sexta-feira, 31 de maio de 2013

«Jesus soube fazer bem as rotações» - Rodrigo>

Entrevista de Pereira Ramos com Nuno Reis ( ABola)

Tapado por Cardozo e por Lima na frente de ataque do Benfica, Rodrigo reconhece que a época que agora terminou «não foi a que esperava», tanto a nível pessoal como coletivo. Utilizado de forma intermitente por Jorge Jesus, o avançado elogia a gestão do plantel feita pelo treinador ao longo da temporada.

Não está satisfeito com o seu desempenho esta época?

Sou o maior crítico de mim próprio. Não tenho qualquer problema em dizer que, apesar de não ter sido uma má temporada, esperava mais de mim e o que irei fazer é trabalhar ainda mais para melhorar e responder à confiança que depositam em mim no Benfica.

Rendeu menos porque lhe faltaram oportunidades de jogar?

Não foi isso. Penso que Jorge Jesus soube fazer bem as rotações, deu minutos a todos. Logicamente, uns foram mais utilizados que outros, mas a verdade, também, é que Cardozo e Lima estiveram a um grande nível e isso tornava mais difícil a minha entrada na equipa.

O que falhou para que tudo tenha corrido tão mal na fase final das três competições?

Acredito que cada um irá encontrar um motivo e entender que tem razão. Uns dirão que foi culpa dos jogadores, outros acham que a responsabilidade é do treinador e também haverá quem culpe aos árbitros. É realmente difícil explicar. Foram jogadas nos últimos minutos e fora do contexto do jogo. São coisas do futebol difíceis de explicar, mas, agora, já nada há fazer e o melhor é esquecer.

Quais são as expectativas para a próxima época?

Espero consolidar a minha posição no Benfica. Sinto-me orgulhoso por poder jogar no clube, sei perfeitamente das dificuldades que é jogar numa equipa como a nossa, mas vou dar o máximo para fazer melhor. Do ponto de vista pessoal, o objetivo é esse mesmo, melhorar, pois gostaria de ter feito muito melhor. 
Não digo que foi uma época horrível da minha parte, mas não foi aquela que esperava e eu sou, repito, o meu maior crítico. Agora, vou concentrar-me nos sub-21 e depois carregar as energias para começar bem a próxima época.
************
Em entrevista, da qual se reproduz um pequeno extracto,  Rodrigo abre o coração e diz de sua justiça.

Muitos benfiquistas acham que os jogadores do Benfica andam a dar entrevistas a mais aos orgãos de imprensa escrita. Que deveriam dar as entrevistas à Benfica tv.
Acontece que ao que julgo saber o Benfica não pode proibir os jogadores de darem essas entrevistas, embora os possa aconselhar, na forma, no conteúdo e no contexto no que concerne à data, em que as dão.
Rodrigo mostrou-se orgulhoso de envergar o Manto Sagrado. Como todos nós, espera que a próxima época seja melhor no que diz respeito à conquista de títulos. Oxalá se concretizem todos os seus, e nossos anseios

O que pensam os benfiquistas desta entrevista?

Viva O Benfica

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Coincidências? Acreditam nisso?

Conhecidos que são os factos ocorridos no final desta época com o Benfica, confesso que ainda me encontro um pouco abatido psicologicamente, mas aos poucos as coisas vão melhorando.

Fazendo uma análise mais fria, oferece-me dizer algumas palavras ainda que não sejam novas no que concerne ao que, na minha opinião, deveria ser implantado no Benfica para a próxima época.

Tarda a ser anunciada a renovação ou não de Jorge Jesus. Este impasse dá azo a que os jarnaleiros lancem pseudo noticias a todas as horas numa tentativa de adivinhação que a mim e a muitos benfiquistas aborrece. Sinceramente acho que esta situação já deveria ter sido arrumada de vez, com clareza, sem margem para dúvidas ou especulações da mais variada ordem.
Enquanto não se determinar quem é o treinador que vai gerir os nossos destinos e enquanto não se iniciar a próxima época, mesmo que seja o dia da apresentação, não sairemos deste desgosto profundo que nos assola e consome.

Noutro prisma e ainda numa linha de vontades, penso que, a direcção do Benfica e os benfiquistas com o seu incondicional apoio, têm de tudo fazer a fim de voltar a implantar no Benfica e nos seus jogadores uma MISTICA vencedora, em que eles entrem em jogo como se fosse o último das suas vidas. Não com ódio a ninguém, mas com ânsia de vencer, onde nada nem ninguém os consiga parar.

Na minha modesta opinião, penso que precisamos de um Álvaro Magalhães, ou de um Mozer, ou até de um Humberto Coelho, na estrutura, quiçá os dois primeiros como adjuntos de campo, junto dos jogadores, que os encaminhem e mostrem o que é o Benfica e tudo o que o rodeia.

Temos que encarar os jogos com o Porto como se uma batalha se tratasse. Não com canhões ou tiros de metralhadora, mas sim, com uma "raiva" interior que nos empurre para a vitória. Não morder no adversário, mas mostrar-lhe cara feia, ao estilo de um guerreiro que entra para abater e não com medo de ser abatido

Também tenho pensado muito em certas coincidências, ou não, feitas de forma simples,  super astuta, que aos olhos dos mais distraídos, são pura e simplesmente factos normais. Será que são?

Por exemplo:

O Guimarães ia (foi) à final da Taça de Portugal com o Benfica. Dias antes o Porto comprou os passes dos jogadores Tiago Rodrigues e Ricardo.
O Estoril jogou um jogo com o Benfica que era de suprema importância para as aspirações encarnadas. Terminado o campeonato, o Porto comprou os passes de Carlos Eduardo e Licá.
Jogou o Porto um jogo que tinha que ganhar em Paços de Ferreira. Sabe-se o que aconteceu em que foi marcado uma grande penalidade inexistente, que teve origem num passe de um defesa daquele clube para o avançado James Rodrigues, mostrando a forma como os jogadores do Paços de Ferreira, encararam o jogo. Incrível displicência, dirão alguns. Será que foi?
Terminado o campeonato, o Porto compra o resto do passe de Josué - a outra metade já lhe pertencia - que era apenas e só um dos jogadores mais influentes daquele clube.

Não acham estranho tudo isto?

Não acham coincidências a mais, logo com clubes que, no final do campeonato, tiveram enorme influência no desenlace e apuramento do Campeão, e na final da Taça de Portugal?

Pois...coincidências...

Viva o Benfica
.

O tempo passa... e o que ecoa na minha cabeça é uma pergunta:


Se o presidente LFV e os seus directores (que o presidente tem a responsabilidade de nomear) tivessem feito o que lhes competia ao longo dos últimos 4 anos, o treinador JJ não teria sido campeão em pelo menos 3 desses anos?

Se JJ falhou,
se JJ cometeu erros,
se JJ disse disparates,
se JJ tem defeitos, 
se JJ tem medo e toma decisões precipitadas e discutíveis nos momentos decisivos,
... a responsabilidade de ajudar o treinador a superar esses problemas é de quem manda ainda mais que o treinador.

Se o presidente e os directores não souberam e/ou não quiseram assumir a liderança a que o seu cargo obriga então foram eles, e não o treinador, os principais responsáveis por termos perdido os dois últimos campeonatos.

Se o presidente e os directores pensaram que bastava ter um grande treinador e compor plantéis de qualidade nos últimos 4 anos para ganhar, então falharam redondamente, porque para ganhar é preciso mais que isso.
É preciso combater a corrupção, quer com manobras não públicas (pressionando os agentes do futebol, obrigando-os a isenção e respeito ao Benfica), quer com manobras públicas, onde sejam mostrados todos os erros de arbitragem e justiça, toda a dualidade de critérios de arbitragem e justiça.
É preciso proteger os jogadores de críticas, de especulações jornalísticas, de comentadores e paineleiros tendenciosos.
É preciso motivar o treinador e jogadores para que eles sintam a capacidade e a coragem de GANHAR e de DERROTAR os adversários, nos momentos decisivos.
Os jogos contra os corruptos têm de ser uma guerra onde têm de dar tudo o que têm e não têm do primeiro segundo ao último segundo, porque o Benfica tem de ganhar os corruptos, tem de perder o estigma de perder com esses andrades.

O presidente e os directores têm de mostrar ao treinador e aos jogadores que são protegidos, em toda e qualquer circunstância, e sobretudo nos momentos de maior tensão.
É impensável que o presidente LFV se ausente num jogo decisivo como o do Estoril.
É impensável que o presidente LFV fale quando cheira a títulos, e fique calado após a derrota na Taça de Portugal.
O presidente LFV devia ter falado ao público e estado junto ao treinador e aos jogadores logo após a derrota no jogo do Dragão bem como logo após o jogo da Taça, tal como esteve logo após a derrota na Liga Europa.

Mas se o presidente LFV não consegue fazer melhor, a solução não é demitir-se e deixar o cargo à mercê de um qualquer Figueiredo, Carvalho, Antunes ou Pato Donald...
... a solução é saber delegar a função de liderança desportiva a quem PODE e SABE. 


O Director do Futebol do Benfica tem de ser um líder nato, capaz de falar grosso aos jornalistas, aos decisores do futebol, e capaz também de ajudar o treinador a potenciar o que tem de bom e a amenizar o que tem de mal.

Porque o que podemos constatar é que JJ tem andado entregue completamente a si próprio:
- elogia árbitros;
- diz que confia em árbitros;
- fala em épocas brilhantes;
- auto-elogia-se por conseguir que o Benfica esteja nos momentos das decisões;
- chama a si os louros das vitórias enquanto divide a responsabilidade das derrotas por todos;
- grita aos jogadores;
- toma decisões difíceis de compreender (por exemplo, manter Emerson uma época inteira até estar tudo perdido, e só depois põe Capdevilla, para depois o dispensar);

- menospreza os êxitos passados do Benfica;
- ridiculariza os últimos anos do Benfica em público;
- isenta-se de criticar os clubes rivais;
- isenta-se de criticar as "manobras duvidosas";
- isenta-se de dizer que não vai para o Porto ou Sporting;
- isenta-se de acabar com especulações;

... e faz isso tudo porque está completamente sozinho a gerir a responsabilidade do futebol do Benfica, não é controlado ou não aceita o controlo por parte de ninguém, não tem filtros, não tem travões, e não tem quem o faça ver, que por melhor que seja nunca será MAIOR e MELHOR que o Benfica. Todos estes erros do treinador são causados pela falta de liderança, e essa culpa é do presidente e não do treinador!


... é para evitar erros tão disparatados que tem de existir um DIRECTOR DE FUTEBOL, acima do treinador, mas com o treinador, que o ajude e lhe indique o que TEM de dizer, o que PODE dizer, o que não PODE dizer, e que o faça ver que o BENFICA de hoje tem de ser o melhor de SEMPRE.

Mandar o JJ embora, ou deixá-lo ir embora, é não assumir a responsabilidade de muitos dos seus erros, que foram causados porque não existiu liderança vinda de cima.
***
Escrito por: SLBenficaVencedor
.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Das duas uma...

Na realidade tudo isto é muito simples.

Ou JJ renova e Vieira assume a sua palavra dada (ou até já contratualizada), mantendo o rumo que traçou para o clube, ou JJ sai e Vieira o acompanha na saída.

Para mim não existe mais alternativa nenhuma.

Conforme já o disse uns posts atrás, a culpa é de todos. A soberba é de todos. Mas a falta de coragem, não é nossa.

Nunca foi, nem nunca será.

VIVA O BENFICA PORRA!

PS: Cardozo, és um menino pá!

PPS: Durante muitos e muitos anos vou recordar o momento execrável em que parte do plantel pura e simplesmente ignorou o Presidente da República bem como o facto de a equipa do Benfica não ter assistido à entrega do troféu ao Vitória. Ignóbil momento de falta de classe.

Clube do regime, quem???







ADENDA;
Recomendo a todos os Benfiquistas a leitura deste soberbo blogue. Está lá tudo muito bem esmiuçado.
 
http://www.empowernetwork.com/ahmunra/blog/benfica-o-clube-do-regime/?id=ahmunra

terça-feira, 28 de maio de 2013

Salvé 28 de Maio, nós os portistas te saudamos...com eterna saudade!!!

Para quem acusa  o Benfica de ser o clube de regime, aqui está mais uma prova de quem era realmente o clube do regime  e de Salazar !!!

Podiam os portistas inaugurar o seu estádio numa outra data qualquer? Como por exemplo uma semana antes de 28 de Maio ou uma semana depois? 

Claro que podiam...MAS NÃO ERA A MESMA COISA !!! Eles adoravam o Salazar... que proibiu o hino do Benfica (Avante Benfica) e lhes mudou a cor das camisolas. ( de vermelho para encarnado)


O CLUBE DA FRUTA, DOS QUINHENTINHOS, GUIMARO, CALHEIROS, Martins dos Santos, Garrido e de outros meliantes, TINHAM QUE MOSTRAR GRATIDÃO  ao regime que até os salvou em 1939 de não irem parar à 2ª. Divisão.

Já vi a Taça na nossa Catedral. É realmente uma Taça grandiosa que não fica nada a dever em beleza e tamanho às duas Taças dos Campeões Europeus.
    -----para dar mais brilho à coisa, convido-vos a lerem um post num blogue portista.
----------------------------

«Curiosidades FCP» - A vitória do Benfica na inauguração do Estádio das Antas

Hoje, nas «Curiosidades FCP», recuamos a 28 de Maio de 1952 e ao jogo que marcou a inauguração do Estádio das Antas.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do General Craveiro Lopes, então Presidente da República, que desceu ao relvado para colocar no estandarte do FC Porto a Medalha de Mérito Desportivo e para passar revista à guarda de honra, formada por um batalhão de milícias da Mocidade Portuguesa. Além do General Craveiro Lopes, a inauguração do estádio contou com outro ilustre convidado, o Benfica! Como foram convidados de honra, os encarnados levaram consigo um troféu (na foto) com 18 quilos de peso, destinado ao vencedor dessa partida.
No entanto, o resultado desse jogo acabou por não ser propriamente o que os portistas desejavam que ficasse associado à inauguração do novo estádio: 2-8!
  
Uma vitória benfiquista que, no dia seguinte, gerou controvérsia na cidade do Porto, pois levantaram-se suspeitas e muito se especulou sobre o possível estado ébrio de alguns jogadores. Quem o confirmou foi Virgílio, o célebre defesa direito do FC Porto e da Selecção Nacional, que, numa entrevista aquando da demolição do estádio, recordou o dia da inauguração: «Disseram que estávamos embriagados, porque tínhamos ido almoçar ao restaurante Abadia. Mas é mentira! Estivemos muito tempo parados, ao sol, a aguardar o final das formalidades da inauguração, enquanto os jogadores do Benfica estavam no balneário e subiram ao relvado frescos. Isso fez a diferença. Nós queríamos muito ganhar, mas nesse dia nada saiu bem».
(eheheheh foi do sol...não foi por causa da superior categoria do Benfica...)
Apesar da derrota, o sonho de todos os portistas foi transformado em realidade. O FC Porto passava a ter um espaço condizente com o estatuto que, nessa altura, já ostentava. Para Virgílio, o melhor «foi deixar a caixinha de fósforos que era o Campo da Constituição e passar a jogar naquele estádio. Foi como despir um fato de ganga e vestir um fato de gala».
Em cima, a ilustrar o 'post', 3 fotos da inauguração do antigo Estádio das Antas. Na primeira, os benfiquistas Francisco Moreira e Manuel Arsénio (autor do primeiro golo no Estádio das Antas) surgem a transportar o pesado troféu (reparem que se vê o emblema do FC Porto na base) que o Benfica conquistou depois da vitória sobre o FC Porto.

É curioso que, dois anos mais tarde, a 1 de Dezembro de 1954, o FC Porto retribuiu a "gentileza" e também venceu (3-1) na inauguração do Estádio da Luz. (AQUI SIM....foi do sol)  Naquele tempo, as relações entre os dois clubes eram tão diferentes que Urgel Horta, Presidente do FC Porto e deputado da Assembleia Nacional, afirmou: «Daqui, do alto da minha tribuna de deputado, velho praticante e dirigente, saúdo o Benfica, apontando-o como exemplo que deve ser imitado e seguido, a bem da Nação». Outros tempos! 
(Este Urgel Horta deputado na era fascista ( quando o Benfica tinha operários na Direcção perseguidos pelo Estado Novo)  era presidente do fcporto em 1939.....quando o porto devia ter ido para a 2 ª.divisão...)

Estado de Alma

Tive um cão, um Rottwiler com cerca de 60 kgm/s chamado Duke, que sempre demonstrou ter por mim uma dedicação e admiração indescritível. Não só seguia os meus passos para onde quer que fosse permitido segui-los, como deixava que lhe retirasse da boca qualquer osso que lhe estivesse a dar um enorme prazer roer.
Chegava a ser cruel da minha parte ver a baba a escorrer enquanto fitava o osso que lhe tinha tirado. Contudo ele confiava sempre que lho devolveria, e talvez por isso permitia que lho tirasse em primeira instância.

Que tem isto a ver com o futebol e o Benfica, perguntarão?

Tem tudo a ver para tentar descrever o meu estado de alma.

O meu clube de há quase 65 anos tem um treinador que me fez exactamente o que fazia ao meu cão quando lhe tirava o osso, com uma grande diferença - não vou ter o prazer que o meu cão tinha quando continuava a rilhar o osso.

Continuando com o exemplo do cão, já pensaram o que aconteceria se em duas ou três ocasiões não lhe tivesse devolvido o osso?
Porventura à terceira vez que lhe tentasse tirar o osso não mo deixaria tirar, certo? A confiança que o cão tinha depositado em mim podia ficar de tal modo abalada que se calhar nem vontade tinha de continuar a seguir os meus passos.

Agora equacionem este exemplo com o estado de alma dos nossos jogadores. Depois de terem depositado toda a confiança na estratégia traçada pelo timoneiro e de terem falhado erguer estas 3 taças acham que irão continuar a seguir cegamente a estratégia que traçar no futuro?
Isto é quanto a jogadores e agora os adeptos?
Será que vão continuar a encher estádios?

É total irresponsabilidade tentar admitir que nada se passou este fim de semana e é ainda mais gritante alguém pensar que é mais importante que o Benfica.
.
Escrito por: Tony Benfiquista
.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

LÁGRIMAS DE UMA CRIANÇA BENFIQUISTA...

A analogia perto do Céu/descida ao inferno só se compara ao contraste entre o Amor/ódio.

O perto do Céu será o Amor na sua mais valia, enquanto que a descida ao inferno concebe ódios irracionais tantas vezes difíceis de gerir.
Sinto em mim simples ser humano de coração benfiquista, um misto de tristeza/ compreensão, onde uma parte de mim tem vontade de gritar tudo o que de mau se possa imaginar, e na outra, um silêncio, sem nervoso, que me diz para acalmar e não falar a quente pois nem sempre as coisas são o que parecem, no que concerne aos sentimentos.

Numa época em que estivemos tão perto do Céu, onde se podia a três(3) jornadas do fim ganhar o chamado triplete - campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal, caímos ao Inferno, em que nenhuma competição se ganhou, estando ainda por definir as consequências dessa queda. O que me perece saber é que os benfiquistas não mereciam tanta desilusão numa só época. O pior é que essa desilusão já vem da época passada em que lutámos galhardamente no apoio à equipa e essa não correspondeu às nossas expectativas.
Sei que a maioria dos jogadores também sofre por nada ganhar. A equipa técnica, a direcção, idem idem aspas aspas.

Nesta época em que a nossa ansiedade e vontade de vencer transbordava o próprio raciocínio,  fez com que, dando azo a um desejo incontrolável se fossem reservando aqui e ali, lugares para festejar aquilo que parecia ser um dado adquirido. Inclusive alguns sectores benfiquistas não conseguiram parar a sua vontade de falar acabando agora por cair, direi que nalgum ridículo, olhando a que nada se ganhou, tudo se perdeu, "fugindo" a subida aos Céus, como água entre os dedos, em queda aparatosa, no caminho do Inferno, onde a desilusão é um dado tenebroso, mas uma realidade.

Ver uma criança chorar de tristeza e desilusão de ver a sua equipa, neste caso o Benfica, a perder, faz doer a alma, parte o coração de qualquer benfiquista.

Ontem Oscar Cardoso no final do jogo, deu ao mundo inteiro uma imagem frustrante, imprópria, até cruel, mostrando uma inaceitável falta de respeito para com um seu superior hierárquico, acusando Jorge Jesus, seu treinador,  da derrota, facto que se pode avaliar  numa só palavra:  Lamentável.

Confesso que nunca tinha visto cena igual. Existe quem diga que Cardozo preparou e aproveitou o momento menos bom para se despedir do Benfica. Se foi, fê-lo da pior forma. Já uma vez, recordo-me, colocou um dedo sobre os lábios, mandado calar os benfiquistas. Agora acusou o treinador, perante as câmaras de televisão, de forma ostensiva, de ser ele o causador da derrota. Sem outras palavras.

Não sei se Jorge Jesus vai continuar como técnico do Benfica. Não defendo a sua continuidade, como não desejo a sua saída. É discutível que fique, pois à mínima falha na próxima época, nada lhe será perdoado e a sua condição de treinador e homem do leme, ficará certamente muito periclitante onde as forças mentais e capacidade de gerir, não serão, na minha opinião, as mais salutares, fortes e desejadas no respeito pela sua competência.

Se sair aquilo que muitos não defendem será certamente lembrado como o homem que gerou mais valias em jogadores, que deram ao Benfica mais de 100 milhões de euros, mas no intimo de muitos outros, será para sempre, repito caso saia, um treinador do quase, que na 1.ª época fez o Benfica e os benfiquistas subirem ao céu, e nas outras, mais ou menos, os fez cair no inferno, da desilusão, incapacidade de reacção, e infinita tristeza.

Viva o Benfica.
.


domingo, 26 de maio de 2013

Benfica vs Guimarães ( Final da Taça de Portugal )

BENFICA  1  *  2  GUIMARÃES
.
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Árbitros assistentes: Bertino Miranda ( Porto) * Álvaro Mesquita ( Vila Real)
Árbitro (4.º) : Bruno Esteves
Transmissão: RTP 1

Constituição das equipas:

BENFICA: ARTUR; MAXI PEREIRA, LUISÃO, GARAY E ANDRÉ ALMEIDA; SALVIO, ENZO PÉREZ, MATIC E GAITÁN; LIMA E CARDOZO.
SUPLENTES: Paulo Lopes, Aimar, Rodrigo, Urreta, Melgarejo, Jardel e André Gomes.

Marcou: Nico Gaitán, 30m

V. GUIMARÃES: DOUGLAS; KANU, PAULO OLIVEIRA, EL ADOUA E ADDY; ANDRÉ, OLÍMPIO E TIAGO RODRIGUES; RICARDO, SOUDANI E AMIDÓ BALDÉ.
SUPLENTES: Assis, NDiaye, João Ribeiro, Marco Matias, BArrientos, Alex e Crivellaro.

Marcou: Soudani, 80m; Ricardo, 82m

Mais uma brilhante decisão de Jorge Jesus ao não fazer jogar Melgarejo e colocar o André Almeida a lateral esquerdo. Sem dúvida que André Almeida fez uma exibição extraordinária. Parabéns Jorge Jesus.
A 3 jornadas do fim podíamos ganhar o campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Nem uma ganhámos. VERGONHA
Cardozo e outros jogadores, no final do jogo,  a discutirem com Jorge Jesus. Vergonhoso

Parabéns ao Vitória de Guimarães. Renovem com Jorge Jesus por mais 3 ou 4 épocas. Ele merece.
.

FORÇA BENFICA...HOJE NÃO PODEMOS FALHAR...

Hoje, quando forem 17H15, joga-se a final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor, sito em Oeiras-Lisboa, entre as equipas do Benfica e do Vitória de Guimarães.

Pelas suas características, sempre especiais e inovadoras, não existem favoritos num jogo como este, bastando lembrar a final da época passada, em que a Académica ganhou ao Sporting, que era quem reunia maior consenso para vencer.

Os benfiquistas estão feridos nos seus egos pelo que a vitória nesta final embora não salve a época no que concerne a alegrias de títulos, pelo menos, apazigua a tristeza, dando-nos força para que pensemos que a próxima época vai ser melhor.

Não podemos pensar no minuto 92. Perdemos esta época dois títulos nesse fatídico minuto. Quer queiramos quer não, se estivermos a ganhar por 1-0, vão sofrer os corações quando se aproximarem desse tempo. Claro que se estivermos a perder, teremos a fé, que esse minuto, nos ajude a empatar ou até a vencer caso estejamos empatados. Oxalá nem uma coisa nem outra nos assuste ou gere ansiedade.

Não quero voltar a escalpelizar o que foi a época para o Benfica. Podemos recordar que tivemos em Enzo Perez e Matic, os mais entre outros,  grandes obreiros de um futebol fantástico que apresentámos na maioria dos jogos do campeonato. Fizeram inclusive esquecer as faltas de Javi Garcia e Witsel. Só que, sem substitutos à altura, pois nem Aimar nem Carlos Martins, estiveram alguma vez em equidade de valor, acabando por acontecer aquilo que nenhum benfiquista queria, ou seja, que o corpo deixasse de acompanhar a vontade do pensamento, que seria decerto vencer, vencer, vencer.

Hoje está em jogo muito mais que a vitória na Taça de Portugal. Os dirigentes, jogadores e equipa técnica do Benfica sabem disso. Outro clube, a Norte, também o sabe. Se perdermos, tudo vai ser diferente, pois os benfiquistas não querem o quase. Querem títulos. Se ganharmos, como espero e desejo, as coisas mudam e tudo voltará a ser nova esperança de que as coisas na próxima época vão ser diferentes e o campeonato não nos vai "fugir".

Logo temos que ser competentes. Não podemos entrar no jogo num estilo vagaroso, chamado de paciência, naquela de que o golo mais tarde ou mais cedo vai aparecer. Nem podemos, caso consigamos marcar primeiro, recuar no campo, defendendo a margem mínima, pois se assim for, lá no vai assaltar o espírito o fatídico minuto 92. 
Se calhar como já ouvi por aí, em jeito de graça, se estivermos a ganhar, invadimos o campo, só dele saindo ao minuto 93, e assim as coisas não serão mais como já foram. 
Temos de entrar pressionantes sobre o adversário que tenha a posse da bola, entrar em triangulações rápidas e eficazes, quando essa, estiver em nosso poder. Se assim for, ganharemos o jogo de certeza absoluta. Não quero falar do árbitro.

Deixo aqui o meu voto de fé e incentivo aos jogadores do meu/nosso Benfica. Iniciem o jogo como se fosse o último das vossas vidas. Lembrem-se que nas bancadas, cá fora. e em qualquer lugar onde se encontre um benfiquista, o coração está com vocês. Mostrem garra e vontade de vencer. Sejam aqueles heróis que nós aplaudimos de pé, que nos orgulham, que nos fazem chorar de alegria, bem como, por infelicidade já nos fizeram deitar lágrimas de solidão e desespero. Só que estas, hoje não podem acontecer. Está nas vossas mentes e na vossa capacidade futebolística, que é do mail alto nível, nos dar aquela alegria, que será também vossa.

Acredito em vós

Viva o Benfica
.

sábado, 25 de maio de 2013

Força Bayern !!!

Há hora em que estou a fazer este post, estão o Bayern e o Borússia a lutar pela conquista da champions.

Leio nos merdias que Luis Filipe Vieira está presente e, segundo o junta-letras que me deu a notícia, estará a torcer para que o BAYERN ganhe  para que o nosso GLORIOSO entre no pote nr. 1 no próximo sorteio da Champions, pois ficará em 8º. lugar da lista.

Olhem só as voltas que um resultado negativo, como foi aquele com o SELSE , pode descambar!!!

É que, se tivéssemos ganho ao  SELSE como devíamos e merecíamos, até porque jogámos muito melhor, seria o Gerente da Caixa, que acumula com o religioso encargo de Padre das Antas e Conselheiro Matrimonial de árbitros nas horas vagas, a rezar à Nossa Senhora de Fátima e a Santiago de Compostela  de quem é devoto e peregrino,  terços, ladainhas, Salvé-Rainhas e muitos Pai-Nossos, substituindo as novenas que o nosso Vieira  está a rezar...com fé.


Caso ganhe o Borússia - mesmo nos descontos - temos que esperar o que fará o Arsenal na pré-qualificação da champions.




Adenda:
O Bayern cujas camisolas também são berrantes, ganhou o jogo muito merecidamente com o 2º. golo nos pés do ROBEN, que assim  fica desculpado, daqueles 2 golos que  me estava a dever

O nosso GLORIOSO também ganhou por dois motivos:
1 - pelo Pote 1
2 - pelo nosso JUPP HEYNCKES

ADENDA NR.2
Afinal de contas, enquanto o Presidente Vieira rezava  no estádio as Novenas  de que falei lá mais acima, o  mafioso de Contomil com patas de coelho no bolso, sal espalhado pelo chão e lendo o livro de S.Cipriano, ia fazendo as  bruxarias no sentido de ser o Borússia a ganhar, para não ter a companhia do Benfica no pote.  Em cima da hora, trocou de Santos...


Precisamente no minuto 89 a naudinha esqueceu-se de fechar a porta do WC quando já estava quase sem lingerie....distraindo  o PADRE das suas doces leituras. Olha que sorte!!!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Rir faz bem à saúde !!!

Já fiz hoje  a minha boa acção contribuindo para a felicidade dos meus amigos do maior clube a seguir ao Glorioso ... os " anti ", agora vai para alguns benfiquistas com grande coração e muitos quilómetros nas pernas de tanto subir e descer as escadas da antiga e nova Catedral !


P.S. Isto só acontece porque a Easyjet está a fazer super descontos nas passagens para Israel 






Tentáculos do "Polvo"...


É extremamente complicado lutar contra um Polvo que tem os tentáculos em muito mais que futebol (basta se ver a forma como foi tratado o apito dourado, com as escutas a serem inadmissíveis como prova de crime, o Pinto da Bosta a ser avisado que a PJ iria revistar a sua residência e até mesmo a vergonhosa forma como se deixou o processo do Boavista prescrever para ser equacionado o seu regresso directo à 1ª Liga de futebol nacional). 

Eles utilizam os Media a seu belo prazer (conivência da tv do norte a gerir tudo que seja imagens dos jogos a seu belo prazer e fazer os resumos de 5 min com o que acham ser interessante para os seus objectivos e esses 5 min é que vão servir como prova para comentadores poderem discutir os jogos). 
Depois vem o já famoso anti-benfiquismo... Como todos sabem o que vende é o Benfica, o resto é paisagem. Falar-se de Benfica é sinal de vendas de jornais e audiências televisivas. Benfiquistas vêem pq é o clube deles, antis vão ver pq eles não são do clube deles mas sim sempre contra o nosso. É uma formula de sucesso que tem sido aprimorada durante anos e com imenso sucesso.
 
Temos variadíssimos casos desses, ora relembrem-se:

Jogo de Pré-Época, Luisão escorrega e "peita" um árbitro que cai devagarinho no chão "inanimado" (mas tem o cuidado de cair devagar não se vá magoar na queda). Noticia de abertura de telejornal em todas as TVs como agressão barbara dum jogador do Benfica a um árbitro. Mediatismo levado ao extremo que origina um caso nunca antes visto em Portugal. 
Luisão em menos de um mês é castigado por 4 meses de suspensão. Já vi árbitros a serem perseguidos em pleno campo por jogadores do FCP, já vi árbitros agredidos por uma chuteira (o próprio Deco teve a cara de pau de afirmar que atirou ostensivamente a bota ao árbitro em directo num programa de tv do Brasil, Belluci no ano passado peitou não 1, não 2 mas 3 vezes Duarte Gomes e...nada!!! Tudo ficou por isso mesmo. Ninguém se interessou por nada disso... Who cares? 

Ex-jogador do FCP diz claramente que no FCP era norma os jogadores do clube usarem substancias injetáveis antes dos jogos. CS? Nem uma única palavra acerca disso... Quando o FCP lá conseguiu arranjar 3 ou 4 dos seus protegidos para virem dizer que nunca tinham se injectado ai sim já se viu qq coisa nas últimas páginas dos jornais a "desmentir" o Sr e alegarem que queria era mediatismo para vender o seu livro. Eu acho que o low profile não dá mais... 

Chega de nos calarmos contra a vergonha do futebol em Portugal. Chega de vermos o nome do clube ser forçosamente envolvido em escândalos e os principais prevaricadores passam impunes a tudo. Temos o jornal do Benfica e temos a Benficatv para ecoar estes escândalos! Não é olho por olho porque como se diz e bem não queremos substituir um Polvo por outro, mas está na hora de cortarmos os tentáculos do Polvo. 

Se em Portugal não ouvem, acreditem que lá fora ouvem! Quanto menos prestigio eles tiverem lá fora, cá dentro vai acabar a esmonia.
.
Escrito por: HUGO SANTOS
.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como vencer esta … “coisa”? (parte II)

O POLVO.

Depois do anterior "post" sob este mesmo título e, sobretudo, dos vossos excecionais comentários a propósito do mesmo, creio que vamos atingir o objetivo proposto: ‘arrumarmos’ este dossier, impedindo que estes temas nos confundam quando abordarmos a avaliação da época desportiva.

Com uma única exceção (que serve para confirmar a regra), todos os leitores reconhecem que o Nosso Clube não compete em condições de igualdade com os seus adversários, uma vez que está (profundamente) enraizado um sistema de anti Benfiquismo que vai das arbitragens ao sistema de justiça e disciplina desportivas, com o beneplácito cúmplice da esmagadora maioria da media nacional. Esta realidade não é exclusivo do futebol profissional, porque também se verifica nos escalões de formação, nas modalidades em que o crac compete e, até, em algumas em que ele não compete (como são os casos do Voleibol e do Futsal, por exemplo), nas quais um anti Benfiquismo primário se constitui como mais um tentáculo do mesmo POLVO.

Este tratamento desigual funciona como se os Nossos Atletas e Equipes competissem sob diferentes regulamentos: eles são admoestados quando sofrem faltas, sob acusação de pretensa simulação, quando protestam de forma razoável (como quando o Tacuara deu um murro na relva), quando tentam impedir o antijogo do adversário e quando … merecem sê-lo, ao abrigo dos Regulamentos oficiais.

Enquanto isso, alguns adversários fazem simulações e são premiados com penalidades e a expulsão de adversários, dão ‘peitadas’ aos árbitros e gritam com eles ficando impunes, usam de uma agressividade excessiva e cometem faltas evidentes sem receberem a devida punição técnica e/ou disciplinar.
As Nossas Equipas vêem ser-lhe anulados golos perfeitamente legais, ou lances de ataque promissores, mas são frequentemente castigadas com golos irregulares e lances perigosos iniciados na sequência de faltas evidentes (foras de jogo incluídos).
Estas irregularidades sucedem-se em grande parte dos desafios e não só quando enfrentamos equipas do crac.

Ficamos todos entendidos?
Ou subsiste alguma dúvida?

Uma vez que estamos todos bem sintonizados, permitam-me que sublinhe a conclusão:as Nossas Equipas e Atletas não competem em condições de igualdade com os seus adversários dentro dos recintos desportivos, constatando-se um prejuízo generalizado ao Benfica em favor dos adversários.

Mesmo sem pretender alongar-me sobre este postulado (trata-se de uma ‘Lei’que já foi amplamente discutida, demonstrada e aprovada), recordo que o POLVO há anos que sempre cria condições para que exista um caso em cada época em que as Nossas Equipas são ‘beneficiadas’, como forma de criar uma ilusão de igualdade de tratamento que desmentisse aquela conclusão.

Como combatê-lo ?

A quase totalidade dos Benfiquistas que comentaram o texto anterior salientaram a imensa dimensão e poder deste POLVO, dimensão essa que erradica na generalizada subversão de valores morais que trespassa toda a sociedade contemporânea nacional. De facto, trata-se de um “mostrengo imundo e grosso”!
Para o combater, creio que ficou demonstrada a prioridade aos argumentos económicos e ao espirito de superação que possa garantir, mesmo neste cenário desigual, resultados desportivos progressivamente mais importantes, tudo isto no quadro da continua reafirmação dos Nossos Valores, aqueles que entroncaram na Fundação do Glorioso e foram sempre honrosas bandeiras ao longo da Nossa História: Universalismo, Desportivismo, Solidariedade, Tolerância e Democracia, entre outros.
Este conjunto de Valores não Nos garantirá nunca a conquista de títulos, mas, sem eles, ficará irremediavelmente condenada a Verdade Desportiva e o próprio Desporto (para já não ir mais longe).

Estratégia de comunicação.

Estou muito longe de ser um especialista na matéria, tal como a maioria dos leitores que comentaram o anterior texto, razão pela qual (?) apenas um preconizou uma estratégia de combate que envolvesse diretamente o Presidente e o Técnico da Equipa principal de futebol profissional e que respondesse “taco a taco” a todas as provocações com que o POLVO nos agride.

Confesso que me surpreende a ligeireza com que tantos Benfiquistas condenam a Comunicação do Clube, apelidando-a em termos que nem Maomé usou quando se referia ao toucinho.
Surpreende-me porque estamos perante uma área muito especifica da Comunicação Institucional, que nada tem a ver com a publicidade ou com a comunicação de marca. Eu diria mesmo que apenas os especialistas em comunicação com experiência na gestão de processos de disputa eleitoral partidária, podem alegar possuir uma experiência que lhes outorgue uma eventual autoridade profissional na matéria.
Bem longe disso, assistimos a que qualquer ‘borra botas’ se arvora a critico de tudo e do seu contrário, quer a tempo, quer a destempo e de acordo com o seu mais declarado anti Vieirismo. Exceções, também existem, mas são isso mesmo: exceções!

Humildemente, parece-me insustentável aquela estratégia do “taco a taco”, uma vez que as provocações são diárias e oriundas de múltiplas fontes.
Como poderiam, o Presidente e o Técnico, dar-lhes uma resposta extensiva e oportuna?
Com tantas Conferências de Imprensa (CI) quantas as origens dessas provocações?

Tal estratégia seria insustentável, inexequível e contraproducente, para não ir ainda mais longe.

Sinceramente, creio que nenhum Benfiquista pode, hoje, persistir em ignorar que um clima de guerrilha, de ódio e/ou de permanente “incêndio” do desporto nacional (sobretudo do futebol), constitui, exatamente, o terreno predileto do POLVO, por lhe permitir esgrimir os seus anti valores: a intolerância, a mentira, o provincianismo (quando não o próprio racismo), a incoerência descarada e a “fina ironia”.
Eu alertei para o trunfo adicional de que o Nosso Clube passou, agora, a dispor a seu favor neste combate, constituído pelo facto de termos ultrapassado o crac na classificação da UEFA: este é um ‘trunfo’ precioso, que Nos custou muito sacrifício, que deveremos usar apenas em última necessidade, mas que, ainda que Nos não garanta títulos, atribui ao Benfica uma incontestável credibilidade desportiva.

Ainda assim e depois de uma longa reflexão, creio que este facto não justifica uma inversão da estratégia de comunicação que vem sendo seguida pelo Clube e que eu passo a caracterizar:

1 “Low profile”, ignorando publicamente 99% das provocações e contribuindo para um “arrefecimento” do clima envolvente ao fenómeno desportivo;
2 Utilização do Nosso Grupo de media (com importância e intervenção crescentes) para desmontar e ridicularizar 0.9% das provocações; 
3 Utilização intensiva da comunicação institucional, quer junto das entidades nacionais, quer das supranacionais, para desmascarar todas as provocações que colocam a “Indústria” em causa ou em perigo;
4 Finalmente, em momentos muito selecionados e candentes, nos termos cuidadosamente preparados a ponto de inviabilizarem quaisquer “respostas”,executar uma comunicação incontestável, suportada em provas irrefutáveis, capaz de demonstrar que persiste o garrote sobre a Verdade Desportiva.

Fico ao vosso dispor, na caixa de comentários.

Viva o Benfica!
.
Escrito por: José Albuquerque
.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A pequenez dos pequeninos


Escrito por um adepto do Vitória de Guimarães 

"A pequenez de "Ser Porto".

"Ser Porto", engloba uma sensação contrastante do que parece. É uma revolta pessoal e colectiva derivada da pequenez, disfarçada com alguns títulos, que toda a gente sabe como são ganhos. 

Até os próprios. "Ser Porto", é o máximo complexo de inferioridade. O Porto é um clube ganhador, pois desde logo começa a época a poder ganhar cerca de 8 títulos : os 4 que pode ganhar, e os 4 que o Benfica pode perder. O adepto do Porto, é como um padeiro a quem sai o Euromilhões : aparece de Ferrari, mas ninguém lhe reconhece mérito. 

E é o que falta ao Porto: Reconhecimento. 

Nem pelo próprio presidente da Câmara! As teorias são muitas, desde logo a das gerações mais novas: "Em 25 anos, vi o Porto ganhar 25 títulos". 

A esse argumento demente, a questão é : quando a vossa avó faz 80 anos, vocês festejam 25 anos também? É que desde que nasceram só viram 25 celebrações de aniversário! 

Nestes 15 dias (pois eles andaram todos na toca durante a época toda), até penta-campeonatos (sem saberem que eram tetra) de hóquei se celebraram. Mais o título de andebol. 

A maioria dos adeptos não sabe UM jogador de cada modalidade, mas festejaram porque? Porque é contra a pedra no sapato da vida deles: o Benfica. 

As virgens ofendidas que levaram uma prostituta a beijar a mão ao Papa, ofenderam-se com o pseudo-gesto-obsceno do Carlos Lisboa no ano passado, em basquetebol. Naquela semana, o basquetebol era o desporto da vida dos "somos porto". Passado 15 dias, a modalidade termina e a carneirice habitual instalou-se. 

Então não há meia dúzia de centenas de milhares de euros para preservar uma modalidade histórica que, pelos vistos, tinha muitos adeptos? É triste, mas é verdade. Caramba, só os carros da Fernandinha e da Carolina, dariam para pagar mais uma ou outra época à modalidade ! O portista é assim. Prefere uma derrota do Benfica a uma vitória do Porto. 

O Benfica é um clube que não se sabe muito bem de onde é. Instala-se em Gaia, e parece que está em plena Avenida da Liberdade. Vai a Paris, e não se percebe se se está em Portugal ou França. 

É duma dimensão que o Porto JAMAIS chegará. 

E tudo porque, cá dentro como lá fora, se sabe como o Porto ganha! Mas isto não é um post sobre futebol, é sobre sociologia, e estamos a falar sobre o complexo de inferioridade do adepto do Porto. 

Vejamos: se são melhores, se ganham mais, se vende mais, se vende por mais, se vão mais longe, se isto, se aquilo, porquê tanto ódio? Porquê? É triste ver gente com poucos dentes e sem a 4ª classe a falar do tempo do Salazar. 
Gente que nem o nome do próprio clube sabe dizer (puarto), que vem justificar o facto do Porto ser clube grande, clube esse que não passa de novo riquismo do futebol (pois isto das vitórias é recente, já o Benfica era um colosso mundial, estatuto a que NUNCA irão chegar). 

Mas sou obrigado a repetir a pergunta: PORQUÊ TANTO ÓDIO? 

Ok, eu ajudo-vos : complexo de INFERIORIDADE. 

Será que falta um bola de ouro, como Benfica e Sporting já tiveram? Será que falta um jornalista espanhol que venha desmentir um dos melhores jornalistas espanhol e do mundo, que afirmou com todas as letras que o Porto é um clube corrupto? Rivalidade entre clubes é normal, mas nunca vi um rival cantar numa final, o cântico contra o adversário nacional, como os portistas fizeram contra o Montepellier, na final da Champions. Ou o Lens, ou lá que equipa era. Não prova uma coisa, prova duas: a pequenez portista, e a grandeza benfiquista da maior instituição em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica. 

E isso custa ao portista. 

Dói. Eles riem-se e celebram, provocam, cantam ... mas falta ali algo! Falta cultura, falta reconhecimento, falta muita coisa. Já está enraizado que não faz mal que seja roubado dinheiro e feitas contratações de milhões e milhões por Valeris, Leandros, etc. 

O que importa, é combater internamente o Benfica. 

O maior título do Porto, é a derrota do Benfica. 

Já o Benfica, vive para dentro do clube, e para fora do país. É um clube sustentável, que quando mudar o presidente, não ficará preso a máfias e dependentes de problemas dos pais dos árbitros para vencer. Uma coisa é certa. Para o ano, o Benfica pode não ser campeão. Mas jamais festejará um "não-título" do Porto, pois isso é tipico dos pequenos."
.

Vamos comprar uma equipa nova?... Parece que sim...

A época ainda não terminou e o fecho para compras e vendas só termina em 31 de Agosto.

Como a final da Taça de Portugal é só no Domingo os diários desportivos e não só, não se cansam em "atirar" para o ar nomes de jogadores, afirmando que uns já se encontram contratados, outros em negociações, outros falados, enfim, tudo é feito com base do nome, Benfica, a fim de vender papel:

Exemplos:

- Carlos Eduardo, médio, brasileiro, 23 anos
- Steven Vitória, defesa, luso-canadiano, 26 anos.
- Filip Djuricic, médio ofensivo, Sérvio, 21 anos ( Dizem que está contratado)
- Pablo Barrientes, avançado, argentino, 28 anos
- Julian Velásquez, defesa central, argentino, 21 anos
- Nicolás Castilho,  avançado, chileno, 20 anos
- Essaid Belkalen, avançado, Argelino, 24 anos
- Mahatma Ottoo, avançado, Ganês, 22 anos
- Denis Cheryshey,extremo, Russo, 22anos
- Lazar Markovic, avançado, Sérvio,19 anos
- Raul Ruidiaz,Avançado, Peruano, 22 anos
- Miguel Rodrigues, defesa central do Nacional, internacional sub-20
- Christoph Cramer, Alemão, médio, 22anos
- Uros Matic, Médio, Sérvio, 23 anos ( Irmão de Matic- dizem que já está contratado)
- Rafael Guarderas, médio, Peruano,19 anos
- Francesco Di Mariano,  avançado, Italiano, 17 anos
- Miralen Sulejmani, avançado, Sérvio, 24 anos ( Dizem que está contratado)

Sei que existem outros que de momento não me recordo. Claro que falta vender o Gaitán, Rodrigo, Matic, Kardec, Carlos Martins, Oscar Cardozo, Enzo Perez, Garay, Miguel Rosa, Luisão, entre outras saídas que os jornais não deixarão passar em claro, e sem um toque de graça.
Aimar termina contrato e nesse nem se fala..


Deixem terminar a final da Taça de Portugal que vão ver que Jorge Jesus vai sair, que virá o Bastos Lopes treinar a equipa Principal, e até, o Luís Filipe Vieira irá ser o próximo avançado centro. Têm dúvidas? Eu não tenho
Quem souber de outros, é favor indicar, loool

VIVA O BENFICA
.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Momentos Estúpidos IX

João Gobern hoje dia 21/05/2013 na Antena 1: http://www.rtp.pt/play/p326/e117843/pano-para-mangas

Ao que parece defendendo ou tentando defender esta besta quadrada:
















Que escreveu isto:

"Para os Benfiquistas do Norte:

Dizem-me que no Porto e ainda mais a Norte do país ainda existem adeptos da agremiação que ostenta o nome de um bairro lisboeta. Sei que são cada vez menos. Quando andava no liceu, poucos ousavam sair do armário – mesmo nessa altura, escondiam-se, envergonhados (e com razão). 

Hoje, dizem-me, nas escolas do Porto são uma espécie em extinção não protegida. Ainda bem. Ser adepto de um clube que simboliza o pior de Portugal, o centralismo, a macrocefalia endémica, o esforço da ditadura em obrar um clube tornado ‘nacional’ (tal como tentaram Franco e Ceausescu), não pode orgulhar ninguém que viva fora do tal bairro e seus arrabaldes. 

Mas ainda há alguns adeptos dessa agremiação que são do Norte, que falam e sentem o país como gente do Norte apesar da sua predilecção futebolística contra-natura.

... Para esses infelizes, para lhes provar quão arrepiante e deslocada é a sua escolha clubística, aqui está a comprovação do labéu que lhes é oferecido pelos adeptos sulistas. 

O insulto, a insídia, o preconceito paroquialmente centralista que o clube que julgam seu representa, está aqui demonstrado. Para que tenham (muita) vergonha de serem, afinal, sem o quererem nem o saberem, contra tudo o que significa ser desta cidade e desta região."

-Texto escrito por Carlos Abreu Amorim, em 2010, e reproduzido no site blasfemias.net (link entretanto já apagado pelo autor, porque será??)


PS: Ele há coisas que por muito que eu tente, nunca poderei entender. Esta é apenas mais uma delas.
 Retirado em parte do site Planeta Benfica

Como vencer esta … “coisa”?



O Enorme Alberto Miguéns chama-lhe “futeluso”, o Enorme ‘Frank’ chama-lhe “frutabol”e o ‘Meo General Viriato de Viseu’ chama-lhe “xistrema”, demonstrando, todos eles, um talento que eu não tenho e uma capacidade para enriquecerem o vocabulário ao nível de um Mia Couto.

Seja como for que lhe quisermos chamar, eu penso que é impossível discutir o Benfica (e não só o Nosso futebol, que a “coisa” tem ‘sucursais’ poderosas em várias outras modalidades) sem termos o “xistrema” como cenário, pelas consequências que ele determina, pela forma como “ele” Nos condiciona, até ao ponto em que, ainda que venhamos a optar por ignorá-lo, teremos de o ter sempre debaixo de mira.
Dir-me-ão alguns que se trata de um tema esgotado, dir-me-ão outros que o Clube perdeu autoridade moral para o discutir a partir do momento em que o Presidente decidiu apoiar a candidatura do ‘faturas’ para a FPF, obrigando-me a responder a estes que gostaria de discutir o Glorioso com elevação intelectual e a recordar aos primeiros que o “tempo que o tempo tem” Nos aconselha a revisitar qualquer tema, por mais debatido que ele esteja.

Em causa está, antes de mais, definirmos a “coisa” para sabermos, todos, do que estamos a falar, para a conhecermos e, então, decidirmos qual Nos parecem ser a melhor estratégia e as alternativas táticas para a combater e … vencer.

Começo por vos dar 3 ajudas, 3 exemplos que convém não esquecermos:

1 “futeluso” é sabermos que um Diretor do crac se suicidou no ‘ladrão’,conseguiu fazer desaparecer a arma que disparou a bala causadora do(s) ferimento(s) mortal(ais) e … ?????
2 “frutabol” é sabermos que houve alguém que conseguiu entrar nas instalações da FPF sem arrombar as portas, que roubou os computadores do ‘faturas’ (e da respetiva secretária, se não estou em erro) e do ‘vitinho dos apintos’, que se feriu na operação deixando rastos de sangue, que agiu de cara descoberta profusamente focada pelo sistema de videovigilância e que não usou luvas, deixando dezenas de impressões digitais e … ?????
3 “xistrema” é sabermos de um apintador também conhecido pelo “melhor do mundo”, ter chegado a Setúbal num dia chuvoso, ter palmilhado o relvado a procurar uma poça de água (enquanto os apanha bolas jogavam animadamente), ter, finalmente, deixado cair a bola no local eleito e, clamando “eureka”, ter decidido adiar o encontro já depois de uma das equipas (a do crac, obviamente) já ter começado a jantar, ter adiado o desafio sem cumprir o regulamento (teria de ter sido acordada nova data), acabando o jogo por se realizar numa data “ilegal”.

E aqui vos deixo o meu primeiro pedido: encham a caixa de comentários com as vossas definições da “coisa” e, depois de lerem todos os exemplos que já la estiverem descritos, juntem outros, mais ou menos recentes, que vos pareçam dignos de nunca serem esquecidos por Nós e pelo Clube que Somos.

Uma vez bem definido o POLVO (que eu prefiro continuar a chamar-lhe assim), passemos ao mais difícil: como o deveremos combater e, mais que isso, Vencer?
Uma vez mais faço apelo ao vosso Benfiquismo e espero que ‘se vinguem’ na caixa de comentários enchendo-a com todas as sugestões possíveis e imaginárias, mas peço-vos que não caiam no engodo do “olho por olho”, porque o que queremos é Vencer o POLVO e não substitui-lo por um outro, apenas de cor diferente. Paralelamente, creio que são dispensáveis ‘respostas’ que sugiram a desistência de modalidades (essa é a escolha do POLVO, sempre que um seu tentáculo definha ao ponto de perder o garrote sobre a Verdade Desportiva, como nos casos do Atletismo e, mais recentemente, com o Basquetebol) ou, ainda menos, de extinção do futebol. 

Feito este meu segundo pedido e mesmo sem vos querer condicionar, nem nas prioridades, nem nos objetivos, permitam-me que oriente as linhas seguintes para uma das (muitas) possíveis ‘frentes de combate’ ao POLVO, uma que há anos permanece no centro das atenções dos Benfiquistas, nomeadamente nos Nossos blogues: a estratégia (e as alternativas táticas) de comunicação.

Desde a época em que vencemos o Campeonato que eu venho defendendo uma estratégia de, chamemos-lhe assim, “low profile”, deixando ao Nosso grupo de media (O Benfica, a Mística e, sobretudo, a BTV) o palco para todas as ‘refregas’ diárias e, pontualmente, nos momentos e condições mais criteriosamente selecionados, apostando em intervenções mais contundentes a protagonizar pelo Diretor de Comunicação, pela Administração da SAD, ou, nos casos mais graves, pelos próprios Corpos Sociais do Clube, na pessoa dos Presidentes. Simultaneamente, o Benfica deveria concentrar todos os seus protestos e acusações a um nível institucional, dentro e fora das fronteiras e em todos os fora admissíveis (o que exclui os Tribunais, como bem sabemos).

Esta minha “tese” assentava em dois argumentos principais (entre um milhão de outros), a saber: (1) a impossibilidade de ‘atacar’ simultaneamente todos os tentáculos do POLVO e a relativa inoperância de qualquer ‘ataque’ a um só deles (por sermos ‘engolidos/silenciados’ pelo conjunto dos restantes) e (2) o facto de o Benfica ainda não ter conseguido o número suficiente de vitórias (nos anos recentes, entendam-me) para impedir que esses ‘ataques’ possam ser amortecidos pelo pseudoargumento “se ganhassem dentro de campo”.

Ora sucede que, no futebol e não só, o Glorioso já começou a acumular vitórias suficientes para que o POLVO não consiga menorizar a Nossa credibilidade desportiva (razão pela qual, na minha humilde opinião, o D. Cor(no)leone vai despedir o treinador ‘bicampilhao’), facto que pode justificar uma reavaliação daquela estratégia de “low profile”.
Tem sido uma luta tremenda, uma campanha com momentos quase heroicos (como as vitórias no Hóquei e no Basquetebol da passada época), que levou a Nossa Equipa principal de futebol a ultrapassar o crac no ranking da UEFA e a ter, esta época, mais vitórias internas (não me refiro a títulos, mas ao número de encontros vencidos) e eu creio que esse resultado não pode ser nem menorizado, nem subestimado, ou tratado como se de uma qualquer “vitória moral” se tratasse.

Esta época desportiva de futebol está prestes a terminar e Nós devemos acompanhar a SAD na indispensável avaliação do desempenho de todos os profissionais envolvidos. A época desportiva do Clube (em todas as outras modalidades) também se aproxima do seu final e o mesmo processo de avaliação vai ocorrer.
O Benfica é muito mais que apenas um Clube Desportivo, mas, nessa sua qualidade, a Nossa Gloriosa História exige-Nos que não regateemos esforços para conseguir que a próxima época seja ainda mais bem sucedida.

Por isso eu vos sugiro que ‘enterremos’ estes dois temas antes de entrarmos em processo de avaliações e autocritica, por forma a impedirmos que a Nossa visão de futuro seja por eles ‘inquinada’
Não estou a sugerir que esqueçamos estes dois temas: não, isso NUNCA!
O que aqui vos proponho é uma disciplina de raciocínio e uma disciplina para o debate: discutamos estes dois dossiers imediatamente (o POLVO e como deve o Glorioso fazer para o enfraquecer e vencer), refletindo e debatendo depois tudo o resto que Nos parecer digno de avaliação e eventual correção. 

Concordam com a metodologia?

Bem sei que este texto já vai longo (sobretudo para os Nossos massacrados corações), mas eu ainda quero prevenir mais um possível inibidor deste debate: aos Companheiros que duvidam da existência real e da influência determinante do POLVO/”futeluso”/”frutabol”/”xistrema”, eu sugiro-lhes que equacionem e debatam o fenómeno (concomitante) deste absurdo anti Benfiquismo que parece ter-se generalizado a todo o resto da sociedade, ultrapassando o facto de osgalhada e andruptos preferirem festejar as derrotas do Benfica em detrimento das próprias vitórias, ultrapassando a miserável exploração que a mérdia nacional faz do Nosso masoquismo e chegando a fazer-Nos sentir que temos de Vencer “contra tudo e contra todos”.

Na minha humilde opinião a única distinção entre o POLVO e o anti Benfiquismo passa pelo interesse económico dos mentores do primeiro, comparada com o infantilismo do segundo.

Viva o Benfica!
./.
Escrito por: José Albuquerque.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Acabou o Campeonato – avaliação.


Creio que as circunstancias que caracterizaram este Campeonato tornam imperiosa uma avaliação da parte de todos os Benfiquistas. Humildemente, aqui vos apresento a minha.

Primeira conclusão – foi o Benfica que perdeu este Campeonato!

Mais precisamente, ao empatar, na Catedral, com o Estoril, com 3 dias de intervalo sobre uma das melhores exibições que a Equipa realizou, o Benfica culminou uma série de 4 desafios em 10 dias, com viagens de ida e volta á Turquia e á Madeira, da única maneira que poderia ‘abrir a porta’ ao velho xistrema e, nesse momento, perdeu o Campeonato.

Segunda conclusão – o crac não ganhou este Campeonato!

Em primeiro lugar, não o ganhou porque foi o Benfica quem o perdeu, em segundo lugar não o conquistou porque o fica a dever a uma série significativa de apintagens altamente favoráveis, sem as quais nunca teria conseguido este titulo.

Terceira conclusão – os BOIS da apaf, apesar de muito menos agressivos, ainda foram capazes de desempenhar o seu habitual papel determinante, muito menos nos ROUBOS ao Glorioso, mas ainda muito pelas ajudas vergonhosas ao clubeco dos andruptos.
De facto, são as próprias estatísticas (de penalties, de cartões e de faltas, quer a favor quer contra) e já não só as imagens a comprovarem o medíocre nível das arbitragens no ‘futeluso’ e, por ainda mais um ano, a sua decisiva influência nos resultados finais. 

Quarta conclusão – ao conseguir 77 pontos (85,5% dos 90 possíveis), que deveriam ter sido 81 (90%) se não fossem os ROUBOS do ‘menino a dias’ e do ‘xistralhadas’,o Benfica realizou um excelente percurso, cumprindo o único objetivo que, legitimamente, pode ser estabelecido numa prova por pontos.
Numa prova por eliminatórias a “duas mãos”, pode estabelecer-se como objetivo o de chegar á final, mas numa prova por pontos e na minha humilde opinião, não pode colocar-se como objetivo “fazer-se melhor que os outros”, sobretudo numa competição tão ‘inquinada’ como este nosso ‘futeluso’.

Quinta conclusão – ao longo das 30 jornadas, comprovou-se que esta foi a melhor Equipa que a Benfica SAD já conseguiu reunir. Bem sei que se trata de uma opinião subjetiva, mas eu assento esta afirmação no facto de reconhecer ao Nosso Plantel a existência de 14 Atletas (de campo, sem contar com guarda redes) com capacidade para assumir a titularidade, mesmo sem termos podido contar com o Aimar, o Carlos Martins e o autoexcluído Nolito.

Sexta conclusão – mantendo a base da Equipa (Técnicos, Atletas e Estrutura), reforçando eventuais pontos menos fortes que a Administração tenha podido identificar e, naturalmente, suprindo eventuais saídas de Atletas que possam vir a ser alvo de propostas irrecusáveis, a próxima época pode ser encarada com otimismo e com objetivos ainda mais ambiciosos. Como estou a falar de Campeonato, eu admitiria como correto que a Equipa se imponha o desafio de renovar um objetivo de 75 pontos para o próximo Campeonato.

Apreciação geral.

Quanto aos moldes em que ainda assenta este ‘futeluso’ nacional, espero que a Liga e a Federação consigam melhorar dois aspetos demasiado graves para não preocuparem toda a gente que tenha alguma responsabilidade nesta realidade e que persistem a condicionar a Verdade Desportiva, a saber: a péssima qualidade de algumas equipas de arbitragem, algumas delas indiscutivelmente comandadas pelo POLVO e a dramática falta de “fair play financeiro” que continua a permitir que equipas insolventes compitam deslealmente com outras equipas que cumprem as suas responsabilidades.

Dentro de uns dias, após o final da época, voltarei aqui para fazer a minha avaliação global sobre o ano desportivo da Benfica SAD.

Viva o Benfica!
.
Escrito por: José Albuquerque.
.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...