sexta-feira, 1 de março de 2013

50% do passe de Ola John? Mas não eram 80?



Conheça contornos de alguns negócios, as percentagens dos passes que o Benfica detém e até quanto o P. Ferreira recebe por Michel e Luisinho.

O Benfica afinal só alienou metade do passe de Ola John: a Doyen Sports Investments tinha anunciado em Setembro ter adquirido 80 por cento do passe do jovem holandês, por valores não revelados, mas o Benfica garante no relatório e contas que só cedeu 50 por cento dos direitos.

A SAD encarnada adianta de resto que se tratou de «um contrato de associação de interesses económicos», pelo que não reconhece qualquer ganho com a operação. No entanto, adianta mais à frente, tem uma dívida para com o fundo de jogadores de 4,7 milhões de euros relativos à operação.

Para além desses 4,7 milhões de euros à Doyen Sports Investments, o Benfica tem ainda em dívida mais de três milhões de euros ao Twente relativo ao jovem extremo holandês. No fim, portanto, será quase impossível perceber exatamente qual é o preço da compra do passe de Ola John pelo clube.

O relatório e contas destaca ainda que Michel e Luisinho vão render ao P. Ferreira mais de 1,5 milhões de euros, enquanto as vendas de Witsel, Javi Garcia, Yartey e Emerson já fizeram entrar nos cofres encarnados 40,8 milhões (no fim o somatório destas vendas ultrapassará os 60 milhões).

O Benfica tem um plantel com avaliado em 84,6 milhões de euros, sendo que calcula ter no grupo 13 jogadores com um valor de mercado superior a 12 milhões de euros. Refira-se, já agora, que o clube só tem a totalidade do passe (os cem por cento de direito, portanto) de oito jogadores.

Ora esses oito jogadores são Derlis, Enzo Perez, José Luís Fernandez, Lima, Luisão, Rodrigo, Salvio e Sidnei. No plano oposto, os atletas que estão menos na posse do Benfica são Garay (apenas 40 por cento do passe); Nelson Oliveira e Felipe Menezes (45 por cento); Ola John (50 por cento).

Refira-se também que o Benfica tem a receber ainda 33 milhões de euros de vendas de jogadores, sendo que cinco milhões ainda em dívida das transferências de Di Maria e Fábio Coentrão serão pagos pelo Real Madrid diretamente a dois bancos que adiantaram a referida quantia ao Benfica.

Por outro lado, e apesar de ter ainda a receber 33 milhões de euros, o Benfica tem a pagar mais do que isso: tem a pagar 35 milhões a credores, entre os quais oito milhões à Gestifute, de Jorge Mendes, relativos à intermediação nas transferências de Di Maria, Fábio Coentrão, Javi e Witsel.
................................. ///// ..................................


1.º semestre de 2012/13

SAD regista lucro de 20,9 milhões de euros

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD apresentou um lucro de 20,9 milhões de euros referente ao 1.º semestre do exercício de 2012/13 (de 1 de Julho de 2012 a 31 de Dezembro de 2012).

Este resultado “corresponde a um crescimento de 151,8% face aos 8,3 milhões de euros registados no 1.º semestre de 2011/2012”, de acordo com o relatório e contas enviado para Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O resultado operacional consolidado apresenta, por seu lado, “um valor de 29,7 milhões de euros, o que, face aos 16,1 milhões de euros obtidos no período homólogo, representa um aumento de 84,7%”.

De acordo com o relatório, “o resultado com atletas corresponde ao valor semestral mais elevado de sempre apresentado pela Benfica SAD, tendo superado os 24,4 milhões de euros, o que significa um aumento de 185% face aos 8,6 milhões de euros alcançados no 1.º semestre de 2011/2012”.
.................................. ///// .........................

O que pensam os benfiquistas disto?
.

20 comentários:

  1. Rute Trigueiro01/03/13, 16:32

    Milhões a mais para eu dar uma opinião mas sempre digo que pensava que o passe do Ola John era na totalidade do Benfica, mas afinal não é.

    ResponderEliminar
  2. Li algures que este texto desestabiliza o Benfica. Então se estes nºs fazem parte do relatório de contas, como é que desestabiliza o clube?

    Confesso que não entendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se está no relatório de contas do Benfica é porque está tudo controlado pela direcção, nada há a temer.
      São tudo negócios e LFVieira é um grande gestor, por isso estou descansada com o futuro do Benfica a esse nível

      Eliminar
  3. Grande Artigo... Mais uma vez ultrapassa as minhas capacidades,são milhões a mais para a minha cabeça...
    Sendo assim vou deixar para os entendidos..
    Mas se tudo isto faz parte do relatório de contas do Benfica, deve de estar tudo bem, loooooooool

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS..

    ResponderEliminar
  4. Fantástico Ricardo...

    Mas não consegui ler em parte alguma o lucro do Benfica... será que o meu amigo deixou isso para o grande Joao Albuquerque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Carlos Alberto

      De certa forma até é verdade. Estou de facto muito curioso com o texto que se aguarda do caro amigo José Albuquerque

      No entanto alerto para o final do texto onde já consta algo sobre os lucros do Benfica no 1.º Semestre deste época que foram de 20,9 milhões de euros

      Grande abraço.

      Eliminar
    2. SEI, que o nosso amigo José Albuquerque também conhecido por NAVEGADOR ( neste momento navega pelos mares da China) está a fazer os seus doutos pareceres sobre o R&C do nosso Glorioso.

      Penso que o vai fazer em dois artigos com o substrato a que já nos habituou...

      Eliminar
  5. Tantos milhões e eu aflito para pagar a renda da casa que são 200 euros por mês e nem um bolo posso comprar aos meus dois filhos de 7 e 5 anos de idade, que triste mundo este em que só alguns têm o direito de viveu dignamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista01/03/13, 17:31

      Paciência amigo eu sofro do mesmo mal.
      Aguente-se firme e hirto.

      Eliminar
    2. RAUL
      Está, também, nas suas mãos ajudar a mudar esta merda toda!!!!!!! veja lá bem quem defende os poucos direitos dos trabalhadores...

      Eliminar
  6. Bem que eu já tinha lido algures os lucros, e prejuízos dos clubes...

    Onde só o meu clube me interessa((BENFICA)).. e com estes lucros, significa que tem um bom gestor....mas deixo para cabeças inteligentes...

    BENFICA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  7. Os números são para os técnicos de contasmas congratulo-me pel0o facto do Benfica ter tido lucro no semestre.

    Vocês não esperavam por isto?:

    Benfica TV a pagar a partir de julho

    A Benfica TV, disponível gratuitamente para os assinantes do Meo, vai ficar sujeita a pagamento a partir de julho.

    O anúncio da decisão acontece no dia seguinte ao canal ter assegurado a transmissão dos jogos da Liga inglesa a partir da época 2013/2014.

    Recorde-se que a Benfica TV já detinha os direitos de transmissão dos campeonatos brasileiro, grego e norte-americano, aos quais se juntarão também os jogos em casa da equipa principal na Liga portuguesa.
    .
    Queriam ver o campeonato inglês de borla?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esta crise... ter que pagar mais um canal,em cima de tudo o que já se paga, não vai ser fácil....alguma coisa fica para trás..loooooool

      isto é que uma crise.

      Eliminar
    2. A pagar vai ser muito complicado porque nós queremos ver o Benfica fora e nas competições europeias e a Benfica TV não vai dar.

      Vai ser complicado decidir entre a Sporttv pelos muitos jogos que transmitem e a Benfica TV que vai transmitir muito menos jogos.

      Eliminar
    3. Net...borla.

      Eliminar
  8. Uma salgalhada de números, venho farto de trabalho... pode ser que o Camarada José Albuquerque explique isto para tótós.

    ResponderEliminar
  9. Jose Albuquerque01/03/13, 19:18

    Enormerrimo Fundador, meu Amigo Aguia Livre e demais Companheira(o)s,

    Bem ... em primeiro lugar para vos prometer que dentro de algumas horas (10, no maximo) enviarei ao Fundador o meu primeiro comentario ao R&C da Nossa SAD, que nao me trouxe nenhuma surpresa.

    Em segundo lugar, para vos exortar, a todos, para visitarem o sitio da CMVM (www.cmvm.pt) e lerem pelo menos as primeiras paginas do R&C, que vem escrito em linguagem muito clara e presta aos leitores todas as informacoes mais pertinentes que explicam os resultados economicos e financeiros deste segundo trimestre de 2012 (o primeiro semestre do exercicio que vai terminar a 30 de Junho proximo).

    Em terceiro lugar para APLAUDIR a coragem do nosso anfitriao aqui n'OBELOVOAR, que nao se refugiou na ausencia de conhecimentos especializados para sugerir aos Benfiquistas uma reflexao sobre estes assuntos. A coragem do Aguia Livre deveria, na minha opiniao, conformar um exemplo para todos Nos, levando-nos a pensar sobre um assunto que tem uma importancia determinante no Nosso futuro coletivo.

    Entretanto, permitam-me alguns 'esclarecimentos' ao texto:

    1 Assunto 'Ola John'.
    Nao se esquecam que o Benfica Stars Fund se aproxima do seu final, razao pela qual ja deixou de ser uma solucao de financiamento para novas aquisicoes do Glorioso.
    A 'merdia' e todos os antivieira, inspirados numa referencia num alegado sitio na internet, enchiam a boca com uma alegada venda do Ola (eu li 80%, 90% e 100%) em Setembro e eu ja tinha escrito que isso nao podia ser verdade, porque nao houvera nenhuma referencia ao assunto no R&C relativo ao terceiro trimestre de 2012 (primeiro deste atual exercicio).
    O R&C que acaba de ser publicado refere 2 coisas: (1) que a SAD detem 50% dos direitos economicos e (2) que mantem 100% do valor da aquisicao no seu Activo.

    O que e que isto significa?
    Que a SAD se financiou contra uma garantia de 50% do 'passe' do Atleta, cujo passe nao vendeu 'de facto', a ponto de o manter integralmente contabilizado.

    Na minha interpretacao, tratou-se de uma operacao de financiamento em que a SAD tem a garantia de 'recompra' da parte que foi 'cedida' como se de uma 'garantia' se tratasse.

    2 "O Benfica tem um plantel com avaliado em 84,6 milhões de euros ..."
    Este paragrafo foi escrito por um 'nao especialista' e desse facto pode resultar uma tremenda confusao.
    O que o R&C revela (sem surpresa) e que o 'valor contabilistico liquido de amortizacoes' do conjunto dos passes detidos e de 84,6ME (71 Atletas), 'bolo' esse onde constam 13 Atletas cujos 'passes' tem valor contabilistico maior que 2ME.

    Sao estas 'pequenas confusoes', muitas vezes manipuladas intencionalmente pelos avencados da merdia e/ou pelos antivieiristas que podem ser apontadas como tentativas de desestabilizacao do Glorioso.

    Por favor, insisto, leiam o que puderem do R&C!
    Ao contrario do que pode parecer, os textos sao muito claros e facilmente inteligiveis.

    Pelo meu lado e muito humildemente, prometo-vos 2 textos com os quais tentarei ajuda-los a 'desfiar estes novelos', ahahah.

    Mas, desde ja, aqui vos deixo a minha opiniao sintetica, meio a laia de avaliacao final ...

    O Benfica continua a atravessar este cenario economico depressivo com distincao!
    O Benfica esta mais solido e forte do que alguma vez esteve desde ha decadas!
    O Benfica continua a 'sofrer' de uma debelidade dos seus Capitais Proprios, que o 'obriga' a partilhar os seus resultados com um conjunto de fontes de financiamento que lhe 'levam' quase 20ME em cada ano!
    O Benfica, desde 1 de Janeiro de 2012 teve de aceitar um 'novo socio' chamado Sr. Fisco (ou Sr. IVA) que lhe esta a 'levar' mais uns quantos ME!

    O Benfica (o Grupo Benfica) continua no bom caminho!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Albuquerque

      Ficamos todos à espera desses dois textos...

      Grande abraço

      Viva o Benfica....

      Eliminar
  10. "No fim, portanto, será quase impossível perceber exatamente qual é o preço da compra do passe de Ola John pelo clube." - como convém.

    Nota: 8M à Gestifute? Isto sim, é um bom poleiro!! Chiça!

    ResponderEliminar
  11. Para já refiro só o que li num jornal (antes de ler o R&C e os 2 posts do Jose Albuquerque):

    "O passivo consolidado das águias (juntando as várias empresas, como o Benfica TV) desceu 7,6% em Dezembro de 2012 face ao final de Junho."

    Isto mesmo considerando que:

    "resultados financeiros (que se agravaram 11,6% para 8,6 milhões de euros)"

    Diria que são resultados muito bons.

    PS1: 8M para a gestifute por 4 vendas muito acima do preço de mercado será assim tão mau?
    PS2: mesmo que o preço do Ola John fique superior a 10M, será que não foi na mesma um bom negocio? se os bancos emprestassem o dinheiro mais barato não iria o Benfica optar por esse meio?

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...