terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SEDE INSACIÁVEL DE PROTAGONISMO...


Não era minha intenção voltar a falar do árbitro Pedro Proença.

No entanto, após dormir sobre o travesseiro que dizem ser o melhor conselheiro, decidi escrever mais umas palavras visto que ao ler os jornais de hoje me parece que algo ficou por dizer.

Pedro Proença sente em si uma SEDE de PROTAGONISMO que classifico de INSACIÁVEL.

No jogo disputado na Madeira contra o Nacional em que empatámos 2-2, não se jogaram os últimos 6/7 minutos. Não sei e ninguém poderá dizer que o Benfica não vinha a marcar ou até a sofrer um golo. O certo é que deveriam ser jogados de forma normal e competitiva.
Quantos e quantos jogos se ganham (e perdem) nos minutos de compensação? A época passada o Manchester City que precisava de ganhar o último jogo, como ganhou, aos 90 minutos perdia por 2-1. Elucidativo.

Neste jogo, dizia eu, Pedro Proença quis mais uma vez ser o protagonista principal. Quis que as luzes da ribalta caíssem sobre si. Má decisão? sim. Mas fê-lo.

Até aos últimos minutos de jogo não tinham existido grandes casos de arbitragem. Este ou aquele lance mal ajuizado, mas nada que não seja normal num jogo de futebol.
Faltava portanto um protagonista. Pois bem, Pedro Proença não se fez rogado e apesar de todo o seu histórico de más arbitragens em jogos do Benfica, tratou de arranjar um, ele próprio!

Primeiro expulsa Oscar Cardozo num lance em que o paraguaio na pressa de marcar um canto tira a bola a Marçal com demasiada agressividade, reconheço sem qualquer problema, em que um cartão amarelo era mais que suficiente.
Só que teria de mostrar o 2.º cartão amarelo, como (bem) mostrou, ao Marçal, o que daria, e deu, expulsão,  e o Benfica ficava a jogar com mais um elemento. Isso é que nem pensar, terá pensado, digo eu, e daí o cartão vermelho directo ao Oscar Cardozo.

Seguidamente, ainda não satisfeito, expulsa Matic num lance perfeitamente normal e sem razão que se deslumbre para tal. E pronto, acabou o jogo na forma desejada ou seja sem que o Benfica ganhasse. Até poderia não vir a ganhar. Mas que vê três expulsões sendo duas directas há-de pensar que aquele jogo foi uma batalha campal os o árbitro teve enormes dificuldades em o controlar, quando tal facto, é falso como judas.

Pedro Proença tem de perceber que os árbitros não estão no campo para serem os protagonistas, mas para dirigirem as partidas de uma forma o mais discreta possível! 
O facto de ter sido considerado o melhor árbitro do mundo pela FIFA ou UEFA, e de ter sido ele a dirigir as finais do Euro e da Champions, subiu-lhe à cabeça e se a vaidade já o atraiçoava, agora então, atirou-o para a lama em que vegetam os incompetentes, no que concerne especificamente, nas arbitragens em jogos em que o Benfica é um dos intervenientes.

Hoje em dois jornais diários, Abola e Record, vem em letras garrafais que Pedro Proença, após a expulsão de cardozo e a consequente confusão gerada,  terá dito a esse: ISTO VAI SAIR-TE CARO.
Ora bem: Se Cardozo esteve mal, ao puxar a camisola do árbitro, Pedro Proença não esteve melhor.

Uns jornais dizem que Cardozo pode apanhar até 4 jogos, outros dizem até 14. Amanhã saberemos quantos.

Recordo aqui palavras de Luís Filipe Vieira aquando da sua arbitragem num jogo disputado da Luz:

«Eu prometi que não ia falar das arbitragens e mantenho. Mas deixo aqui um desafio: o senhor Pedro Proença que deixe de apitar jogos do Benfica, se se sente condicionado. Era um favor que prestava a todos os benfiquistas e ao futebol», 

Eu que não sou nada nem ninguém faço minhas as palavras de Luís Filipe Vieira.

Desapareça do caminho do Benfica e vá festejar com os amigos azuis, mas por favor, seja homem, seja digno, e não apite jogos do Benfica.

Viva o Benfica.
*

12 comentários:

  1. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO12/02/13, 12:14

    DEPOIS DE 30 ANOS SEMPRE EM FRENTE
    DEPOIS DAS ESCUTAS AO CHEFE DA CAIXA
    AO ENGENHEIRO CHEFE, AO CONSULTOR MATRIMONIAL
    DA FRUTA E CHOCOLATINHOS

    DE NESTE COMPRIONATO
    NÃO TER PENALTIS CONTRA SI
    NÃO TER EXPULSÕES
    JOGAR COM DOIS GUARDA-REDES

    AINDA TEMOS QUE OUVIR ISTO

    "Pinto da Costa fala em «interferências extrafutebol»
    O presidente do FC Porto queixa-se que a equipa não tem mais pontos porque tem sido condicionada pela arbitragem."

    PALAVRAS PARA QUÊ ?????????????????

    AINDA HAVERÁ ALGUEM
    QUE LEVE ESTE TIPO A SÉRIO ?????

    NÓS NÃO
    E POR ISSO UMA GRANDE GARGALHADA DE DESPREZO

    EHEHEHEHEHEHEHEEHHEEHEHEHEHEHEHEHEEHEH

    ResponderEliminar
  2. O avô da Fernandinha gosta de Proença. Reparem no que ele diz:

    «Interferências extrafutebol não permitem FC Porto ter mais pontos», diz Pinto da Costa

    Pinto da Costa ao ataque. O presidente do FC Porto, na nova edição da revista «Dragões», disparou em vários sentidos. A arbitragem foi, ainda assim, o principal alvo portista. A nomeação de João Ferreira, no último clássico com o Benfica, foi um dos temas abordados.

    «Do clássico da Luz, mais do que os foras de jogo mal assinalados e as expulsões perdoadas, que só podem surpreender quem não conhece os protagonistas, o que é um atentado ao futebol e à verdade desportiva foi a nomeação do único árbitro em que havia razões objetivas para deixar de fora. Não é internacional, e o presidente da Comissão de Arbitragem sempre defendeu os melhores árbitros para os melhores jogos, só tinha arbitrado quatro jogos na Liga, foi quarto árbitro no célebre jogo do túnel, tendo tido papel fundamental na acusação aos jogadores do FC Porto; foi o árbitro escolhido pelo presidente do Benfica numa escuta em que de muitos nomes só o João ‘pode ser’ Ferreira satisfez»,

    Os dragões, de resto, na opinião de Pinto da Costa, só não têm mais pontos por uma razão.

    «Contrariando os desejos até da Liga de Clubes, o FC Porto continua a mostrar que é a melhor equipa em Portugal e só não tem mais pontos porque as interferências extrafutebol não o permitem»,


    Isto é simplesmente vergonhoso e de um descaramento sem limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww amigo aguia encarnada,então n será k é vergonhoso?!?! e ainda mais descaramento,uma ekipa k na maioria dos jogos é beneficiada pelas arbitragens escandalosas,e, jogar sempre k necessario com 2GR e não acontecer nada,não será caso para o grande homem do norte(aconselhamentos matrimoniais e outros k tais),se sentir incomodado kuando aparece um arbrito k segue as regras ?!?!

      Tmnb axo k ele tem razao kuando diz k n tem mais pontos por kestoes extra futebol,entao n axa tmb k escutas telefonicas n deveriam ser kestoes de futebol?!?!

      Falta so dizer k essas kestoes extra futebol agora tao mais dificeis,porem,ainda acontecem,pois kem se submeteu ás normas antigas(chocolatinhos,fruta e afins) ainda tem o rabo preso,por isso mesmo ainda hoje padecemos desse mal k só será desenraizado kuando esses "senhores do apito" forem escorraçados(sublinho escorraçados) do futebol é k isto vai acabar,até lá temos k aguentar,se entretanto n aparecer um "doido" k ao invés de partir 2 dentes a um klk proença lhe parta a boca toda e o deixe por algum tempo a pão e laranjas.

      Abraço
      Averappina

      Eliminar
  3. Boa tarde Benfiquistas
    Rezamos para que o castigo seja leve..., A ABERRAÇÃO ficou tão ressabiadA que vai fazer de tudo para vencer a dele...OTÁRIO, DESAPARECE DA NOSSA VISTA..
    Agora vem o BIMBODABOSTA Queixar-se tem tem sido condicionado, ou prejudicado pelos árbitros, ou não entendi bem??? ""TIREM-ME DESTE FILME""
    VERGONHA DO FRUTABOL.

    ResponderEliminar
  4. Rute Trigueiro12/02/13, 14:17

    Li isto e achei que era do interesse de todos.

    Até onde pode ir o "caro" de Pedro Proença, no caso de Cardozo? O árbitro expulsou o avançado, no jogo com o Nacional da Madeira, depois de ele ter pontapeado Marçal - aqui há uma primeira sanção a aplicar. Quando o paraguaio viu o vermelho, puxou Proença pela camisola, acção que entra noutro quadro disciplinar.

    Pela acção sobre o defesa do Nacional da Madeira, Cardozo incorre numa suspensão de um a dez a jogos. O lance será analisado ao abrigo do artigo 151 do regulamento disciplinar, que estabelece os castigos para "agressões praticadas por jogadores a outros jogadores". O mais normal, neste tipo de casos, é a aplicação de um ou dois jogos. Isto tendo em consideração que o avançado não foi, especialmente, violento e não é reincidente.

    Já o puxão a Proença, será avaliado ao abrigo do artigo 157 do regulamento disciplinar, que estabelece os castigos para "uso de expressões ou gestos ameaçadores" para com a equipa de arbitragem. Neste caso, Cardozo incorre numa pena de um a quatro jogos de suspensão. como atenuante, o atleta tem o facto de não ser reincidente, mas o relatório de Pedro Proença será decisivo para a avaliação final.

    Recorde-se que o incidente aconteceu ao minuto 88 do jogo do Benfica, na Madeira, com o Nacional, para a 18ª jornada do campeonato. Cardozo foi expulso, depois de pontapeado Marçal. Na reacção ao vermelho, o paraguaio puxou a camisola do árbitro. Houve troca de argumentos entre os dois, sendo que, segundo a imprensa desportiva, Proença disse ao jogador que a acção lhe iria "sair cara".

    ResponderEliminar
  5. Reiteradamente o árbitro em questão prejudica sempre o Benfica.....Não existem dúvidas que puxa para si o protagonismo do jogo e que de forma deliberada toma decisões muito prejudiciais para que o nosso Clube saia prejudicado!!!!! É lamentável quando se diz que é um dos melhores árbitros so mundo.....SÓ SE FÔR DO 3º MUNDO....porque neste não convence nunguém!!!!! Só mesmo aquele que temos a certeza lhe engrandecerá o ego ou algo mais pode ficar satisfeito com o desempenho deste "abécula" que à sombra do Benfica dá entrevistas e recebe um protagonismo (mesmo que seja mau) como jamais outro clube lhe daria!!!!! Que deixe de dirigir jogos onde o Benfica participe é o mínimo que se pede!!!!! PELA VERDADE DESPORTIVA!!!! VIVA O BENFICAAAAAAAAAA!!!!!!

    Gabriela Coutinho

    ResponderEliminar
  6. Jose Albuquerque12/02/13, 18:36

    Enormerrimo Fundador, meu Amigo Aguia Livre,

    Excelente texto, bem melhor (perdoa, mas e a minha humilde opiniao) do que ja tinhas escrito a proposito destes assuntos.

    Deixo-te, apenas, uma pergunta: nao te estas a esquecer da falta ao nao assinalar o penalty (claro, a meu ver) sobre o Gaitan?

    Estava o desafio no final e o resultado em 22 ... essa grande penalidade seria decisiva.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande verdade. faltou falar nesse lance, em que na minha opinião, é penalty clarissímo

      Grande abraço amigo José Albuquerque

      ( Quando é que escreves algo? )

      Eliminar
  7. "...não tinham existido grandes casos de arbitragem. Este ou aquele lance mal ajuizado..."

    Desculpa mas discordo. Há 2 lances claros de grande penalidade. Uma mão na bola na área e um atropelo ao Gaitan. É incrível que com Proença, se uma bola vai à mão de um jogador do Benfica é Penalty. Se um jogador se atira para o chão na área do Benfica é Penalty (lembro-me de Silva e Lisandro).

    Quanto a Cardozo, quando um árbitro permite uma agressão à Gaitan com uma cotovelada e só a pune com amarelo, que credibilidade tem esse árbitro para expulsar Cardozo por este lance?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito a opinião caro amigo Vermelhovzky

      Saúdo a tua presença aqui neste NOSSO cantinho


      Cumprimentos Gloriosos.

      Eliminar
  8. Benfiquista13/02/13, 11:55

    Sou benfiquista. Dois jogos para o Cardozo parece-me justo. O gesto de puxar a camisola foi grave e feio, o pontapé no jogador do Nacional entendo que fosse expulsão (apesar do comportamento anti-desportivo desse jogador). Mas não teve nada a ver com uma agressão, foi apenas patetice. Ainda assim, após o episódio do Luisão no início do ano, era de esperar que os jogadores do Benfica tivessem aprendido a NUNCA tocar no árbitro. Mas mesmo NUNCA.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Benfiquistas.

    Sabe-se já o castigo e Cardoso e Matic... Penas VÃO falhar um jogo cada um..Para o Cardoso está bem.. Mas o MATIC foi castigado injustamente!!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...