terça-feira, 20 de agosto de 2013

Futurologia


«Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.» (Miguel Torga)

Futurologia, ao contrário do que muitos leitores pensam, é uma ciência, em que o principal foco de estudo é o futuro. Esta ciência não se destina a prever o que vai acontecer no futuro, mas sim o que pode acontecer no mesmo.

Após a explicação dada, apetece-me fazer futurologia sobre o estado do SLB. Mas reconheço que não me guiarei por dados concretos para prever padrões e possibilidades, mas farei antes pelo contrário previsões, que espero falhar em toda a linha, à boa moda dos nossos governantes!

Após um final de temporada dramático, a desilusão e a letargia mantêm-se na nação benfiquista. E o primeiro jogo da jornada do campeonato despoletou ainda mais o nosso sofrimento, raiva e revolta. No futuro recente que se avizinha, imagine-mos que:

-  em pleno estádio da Luz, na segunda jornada, o SLB apenas alcança um empate contra o Gil Vicente, ou uma surpreendente derrota. Tal resultado resulta num ensurdecedor coro de assobios e lenços brancos;

- A insatisfação aumenta de tom, os jogadores são apupados, Jesus insultado e Vieira continua em parte incerta;

- A comunicação social aproveita-se deste facto, continua a destacar o renascimento fenomenal do Sporting em contraciclo com a crise encarnada e louvam loas à possibilidade de vitória do Sporting sobre o SLB;

- Entretanto, anunciam-se as vendas de Garay, Matic, Sálvio e Cardoso;

-  O SLB não consegue obter mais do que um empate, ou sai derrotado do Dérby à 3º Jornada, estando assim praticamente arrumado da corrida pelo campeonato neste futeluso!

Feito o cenário mais negro possível, assistiremos à convulsão benfiquista. Os blogues e as redes sociais continuarão a ser os meios preferidos para a revolta, com os notáveis e putativos candidatos a fazerem as primeiras páginas dos jornais anunciando soluções e eleições antecipadas. O Benfica é o circo das fogueiras e a animação do país!

Assim, qual será o papel dos Benfiquistas em todo este cenário?

Acredito que os Benfiquistas saberão dar a resposta devida e vão mostrar ao país o vigor e a força de uma instituição secular que não morre, por pior que seja o terramoto! A exigência tem que ser natural no seio dos benfiquistas. Mas essa exigência tem e deve ser polvilhada com o rigor, a seriedade e a  gravidade que o momento exigirá, pois no meu entender, fartos de demagogia está o país, e a nação benfiquista não é excepção!

 Diz-se que as crises são geradoras de oportunidade, e eu desejo que no futuro recente que se avizinha a crise actual no Benfica possa gerar a discussão sobre o Benfica, e não a discussão de nomes. Que surjam projectos aglutinadores, que os sócios saibam estar presentes e discutir Benfica nos lugares certos, em fóruns de benfiquistas e em Assembleias de Benfiquistas, de forma pacífica e honrada, respeitando os valores essenciais da democracia que o nosso clube soube defender no passado.

Termino meu exercício de futurologia  dizendo com Miguel Torga que o futuro poderá ser duro, mas de forma livre e enquanto adepto, continuarei a apoiar o Benfica, através dos bons e dos maus momentos por toda a eternidade, pois só assim eu sei ser Benfica!

Viva ao Benfica!


38 comentários:

  1. parece que ainda ninguem reparou quem é o proximo presidente do benfica,ele ja esta la dentro,ele disse que ia ser presidente do benfica,e assim o será.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será o próximo presidente ou não! Sei sim que se necessita debater Benfica, entre os seus sócios e, quem sabe, abrir a discussão aos fieis adeptos, que mesmo não sendo sócios, acompanham a equipa, fazem distâncias consideráveis para ver o Benfica em acção. E debater o Benfica simboliza olhar para todo o universo benfiquista, ver o que está a ser feito de bom, os pontos fortes que podemos aproveitar, analisar as fraquezas, apontar rumos e criar alternativas. E só depois de um projecto construido, então sim, ver quem lidera tal projecto.

      Agora não pretendo é o inverso... discutir primeiro pessoas que podem ser a alternativa aos actuais nomes. O Benfica não são nomes e não se reduzem somente a Vieira e Jesus e os rostos da oposição. O Benfica são aqueles que todos os dias o defendem, o debatem com rigor e seriedade e ficam orgulhosos dos feitos dos seus atletas, todos sem excepção!

      Um abraço e continuação de um excelente dia anónimo

      Eliminar
  2. Jose Albuquerque21/08/13, 07:15

    Enorme "Menino Rebelde", Companheiro,

    Por mais jovem que sejas (e deves ser), ja' foste definitivamente tocado pela Nossa Mistica e pela Chama Imensa: quem escreve como tu escreves, nao tem idade, nem sexo e so' tem uma cor ... Vermelho, Encarnado e Rubro 'a Benfica, Benfica, Benfica.

    Apesar de so' ter a mesma idade que tu tens (temos, ambos, a "idade Benfica"), ha' uma coisa que aprendi, que me deixa sempre Otimista e que passa pelo facto de sermos Nos, o Benfica.

    Os Benfiquistas, Nos, sabemos fazer "cagada", muita, de quando em vez, mas tambem sabemos exercer a responsabilidade que nos advem de termos nas Nossas maos, a credito dos "mais novos", esta Comunidade de Valores que se chama Sport Lisboa e Benfica.

    Portanto, Companheiro, nada temas!
    Por pior que seja a "borrasca" que se adivinha, Nos, o Benfica, que a fizermos e "desfaremos", dela sairemos ainda mais fortes e 'a Benfica.

    Quase morremos por Ele, o Nosso Benfica, e nao vivemos sem Ele.

    Nem sem textos como este que Nos deste.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pelas palavras carissimo José Albuquerque. Para mim são um excelente incentivo para continuar a falar do Benfica e dar a minha visão sobre o que é sentir Benfica!

      Mas acima de tudo, eu quero é debater Benfica e não somente nomes. Podem-me dizer que não podemos dissociar o actual Benfica das pessoas que o lideram, mas o meu benfiquismo é para com o clube que amo e não para com Direcções, atletas, dirigentes, treinadores. Esses passam, mas o clube permanece! E por mais cabos das tormentas que enfrentemos, resiliência, resistência e esperança são necessárias, porque posso sofrer desilusões como o Benfica, mas é este clube que ainda me faz sonhar e já me deu alegrias - mesmo que muitos aqui venham perguntar quais alegrias, se é só insucessos!

      Um abraço e termino com a sua frase de guerra:

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque21/08/13, 13:13

      Enormerrimo Menino Rebelde, Companheiro,

      (Cada vez me pareces menos "menino", mas ... deixa, ahahah)

      Volto apenas para te esclarecer que o meu "Viva o Benfica" nao e' um "grito de Guerra" (podia muito bem ser, mas nao), trata-se da forma como aprendi a despedir-me entre Benfiquistas.

      Se pedires ao Fundador, ele indica-te o caminho para um texto ja antigo, publicado aqui (creio que o titulo e' "a minha estoria de Natal", ou qualquer coisa que o valha) e no qual eu explico quando, com quem e como aprendi este habito que ja tem mais de 20 anos.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Lourdes Patacas21/08/13, 08:22

    Amigos benfiquistas gostei muito dos vossos desabafos, mas não acredito em tanta derrota. Viva o BENFICA e os benfiquistas de boa fé. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. carissima Lourdes Patacas:

      O meu texto foi um exercício de futurologia, mas traçando o quadro mais negro possível. E como salientei, desejo falhar as minhas previsões em toda a linha!

      Mas ao traçar esse quadro, apenas quis demonstrar que o momento, ao ser crítico, não nos deve afastar de sermos uma coisa: Benfica. E nesse sentido debater Benfica com conta, peso e medida, sem insultos, sem oportunismos. Mas que da minha parte, o Benfica continuará a ter o meu apoio! Porque esse é eterno, como eterna é a minha alma benfiquista!

      Um abraço e um excelente dia.

      Eliminar
  4. Bom dia amigos/as benfiquistas

    Um texto brilhante do meu/nosso amigo, Menino Rebelde

    A Nação benfiquista anda ávida de vitórias e o desgosto que se assentou em todos após o final da época passada é atroz. Vejo na maioria dos benfiquistas, onde infelizmente me incluo, nuvens negras no céu da águia.
    Claro que se vencermos o Gil Vicente e depois os lagartos, as coisas entrarão no caminho certo. Caso contrário, as coisas tendem a complicar-se
    Acredito que vamos vencer o Gil Vicente e os lagartos. Temos equipa para isso. Oxalá a vontade de vencer se apodere dos nossos jogadores e eles se mentalizem que são a nossa fé.
    Se perdermos com os lagartos ficamos a seis pontos do líder. Adeus campeonato, pois a descrença entrará em nós e as assistências no Estádio da Luz cairão drasticamente.
    Oxalá tal não aconteça para bem da nossa estabilidade emocional pois queremos e merecemos vencer.

    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado grande amigo Ricardo pelas palavras!

      Desejo-te um excelente dia e não desanimes com o Benfica! Apenas aproveita o momento, e vamos ver o que nos traz o futuro! Mesmo negro, o Benfica não acaba, porque quem ama o clube, vai lutar para que ele seja o reflexo do verdadeiro Benfica que tanto ambicionamos!

      Um abraço e viva ao Benfica

      Eliminar
    2. Eu quero acreditar grande amigo, Menino Rebelde

      Acredita que quero mesmo. Parabéns pelo teu artigo que como já disse, é BRILHANTE

      Grande abraço

      Eliminar
    3. Frank canada21/08/13, 14:48

      Parabens menino rebelde repito as frases do nosso companheiro Jose Albquerque transpiras Benfiquismo por todos os poros mesmo sendo jovem escreves lindamente e sentes o Benfica como poucos,eu tambem o sinto desde do berço e olha que nao sou nada jovem ,mas por ultimamente sinto-me arrasado com os insucessos do nosso Benfica mais com os erros que ali se cometem epoca apos epoca,bem ao contrario do Ricardo acho que ganhamos ao Gil mas nao estou tao convicto em relacao ao sporting ai comeca sim o descalabro eles estao em alta nos nem por isso para eu acreditar que possamos vencer temos que jogar ao nivel da epoca passada atencao que o final da epoca passada foi penoso mas refiro-me ao grande nivel que jogamos durante uma boa parte da epoca se jogarmos assim volto acreditar.

      Eliminar
  5. É ADMIRÁVEL A FORÇA BENFIQUISTA.

    Nós acreditamos que sim, outros vencem e festejam porque, sim.
    É claro que temos que acreditar que as coisas vão melhorar, o que acontece ano após ano, mesmo sabendo que as coisas estão mal, o castelo a ruir, a águia de rastos, mas acreditamos e somos os maiores
    Hoje fala-se que Luis Filipe Vieira desceu ao balneário. Já não era sem tempo. O Benfica parece andar à deriva e os benfiquistas acreditam em milagres
    Os outros entram a ganhar super-taças, e o jogo inaugural, mas nós vamos falando que são os árbitros e a caravana passa, e nós acreditamos

    Fala-se na contratação de mais um Sérvio, dizem que bom jogador, que virá para o lugar do Matic. Mas como se pode falar assim? O Matic já foi vendido e ninguém sabe?
    Os jogadores do Benfica não estão com Jorge Jesus. Essa a grande verdade que não podemos esquecer nem escamotear. Estão fartos dos seus gritos, gestos e berros. E de certeza absoluta que isso já chegou aos ouvidos de Jorge Jesus, o que fez com que, na Madeira se tivesse sentado, e gestos ou gritos nem Vê-los ou ouvi-los.
    Não se ouviu um grito com Cortez quando com Coentrão, Melgarejo, e o Anderson, isso acontecia durante o jogo todo
    Onde estão os saltos de Jorge Jesus durante o jogo?
    Mas nós acreditamos e vamos dizendo que somos os melhores e os maiores.
    E assim época após época vamos vendo quem ganha e festeja. Vamos vendo as nossas crianças gritarem que são do Porto quando fora do Porto gritavam Benfica.
    Mas nós não ouvimos nem vemos isso. Porquê? Porque somos os melhores e os maiores. Mas gritamos sempre

    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo Rick:

      Muito obrigado pelo seu comentário! No entanto, conforme pode constatar do meu texto, em momento nenhum eu indico que somos os maiores e os melhores. Eu falo apenas do SLB e do meu desejo que é ver os benfiquistas a mostrarem ao país o seu vigor e força enquanto instituição secular a debater o Benfica, de forma honesta, pacífica, com seriedade e rigor, para encontrar o caminho e rumo correctos. É que as vitórias e o futuro não se fazem com um estalar de dedos, acho eu!

      No entanto, quanto aos desabafos que faz sobre o "nós festejamos e os outros ganham", e as restantes considerações apenas me apraz dizer que o me une ao Benfica é algo mais forte do que todas as críticas que se possam apontar, erros e fracassos! Não é de agora que o Benfica já não vence com a regularidade desejada. Este é um problema que tem mais de vinte anos, pelo menos!

      Mas muitos de nós fazemos de conta que o problema de falta de vitórias é de agora, com a actual direcção, sendo que antes dos mandatos de Vieira estivemos 11 anos sem ganhar um título. E mesmo assim, mesmo que a dinâmica da vitória esteja noutro clube a norte, e por isso influencie as nossas crianças e chame a si mais adeptos, a verdade é que continuamos a ter crianças que se juntam ao Benfica, puxam pelo Benfica, sofrem pelo Benfica. Porquê? Porque o que nos une ao clube não é somente os triunfos... é algo de muito maior, que não se explica, sente-se!

      Mas caso deseje explorar comigo os erros, os fracassos, a queda do Benfica, estou disponível, mas estou disponível para discutir desde a sua génese, e não reduzir a falta de títulos ao momento actual.

      E permita-me ainda acrescentar: se não formos nós, adeptos do nosso clube a gritar Viva ao Benfica, quem será carissimo Rick!

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque21/08/13, 13:05

      Enorme Rick, Companheiro,

      No meio do que escreveste, esta' uma frase que eu nao admito a ninguem, muito menos a um Benfiquista: "...mesmo sabendo que as coisas estão mal, o castelo a ruir, a águia de rastos,...".

      Tiveste o despudor de escrever esta asquerosa mentira e sobre o Clube que Amamos: foste um pessimo exemplo de Benfiquismo e ainda te permites criticar outros?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Enorme José Albuquerque, companheiro

      O Sr tem a sua opinião que eu não discuto, não admito ou deixo de admitir. Eu tenho a minha e o sr ou a não comenta ou respeita-a como eu respeito a sua.Estamos conversados sobre o assunto?
      O sr a mim a respeito de benfiquismo não me ensina nada como eu não tenho a pretensão de ensinar o sr, cada um tem a sua opinião e eu, com o já disse estou farto de tentar tapar o sol com uma peneira, só não vê que estivemos, estamos e continuamos a estar mal e diz que estamos bem, quem não quer ver ou quer fazer dos outros aquilo que eles não são: Parvos.
      Viva o Benfica com Olhos de ver

      Eliminar
    4. Um agradecimento ao companheiro Menino Rebelde pela forma super educada com que respondeu ao meu comentário,
      O sr é um enorme benfiquista, tem o meu mais elevado respeito
      Viva o Benfica com Olhos de ver

      Eliminar
    5. Calma amigos, Rick e José Albuquerque.

      São ambos enormes benfiquistas. Não se aborreçam por as opiniões divergirem um do outro.
      Sejamos todos amigos porque somos benfiquistas e isso é o mais importante, fazendo toda a diferença.

      VIVA O BENFICA SEMPRE

      Eliminar
    6. Jose Albuquerque21/08/13, 19:18

      Enorme Rick, Companheiro,

      Podes ter a certeza de duas coisas e a primeira e' que eu respeito a tua opiniao, apesar de a considerar uma falsidade sem tamanho, sobretudo porque a apresentas numa forma inqualificavel.

      Ja' a segunda, diz respeito ao meu dever de provar o quanto errado estas e, para o efeito, aqui vao so' 2 perguntinhas:

      1 Sabes quantos titulos, entre nacionais e internacionais, o Clube conquistou na epoca transacta?
      2 Sabes em que lugar se classificou a Equipa principal de futebol, pela tabela da UEFA?

      Quando souberes as respostas para estas duas perguntinhas, volta ca' para te desculpares de ter escrito ... (ate' me custa repetir este copy/paste) "...mesmo sabendo que as coisas estão mal, o castelo a ruir, a águia de rastos,...".

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. superaguia190421/08/13, 09:37

    Seria bom que a exigência e seriedade a que se refere no texto, bem como a experiência, a inteligência e confiança em quem enverga o manto sagrado, se manifestasse num inequívoco apoio aos jogadores e equipa técnica, assim como num claro repúdio a esta clara campanha de desestabilização arquitetada para prejudicar do Benfica.

    Embarcando neste circo e dispersando-se em conversetas e debates da treta, que só dão azo a gozo no antro dos corruptos, mostra-se como alguns benfiquistas são afinal, fracos de espírito, pouco convictos e determinados naquilo que querem alcançar...


    FORÇA BENFICA!
    E PLURIBUS UNUM!





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo super águia:

      A nós, enquanto adeptos, exige-se o apoio. E nós devemos corresponder. Mas enquanto adeptos, também devemos ser exigentes com o que escrevemos, com o que dizemos, com a forma de defender o Benfica.

      Entendo a sua crítica, mas essa crítica, essa exigência, essa determinação tem que ser mostrada pelos sócios, que se devem unir e pedir responsabilidades a quem de direito. Eu, enquanto adepto, não posso participar nas assembleias, não posso manifestar a minha indignação, a minha revolta. Mas os sócios podem, mas peço que os mesmos o façam com elevação e dignidade, não embarcando no tal circo e conversas da treta que alude.

      Na verdade, e já hoje, iremos ver muitos benfiquistas a entrarem no circo instalado, pedindo cabeças, exigindo sangue e a insultarem-se uns aos outros. Por isso peço que o debate se centre na discussão sobre o Benfica. No entanto, iremos ver adeptos, que não gastam um tostão no Benfica a vir indicar que não sabemos o que é a história do Benfica e dizer o que é necessário fazer para o Benfica ser campeão!

      Vai uma aposta?

      Um abraço e continuação de um excelente dia!

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque21/08/13, 13:08

      Enorme Superaguia1904, Companheiro,

      MAINADA!!!

      E tu sempre em grande forma Benfiquista.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  7. Mário Ventura21/08/13, 10:25

    Li este texto no facebook da autoria de Samuel do Carmo:

    Tendo em conta que a última vez que vim aqui aplicar algum tempo da minha vida para escrever sobre um jogo do Benfica foi há cerca de três meses importa referir que hoje faço aqui mais do que uma simples crónica de jogo.

    Ficámos no ponto em que rebentámos com tudo. Ontem no Funchal fechou-se um ciclo, embora tenha sido apenas o primeiro jogo oficial de uma nova época. O ciclo começou com uma reacção bizarra de jogadores, técnicos e directores a uma vitória muito suada e bem conseguida que nos punha em situação confortável para conquistar, pelo menos, o título de campeão. Como vem sendo hábito neste Benfica da Era moderna transformou-se essa vantagem num folclore com festejos dentro e fora do clube. Todos sentimos que aquela vitória tinha sido importante e ficámos aliviados mas uma parte significativa de benfiquistas e seus profissionais resolveu achar que estava feito o mais complicado. Não estava como se viu depois. Tudo terminou em tragédia no Jamor e o que se pedia nos últimos dias do horrível mês de Maio era que se arrumasse a casa com convicção para que hoje estivéssemos novamente a começar uma nova ilusão cheios de esperança.

    Como é possível que após aquele negro final de tarde do Jamor tudo tenha ficado na mesma, ou pior ainda, e pouco, ou nada, se tenha mudado?! E o pouco que se mudou foi para... pior!

    Comecemos por Cardozo. Virou-se ao treinador no fim do jogo em defesa de Melgarejo. Forçou a saída do clube à frente de todos e deixou o companheiro paraguaio em situação delicada. Três meses depois ambos fazem parte do plantel do Benfica com os ordenados em dia. Só havia duas saídas, venda imediata dos paraguaios ou castigo exemplar para Cardozo e reintegração cuidada no plantel. O clube mostrou uma capacidade inventiva assustadora e consegue chegar ao fim de Agosto com Cardozo , Melgarejo e Jesus na folha de salários mensais!

    Passemos a Jesus. Ao longo dos anos de vida do Red Pass sempre defendi Jorge Jesus. No momento que virei costas ao Jamor em Maio lancei um último olhar para o relvado à procura dele naquele que, pensava eu, seria o olhar de despedida ao técnico. Jesus esteve muito perto de se sagrar um herói imortal no Benfica, e bem sabemos como o clube gosta dessas figuras, mas não teve sorte nem engenho para passar a esse patamar de sonho. Por muito que custe a quem o defendeu, e por muito que custe a ele, o momento mágico passou. É futebol.

    Este foi também o pensamento do Presidente que no dia a seguir à final da Taça de Portugal avisou os seus mais directos colaboradores que o tempo de Jesus no Benfica tinha acabado. Entretanto, o Porto abordou Jesus e lançou-lhe o esperado objectivo, ser campeão e estar na final da Liga dos Campeões na Luz. Vieira, sem dar explicações a ninguém, volta atrás na sua decisão e acaba por renovar com Jesus.

    Esperava-se que a partir daí imperasse o bom senso e o Benfica começasse a trabalhar a sério para melhorar. Nem era assim tão complicado. Era preciso um bom guarda redes para concorrer directamente com Artur, ou até um melhor que fosse directo para a baliza, era preciso um defesa esquerdo, problema eterno, e depois era preciso saber muito bem quem seriam os jogadores do plantel a serem vendidos a peso de ouro para que se fosse buscar imediatos substitutos. Penso que não é preciso ser nenhum génio para perceber isto.

    Depois era deixar a pré época decorrer com calma, dar tempo aos reforços para se ambientarem e preparar cuidadosamente o primeiro jogo oficial.

    O que fez o clube? Fez precisamente o oposto, pois claro.
    *

    Continua a seguir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário Ventura21/08/13, 10:28

      Em matéria de reforços arrisco dizer que o Benfica neste momento é um clube completamente descontrolado e perdido no inacreditável tráfico de compras e empréstimos de jogadores! A loucura com que se compra uma equipa de sérvios , com irmãos incluídos, a loucura com que se fazem protocolos com clubes da Sérvia, a irresponsabilidade com que se contrata um sul americano para o meter no Dubai, a facilidade com que aparecem três (!!) defesas centrais, a idiotice com que se eleva um puto sérvio a Deus porque fez uns golos a Sions da vida e corre muito, a aposta cega em mais um defesa esquerdo brasileiro que vem para a Europa para aprender a defender aos 26 anos, a incrível contratação de Pizzi para o... Espanhol ... Enfim , dava para escrever um livro sobre esta absoluta loucura em que o Benfica mergulhou. Um carrossel de entradas e saídas de velocidade tão vertiginosa que torna o plantel num gigantesco puzzle com peças repetidas, outras com defeito de fabrico e , o pior de tudo, com algumas falhas graves que o torna de resolução impossível.

      Quem manda nesta política louca de tráfico de jogadores? Quem tem responsabilidades sobre isto? Vieira? Jesus? Rui Costa? Eu?

      Afinal quem é o Director Desportivo do Benfica? Carraça abandonou (?) o cargo mas saiu do clube? É Rui Costa? Alguém sabe? Isto não é o mínimo que se pede a uma equipa de futebol, que saiba dizer quem é o seu director de futebol e quem são os responsáveis por transferências?

      A verdade é que a perder nos Barreiros por 1-0 em plena segunda parte olhava-se para a equipa do Benfica e o único reforço a jogar era o pobre Cortez. Que tipo de gestão é esta que faz entrar meio plantel novo na Luz para no primeiro jogo oficial jogar precisamente com todos os que já lá estavam!? E , recordo, Cardozo continua no plantel.

      Não era preciso ser bruxo para perceber que ia tudo correr mal no Funchal.

      É aqui que eu tenho de parar. Estou hoje a perder tempo com tudo isto porque sinto que já não tenho muito mais para dizer. A partir daqui vai ser só mais do mesmo.

      Vamos só um pouco mais longe, visto que a política desportiva do Benfica está à vista.

      O que tem feito o clube para combater estes jogos de bastidores que tanta vezes nos deixam à beira do abismo?

      Sou só eu achar muito estranho que num "sorteio" de calendário o Benfica tenha as suas primeiras três saídas em estádios tradicionalmente complicados, para não dizer mesmo os únicos onde não tem maioria nas bancadas? Vamos ao Funchal, a Guimarães e a Alvalade. E o Dragão fica novamente guardado para o fim para a suposta festa azul e branca. Ninguém acha isto estranho? Sou eu que sou um anormal e é tudo aceitável? Por acaso o nosso adversário começa num campo onde passeia há 30 anos e depois recebe o clube que lhe forneceu equipa técnica e os melhores jogadores, sendo que é o mesmo clube que vai fazer do Dragão a sua casa para jogar na Europa. É tudo absolutamente normal!
      Continuação

      No Benfica não há ninguém que questione isto? Onde anda João Gabriel? Onde anda Ricardo Lemos? Onde está o Director Desportivo? Porque não há entrevistas agora?

      Assiste-se com toda a naturalidade do mundo à escolha de Jorge Sousa para o jogo de estreia e ninguém combate isto?!

      Continua a seguir

      Eliminar
    2. Mário Ventura21/08/13, 10:29

      Continuação

      Se no fim da primeira jornada temos o Benfica derrotado com um penalti contra aos 45 minutos e o Porto vitorioso com uma reviravolta que começa num penalti a seu favor seguida de expulsão de guarda redes adversário que despontou a fúria dos adeptos do Vitória que se viraram ao presidente portista no Bonfim , a culpa só pode ser nossa. Há 30 anos que estamos nisto! Recebemos os responsáveis por este futebol de terceiro mundo em nossa casa, convidamos para as nossas Galas, para a inauguração do Museu, somos tão cordiais e meiguinhos e depois passamos a vida a reagir aos desastres. O que interessa agora virem falar de um penalti que podia ter dado o 2-2? Não percebem que fazem uma figura absolutamente deplorável ?! Aceitam-se calendários, regras e árbitros, tudo dados que sabemos estarem viciados, e não é só contra nós , algumas vezes estão viciados a nosso favor, diga-se, só que os dirigentes do Benfica acham que têm tudo controlado e depois fazem-se as contas e o nosso rival cada vez tem tudo muito mais na mão do que nós.

      Numa liga de terceiro mundo como a nossa sabemos à partida que um mero empate com um Estoril da vida pode dar o campeonato ao rival. Andámos meses a evitar perder pontos e quando perdemos ... morremos. Agora com 90' jogados de nova época estamos a 3 pontos do adversário. Posso dizer, sem grande exagero, que está entregue o campeonato. Basta pensar nas épocas quase perfeitas que fizemos sem nunca darmos abébias e que acabaram mal.

      O campeonato está entregue e por isso quero só pedir que comecem a pensar no seguinte: com o passeio que se adivinha do Porto na liga nacional é bom que se lembrem que a final da Champions é na Luz. O Porto vai ter tempo de sobra para rodar a equipa e concentrar-se bem na Europa e isto não é drama meu, isto é sonho assumido na estrutura rival.

      Por falar em estrutura, se é verdade que no que diz respeito a jogos de bastidores o Porto continua a ter tudo muito mais controlado que nós, o que só mostra a incompetência crescente dos nossos dirigentes, no campo da política desportiva o rival dá-nos 10-0. Já encaixaram os milhões da ordem e já resolveram as partidas de dois titulares. Foram novamente à América do sul comprar mais um craque que ontem desatou de todo o nó que ficou folgado com o penalti. É que não basta ter o quadro competitivo a seu favor, depois é preciso ser competente dentro de campo e aí nada há a dizer, ganharam os dois jogos oficiais com golos importantes de reforços, nós apresentámos um Cortez e um "Aimar" da Sérvia.

      Nem somos mais influentes do que eles fora dos relvados, nem somos melhores que eles na gestão desportiva. Lamento.

      E para quem estiver com comichões por tanto se falar aqui em manobras de bastidores deixo uma sugestão, procurem um livro editado recentemente chamado FIFA Mafia. Tem sido a minha leitura de verão e a minha ajuda para manter a sanidade mental. Está lá tudo explicadinho, os jogos de interesse, o poder, a corrupção, os favores, como se favorecem uns em detrimento de outros. Tudo isto no topo da pirâmide do futebol. Nós, que estamos na base dessa pirâmide, devemos ter um jogo de bastidores bem menos complexo mas cada vez nos mexemos menos e pior. Não há campeões inocentes, é preciso saber estar neste mundo animal que é o futebol. Os últimos 30 anos provam isso mesmo. Aliás, até contra nós falo, perguntem lá ao Veiga como se lutou nos bastidores no penúltimo campeonato ganho.

      Com isto não quero dizer que quero cá esquemas à Veiga ou frutaria em força, nada disso! Quero só que deixemos de ser otários e que aceitemos tudo de sorriso e abraços para depois nos revoltarmos contra o mundo quando um Jorge Sousa marca um penalti contra nós e não marca um a nosso favor ( nem estou a dizer que são boas ou más decisões, estou a apontar o facto só ) .

      Depois temos anos e anos de uma Direcção que não sabe bem como lidar com o maior bem que o clube tem, os sócios. Da minha parte assumo que perdi a paciência após vários episódios.
      **********
      Continua a seguir

      Eliminar
  8. Mário Ventura21/08/13, 10:30

    Continuação

    No Benfica, hoje em dia, não há meio termo. Um sócio tem um blog pessoal onde escreve desabafos subjectivos ao longo de meia centena de jogos de uma época. Outros benfiquistas, e não só, acham piada e passam a seguir esse blogue e respectivo mural no facebook. Às tantas uma pessoa percebe que o espaço é popular pelo número simpático de visitas no blogue e pelos mais de 5 mil generosos like no facebook. Estava tudo bem, tudo certo. Um sócio que gosta de escrever, que tem histórias pessoais para partilhar e que encontra quem as queira ler e discutir, criticar, comparar, divulgar ou elogiar.

    O problema começa quando se passa a fronteira para um outro nível. O clube nota que há uns blogues mais populares e aproxima-se dando visibilidade. Há convites para debates na TV do clube, desafia o sócio a ir ajudar a fazer o lançamento de um jogo europeu na Benfica TV, uma produtora independente convida para colaborar no melhor programa dessa TV, Vitórias & Patrimónios, há algumas trocas de ideias com profissionais do clube e tudo muda. Muda para alguns que estão de fora e acham logo mal essa envolvência. Pois bem, eu aceitei os desafios que o clube me fez, ajudei como pude e nunca recebi um cêntimo por qualquer colaboração com o clube. Estou bem comigo.

    Fui activista na questão de tirar o azul da camisola, fartei-me de lutar por haver camisolas de manga comprida à venda na loja, farto-me de criticar a política passiva com que se tratam as escolhas das camisolas do Benfica. Agora paro. Já percebi que sou dos poucos a remar contra a maré. O povo benfiquista acha bem que a camisola principal tenha traços pretos, acho bem que apareça a cabeça da águia estampada na camisola, está-se tudo nas tintas para isto. E quem chama a atenção para estas coisas passa por picuinhas e chato. Ganharam, fiquem com as belas sugestões do marketing.

    Hoje recuso-me a colocar aqui uma foto do jogo de ontem. Porquê? Porque sinto vergonha daquele equipamento. Já sei que isso não interessa para nada mas aquilo não é equipamento que um clube como o Benfica apresente.

    Há pouco tempo eu , e mais outros autores de blogues, recebi um simpático e-mail de um profissional do Benfica naquilo que parecia ser uma interessante aproximação do clube ao mundo dos adeptos que perdem tempo divulgando ideias e opiniões nas redes sociais. Foi a mais bela oportunidade perdida de sempre, pois o ilustre profissional deu-se ao trabalho de perder umas horas do seu pago trabalho para nos pedir para divulgarmos nos nossos espaços os links oficiais do Benfica no facebook, do site oficial e modalidades ! Sim, como se ninguém ainda tivesse feito isto.

    A anormalidade foi aproveitada por mim e mais alguns benfiquistas para respondermos questionando porquê que em vez disso o clube não aproveitava algumas das boas coisas que são feitas na internet por anónimos. Até hoje espero resposta.

    Eu já sugeri que se passasse o jornal do clube para o formato digital de maneira a modernizar e aumentar significativamente as vendas. Ter o nosso jornal disponível para leitura em tablets é obrigatório. Até o Sporting já fez isso! Imaginem os benfiquistas pelo mundo fora a assinarem nesse formato o jornal e poderem ler em primeira mão na madrugada de quinta para sexta. Nada disso, levamos com a capa na véspera da saída e já é muito bom. A resposta oficial é que é uma ideia a ter em conta mas estão sempre a aparecer novos projectos mais importantes. Ok.

    Também a política de convites para conhecer o Museu foi interessante. O João Pereira , ex capitão do Sporting após passagem pela Luz, recebeu o ilustre convite , a malta a quem pedem para divulgar links nem foi informada sobre nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário Ventura21/08/13, 10:30

      Continuação e FIM
      .
      Depois vem o jogo da Eusébio Cup. Acabou-se com a apresentação aos sócios. Passou a haver só a Eusébio Cup. Resolvem convidar quem nunca vai ao estádio e cobrar bilhete a quem lá está quase sempre. Ok, só não entende quem não quer. Não fui.

      Tenho 40 anos , pago quotas desde Maio de 1984 e vou continuar a pagar. Renovei o meu cativo e lá estarei no meu lugar como sempre. Mais do que isto já não me podem pedir. Desprezar estes dois gestos básicos começa a ser preocupante quando se percebe que no universo Benfica adeptos que cumpram estes dois requisitos não devam ser mais do que uns 30 mil. Continuem embriagados pela grandeza dos 6 milhões ou 14 ou lá o que é, continuem a converter em recordes do Guinness o benfiquismo, continuem a desprezar e a contar como certos os tais 30 mil de que falo e pode ser que qualquer dia joguem sozinhos. Dentro e fora de campo.

      Como já passei pelas fases Damásio, Vale e Azevedo ou Fernando Santos, só para não ir buscar mais fantasmas, sei o que me espera e como não sou, nunca fui, hipócrita a escrever e falar do Benfica, o máximo que posso fazer é poupar a blogosfera a crónicas bi semanais a criticar a política desportiva do clube, a falta de visão dos Dirigentes, as escolhas do Jesus, a óbvia desorientação da equipa, a sofrida desmotivação dos jogadores, as saídas que ainda vão acontecer até ao fecho do mercado, as entradas ( medo! ) que ainda vão acontecer, tudo o que está para vir não é melhor do que já vivi em Maio. Se em Maio terei passado alguns dos piores dias da minha vida nem quero pensar o que seria continuar a viver isto escrevendo aqui quase todos os dias.

      A minha opinião é esta, vale o que vale. O meu compromisso com o Benfica mantém-se inalterado desde aquele dia que entrei na Luz pela primeira vez, pagar quotas e lugar no estádio para ver o meu clube. Essa emoção ninguém me tira. Nunca.

      O prazer de ver futebol também ninguém me tira. Cada vez gosto mais. Gosto de ler sobre futebol, gosto de ver jogos onde há paixão pelo futebol. Isso nada tem a ver com o Benfica. Raramente se tem prazer a ver o Benfica jogar. Há momentos em que isso acontece e tornam-se mágicos mas por defeito o amor pelo Benfica traduz-se em emoção e adrenalina a acompanhar os jogos. Emoção e adrenalina são muito mais fortes que prazer. Isto é uma diferença ténue mas enorme. Pena que nem toda a gente perceba. Um dos meus objectivos para esta época é ter um sorteio europeu simpático e aliar o prazer e a emoção e ir até Dortmund, ou algo parecido, com o Benfica. Nem é pedir muito.

      Eliminar
    2. Mário Ventura21/08/13, 10:50

      É este o meu pensamento. Continuo a pagar quotas mas cativo já desisti, estou farto de incompetência no meu clube de coração
      O Benfica anda à deriva, infelizmente
      Obrigado Samuel do Carmo por este texto em género de desabafo que fala verdades que muitos vão dizer que não são, mas são, doa a quem doer.

      Eliminar
    3. Boas,

      Este texto foi publicado em primeiro lugar no blog Redpass, o seu autor é o J.G.:
      http://redpass.blogs.sapo.pt/714415.html
      O seu a seu dono.

      Saudações Gloriosas
      Alex

      Eliminar
    4. Companheiro Alex

      Tudo bem e fez bem em deixar o a propósito mas eu limitei-me a fazer copy/past do facebook e estava assinado por, Samuel do Carmo
      Agradeço o esclarecimento.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    5. Carissimo Mário Ventura:

      Poderá colocar somente o link do blogue, que eu terei todo o gosto em ler todas as posições e opiniões de benfiquistas que, de forma séria, apoiam o clube com toda a sua força, mesmo que não concordem com o actual momento, ou com as politicas seguidas. A esses benfiquistas, eu reconheço-lhes muito mérito pela forma como continuam a viver e a sentir Benfica. E mesmo que discorde deles, continuarei a respeita-los e a defender o seu apoio ao Benfica de forma inequívoca!

      Muito obrigado pela participação e que volte sempre aqui a este belo cantinho para falar do Benfica!

      Um abraço e tudo de bom!

      Eliminar
  9. no meio de tudo isto o mais triste é que já dão o Benfica como estando em crise, e que vai perder todos os jogos e até o campeonato.... logo na primeira jornada, o presidente que a esmagadora maioria elegeu é agora o pior inimigo do Benfica, o treinador que a maioria idolatrou é agora alvo de protestos nas redes sociais, o cardozo que a maioria assobiou passou de vilão a um Deus isto sim é triste a isto eu chamo profetas de má fé..
    ah e eu pertenço aqueles que fazem parte dos 83% que votaram no Vieira e tb daquelas que estão a querer sportinguizar o Benfica,sou cega, sou tudo mais alguma coisa menos Benfiquista.
    Debaixo destas pressões todas de quem será a a maior culpa dos resultados desportivos???? minha certamente não é, porque eu orgulho-me de dizer que apoio o Benfica nas vitórias e nas derrotas, e sou incapaz de cometer qualquer injustiça ainda mais perante uma equipa que ainda está no começo, mas que desde a pré época tem sido constantemente alvo de agoiros, mesmo antes de começar já lhe ditaram a sentença!!!!! 2 este campeionato já está perdido" enfim.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque21/08/13, 15:12

      Alteza Serenissima, Companheira,

      Por favor ... tu podes escrever qualquer coisa, menos que nao es Benfiquista: olha que eu aprendi uma parte do meu Benfiquismo a ler o teu blogue!

      O Nosso Clube tem alguns problemas e o maior de entre eles, na minha humilde opiniao, passa por nao ter uma verdadeira oposicao alternativa que soubesse "acondicionar" os descontentamentos.

      Temos "petardeiros", "novelistas", "elitistas" e um (ahahah) "abstruso", mas continuamos sem alternativa, ou seja: ouvimos "barulho", nada mais que isso.

      Eu, que sou um Otimista inveterado (mas vertebrado, ahahah) e acredito que o Tecnico vai voltar a colocar a Equipa a praticar aquele futebol de arregalar a que ja' Nos habituou, creio que faltam poucas semanas para os "do contra" trocarem a "humilhacao" (?????????) pelo apoio (com minuscula, claro) do costume.

      Nao te parece Maguie?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Carissima Margarida:

      Muito obrigado pelo seu comentário. Saiba que eu sou fã do seu estilo e amor ao Benfica. Muita da visão que possuo como adepto, da forma como se deve viver Benfica e defender Benfica bebo das suas crónicas apaixonadas na defesa do Benfica e no apoio constante ao clube, de forma indefectível!

      Mas o meu texto é somente uma futurologia e que caso seja verdade, eu indico o que gostaria que os Benfiquistas fossem capazes de fazer, isto é, de discutir Benfica com rigor, seriedade e elevação. Ora, apesar do meu apelo, já hoje vejo apelos no facebook a uma manifestação anti Vieira, para no dia do jogo, os benfiquistas se juntarem para se exigir a demissão de Vieira, que durante o seu mandato, permitiu que o FCP conquistasse mais títulos europeus do que nós campeonatos ou presenças na final da taça de Portugal.

      Ora, apesar de não estar contente com o rumo e ausência de títulos, algo que não gosto é de demagogias! Quem faz este tipo de manifestações, as vezes parece esquecer que o Benfica já não vencia há onze anos, antes da chegada de Vieira. Nem um único título, e o próprio fcp é o único clube a ser penta campeão, e isto aconteceu antes de Vieira. Mesmo nos anos 80, começamos a ver o FCP vencer 2 campeonatos, e o Benfica 1, até que a partir dos anos 90, deixamos de vencer de vez. O Benfica que queremos vencedor, já perdeu a dinâmica de vitória há muito mais tempo do que com a chegada de Vieira. Mas esta génese, parece que poucos benfiquistas querem discutir, debater, falar.

      Por isso, cara Margarida, quando peço debate, peço debate para a criação de alternativas, projectos e rumos melhores para o SLB. E não, para queimar presidentes, treinadores, jogadores, etc. Para esse peditório, não darei esmola!

      Um abraço e obrigado pelo comentário, mais uma vez!

      Eliminar
  10. Boa tarde Benfiquistas

    Um Artigo ao mais alto nível, sensível também...Então, vou deixar para os entendidos.

    Apenas digo, que aconteça o que acontecer...sou Benfiquista até morrer... apoiarei sempre nas vitórias e nas derrotas!!

    [Entretanto, anunciam-se as vendas de Garay, Matic, Sálvio e Cardoso]
    DEUS NOS LIVRE E GUARDE DE TAL COISA, E DEPOIS QUE VAI SER DE NÓS?


    Espero que esta tristeza que todos sentimos, possa em breve ser transformada em enormes alegrias...ESPERO MESMO!

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cidália:

      Obrigado pelas suas palavras. desejo tudo de bom e comungo dos mesmos desejos que V. Exa. referiu... que tenhamos muitas alegrias.

      Um abraço benfiquista!

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...