quarta-feira, 22 de maio de 2013

A pequenez dos pequeninos


Escrito por um adepto do Vitória de Guimarães 

"A pequenez de "Ser Porto".

"Ser Porto", engloba uma sensação contrastante do que parece. É uma revolta pessoal e colectiva derivada da pequenez, disfarçada com alguns títulos, que toda a gente sabe como são ganhos. 

Até os próprios. "Ser Porto", é o máximo complexo de inferioridade. O Porto é um clube ganhador, pois desde logo começa a época a poder ganhar cerca de 8 títulos : os 4 que pode ganhar, e os 4 que o Benfica pode perder. O adepto do Porto, é como um padeiro a quem sai o Euromilhões : aparece de Ferrari, mas ninguém lhe reconhece mérito. 

E é o que falta ao Porto: Reconhecimento. 

Nem pelo próprio presidente da Câmara! As teorias são muitas, desde logo a das gerações mais novas: "Em 25 anos, vi o Porto ganhar 25 títulos". 

A esse argumento demente, a questão é : quando a vossa avó faz 80 anos, vocês festejam 25 anos também? É que desde que nasceram só viram 25 celebrações de aniversário! 

Nestes 15 dias (pois eles andaram todos na toca durante a época toda), até penta-campeonatos (sem saberem que eram tetra) de hóquei se celebraram. Mais o título de andebol. 

A maioria dos adeptos não sabe UM jogador de cada modalidade, mas festejaram porque? Porque é contra a pedra no sapato da vida deles: o Benfica. 

As virgens ofendidas que levaram uma prostituta a beijar a mão ao Papa, ofenderam-se com o pseudo-gesto-obsceno do Carlos Lisboa no ano passado, em basquetebol. Naquela semana, o basquetebol era o desporto da vida dos "somos porto". Passado 15 dias, a modalidade termina e a carneirice habitual instalou-se. 

Então não há meia dúzia de centenas de milhares de euros para preservar uma modalidade histórica que, pelos vistos, tinha muitos adeptos? É triste, mas é verdade. Caramba, só os carros da Fernandinha e da Carolina, dariam para pagar mais uma ou outra época à modalidade ! O portista é assim. Prefere uma derrota do Benfica a uma vitória do Porto. 

O Benfica é um clube que não se sabe muito bem de onde é. Instala-se em Gaia, e parece que está em plena Avenida da Liberdade. Vai a Paris, e não se percebe se se está em Portugal ou França. 

É duma dimensão que o Porto JAMAIS chegará. 

E tudo porque, cá dentro como lá fora, se sabe como o Porto ganha! Mas isto não é um post sobre futebol, é sobre sociologia, e estamos a falar sobre o complexo de inferioridade do adepto do Porto. 

Vejamos: se são melhores, se ganham mais, se vende mais, se vende por mais, se vão mais longe, se isto, se aquilo, porquê tanto ódio? Porquê? É triste ver gente com poucos dentes e sem a 4ª classe a falar do tempo do Salazar. 
Gente que nem o nome do próprio clube sabe dizer (puarto), que vem justificar o facto do Porto ser clube grande, clube esse que não passa de novo riquismo do futebol (pois isto das vitórias é recente, já o Benfica era um colosso mundial, estatuto a que NUNCA irão chegar). 

Mas sou obrigado a repetir a pergunta: PORQUÊ TANTO ÓDIO? 

Ok, eu ajudo-vos : complexo de INFERIORIDADE. 

Será que falta um bola de ouro, como Benfica e Sporting já tiveram? Será que falta um jornalista espanhol que venha desmentir um dos melhores jornalistas espanhol e do mundo, que afirmou com todas as letras que o Porto é um clube corrupto? Rivalidade entre clubes é normal, mas nunca vi um rival cantar numa final, o cântico contra o adversário nacional, como os portistas fizeram contra o Montepellier, na final da Champions. Ou o Lens, ou lá que equipa era. Não prova uma coisa, prova duas: a pequenez portista, e a grandeza benfiquista da maior instituição em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica. 

E isso custa ao portista. 

Dói. Eles riem-se e celebram, provocam, cantam ... mas falta ali algo! Falta cultura, falta reconhecimento, falta muita coisa. Já está enraizado que não faz mal que seja roubado dinheiro e feitas contratações de milhões e milhões por Valeris, Leandros, etc. 

O que importa, é combater internamente o Benfica. 

O maior título do Porto, é a derrota do Benfica. 

Já o Benfica, vive para dentro do clube, e para fora do país. É um clube sustentável, que quando mudar o presidente, não ficará preso a máfias e dependentes de problemas dos pais dos árbitros para vencer. Uma coisa é certa. Para o ano, o Benfica pode não ser campeão. Mas jamais festejará um "não-título" do Porto, pois isso é tipico dos pequenos."
.

27 comentários:

  1. Águia de Luz22/05/13, 18:55

    SÓ DIGO ISTO! ...EXCELENTE!

    ResponderEliminar

  2. É pena mas é verdade e o retrato está perfeito.

    Um de NÓS não diria melhor.

    ResponderEliminar
  3. Texto brilhante. Disse tudo.

    Só queria acrescentar uma frase que o corrupto-mor disse há uns tempos atrás "os pequenos são aqueles que estão sempre a falar nos grandes". Pois...o Porto não faz outra vida que não seja falar no Benfica

    ResponderEliminar
  4. perfeito, vindo dum adepto vimaranense soa ainda melhor!

    ResponderEliminar
  5. Águia Suiça22/05/13, 20:09

    Mais claro não poderia ser e aquilo que ele diz é puramente verdade porque eu vivo longe do País e falo com muitas pessoas deste país e conhecem melhor o Benfica do que Portugal , o Benfica não é e nunca foi um clube regional mas sim um clube universal do povo para o povo.
    Um abraço e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um desabafo de um adepto lúcido!
    Brilhante!!

    ResponderEliminar
  7. Sou Luiz Sousa - Portuense e portista.

    Reconheço a frustração de quem perdeu o que já pensava estar ganho, mas afinal o "cronista" passa muito tempo a falar do FCP... um pouco contraditório para quem diz que os pequenos só vivem a falar dos grandes!!
    Entendo os ódios, mas se forem "saudáveis" tb é disso que vive o futebol - luta entre tribos.

    Por motivos pessoais estava em Berlim no Domingo e vi os jogos no Cafe Lisboa (2 televisões, uma para cada jogo) e qual o meu espanto quando vejo que a maioria dos presentes era portista... os benfiquistas tinham quase todos cabelos branco e alguma idade.
    Penso que são sinais do tempo.

    Abraço a todos e para o ano lá voltamos ao que nos interessa, futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque22/05/13, 21:29

      Caro Portuense e portista,

      Escreve-lhe um magrebino nascido em Angola, filho de uma "depois de puta" e que se envergonha do que ouve no youtube.

      Escrevo-lhe para o desiludir: na Alemanha, tal como no norte de Portugal, os seus correlegionarios sao infinitamente menos que os Benfiquistas e o Senhor sabe-o perfeitamente.

      Escrevo-lhe para o desautorizar e lhe recorder que, enquanto portista, so voltara a poder usar as palavras "odio" e "saudaveis" quando tiver a coragem de apoiar uma candidature alternative no seu clube.

      Finalmente, escrevo-lhe para lhe dizer que me choca pensar como e que o Senhor consegue tentar educar os seus Filhos.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Estás a querer dizer que os Benfiquistas são velhos e a caminho do cemitério, né?
      Que qualquer dia acaba e fica só o teu corrupto clube.

      Olha que não...olha que não....
      -------------------
      Estás lá fora? Então pertences à diapora. Informo-te que na diaspora temos 8 milhões e seis cá neste tuga podre e corrupto. Esse estudo não foi feito pelo Benfica mas sim por entidades independentes.

      Eliminar
    3. Este acéfalo andrade, após ter visto um único jogo extrapola para todo o mundo. Vê-se bem a sua inteligência e complexo.

      Esquecendo-se que poderá haver várias razões para haver mais portistas do que benfiquistas nesse dia, nesse café, uma das quais poderia ser que os portistas nem TV têm em casa e serem obrigados a irem ao café.

      Ou os benfiquistas terem ido todos para a Casa do Benfica em Berlim.

      Ou ainda o facto dos benfiquistas terem ficado em casa a ver o jogo pois já não acreditavam que o Porto perdesse o jogo, em virtude de todas as notícias de ameaças e outros esquemas que foram notícia por tudo o que é sítio. E que por isso não queriam ver os festejos dos cabeçudos dos andrades.

      Mas isso não é para pessoas inteligentes. Que os andrades não são. O complexo de inferioridade deles e tão grande que andam à procura de tudo que encontram para poder dizer que já são maiores que o Benfica. Distorcendo por isso a realidade.





      Eliminar
  8. exelente texto,resume exemplarmente a mesquinhez do adepto portista,um clube que nunca passara de um clube regional-nacional,enquanto o glorioso benfica e foi e sempre sera um clube do mundo.......

    ResponderEliminar
  9. desde manhã que publiquei esse texto no meu blog e tenho passado o dia a limpar porcaria, parece que tocou na mouche aos corruptos looolll, eles contunuam a andar pelos blogues benfiquistas vá-se lá saber porquê

    ResponderEliminar
  10. Frank Canada22/05/13, 21:11

    Margarida porque a pequenes deles ainda e maior do que aquele que descreve o adepto Vimaranense,que me desculpe o adepto acima Luis de Sousa parece-me uma pessoa sensata concordo que deveria haver uma rivalidade saudavel entre tdo o adepto,mas com os adeptos Portistas sera tremendamente dificil sabe quais sao os canticos os vossos canticos durante os vossos jogos,slb filhos duma... slb filhos duma...por isso se leu com atencao o adepto Vimaranense descreve toda a vossa pequenes,sabe quais sao os nossos mesmo nas nossas derrotas eu deixo-lhe uma dica.ser Benfiquista e ter na alma a chama imensa...sabe mesmo tristes cantamos o hino do nosso clube ve como e diferente.
    Adorei o texto desse adepto do Guimaraes excelente mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Isto é que vai aqui uma açorda, loool

    ResponderEliminar
  12. uma coisa preocupante..
    como é possível que sendo o Benfica esmagador em adeptos, mas nos comentários das redes sociais e afins, estão em larga minoria? SÓ COMENTAM CORRUPTOS E LAGARTOS!
    o forum do dia seguinte é um exemplo flagrante disso..

    https://www.facebook.com/dia.seguinte.forum

    MEXAM-SE PORRA!!! E DEPOIS ADMIRAM-SE DAS CALUNIAS QUE SE TORNAM VERDADES ABSOLUTAS!

    ResponderEliminar
  13. o Benfica teve 43.000 adeptos de media no estadio da luz so pra liga enquanto o clube que venceu a liga teve 30.000 de media.....multiplicando por 15 jogos da uma diferença coloçal ....

    ResponderEliminar
  14. a ultima frase é engraçada....

    o benfica realmente é diferente pois festeja titulos antes de ons ganhar e depois.... perde-os...

    todos os blogs so falam do porto e o porto é que tem complexo????


    façam post do benfica em vez de a cada 5 minutos falarem no porto....

    o benfica é o clube do quase.... mas enfim voces gostam de ser bombos em todas as modalidades e a gente agradece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tás ressabiado, não estás?
      O Vimaranense acertou em cheio...alias nada que já não soubéssemos.

      Eliminar
  15. Da Velha Guarda22/05/13, 22:54

    Como sabem existem três jornais diários que se dizem de desporto.No dia em que não escrevem bem ou mal do Glorioso, não vendem! Até nisso os "ranhosos" têm inveja!

    ResponderEliminar
  16. Rui Sérgio Guerra23/05/13, 00:05

    Excelente post!
    Subscrevo na globalidade!

    Lamentável, sem dúvida, a miserável mentalidade que predomina em muitos adeptos do FCP!
    Com certeza que não todos, até porque estou convicto que, na verdadeira consciência de muitos, HÁ VERGONHA, E MUITA, DOS MÉTODOS E FACTOS PUBLICAMENTE COMPROVADOS subjacentes a muitas vitórias do dito FCP!

    Breve nota, ainda, às FAMOSAS E DE FACTO FANTÁSTICAS VIRGENS OFENDIDAS,...
    que andaram a pugnar pela moral do Futebol português c/ "a liga Capela"...
    ... e tiveram o êxtase da verdade n'o "final em beleza de P.Ferreira",...
    c/ 1 penálti oferecido e outro perdoado! Tipificou "mais 1 liga apintada"!

    Existirão, garantidamente, muitos PORTISTAS DIGNOS E C/ HONRA, que por si mesmos e pelos valores que defenderão, NÃO SE IDENTIFICARÃO C/...
    - CORRUPçÃO E SUBORNOS (em Portugal e no estrangeiro),
    - MANIPULAçÃO SUBVERSIVA E ATÉ VIOLENTA... dos "MEDIA" (desportivos e não só)...
    e/ou... de DIGNITÁRIOS DA SOCIEDADE PORTUGUESA, sejam eles Magistrados, Titulares de cargos superiores em órgãos de soberania (AR, Governo, Poder autárquico,...) ou personalidades de referência no mundo empresarial e social,...
    - O FOMENTO DE LENOCÍNIO & AFINS...
    - e outros crimes que,... "continuarão em segredo de justiça"...

    Resumidamente, o Norte tem, além de muitos FCP's, ainda mais SLB's, e...!
    A diferença é que...
    muitos, SLB's, FCP's ou... são gente boa, humilde, trabalhadora e digna!
    Outros,... "alguns", tornaram-se Hitler's da vida nortenha, "alinharam em esquemas da noite & afins"..., quais cervejarias bávaras para o Adolf,... e assim,...
    - "uns", saíram da falência pessoal e... foram prá "casa na Madalena"!...
    (e o apartam° em VNG?... E a moradia em Miramar? Claro que em nome de...)
    - "outros", passeavam-se de Porsche ou em BMW topo de gama, dominavam a loja da marca desportiva no Clube, viviam à beira-mar em Moradias c/ pisc.,
    - "outros", "muitos", viviam do RSI,...

    Apesar de tudo,...
    e tal como serei Benfica até à morte c/ muito orgulho, isto revolta-me!
    Gosto tanto de futebol, mas tanto mesmo, que ainda acredito que
    chegará o dia em que poderemos manter uma rivalidade enorme,... mas SÃ!

    Desculpem-me, chamem-me crente, naïf, "believer"... mas SIM, assumo que tenho saudades de "poder viver futebol honesto e c/ civismo", entre nós, SLB's, mas desportivamente competindo c/ FCP's, SCP's,...!

    Last but not the least,...
    ADORAVA VOLTAR A VER NO N/ AMADO SPORT LISBOA E BENFICA...
    COMPETÊNCIA DESPORTIVA!... EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E... HUMILDADE!

    Abraço a todos,
    RSG

    ResponderEliminar
  17. Luiz Sousa - Portuense - Portista.

    Ao Jorge Albuquerque, comento que interpretou mal as minha palavras e o sentido que lhes quis dar assim como o sentido figurativo das mesmas - O Frank Canada, que o outro dia ja comentou um post meu sabe que tenho o bom senso de quem gosta muito do seu clube, não se importa com a derrota do rival, mas acima de tudo vive alem do futebol...

    Recordo que o futebol não é mais que um encenação de uma "guerra" entre 2 tribos com 11 lutadores de cada lado... Foi assim que ao longo da historia varias disputas se resolveram - cada lado enviava o seu "Campeão" e assim evitavam-se muitas mortes.

    A rivalidade é saudável, se for vivida de forma saudável, e isso é algo que em foruns benfiquista e portistas por vezes não se encontra... e quando o verdadeiro ódio...sem "aspas" comanda então o insulto é facil e...tudo esta estragado. Por isso nunca insultaria qq benfiquista, pois sao pessoas como qq outra, com a preferencia por um clube diferente.
    Partir daí para o insulto ou violencia (pois há desequilibrados dos 2 lados) já entra no campo da irracionalidade e aí deixa de fazer qq sentido o desporto.

    Quanto ao Viriato de Viseu, comento que nao insinuo nada, apenas constatei uma realidade num cafe de Berlim (eu vivo no Porto e fui la de turismo). Nao podemos deixar de constatra que o numero de portistas que festeja em Lx e pelo mundo é muito maior do que era ha 15 anos atras...mas claro que ainda nao se podem comparar à nação benfiquista, que teve os seus Pais a emigrar no auge da gloria benfiquista dos anos 60, inicios 70... e ter um filho de um clube diferente do Pai...é dificil!!

    Para terminar e em resposta a quem critica os portistas por lerem blogs do benfica...Na minha opiniao passar ocasionalmente a dar uma vista de olhos por blogs do benfica para ler o que diz o adversário, dele proprio e de nós tem sempre interesse e piada, pois encontrasse muita gente que escreve fantasticamente, com alma e coração e se o fizer, com oculos bem vermelhos, mas de forma consciente é um prazer...quando apenas se encontra insulto facil e justificações basicas, já entra num registo simplista e menor.

    Por isso, com o respeito que as opiniões diferentes sempre devem ter, continuarei a ler e comentar sempre que pensar oportuno.

    Cumprimentos

    PS: Vim de jantar com os meus companheiros de futebol de 7, entre os quais há 3 benfiquistas e todos comentamos de forma civilizada...como não poderia ser!

    ResponderEliminar
  18. Benfiquista de Famalicão23/05/13, 02:36

    Caro Luiz Sousa, para si, receber um árbitro em casa, no dia anterior ao jogo de futebol é corrupção?

    Responda apenas.

    Bem haja.

    ResponderEliminar
  19. Benfiquista de Famalicão23/05/13, 02:38

    E basta ler o seu texto para perceber que segue contente na cáfila.

    "mas claro que ainda nao se podem comparar à nação benfiquista, que teve os seus Pais a emigrar no auge da gloria benfiquista dos anos 60, inicios 70... e ter um filho de um clube diferente do Pai...é dificil!!"

    Insinue o que quiser. Não sei se o caro é portista ou pintista, mas se for portista então deixe-se de tretas e enfie-se num buraco grande o suficiente para esconder toda a sujeira que o seu clube tem.

    Quer comentários fundados e que não partam para o insulto? Peça isso ao seu presidente. Até a deta de fundação do clube conseguiu adulterar.

    Bem haja.

    ResponderEliminar
  20. Sou Luiz Sousa - Portuense e Portista

    Caro Benfiquista de Famalicão,
    Receber um arbitro em casa não iliba nem culpa automaticamente ninguém, mas não sejamos ingénuos ou "anjinhos"... ou pensa que qq desporto esta isento de tentativas de influenciar por ou lado ou fazer as coisas pelo outro lado?
    Eu infelizmente não tenho essas ilusões e se na vida existem princípios com os quais nunca podemos ser coniventes ou aceitar, no mundo do futebol, que apenas tem apenas a importância que se lhe quer dar, talvez se seja mais permissivo.
    Mas que fique muito claro...não sou dos que diz, que se ganhe de qq maneira...mas se o FCP pode ter o tal poder que tudo controla e tudo conquista, então é porque os outros tb ai perdem, pois não voltemos a ser ingénuos ou "anjinhos" e pensar que os outro tb não o fazem...claro que sim...
    É lama que suja tudo e todos. Esta errado que assim seja, mas faz parte da realidade.

    Quanto à fundação: Eu era muito novo quando jogava VolleyBall pelo FCP e fui um dos atletas que estava no relvado das Antas a fazer as letras do FCP...penso que no seu 70 ou 75 aniversario e para meu grande espanto passado uns anos já estava a celebrar os 100 anos...e eu continuava a ser teenager!! :):) Nem me apercebi desses 25 anos

    Mas isso tem a ver com documentos que se buscam e porque existem se encontra a justificação para ser um clube mais antigo. Não me parece que seja grave.
    Mais grave é a violência física nos estádios e entre os atrasados mentais que existem em cada claque e os insultos gratuitos nos blogues...

    Abc

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...