sábado, 2 de março de 2013

Benfica: Contas? Vamos a elas!


O C. de Administração da SAD (CA) acaba de divulgar o seu “Relatório & Contas” (R&C) para o semestre entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2012 (o segundo do ano, mas primeiro do exercício económico que termina em 30 de junho próximo) e este Benfiquista que eu sou, vaidoso, quer começar por vos pedir que tentem ler o documento, ainda que este pedido me possa obrigar a responder, aqui n’OBELOVOAR, a tantas dúvidas quantas os leitores me possam vir a apresentar.    

O enquadramento económico.

Estas são as ‘contas’ do penúltimo semestre em que o Glorioso anda a ‘alimentar’ a sanguessuga da olivedosporcos e se dúvidas ainda subsistissem quanto a isso, creio que já se dissiparam as dos mais renitentes.
7,5ME (contra o mais do triplo que Nos ‘ofereceram’ para renovar por 5 anos)!
Sujeitaram-nos à mingua, fizeram com que superássemos mais essa deturpação da Verdade Desportiva, com que nos concentrássemos na imaginação de alternativas e, finalmente, hoje, o Benfica diz-vos a uma só voz: metam esses 7.5ME onde melhor vos aprouver!

Estas são as ‘contas’ do primeiro semestre do quinto exercício consecutivo cumprido no cenário da maior crise financeira da história da humanidade (não, não contem com um final próximo), da maior recessão na economia portuguesa desde há décadas, que culmina no mais inimaginável terramoto (chamemos-lhe assim) fiscal.

Nós, Benfiquistas, Nós que Somos o Benfica, Nós, TODOS, UM, desde o Presidente ao mais humilde e longínquo Adepto, tivemos de sair do fundo do abismo pelas nossas próprias mãos e pés, tivemos de o fazer com um ‘mamão’ pendurado na algibeira e ainda tivemos de lhe agradecer por isso, conscientes que, sem ele, não teríamos conseguido.
Ultrapassada essa vertigem do abismo e recuperada a credibilidade, aceitamos o desafio de honrar a Nossa Gloriosa História e, humilde e determinadamente como o Povo sempre faz, quisemos sonhar um Futuro à Benfica.
Sem ‘cheta’ própria (não somos herdeiros de nada a não ser os Nossos Valores Universalistas e Democráticos), recorremos a umas quantas (talvez 5, se somarmos todas as parcelas da década) centenas de milhão de euro, construímos muito, muito Parque Desportivo e uma Enorme Equipa de futebol (de facto, construímos muitas, muitas Equipas de futebol, entre futebol de 11 e futsal, entre masculinos e femininos, dos Seniores profissionais aos mais amadores dos infantes).
Quando a crise financeira transformou em mais de 20ME anuais (quase o triplo do expectável) a ‘fatura’ desse recurso aos ‘capitalistas’, não corremos, a chorar, para as ‘saias da Mãe’ (vulgo troika): adaptamo-nos, cerramos dentes e fileiras e aceitamos ver partir alguns dos melhores Atletas, por forma a honrar os compromissos e manter a capacidade de continuar a investir no futuro.
Agora, quando, finalmente, já discutíamos a luz que vinha do fundo deste túnel de uma década, o Governo que também ajudamos a eleger (que se penitenciem os que decidiram abster-se) entendeu que tinha de empobrecer a esmagadora maioria dos Nossos Sócios e Adeptos e, não satisfeito, num esmero de politica desportiva, passou a ‘carregar’ boa parte dos Nossos Proveitos com mais 17% de IVA (de 6 para 23%).

Ahahahah, rimo-Nos Nós, mesmo que com vontade de chorar, olhos postos na Bandeira que serviu para celebrar a queda do fascismo na europa e em Portugal!
Nós Somos o Benfica, cambada!
Nós sentimo-Nos cansados e percebemos que estamos ‘quentinhos’ para fazer mais e melhor!
E rimo-Nos do cansaço que lhes percebemos por não perceberem de onde Nos nasce a Determinação!
E rimo-Nos da surpresa que vos estica as queixadas caídas!

Perdoem a Vaidade deste Benfiquista, Companheira(o)s, mas é assim que eu vejo o cenário macroeconómico, politico e social em que se enquadram estas ‘contas’ semestrais. Estas e as que se lhes seguirão.

Proveitos, Custos e Resultados.

Com os Proveitos Operacionais (sem contar com as transações de Atletas) todos em queda, com exceção do ‘merchandising’, quer face ao cenário depressivo, quer porque tivemos só 3 desafios da Champions (contra 5, no ano anterior) na Catedral, o valor do semestre ficou-se pelos 45,1ME (contra os 50,2ME), menos 10% do que no período homólogo anterior. Sublinho, por me parecer qualitativamente relevante, que a receita com quotizações só diminuiu 1%, o que vale por dizer que ‘cresceu’ 1%, face ao aumento (17%) do IVA.

E com os Custos Operacionais (ainda sem contar com transações de Atletas) a serem ‘ajustados’ em baixa (menos 8% nos ‘Custos com Pessoal”, muito por não termos tido ‘prémios de qualificação para a Champions’ a pagar), o semestre terminou com um acumulado de quase 40ME (contra 42,7), menos 6,5% que no exercício precedente.

Os Resultados Operacionais (sem transações de Atletas, claro) desceram de 7,5 para 5,2ME, mantendo-se intocável o cumprimento das projetadas regras de “Fair Play Financeiro”.

Como no atual cenário nacional seria absolutamente inqualificável não apoiar, o CA aceitou prescindir do Javi e do Witsel (mais alguns ajustamentos como as saídas do Yartey, do Emerson e do Capdevilla), por forma a garantir, desde logo, um exercício anual equilibrado e, assim, os Resultados de Transações de Atletas, ou seja a soma dos proveitos, deduzidos todos os custos (comissões, ‘solidariedades’ e tudo o mais), amortizações de todo o Plantel incluídas, ascenderam ao montante inédito de quase 30ME, quase o dobro do valor obtido (16ME) um ano antes.

Ou seja e mesmo no meio da mais devastadora recessão de que temos memória, a exploração económica da SAD (o Cash Flow Operacional) ‘libertou’ 46,3ME (34,5, há um ano), o que, por mais que alguns gostassem de escamotear, constitui um resultado digno de registo.

Apresentada a ‘fatura’ dos que nos emprestaram o dinheiro com que financiamos a exploração da SAD (11ME, contra 10,5ME anteriores), todas as ‘contas’ terminam num Resultado Liquido semestral (LUCRO) de 20,9ME, mais 12,6ME do que no período homólogo anterior.

Se me permitem uma brincadeira, eu diria que, em Portugal, há dois Grupos que, mesmo sem Capitais Próprios, conseguem o ‘milagre’ de ter resultados positivos: um deles – a TAP, tem um dos CA mais bem pagos do mercado, enquanto o outro e maioritariamente constituído por Benfiquistas a maioria dos quais trabalha graciosamente (José Eduardo Moniz incluído)! 

O Balanço.

Depois destes resultados, o Balanço (sintético) Consolidado da SAD em 31 de dezembro de 2012 ficou assim …

Um Passivo que desceu 32,4ME de 426,1ME para 393,7ME.
Um Activo que desceu 12,5ME, de 411,9 para 399,4ME (o que quer dizer que investimos menos do que a soma das amortizações com as ‘saídas’).
E, pela diferença, Capitais Próprios que passaram de 14,2ME ‘negativos’ para 5,7ME positivos.

Se pertencem ao grupo dos que costumam seguir os meus comentários ‘económicos’ sobre o Glorioso, então sabem bem que eu considero que o Nosso Activo se encontra dramaticamente subavaliado, sobretudo no que respeita aos chamados ‘Activos Intangíveis’ que são constituídos pelo conjunto dos ‘passes’ de Atletas detidos pela SAD e o Contrato de Exploração da Marca Benfica para o futebol, somatório esse que está registado em Balanço pela ‘pechincha’ de 96,2ME, menos de um terço daquilo que eu estou convencido que eles valem … de facto.

O Futuro.

Vale a pena registar que o R&C clarifica que, já depois de 1 de janeiro, foram realizados investimentos no Plantel da ordem dos 12ME o que, mesmo já sendo ‘passado’, significa que se mantém a estratégia há muito aprovada pelos Acionistas (e sufragada pelos Sócios), que passa por manter os investimentos que possam contribuir para a melhoria da competitividade da Equipa.

Quero, então, dizer que está tudo bem no Nosso Clube?
Não, não está: algumas coisas estão melhor que bem e todas, todas sem exceção, podem melhorar!
Podem e vão ter de melhorar, porque assim nos exige o Nosso Benfiquismo.

Estamos (ou permanecemos) no caminho correto?
Sim! Na minha humilde opinião e em definitivo … sim!

Persistem ‘nuvens negras’ a ensombrar o Nosso Futuro?
Inegável!
No triste quadro que o ‘des porto’ nos impõe há mais de 3 décadas e neste ‘olho do furacão’ (sem bonança) em que vive o pais, todos temos de manter a noção muito clara de que ainda não cumprimos o Nosso papel na Nossa Gloriosa História.

Essencialmente e tal como venho afirmando há alguns anos, cada vez com maior premência, o Grupo Benfica tem de fortalecer os seus Capitais Próprios!
Como fazê-lo?
A longo prazo, há que manter um equilíbrio positivo na exploração, se possível atingindo um acumulado de 30 a 40ME na soma deste e dos próximos 3 exercícios económicos.
A curto prazo e na minha humilde opinião, seria desejável um ‘impulso externo’ (talvez da ordem dos 50ME fosse suficiente), para o qual existem várias boas soluções, todas elas demasiado ‘técnicas’ para este texto e oportunidade, mas sobre as quais vos garanto que a SAD vem trabalhando há mais de um ano (e garanto ate porque o R&C o refere explicitamente).

Não vos querendo massacrar mais, vou concluir por aqui mesmo, com a promessa de regresso marcado para daqui a dois dias com um texto em que tentarei desmascarar algumas das bacoradas que têm sido escritas pelos anti vieiristas (coitadinhos dos crocodilos, ahahah), mais as que deverão ser adicionadas nos comentários de hoje, alem de tentar responder a todas as vossas duvidas e questões pertinentes.

Viva o Benfica!  
*
Escrito por: José Albuquerque
*                      

36 comentários:

  1. BOM DIA BENFIQUISTAS/ e outros
    Aqui está um artigo AO MAIS ALTO NÍVEL.
    É SEMPRE BOM SABER DESTAS COISAS.

    (Areia demais para a minha bagagem)...no entanto dá para entender que são contas positivas, e que vai certamente interessar todos os Benfiquistas...e outros curiosos!!!

    Vou ficar a assistir aos comentário na "bancada"...Excelente sábado para todos..

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com dor de cabeça e com raiva de mim mesmo por não saber falar destas coisas mas só tenho a 4.ª classe feita à noite, mas gostei muito de ler pois é sempre cativante ler-se coisas de quem sabe e mostra um benfiquismo exemplar de fino recorte.
    Mas trezentos e muitos milhões de passivo não é assustador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 12:57

      Enorme Rui Silva, Companheiro,

      Ha uns dias, um Companheiro felicitou-me pelo meu Benfiquismo de "Casapiano" e olha que se tu fizeste a 4a classe nessas condicoes e escreves como o fazes, entao mereces mais que eu aquele elogio.

      Nao, nao tem ares assustadores, aquele Passivo (pensa nele como a 'Origem dos Fundos que estao investidos no Activo') e por uma simples razao: a de estar completamente controlado.
      O que nao quer dizer que ha uma parte dele (ainda mais de 200ME que Nos custam quase 10% ao ano, uma fortuna que todos preferiamos conseguir manter dentro do Grupo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. superaguia190402/03/13, 11:14

    Partilho a análise efectuada e tenho a mesma confiança no futuro, que o caro José Albuquerque. Realmente, um clube que sofreu o que sofreu no passado com o "mamão", não pode ter receio de enfrentar futuro!

    Gostaria que o José Albuquerque desse a sua perspectiva sobre os empréstimos obrigacionistas que tem sido emitidos e se são vantajosos face às actuais condições de financiamento determinadas pela banca (já agora o que pensa sobre o eventual perdão de dívida/juros da banca ao Sporting? Será aceitável, no actual contexto, haver essa discriminação, quando há clubes, como o Benfica, que cumpre a tempo e horas as suas obrigações? Eu, acho grave esse favorecimento do Bes face ao Sporting, clube incumpridor, quando se diz parceiro de "boa fé" do Benfica...)

    Um abraço,
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 13:10

      Enorme "Superaguia1904", Companheiro,

      O tema das alternativas de financiamento (nomeadamente o emprestimo obrigacionista) para reestruturar o Nosso Passivo Bancario, fica para a proxima, se te nao importares (imagino que existam mais comentarios sobre esse tema).

      Quanto ao SCP ... (nao pensava falar de tal coisa) ... morreu!
      Os seus credores (principais) vao ser 'obrigados' (ate legalmente) a tomar o controlo daquela sad, que pode vir a chamar-se Sporting Millennium do Espirito Santo.

      So nao sei e em que campeonato uma tal sad podera inscrever uma equipa de futebol.

      Eu insisto: o SCP, o Clube de futebol que animou a preferencia de alguns dos nossos pais, esse ja morreu!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. Ricardo, penso que o seu texto está escrito de forma simples, torna evidente, tão evidente quanto a realidade que se nos oferece.
    A expectativa de aumento de receitas é também evidente, tudo isto em contexto opressivo ao crescimento e de batota declarada.
    Nada tenho a acrescentar ao seu texto, disse tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Anónimo

      Agradeço a referência mas quero dizer-lhe que o texto, que na minha opinião está fantástico, NÃO É DE MINHA AUTORIA, mas sim de um grande amigo e enorme benfiquista, José Albuquerque

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  5. Enorme José Albuquerque,

    Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pela excelente reflexão e não entrando em comparações com crocodilos, parece que abocanhaste alguns experts.

    Em relação ao texto concordo com quase tudo excepto com um pormenor e um ponto:

    O pormenor: Não é um terramoto fiscal... a consequência do terramoto, um Tsunami fiscal que leva tudo à frente.

    O ponto: Não vejo necessidade de aumentos dos capitais próprios (através de um investidor) pois com a estabilização do investimento através da subida de jovens da formação e com o aumento de receitas que a BTV pode originar será libertado o cash-flow suficiente para, juntamente com a reestruturação do crédito através do empréstimo obrigacionista de 80M que esperamos venham com uns juros mais 'simpáticos' que o ultimo torna o Benfica capaz de se auto-sustentar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 13:31

      Enormerrimo Carlos Alberto, Companheiro,

      Antes de mais, deixa que agradeca, atraves de ti e do "Arrumador", a todos (sem excecao) os Benfiquistas que, desde ha varios anos, defendem diaria, sistematica e permanentemente o Nosso Clube.
      Faco isto, uma vez mais, num ano que comecou com o 'desaparecimento' de alguns de vos (o Tiago, o Constantino, etc.), para tentar animar todos (sem excecao) os que continuam.

      "Investidor"?
      Olha que eu juro-te que nunca pensei em tal coisa (essa nunca seria uma boa solucao, ou uma solucao 'a Benfica')

      Nao fosse a persistencia desta crise global (em portugal vivemos um desastre, mas a crise e global) e eu nao insistiria no tal 'impulso externo' (externo a SAD, mas 'interno' ao Benfica), mas ...
      Nao posso adiantar muita coisa (trata-se da minha especialidade, Companheiro) ao que acima escrevi, mas acredito que vai sendo tempo de pensarmos, TODOS, UM, nesse contributo para o Nosso Futuro.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Ahhhhhhhhhhhh isso eu concordo.

      Obrigado pelas simpáticas palavras.

      Fico a aguardar a segunda parte da 'coisa' - Promete. LOL

      Abraço

      Eliminar
  6. Um texto a merecer reflexão dos entendidos que não é o meu caso.
    Mas como gosto muito de ler o que o Sr José Albuquerque escreve gostaria que comentasse estas noticias do Record:


    Luís Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e José Eduardo Moniz recusaram anunciar qual o valor pago pela Benfica TV para assegurar os direitos da Premier League para as próximas três temporadas, mas ao que Record apurou o valor em causa ronda os 2,6 milhões por época, num total que não chega aos 8 milhões.

    Os encarnados subiram ligeiramente a parada, já que a Sport TV pagava aproximadamente 2,3 milhões por temporada. Os encarnados juntam assim aos campeonatos brasileiro, grego e norte-americano, além dos jogos do campeonato doBenfica, em casa, na próxima época.

    “Vamos superar 111 milhões”.

    No que diz respeito aos direitos televisivos dos 15 jogos da Liga portuguesa, Luís Filipe Vieira mostrou-se otimista em ultrapassar a última proposta feita pela Olivedesportos, em março de 2012, que previa o pagamento de 111 milhões por 5 temporadas. “Tudo o que é feito neste clube é feito com grande ponderação e analisamos tudo ao pormenor. Não tenho dúvidas de que vamos superar esses números referentes à última proposta do sr. Joaquim Oliveira”, afirmou o líder benfiquista.
    ..///..

    Será que a Benfica tv tem capacidade para pagar os milhões que vai pagar pelos jogos ingleses?
    Será que tem capacidade para dar os jogos do Benfica, na Luz, e rejeitar o que a Oliverdesportos lhe pagaria?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 14:12

      Gloriosa Maria Conceicao, Companheira,

      Eu nao sou 'especialista' em TV ou publicidade, mas posso garantir-te que este processo vem sendo estudado, preparado, planeado e construido ha mais de ... 7 anos!

      E estudado/preparado, por alguns dos melhores especialistas portugueses na materia (Luis Nazare e Jose Eduardo Moniz incluidos) e ja com 'resultados concretos' (a Nossa TV nao nasceu ontem) que podem servir de teste.

      Por todas estas razoes, eu confio plenamente na Direcao (recorda-te que a BTV nao 'depende' da SAD) e sei que os riscos (que existem, como sempre e em todos os negocios) foram muito profissionalmente calculados.

      Acresce, Companheira, que falamos de um projeto que Portugal inteiro nos ha-de agradecer e que demonstra, tal como eu afirmo ha anos, que o Benfica nao rejeita o papel de liderar a erradicacao do POLVO.

      Trata-se de um projeto que une os Benfiquistas e, assim, estamos 'condenados' a Vencer.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  7. e não faltam por aí experts a lançar confusão e mal dizeres sobre as contas do nosso clube, tentando mostrar que estamos a caminho do Fim... já nos apelidam do próximo Alverca!

    Gostaria que o enorme Benfiquista José de Albuquerque desmontasse esta teia que diversos Benfiquistas superiores, uma vez que nós comuns benfiquistas somos mediocres e adeptos do Benfiquinha para esses benfiquistas, clamam pela gloriosasfera! Espero ler e aprender em futuros posts seus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 14:52

      Companheira(o),

      Faz-me o favor de abandonar esse triste anonimato e faz a ti proprio o favor de deixar de levar a serio o que os pobres dos antivieiristas dizem e/ou escrevem.

      Mas, tal como vem prometido no texto, dentro de 2 dias vou abordar algumas dessas bacoradas.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. Se houver tempo, gostaria de saber a opinião do enorme José Albuquerque, acerca do propalado perdão da dívida sportinguista.
    Que há de verdade nisso, quais as reais possibilidades de isso vir a acontecer e o que pode o Benfica fazer nesse caso.
    Pode passar muito por aí o futuro do futebol português e não me parece que isso possa ser encarado de ânimo leve - nem pelo Benfica e muito menos com os portugueses em geral, fartos da sodomização permanente que têm sido alvo...
    Obrigado pelos esclarecimentos e cá ficaremos à espera do desmontar da estratégia afecta ao petardo e aos petardeiros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 14:19

      Enormerrimo Guachos, Companheiro,

      Tambem sao para ti, as palavras com que iniciei a resposta ao comentario do Enorme Carlos Alberto.

      OK, no proximo texto prometo abordar esta tua questao de forma mais cuidada, mas, entretanto e como sugere o que escrevi em resposta ao Enorme Superaguia1904, eu considero impossivel, inviavel, inconcebivel ou qualquer outra coisa similar que a sad da osgalhada possa ser 'salva' da falencia (ja inadiavel) pelos 2 Bancos mais envolvidos.

      Impossivel! Esse SCP ja morreu, ainda que continue a manter uma equipa (?) em competicao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. Gonçalves Maia02/03/13, 13:19

    A análise ao relatório e contas dos três grandes permite algumas conclusões curiosas: o Benfica é por exemplo o clube com um passivo mais alto. A SAD encarnada tem um passivo na ordem dos 399 milhões de euros, bem acima dos 217 milhões do F.C. Porto e dos 243 milhões de Sporting.

    No entanto há uma diferença essencial: F.C. Porto e Benfica têm o passivo em linha com o ativo, enquanto o Sporting está muito longe disso. O passivo leonino está 100 milhões de euros acima do ativo, mesmo que o primeiro seja cerca de 150 milhões de euros mais baixo do que o do Benfica.

    É curioso analisar também, por exemplo, que o F.C. Porto é o clube que mais paga em salários: 25,7 milhões, mais dois milhões do que o Benfica e mais quatro milhões do que o Sporting. Os leões, apesar da época dececionante, têm uma folha salarial próxima dos rivais e acima dos 20 milhões.

    Mas há mais: o Benfica goleia em receitas com vendas de jogadores. Os encarnados receberam 45 milhões de euros com transferências, enquanto o F.C. Porto não chegou aos 30 milhões e o Sporting ficou-se pelo 4,6 milhões. Este foi o período, recorde-se, das vendas de Hulk, Witsel e Javi Garcia.

    O Benfica vence também nas receitas de bilheteira e de provas da UEFA (neste último o Sporting fez apenas 1,9 milhões, contra 13,2 milhões do Benfica e 11,3 do F.C. Porto). Os azuis são quem mais fatura em merchandising, enquanto o Sporting lidera nas receitas de transmissões televisivas.

    COMPARE AS CONTAS:

    Compras de jogadores:
    F.C. Porto: 12,6M (-16,4%)
    Benfica: 13,6M (-6,1%)
    Sporting: 6,96M (-18%)

    Custos com o pessoal:
    F.C. Porto: 25,7M (+18%)
    Benfica: 23,5 (-8%)
    Sporting: 21,9M (+13%)

    Vendas de jogadores:
    F.C. Porto: 29,4M (+57%)
    Benfica: 45,1 (+90%)
    Sporting: 4,6M (+296%)

    Merchandising:
    F.C. Porto: 1,74M (-32,5%)
    Benfica: 1,6M (+5%)
    Sporting: 0,61M (-5%)

    Bilheteira:
    F.C. Porto: 3,3M (-48,4%)
    Benfica: 3,7M (-34%)
    Sporting: 2,7M (-29%)

    Provas UEFA:
    F.C. Porto: 11,3M (+99%)
    Benfica: 13,2M (-5%)
    Sporting: 1,9M (+2,1%)

    Direitos televisivos:
    F.C. Porto: 5,6M (-6%)
    Benfica: 4,3M (-5%)
    Sporting: 5,9M (-4%)

    Total de proveitos:
    F.C. Porto: 40,5M (+13%)
    Benfica: 45M (-10%)
    Sporting: 17,7M (-14%)

    Passivo:
    F.C. Porto: 217,5M (-2,7%)
    Benfica: 393M (-7,6%)
    Sporting: 243,5M (+10%)

    Ativo:
    F.C. Porto: 211,1M (+0,2%)
    Benfica: 399M (-3%)
    Sporting: 145,5M (+1,1%)
    ............

    Tudo isto é certo ou errado?
    Isto merece algum comentário do autor do artigo, caro benfiquista, José Albuquerque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAD do Benfica consolida o Benfica Estádio, significa que quer o seu activo quer o Passivo têm os direitos e responsabilidades na SAD, com todos os custos e receitas que dai advêm,o fcp deixou de fora do perimetro de consolidação a empresa que detêm os direitos do estádio, não os consolida. Mas engraçado que soube reparar no Passivo mas não Reparou que o Activo tambêm ele é muito superior ao do fcp

      Eliminar
    2. Jose Albuquerque02/03/13, 14:28

      Enorme Goncalves Maia, Companheiro (espero ...),

      A Gloriosa Sandra ja te descreveu a principal diferenca quantitativa, mas ha muitas mais, sobretudo qualitativas e uma das quais me impede de comentar 'contas' do crac: eu sou uma pessoa seria, Socio (Vaidoso) de um Clube com uma Historia Gloriosa e Valores inconfundiveis com aqueles que, ha decadas, garroteiam a Verdade Desportiva.

      Acresce que tens alguns valores errados ...

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  10. Gonçalves Maia02/03/13, 13:30

    O assunto da Benfica Tv não merece um comentário de quem entenda?
    Terá a Benfica Tv argumentos para se tornar alternativa ao mamão chupista da Oliverdesportos?

    A Benfica TV, que esta quinta-feira anunciou que garantiu os direitos de transmissão da Liga inglesa a partir da próxima época, vai passar a ser pago a partir de Julho.

    A informação foi avançada nesta sexta-feira por Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica, num encontro com jornalistas, não tendo, contudo, avançado qual o valor da mensalidade a pagar pela assinatura do canal.

    O Benfica, cuja exclusividade com a Meo chega ao fim no final da atual época desportiva, ainda está a negociar com todos os operadores, «num processo negocial com todos que assenta na valorização da Benfica TV», a transmissão dos jogos em casa do clube encarnado, e «um ou outro fora», de acordo Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do clube, assim como os jogos da Liga Inglesa, cujos direitos televisivos a Benfica TV garantiu para as próximas três épocas.

    O clube não revelou as previsões de receitas com o novo modelo de negócio da Benfica TV, o que Luís Filipe Vieira hoje garantiu à comunicação social é que «de certeza que [irão] superar» o que Joaquim Oliveira e a Sport TV ofereceram pelos direitos televisivos do clube.

    O Benfica recebe atualmente 7,5 milhões de euros por ano e segundo o seu presidente, na altura em que a Sport TV e o Benfica iniciaram as negociações para a renovação do contrato, ainda com um contrato válido por mais dois anos, a oferta de Joaquim Oliveira foi, de facto, de 111 milhões de euros por mais cinco anos de contrato, a que se deviam juntar mais 15 milhões relativos ao tempo remanescente do contrato em vigor, o que colocava em cima da mesa 128 milhões de euros a dividir então por sete anos, os dois que faltavam cumprir mais cinco do novo contrato.

    A Sport TV comprometia-se ainda a desembolsar desde logo os 18 milhões de euros/ano correspondentes à nova ponderação.

    «De certeza que vamos superar isso», diz agora Luís Filipe Vieira, mas só nas «próximas semanas» se saberá outros pormenores relativamente à nova Benfica TV.

    A Benfica TV vai continuar a ser apenas um canal, estando excluído qualquer desdobramento, mesmo que na Premier League por vezes se realizem jogos em simultâneo.

    Os responsáveis garantiram ainda que não têm, para já, intenção de comprar jogos nem de outros clubes do campeonato português, nem de outras ligas internacionais.

    ResponderEliminar
  11. A 30 de Junho: Grupo Benfica - 426 milhões de passivo (Clube-117 incluído)
    Grupo Sporting - 444 milhões de passivo (SAD-220 e Clube-224)

    A 31 de Dezembro: Grupo Benfica - 393 milhões de passivo
    Grupo Sporting - 467 milhões de passivo(SAD-243 e Clube-224?)
    As contas do Cube só serão conhecidas no final da temporada!

    Peço ao autor deste Blog, se confirma estes dados.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque02/03/13, 14:34

      Enorme Eagle One, Companheiro,

      Quase confirmo os valores relativos ao Grupo Benfica (creio que tens um pequeno erro).
      Quanto a osgalhada, nao sei nem me interessa.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Qual é o erro?

      Eliminar
  12. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO02/03/13, 14:41

    PARABENS PELA ANÁLISE

    E JÁ AGORA QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS
    PARA AS CONTAS DO BENFICA
    SE OS JOGOS DA LIGA INGLESA
    SE TRADUZIREM NUM ENORME SUCESSO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque03/03/13, 05:04

      Enorme Benfiquista do Coracao, Companheiro,

      Quais as consequencias?
      Boas, claro!

      A BTV vai tornar-se uma das 'traves mestras' do Grupo e o seu sucesso economico vai beneficiar todo o Grupo Benfica, comecando nos seus dois Acionistas (o Clube, maioritario, e a SAD).

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  13. Só agora é que pude vir ao Blogue mas pelo que já li na diagonal, isto é um artigo e comentários para serem lidos com algum vagar.
    ...é o que acontece quando o NAVEGADOR esmiuça as nossas contas, com os pormenores que só mesmo ele!!!

    Obrigado pela Cátedra!!!

    ResponderEliminar
  14. Luís Faisão02/03/13, 15:38

    Começo por dizer que sou "quase 100% leigo" nesta matéria! Mas... Alguém me consegue explicar porque, no mesmo semestre, o Porto não inclui o Hulk e o Benfica inclui o Witsel?
    Isto parece que estes senhores Administradores das SAD's portuguesas vão lançando números a seu "bel prazer" de acordo com suas necessidades e nada terão esses números a ver com as realidades das contas... O Benfica tem um passivo que diminuiu.... Mas vai fazer uma subscrição de 80 Milhões para pagar o empréstimo e juros de 40 Milhões... O Porto ainda há uns meses fez algo "parecido" (mas não aumentando tanto a dívida...). O Benfica anda na "guerra" com a Olivedesportos (como se fosse para ter "conteúdos de TV" que a SAD existe...); O Porto "adquiriu" a Porto Canal... E tem metade do passivo do Benfica... Nos activos... Cada um escreve o que quer (basta "avaliar" os passes de jogadores...) O que dizer disto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque03/03/13, 05:36

      Enorme Luis Faisao, Companheiro,

      Desculpa-me, mas o teu problema nao passa por seres "quase 100% leigo", outrosim por escolheres mal as tuas fontes de informacao, ahahah.

      Ora toma nota, por favor:

      1 As vendas do Witsel e do Givanildo foram contabilizadas, como nao podia deixar de ser, neste semestre (o primeiro do exercicio e segundo de 2012), ou seja de 1 de julho a 31 de dezembro de 2012.

      2 O Benfica nao vai fazer nenhuma "subscricao de 80 milhoes"; o CA da Benfica SAD vai pedir aos Acionistas que o autorizem a emitir emprestimo obrigacionista (ou papel comercial) ate ao montante de 80ME, para (TOMA NOTA COM CUIDADO) efeitos de reestruturacao do Passivo, ou seja para pagar outros exigiveis bancarios, ou seja SEM AUMENTAR NEM DIVIDA NEM PASSIVO (nao, nao sao a mesma coisa);

      3 Nao, Companheiro, o Benfica NAO "anda na guerra" com a sporcostv! Quando muito, poderias dizer que o Benfica se tem tentado defender das agressoes sistematicas e intencionais que a sporcostv vem fazendo, crescentemente, contra o Glorioso e a Verdade Desportiva, chegando ao ponto de manipular as imagens que transmite e ver os seus 'cu mentadores amestrados' apanhados em ofensas gratuitas ao Benfica, quando pensavam ter os microfones em 'off';

      4 A Benfica SAD nao "existe para ter conteudos TV" e ... nao os tem! Ao contrario do que julgas, a BTV e controlada pelo Nosso Clube e nao pela SAD (nao, nao sao a mesma coisa), mas se lesses os Estatutos do Clube e da SAD constatarias que a atividade da BTV se enquadra, perfeitamente, nos Objetos Sociais de ambos;

      5 Deixas perceber que nao fazes a mais leve ideia de como funciona a Contabilidade e eu sugiro-te duas alternativas: ou arranjas um amigo que saiba e te explique, ou procuras aqui n'OBELOVOAR, em textos antigos, alguns posts que 'ensinam' esses aspetos mais basicos.

      Acima de tudo, Companheiro, seleciona as tuas fontes de informacao com maior criterio e, depois, interpreta-as com cuidado e rigor.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Luís Faisão03/03/13, 09:44

      Obrigado pela explicação

      Fiquei esclarecido

      Viva o Benfica

      Eliminar
    3. só mais uma achega.... é verdade que o FCP lançou um empréstimo obrigacionista de 25 milhões! No entanto, e pelas palavras dos seus dirigentes, a operação foi um sucesso, que os mesmos anunciaram que a procura quintuplicou a oferta proposta, tendo recebido propostas de aquisição no valor de 125 milhões, razão pela qual, aumentaram o empréstimo para 30 milhões!

      Da forma como este sucesso foi anunciado, e a forma como os dirigentes azuis e brancos festejaram tal empréstimo como se de um título se tratasse, não me espantaria nada que daqui a uns meses um novo empréstimo fosse lançado por eles! Parece-me que os mesmos estão desesperados por dinheiro fresco! Também para quem quer roubar jogadores ao Benfica, e no fim acaba por pagar o dobro do que alegadamente o Benfica oferece, fora as comissões, só têm o que merecem!

      Eliminar
    4. Pudera! Aos juros de 8,25% também eu subscrevia!

      Eliminar
  15. Benfiquista02/03/13, 15:45


    O meu maior medo foi sempre as contas do Benfica. Ano após ano, com sucessivas e lucrativas vendas o passivo teimava em ter uma queda substancial.

    Todavia, parece-me que o Benfica está a entrar no rumo certo, com a aquisição dos direitos televisivos da Liga Inglesa, transmissão dos seus próprios jogos no seu próprio canal e venda dos activos mais valiosos, o Benfica, prepara-se para obter os maiores lucros desde há muitos anos, prevejo a redução do passivo para 200 milhões em 5/6 anos.

    FORÇA BENFICA, MOSTRA A TUA RAÇA

    ResponderEliminar
  16. "Os azuis são quem mais fatura em merchandising, enquanto o Sporting lidera nas receitas de transmissões televisivas."

    Boas!!Agradeço desde já os esclarecimentos dados e aproveito para perguntar como é possível o que está acima descrito.

    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque03/03/13, 05:42

      Enorme Marcio Ricardo, Companheiro,

      Tens toda a razao e aqueles numeros estao 'errados', ou melhor, necessitam de interpretacao/explicacao.

      Se a tua pergunta e "quem ganha mais com (1) direitos de TV e (2) merchandising", as respostas sao:

      1 Direitos TV (contrato com a sporcostv) - 1 crac, 2 osgas e o Benfica em ultimo (7,5ME/ano);
      2 Receitas de merchandising - 1 Benfica, 2 osgalhada e 3 crac.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  17. Desculpem mas eu estou tão contente que tenho que anunciar,

    Empate sem golos em Alvalade

    Sporting e FC Porto empataram esta noite, em Alvalade, num jogo em que a equipa nortenha teve mais posse de bola, mas oportunidades de golo foram repartidas.


    Temos que vencer o Beira Mar para ficarmos no comendo isolados.

    ResponderEliminar
  18. Caríssimo José, pela amostra, fico com água na boca para o próximo post!

    Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...