quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O melhor jogador português de sempre é quem?

Confesso que nem me devia preocupar. Mas não sou capaz. Olho-me ao espelho e penso: Será que fui ultrapassado pelos tempos e estou a ficar doidão? Será mesmo?

Isto para vos falar de comparações:

Tenho lido por aí que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos, quando consegue ultrapassar Eusébio da Silva Ferreira nos golos marcados pela selecção. 
Ou seja: Eusébio jogou 64 jogos tendo marcado 41 golos. 
Cristiano Ronaldo jogou 106 jogos e marcou 43
Pergunto: Se Eusébio tem jogado 106 jogos quantos golos marcaria?

Não se pode comparar o que não tem comparação.

Ontem à noite vi (e ouvi) um programa desportivo (Grande área) na rtp1 informação, em que um dos comentadores disse, referindo-se ao futebol português: 
Cristiano Ronaldo é o melhor jogador de sempre, sendo o segundo, ... Figo, e o terceiro Eusébio
Fiquei pasmado a ouvir isto. limpei os ouvidos para ouvir (ainda) melhor.
O mesmo comentador repetiu esta barbaridade diversas vezes perante o espanto geral de todos os outros comentadores, incluindo o moderador do programa.

O certo é que perante a discordância dos seus colegas de painel, esse ilustre sabichão, continuou na mesma blasfémia. Simplesmente inacreditável. Como é possível se colocar Eusébio em 3.º lugar?.

Daqui a pouco, colocarão, Mário Coluna, José Águas, Futre, Costa Pereira, Humberto Coelho, Chalana, Simões, Manuel Fernandes, Damas, Bento, Peyroteo, entre tantos outros grandes jogadores,  à frente de Eusébio. Mas pode?

Existem coisas que não entendo mesmo. Será que já ando taralhouco da cabeça?.

Ou serão os chicos-espertos desta nossa praça desportiva que andam maluquinhos de todo?

O que pensam os benfiquistas sobre isto?
.

20 comentários:

  1. O maior é sum um, Eusébio e mais nenhum !!!

    ResponderEliminar
  2. Lourdes Piedade12/09/13, 17:31

    Mesmo que esses ditos comentadores, ou destabilizadores,nunca tivessem visto o Eusébio jogar,basta olhar para a diferença de jogos, neste caso, Eusebio marcaria o dobro de golos,não há comparação. Não se pode dar credebilidade a tanta
    ignorância.

    ResponderEliminar
  3. Lourdes Patacas12/09/13, 17:59

    Quero dizer :"Não se pode dar credibilidade a tanta ignorância" .

    ResponderEliminar
  4. Obviamente que Peyroteo encaixa que nem uma luva no 3º Lugar.

    1º CR7
    2º Figo
    3º Peyroteo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo..

      porque não colocas um nome? Ou até de ti tens vergonha?

      Se continuar assim..será apagado dento de algum tempo

      Eliminar
    2. Carlos Miguel Ferreira.



      Reafirmo que Eusébio foi um grande jogador no seu tempo, goleador inconfundível, mas não chega aos calcanhares de CR7, Luís Figo e Fernando Peyroteo.

      CR7 é o ícone Português no Mundo e um dos melhores jogadores de todos os Tempos. A sua carreira e o seu mediatismo falam por si.

      Luís Figo foi na sua altura um jogador extraordinário, com uma carreira de altíssimo nível nos maiores e melhores clubes do Mundo. Ganhou o que havia para ganhar.

      Fernando Peyroteo foi um Jogador Extraordinário, com números absolutamente extraordinários superiores a qualquer outro Jogador Português. Tivesse tido mais projecção internacional (á semelhança de Eusébio), e estaria no patamar de CR7 e Luís Figo.

      Eliminar
    3. Lourdes Piedade12/09/13, 20:14

      Anónimo !Porque não colocou o Peyroteo em primeiro lugar? Teve vergonha? já agora como era do seu clube... ficava tudo em casa...

      Eliminar
  5. Carlos Marques12/09/13, 18:19

    Isto faz parte de uma campanha organizada e direcionada para denegrir tudo o que estiver relacionado com o Benfica. Desde as opções tomadas pelo presidente, as decisões do treinador, passando pelas roupas dos jogadores, tudo o que for Benfica é para deitar abaixo. O poder que eles têm nas tvs, jornais e tudo o resto é muito grande. O grande problema deles é só um a BENFICA TV, que alterou o sistema instalado e que ia gerindo o dinheiro para direcionar para os ditos junta letras (jornalistas), árbitros e alguns clubes que a troco de algumas notas de euros prometiam correr mais em determinados jogos. Perante isto a nós benfiquistas resta-nos manter unidos, apoiar o clube e colocar a Benfica tv em casa. Pode durar algum tempo, mas se nos preocupar-mos apenas com o que é nosso, o tal sistema tem os dias contados. Os despedimentos vão começar, os roubos em campo vão aumentar, para ver deitam abaixo o presidente e como consequência a nossa tv. Mas não se preocupem, se formos unidos vamos vencer, porque quando o dinheiro começará a faltar ao sistema, vai tudo abaixo e alguns até passaram a vir bater á nossa porta.Mas espero que nessa altura a nossa memória não seja curta. Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Marques

      Concordo na íntegra

      saudações gloriosas.

      Eliminar
    2. Não podia estar mais de acordo! Não é estar a pensar em "teorias da conspiração", mas nesta época, que ainda agora começou, têm existido coisas de bradar aos céus! Tudo serve para mandar a baixo o Benfica, qualquer notícia serve para mandar farpas ao nosso clube. Parece que procuram até ao mais infimo promenor e assim que encontram alguma coisa que seja, mais uma farpa!

      Eliminar
  6. Random_Hero12/09/13, 18:43

    Na minha opinião, são realidades que não são comparáveis. De facto, analisando-se o número de jogos entre os dois, é inegável que Eusébio tem uma maior margem de golos/jogo, mas outros poderão dizer que o futebol da época do Eusébio não era tão exigente do ponto de vista táctico, e que se previligiava muito o ataque nessa altura, permitindo-se aos avançados fazer mais golos do que agora se consegue em condições normais; outros poderão ainda dizer que o Ronaldo tem acesso a uma preparação físisca e a materiais e suplementos de treino que Eusébio nunca sonhou sequer utilizar e que aumentam, inegavelmente, a performance dos jogadores.
    Eu, simplesmente, penso que não se poderá comparar. São jogadores de épocas e contextos absolutamente diferentes, com as suas especificidades próprias que fazem com que os números de um e de outro não possam ser comparados de forma fidedigna e real.
    Fico-me pelo: são dois jogadores absolutamente geniais e que pontificaram cada um na sua época. No entanto - não posso esconder - tenho "um fraquinho" pelo Eusébio, tanto pela forma de estar na vida (por não ser arrogante como o CR7) como pelo ENORME BENFIQUISMO que tem.
    Já Figo e Ronaldo são comparáveis, por serem contemporâneos e, nesse ponto, creio que o Ronaldo consegue estar (pelo menos) um furo acima.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  7. Se o Eusébio da Silva Ferreira tivesse feito o mesmo numero de jogos que o rapaz da madeira tem feito nesta altura perguntavam quem apanharia o Eusébio, mas como o numero de jogos feito pelo King foi menor não colocam em questão isso, ainda ontem no canal pago por todos nós ouvi o Carlos Daniel afirmar que o maior de todos os tempos foi e será Eusébio, embora um ressabiado tenha afirmado umas abestrunculisses que alguém com um minimo de bom senso partiu o coco a rir.

    ResponderEliminar
  8. Eusébio é incomparável. Nem CR, nem Figo nem Peyroteo nem outro qualquer lhe chaga aos calcanhares.Reparem no que diz Figo:

    «Eusébio é o rei, ninguém se pode comparar» - Figo

    Luís Figo recusa entrar na recente polémica em torno da comparação entre Eusébio e Cristiano Ronaldo, mas vai dizendo que ninguém se pode comparar ao Pantera Negra.

    Presente em Lisboa num evento relacionado com a sua escola de futebol, Figo começou por referir: «Fui o melhor da minha geração. Não sou eu que o digo, ganhei os prémios que tinha de ganhar.»

    «As comparações são sempre odiosas e felizmente não estou no meio dessas comparações, pois é sempre subjetivo escolher quem é o melhor: Eusébio, Cristiano [Ronaldo], Figo, Maradona ou quem quer que seja... Cada pessoa tem a sua opinião», prosseguiu.

    Uma coisa é certa para o antigo jogador: «Ninguém se pode comparar a Eusébio. O Eusébio é o rei. Agora não quero ser comparado ao Cristiano Ronaldo ou ao Eusébio. Cada um fez o seu trabalho e tentou fazer o melhor possível no seu tempo.»
    ********
    Existem dúvidas?

    ResponderEliminar
  9. Eu nem sabia que há um jogador que se chama Ronaldo nem um outro Figo...

    ResponderEliminar
  10. Da Velha Guarda12/09/13, 22:53

    Só um bacoco da bola é que faz este tipo de comparações.
    Fazer comparações entre o Eusébio, o Cristiano e o Luiz é mesma coisa que comparar um bola de trapos com uma bola normal para jogar à bola!
    Para já, são jogadores completamente diferentes na maneira e lugar dentro do campo. Depois jogaram em épocas diferentes principalmente o Eusébio.
    Cada um pode eleger aquele que gosta mais, que tem mais simpatia, que tem um clube diferente dos jogadores etc.
    Para o universo benfiquista que tem a maioria dos Portugueses a apoiar é o KING que faz parte do nosso imaginário colectivo.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. E PLURIBUS UNUM15 de Setembro de 2013 às 17:49
    Não sei se se recordam em 2001 (creio), que esta comparação já foi feita com o Luis Figo.
    Agora, é com o CR7...amanhã será com outro.
    o Eusébio já deixou de jogar há 40 anos.
    40 anos após o CR7 deixar de jogar futebol, faremos esta comparação...
    Os mitos não se superam...vejam os melhores jogadores do mundo da história do futebol mundial!! Houve muitos que, na sua época foram considerados os melhores jogadores do mundo, mas, eternos...só os mitos e... Eusébio é um mito, perdurará... para além de comentadores...que um dia ninguém saberá quem foram, de jogadores...mesmo aqueles considerados numa época os melhores do mundo! Só que entre os melhores do mundo, só os MITOS serão ETERNOS.
    Tudo o resto é efemero, assim são estas conversas e comparações...têm a sua época...mas o tempo se encarregará de as contrariar, desvanecer e esquecer...

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...