quarta-feira, 17 de abril de 2013

Matic e Enzo Perez - OS " PÊNDULOS ".


Quando a época de 2012/2013 se iniciou, sentiu-se no Universo Benfiquista, um certo temor, quiçá desconfiança, pelo futuro desempenho da equipa, visto termos perdido Javi Garcia e Witsel, que foram, por competência desportiva, transferidos para o Manchester City de Inglaterra, e Zenit da Rússia, respectivamente.

Depois de sair Ramires e ter chegado Witsel, tinham os benfiquistas razões de sobra para estarem confiantes, pois Witsel revelou ser um jogador de eleição. Só que...saiu.

Parecia que, sobre a Luz, pairavam tempos de intranquilidade, pois a equipa havia sido destroçada a meio campo. Mais a Norte havia quem esfregasse as mãos de contente, pois, diziam, que a saída de Hulk não faria no clube azul e branco tanta mossa como as saídas de Javi e Witsel fariam no Benfica.

Acontece que tínhamos na equipa dois jogadores que se haviam de tornar dois pêndulos de eficácia tanto defensiva como ofensiva: Matic e Enzo Perez.

Matic era um médio defensivo e por aí seria apenas a dúvida se faria esquecer o Javi Garcia. Fez.

Na questão defensiva nada fica atrás de Javi Garcia. Na ofensiva é melhor jogador. Regra geral parte para a frente de ataque, sempre em progressão, dando velocidade ao jogo da equipa, tapando, qual muro de betão, as linhas de passe das equipas adversárias. Pode até não marcar tantos golos como o Javi, mas joga e faz jogar de trás para a frente, os seus companheiros, tornando-se um jogador imprescindível a nível de equilíbrio da equipa.

Tornava-se mais complicado colmatar a saída de Witsel, quando já nada previa que tal ia acontecer pois em Portugal já tinha terminado o período das transferências. Havia no clube ... Enzo Perez. 

A generalidade dos benfiquistas sabiam que este jogador era ala direita e não centro campista, ou seja, jogador/distribuidor de jogo, que segurasse o jogo a meio-campo, fazendo circulação de bola, com raça, querer, classe e ambição. 
Aimar e Carlos Martins encontravam-se lesionados, e/ou por esta ou aquela razão, sem capacidade para no imediato darem segurança ao meio campo do Glorioso.
Decidiu Jorge Jesus, treinador do Benfica, fabricar mais uma das suas invenções, tratando de adaptar Enzo Perez ao meio-campo. Em boa hora o fez.

Com a soberba adaptação de Enzo Perez e com a evolução fantástica de Matic, conseguiu Jorge Jesus ter o equilíbrio e o desequilíbrio da equipa, pois grande parte do jogo passa por eles.

Witsel era mais um jogador de ficar atrás, segurando a bola, jogar de forma lateralizada, fazendo da segurança do passe a sua mais valia.
Enzo Perez, joga em progressão, entrando nas linhas adversárias, criando o desequilíbrio  originando situações de golo, geralmente aproveitadas pelos avançados, Lima, Oscar Cardozo e Rodrigo.
É um organizador de jogo fantástico, passando por si, grande parte dos sucessos a nível de vitórias da equipa, na presente época.

Muitos benfiquistas dirão que Enzo Perez joga mais no lugar onde joga Aimar, e não noutro, sendo que Gaitán, esse sim, joga no lugar em que jogava o Witsel.
Aceito e respeito, mas penso que o Gaitán joga mais pela ala esquerda, embora se adapte com alguma facilidade no apoio ao meio campo e como segundo avançado.

No jogo com o Sporting no próximo Domingo, será fundamental que estes dois jogadores se encontrem em perfeitas condições físicas. Estando, será o principio da vitória do Benfica num jogo sempre complicado pois sabemos que, para os sportinguistas, ganhar ao Benfica, é serem campeões.

O que pensam os benfiquistas sobre o exposto?
.

12 comentários:

  1. Rute Trigueiro17/04/13, 09:18

    Dois jogadores maravilhosos que bem secundados por Gaitán e Salvio, entre outros, têm feito as delicias de todos nós na presente época.

    ResponderEliminar
  2. superaguia190417/04/13, 09:24

    Tornaram-se jogadores de topo no futebol europeu, por mérito próprio, graças à orientação de mestre de JJ, ao acompanhamento do clube e ao apoio dado pelos Benfiquistas ao longo de toda a época.

    A qualidade de jogo que aportam à equipa não é fruto do acaso ou das qualidades inatas, mas uma consequência de muito trabalho e dedicação, deles e dos que os rodeiam.

    Assim, o sucesso deles é o sucesso de muitos!

    E pluribus unum!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  3. BOM DIA
    Matic e Enzo Perez, são de facto dois excelentes jogadores, entre outros que temos. A saída de "uns" bons, dão oportunidade a outros ainda melhores.
    Este ano não nos podemos queixar, pois temos uma equipa de "pérolas Preciosas"que tantas alegrias nos têm dado,!?(SÓ FALTA UM BOCADINHO ASSIM)!?!
    Oxalá fiquem na equipa por muito tempo.

    BENFICA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Estou ansiosa que chegue Domingo para assistir a mais uma vitória do Glorioso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Bruna, outra cosa não esperamos do nosso Glorioso!!A NÃO SER, VENCER, VENCER!!
      A ansiedade já começa a tomar conta de mim.
      Não podemos dar abébias aos lagartos!!

      Eliminar
  5. Os benfiquistas não sentiram "um certo temor" no início da época. Entraram em pânico e LFV ouviu, de benfiquistas, aquilo que Maomé não disse sobre o toucinho. A época foi logo classificada de "perdida" pela larga maioria dos adeptos. Os dirigentes foram apelidados de incompetentes e anti-benfiquistas.
    Exigiu-se a contratação de um lateral direito porque Melga não servia...etc

    ResponderEliminar
  6. Frank Canada17/04/13, 21:34

    Concordo com o post,mas nao estou de acordo com o Devante ,ora diga-me la com a perda de dois jogadores importantes como eram Javi,e Witsel qual nao foi o benfiquista que sentio um arrepio com tamanha perda e disse la para consigo esta epoca esta condenada ao fracasso aliaz como em certa altura o Ricardo refere com estas duas perdas o clube mais a norte esfregou as maos de contente porque o Benfica sen duvida que a primeira vista ficou mais fragilizado que os corruptos com a saida do homem ficticio pro Zenith,agora ninguem contava com a astucia do JJ pois tinha dentro do plantel solucoes e que solucoes nem eu nem voce nem nenhum Benfiquista pensou que Matic e Enzo fizessem esquecer esses dois excelentes jogadores que sairam,se disser que sim eu nao o acredito,quanto ao resto e fogo que nao arde,sommos todos Benfiqustas e vamos mas e apoiar os nossos bravos rapazes que e isso que eles constantemente nos pedem conhece o nosso emblema todos por um, um por todos sendo assim a proxima paragem sera no Marques.

    ResponderEliminar
  7. Frank Canada17/04/13, 22:05

    OFF TOPIc
    Istive vendo Guimaraes vs Belenenses,triunfo da equipa Vimaranense por 1-0 jogando a final com o Benfica,a festa e tao intensa que pergunto mas ja ganharam a taça sera que o Benfica desistio da mesma nao entendo porque tantos festejos alguem em explique por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Frank Canada, será que já ganharam a taça e nós não sabemos?? Hahahahahahahaha.

      ESPERO BEM QUE A TAÇA SEJA NOSSA!!

      Eliminar
  8. CAROS COLEGAS E AMIGOS AMIGAS<.

    CALMA MUITA CALMA, POIS O JOGO COM O SPORTING VAMOS FACILMENTE GANHAR PORQUE O BENFICA TEM OUTRO PLANTEL E OUTRA QUALIDADE MT ACIMA DO SPORTING,PORTANTO SE O ARBITRO NAO FIZER ASNEIRAS GROSSAS, A VITORIA SERA NOSSA E APENAS NOSSA,
    HAJA CONFIANÇA JOGO A JOGO,POIS EFECTIVAMENTE COM MUITA LUTA E A GRAÇA DE DEUS SEREMOS CAMPEOES.
    abraço
    joao

    ResponderEliminar
  9. Pois eu não fiquei nada preocupado com a venda do Witsel e Javi. E disse-o de maneira muito clara.
    Tenho, como sempre tive, plena confiança nas capacidades do JJ embora não soubesse, naturalmente, como ele iria resolver a situação.
    Mas o facto de ele não ter ficado preocupado e ter dito que tinha soluções deixou-me completamente descansado. Se não confiamos nos nossos, que sabemos serem competentes, em quem confiamos?


    ResponderEliminar
  10. Lourdes Piedade18/04/13, 09:29

    Concordo, de que o Matic e Enso Peres são os pendulos da equipa.
    Com a entrada deles estamos mais seguros da vitória.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...