domingo, 3 de março de 2013

Contas? Vamos a elas (parte II)!

 AQUI: Contas? Vamos a elas ( Parte I )

Tal como prometido, aqui estou para abordar os assuntos que mais objeto foram dos comentários ao texto anterior e, ainda, para uma breve referência a algumas bacoradas que os anti Vieira têm tentado usar para menorizar os resultados económicos e financeiros da SAD, embora vá dar muito pouco espaço as estes últimos, até por respeito para com a decisão que esses tomaram, ao primar pela ausência nos comentários ao já referido texto anterior.

Transparência, ou falta dela,

Dizem-me que há Companheiros que‘acusam’ o CA da SAD de produzir R&C pouco transparentes, nomeadamente por não detalhar os valores de cada uma das aquisições e de todas as comissões decorrentes das transações com Atletas, dizem-me e eu … nem sei o que responder.

Por favor, sigam a minha insistente sugestão e leiam o R&C (são 80 páginas de densa informação), escrito com integral respeito pelas regras e Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), nomeadamente a Norma IAS34 (Relato Financeiro Intercalar) e que termina com a competente validação pelo Auditor externo. Leiam e julguem por vocês próprios.

Na minha humilde opinião de profissional que já contribuiu para a execução de algumas centenas de R&C em mais de meia dúzia de ‘Bolsas’ deste mundo, considero os Nossos R&C absolutamente excelentes e muito, mas mesmo muito mais detalhados do que o mais detalhado que eu já produzi, facto que eu explico com a consciência que a SAD tem da exposição mediática (não profissional, entenda-se) que é dada a todos e cada um dos seus comunicados oficiais.
Um R&C destina-se a informar ‘o mercado’ e os pequenos Acionistas (os Acionistas de referência costumam receber informação mais detalhada) do decurso da Gestão naquele período. Ora eu pergunto: (1) mas o que é que interessa saber, com rigor ao cêntimo, quanto custou um certo Activo, ou (2) quais e por quanto (talvez com moradas e números de telefone) foram os que justificaram comissões nas Nossas transações de Atletas?
Em que medida é que esses detalhes podem influenciar a avaliação a fazer ás operações da Sociedade?
Trata-se de detalhes que não interessam para nada e a ninguém (exceto concorrentes) que não sejam os Auditores que, eles sim, devem verificar que, também nesses casos, vai sendo respeitada a legalidade e as normas de boa Gestão.
Acresce que andamos, quase todos e durante anos, a lamentar termos ‘paredes de vidro’ e ‘bufos’ que impediam que as Nossas operações fossem enquadradas por um secretismo eficiente, para termos, agora que esse objetivo foi conseguido (mais esse), Companheiros que se ‘queixam de falta de transparência’ … “il faut le faire”!

Quem tem o descaramento de alinhar este tipo de ‘acusação’ á SAD, antes de mais revela um profundo desconhecimento sobre Gestão, prova que não deve ter lido mais nenhum R&C em toda a vida (se é que chegaram a ler este) e, pior, revela uma atitude mesquinha e invejosa, de perfeito ‘fofoqueiro invejoso’ … no mínimo!
Infelizmente, ainda há pior: há os que promovem esta acusação e comparam o R&C da Nossa SAD com documentos semelhantes da sad do crac, uma sociedade internacionalmente reconhecida por, sistematicamente, tornar as transações dos seus atletas verdadeiros ‘espetáculos’ da fuga ao fisco, quase sempre envolvendo fundos em ‘off shore’ e comissões muito acima dos valores normais de mercado.
Eu tenho muita, muita dificuldade em compreender que quem assim procede seja meu Companheiro de Benfiquismo: mentir, omitir e confundir, sempre no intuito de denegrir a imagem do Clube, do Grupo, dos Nossos Órgãos Sociais e dos Administradores por eles escolhidos … não podem ser comportamentos Benfiquistas. Não podem!

Boa parte desse tipo de calúnias, também se tenta aproveitar e explorar, no pior sentido dos termos, dos eventuais valores de comissões pagos (concretamente á Gestifute), numa abordagem em muito semelhante á exploração do tema do sal á rio do Técnico ou da fortuna do Presidente.
Não cessam de me espantar, estes invejosos que só conseguem ser excelentes na perfídia e na mentira (que isto de trabalhar … cansa muito), pela forma como se preocupam com o que ganham aqueles que atingem o topo nas suas especialidades, preocupando-se ainda mais sempre que esses ‘excelentes’demonstram ter origens bem humildes e terem vencido sem a ajuda de privilégios.
Gente mesquinha, invejosa e incompetente!

Infelizmente e como tem sido provado á saciedade por vários escritos do Enorme Carlos Alberto (BENFILIADO), nos seus já famosos e hilários ‘telefonemas a xodona che eme be eme’, a dita CMVM deve considerar ‘transparentes’ todas aquelas transações do crac.
Infelizmente e como tem sido demonstrado pelo Enorme Guachos (GUACHOSVERMELHOS) em textos sucessivos de leitura obrigatória, estes Companheiros são como os do ‘bando dos petardos’ (a mim parecem-me piores), cujo Benfiquismo está na razão direta dos danos que infligem ao Clube, porque eles são “exigentes”, enquanto Nós somos “Benfiquinhas”.

Ola John, Benfica Stars Fundo (BSF) e financiamento.

Estamos a menos de 19 meses do fim do BSF e parece que as incompreensíveis preferências da UEFA vão determinar a sua não renovação/substituição.
Talvez por isso, ou porque a SAD e o Fundo não foram capazes de encontrar um valor pelo qual estivessem, ambas as partes, dispostas a partilhar o ‘passe’do Atleta, o que é um facto é que a SAD não encontrou no BSF o parceiro financiador da maioria das suas mais importantes aquisições desde setembro de 2009 (data de inicio do BSF), razão pela qual terá procurado uma alternativa (bem pior, na minha opinião) e, também neste caso, o R&C é de uma transparência meridiana, senão vejamos:

1 No trimestre anterior tinha informado que adquirira 100% do ‘passe’ do Atleta;
2 No final do segundo trimestre (primeiro semestre, ou seja neste R&C que estamos a comentar) informou que (1) detinha 50% do ‘passe’ do Atleta, mas (2) que mantinha a totalidade do valor contabilístico (e respetivas amortizações), porque o acordo de cedência dos restantes 50% não tinha representado uma ‘venda’.

Querem maior transparência?
Eu não sinto necessidade de mais nenhuma informação e interpreto estes dados tal qual eles são apresentados: foi encontrado um parceiro que aceitou emprestar algum dinheiro (não sei quanto, mas estou certo de que um estudo dos mapas permitia calculá-lo) numa operação que envolve a cedência temporária, a titulo de garantia, de 50% do passe do Atleta.
Parece-vos mal? Acham que há melhor alternativa? Então … para quando as sugestões?

Eu discordo em absoluto da posição do Sr., Platini, sobretudo quando ele argumenta que prefere “… que os lucros do futebol fiquem nos clubes de futebol…”. Quando o Benfica se financia junto da Banca, para onde julga o Sr. Platini que vão os lucros, pelo menos numa parte (cerca de 20ME por ano, no Nosso caso)?
Que a UEFA queira ver longe do futebol os especuladores (manhosos, na maioria) tipo “Kia Joorbachian”, tantos dos quais operando a partir de paraísos fiscais e com fundos de origem duvidosa, por isso mesmo capazes de envolvimentos em ações que condicionem a Verdade Desportiva, isso eu entendo e apoio, mas o BSF constitui o exato oposto disso: trata-se de um conjunto de investidores não especulativos (o prazo só não foi superior a 5 anos porque a CMVM não aceitou), reconhecidos e fiscalmente responsáveis, juntos num fundo administrado por uma entidade internacionalmente reconhecida.
Eu, com toda a sinceridade, não entendo que uma experiência tão correta (já copiada por tantos), cujos resultados se comprovaram benéficos para todas as partes envolvidas e que comprovou ter ‘pés para andar’, venha a ser afastada do catálogo de soluções de financiamento dos clubes em geral e do Benfica em particular.
Na minha humilde opinião, o BSF deveria ser alargado (a mais investidores igualmente credíveis), aumentado no valor e, sobretudo, no seu prazo, por forma a constituir-se como solução nos termos em que foi idealizado: como um ‘parceiro estruturante da SAD’.

A aparente erradicação, pela UEFA, deste tipo de instrumento financeiro, somada á longevidade da crise económica em Portugal, constituem as duas principais razões que me levam a advogar o que designei por “impulso aos Capitais Próprios”, como parte do processo de aumento dos Capitais Próprios da SAD que eu vou continuar a reclamar.

Continuando a falar de financiamento da SAD e desmentindo, objetivamente, tantas mentiras vomitadas pelos ‘petardeiros’ do costume, vou repetir que a próxima AG de Acionistas da SAD que, por certo, vai autorizar o CA a emitir empréstimos obrigacionistas e/ou operações de papel comercial até ao máximo de 80ME, não vai estar a caucionar o aumento do Passivo, pela simples razão (claramente expressa na Convocatória da AG) de que esses fundos se destinarão a operações de reestruturação do Passivo.
Ou seja e para que todos entendam bem, esses valores só podem ser usados para, pagando-os, substituir empréstimos anteriores, eventualmente mais onerosos em termos financeiros.

Que isto fique muito claro, já que ‘cambalachos’ são coisas que não fazem parte da vida da Benfica SAD, nunca fizeram e, estou certo, nunca farão!

A crise da osgalhada.

Com grande surpresa minha, provando que o BENFILIADO tinha razão para iniciar uma “campanha contra o perdão de divida”, não só fiquei a saber que o CA da Nossa SAD “está atento ao assunto”, como vários Companheiros me pediram opinião sobre se será possível o LOL de Portugal beneficiar de um qualquer tipo de benesse tipo Grécia.

Sem qualquer dúvida, não me parece que tal coisa seja possível, por mais que a ‘mascarassem’ demagogicamente e passo a explicar porquê:
1 Os credores principais são sociedades (Bancos, para ser claro) cuja gestão está sob constante e justificado escrutínio;
2 Nem com ‘perdão parcial’ ou ‘juros bonificados’ (e ‘bonificados’ por quem?) a osgalhada consegue lá ir, infelizmente; e
3 Apesar de suficientemente grande para provocar insolvência, o ‘buraco’ainda tem proporções muito modestas e não ‘obriga’ os credores a pedir a ajuda do Estado.

A situação da osgalhada, percebida numa rápida leitura do respetivo R&C, assume uma gravidade tal, que só existe uma solução (que me parece já ter sido anunciada por um dos candidatos): têm que ‘chegar’ com dinheiro (mas olhem que 30ME não chegam) e com a PJ!
Juntando sad e clubeco, alguém (Sócios, Beneméritos, etc.) vai ter de enterrar ali mais de 100ME e isto num cálculo grosseiro e otimista (estou a admitir que alguns empréstimos estejam garantidos por património pessoal de ex dirigentes). Caso este meu otimismo não se verifique correto, então 200ME não vão chegar!
Ora como eu não acredito que os adeptos da osgalhada sejam assim tao burros (chegou-se a um ponto em que, do ponto de vista da racionalidade económica, mais vale deixar o barco afundar e investir num barco novo), tenho afirmado que… o Sporting morreu!

Agora importa não escamotear que subsiste um problema, principalmente para os Administradores e Acionistas dos Bancos que aceitaram ‘sobre financiar’estes 2 últimos anos de uma gestão muito difícil de qualificar e que vão ser confrontados com perdas financeiras avultadas, com um WC muito, muito grande e uma ‘coisa’ lá para os lados de Alcochete.

Com a inapelável falência declarada e resolvida, a osgalhada, já sem sala de trofeus (vai ser tudo leiloado) para visitar com o Sr. Salvador, tentará fundar um novo clube e veremos se a FPF os vai autorizar a inscrever alguma equipa de futebol e, já agora, em que campeonato.

Entretanto, do lado dos Bancos envolvidos, vão rolar algumas cabeças (pode suceder que ‘pague o júlio pelo pescador’), talvez na razão inversa do desaparecimento do património dos que se ‘atravessaram’ com garantias pessoais. Finalmente, para esses 2 Bancos, os resultados de 2013 serão prova para os supersticiosos agravarem as manias e as cotações dos seus títulos sofrerão um mau período.

Para os que estiverem a pensar que eu sou um exagerado e que, certamente, os Sportinguistas (que ainda os há, eu sei) vão conseguir salvar aquele Clube histórico do qual o meu Pai era Adepto, eu sugiro que façam uma previsão sobre quantos treinadores ainda serão despedidos e quantas AG’s eleitorais ainda teremos de assistir até ao ‘dia do juízo’.

Quem tenta assemelhar este caso ao da divida soberana da Grécia, comete (muitos) erros injustificáveis. Este caso é semelhante ao de muitas Empresas que tiveram de ‘fechar as portas’ e viram executadas pelos Bancos as garantias dos empréstimos que não conseguiram pagar.

Quem tenta assemelhar este caso ao do Benfica da há uma década, ou ao crac de hoje, não faz nenhuma ideia da real situação da osgalhada.

Viva o Benfica! 
******************
Escrito por: José Albuquerque.
................................................
Amigos Benfiquistas:

Quem quiser ler o relatório de contas 1.ª Semestre 2011/2012, clique ... AQUI. ... Obrigado
.............

.

31 comentários:

  1. Muito obrigado, caro José Albuquerque. Informação preciosa, como sempre, e de grande Benfiquismo!

    Em relação à osgalhada a situação afinal é ainda pior do que eu previra.

    RIP!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Para já vou partilhar no facebook, depois, peço licença ao Ricardo para (mais à frente) reproduzir este manancial de sabedoria no GuachosVermelhos...
    Posso Ricardo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim, total liberdade amigo GuachosVermelhos

      O Belovoardaaguia ... é TEU.

      Grande abraço.

      Eliminar
  3. Continuação de um artigo de elevada qualidade, e interessante para todos os Benfiquistas...Parabéns!

    Viva o Benfica,e os Benfiquistas..

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo José Albuquerque,li o 1º post,e fikei esclarecido,com este 2º,então fikei sem duvidas,caso houvesse algumas,de klk das formas sou das pessoas k acredita piamente em LFV,tenho a certeza(e sou pessoa de ter poucas certezas, hem)k o Benfica está bem entregue,e k está ser gerido da mesma forma como LFV sempre geriu os seus negocios,senão melhor,portanto,estes esclarecimentos são perfeitos para os Benfiquistas k têm duvidas,mas todos akeles k destratam o noso presidente e os seus colaboradores,estão danadinhos k ele largue o Benfica para se meterem la a ganhar(€) do bom,portanto,é deixa-los a falar sozinhos,mas,nunca os deixar mentir em relação ao k se faz dentro do Benfica.

    Quando o meu amigo fala da inveja k algumas pessoas têm das fortunas alcançadas por alguns,por força do seu trabalho e abnegação,faz parte do ser humano infelizmente,mas isto faz-me lembrar a história do bêbado" k só vêm o k ele bebe,mas,nunca vêm os tombos k ele dá"...

    FORTE ABRAÇO E BEM HAJA.

    VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  5. superaguia190404/03/13, 10:20

    Caro José Albuquerque,

    para animar e enriquecer a abordagem a esta temática, gostaria que comentasse o EBITDA obtido neste semestre e o conceito e análise efetuada pelo blogger BCool ao mesmo, em 23.01.2012 (http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2013/01/a-gestao-de-lfv-3.html).

    Parabéns pelos artigos!







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque04/03/13, 11:45

      Enorme "Superaguia1904", Companheiro,

      Quanto ao "EBITDA", ja o comentei no primeiro texto (designando-o por "Cash Flow Operacional") e apontei-o como um resultado formidavel, com um crescimento muito explicado pelas 'Operacoes com Passes de Atletas' (Witsel, principalmente).

      Quanto ao Companheiro "BCool" (que nos visitava e comentava assiduamente, noutros tempos, ahahah) e as analises que tem publicado no blogue que referes (e que eu nao visito), garanto-te que as leio sempre (amigos cuidam de as fazer chegar a minha caixa de correio) e com sentimentos mistos:

      1 Parecem-me trabalhos serios, sempre baseados em dados corretos e escritos numa linguagem suficientemente acessivel para que eu recomende a respetiva leitura a todos os Benfiquistas; mas,
      2 Quando ele trata de 'retirar' conclusoes e na minha humilde opiniao, a sanha antivieirista perturba-o a ponto de 'asneirar' muito alem do admissivel.

      Trata-se de um Companheiro com o qual mantive muitas polemicas (aqui, n'OBELOVOAR, em textos mais antigos que tu podes (e deves) pesquisar e que, sempre sempre, analisa as Nossas 'contas' ignorando todos os dados positivos (como e o caso do EBITDA, seguramente um dos 'indices' mais usado em todo o planeta pelos analistas e que o "BCool" desvaloriza) e numa pesquisa incessante pelos mais infimos detalhes, desde que eles lhe parecam "negativos".

      Trata-se de um Companheiro que comecou por me desafiar nas minhas teses relativas a subavaliacao de grande parte dos Nossos Activos (quer da SAD, quer do Clube), mas acabou por 'dar a mao a palmatoria' e reconhecer-me razao.
      Mas nao o fez antes de escrever barbaridades do genero de "o valor da Catedral deve ser o valor dos terrenos, deduzidos os custos de demolicao e remocao de escombros" (se nao acreditas, faz a pesquisa que eu te sugeri).
      Trata-se de um Companheiro que, depois de escrever o que atras reproduzi, diz que o "razoavel resultado da SAD so foi possivel porque o Clube abriu mao da propriedade da Catedral", aquela mesmo que quase nada vale.

      Em vez de te fazer uma longa lista de outros exemplos do mesmo calibre, sintetizo dizendo-te que, na minha humilde opiniao e sem o confundir com os aldraboes do "por ti, Benfica", ou com os 'orfaos' do "Vencer, Vencer", considero o Companheiro "BCool" mais um lamentavel exemplo dos (petardeiros, como lhes chama o Enorme GUACHOS) que se permitem influenciar pela inveja pessoal, escolhendo olhar o Clube por essa qualidade de lentes.

      E por aqui me fico, porque nao quero ser ofensivo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. Luís Faisão04/03/13, 13:00

    Como sou leigo na matéria leio e reflicto mas não me alongo muito em considerandos.
    Mas gostaria que me explicassem se existe aqui alguma verdade ou mentira:

    O Benfica revelou anteontem, no relatório e contas, novos contornos da transferência de Ola John, extremo contratado esta temporada ao Twente. O documento que retrata as contas do primeiro semestre da presente campanha revela que, afinal, a SAD encarnada detém apenas 50 por cento do passe do internacional holandês, pelo qual ainda deve quase oito milhões de euros a duas entidades distintas.

    Restringindo a análise aos factos, a SAD divulgou que, a 30 de junho do ano passado, detinha cem por cento dos direitos económicos do jogador, escusando-se a revelar o montante envolvido na transação. Pouco depois (a 28 de agosto de 2012), o fundo de investimento Doyen Sports Investments anunciou "orgulhosamente" no seu sítio oficial ter ajudado o Benfica no negócio, sendo então proprietário de "80 por cento dos direitos económicos" do internacional holandês.

    Afinal em que ficamos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Faisão04/03/13, 13:17

      Peço imensa desculpa mas não tinha lido o artigo com olhos de ler, o que aconteceu numa segunda vez, onde li a resposta ao que me importunava.
      Obrigado amigo José Albuquerque e administração deste fantástico blogue pelo contributo que nos dão no sentido de informação importante sobre a vida do nosso Benfica.

      Eliminar
  7. Wilson Negredo04/03/13, 13:15

    Li os dois textos do companheiro José Albuquerque com toda a atenção permitindo-me dar-çhe os parabéns por tão grande contributo à Nação Benfiquista.

    Gostaria de lhe perguntar o seguinte:

    O Benfica já andou muito mal, recordo-me da Operação Coração, salvando-nos penso eu, Vilarinho e Luís Filipe Vieira.
    Olhando à situação atual do Sporting haverá algum paralelo entre essa situação e aquela que já viveu o Benfica?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque04/03/13, 15:24

      Enorme Wilson Negredo, Companheiro,

      Nao sei que idade tu tens, mas se ja eras adulto ha 15 anos, tens de ter vivido o quase desaparecimento do Glorioso.

      Eu partilho essa tua opiniao quanto ao papel muito importante que o Companheiro Manuel Vilarinho teve no inicio (e sempre que lhe foi pedida contribuicao) deste processo de recuperacao, que ainda nao concluimos, apesar de ja estarmos muito mais fortes do que aquilo que a minha memoria consegue alcancar.

      Quanto ao Companheiro Luis Filipe Vieira ..., bem: eu tenho dificuldade em qualificar, aplaudir e agradecer, o tanto que ele se tem dedicado a Nossa causa. Cometeu erros (quem os nao comete?), alguns deles graves, mas tem-se revelado o Lider de que o Clube necessitava para conduzir este 'barco a bom porto'.

      Entretanto e com toda a sinceridade, deixa que te diga que eu considero que quem "salvou" o Benfica de uma quase morte (planeada pelo POLVO, com a cumplicidade da osgalhada) quase certa, nao foi nenhum daqueles dois Companheiros (nem 100 Benfiquistas o teriam conseguido, muito menos apenas dois): foram os Socios e os Adeptos, fomos Nos, Todos, Um, dos mais 'notaveis' aos mais humildes, dos que nao faltam a um desafio aos que, por viverem longe, raramente sentem esse privilegio, do mais Velho ao mais Novo ...

      Fomos Nos, os Benfiquistas, quem 'salvou' o Glorioso.

      Quanto a tua questao sobre a osgalhada e na minha humilde opiniao, talvez ha 2 anos (ou 1 ano e meio) se pudesse dizer que a crise da osgalhada era muito grave (quase tao grave como a que Nos atravessamos), mas hoje ...
      Hoje ja nao creio que haja suficiente Sportinguismo para salvar aquele clubeco!

      Sinceramente, creio que perante a primeira medida de gestao dificil (e sao necessarias tantas), assistiremos a mais 'crises' (ou despedem mais um treinador, ou provocam mais uma cena de vaidades, ou convocam mais uma AG).

      E, de crise em crise, 'inebriados' por mais uns discursos do tipo "quem nao salta e do Benfica", seguirao tristemente, ate que lhes fechem a porta.

      Oxala eu nao tivesse razao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Companheiro Wilson Negredo

      Desculpe meter a "colherada" mas como sei que aqui estamos em família podemos SEMPRE conversar uns com os outros sobre qualquer assunto.

      Vivi por perto, e por dentro, os anos em que o Benfica atravessou o deserto o qual foi ainda mais acrescido com o mandato infeliz de Vale e Azevedo que quase destruía o clube por completo.
      Isto na minha opinião.

      Manuel Vilarinho com todos os seus defeitos e virtudes, quando convidou Filipe Vieira para o ajudar fez a grande cartada no Benfica. Convidou um homem que como ele tinha credibilidade na banca e salvaram o Benfica do naufrágio total e sem regresso a "terra" firme..
      Claro que todos os benfiquistas tiveram, como têm, a sua cota parte em segurar o clube e fazer dele o que já foi, e é hoje.

      Penso que o Sporting está a passar idêntico caminho do deserto com que o Benfica passou.

      Não tenho pena, confesso. Recordo-me de quando a Operação Coração, os lagartos, numa viagem que fizeram ao estrangeiro, fazerem - disseram eles - no avião, um peditório, em que "angariaram" vinte e cinco tostões, ( 2$50 )os quais, diziam a rir, era para depositar na conta Operação coração.

      jamais lhes perdoarei tamanha afronta, como outras que ao longo dos anos nos têm feito.
      Juntaram-se ao clube corrupto, contentes por ficarem no 2.º lugar, desde que o Benfica ficasse para baixo. Nem viram, tal a ignorância, que o clube assumidamente corrupto, apenas queria, como quer, é essa a espinha que têm na "garganta", dar cabo do Benfica.
      Para eles os lagartos não contam. O Único clube que sempre os enfrentou e continua a enfrentar é o Benfica

      Os lagartos T~em o que merecem. Que desapareçam do mapa, até que nas suas memórias se recordem do que fizeram e gozaram com o Benfica quando em outros tempos menos felizes, passámos.

      Eliminar
    3. Concordo com o Ricardo. Essa de tentarem terminar connosco é que nunca mas nunca lhes irei perdoar. Nem ao Porto.

      Quanto ao Porto, o mundo dá muitas voltas. E irão ficar na mesma situação em que está actualmente o Sporting. Não se esqueçam destas minhas palavras.

      Eliminar
    4. Rui Miguel04/03/13, 19:32

      Rezo para que isso aconteça.

      Eliminar
    5. Wilson Negredo04/03/13, 19:34

      Agradeço a caro José Albuquerque e ao Ricaro/águia-livre, pela atenção que me dispensaram esclarecendo-me de factos que é sempre bom saber.
      O Benfica sempre no Coração

      Eliminar
  8. Ricardo, sou obrigado a intervir pelo Bcool. Aquilo que o seu colegfa de blogue Albuquerque aqui faz é insultar quem tem uma opinião diferente. Isto de benfiquismo tem zero. Se reparares, Ricardo, o Bcool faz as suas análises sem passar 10 parágrafos a insultar o Albuquerque ou a chamá-lo de "bajulador" ou outro qualquer nome que indiciasse gostos pessoais pelo actual Presidente. Eu sei que é difícil entender este conceito mas vou repeti-lo para ver se Albuquerque e muitos outros que para aí andam a chamar nomes a quem debate o Benfica de forma séria entendem de uma vez por todas: o que é escrito no nosso blogue passa unica e exclusivamente com as nossas opiniões - e, já agora, fundamentadas. Não temos agendas nem petardos nem interesses que não sejam o de debater o clube. A diferença que temos para os Albuquerques e Guachos e demais mal-educados é que nós não andamos a insultar ninguém de dois em posts ou a achar que a nossa opinião vale mais do que a dos outros. Os que se auto-denominam grandes benfiquistas são os mesmos que de benfiquismo demonstram muito pouco, se nem sequer aceitam que uma opinião contrária mereça pelo menos ser encarada com respeito e educação. Ricardo, convence lá o teu colega Albuquerque a falar de números e só de números. Se tem tanta razão, não precisa de insultar ninguém para a ganhar. Abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. superaguia190404/03/13, 15:57

      É o Bcool que afirma isto "Mentir e omitir não dá credibilidade. O valor das acções do Benfica no mercado reflecte a qualidade da gestão e enquanto o Benfica continuar pelos caminhos actuais o mercado continuará a penalizar essas práticas" (http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2013/03/falta-de-transparencia.html).

      Quem desrespeita e difama assim o Presidente do Sport Lisboa e Benfica e os membros da SAD, não pode ter ainda a hipocrisia e o descaramento de se vitimizarem e de se acharem merecedores do respeito dos demais benfiquistas!

      Isto é de um despudor atroz!





      Eliminar
    2. Como é possível o sr Ricardo vir defender o Ccool quando ambos no blogue Ontem Vi.te no Estádio da Luz, arrasam o Benfica e a sua direcção? Luís Filipe Vieira quer gostem ou não é o presidente do Benfica e por inerência do cargo de todos os benfiquistas

      Bcool inclusive chegou a vir a este blogue insultar a inteligência dos benfiquistas, como se só ele fosse o dono da razão e ou outros fossem todos uns analfabetos.
      O Ricardo, águia-livre e o caro amigo José Albuquerque não precisam que eu os defenda porque são pessoas competentes para se defenderem mas custa-me assistir a tamanha ousadia do sr Ricardo e ficar calado. Podem ser benfiquistas mas estar sempre contra Luis Filipe Vieira e a sua direcção é demais e custa aceitar que não sofrem de antivieirismo agudo e primário.

      Eliminar
    3. O cúmulo da hipocrisia!

      É preciso ter muita lata armarem-se em vítimas por serem insultados, não o foram, quando passam o tempo todo, post após post, a insultarem membros da direcção do clube, o seu presidente, o seu treinador e a maior parte dos seus jogadores! Isto feito num blogue que se afirma benfiquista é inadmissível!

      Feito por pessoas que possuem a moral mais rasteira que se encontra em seres humanos. Pessoas tão frustradas e complexadas que não conseguem esconder a inveja, o rancor, a sanha persecutória para com pessoas que trabalham em prol do clube. Porquê? Porque têm ambições pessoais que não são correspondidas pela Direcção do Benfica, pois o Benfica não quer gente desta, sem princípios e sem carácter, a trabalhar no clube.

      A campanha que fizeram contra o Tiago Gomes(?), insultando-o com tudo o que é possível e imaginável, foi uma campanha vergonhosa própria de gente mesquinha, invejosa e rancorosa.

      O Bcool de gestão e contabilidade percebe... NADA! É mais um ressabiado com pretensões, um pretencioso da treta como há muitos por aí!!

      As verdades têm de ser ditas e eu nunca tive medo de dizer as verdades! Gente desta longe, muito longe do Benfica!

      Eliminar
  9. Arre porra, se já andava baralhado, mais baralhado fiquei. Lendo o José Albuquerque e o Bcool, agora com a achega do Ricardo mais confuso fiquei. Esta coisa de se ser ignorante é danada!

    Marciano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque04/03/13, 20:57

      Enorme Marciano, Companheiro,

      Se tiveres duvidas, nao hesites: hoje, amanha ou seja quando for, basta que perguntes e eu tentarei elucidar-te.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. Enorme José de Albuquerque...

    Esquecendo os apartes acerca desses blogues infames que são o BENFILIADO e o GUACHOS com os quais acho que foste demasiado simpático (mais com o primeiro que com o segundo) e sem querer entrar em outras contendas que nem entendi porque foram chamadas, vou direito à questão:

    Lagartedo: Os bancos BES e BCP vão converter a VMOC em acções e passam eles a ser donos do Sporting! Quais as consequências? Não faço ideia.

    Transparência: Mais transparente que isto só se fosse apresentado pelo Domingos Soares Oliveira como ele veio ao mundo para que lhe pudessem 'tirar as medidas' caso estivessem interessados.

    Depois já dou mais uma achega que a patroa está a chamar para jantar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque04/03/13, 21:14

      Enormerrimo (e infame, ahahah) Carlos Alberto, Companheiro,

      Uma coisa eu te garanto: assim pela rama e sem ter estudado o assunto a fundo (nao me interessa, tal como ja te tinha dito), fosse eu Administrador do BES ou do MIllennium e ... chica!

      Transformar as VMOC em capital social?
      E ficar com aquele 'poco sem fundo' nas maos?
      So depois do primeiro incumprimento e concomitantemente com a primeira acao executiva!

      Bem sei que te sugeri que iamos assistir ao nascimento do Sport Millennium do Espirito Santo, mas olha que eu estava na brincadeira: aquela malta ja tem suficiente 'sarna' com que se cocarem, ahahah.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  11. Superaguia, é alguma mentira afirmar que Vieira mentiu aos benfiquistas? Queres que te faça uma lista das mentiras de 12 anos? É capaz de ser demoarada. E entenda uma vez, que a ideia parece que ainda não entrou na cabecinha de muita gente: o Presidente do Benfica, exactamente por ser Presidente do Benfica, não pode estar num patamar no qual se livra de críticas. O mínimo que devemos fazer como adeptos e sócios é manter sempre uma apertada vigilância no que os nossos dirigentes fazem com e ao nosso clube. Se tem algo a apontar ao que o Bcool escreveu, responda com argumentos, não com insultos. Isto serve para si e para todos os outros que se desunham a fazer posts e comentários por essa blogosfera sempre a insinuar que no nosso blogue se é portista e outra imbecilidades de gente sem o mínimo de educação nem sentido da opinião alheia. Não compreendem o que ali é feito e a natural resposta é o insulto. É a resposta dos fracos e dos ignorantes. Quando perceberem que o Benfica é um clube, como sempre foi, que prima pela pluralidade e escrutínio vão entender muita coisa. Antes disse, fazem vénias a tudo o que é feito. E depois quando levam com a realidade em cima, arranjam desculpas. E insultam os outros que avisaram para o que aí viria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. superaguia190404/03/13, 21:29

      Não vou estragar este bonito blog contribuindo para a tua arruaça.

      Os leitores que tirem as suas conclusões sobre os objectivos e a vossa postura no vosso blog.

      Eliminar
    2. Superaguia, não ligues a gente baixa e porca! "O desprezo é o maior insulto"

      Basta ir ver o blogue desse imbecil, e ao NGB, para verificar o rancor e a inveja que lhes invade a alma e o espírito! E depois desculpam-se com a pluralidade do Benfica. Como se a pluralidade justificasse os sentimentos mais sórdidos e baixos do género humano! Hipócritas!






      Eliminar
    3. " Não compreendem o que ali é feito e a natural resposta é o insulto. É a resposta dos fracos e dos ignorantes. " Então tu teres chamado cara de caralho a um benfiquista lá diz o quê de ti?

      Eliminar
  12. Jose Albuquerque05/03/13, 10:20

    Companheira(o)s,

    Se me permitem e para finalisar este tema, o meu Obrigado a todos pelo interesse que demonstraram e por nao terem deixado que o debate se afastasse do que, verdadeiramente, importa aos Benfiquistas.

    Alias, espero que tenha ficado claro que nao passa pelas minhas intencoes, a de tentar ofender qualquer Companheiro que pense diferentemente e independentemente da raiz dessas divergencias: as 'Contas' do Grupo Benfica sao, objetivamente, o que sao e eu espero ter contribuido para a sua divulgacao, inclusive recomendando a leitura de textos de outro Autor do qual discordo profundamente.

    Deixo uma ultima nota para vos dar conta que, nesta oportunidade, recebi varios pedidos (por correio) para escrever mais sobre o tal "impulso aos Capitais Proprios" que defendo, explicando algumas das solucoes que admito como preferiveis.

    Imaginando que possam existir mais Leitores d'OBELOVOAR interessados no assunto, fico hesitante sobre o que fazer ...

    1 Gostaria muito de poder contribuir para a 'conquista' de mais adeptos para essas solucoes;
    2 Mas sei (este R&C sugere-o, expressamente) que a SAD esta a preparar uma solucao, nao tendo eu nenhuma informacao sobre qual ela podera ser.

    Assim sendo, sinto que escrever sobre este assunto neste momento, ainda que permitisse uma especie de "caixa" para OBELOVOAR, tambem poderia dar origem a debates 'precoces' e, por esse facto, passiveis de perturbar o normal processo de tomada de decisao no Nosso Grupo.

    Ora, como bem sabem, eu sou dos que defendem que o Glorioso se deve manter concentrado sobre si proprio e nos seus objetivos desportivos de curto prazo, so desviando atencoes quando e se tal se afigurar necessario.

    A seu tempo e logo que o Clube e a SAD divulguem o seu projeto de aumento de Capitais Proprios, prometo discutir o assunto, aqui n'OBELOVOAR e para tentar ajudar os nao especialistas a formar opiniao.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque05/03/13, 10:24

      ahahah, "finalisar"?
      desculpem la, mas estes dedos do lado esquerdo ja nao acertam nas teclas como antes, ahahah.

      Eu queria escrever "finalizar", naturalmente

      Eliminar
    2. Dispõe sempre caro amigo José Albuquerque

      O blogue é teu e de todos os benfiquistas

      Grande abraço.

      Eliminar
  13. Gostei de ler.

    Sou um ignorante nestas coisas. Para mim, todas as opiniões são bem vindas. Todas as analises são crediveis. A diferença está, entre olhar o copo meio cheio ou meio vazio.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...