quinta-feira, 30 de maio de 2013

O tempo passa... e o que ecoa na minha cabeça é uma pergunta:


Se o presidente LFV e os seus directores (que o presidente tem a responsabilidade de nomear) tivessem feito o que lhes competia ao longo dos últimos 4 anos, o treinador JJ não teria sido campeão em pelo menos 3 desses anos?

Se JJ falhou,
se JJ cometeu erros,
se JJ disse disparates,
se JJ tem defeitos, 
se JJ tem medo e toma decisões precipitadas e discutíveis nos momentos decisivos,
... a responsabilidade de ajudar o treinador a superar esses problemas é de quem manda ainda mais que o treinador.

Se o presidente e os directores não souberam e/ou não quiseram assumir a liderança a que o seu cargo obriga então foram eles, e não o treinador, os principais responsáveis por termos perdido os dois últimos campeonatos.

Se o presidente e os directores pensaram que bastava ter um grande treinador e compor plantéis de qualidade nos últimos 4 anos para ganhar, então falharam redondamente, porque para ganhar é preciso mais que isso.
É preciso combater a corrupção, quer com manobras não públicas (pressionando os agentes do futebol, obrigando-os a isenção e respeito ao Benfica), quer com manobras públicas, onde sejam mostrados todos os erros de arbitragem e justiça, toda a dualidade de critérios de arbitragem e justiça.
É preciso proteger os jogadores de críticas, de especulações jornalísticas, de comentadores e paineleiros tendenciosos.
É preciso motivar o treinador e jogadores para que eles sintam a capacidade e a coragem de GANHAR e de DERROTAR os adversários, nos momentos decisivos.
Os jogos contra os corruptos têm de ser uma guerra onde têm de dar tudo o que têm e não têm do primeiro segundo ao último segundo, porque o Benfica tem de ganhar os corruptos, tem de perder o estigma de perder com esses andrades.

O presidente e os directores têm de mostrar ao treinador e aos jogadores que são protegidos, em toda e qualquer circunstância, e sobretudo nos momentos de maior tensão.
É impensável que o presidente LFV se ausente num jogo decisivo como o do Estoril.
É impensável que o presidente LFV fale quando cheira a títulos, e fique calado após a derrota na Taça de Portugal.
O presidente LFV devia ter falado ao público e estado junto ao treinador e aos jogadores logo após a derrota no jogo do Dragão bem como logo após o jogo da Taça, tal como esteve logo após a derrota na Liga Europa.

Mas se o presidente LFV não consegue fazer melhor, a solução não é demitir-se e deixar o cargo à mercê de um qualquer Figueiredo, Carvalho, Antunes ou Pato Donald...
... a solução é saber delegar a função de liderança desportiva a quem PODE e SABE. 


O Director do Futebol do Benfica tem de ser um líder nato, capaz de falar grosso aos jornalistas, aos decisores do futebol, e capaz também de ajudar o treinador a potenciar o que tem de bom e a amenizar o que tem de mal.

Porque o que podemos constatar é que JJ tem andado entregue completamente a si próprio:
- elogia árbitros;
- diz que confia em árbitros;
- fala em épocas brilhantes;
- auto-elogia-se por conseguir que o Benfica esteja nos momentos das decisões;
- chama a si os louros das vitórias enquanto divide a responsabilidade das derrotas por todos;
- grita aos jogadores;
- toma decisões difíceis de compreender (por exemplo, manter Emerson uma época inteira até estar tudo perdido, e só depois põe Capdevilla, para depois o dispensar);

- menospreza os êxitos passados do Benfica;
- ridiculariza os últimos anos do Benfica em público;
- isenta-se de criticar os clubes rivais;
- isenta-se de criticar as "manobras duvidosas";
- isenta-se de dizer que não vai para o Porto ou Sporting;
- isenta-se de acabar com especulações;

... e faz isso tudo porque está completamente sozinho a gerir a responsabilidade do futebol do Benfica, não é controlado ou não aceita o controlo por parte de ninguém, não tem filtros, não tem travões, e não tem quem o faça ver, que por melhor que seja nunca será MAIOR e MELHOR que o Benfica. Todos estes erros do treinador são causados pela falta de liderança, e essa culpa é do presidente e não do treinador!


... é para evitar erros tão disparatados que tem de existir um DIRECTOR DE FUTEBOL, acima do treinador, mas com o treinador, que o ajude e lhe indique o que TEM de dizer, o que PODE dizer, o que não PODE dizer, e que o faça ver que o BENFICA de hoje tem de ser o melhor de SEMPRE.

Mandar o JJ embora, ou deixá-lo ir embora, é não assumir a responsabilidade de muitos dos seus erros, que foram causados porque não existiu liderança vinda de cima.
***
Escrito por: SLBenficaVencedor
.

27 comentários:

  1. Estas sãoas preocupações de todos os benfiquistas que tardam a ver resolvida a questão do treinador.
    E outras equipas vão-se reforçando enquanto que nós andamos em reuniões.

    ResponderEliminar
  2. patriarca disse:


    Eles não sabem o que fazer, então a época que se avizinha vai ser mais do mesmo, PORCOS à liderança e Benfica e Benfiquistas ENXOVALHADOS, OFENDIDOS. É o que se passa neste Podre e Reles País de CORRUPTOS.

    ResponderEliminar
  3. Nós com o Veiga as coisas eram diferentes ou uma pessoa como ele temos que ter uma pessoa como Veiga porque senão vamos ser sempre uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. superaguia190430/05/13, 09:26

    O problema de fundo é ter um plantel mais equilibrado e de melhor qualidade. Esse é o problema central a resolver.

    O 2º aspecto central é diminuir o número de adversários satélites do fcp.

    Também é importante é haver maior harmonia entre a equipa B e a A existe, mas é uma questão mais secundária, pois o nível de maturidade e capacidade de uns é distante dos outros. Acho positivo que se promova um treinador jovem do Benfica para a equipa B (B.Lage ou Tralhão).

    A ideia aqui colocada de ter um Director de futebol que se coloque como protagonista principal e "amordasse" JJ é exactamente o oposto daquilo que é necessário. Alguém conseguiria desenvolver um bom trabalho com empecilhos atrás? A personalidade e a liderança de Jorge Jesus são importantes para a dinâmica de todo o clube! Ele é o líder! Acho, sim, que Carraça deveria substituído por uma pessoa como Toni, Álvaro Magalhães ou Mozer, sem a pretensão de ser "polícia" mas sim de ser um verdadeiro colaborador de JJ no trabalho a desenvolver diariamente, que transmita disciplina e Benfiquismo, e ajude o treinador a encarar as diferentes fases da temporada e as diversas provocações vindas do exterior.

    ResponderEliminar
  5. Estimado superaguia1904:

    Nunca pensei que o JJ deva ser amordaçado. O JJ deve é ser acompanhado, como dizes, e orientado no sentido de não cometer alguns erros que discursos que só servem para ele e o Benfica serem alvo de CHACOTA por parte dos anti-benfiquistas.

    Falo, como escrevi no texto, de:
    - dizer que a época seria brilhante, acontecesse o que acontecesse;
    - que o Benfica teve muito mérito por ter estado nas "decisões" (repetiu isto várias vezes no fim desta época);
    - de dizer que "tem máxima confiança na arbitragem";
    - de dizer que ganhou "limpinho, limpinho";
    etc.
    - dizer "quem sair da europa mais cedo tem vantagem" (sabendo-se que não tem de ser assim, e que esse discurso só favorece o adversário);
    - dizer "estes jogadores chegam para aqui, mas para a Europa não" (esse discurso é para ser mantido no segredo da estrutura de futebol do Benfica);

    Nestas coisas, e em outras, o JJ tem de ter alguém que o melhore. Porque são os seus defeitos que o impedem de ARRASAR e GANHAR TUDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo com este ponto de vista, pois sem dúvida que não sendo assim estamos condenados a continuar a perder.

      Eliminar
    2. superaguia190430/05/13, 10:08

      O discurso correto não tem de ser aquele os adeptos querem ouvir, nem deve pretender falsamente iludir e criar falsa expectativas.
      O que impede de vencer é o discurso do "arrasar e ganhar tudo", que traduz a fragilidade psicológica dos adeptos que permite que se passe da depressão à euforia e vice-versa num ápice.

      Há discursos para fora e outros para dentro.
      Dizer que confiança na arbitragem, é um exemplo claro de um discurso para focar os jogadores nos objetivos do jogo.
      Dizer que a época foi brilhante independentemente do que acontecesse também teria como provável objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido e libertar pressão dos jogadores e adeptos nos jogos finais.
      Dizer que "quem sair da Europa mais cedo tem vantagem" e que alguns "jogadores chegam para aqui, mas para a Europa não", é falar verdade e não entrar em basófias e falsas expectativas! Uma coisa é ser realista mas ambicioso outra é ser populista e dizer vamos "ARRASAR e GANHAR TUDO".

      2 minutos deram a oportunidade de muitos expandirem os azedumes (Figueiredo, Antunes, Zé das Comissões Veiga, etc). Quando, depois dos resultados, se quer falar com maldade, é muito fácil.
      De analistas e teóricos está o país cheio.

      Eliminar
    3. Superaguia1904,

      Se defendes todos esses discursos, então provavelmente estás satisfeito, e eu tenho de respeitar isso.

      Eu não concordo nada com isso. Não digo que o JJ tem de dizer que "é para arrasar e ganhar tudo"... ele tem de pensar isso, fazer por isso preparando os jogadores nos treinos, não tem de o anunciar.

      Agora, lugar contra a corrupção dizendo publicamente que se confia em quem nos rouba... parece-me impossível de considerar algo razoável.

      Tirar a pressão dizendo que a época é brilhante? Não me parece que tenha surtido qualquer efeito. Foi um enorme erro de linguagem e de mentalização.
      Quanto aos adeptos, não me parece que alguém que goste de um BENFICA VENCEDOR aprecie que o treinador (ou seja quem for da estrutura) diga que a época é brilhante mesmo que não se ganhe qualquer título.
      Em vez disso podia dizer: "Vamos fazer tudo para ganhar, sabendo que em cada equipa existem duas equipas a lutar pelo mesmo". Uma frase deste tipo tem uma implicação mental muito diferente, mentaliza jogadores de forma bem diferente, para melhor, na minha opinião.

      Falar verdade? Então mas o Porto do Villas Boas e do Mourinho não ganhou cá dentro e na europa? O Barcelona não ganhou o campeonato e a champions uma ou duas vezes nos tempos mais recentes? Outras equipas não o conseguiram? Então, o treinador até pode PENSAR que estar na europa traz desvantagens, mas não tem de o estar a ressalvar PUBLICAMENTE. O treinador só fez essa declaração porque não é suficientemente APOIADO e PROTEGIDO na estrutura do departamento de futebol do Benfica.
      Mais,
      O JJ fez uma óptima gestão do cansaço dos jogadores, que quanto a mim só falhou no jogo com o Estoril, porque manteve o mesmo 11 que tinha ganho 3 a 1 ao Fenerbahce na quinta feira anterior. Se o JJ tem posto 2ou3ou4 jogadores frescos a começar o jogo com o Estoril, para depois pôr os habituais titulares na segunda parte, provavelmente tínhamos ganho ao Estoril e dps ganho o campeonato.
      No jogo com o Chelsea fizemos uma exibição arrebatadora, onde não se notou nada o cansaço do campeonato.
      Portanto, não percebo o que é isso de "falar verdade", quando esse falar verdade não é discurso motivador para ninguém. Fala-se tantas vezes de cansaço, valoriza-se tanto o cansaço... discurso de perdedor, discurso que depois, NOS MOMENTOS CHAVE, resulta no que resultou.
      Se estás contente com esse discurso, então terás de estar contente em perder nos momentos decisivos.

      E depois "falar verdade" sobre os jogadores que "cá dão, mas na europa não"... se tu concordas que um treinador critique a incapacidade dos jogadores que tem, então realmente nem sei que diga. O treinador pode PENSAR ISSO, pode CONVERSAR ISSO com o presidente, mas não pode ANUNCIAR ISSO EM PÚBLICO. Isso é desmotivar jogadores, é minimizá-los, não tem qualquer efeito positivo sobre NINGUÉM DO BENFICA.

      Ser populista é falar na hora das vitórias e desaparecer na hora das derrotas.

      Vejo que concordas com tudo o que foi dito e feito. EU considero que se continuarem a não corrigir NADA do que DIZEM e do que FALAM, vão continuar a perder muito mais do que a ganhar. O Benfica tem de melhorar, não pode continuar igual. O presidente LFV tem de perceber que nos próximos 11 anos não pode ganhar só 2 ou 3 campeonatos. E ninguém pode dizer que uma taça não salva a época. Todas as taças salvam as épocas. O que não salva a época é acabar um ano sem ganhar nada.

      Eliminar
    4. superaguia190430/05/13, 12:17

      Eu acho que a comunicação do clube pode ser melhorada, que é importante mas que há um óbvio aproveitamento das palavras, em função das motivações de cada um (ao longo do campeonato e agora!).

      Também estás deliberadamente a enviesar o que disse quando dizes que estou satisfeito ou que concordo com tudo o que foi dito e feito. Não estou satisfeito e muito há a melhorar, nomeadamente na comunicação.

      O que expus foram objetivos da certas comunicações de alguém que quando fala se centra principalmente em futebol e nos seus jogadores. Ele centra-se e bem, no seu trabalho, e não na temática da corrupção. Claro que pode e deve ser apoiado para não cair na esparrela da CS, quando analisa a equipa, um jogador ou as perspectivas que tem, mas nem JJ não vai ter o discurso polido de Quique, nem vai ser a "cassete" que Vitor Pereira é nas conferências.

      Eu concordo que dentro da comunicação do SLB que outros com visibilidade deverão abordar continuamente esta temática. Concordo que há que melhorar a articulação com a imprensa, e comentadores televisivos, bem como aumentar a análise das situações paralelas que ocorrem pela BTV (vitamina Casagrande, Pedro Emanuel como hipótese para o Arouca, Paços a jogar a Champions no dragão, a,etc, etc).

      Demagogia é comparar esta época em que o fcp foi ajudado a manter-se colado ao Benfica, com o ano do apito dourado de Mourinho ou com o ano de Villas Boas, em que os Boiquerenças nos afastaram da decisão do título logo nas primeiras jornadas e puderam gerir a belo prazer os jogadores e o esforço!


      Demagogia é não reconhecer o mérito percorrido pelo Benfica sob liderança de LFV. Deverá haver forte combate à corrupção mas o Benfica terá de voltar a ser campeão mas pelo trabalho, dedicação e qualidade dos jogadores e do treinador.
      Se hoje temos capacidade e expectativas fundadas de vencer, esse mérito deve-se atribuir também a LFV e a JJ. É preciso melhorar, corrigir erros mas sem ignorar o trabalho que foi feito.

      Eliminar
    5. Concordo 100% com o amigo SLBenficaVencedor. A culpa é da desresponsabilização constante de LFV. Quando perdemos a questão é sempre abordada do mesmo modo: estamos orgulhosos e no ano que vem vamos ser campeões. Eu não me satisfaço com segundos lugares e campeonatos do ano que vem! Concordo inteiramente com a falta que faz um homem que ajude JJ (o que Carraça deveria fazer...), mas tem que ser alguém que se movimente bem no futebol nacional, tipo José Veiga ou (HERESIA!) Octávio Machado! Não tenho dúvidas que com algum destes dois teríamos ganho algo não só este ano como no ano passado. Falta EXIGÊNCIA no futebol, semelhante àquela que LFV implantou na estrutura administrativa-financeira do clube.

      Eliminar
    6. Estimado Superáguia,

      Eu reconheço MUITO o enorme mérito percorrido desde há 11 anos pelo presidente LFV, mesmo MUITO.

      Só lamento é que, por certos erros repetidos, por muitos tiros no pé, se ponha todo esse mérito em causa.

      Em nada ignoro o trabalho que foi feito, só desejo é que tudo o que está a ser bem feito se mantenha, mas que tudo o que há a melhorar, que melhore.
      Isso passa, em primeiro lugar, por não se repetirem mais os mesmos erros, que têm de ser compreendidos e assumidos internamente (não em público), por quem dirige o Benfica.

      Há muito de importante a melhorar, há muito de importante a inovar, há muito de desejável a fazer, e isso não retira em nada o mérito do que já foi conseguido.

      Eliminar
    7. superaguia190430/05/13, 15:26

      Estamos de acordo.

      Como dizes, substituir o treinador, é não assumir a responsabilidade dos erros.

      E urge resolver este assunto para se impedir desde já as manobras que o Polvo neste momento faz para encaminhar a próxima época.
      É fundamental diminuir o número de adversários satélites do fcp, que são pagos com josués, com treinadores, etc.

      Eliminar
  6. Esta frase diz tudo. Não é preciso mais que isto:

    ""Os jogos contra os corruptos têm de ser uma guerra onde têm de dar tudo o que têm e não têm do primeiro segundo ao último segundo, porque o Benfica tem de ganhar os corruptos, tem de perder o estigma de perder com esses andrades.""

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o artigo, todos são culpados.
    Acho que temos de ser mais "agressivos" quanto aos Inimigos!!
    Já estou farta de sermos "GOZADOS" ...Afinal, com quem contamos?
    BOM DIA

    ResponderEliminar
  8. Tudo aponta para que seja o JJ a sair . Copiei isto !

    Jesus é centro do universo .....mas o papa é que comanda tudo ....resumidamente tentar explicar como o porco toma conta do curral .......ganha o campeonato com um penalti inventado contra uma equipa que não jogou (Paços de Ferreira ) e que durante a semana teve um infiltrado(Josué) no balneário a dizer como os SD(superdragoes) são maus e podem fazer coisa terríveis, por isso SD é mais super dementes , atrasados mentais mesmo em Português Magrebino , durantes meses jogaram com 2 guarda-redes , quando nao era o helton a defender , apareceria outro brazuca qualquer .
    À pouco tempo o Pinto que se bufa .....que se farta , segundo uma tal celebridade do calor noite ...foi entrevistado na RTP (paga pelo nossos impostos ) por uma jornalista que se sentia em êxtase nao sei se pelo cheiro ou pelo cheiro nauseabundo ..de um porco flatulento que a anunciou em primeira mão tal e qual como se presidente fosse que o guarda redes do paços (Cássio ) ia para o Braga , clube satélite, mas de satélites está a liga cheia .......Olhanense como ordenados pagos pelo porco , desculpem pelo Pinto , que tem de dar presentes ...também aos outros compadres ...Estoril , nacional , académica, Setúbal e Sporting mas a este ultimo também lhes ofereceu um presente (nao tem a haver com coco) a venda da fruta podre a preco da banana .....o porco ..desculpem o Pinto domina tudo e todos ....... Arbitragem a fazer favores desde 1981 , comunicação social a escrever o que manda .......e os políticos ...cheios de medo ...nao lhe vá ser servido o jantar como ao Bexiga , ex vereador da C.M. De Gaia que nao se portou bem e levou uma tareia .....que quase o pôs no jardim das tabuletas .........assim é complicado ...alguém vencer a não ser sempre o mesmo , este clube ....é um Cancro no nosso desporto e ja fez tantas metástases que o desporto Português esta as portas da morte se ....ninguém fizer alguma coisa urgentemente .........para terminar gostaria de propor que se crie a TAÇA LANCE ARMSTRONG , tanta pílula amarela se toma para lá do Douro .....que ate o lucho É DE LUXO !

    ResponderEliminar
  9. Muitas das medidas a tomar para ganharmos estão aí! não sei qual a aversão ao José Veiga, mas com ele não teriamos perdido estes dois ultimos campeonatos!
    Com José Veiga e Octávio Machado na estrutura do Benfica não havia figos para ninguém!
    A actual estrutura com Carraças e afins não irá a lado nenhum! estou farto de perder por incopetências!

    MM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem ler o seu post, referi os mesmos nomes! Entra pelos olhos, menos para LFV, que não quer dividir louros com ninguém. Pergunta: o Rui Costa (ainda) faz alguma coisa no Benfica, que justifique o que lhe pagam?

      Eliminar
  10. Estou perfeitamente de acordo com o texto, também penso que o maior problema do SLB é a chamada "estrutura" e em 1º lugar o presidente. No entanto relativamente a este treinador que é de facto muito bom, mas que tem imensos problemas que não me parece que sejam resoluveis, a saber, mau caracter, personalidade deplorável, sem liderança, com muito respeitinho pelos corruptos, endeusamento de alguns jogadores adversários, e trata mal alguns dos seus jogadores, basta ver o que disse de Luisinho, Ola, etc. Por outro lado não ouve ninguém, é ele que manda e é ele que decide, ou seja tirando o presidente, apenas ele conta, é como se não existisse mais ninguém, o responsável do departamento serve apenas para levantar placas de substituição e dar palmadas aos jogadores.
    Perante tudo isto, o Benfica, está com um gravissimo problema e que não se resume a JJ. Não acredito em Vieira, nunca acreditei, independentemente de achar que no momento após Vale Azevedo, ele foi muito útil, deveria ter ficado por aí, mas verdade seja dita, desde essa altura que ninguém com valor e coragem tem aparecido para ser alternativa, sinal dos tempos...
    "Um lider fraco faz fraca a forte gente" esta frase cai como uma luva no SLB actual, esperemos que outros tempos venham, e virão certamente!

    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  11. Enquanto as coisas não se definirem andamos aqui a massacrar-nos em auto flagelação sem chegarmos a lado nenhum. Tudo isto tem um culpado: O Estoril
    Temos que aguardar que a direcção do Benfica entre no rumo certo e que as coisas no Benfica fiquem correctas a fim de que a p´rxima época não seja outro fracasso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, podem dizer o que disserem, mas os Estoril,não será digerido tão cedo!

      Eliminar
  12. O que precisamos é de, enquanto clube, enquanto adeptos, enquanto equipa, saber jogar sob pressão. Não lançar as canas antes da vindima feita e cerrar os dentes para vencer, até o apito final.
    Mesmo no ano do rolo compressor, vencemos em casa 1 a 0 ao Porto e fomos ao antro perder 3 a 1 contra uma equipa de rastos (e perdemos quando tínhamos superioridade numérica!!).
    No ano em que eles ganharam a liga Europa, depois de irmos dar dois secos nas Antas, pensávamos que estava tudo arrumado e conseguimos ser eliminados em casa...
    Falem de árbitros, de sistema, de corrupção e etc. mas a verdade é que enquanto não formos capazes de chegar às decisões com a fome que os outros têm, não passamos da cepa torta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo na íntegra com esta opinião

      Eliminar
    2. superaguia190430/05/13, 14:19

      Concordo!
      E até penso que a ansiedade e os estados de alma do adeptos são deliberadamente amplificados pela Comunicação Social e pelos adversários, levando a que a Comunicação do Benfica tenha de lidar com um dilema: ou tenta reduzir a euforia e é "acusada" de não ter um discurso condizente com a grandeza do Benfica, etc, etc, etc, ou em caso de derrotas e tenta reduzir o estado de depressão e de pouca clarividência, é logo acusada de não ter a ambição devida, etc, etc.

      Quando os jornais convidam a um estado de euforia precoce, os adeptos têm de ser os 1ºs a saber rejeitá-la. A mentalidade forte começa nos adeptos!

      Eliminar
  13. Este Artigo está bom, mas é estar sempre a bater no mesmo, são coisas que precisam de ser debatidas, é certo,mas já cansa.
    Precisamos de notícias novas!!

    Benfica Sempre

    ResponderEliminar
  14. Rui Sérgio Guerra30/05/13, 17:42

    Boas, malta Benfiquista,

    Mantenham-se serenos, calmos e confiantes...
    como sempre "o Deus Sol" fará tudo muito bem feito,...
    com quem, quando e como lhe apetecer!...
    As usual!...

    Ah,... e não esqueçam os factos, decisivos e que legitimam as decisões:
    - o precedente de mais uma brilhante época, a 10a. em 12 anos!...
    - 83% dos votos... até 2016!

    Pois,... "quem semeou ventos,... que colha as tempestades"!...

    Lamente-se, SIM, que seja SEMPRE o n/ S.L.Benfica a sofrer,...
    tal como as n/ Almas e corações!

    Estimados(as) companheiros(as),
    ... não desesperem! Afinal,... ainda só passaram 4 dias (SÓ 4 DIAS!!!),
    depois da MONUMENTAL SUCESSÃO DE VERGONHAS no Jamor!
    E estas, depois de...

    OBS:
    Nestes mesmos 4 dias, ou seja, apenas de Dom° (Jamor) até hoje,...
    JJ terá ganho, aprox., cerca de 44.400 €€€!!!
    + DE 44 MIL €€€, EM 4 DIAS!!!
    (valores aprox. brutos)

    SEM MAIS COMENTÁRIOS!

    À V/ consideração, caríssimos Benfiquistas!
    Grande abraço pra ti Ricardo e a todos,
    RSG

    ResponderEliminar
  15. Concordo totalmente com as medidas anunciadas no texto

    Efectivamente enquanto formos uns meninos pacatinhos, obedientes, não conseguiremos vencer ao mais alto nível.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...