sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Eles não sabem, nem sonham...




“ Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida” – António Gedeão in a Pedra Filosofal





A época oficial de futebol começou e hoje arranca a primeira jornada da liga portuguesa. A nação encarnada na sua maioria silenciosa mantém-se na passividade, descrente, sem confiança e aguardando um sinal promissor que a faça sentir orgulho na nova época que hoje se desenrola.

Além do cenário descrito, sinto que a tensão e o ruído benfiquista, insisto, são patentes, e pululam nas redes sociais, nos blogues e nota-se na forma como o descontentamento é reproduzido! No entanto, questiono-me imensas vezes: Que legitimidade possuo para questionar, exigir, reclamar, assobiar, acenar com lenços brancos a equipa, treinador, a estrutura, a direcção quando sou um simples adepto?

Na linha da questão efectuada, decido estudar os estatutos do clube que amo, os quais me falam que o Benfica é um clube ecléctico que visa primordialmente a promoção do futebol, bem como a prossecução de outras modalidades desportivas e, podem ser sócios do mesmo qualquer pessoa singular desde que cumpram os requisitos estabelecidos nos referidos estatutos. E obtendo-se a categoria de sócios, estes passam a ter diversos direitos e deveres, entre os quais participar nas assembleias gerais, apresentar propostas, discutir os pontos e ao mesmo tempo ser eleito para órgãos sociais. Mas para isso, tenho que ser sócio.

Ora, a realidade demonstra-nos que a grande massa adepta do SLB não é sócia do clube. No entanto, a mesma não se coíbe de se comportar como sócia do mesmo, exigindo com a mesma propriedade que um sócio mais e melhor para o clube, exigindo eleições antecipadas quando tudo corre mal, apresentando projectos desportivos, dando lições de gestão desportiva e discursando com aparentes conhecimentos de causa sobre tácticas futebolistas e jogadores.

E porque será que nos comportamos assim? Acredito que o amor ao clube é sentido de forma especial e intensa, pelo que, cruzamos a fronteira do fanatismo e do clubismo!

No entanto, desde há algum tempo que sigo um caminho diferente no que concerne ao apoio ao Benfica. Como adepto, junto a minha voz, a minha vontade, o meu apoio aos sonhos e desejos do Benfica. Ensinam-me que o nosso clube é vencer, vencer sempre! Ora, como adepto, o meu lema é apoiar, apoiar sempre, nos bons e nos maus momentos, nos títulos e na ausência deles, pois muitos dos adeptos não sabem, nem sonham, que o Benfica comanda a vida!

Por isso, nesta nova época, eu peço ao Benfica: deixem o sonho comandar a vossa vida!


31 comentários:

  1. Boa tarde Menino Rebelde

    BOA TARDE A TODOS OS BENFIQUISTAS DENTRO E FORA DE PORTUGAL...

    Vamos começar a nova época... Vamos voltar a sonhar, vamos voltar a viver momentos hilariantes tenho a certeza...E quem sabe alguma coisa alcançar.


    BENFIQUISTAS: VAMOS APOIAR O GLORIOSO DE ALMA E CORAÇÃO?

    Eu vou!! Aconteça o que acontecer....

    CARREGA BENFICA

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

    MÚSICA EXCELENTE..........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos de boa tarde Cidália. Eu sei que contigo, ao Benfica nunca irá faltar apoio. :-)

      Saudações gloriosas e benfiquistas e um excelente dia. tudo de bom e que o Benfica consiga entrar com o pé direito. Não exigimos menos!

      Eliminar
  2. Em 1.º lugar dar as boas vinda ao amigo Menino Rebelde. Que este seja o 1.º de grandes sucessos ao nível de artigos e ao nível de vitórias do Benfica
    ***************************************

    Um texto fantástico, muito bem escrito, de vontade, acreditar, e força clubista, no que concerne à expressão: O Benfica comanda a vida

    Comanda mesmo. Não jogar o Benfica deixa as pessoas tensas, tristes, de mau humor. Nem o trabalho corre bem

    Ganhando o Glorioso é sinal de que dsaí a uns meses gente nova vai sorrir para o mundo

    Apoiar, apoiar, apoiar

    Até a mim que tenho andado algo descrente, este texto me deu outra vida, fez subir os índices de benfiquismo, e aqui estou pronto para gritar:

    BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras amigo Ricardo. Desejo-te um excelente dia e fico contente pelo meu texto ter contribuído para te animar. O Benfica não precisa de desânimo, mas sim de apoio e de crença!

      Custa o final da época passada, e a falta de títulos é pesada e cria revolta! Mas é nesta hora que se vê quem quer ver o clube a voltar aos lugares que já foi dele! E que eu saiba, nunca foi lema do Benfica dar um campeonato por perdido, mesmo antes dele começar!

      Força Benfica e vamos à guerra!

      Eliminar
  3. arrepio me ao voltar a ouvir esta musica neste video , a epoca passada foi dura muito dura , estava tudo a correr perfeitamente , nao souberam ser felizes , espero que tenham aprendido algo com a epoca passada , precisamos de vitorias de titulos , precisamos ser felizes com as conquistas do benfica , espero que este ano consigamos atenuar a dor da epoca passada , a epoca passada esta ainda atravessada e ver este video faz me lembrar a satisfaçao e alegria q iam passando os meses na epoca passada , tudo estava a ser perfeito e depois aquilo , os benfiquistas nao mereciam .... .
    vamos de novo a luta porque a vida no benfica nunca foi feita de facilidades , nunca ninguem du nada ao benfica nunca e é isso que faz do benfica o que ele é e é por isso que muitos invejam o benfica e tantos mulhoes o amam , BENFICA SEMPRE .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. subscrevo em absoluto amigo anónimo. Esperemos que a entrada seja dada com o pé direito e temos que ir de novo à luta. O Benfica é luta, garra e querer. Há que mostrar isso no campo.

      Um abraço e obrigado pelo comentário amigo!

      Eliminar
  4. Há oito anos que o Benfica não ganha o jogo inaugural. Será desta? Confesso que estou ansioso por Domingo às 17H45...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a maldição da jornada inaugural um dia será quebrada! Mas só depende dos jogadores agora, darem um sinal de ambição, humildade, garra e querer para nós acreditarmos! Mas compete a nós empurrar a equipa para a vitória e não ser ela a puxar por nós!

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
    2. Estamos de acordo nessa intenção

      Viva o Benfica

      Eliminar
  5. O video é arrepiante e o texto brilhante de um benfiquismo notável e de elogiar
    Ando nervosa e sinceramente não acredito que o Benfica tenha estabilidade no seu seio para ser campeão. Há 1ª falha Jorge Jesus será contestado e as coisas complicam-se a nível emocional na equipa
    Infelizmente no final da época vai ser mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissima Maria da Conceição:

      O final poderá ser o mesmo, ou mais do mesmo... mas nós, ou apoiamos a equipa desde o início, ou então não somos benfiquistas, somos apenas adeptos das boas vitórias. No restante, o Benfica já não nos diz nada!

      Obrigado pelos elogios e que esse pessimismo desapareça, e que aprenda a viver o Benfica com cada vez mais vigor! O Benfica necessita disso!

      Um abraço e saudações gloriosas!

      Eliminar
  6. A família Benfiquista está dividida, e não vejo como se unirá novamente. Todas as situações criadas e alimentadas por muitos de nós não nos augura nada de bom. Sinceramente não alimento esperanças em que a época nos corra de feição, mas pode ser que me engane...e gostava tanto de me enganar! Mas, neste país onde há Benfiquistas a passar fome, ser campeão, ganhar, é irrelevante!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marciano: agora tocou num ponto essencial... há benfiquistas capazes de chamar incompetentes a estrutura, jogadores, treinador e direcção, insultarem-se uns aos outros, mas esquecem-se muitos benfiquistas do que é realmente importante: a solidariedade que devia existir numa sociedade cada vez mais pobre, infeliz e com fome. Ser campeão, com benfiquistas a passarem fome, é realmente irrelevante!

      Que o país se torne no modelo de desenvolvimento e bem estar que todos desejamos.

      Saudações gloriosas!

      Eliminar
  7. Para conhecimento dos benfiquistas
    .
    Fim de semana impressionante na Benfica TV

    Amanhã às 11.15 Benfica B - Atlético ;

    às 12.45 Liverpool - Stoke City ;

    às 15 hrs. Arsenal - Aston Villa ;

    às 17.30 Swansea - Manchester United .

    No Domingo às 13.30 Crystal Palace - Tottenham

    às 16 hrs. Chelsea -Hull City

    Viva a Benfica Tv

    ResponderEliminar
  8. Este MENINO é mesmo REBELDE.

    Parabéns Águia-livre pela aquisição deste escriba.

    Forreta como és, deves-lhe ter atribuido como ordenado, uma sandoxa de coiratos e uma mine nas rolotes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Viriato:

      Obrigado pelas palavras! O ordenado, esse, já é bem bom. A sande de coiratos e a mini sabem pela vida! :-)

      Um abraço e Viva ao Benfica!

      Eliminar
  9. Jose Albuquerque17/08/13, 08:33

    Enorme Menino Rebelde, Companheiro,

    Antes de mais, que sejas muito bem chegado a OBELOVOAR e sintas a responsabilidade de participar num blogue de referencia para todos Nos, Benfiquistas.

    Em Segundo lugar, o meu humilde Muito Obrigado e as minhas felicitacoes, por este teu excelente texto, uma verdadeira promessa de Benfiquismo indefectivel: nunca seremos demais, Companheiro.

    A terminar, um sorriso especial, por termos partilhado o mesmo poema (vai ler o que escrevi no GUACHOS) e, claro, sonhando o mesmo sonho.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras carissimo José Alburquerque. E sim, a responsabilidade de escrever neste blogue é avassaladora, mas é com prazer que participo.

      Um abraço e um excelente sábado. Daqui a pouco, vamos todos assistir ao nosso Benfica B! E viva ao Benfica!

      Eliminar
  10. Legitimidade para criticar ? temos toda porque somos nós o benfica, somos nós que enchemos os estádios, somos nós que apoiamos a equipa não só no conforto da luz, mas por esse pais fora ( O BENFICA NÃO É SÓ LISBOA ), somos nós que fazemos centenas de km para ir à catedral...Se as coisas não estão bem, se há falta de profissionalismo ou entrega não é da parte dos adeptos, certamente. Que euforia queria da parte dos adeptos, qdo foi o próprio treinador no final da época passada a dizer " tomara para o ano fazer igual" ?
    Abraço - Jorge / Leiria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Caro Jorge:

      Muito obrigado pelo seu comentário!

      Gostei de ler as suas palavras e respeito as mesmas, e entendo o seu ponto de vista por afirmar que possuimos legitimidade para criticar porque somos Benfica, porque faz centenas de km para assistir jogos.

      Mas agora permita-me a questão: e todos aqueles que, não sendo sócios e não saem do conforto do seu lar, não gastam um cêntimo a instalar a Benfica Tv, e são capazes de ser os imensos anónimos que pululam por ai criticando tudo e todos, criando mal estar, divisão e insultando Benfiquistas, acha que os mesmo têm a mesma legitimidade para criticar que um sócio que paga as suas quotas, que participa na vida do clube?

      A minha crítica é muito mais dirigida a todos aqueles que adoram criticar por criticar, tudo e todos, achando-se os donos da razão e nem um cêntimo são capazes de gastar ou ate apoiar o SLB. É isto ser benfiquista? Se desejam mudar o rumo das coisas, então que se tornem sócios do Benfica e mostrem a cara no estádio da Luz!

      Se não desejam então serem sócios para mudarem o rumo dos acontecimentos, então que apoiem, que sejam verdadeiros supporters do Benfica, defendendo-o! Eis o que defendo caro Benfiquista e espero que entenda a minha posição, da mesma forma que eu compreendo e aceito a sua!

      Um abraço e Viva ao Benfica!

      Eliminar
  11. Parabéns pelo texto que é brilhante e aponta dados de enorme verdade e querer benfiquista

    Estou triste com isto:

    O Benfica B continua sem ganhar na Liga2 Cabovisão após ter sido derrotada em casa por 3x2 pelo Atlético, em partida a contar para a segunda jornada.

    No Seixal, os encarnados não começaram bem o encontro e desde cedo que jogaram com menos um jogador por causa da expulsão de Bruno Varela, guarda-redes que recebeu mal um passe de um colega de equipa e que foi obrigado a cometer grande penalidade. Assim, aos 15 minutos, com menos um atleta, o Benfica sofreu o primeiro golo do jogo, com Rui Varela a marcar na conversão de um penálti.

    O resultado permaneceu no marcador até ao intervalo, mas na segunda parte houve mais golos. Aos 72 minutos, Pedro Moreira ampliou a vantagem para o Atlético, Lindelof reduziu a diferença para 2x1 aos 81 minutos, mas Mauro Antunes, a quatro minutos dos 90, praticamente confirmou o triunfo do Atlético, fazendo o 3x1. Dessa forma, de nada valeu o tento de Ivan Cavaleiro, que aos 88 minutos estabeleceu o resultado final de 3x2.

    Com este resultado, o Benfica B soma apenas um ponto em duas jornadas, enquanto o Atlético conta com seis pontos, fruto de dois triunfos em duas rondas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissima Bruna:

      Obrigado pelas palavras! Também comungo da mesma tristeza pela equipa B! Penso que o penálti e consequente expulsão em muito condicionou o jogo da equipa B, mas são estas dificuldades e esta competição que fará crescer estes jovens. É neste momentos que se deve incutir nos jovens a alma e o querer Benfiquistas, e os mesmos devem fazer das suas fraquezas forças e no próximo jogo mostrar o querer necessário para mudar o figurino das coisas!

      E é preciso ainda incutir nestes jovens o hábito de vencer e de lutar pela vitória. Se os mesmos querem singrar na equipa principal, precisam de mostrar muito mais! Assim, eles não têm lugar na equipa A. Que se mostre isso aos jovens jogadores formados na formação e que se indique a eles que só existe um caminho para vencer: trabalhar, trabalhar muito!

      Um obrigado e tudo de bom!

      Viva ao Benfica!

      Eliminar
  12. Lazar Markovic e Eduardo Salvio vão falhar o encontro do Benfica com o Marítimo, para a 1.ª jornada do campeonato, não tendo viajado este sábado para a Madeira com a restante comitiva. Os dois jogadores não recuperaram das respetivas lesões e não poderão dar o seu contributo às águias.

    Desta forma, Rodrigo e Lima serão os únicos pontas-de-lança às ordens de Jorge Jesus, que chamou o jovem guarda-redes Miguel Santos e também Melgarejo.

    Lista de convocados:

    Guarda-redes: Artur, Paulo Lopes e Miguel Santos

    Defesas: Luisão, Maxi Pereira, Bruno Cortez, Melgarejo, Garay, Sílvio, Jardel e André Almeida

    Médios: Matic, Rúben Amorim, Enzo Pérez, André Gomes, Sulejmani, Djuricic, Ola John e Gaitán

    Avançados: Rodrigo e Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já começam as lesões...estou apreensivo

      Eliminar
    2. as lesões são preocupantes... Mas o SLB tem que mostrar ser superior à falta de jogadores preponderantes!

      Já agora... porque é que desapareceram comentários aqui? Hummm... existirá algum triângulo das bermudas no blogue?

      um abraço e bom fim de semana a todos!

      Eliminar
    3. Menino Rebelde

      Houve um comentário extremamente mal educado, inclusive com vernáculo. Como estava colado, ao apagar, apagaram-se também os outros

      Abraço

      Eliminar
    4. Entendido... são coisas que acontecem! Mas espero que o senhor Marciano não deixe de visitar cá o estabelecimento. Haverá sempre pessoas com opiniões diferentes, e por esse motivo, as nossas palavras são capazes de criar atritos, mas não devemos perder o essencial: o amor ao Benfica!

      Eliminar
  13. Vai bastar um jogito ou uma goleada qualquer para os benfiqueiros voltar á rivalta...contentamo nos com pouco...a mim nada me vai fazer sentir nada este ano,nem mesmo ganhar o campeonato...nao chega..nao chega para as vergonhas e pesadelos que tenho passado ao longo dos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo rui:

      muito obrigado pelo seu comentário, apesar do tom pouco elogioso utilizado para designar os benfiquistas que V. Exa. acha não serem dignos do clube que certamente adora.

      Tal como V. Exa. admite, sei que muitos outros benfiquistas partilham do seu sentimento e como tal respeito essa posição. E sei que muitos remetem-se ao silêncio e só com o título de campeão irão assumir a sua preferência clubística.

      Mas aqui, como adepto, não quero me contentar com pouco. Trata-se sim de mostrar que o que me importa é o Benfica, clube, instituição, que adoro e sempre apoiarei! E como adepto, esse é o papel que entendo ser o mais acertado no apoio ao meu clube, bem ao estilo de um adepto de um qualquer clube britânico, que enchem sempre os estádios dos seus clubes e dos quais sinto imensa inveja, não o nego de dizer.

      Quanto às vergonhas e humilhações, elas já acontecem desde a longínqua temporada de 92/93, mas pergunto-lhe: porque é que continua a viver e a sofrer Benfica? Acredito que na resposta a esta questão encontrará as razões que a mente desconhece!

      No entanto, se admite que nem com um título de campeão este ano se sente benfiquista, então se calhar terá que reflectir sobre qual o seu clube de coração!

      um abraço e viva ao Benfica!

      Eliminar
  14. BOA NOITE CAROS AMIGOS E AMIGAS BENFIQUISTAS;

    LAMENTO DIZER MAS ESTE NOVO CAMPEONATO VAI SER UMA FOTOCOPIA DO CAMPEONATO PASSADO, NAO TENHAM ILUSOES E DIGO ISTO PK?

    PORQUE OS PROTAGONISTAS SAO OS MESMOS,OU SEJA,JORGE JESUS CONTINUA COM A MESMA FILOSOFIA,MESMO MEDO E MESMO PALAVREADO; O BENFICA CONTINUA SEM TIMONEIRO PARA A COMUNICACAO SOCIAL(antes e depois dos jogos)SEMPRE COM UM DISCURSO DE SUBMISSAO E SEM AUTO-ESTIMA(nao aprendem com os erros);o Porto ou Porco Mantem o mesmo Rugido, o mesmo nojo, a mesma Arrogancia e transborda Cinismo , mentira e trespassa Medo........o Pinto da Bosta vai continuar a MANOBRAR as coisas a seu bel prazer e o NOSSO BENFICA por muito bons jogadores q tenha vai continuar a SER ROUBADO,como alias, ja acontece ha anos largos....a menos que se ENFRENTE o TOURO pelos CORNOS logo de inicio,caso contrario vamos assistir ao mesmo filme e ja agora permitam dizer-vos que o CARDOSO merece continuar no Benfica SE ALGUEM DEVERIA TER SAIDO SERIA O jESUS por nada ter ganho e por culpa dele,do MEDO repito MEDO dele,pk sempre que ele mexia na equipa para defender o resultado PERDIA SEMPRE e isso aconteceu nas 3 FINAIS, o CARDOSO grande goleador queria ganhar e viu q isso nao aconteceu devido ao MEDO do JESUS e manifestou se daquela forma,devido ao Amor ao clube e a FRUSTACAO desse jogo, so foi pena nao lhe ter enchertado dois bons murros, porque perdemos tudo por culpa do MEDRICAS do Jesus e quem tem MEDO seja no que for na Vida acaba sempre por perder e para mais quando OS KURRUPTOS AZUIS FARTAM-SE DE RECEBER AJUDAS DOS HOMENS DO APITO.
    abraço benfiquista
    Joao

    ResponderEliminar
  15. Estou contigo... Apenas posso sofrer pelo Benfica e apoiar ( sempre )de forma incondicional. Abraço

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...