domingo, 2 de junho de 2013

DJURICIC: A ENTREVISTA...


A entrevista que faltava e que se impõe ler:

«Entre o Benfica e o Chelsea escolhia o Benfica» - Djuricic

O dinheiro conta, claro. Mas não é tudo. O internacional sérvio garante que tinha outras propostas mas a escolha do Benfica deveu-se a uma questão mais pura: a qualidade do seu futebol. Quer esquecer o final da época 2012/13 e pensar já em 2013/14. Com um objetivo bem definido: «Quero ser campeão.»

- Estava no ArenA de Amesterdão quando viu o seu compatriota Ivanovic marcar um golo pelo Chelsea e destruir o sonho do Benfica em vencer a Liga Europa. O que sentiu naquele momento? 

- Um golo do meu colega de seleção... Senti uma enorme pena. Fiquei logo com medo porque foi um canto estúpido: o lateral-direito do Chelsea enviou a bola para longe, pensou-se que a bola iria para fora, mas Ramires chegou a tempo e chutou-a contra um jogador nosso. Logo ali disse a um amigo: ‘Não, outra vez não! É impossível!’. É incrível em sete dias perder dois jogos no último minuto.

- O facto de ter visto aquele jogo na condição de futuro reforço do Benfica foi o suficiente para sentir alguma dor? 

- Nem sei o que senti porque foi um choque, nem acreditava. Tinha visto o jogo com o FC Porto, depois seguiu-se a final… Mas temos de encarar isto como parte do futebol e seguir em frente.

- Teve a oportunidade de ver os adeptos em ação pela primeira vez. O que achou? 

- Eu estava na parte destinada aos adeptos do Benfica. Foi um momento triste porque vi muita gente a chorar. Mas fiquei a saber o que significa um troféu daqueles para os adeptos do Benfica. Quem sabe se não vencemos na próxima época…

- Que consequências provocarão o final de época do Benfica? 

- Há que ver um lado bom: não vencemos o campeonato há três anos e, para mim, será um prazer jogar num clube que terá ainda mais vontade de ser campeão. Esta é a prioridade, acho, do Benfica para a próxima época: ganhar o campeonato. Escolhi ir para o Benfica porque quero ganhar, pois até agora joguei num clube com menos ambições, o Heerenveen. A pressão será maior, tudo será em grande, isso já eu sei, mas jogo futebol justamente por causa disso. Estou ansioso por começar.

- Qual foi a primeira coisa que lhe veio à cabeça quando assinou pelo Benfica?

- Entusiasmo. Eu tive de escolher entre várias propostas que me surgiram.

- Foram muitas? 

- Sim. Partia para o meu último ano de contrato e o preço de mercado desceu. Estudámos o que tínhamos em mãos e decidimos pelo Benfica.

- O que pesou na decisão? 

- Decidi-me pela equipa que melhor joga futebol, de princípio ao fim. Se tivesse de escolher entre o Chelsea ou Benfica escolhia sempre o Benfica pelo estilo do futebol que joga. Mesmo que o Chelsea seja um clube maior. Mas eu quero jogar esse futebol.

- Que futuros colegas lhe levam a pensar: ‘com aqueles vou dar-me bem’? 

- A equipa toda! Desde o guarda-redes até ao avançado, todos jogam bom futebol, todos sabem o que fazer com a bola. Não posso apontar apenas um ou outro porque não tenho o conhecimento perfeito da equipa, mas pelos jogos que vi, percebo que todos os jogadores querem jogar futebol e isso é incrível. Quero fazer parte de uma equipa dessas.

- Está preparado para substituir Aimar?

- Estou preparado para grandes coisas, é o que sempre pensei quando comecei a carreira. Ser futebolista é tentar de subir de nível, de forma constante. Vou para um clube maior e sei que terei outras responsabilidades. Sei que serei o substituto de Aimar. Por um lado é uma grande pressão, por outro é um prazer. Mas o prazer de substituir uma lenda será maior que a pressão.

- Assume-se como um clássico número 10? 

- Sim. É a posição onde melhor me sinto. Já joguei como segundo avançado ou descaído para uma das alas, mas sou um número 10. O facto de o Benfica ter a tradição de jogar com um número 10 foi outro dos fatores que me levaram a escolher o Benfica. Aimar vai-se embora, mas há Gaitán. Antes houve outros…

- ... como Rui Costa. 

- Espero vir a ser como ele. Sou um 10 como ele foi, tenho características parecidas às de Rui Costa. Sei que ele já me elogiou e quero retribuir. Fiquei muito feliz por ele ter dito boas coisas sobre mim.

- Matic é seu compatriota e amigo. O que ele lhe disse?

- Falei com ele antes de assinar pelo Benfica. Somos amigos, jogámos na mesma escola de futebol quando éramos miúdos, apesar de ele ser três anos mais velho que eu. Falei com ele algumas vezes, ele aconselhou-me e disse-me: ‘És um jogador com condições para jogar aqui, tens de vir’. Depois foi mais fácil dizer sim ao Benfica.

- Diz que o tipo de futebol praticado foi fundamental para a sua escolha. Mas alguma vez pensou no Benfica como um trampolim, tendo em conta o histórico do clube em vender jogadores para clubes de maior poder financeiro? 

- Não. Quando tomamos uma decisão pensamos em vários aspetos: futebolístico, o tipo de clube, o tipo de adeptos, a questão financeira, obviamente, e a vida do país e da cidade. Portugal é um ótimo país para viver e tudo isso contribuiu. Foi, por isso, fácil chegar a acordo.

- Acha que vai demorar a adaptar-se? 

- Não quero esperar, pretendo adaptar-me o mais rapidamente possível e entrar de imediato na dinâmica da equipa.

- A final da Liga dos Campeões da próxima época é no Estádio da Luz. Imagina-se lá? 

- Podemos sempre sonhar, os adeptos também. Mas o Benfica não vence campeonato há três anos e ganhar essa competição será o principal objetivo. Mas é claro que gostaria de jogar uma final pelo meu novo clube, especialmente na Luz.

- Já traçou algum objetivo pessoal? O que será, para si, um bom começo?

- Não gosto de falar sobre os meus objetivos pessoais, quero adaptar-me o mais rápido possível e depois veremos como corre. O que mais desejo é vencer títulos no final da época.
.......................................
Vejam também este video do jogo no Porto em que os juvenis do Benfica empataram e se sagraram campeões
UMA VERGONHA.

 

 *************************
O que pensam os benfiquistas disto?
.

11 comentários:

  1. Que entre no Benfica com o pé direito a fim de nos poder ajudar a alcançar vitórias e titulos que tanto desejamos.

    ResponderEliminar
  2. Esta frase diz tudo

    " Decidi-me pela equipa que melhor joga futebol, de princípio ao fim. Se tivesse de escolher entre o Chelsea ou Benfica escolhia sempre o Benfica pelo estilo do futebol que joga. Mesmo que o Chelsea seja um clube maior. Mas eu quero jogar esse futebol."

    Sejas bem vindo Djuricic

    ResponderEliminar
  3. É OUTRA CULTURA. BASTA COMPARAR ESTA ENTREVISTA COM A DOS SUL AMERICANOS QUE ASSUMEM COM TODA A NATURALIDADE QUE O BENFICA É APENAS UMA ETAPA NA CARREIRA. MUITO BOM... AINDA NÃO CHEGOU E JÁ ESTÁ TÃO IDENTIFICADO COM O SENTIR DOS BENFIQUISTAS... FORÇA DJURICIC.FORÇA BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, foi também o que eu pensei! São muito mais inteligentes e mais cultos! Por isso acho que decisão de apostar nos sérvios vai mostrar-se excelente e decisiva!

      Além disso mostra que tem a atitude certa. Percebeu logo qual é a prioridade para o ano, o campeonato!

      E associou o facto dos adeptos aplaudirem a equipa, apesar de ter perdido a final da Liga Europa, a clube grande! Disse,

      "Mas gostei muito da reacção que eles tiveram após a derrota. Mesmo perdendo aplaudiram a equipa, adorei ver, é um clube grande".

      É bom que hajam estrangeiros que ensinem umas ou duas coisas a muito adepto!


      Eliminar
  4. Este menino vai dar que falar !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. juvenis...mais do mesmo, a cultura da violencia e intimidação ensinada logo desde pequeninos.....vejam o gr do porto fdp devia ser irradiado....

    ResponderEliminar
  6. Este si e um grande homem e depois grande jogador.Com este gentes o SL BENFICA vai-se tonar um grande na EUROPA e vai ser um Rei na PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  7. Espero que este "Miúdo" entre com o pé direito.
    Espero que seja muito feliz de Águia ao peito, que saiba honrar a camisola, e que nos possa dar muitas alegrias!
    Boa sorte.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Que seja em vindo
    Que seja digno do manto sagrado.

    Boa sorte..

    ResponderEliminar
  9. Of topic: Benfica...Parabéns Campeões em Hoquei em patins..

    ResponderEliminar
  10. Rui Sérgio Guerra03/06/13, 06:26

    Bem vindo Djuricic!

    Excelente entrevista, perguntas pertinentes e c/ 1 lógica coerente e perceptível.

    Óptimas indicações de Djuricic, clarividente e objectivo quanto ao que o espera e à sua atitude a desempenhar em prol do n/ BENFICA! Clap clap clap

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...