domingo, 4 de agosto de 2013

RUÍDO BENFIQUISTA


 “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão!” – provérbio popular

Ponto prévio:  O amor ao clube é subjectivo e todos os sócios e simpatizantes têm a sua própria visão do SLB. Assumindo esta subjectividade e a miríade de perspectivas sobre o SLB, a minha paixão pelo clube e mentalidade transporta-me para uma visão de apoio e defesa do Benfica de forma apaixonante. No entanto, não devemos e não podemos escamotear a realidade sobre o SLB, e existem limites que não podemos tolerar ou ultrapassar no exercício de funções no Benfica, pelo que tais factos serão sempre censuráveis e terão a devida sanção no momento oportuno. Mas é sob a análise deste meu ponto de vista, que peço a leitura dos seguintes parágrafos.

Concluída a temporada 2012/2013, fatídica e de extrema desilusão para os benfiquistas, instaurou-se no seio da nação encarnada revolta e raiva pelos resultados nulos. E adaptando o provérbio supra citado, em casa onde não há títulos, todos ralham e ninguém tem razão!
Assim, instalou-se, no meu entender, um ruído ensurdecedor à volta do SLB, e muitos adeptos pretendem que sejam apuradas responsabilidades pelo descalabro e punidas as pessoas certas. No entanto, a alegada “estrutura” decidiu manter o treinador em funções e a tensão aumenta conforme há um mau resultado ou um mau desempenho da equipa nos jogos treino.

Mas já não é somente o desempenho desportivo que se coloca em causa no SLB. Hoje ataca-se toda e qualquer decisão da Direcção, da SAD, e a paz necessária e tranquilidade devida encontram-se excluídas na preparação de uma nova época que se deseja vitoriosa. O apoio que seria necessário, na base de uma cultura de clube e de associativismo, encontra-se ausente, em virtude do facto dos sócios e simpatizantes terem enraizado em si a mentalidade de vitória e de títulos.
E é nesta cultura de títulos que os adeptos assentam a sua filosofia de clube, e é com base nesta cultura que se constroem os argumentos mais fortes para criar o ruído necessário para desestabilizar e colocar tudo em causa.

Apesar de concordar que todos os sócios e simpatizantes são livres para exercer a sua opinião, custa-me aceitar a crítica fácil e constante feita diariamente a tudo o que mexe no Benfica. E custa-me a aceitar porque tal não se coaduna com a minha mentalidade, e porque a mesma carrega em si uma tremenda ingratidão e injustiça.

Nem tudo está bem, mas nem tudo está mal. Há pontos positivos no percurso do SLB, e pontos negativos. Mas de acordo com o imenso ruído Benfiquista, numa análise SWOT, tudo está mal, razão pela qual o Benfica é composto somente por fraquezas. É pena que a maior parte da vivência encarnada se resuma ao futebol e assente numa cultura de títulos.
Pergunto-me para quando no nosso clube haverá o salto qualitativo em termos de mentalidade necessário para que mesmo sem títulos, seja capaz de encher estádios numa digressão como tem feito o Liverpool na Austrália, que terminou a Premier League em 8º lugar e já não vence um campeonato nacional há mais de 20 anos!!!!!

Muitos dirão que a génese do nosso clube é vencer sempre! Aceito e concordo. Mas muitos esquecem-se que o SLB é muito mais do vencer,  é como diz o companheiro Ricardo, um amor de vida!

*/*
Escrito por: O.S.H.
*

33 comentários:

  1. Parabéns. Concordo em absoluto.

    Eduardo Baptista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Eduardo. Agradeço os parabéns, mas somente decidi expôr algo que é patente aos olhos da nação encarnada! Um abraço e um resto de boa noite!

      O.S.H.

      Eliminar
  2. Caro O.S.H.
    pode vossa Exelencia traduzir-me ou clarificar-me "... o SLB é muito mais do vencer, ..."?

    O Benfica sempre foi um clube DEMOCRÁTICO!
    O Benfica é VENCER, VENCER! Nao há mais nada acima disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando de Sousa:

      Da mesma forma que V. Exa. me defere sua atenção de forma polida e elegante, permita-me discorrer sobre o seu pedido de esclarecimentos.

      No meu primeiro post neste belo blog, eu tentei demonstrar o que é ser do Benfica, como pode ler aqui:

      http://obelovoardaaguia.blogspot.pt/2013/03/ser-do-benfica.html

      Nunca coloquei em causa que o Benfica não é um clube democrático. Mais do que vencer, o Benfica é democracia, e sempre foi! Que este ponto fique bem assente!

      Aceito que muitos adeptos comunguem da opinião que o SLB é vencer, vencer e não haja mais nada acima disso! Mas, para mim, há valores muito mais altos do que vencer que devemos sempre defender e um desses valores é Benfica. Mario Wilson disse isso, muito bem!

      Mais, um dos nossos pais fundadores, Cosme Damião sempre defendeu valores como o Desportivismo, o fair play e humildade, valores que estão na génese do nosso Benfica! Por isso, vencer sem ter estes valores, não digo acima do Benfica, ou acima da cultura de vencer,mas ao mesmo nível, não é ser Benfica... é ser e peço desculpa pela menção, ser fcp, com tudo o que isso acarreta! Não quero vencer, por vencer, quero vencer com a garra, com o querer, com a ambição que caracteriza o Benfica, mas sempre com humildade, com fair play e desportivismo.

      Mais, o SLB é muito mais do que vencer, porque é um universo tão cheio, tão rico, tão variado que muitos adeptos neste momento reduzem a uma tríade: Futebol, Vieira e Jesus.

      Mas o vencer continua na cultura do Benfica... Fomos o clube que mais títulos ganhou em termos de modalidades. Onde estão os nossos adeptos e simpatizantes a louvar esses feitos? Mas isso, caro Fernando de Sousa, muitas vezes sinto, que é paisagem, que não interessa! Só interessa, quando há insucessos!

      Por isso, é que digo que o SLB é muito mais do que vencer! Mas aceito e respeito a sua opinião que o Benfica é vencer e vencer sempre, não havendo mais nada acima disso. Afinal de contas, crescemos por sermos vitoriosos... mas convém relembrar se calhar este belo texto que nos mostra o porquê de ser Benfica... Porque o Benfica nos escolheu, e não nós não o Benfica, pelas suas vitórias!

      http://www.youtube.com/watch?v=48XkpoUgl4Y

      Um abraço, com toda a consideração V. Exa.!

      O.S.H.

      Eliminar
  3. numa análise swot a letra "O" significa oportunidades. e a grande oportunidade teria sido nao renovar com o atual treinador. nao se fez isso, logo, o "W" que quer dizer fraquezas em inglês, aumentou exponencialmente. Portanto nao me venham com mais branqueamentos. Vamos ter de ser nós a despedir esse bafiento do Jorge Jesus, ou entao vamos ter de gramar o Cortez uma epoca inteira e vamos acabar por se enxovalhados. tenham dó. Nao ha por aí uma alma que esteka proxima de L F V e nao tenha medo de lhe dizer para ele abrir os olhos? Ou será que so ha yesmens na esfera de influencia do Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro ATF:

      Conforme indica e bem, a letra O significa oportunidade. E concordo, também entendo que o clube perdeu a oportunidade de encerrar um ciclo, com a saída do Jesus, e embarcar numa nova epopeia, falhada ou não. Considerou a Direcção manter o Treinador. Temos que aceitar, uma vez que, ao contrário de muitos, eu defendo a estabilidade e a manutenção da Direcção devidamente e legitimamente eleita até ao fim do mandato. Agora, existem locais onde a Direcção é fiscalizada e pode ser confrontada pelas suas decisões: são as assembleias gerais! Mais, em última instância, esta Direcção terá que se submeter a votos, e aí os sócios terão a palavra final, de dar o devido cartão vermelho, conforme a actuação da Direcção! Mas também é necessário que, quem não está contente com o rumo do SLB, se organize, apresente ideias com realismo, com rigor e alternativas válidas!

      Agora, esconderem-se atrás de um ecrã, para mandar bitaites, ao bom estilo dos clientes numa taberna ou café com a sua opinião demagoga, sem ter conhecimento de causa do assunto, é para mim, apenas ruído.

      Por isso, não estou aqui com branqueamentos... antes pelo contrário, pretendo sim promover o diálogo e o debate de ideias de forma sincera e produtiva. Mais, a temática do meu texto, apesar de ter diversas ideias gerais e abstractas, era manter o foco na mentalidade benfiquista, e por inerência, na mentalidade portuguesa... qual a razão que nos leva muitas vezes a não apoiar o nosso clube, quando os resultados, as políticas, a falta de títulos não existem??? Porque é que no Benfica, tem que ser a equipa a puxar pelos adeptos, e não o inverso, como acontece com o Liverpool, cujos adeptos cantam a plenos pulmões que aquela equipa NUNCA CAMINHARÁ SOZINHA?

      Muito obrigado pelo seu contributo companheiro ATF, e peço desculpas pelo meu texto longo! Um abraço e tudo de bom.

      Saudações gloriosas.

      O.S.H.

      Eliminar
  4. Concordo na íntegra com o teor do texto que considero fabuloso na génese benfiquista.

    No entanto, temos que reconhecer que ver outros clubes ganhar ano após ano nos revolta porque sempre nos habituámos a ver o Benfica a ganhar... quase sempre

    A época passada gerou em mim uma fé tremenda. Nunca me passou pela cabeça perder o campeonato a 3 jornadas do fim, com dois jogos em casa nitidamente acessíveis ao Benfica. Nunca. Foi um desgosto tremendo. Uma desilusão da qual está difícil me recompor

    Ver a festa daqueles que nunca pensaram vencer, foi doloroso de mais para mim. Foram facadas no meu peito, cujas feridas, não consigo sarar.

    Quando penso nisso... meu Deus ou Jesus, ou seja lá quem for, que me explique: Como foi possível perder o campeonato???.

    Continua a doer muito na minha alma benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ricardo... dói na tua alma, dói na minha, dói em toda a nação benfiquista e neste momento, qualquer mau resultado, terá resultados imprevisiveis e o Benfica irá viver momentos de muita convulsão. A tranquilidade e a paz no clube estão por um fio! Mas é nestes momentos, que os Benfiquistas devem ser, acima de tudo, unidos, em prol do SLB, mas críticos nos locais certos!

      Um abraço amigo.

      O.S.H.

      Eliminar
  5. O nosso presidente é , de facto um bom empresário e, tem feito obra valiosa no nosso grande Benfica. Disso ninguem pode ter duvidas, as obras estão à vista.
    No entanto, como gerente desportivo não está à altura do prestigio do SLB. Faz más escolhas, tem maus amigos, perde opurtunidades de oiro para fazer melhores negócios e, sobre tudo, não está atento ao que se passa nos bastidores do futebol português, em especial à vergonhosa arbitragem portuguesa. Ainda pior, diz uma coisa e faz outra no que diz respeito aos sócios do Benfica. Diz que o SLB é dos Sócios e depois não explica, clara e eficazmente, as opções que toma. O caso cardozo e Roberto são bons exemplos do acabo de referir. Tem ao seu dispor, como nunca, os melhores meios para manter os sócios bem informados, como lhe poderão proporcionar a Benfica TV, o site SLB e o jornal do Benfica. Não o faz porque não quer. Isto é muito mau para a grande nação benfiquista, apaixonda, vibrante, aguerrida e muito exigente, pelo que se torna imperioso mudar esta situação. O Benfica precisa de um presidente aglotinador e que saiba ler e lidar com a podridão que reina no futebol Luso. Este não o faz, mas não quer dizer que não o possa fazer, basta mudar de rumo e saber colocar pessoas certas que o aconselhem na gestão global desportiva.
    Não cabe na cabeça de um atento e prespicaz gestor desportivo, convidar o São Paulo para a apresentação da equipa aos sócios, ainda por cima na discussão do troféu do rei Eusebio da Silva Ferreira. Isto porque se sabia que o São Paulo, já em ritmo de competição, iria fazer o jogo da sua vida. O Benfica tinha tudo a perder e nada a ganhar. Repare-se o que faz a concorrência. Convidam clubes europeus,com identico ou mais baixo nível de preparação, do ultimo terço da tabela, onde as hipotses de sucesso são quase garantidas. Isto é importante para motivar os jogadores e a massa adepta. Estas decisões, entre outras, fazem toda a diferença, tanto mais que o Benfica precisava de um inicio de temporada motivador, não só para fazer esquecer o que se passou na última temporada, como também para dar um bom incentivo aos novos assinantes da importantíssima Benfica TV. Custava alguma coisa convidar um Celta qualquer para a apresentação da equipa aos associados?. É muito diferente perder com o Real Madrid, Chelsea ou outro club europeu de primeira linha do que perder, na Luz, com um club Sul Americano. Com esta derrota o Benfica perdeu muito e nada ganhou. Má gestão desportiva em toda a linha...
    A.Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mesmo pensamento. Faço minhas todas as sua palavras que considero atentas e conhecedoras da atual realidade do Benfica

      Eliminar
    2. Águia Preocupada04/08/13, 13:40

      Nada mais correcto e verdadeiro! Só que hoje, as opções tomadas têm sempre como prioridade os interesses negociais de Vieira. E só depois os do Clube! Esta é que é a realidade, por muito que doa!!!

      Eliminar
    3. Caro A. Neto:

      Obrigado pelo contributo. Não possuo formação em gestão desportiva, por isso, não posso dizer que o SLB actuou mal ou não com o convite ao S. Paulo. No entanto, concordo que precisamos de um arranque motivador, e esta derrota deixa mais sequelas na " afficion" Benfiquista. Mas sei que, sou capaz de encontrar muitas outras opiniões diferentes relativamente ao tema.

      Mas mais uma vez, agradeço a participação. Gosto de aprender e de ouvir todas as pessoas!

      Contudo, permita-me só um pequeno aparte: eu quando desejo discutir Benfica, gosto de olhar para todo o Universo. Ora, hoje em dia, sinto que a discussão sobre o SLB é tremendamente redutora, onde ficamos presos a uma única modalidade: futebol! Permitam-me os comentadores questionar, em forma de provocação: deve o Benfica extinguir as modalidades que possui, ou são os Benfiquistas que muitas vezes esquecem-se de valorizar os demais títulos?

      um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
  6. Até eu, que não sou benfiquista, fiquei desagradada com o final de época.

    Achei interessante que quem escreveu ache o mesmo que eu, isto é, os adeptos do Liverpool são um exemplo a seguir: já vi um jogo em que estava a perder por 4-0 a cindo minutos do fim e cantavam , apoiando e incentivando a equipa, como se o resultado fosse o inverso!

    Algum clube em Portugal tem este respaldo? Não me parece, nem sequer a Selecção consegue isso.

    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São

      Folgo em a "ver" aqui... Bem vinda

      Tenha um Domingo feliz

      Eliminar
    2. Obrigado São pelo pequeno contributo. Sabe, já ha algum tempo que, passe a inconfidência, sinto inveja de alguns clubes europeus pela mentalidade dos seus adeptos... eles cultivam a ideia de serem "supporters" do seu clube de eleição. O Liverpool nesse sentido é um excelente exemplo. Mas existem outros: o Rangers, despromovido à terceira divisão escocesa, consegue colocar, hoje em dia, mais adeptos no estádio que o SLB. E pergunto porquê? Será tudo culpa de Vieira, do Jesus, da falta de títulos, dos alegaqdos "cancros" que se encontram no SLB.. ou é algo que também versa sobre a nossa mentalidade, enquanto portugueses e adeptos de futebol?

      um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
    3. Caro O.S.H., penso que a personalidade portuguesa ( sem entrar em generalizações, que são sempre injustas) tem muito a ver com o que se passa na falta de apoio às equipas de futebol e , até, na política, pois muitas pessoas votam não nas ideias nem nas propostas dos Partidos, mas sim por partidarite ou pela negativa...

      Boa semana

      Eliminar
  7. patriarca disse:

    Sem títulos ganhos NÃO EXISTEM obras valiosas que suplantem nada. Sem títulos ganhos onde estão as Taças para o Museu ?????!!!!!

    Não podemos viver ETERNAMENTE do PASSADO e na LUZ isso está a acontecer!!!!!!!

    O que conta para a História são os Titulos Ganhos e estamos a perder essa genesis Conquistadora.

    Vitórias Morais dão somente alento ao INIMIGO!!!!

    Viva o Glorioso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Patriarca:

      O Benfica, no meu entender, não vive no passado, pois o passado recente, que contabiliza, no meu entender, 20 anos, é parco em títulos, na modalidade do Futebol, e que isso fique bem assente.Ora, o presente e o futuro que os Benfiquistas desejam, é que o mesmo seja recheado de títulos, como acontece já em outras modalidades, onde temos tido diversos títulos que irão assentar muito bem no nosso museu. Contudo, e infelizmente, não vejo os benfiquistas a falarem disso! Parece que sermos campeões no Basquetebol, no Voleibol, no atletismo, termos sido campeões europeus em Hóquei,e outros títulos em anos anteriores não conta para nada. E não são titulos que mostram a genesis conquistadora do SLB? Acho que o Benfica necessita de discutir se deseja ser eclético, ou pretende ser apenas futebol!

      Mais, muitas vezes somos nós Benfiquistas, que adoramos desvalorizar alguns feitos que já alcançamos. Às vezes sinto que temos vergonha em dizer que temos 4 taças da liga conquistadas. Verifiquem se o fcp não contabiliza com orgulho todas as suas 18 ou mais supertaças conquistadas como títulos? Temos vergonha da taça lucílio baptista ou taça da cerveja?

      Assim, entendo que não vivemos no passado. Mas gostamos muitas vezes de utilizar o passado para diversos fins, menos os de discutir Benfica!

      Mas obrigado pelo contributo. Um abraço e viva ao Benfica!

      O.S.H.

      Eliminar
  8. O Benfica é muito mais que vencer! LOL
    o que vocês inventam pra disfarçar o looserismo que vai no nosso clube. 12 anos - 2 campeonatos com este senhor na presidência, mais os milhões gastos e o passivo astronómico que temos.

    Pode ser quando o fcp nos ultrapassar em titulos nacionais acordem prá vida. O Benfica todos os anos morre mais um bocadinho. E voces com esse discurso sem exigência nenhuma e a desculpar tudo o que acontece só ajudam na morte do clube...estão de parabéns continuem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro anónimo, obrigado pelo contributo!

      Mas sim, o Benfica é muito mais que vencer. O Benfica é democracia,o Benfica é desportivismo, é fair play, é vencer com dignidade. O Benfica é ecletismo, e foi esta temporada o clube português que mais títulos venceu. Mas parece que isso não interessa, para Benfiquistas como o caro anónimo. O Benfica são os sócios, que todos os anos pagam as suas quotas e amam o seu clube.

      Mas claro, que aceito que o caro anónimo benfiquista não conheça esse universo Benfica. Para si Benfica, só será clube quando vencer novamente, mas vencer em Futebol. Por isso, pergunto: para si o Benfica é todo o universo que conhecemos, nas suas mais variadas vertentes, ou é so futebol?

      Se for só futebol, está disposto a dizer-me quando é que o Glorioso Benfica morreu? É que, para V. Exa., parece que antes de Vieira, eramos um verdadeiro Benfica conquistador. Só me pergunto em que século devo situar os 11 anos sem conquistar um título por parte do SLB! É que em 12 anos de Vieira, temos dois campeonatos, 1 taça de Portugal e 4 taças da liga, que também são títulos. É pouco? É. Queremos mais? Queremos. Exigimos mais? Sim. Falta de cultura de exigência? Não creio. Mas aceito a opinião, mas é pena que não queira discutir um problema que é: só somos Benfica quando vencemos, ou somos Benfica baseado numa cultura de apoio ao clube?

      O.S.H.

      Eliminar
  9. Jose Albuquerque04/08/13, 16:31

    Enormes O.S.H, A. Neto e de mais Companheira(o)s,

    Grandissimos textos, a comprovarem a vitalidade deste belissimo OBELOVOAR.

    Esta de parabens o Amigo Aguia Livre! Estao de parabens os Autores dos textos e, eu, triste por ter acabado de visionar o desafio de ontem, ganhei animo para pensar e sugerir que me parece ser tempo de o Presidente se fazer ouvir.

    Companheiro, Luis Filipe Vieira,

    Esta' na hora, Presidente!
    As e os Benfiquistas necessitam da tua palavra de lideranca.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde amigo José Albuquerque

      Faço minhas as tua palavras, de:

      Esta' na hora, Presidente!
      As e os Benfiquistas necessitam da tua palavra de lideranca.


      Grande abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pelo contributo Amigo José Albuquerque. No caso do senhor presidente, a minha singela opinião é que o homem continua a " arranjar" lenha para se queimar.

      Têm a palavra os sócios nos locais certos, para exigir e debater o Benfica!

      UM abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
  10. Caro Ricardo
    Ótimo esse artigo que escolheu!
    Cícero disse:«o amigo certo reconhece-se numa situação incerta».
    Eu digo: o adepto verdadeiro reconhece-se numa situação difícil.
    Um ótimo domingo
    Saudações da
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz Bragança, boa tarde

      O Artigo não é escrito por mim, mas sim, pelo meu amigo O.S.H, um grande benfiquista

      Fiquei feliz com a sua visita

      Volte sempre

      Feliz Domingo

      Eliminar
    2. Obrigado Beatriz pelas palavras. tudo de bom e uma excelente noite! Um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
  11. Maria da Luz04/08/13, 19:58

    O Porto sempre a ganhar e o Benfica sempre a perder
    Onde é que vamos parar com uma equipa que parece ser amadora ao pé da equipa do Porto?
    O texto é muito bem mas eu já não acredito em milagres. O que se está a fazer ao Cardozo é vergonhoso até parecendo ser numa equipa do 3.º munbdo e não no Benfica de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exma. Maria da Luz:

      O texto apenas pretende introduzir uma temática que visa questionar, num momento delicado da vida do SLB, sobre o tipo de mentalidade que devemos ter enquanto sócios e adeptos do SLB... uma mentalidade baseada na cultura de vitória, e que se deve criticar tudo e todos por não vencermos. Ou uma mentalidade de cultura de clube, de apoio ao clube, mesmo nos maus momentos, mas discutindo nos lugares certos, e com rigor e seriedade o rumo certo para o SLB!

      Mas estamos todos preocupados, e não peço milagres. Pedimos trabalho, empenho e dedicação em prol do SLB.

      Um abraço

      O.S.H.

      Eliminar
  12. Depois do jogo de ontem estou deveras preocupada e vamos ter muitos desgostos esta época.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A preocupação é transversal a todos os sócios e simpatizantes cara Sonhadora. No entanto, entendo que compete a nós apoiar o clube no momento dificil, e debater os problemas com seriedade, com rigor e bom senso, e nos locais certos.

      Têm a palavra os sócios do Benfica, porque no fim, o Benfica é dos sócios!E a oposição tem 3 anos para apresentar candidatos credíveis, um projecto com cabeça, troncos e membros e trazer novas ideias para o SLB.

      Um abraço glorioso,

      O.S.H.

      Eliminar

  13. Este post contribuiu ainda mais para o meu desalento depois da decepção de ontem.

    Poderia aqui gastar 3 ou 4 vezes mais espaço com argumentos que que voariam por terra esta lenga lenga enroupada em lençois de cetim.

    Mas, já não estou para perder tempo com arrivista como aqueles que dirigem e treinam o meu clube que ainda que andassem cá mais cem anos nunca saberiam interpretar a génese.

    Como considero uma provocação esta chamada ao adormecimento retribuo assim:

    JVA à beira desta comandita é um menino de coro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Conde Vimioso:

      Agradeço o contributo, mesmo que o mesmo seja pouco elogioso para com a minha pessoa... Não desejo contribuir para o adormecimento, mas sim fomentar a discussão, sendo que neste ponto, desejo discutir a mentalidade benfiquista, baseada numa cultura de títulos e não numa cultura de apoio e de clube. A partir deste ponto, podemos extravasar para discutir a génese do clube, e admito, estou aqui para dialogar e aprender com todos os intervenientes e dessa forma enriquecer o meu benfiquismo!

      O texto pode ser uma provocação, mas não quanto ao adormecimento. Já indiquei que há adeptos que consideram que o SLB é vencer, vencer sempre. Aceito e respeito. Mas ser Benfica não é só isso! Se fosse isso, então hoje em dia o SLB já não teria adeptos e nem sócios, uma vez que em vinte anos - 20 - só temos 2 títulos, 1 taça de Portugal e 4 taças da Liga! Por isso, me diga, o que faz mover os sócios e os simpatizantes do Benfica? São os títulos, parcos nos últimos 20 anos?

      Muitos não gostam, mas afirmo com todas as letras: o Benfica glorioso que todos adoravam morreu com a eleição de Damásio, que deu a machadada final no SLB e remeteu-nos a um período de 11 anos sem qualquer título!

      Espero que tenha ânimo para lutar pelo Benfica, mesmo que odeie um arrivista como eu, que considera um " enfant terrible", mas continuarei a provocar os adeptos para debaterem o Benfica e a forma de ver o Benfica. Mas não sou dirigente e não fui eu que decidi manter este treinador. No entanto, há locais para debater tal situação. E por isso, é com ele que temos que contar para orientar a equipa. Esta é a minha opinião, quer concorde, quer discorde, mas ao contrário de si, defendo o seu direito a discordar de mim com todos os argumentos plausíveis.

      Um abraço.

      O.S.H.

      Eliminar
  14. O texto está muito bem escrito e os comentários são de um benfiquismo exemplar
    Como benfiquista preocupo-me e de que maneira com aquilo que se vai escrevendo:

    " O contra relógio para o fecho do mercado já começou e as dúvidas na Luz continuam.
    A SAD tem recebido diversas sondagens por alguns dos principais jogadores, mas, para já, não há fumo branco, com Luís Filipe Vieira a deixar claro, salvo raras exceções, que só vende pela cláusula.
    Mesmo assim, os responsáveis têm boas perspectivas de bater o recorde de transferências de 2012/13, quando Witsel e Javi deixaram o Benfica e foram responsáveis por grande parte do bolo de 67,8 milhões de euros que entraram nos cofres encarnados no verão (Bruno César foi vendido por 5,5 milhões de euros em janeiro)."

    Pergunto: Olhando às aquisições do clube lá do Norte, o que será a equipa do Benfica se forem vendidos, Garay, Matic, Cardozo, Salvio, C. Martins, Ola John?.
    saindo Melgarejo teremos opções para Cortez caso esse se lesione ou for castigado?
    E Guarda-redes? Teremos opções para Artur Moraes titular que parece ser um engano de casting?
    Teremos equipa capaz de ombrear com eles ( Porto).
    Olhando aos resultados da pré época nem pensar nisso. Vai ser mais uma época do quase.

    Miguel Rosa saiu. Não seria de dar uma oportunidade na equipa principal a esse fantástico jogador?

    Estou apreensivo com o futuro imediato do meu Benfica.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...