sábado, 31 de agosto de 2013

Mundo Benfica - Hóquei em Patins



"Vou fazer tudo para voltar ao inferno da Luz" 
(sobre o Benfica)"Foi o único clube onde joguei e fiquei adepto"
- Panchito Velasquez!

Uma das modalidades colectivas mais bem sucedidas do desporto português é, sem sombras de dúvidas, o Hóquei em Patins, sendo que Portugal conta no seu palmarés, salvo erro, com 15 campeonatos mundiais e 20 campeonatos europeus. No entanto, apesar de todo este currículo, é pena que em Portugal deixemos de apoiar de forma constante e regular as modalidades que elevam bem alto o nome do nosso país. E essa missão continua a pertencer quase em exclusivo aos nossos clubes nacionais!

Aprendi a gostar de Hóquei com o meu falecido avó, benfiquista e grande apreciador do melhor jogador de hóquei em patins de todos os tempos para ele, o lendário António Livramento. Recordo-me de festejar com o meu avô o título de Portugal campeão mundial em hóquei patins em 1993, numa equipa onde despontavam jogadores gloriosos do SLB, tais como Paulo Almeida, Vítor Fortunato e Rui Lopes.

No entanto, o Hóquei em Patins do Benfica foi perdendo fulgor e concedendo espaço para o crescimento do rival do Norte, que a partir de 1998/1999 passou a dominar o Hóquei em Patins em Portugal, para nossa infelicidade. No entanto, a magia de um dos maiores jogadores do mundo, considerado um astro e talento único no mundo, e que chegou à Luz em 1999 conseguiu fazer com que os adeptos continuassem a acarinhar o hóquei como uma modalidade de eleição. Falo claramente de Panchito Velasquez, que encantou os ringues em Portugal até 2003, creio que o seu ano de despedida.

Contudo, tal despedida correspondeu ao declínio da modalidade no Benfica, bem como ao adeus dos adeptos para com a modalidade. E é aqui neste divórcio que se vê a força do Benfica nas modalidades. A visibilidade da modalidade e de qualquer outra modalidade em Portugal, depende e muito do sucesso ou insucesso do Benfica nas mesmas. E o facto de hoje voltarmos a falar de hóquei, de nos interessarmos por esta modalidade que já tanto deu a ganhar a Portugal significa o renascimento do Benfica na modalidade.

Na verdade, nos últimos quatro anos, a equipa de hóquei do Benfica tem regressado ao convívio com os títulos, tendo conquistado uma taça de Portugal, um campeonato nacional, duas supertaças António Livramento, um taça Cers, uma supertaça europeia/taça continental, e uma Liga europeia  - correspondente a taça dos campeões europeus.

 A nova época que se avizinha, irá demonstrar se o SLB realmente tem estofo para continuar a alimentar novas conquistas, e a discutir o ceptro de campeão nacional, ou se os títulos dos últimos anos, foram meramente esporádicos!

Termino com as palavras de Paulo Almeida, novo treinador da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica:

- "Onde o Benfica entrar é para ganhar, isto é a Mística do Benfica. Quem veste esta camisola tem que ter esta mentalidade, é uma camisola que pesa muito e não é qualquer um que a veste”


Que o hóquei em patins consiga continuar a vencer para que o público regresse aos pavilhões e a modalidade regresse aos seus tempos áureos! Eu acredito, tem a palavra o Benfica!

11 comentários:


  1. Pois é Menino Rebelde se fores ver não foi só o hoquei, foi o futebol o Basket onde tihamos equipas fora de serie e que foram destruídas.

    Vilarinho abandonou as modalidades ((e tudo o resto)).

    É certo que o futebol e o hoquei é onde a corrupção ainda manda mas destruir aquela equipa de hoquei e mesmo Basket, foi criminoso.

    Convivi de perto com Paulo Almeida, Rui Lopes, o Vitor Fortunato Panchito e Iramão.

    Eram todos rapazes excepccionais mas Panchito era Ímpar porque era de uma humildade e simplicidade extraordinárias e depois fazia ""aquelas coisas"" dentro do campo.

    E gostava muito do Benfica como o provam as citações do teu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Conde Vimioso:

      Se ando a escrever sobre as nossas modalidades, é porque acredito no valor das mesmas e sinto que as mesmas emergem de uma época negra a que foram submetidas! Mais, com os meus posts, pretende acima de tudo valorizar a aposta do clube nas modalidades que prosseguem, pois sinto que para muitos benfiquistas o Benfica é somente futebol. E isso vai muito ao encontro da ideia de Vilarinho, que chegou a lançar para o ar a ideia de que deviamos terminar com as modalidades e canalizar esses investimentos para o futebol.

      Ora, para mim há um mundo incrível e glorioso do Benfica que os adeptos parecem querer reduzir ao futebol. Já questionei diversos comentadores aqui do blogue sobre se desejam ou não abrir a discussão sobre se o Benfica deve ou não ter diversas modalidades ou apostar somente no futebol. até hoje espero por respostas, mas muitos dos seus comentários vão no sentido de que só o futebol interessa. O resto, é para esquecer, infelizmente.

      Muito obrigado pelo seu comentário e desejo a continuação de um excelente dia! E é claro que Panchito, como muitos outros jogadores do SLB levam sempre o Benfica no coração!

      Invejo a sua convivência com estes atletas que deram imenso ao Benfica e que muito me orgulham - não me leve a mal a minha inveja, mas fico feliz por V. Exa. ter tido a possibilidade de conviver com tais atletas!

      Um abraço e Viva o Benfica!

      Eliminar

    2. Caro Menino Rebelde

      Perdoa-me por não te ter dado as Boasvindas a este cantinho que há muitos anos me acolheu com muita amizade e paciência porque não sei se sabes levo muito a peito AQUELE que é para mim um ideal e uma das minhas razões de viver.

      Para mim o BENFICA é tudo mesmo que seja berlinde.

      Por ausência ainda não li o teu post sobre o Basket, modalidade que me é muito querido, depois explicarei porquê.

      Estou aberto a essa discussão mas depois que agora vou ver O GLORIOSO... em futebol. Já hoje vi os juniores e levi com um desgosto...e há tanta coisa que eu não compreendo no Meu Clube.

      Abraço

      Eliminar
  2. Sabemos que é praticamente impossível ter todas as modalidades desportivas no nosso Glorioso Clube, ainda por cima com o nível competitivo sempre exigido pelos sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica. Também sabemos que há umas que são mais queridas que outras. Futebol, Futsal, Hóquei em Patins e Basquetebol serão, das que estão em actividade e muito provavelmente, aquelas que mais acarinhadas são no Universo Benfiquista. Mas uma há, infelizmente suspensa de todas as actividades há já algum tempo, que merece estar sempre no activo. Até porque está representada no nosso lindo Emblema. Refiro-me, obviamente, ao Ciclismo. Durante muitos anos foi a modalidade mais popular, e com mais praticantes no nosso país. E levou, por estradas e caminhos do nosso País o nome do Benfica aos sítios mais recônditos de Portugal. Só por isso, deveria ser uma modalidade mais acarinhada e, principalmente, mais respeitada pelos nossos dirigentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade carissimo Abel Beirão. Tenho a modalidade do ciclismo guardada para um futuro post, mas reconheço que não é possível manter o nível competitivo exigido por todos os benfiquistas em todas as modalidades. Mas em todas elas, devemos sempre exigir que dêem o melhor, e que lutem sempre para vencer!

      Muito obrigado pelo comentário! Desejo um excelente dia e tudo de bom!

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Mais um texto brilhante caro amigo Menino Rebelde

    Gosto muito de hóquei em Patins. Quem não se lembra dessas equipas fantásticas que tinha o Benfica?
    Estou como o amigo de cima que fala em ciclismo. Também tenho saudades de ver o ciclismo no Benfica.
    Passaram pelo clube ciclistas fantásticos que todos os benfiquistas mais velhos têm na recordação.

    Em suma: VIVA O BENMFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado amigo Ricardo!

      Desejo-te um excelente dia e tudo de bom. Um abraço e Viva ao Benfica!

      Eliminar
  4. Caro amigo
    Óptimo texto! Bela defesa de uma modalidade que até tem inúmeros adeptos.
    Ainda me lembro de ver o Livramento jogar.Era sempre um sucesso.
    Oxalá voltemos aos tempos áureos do Benfica na modalidade de Hóquei em patins!
    Bom fim de semana
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o meu desejo carissima Beatriz Bragança.

      Muito obrigado pelo seu comentário e um excelente dia para si. Um abraço e continuação de um óptimo dia!

      Eliminar
  5. O Benfica é futebol e o resto é paisagem. Por um post em cima dum actual não está muito correto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo:

      Respeito a sua opinião e muitos Benfiquistas têm a mesma opinião que a sua! Mas eu não concordo e os próprios estatutos do SLB defendem o ecletismo. Mas se o resto é paisagem, acho que o clube deve promover a discussão sobre se o futebol deve ser a única modalidade a ser praticada e extinguir as restantes! Eu, enquanto adepto do SLB, sempre irei defender as modalidades, pois o Benfica como clube e associação, faz muito mais pelo desporto em Portugal, do que muitas federações que por ai pululam!

      Quanto ao post, ao ser convidado pelo criador deste blogue, não me foi exigida uma ordem de publicação de posts, ou de prioridades. Coloquei o post que escrevi, mas caso o criador deste blogue tenha alguma objecção, eu irei atender à mesma. Mas agradeço o conselho.

      Um abraço e uma excelente noite!

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...