de morrer em campo!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado caríssimo José Alburquerque pelo seu comentário que muito me honra!

      Esteja à vontade para contestar o meu texto, mas apenas desejo com os meus posts fomentar o apoio ao Benfica, e também o diálogo. Mas se formos fazer uma retrospectiva por diversos blogues encarnados, verá que a minha frase não se encontra muito desfasada da realidade, pois surgiram e continuar a surgir alguns posts que estão sempre a anunciar o desastre ao virar da esquina!

      mas conforme invoca, nunca devemos desistir antes de morrer em campo. Podemos ficar afastados de tudo, novamente - bater três vezes na madeira para não dar azar - mas temos a obrigação de lutar até ao fim pela conquista do título. Sem excepção!

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
  6. Texto sóbrio, análise a meu ver correctíssima. Faz-me um pouco de impressão ver que em grande parte da blogosfera só se lêem críticas de todo o tipo ao treinador e ao presidente por tudo e o seu contrário, como se as coisas estivessem péssimas. Felizmente não é o caso aqui, onde se procurar fazer um balanço equilibrado e objectivo das coisas. Penso igualmente que nada está ganho e que o mais difícil vem a caminho, nomeadamente nas próximas jornadas da Liga - a visita a Barcelos e o jogo com o Sporting na Luz.
    Para esses embates penso que seria importante ter o Rúben Amorim de "sobreaviso" para entrar na equipa caso se verifique qualquer desequilíbrio.
    É verdade que Fedja entrou bem e dá algumas garantias mas convém ter mais soluções preparadas pois estamos a entrar naquela fase do campeonato em que as coisas se começam a decidir.
    Abraço e continuem o vosso trabalho sério em prole do Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Caríssimo Frank pelo seu comentário e pelas palavras amigas. Desejo-lhe tudo de bom e um excelente dia!

      Um abraço

      Eliminar
  7. Menino Rebelde parabens pelo seu excelente texto,eu sou dos poucos que acredita num Benfica campeao nao sei por ser um pouco mais velho por isso mais prudente nas euforias ou porque nao confio plenamente nesta direcao e seu treinador e tenho razoes de sobra para assim o pensar basta olharmos para as posicoes bem confortaveis nos campeonatos anteriores e no fim esbanjamos tudo quero dizer ganhamos zero eu me identifico muito como o nosso companheiro Ricardo dificilmente irei recuperar da tremenda desilusao da epoca passada embora o benfiquismo esta ca dentro esse amor ira comigo pra cova ,comecamos mal o campeonato jogando mal mas tambem com as adversidades do costume e mesmo por irmos a frente continuo pouco confiante fizeram uma excelente recuperacao estao todos de parabens, agora com a venda do Matic e outros que se seguirao menos acredito oxala eu esteja errado e voces certos e no final festejamos aquilo que tanto ambicionamos o TITULO 2013-2014 concordo que devemos vender um activo do clube todos os anos para equilibrar as contas agora desbaratar uma equipa como dizem pra ai isso e mau gestao meus amigos olhemos pros nossos vizinhos do lado o ano passado muito gozamos com eles que ate chegamos ao ridiculo de dizer que corriam o risco de desaparecer quando afinal nos se estamos melhores nao parece porque pelo menos que eu saiba eles nao vao vender nenhuma das suas estrelas enquanto o nosso melhor ja andou e fala-se do Rodrigo,Garay e outros tambem compreendo que a imprensa especula muito nao devemos acreditar em tudo,,falando ainda dos nossos vizinhos qualquer radio ou tv que vejamos so se fala no Sporting mais candidato que qualquer outro eles vao em segundo mas a imprensa continua a polos nos pincaros da lua como se fossem em primeiro a protecao aquele clube e descarada querem fazer dele campeao a força e eu acredito porque a comunicacao social e muito importante do lado em que esta para uma equipa ser campea.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Caríssimo Frank:

    Muito obrigado pelo seus votos de parabéns. Agradeço imenso. Sei que comunga da mesma opinião que o nosso amigo Ricardo, e que a desilusão habita também no seu espirito, razão pela qual " prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém"

    No entanto, permita-me discorrer sobre a comparação entre o momento Benfica e o momento Sporting. Admito e revelo que o treinador do Sporting encontra-se a fazer um bom trabalho. E além disso indico que Leonardo Jardim, na minha óptica, é um bom treinador, principalmente na parte de imprimir um bom cunho em termos defensivos e conseguir ter uma produção ofensiva razoável, que permite ao Sporting aspirar a outros lugares que não o 7º lugar da época passada! No entanto, não pense que a direcção do Sporting está a fazer um excelente trabalho ao não vender os seus jogadores. A questão aqui, na minha humilde opinião, prende-se com a questão de que os jogadores do Benfica são mais apetecíveis e tiveram muito mais projecção do que os do Sporting.

    Na verdade, entendo que em termos individuais o Benfica possui mais jogadores do que o Sporting com maior valor. E a caminhada europeia do Benfica o ano passado colocou os holofotes dos clubes grandes da Europa sob diversos jogadores.

    Ao contrário, o Sporting terá alguns jogadores apetecíveis, mas o facto de este ano não terem ido à Europa, ao contrário do que a comunicação social afirma, afastou o interesse de muitos clubes sobre jogadores que poderiam dar nas vistas. Acredito que se o Sporting estivesse na Europa, e tivesse passado a fase de grupos da Liga Europa, teria agora em Janeiro clubes interessados nos seus jogadores mais influentes. Haverá sempre clubes apostados em fazer bons negócios, mas os clubes europeus, com os seus departamentos de prospecção quererão, antes de oferecer qualquer valor ao Sporting, verificar como rendem as pérolas do Sporting quando competirem a nivel europeu, a não ser que queiram pescar na perspectiva de um negócio bom para eles.

    Penso que são estes os factores que distanciam o facto do Benfica estar com mais clubes interessados nos seus jogadores, do que a direcção do Sporting não querer vender!

    Quanto ao desempenho do Benfica, vamos caminhando pelo campeonato e vamos assistindo ao desenrolar do mesmo. Mas que no fim, e desta vez, sejam os benfiquistas a fazerem a festa.

    Força e Viva ao Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meniano Rebelde Obrigado pelo seus sabios esclarecimentos sporting Vs Benfica adorei a sua resposta ja agora deixa-me dizer-lhe que de rebelde nao tem nada e um verdadeiro gentleman continue nos deliciando com os seus textos e respostas que a todos encanta, viva o Benfica after all como se diz na giria inglesa.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Obrigado eu carissimo Frank... pelas palavras e pelos elogios! Respeito a opinião de todos os benfiquistas, pois considero-as legitimas. Agradeço a sua contribuição e acredite que terei a sua opinião sempre em consideração.

      Um abraço e um excelente dia!

      Eliminar
  9. Desejar uma boa terça de sol, mais uma
    vez elogiar seus posts, e agradecer sua amizade!

    As pessoas não se precisam, elas se completam...
    Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

    ___________Mário Quintana

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Exma. Rita, pelas suas palavras e pelos versos desse poeta que muito adoro e estimo!

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
  10. Ora bem, meu Caro menino Rebelde, sabe, eu sou um daqueles que acredita sempre, para mim o BENFICA nunca perde, ás vezes não ganha o que é diferente (para mim que sou BENFIQUISTA).
    Não sou daqueles que estão à espera que o BENFICA tenha um dia menos bom para sairem da toca e atirar em tudo o que mexe e sabe porquê? porque sou BENFIQUISTA.
    Eu acredito sempre, mesmo no inicio da temporarda eu acreditava e sabe porquê?porque sou BENFIQUISTA.
    Eu acredito no Jesus e enquanto ele for o treinador do BENFICA será o meu treinador e sabe porquê?porque sou BENFIQUISTA.
    Eu acredito que você também acredita e sabe porquê? porque somos BENFIQUISTAS.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras caríssimo Mafarrico!

      Penso que somos todos benfiquistas, mas uns têm tendência para o negativismo! É uma coisa nossa, dos portugueses, achar que o nosso destino é fatal! Mas concordo consigo: Há que acreditar! Sempre!

      Força Benfica e continuação de um excelente dia carissimo Mafarrico!

      Eliminar
  11. Querem ver que nos os que possuem menos fe ou que estamos mais desmotivados por sentirmos que tinhamos tudo nas maos nos dois ultimos anos e tudo perdemos deixamos de ser mais Benfiquistas do que os acreditam sempre eu tambem gostava de ser assim mas nao sinto nem vejo as coisas da mesma forma porque com a saida de todos estes jogadores que se apregoa que vao sair como podemos augurar algo de bom em Maio abraços p[ara todos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Snr. Frank um BENFIQUISTA nunca perde a esperança muito menos a fé, sabe é nas horas menos boas que se vêm os (amigos) BENFIQUISTAS.
      O caro Snr. Frank tem um discurso muito derrotista veja lá que jÁ está a adivinhar um Maio negro para o nosso GLORIOSO e a empurrar porta fora uns quantos jogadores.
      Isto de se ser BENFIQUISTA só quando o BENFICA ganha....
      Cumprimentos Snr. Frank
      VIVA O BENFICA

      Eliminar
    2. Carissimo Mafarrico:

      Adoro essas suas bicadas pertinentes, a espicaçar o benfiquismo de cada um dos nossos companheiros/camaradas ( uso os dois termos para que ninguém fique ofendido pela preferência de um termo sobre o outro) benfiquistas.

      Mas entendo a reserva, a prudência e a desilusão que habita no peito benfiquista do Sr. Frank, que devem ser respeitadas. E tenho a certeza absoluta que ele possui, deseja e tem a esperança de ver o Benfica campeão em Maio! Como todos nós! Mas ao contrário de muitos outros benfiquistas, que usam os maus momentos do Benfica para cavalgar a onda da insatisfação e capitalizar o momento para os seus interesses próprios, sei que o desabafo do senhor Frank é genuino e tão benfiquista quanto a nossa crença em sermos campeões!

      Por isso, não se chateiem os dois grandes benfiquistas.

      Um abraço glorioso e viva ao BENFICA!

      Eliminar
    3. Caro amigo benfiquista Mafarrico em parte compreendo que voces tem mais razao do que eu,nao devia ser tao pessimista mas recordando-me da forma que perdemos os ultimos dois campeonatoem vai ser vendidos e agora com a saida do Matic fala-se que o Rodrigo ja esta vendido o Garay tambem , fala-se que o Gaitan tambem a clubes que andam com o olho nele ora diga-me la se tenho motivos para estar confiante que em Maio vamos ser campeoes claro que tal como voces quero ser campeao mesmo com alguns comentarios mais parvos sou tao Benfiquista como voces sofro como voces sofrem agora com toda esta sangria no plantel nao me deixa nada confiante mas pronto e como dizem um Benfiquista deve-se sentir sempre confiante mas como sou uma pessoa mais madura talvez vejo as coisas um pouquinho diferente do que os mais jovens nao sei bem ma sjulgo que sera assim.um abraco e viva o Benfica

      Eliminar
    4. Caro Frank deixa-me muito lisonjeado saber que o meu amigo faz de mim um jovem!!!!
      Olhe que não, olhe que não.
      Claro que vamos ser CAMPEÕES em Maio não duvide, agora em relação às saidas, acredite só quando vir, deixe os pasquins a falarem sózinhos.
      Nada de deitar a toalha ao chão, este ano é NOSSO é ano de SANTO EUSÉBIO.
      Abraço
      VIVA O BENFICA

      Eliminar
  12. Quem é que chateou o Mafa? mau, mau...querem ver?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh amigo Marciano eu mesmo longe chateio lolllllllllllllll

      Eliminar
    2. O importante é que haja saúde e alegria para falar sobre o Benfica! De resto, não há chatices! Somente opiniões diferentes, que só engrandecem o nosso Benfica, porque podemos dialogar e debater neste blogue com toda a liberdade!

      Um abraço e um excelente dia para todos os intervenientes! ;-)

      Eliminar
    3. Marciano manda daí um licor beirão práquecer, aqui está um frio de rachar e aí na Figueira????
      Abraço

      Eliminar
    4. Frio de rachar o que direi eu por aqui com quase 30 graus negativos eheheheheh.

      Eliminar
    5. Podem bem enviar um licor beirão, e aproveitamos ainda e para acompanhar tão prazeroso licor juntamos uns petiscos bem tradicionais, como umas pataniscas, uns tremoços, umas azeitonas daquelas amargas - ou então das bem "apetitosas", como apelida a minha avó no alto dos seus oitenta e tal anos - e fazemos a festa a falar sobre o nosso Benfica! E assim afastamos o frio e dámos umas excelentes gargalhadas!

      Alguém alinha????? :-)
      Continuação de um excelente dia e tudo de bom!

      Um abraço benfiquista

      Eliminar
    6. Alinho, depende do local.... pode ser para os lados de Balongo.....

      Eliminar
  13. Rectifcando com a perda dos dois ultimos cameopnatos com a venda do Matic e fala-se mais o Rodrigo Garay e Gaitan era isto que quero retificar no topo do meu comentario,a continuacao de um bom dia abraços.

    ResponderEliminar
  14. Menino rebelde para falarmos do Benfica lol ja estamos falando mas e do frio,escreve mais um post para nos aquecer o Espirito ja que o fazes divinamente bem o nosso carissimo amigo Aguia anda muito silencioso o que sera que se esta passando com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras caríssimo Frank! Agradeço imenso as suas palavras. Vamos ver se a inspiração do momento me acompanha e com ela consigo continuar a alimentar o benfiquismo de quem nos visita! :-)

      Desejo tudo de bom e um excelente dia!

      Um abraço benfiquista e viva ao Benfica! :-)

      Eliminar
  15. Abraços de bom final de semana

    Bjusssss *✿¸.◦*´`✿*Rita!!!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...