quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SIMILITUDES INCRÍVEIS...


Li AQUI um texto que a seguir, reproduzo em parte, agradecendo desde já ao seu autor.

Jesus e Ferguson à moda antiga
únicas equipas da elite a jogar num clássico 4x4x2

O futebol evoluiu muito no plano tático nos últimos 20 anos e aquele que era o sistema tático base para todas as equipas deixou de ser utilizado em detrimento de diversas variantes.

Se antigamente, quase todos jogavam em 4x4x2 hoje em dia Jorge Jesus e Alex Ferguson são “notícia” por serem os únicos (entre as equipas dos campeonatos da elite europeia) a utilizar esse sistema tal qual ele foi idealizado: linha de quatro defesas, dois médios-centro sendo que um assume funções mais defensivas enquanto o outro assume mais os momentos de transição, dois extremos bem abertos nos flancos com profundidade ofensiva a utilizar muito pouco os movimentos interiores e dois avançados, sendo que assume um posicionamento mais fixo, enquanto outro tem mais liberdade para procurar espaços entre a linha defensiva e de meio-campo do adversário. Com diversas variações táticas, é certo, mas é este o sistema mais utilizado por Benfica e Manchester United esta época. 

Semelhanças dos diabos

Se no caso de Ferguson este é um sistema com 26 anos, na Luz foram as características dos jogadores a “obrigarem” Jesus a optar por este modelo. Sem Aimar a Carlos Martins, o técnico benfiquista voltou a apostar em dois avançados, uma opção que lhe agrada, aliás. As semelhanças entre as duas equipas são dos diabos, vermelhos neste caso. Maxi e Melgarejo são dois laterais de grande propensão ofensiva tal como Rafael e Evra. Matic e Carrick são mais posicionais no meio-campo (embora o sérvio dê mais amplitude de jogo à equipa), e Enzo está habituado a pisar zonas de ataque, tal como Scholes. Nas alas, Salvio e Valência são as setas na direita, enquanto na esquerda Ola John é ambidestro tal como Young.

As coincidências verificam-se também no ataque, pese embora a disponibilidade de Rooney ao jogo seja inimitável quer por Lima quer por qualquer outro. No entanto, os dois avançados recuados partem da mesma zona de ação, ou seja, ligeiramente descaídos para a esquerda nas costas do ponta-de-lança de modo a poderem aplicar o remate de meia distância em movimentos diagonais. Por fim, o ponta-de-lança é canhoto , característica comum a Cardozo e Robin van Persie, ambos marcadores de livres.

Variações

Apesar das semelhanças, Jesus utiliza mais variantes que Ferguson. No recente jogo com o Olhanense, por exemplo, e tendo em conta os jogadores que tinha disponíveis optou pelo 4x2x3x1 com Gaitán nas costas de Rodrigo. Em situações de desvantagem no marcador, o Benfica muda muitas vezes para um 4x1x1x4 de risco total.
.
Uma análise muito bem construída em que se fazem equiparações cheias de conteúdo.

O que pensam os benfiquistas de:

Acham que o atual modelo utilizado por Jorge Jesus é o que melhor se enquadra aos jogadores que o Benfica possui?
Acham que deveria ser outro? se acham qual?
Acham que temos jogadores com características para outro modelo de jogo, digamos que mais usual na Europa?

*

32 comentários:

  1. Se jogarmos em 4-4-2 contra o Porto ficamos com o meio campo mais frágil e estamos sujeitos a perder o jogo. Acho que seria melhor reforçar o meio campo com mais um elemento, Aimar e Enzo Perez, jogando o Aimar mais perto do Cardozo.

    ResponderEliminar
  2. Equipa para jogar com o Porto

    Artur
    Máxi - Luisão - Garay - Melgarejo
    Olá Jonh - Matic - Aimar - Enzo Perez - Salvio
    Cardozo

    Aimar mais próximo do Oscar Cardozo em futebol apoiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com esta equipa mas penso que não devemos mexer no 4-4-2, pois podemos perder a identidade da equipa e isso pode ser fatal.

      Eliminar
  3. Vamos ganhar ao Porto, ao Braga e a todos com o sistema actual que é aquele que os jogadores estão habituados e jogar.
    Se Jorge Jesus inventar perdemos o jogo, não duvidem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto! Se o JJ inventar perdemos o jogo. Temos equipa para ganhar ao Porto assim os nossos jogadores deixem o temor no balneário!
      Viva o Benfica!
      maria

      Eliminar
  4. Acho que deve ser com os jogadores à ALTURA... nada de invenções
    Temos equipa para derrotar o Porto...basta o JJ não inventar

    E que também se convençam que têm que jogar para ganhar... E,como de uma final se trate...penso eu...
    Espero que as férias não lhe façam mal...loooool

    Temos bons jogadores para a liga Europa...Espero que não estejam lesionados nessa altura!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero dar os parabéns ao Dono deste Blogue que se lembrou de quem já vê mais mal, assim está bem melhor, obrigado...

      ABRAÇO GLORIOSO

      Eliminar
    2. Estou sempre a pensar mais além, loool

      Saudações gloriosas, Cidália Ferreira.

      Eliminar
  5. Tal como outros leitores, eu penso que não se deve alterar o modelo de jogo nos jogos importantes. Devemos manter a nossa identidade, até porque jogamos em casa e temos valor para vencer. Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. o JJ é que sabe :) ele é um sábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá margaridabenfiquista

      Confesso que já tinha saudades tuas...

      Mainada... Jorge Jesus é que sabe... só que às vezes, loool

      Fica feliz.

      Eliminar
  7. Temos que continuar com o 4-4-2, encaixando o Aimar, e não inventar contra o Porto, é que eles na mínima oportunidade não perdoam. temos que ser muito mais eficazes na finalização onde não temos sido muito bons.
    Estamos habituados a jogar em 4-4-2 e parece-me ser o que melhor se ajusta aos jogadores do Benfica.

    ResponderEliminar
  8. Jorge Jesus de certeza absoluta que já estgudou o jogo com o Porto até à exaustão. Temos que confiar nele e nos nossos jogadores.
    O que me dizem desta noticia da Abola:

    Benfica deixa cair Centurión e avança por Fariña

    Da Argentina, chega mais episódio da novela sobre o interesse do Benfica em Ricardo Centurión e Luis Fariña. Os encarnados deverão deixar cair por terra a possibilidade de avançar para a contratação dos dois jogadores do Racing Avellaneda e apostar apenas em Fariña, que, no país das pampas, já é visto como o sucessor de Pablo Aimar.

    Segundo o jornal Ole, o Benfica terá desistido de avançar para uma proposta conjunta – a oferta pelos dois jogadores rondaria os 15 milhões de euros – para centrar esforços na aquisição de Luis Fariña, visto como potencial substituto de Aimar. O facto de ter vários jogadores para a posição de Centurión (médio-ala) terá feito recuar os responsáveis do Benfica, numa operação que, isoladamente, custaria dez milhões de euros aos cofres da Luz.

    A indefinição do Benfica deixou os dirigentes do Racing na expectativa. «A única oferta formal que recebemos [n.d.r. por Centurión] foi do FC Porto e recusámos por ser insuficiente. Com o Benfica, só conversámos informalmente e ficámos à espera de proposta», esclareceu o vice-presidente do clube, Rodolfo Molina, citado pelo mesmo jornal.


    Também Eduardo Rosetto, empresário de Centurión, se mostra descrente numa transferência do jogador para o clube encarnado: «Existe a possibilidade de o Benfica deixar de negociar por Centurión. Perguntou o preço, mais nada.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que estas noticias e outras do género vou sair todos os dias até ao dia 31 de Janeiro de 2013. Não vale a pena pensar muito nelas,

      Eliminar
  9. Estas noticias são maravilhosas.
    Diz o record:

    O mercado de inverno ainda não abriu mas Jorge Jesus já garantiu o primeiro reforço: Pablo Aimar.

    O internacional argentino está recuperado dos problemas físicos que o afetaram na primeira fase da época e, hoje, já deve treinar-se integrado no plantel encarnado.

    ResponderEliminar
  10. Outra noticia fantástica para nós benfiquistas:

    Pablo Aimar e Carlos Martins treinaram-se sem limitações esta tarde, no Centro de Estágios do Seixal, e podem entrar nas contas de Jorge Jesus para o embate de domingo frente ao Moreirense, a contar para a Taça da Liga.

    Os dois jogadores estiveram no relvado e trabalharam com o restante plantel, sendo essa a maior novidade da sessão de treino desta tarde no Seixal.

    Cerca de 1.500 pessoas receberam com aplausos o plantel encarnado, depois da pausa natalícia. Os adeptos não puderam ver Luisão, que ficou no ginásio.

    Kardec, Gaitán e Bruno César não se treinaram, pois receberam autorização das águias para chegarem a Lisboa apenas esta sexta-feira.

    ResponderEliminar
  11. O jogo com os corruptos aproximam-se e só se fala no sistema do Jesus, nas contratações "falhadas" do Benfica, etc... etc...

    Andam nervosos aqueles cabrões.

    ResponderEliminar
  12. Nada de invenções para o jogo contra os corruptos...quando o Jesus "imbenta" dá bota !!!

    ...aquela IMBENÇÃO do D.luiz a lateral esquerdo no covil de Contomil, deu a bota que deu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Viriato de Viseu nem me fale nesse jogo porque ia ficando viúva nesse dia, pois o meu marido foi para o hospital com uma crise de nervos que nós pensávamos ser cardíaca, foi cá um susto daqueles.
      Não se pode voltar a repetir

      Eliminar
    2. Foi mau de mais para se voltar a repetir.

      Eliminar
  13. Rute Trigueiro27/12/12, 17:48

    Temos equipa par fazer um mês de Janeiro fantástico só com vitórias, sendo que o esquema de jogo, não interessa nada. O que é preciso é ganhar sempre.
    Não acreditem nos pasquins que vivem à custa de mentiras sobre o Benfica.

    ResponderEliminar
  14. O Benfica e o Manchester United são os resistentes da Troika desportiva, ihihihhi. Temos é que ganhar ao Porto porque se tal não acontecer, podemos dizer adeus ao campeonato, porque eles nunca mais saem do poleiro, ou não os deixam sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa Norte27/12/12, 18:57

      Tenho a mesma opinião, temos é que ganhar independentemente do sistema a utilizar

      Eliminar
  15. Frank Canada27/12/12, 19:06

    Caro amigo Aguia primeiro que tudo obrigado pelo desejo das melhoras no post anterior fico muito sensibilzado pelo teu bonto gesto,em segundo lugar existe aqui outro Frank o nao original uma vez que posto aqui como Frank quase desde o inicio de vida do Belo Voar da Aguia nao vem mal nenhum ao mundo por isso mas assim voces ficam confundidos sem saberem se sera o velhinho Frank ou o mais moderno pronto estou pensando em mudar o nick aviso quando o fizer,quanto a tacticas eu nao entendo nadinha mas confesso que me atrai mais o 4-4-2 mas o JJ e que sabe qual a tactica melhor a utilizar para as dificuldades de cada jogo e com que euipas vai defrontar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Frank

      Pois é verdade. Existe aqui um outro amigo que se assina por Frank e é o Administrador do blogue: http://justicabenfiquista.blogspot.pt/

      Podes continuar com esse nome/nike de Frank Canadá que até é giro.

      Grande abraço e fico muito feliz por saber que já te encontras melhor.

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
    2. Frank Canada27/12/12, 21:53

      Obrigado amigo,entao fica assim acrescento o Canada as pessoas assim identificam melhor quem e quem,ja adicionei aos meus favoritos o justicabenfiquista um dia destes irei la cumprimentar o novo Frank,um grande abraco para voces comecando ja desejando-lhes um 2013 em pleno com muitas vitorias Benfiquistas.

      Eliminar
    3. Meu querido Frank
      Fiquei a saber que estás ou estiveste doente. Então o que é que se passa?Eu tenho andado um pouco por fora, por motivos particulares e não me apercebi disso. Desejo-te as melhoras rápidas para poderes ver o nosso Benfica jogar tudo aquilo que sabe.
      Enorme abraço meu Amigo e tudo de bom para ti e tua mulher em 2013.
      maria

      Eliminar
  16. Frank Canada28/12/12, 03:21

    Obrigado Maria a coisa esta indo melhor,mas nada de maior se passa o que acontece esta passando por ca um virus gripal fortissimo dificil de combater,quando a pessoa se julga boa recai 100 vezes pior que a primeira com febres altissimas tosse de rachar o peito ao meio,levando a bronquite e pneumonia e uma epidemia que esta passando como ja alguns anos nao se via por ca,como ve amiga e so isto nada de mais.Um grande abraco e obrigado pelos cuidados por este Benfiquista chorao,um feliz ano novo com muita saude para ti e familia.viva o benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ainda bem que não é nada demais. Fiquei preocupada.
      Viva o Benfica!
      maria

      Eliminar
  17. Eu de contas não percebo nada...quero é que o Benfica ganhe e que o gaspar e passos que morram à fome!!!!

    ResponderEliminar
  18. Jose Albuquerque28/12/12, 14:51

    Enormerrimo Fundador, meu Amigo Ricardo e demais Companheira(o)s,

    Votos de que, todos, tenham passado um Natal Muito Feliz.

    Quanto a 'sistemas' (nao confundir com "xistremas"), eu sinto que a Equipa deve manter a sua identidade, seja qual for o adversario. Na Catedral e contra o crac, nao vejo motivos para mudar o que quer que seja.

    Acresce que, sinceramente, eu acho que a Equipa esta a jogar, esta epoca, num verdadeiro WM (a antiga, mas com muito maior mobilidade do que nos anos 40 ou 50).
    De tras para diante eu vejo que (W) os 2 centrais e o 'trio' formado pelo Matic e os laterais, e (M) os 'alas com o Enzo, seguidos pelo Lima e Tacuara.

    Mas o meu sonho continua a ser sobre o dia em que teremos um Tecnico capaz de colocar a Equipa a jogar com 3 defesas (e eu penso que o JJ e 'homem' para o fazer), seja em 3/4/3, seja em 3/5/2.

    Bom Ano Novo para todos e ...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...