sábado, 23 de março de 2013

A CLASSE E A DISCRIÇÃO TÊM UM NOME – EZEQUIEL GARAY



- “ Os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos”

- “ Saber defender é uma arte”

- “ Defender com poucos é uma arte”

No mundo do futebol, campo de emoções e de afectos ligados à expressão do golo, a defesa é muitas vezes a parente pobre deste espectáculo. Mas há verdades empíricas que nos revelam a importância de uma boa defesa para o sucesso de uma equipa de futebol.

No entanto, se invocam que defender é arte, então na nossa catedral gloriosa Ezequiel Garay é o artista mais proeminente do nosso campeonato, delineando na tela feita de relvado cortes precisos, pintando passes de morte na referida tela, deixando em sentido os atacantes que caem no seu raio de acção ou obtendo suspiros de convicção com a segurança transmitida ao sector recuado da equipa.

E assim, aos meus olhos a linhagem dos grandes defesas centrais encarnados é perpetuada por Garay, digno herdeiro de uma escola onde o termo defender é muito mais do que destruir futebol com violência e rudeza.

Olho para o passado e os fotogramas da chegada de Garay perpassam pela minha mente. Na verdade… Corria o verão quente de 2011, e Ezequiel é contratado pelo Sport Lisboa e Benfica a 7 de Julho desse mesmo ano, envolvido na transferência mediática de Fábio Coentrão para o Real Madrid.

E a 20 de Julho de 2011 é apresentado perante os associados e adeptos benfiquistas. Na definição do plantel para a época 2011/2012, era constante a crítica à falta de alternativas na defesa do Benfica e o jogo de apresentação, a sete dias do inicio do arranque oficial da temporada futebolística na Luz anunciava como quarteto defensivo os seguintes elementos: André Almeida, Javi Garcia, Fábio Faria e Emerson.

É na segunda parte que El Negro sente pela primeira vez o peso do manto sagrado, corre sobre o tapete verde que enfeita a arena da Luz, assumindo-se como o verdadeiro titular no eixo do centro da defesa para formar dupla com Luisão!
Inicia-se assim o percurso de Ezequiel Garay no Benfica. Mas o líder em campo, a voz de comando e jogador imprescindível no centro da defesa é Luisão. Garay faz o seu percurso de forma discreta, mas regular e com uma qualidade inegável.

Herege, eu me confesso: já nesta altura estava radiante pela aquisição de um defesa central tão bom, superior ao nosso menino David Luiz.
E com a chegada desta época, tu, caro Ezequiel, na ausência do capitão, tens-te revelado um líder natural, cuja classe transmite aos parceiros de jogo calma suficiente para acreditarem no seu valor, cresces de jogo para jogo, agarras a oportunidade para mostrar ao mundo que o sonho não tem limites e que um defesa central pode discutir com qualquer atacante, médio ou guarda redes a posição de melhor jogador em campo.

E arrisco invocar que muito antes do seu tempo um romano, consagrado Júlio César, profetizou a tua chegada ao maior do mundo, o meu Benfica, com um simples “ Vini, Vidi, Vici”.
O brocardo latino bem que podia ser o teu lema Ezequiel Garay, mas o mundo do futebol não consiste só em vitórias e derrotas, pois é dominado pelas lesões, opções tácticas e decisões absurdas. Nunca vou entender como foi possível seres dispensado do Real Madrid, a quem nunca foi dada a real hipótese de provares o teu valor.

Mas com os erros dos outros aguentamos nós bem, e a fortuna sorriu-nos, dando a conhecer à europa do futebol um nobre jogador que carrega em si o nosso abençoado manto sagrado!
Realmente quando a discrição casa com a classe, o resultado encontra-se num senhor defesa central: Ezequiel Garay, um dos pilares fundamentais do Benfica actual!

Muito obrigado Benfica por me dares a oportunidade de ver jogar este e outros enormes jogadores com a nossa camisola!
*
Escrito por: O.S.H./Espírito Benfiquista
.


18 comentários:

  1. Garay é um jogador inquestionável. Para além de ser bom tecnicamente, joga e faz com que a equipa jogue, por vezes nem se dá por ele. Porquê??? Porque é excelente, não me admira que os grandes europeus o cobicem. O Benfica paulatinamente está a recuperar a sua grandeza mas como todos sabemos a crise económica afeta Portugal com uma elevada dureza!!! Força BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em poucas palavras, a Fátima Lima disse tudo sobre Garay e sobre o problema dos clubes portugueses... vender para se sustentarem, infelizmente!

      Um excelente dia!

      OSH/Espírito Benfiquista

      Eliminar
  2. Bom dia
    Fantástico artigo,mas entendendo muito pouco, ou mesmo nada de futebol, aqui se mostra o ORGULHO E VAIDADE que temos sobre Ezequiel Garay, e outros, fantástico mesmo..O Benfica tem feito grandes jogadores que saem para grandes clubes...mas a vida é assim.. Eu gostava que o Benfica só tivesse Vedetas como o Garay e outros que lá temos, looooooool.. Mas claro há que sustentar a"estrutura"

    Actualmente temos uma excelente equipa...Oxalá continuem a dar-nos alegrias até ao final da época!!

    Parabéns ao Autor deste Artigo.

    BENFICA SEMPRE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado Cidália. Um abraço e um excelente sábado. Muitas felicidades e quer seja na vitória, quer seja na derrota, sempre Benfica, Benfica sempre!

      OSH/Espírito Benfiquista

      Eliminar
  3. Quando Garay chegou ao Benfica foi olhado com alguma desconfiança pelos média e, inclusive, por grande parte dos benfiquistas.
    Faz lembrar um pouco o Matic que tapado por Javi Garcia, não jogava, e hoje já muitos dizem ser superior ao Javi.
    Garay tinha a complicada tarefa de fazer esquecer David Luiz, o nosso eterno menino, tarefa que era quase impossível. Consegui-o com elevada distinção.
    É hoje uma "pedra" fundamental, um esteio, da nossa defesa.
    Infelizmente vamos ficar sem ele no final da época. Não há volta a dar. A grande maioria dos clubes são hoje formadores para outros clubes, as chamadas grandes potencias como Real Madrid, Barcelona, M. United, Baerny, e poucos mais, e o Benfica, infelizmente, não foge à regra.

    Espero que a direcção do Benfica possa colmatar a sua saída comprando um bom central que nos traga segurança ao sector, pois, acredito, que na próxima época, ainda vamos ter uma maior responsabilidade no futebol português, quiçá europeu

    Viva Ezequiel Garay
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neurókeim23/03/13, 16:04

      Boa tarde Sr Ricardo..
      Gostei do que escreveu, é verdade concordo quando diz que Garay fez "esquecer" David Luiz, sim pq não era tarefa fácil, mas conseguiu com muita categoria, e agora????
      -Será que teremos outro para lugar de Garay???
      Vamos acreditar que façam uma boa compra, para que possamos estar ainda mais fortes na época seguinte!!

      ((Eu ainda hoje tenho saudades de David Luiz... O nosso menino, que ainda me lembro o dia em que estreou num jogo, foi no estrageiro, não me lembro qual país, mas lembro-me que quase nem aqueceu, derivado a uma lesão grave de um colega, e que ele ocuparia o seu lugar...Mesmo assim deu o seu melhor nesse dia.... "perdemos" Mas tinham ganho uma nona Estrela))!!!

      Orgulho-me de ser BENFIQUISTA!

      Eliminar
  4. Garay é um jogador soberbo, defende como poucos,com cortes com limpeza o k adversario muitas vezes nem sabe o k aconteceu pra ficar sem bola,joga e faz jogar sem se dar por ele,tal é a categoria deste defesa central,tem algumas parecenças com Humberto Coelho(a mim faz-me lembrar algumas vezes esse monstro do futebol portuges),e como é um jogador desta envergadura,lá vai o nosso presidente ter k ir as compras,se bem k temos alternativas validas para o lugar,mas é necessario,sem duvida,mais um defesa central.

    Espero e desejo k LFV consiga trazer a joia da coroa do Santos(Dédé),pelo menos ele n ker assinar pelo Santos...

    Grande post,escusado será dizer k tou de acordo com ele lol

    Abraço e VIVA O BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos alternativas à saída de Garay? Quem? Miguel Vitor? Roderick? Sidnei?
      Na minha opinião nenhuma delas é válida. Essa do Dédé é que era uma contratação fantástica mas acho que é caro.

      Eliminar
  5. Frank Canada23/03/13, 15:46

    A imprensa Inglesa ja o da certo no MU.fico com pena e pergunto quando voltarei a ver o meu Benfica tao grande na Europa como ja o foi no passado porque segurava os seus jogadores ate ao limite,agora nao passamos de uma equipa fornecedora aos grandes tubaroes Europeus,mas temos feito grandes negocios como David Luis para o Chelsea 27 milhoes mais o Matic agora se venndermos o Matic vejam la quanto valeu o David Luis,o Fabio Coentrao 30 milhoes + o Garay se vendermos o Garquantos milhoes deixou o Fabio excelentes negocios sem duvida mas neste rumo dificilmente teremos uma equipa apta para voltar a dar cartas na Europa porque nao seguramos os nossos craks como fazem os tubaroes Barcelona Real,Mu e outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confio que mais dois ou três anos isso acontecerá caro Frank Canada.
      Só temos que ganhar dois campeonatos seguidos para estabilizar as contas e atrás desse pormenor a nossa equipa. Temos de dar tempo a Luis Filipe Vieira e a todo o Staff do glorioso que muito têm feito e vão continuar a fazer.

      Eliminar
    2. Frank Canada23/03/13, 16:36

      Assim o espero caro Benfiquista Atento,e vamos ao primeiro ja este ano eu confio viva o Benfica.

      Eliminar
  6. Texto oportuno que subscrevo na íntegra. Grande Ezequiel garay um esteio da defesa do Glorioso que joga sempre bem seja Luisão ou outro jogador qualquer a seu lado. É pena que o vejamos partir mas a lei dos mais forte faz-se valer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neurókeim23/03/13, 16:10

      Realmente é pena sim, vê-los partir, mas outros virão!!
      O Benfica é uma máquina a fazer jogadores, hehehehehehe, vale pela cobiça..

      Orgulho-me em ser Benfiquista.

      Eliminar
  7. Parece que o Manchester leva a melhor sobre o Selse e o Barcelona.
    Quanto ao Barcelona nunca a meus olhos passou de uma mera hipótese, já que o REAL nunca permitia isso.

    É preciso desde já buscar um substituto...com uma potente lupa.

    ResponderEliminar
  8. Jose Albuquerque23/03/13, 18:05

    Companheira(o)s,

    Mais um excelente texto (Parabens, Enorme OSH), que aborda, atraves do espetacular Garay, um tema que Nos inquieta a todos: a incapacidade atual do Clube em 'reter' os seus melhores Atletas.

    Desde ha cerca de 20 anos, com a "Lei Bosman", os clubes deixaram de ser "donos" dos atletas e passaram, apenas, a deter sobre eles direitos economicos e desportivos, quadro em que surgiram as famigeradas "clausulas de rescisao", que nao passam de uma falsa solucao.

    O que, de facto, impede o Glorioso de manter os seus melhores Atletas motivados e com vontade de cumprir (e prolongar) os seus vinculos contratuais, e a incapacidade para lhes pagar os salarios fabulosos que alguns clubes se permitem oferecer.

    O Benfica (que somos todos Nos e TODOS, UM), nesta ultima decada, ja conseguiu a capacidade de investimento e formacao para recrutar algumas promessas de nivel mundial, mas ainda estamos longe de conseguir o nivel de proveitos que Nos permita contrariar aquela tendencia, ainda que ja consigamos ter Atletas com os quais so poderiamos sonhar, ha bem poucos anos.

    Se a exploracao direta dos Nossos direitos de TV correr como a Administracao preve e se conseguirmos, como parece possivel, consolidar uma lideranca indiscutivel no "futeluso" (fazendo-o regressar a uma normalidade de Verdade Desportiva), daremos mais um passo seguro no sentido de tornar estes casos cada vez mais excecionais.

    Nessa altura (quando estivermos entre os 15 clubes com maiores proveitos), o binomio 'qualidade/nivel salarial' no Glorioso ja podera ser de um gabarito tal que muito poucos clubes poderao ultrapassar significativamente, pelo que so absolutos 'fora-de-serie' (como tem sido o caso de todas as estrelas que temos vendido, talvez com a excecao do Javi Garcia) Nos serao 'roubados' pelos clubes mais endinheirados.

    Mas ... e chamo a Vossa particular atencao para este facto, tal so sera possivel quendo o GRUPO BENFICA tiver reduzido significativamente a 'fatura anual de Encargos Financeiros' (cerca de 20ME, atualmente).

    A sabedoria popular (a medida que envelheco, mais importancia lhe vou dando, ahahah) ensina-nos que "as escadas so se sobem a correr se forem pequenas". Ora acontece que, como Desportistas, as 'Nossas escadas' nunca tem fim: cada dia temos novos degraus e, assim sendo, eu prefiro os passos mais seguros as 'corridas desenfreadas'

    Quanto ao Garay ... Obrigado pelo tanto que Nos deu e ainda vai dar; que seja muito feliz (exceto quando Nos defrontar, ahahah) e que vibre, sempre, com as Nossas Gloriosas Vitorias.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Alburquerque...

      em primeiro lugar os meus agradecimentos pelas suas palavras, bem como os meus parabéns pelas excelentes contribuições que aqui deixa neste blogue e que eu atentamente sigo e aprendo imenso. O amigo Ricardo é um privilegiado em contar com o seu contributo neste blogue onde ele deposita todo o seu empenho, entusiasmo e orgulho!

      Em segundo lugar, quanto à reflexão em forma de comentário supra que o enorme José Alburquerque deixou, apraz-me verificar que referiu um argumento que na minha opinião em muito mudou o futebol nos anos 90... a Lei Bosman!

      Não possuo dados confirmativos, mas acredito que muito da queda do Benfica nos anos 90 tem ligação com a introdução desta lei, que revolucionou o futebol europeu, pois permitiu aos países mais ricos cavarem um fosso em termos de competitividade perante os demais campeonatos europeus e por consequência,clubes históricos como o Benfica, não se souberam adequar ao novo espírito da Lei.

      E assim as ligas mais ricas passaram a comprar os melhores jogadores, tornando os seus campeonatos mais atractivos, mais competitivos e emocionantes,obtendo maiores receitas dos direitos televisivos, enquanto o nosso campeonato definhou e hoje notamos na selecção o problema originado pela Lei Bosman.

      Espero e desejo que um dia o Benfica consiga alcançar o estatuto necessário para não precisar de vender as suas mais valias, por ser um clube apetecivel não somente em termos desportivos, mas também em termos financeiros, sendo só vendidos os fora de séries que façam perder a cabeça aos tubarões europeus.

      Por isso caro José Alburquerque partilho e comungo da sua opinião e desejo que o Benfica consiga atingir o que ambicionamos.

      E Viva o Benfica!

      OSH/Espírito Benfiquista



      Eliminar
  9. BOA TARDE

    EXCELENTE DOMINGO A TODOS...

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...