sábado, 10 de novembro de 2012

O Benfica é o Povo. Uma grande verdade...



Uma grande verdade. O Benfica é o Povo. O Povo não pode viver sem o Benfica.

Segundo o jornal Record, Luís Filipe Vieira, esteve esta sexta-feira na Universidade Lusófona, em Lisboa, a assistir à apresentação da tese de doutoramento de Ana Margarida Sousa, que tem como tema "Qual é o papel social e uso das Casas do Benfica e de que forma contribuem para o desenvolvimento da Organização Desportiva do Sport Lisboa e Benfica?".

Depois de ouvir a apresentação, que durou cerca de três horas, o presidente das águias deixou a sua mensagem: "O Benfica é um clube do povo, é um clube aberto e democrático. As casas fazem parte da cultura do Benfica, por vezes até ultrapassam a própria dimensão desportiva do clube."

Orgulho-me do passado do Benfica. Da forma como foi fundado, por gente pobre e simples, de como paulatinamente foi crescendo até ser a potência desportiva que é hoje. Dizer o contrário é escamotear a realidade.

O Benfica é o sal que tempera a alma, o azeite que dá sabor à vida, o vinagre que altera o comportamento dos nossos adversários.
Os jornais vivem do Benfica. As capas em cada dez, nove tem como imagem principal algo sobre o Glorioso.
Os adeptos dos clubes adversários não falam dos seus clubes, mas sim do Benfica. É o Povo em movimento. É a Chama Imensa que invade os corações, é a vontade intrínseca das gerações passadas e futuras. 
Alguns clubes por muito que ganhem jamais terão a dimensão do Sport Lisboa e Benfica. E porquê? Porque o Benfica é o POVO, e é o Povo quem faz a história. É o Povo quem mais ordena.

É uma honra nascer benfiquista. É um gosto encher os pulmões e gritar:

VIVA O BENFICA


15 comentários:

  1. Rute Trigueiro10/11/12, 17:10

    Viva o Benfica o clube do meu coração

    ResponderEliminar
  2. O Senhor tem orgulho no presente???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima Lima

      Sem Senhor... sou só o Ricardo, simples e pobre.

      Porque não haveria de ter orgulho no presente do Benfica?

      Claro que gostaria que tivéssemos muitas mais vitórias, mas o orgulho em ser benfiquista, e no clube que me preenche o coração, esse morrerá comigo.

      Apareça mais vezes....

      Eliminar
    2. Não tenho orgulho. Tenho muito orgulho!Quem não tem orgulho no Benfica do presente não é Benfiquista!
      clube que cumpre com todos os seus compromissos,queé a maior marca portuguesa e uma das maiores do mundo, maior número de adeptos,etc. Quem não se sente orgulhoso?Os anti-benfiquistas!

      Eliminar
    3. O ORGULHO É ETERNO!SER BENFIQUISTA É SEMPRE UM MOTIVO DE ORGULHO!

      Eliminar
  3. Ser benfiquista é ter na alma a chama imensa.

    Jorge jesus falou e penso que tem toda a razão

    "Temos sempre os adeptos em grande número, e acompanham-nos. É muito importante, para vencermos, que estejam com a equipa do Benfica. Queremos caminhar para vitórias mas não sozinhos: queremos caminhar com os adeptos. Nunca caminhamos sozinhos, temos de o fazer acompanhados por eles! Queremos que estejam no Estádio dos Arcos em grande número, será mais fácil vencer o Rio Ave"

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  4. OFF Topic

    Amigos benfiquistas. Leiam que merece a pena:
    .
    Devo avisar que serei sectário, faccioso, inflexível e duro neste meu débil empenho em afirmar a minha indiferença pela actual comunidade do clube do Lumiar.

    A minha paciência paternal para com este clube terminou a partir do dia em que Zé Bettencourt a saltar já como presidente eleito ao lado de Dias Ferreira e a gritar um cântico insultuoso para com o Benfica. Nesse dia lembrei-me da nossa complacência. Como saberão quem me é mais próximo, nesta coisa das rivalidades sabem como funciona o meu benfiquismo. E assim me manterei até ver que este Clube volta a pensar e a agir por si próprio.

    Como para mim, o FC Porto é uma invenção relativamente recente. Tenho-os unicamente como pretendentes às provas que disputamos. Tal como tinha o Marselha e o Bernard Tapie, entretanto preso ou também a Juventus e Luciano Moggi igualmente enclausurado ou ainda o Steua de Bucareste e o seu Gigi Becali, igualmente preso. Porto, não gosto deles é certo, mas não me aborrecem, não lhes reconheço metade dos “títulos”. O que não invalida como é obvio que lhes mantenha marcação cerrada pelos motivos mais que conhecidos.

    Estamos mais que habituado às atoardas prontamente acolhidas e abençoadas pelos seus Bispos, sabujos, subalternos e fiéis ao “Santo Padre” da invicta.

    O meu benfiquismo faz com que o rival do meu clube seja aquela colectividade que mora para lá da segunda circular para os lados do Lumiar. Aí sim, não divido nada, vai tudo à frente por igual.. As excepções são alguns amigos que escolheram passar pela vida carregando a cruz de apoiarem aquele clube, e são pessoas decentes de quem eu gosto muito, mas regra geral o adepto osga, vulgo lagarto típico é bem retratado pelo Dias Ferreira. Sempre que penso em “lagartos” surge-me de imediato na mente um campo pleno de barbados todos vestidos de talibã, cabelo untado a espumar e com uns olhos artilhados de ódio alheados ao seu próprio clube, sem sequer olharem para o relvado do seu campo, apenas interessados no que se passa do lado de cá de Lisboa do outro lado da segunda circular. Eis como vejo o típico lagarto. Exemplo desta imagem é o facto da maioria lagarta ter na personagem Dias Ferreira um excelente talibã nos mais que previsíveis pretensos ataques ao Sport Lisboa e Benfica.

    Continua >>>>>>>>>

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuação >>>>>
      .
      Como não gosto mesmo nada de me andar a irritar com este assunto, lido com este meu assomo ao clube do avozinho pura e simplesmente ignorando-os e procurando esquecer que existem. Início de época, procuro não saber nada sobre eles. Não vejo os jogos deles, não quero saber se foram roubados ou beneficiados, não vejo resumos dos seus jogos, quando surge algo sobre lagartos na imprensa escrita de imediato passo à frente as páginas que lhes dizem respeito. O que matenho à linha de vista sempre é o que provém da“Santa-Aliança” Roquete+Pinto da Costa seguida por todos os que lhe sucederam, excepção feita a Dias da Cunha. Por isso ao ver alguém ligado a esse clube a ser entrevistado na televisão vou continuar a mudar de canal. Espero assim conseguir manter-me afastado de assuntos Osgó-lagartianos.

      Apenas se torna impossível de atingir este objectivo pelo menos durante duas semanas por ano, altura em que o Benfica tem que jogar com eles. Sinto este mau estar nestes últimos dias por saber que lá teremos que jogar com eles na próxima segunda-feira dia 9. Tempos houve que era de facto o Dérby (Derby por serem da mesma cidade) tempos houve que além de Derby era o principal Clássico do Futebol em Portugal.

      Mas a pior de todas as semanas, é esta mesmo. Bolas para isto, lá estou eu de novo nesta fase final da pior semana do ano.Não tenho hipótese: vou ter que ver aquelas camisolas ao lado dos nossos mantos sagrados. Vou ter que me cruzar com aqueles adeptos que seja qual for o resultado nunca perdem, são sempre derrotados por factores extra-futebol, por detrás dos quais está sempre o Benfica a puxar os cordelinhos. São ainda aqueles que bramem mais desalmadamente um golo de um adversário do Benfica seja ele qual for, seja em que competição for, do que um golo do seu próprio clube, são aqueles que chegam ao cúmulo de desejar a derrota do seu próprio clube contra um adversário directo do Benfica, de forma a alimentarem a esperança que o Benfica não ganhe uma competição. E ainda aqueles que em qualquer jogo, em vez de puxarem pelo seu Clube dedicam a utilização das suas pobres gargantas a insultar o Benfica.. Recordo-me de algures no tempo, ir ao antigo estádio de Alvalade (quando o Benfica lá ia jogar) com um familiar e de me dar a volta ao estômago quando, a meio do jogo, se começava a ouvir uma espécie de balido vindo lá debaixo da pala: ‘Cepór… tém! Cepór… tém!’. Assim mesmo, dito num ritmo muito lento, como se tivessem que tomar fôlego entre as duas sílabas. Aquilo não chegava a ser um grito de incentivo, ouvia aquilo e imaginava uma multidão de mitras empoeiradas que de repente, numa espécie de dor compulsiva a soltar aquele som, aquela espécie de lamento que na sua própria entoação encerrava toda a desgraça e tristeza que era ser adepto daquele clube, e entre as duas sílabas tivessem que tomar fôlego para evitarem desfalecer. Normalmente um lançamento perto da nossa área ou dois pontapés de canto seguidos eram a fagulha que provocava esta manifestação de fervor sportem…guista. ‘Cepór… tém!’ – lastimava-se o povo, no meio de uma nuvem de poeira e traças entretanto levantada pelos seus adeptos. Depois se o árbitro marcava um lançamento ao contrário, soltava-se um prolongado ganir sofrido, como se Moisés tivesse despejado sobre eles toda a sua ira sob a forma de pragas de proporções bíblicas. Desde pequeno que a palavra ‘Ceportém’ criava na minha mente imagens cinzentas, cheias de bafio e poeira e gente velha com fatiotas escuras a cheirar a éter

      Continua >>>>>>>

      Eliminar
    2. Continuação >>>>>
      .
      O Benfica e o vermelho pelo contrário faziam-me pensar em alegria, emoção, paixão e gente entusiasmada. Até na forma como os golos são festejados os adeptos são diferentes. Um ‘Golo!’ gritado por adeptos do Benfica é diferente de um ‘Golo!’ gritado por adeptos do Campo Grande. O nosso ‘Golo!’ é um golo alegre, o Benfica marca golos, e os outros sofrem, porque nós somos mais fortes. Isto é o que é natural. O ‘Golo! ‘ deles encerra algo de velório, estranheza e desespero. Até a história da formação da agremiação de Alvalade é ridícula, nascidos que foram de uma birra entre queques chateados por não se organizarem mais bailaricos no Campo Grande Football Clube, e amuados por não terem sido convidados para um piquenique. Lá foram pedir dinheiro ao avozinho de um dos queques e lá fizeram o seu clubezeco privado. Eis a explicação da tara que são um clube ‘diferente’. Ó confraria produzida em série em camarins bolorentos e empoeirados, e cada um deles parecendo fazer parte de uma qualquer confraria de agentes funerários. Todos com palas que apenas lhes permitem olharem na direcção do Estádio da Luz, e constantemente observar e comentar o que por lá se passa. São capazes de estar a ser violentados a sangue frio por um qualquer padrinho e respectivos comparsas mais a norte, que entre duas bordoadas ainda arranjam tempo para erguer uma mão ensanguentada, apontar um dedo na direcção da Luz. Tudo isto piorou com a subserviência a que submeteram às ordens do FC Porto. Eu não consigo apreciar os jogos do Benfica contra o clube do Lumiar. Para mim são uma experiência horrível, o culminar de uma semana em que apanho uma dose de clube do avozinho é superior ao acumulado do resto da época toda.. Eis a minha resposta aos que me vêm com histórias de que eu deveria era considerar o FC Porto como o nosso grande rival, não fazem ideia do que falam. Esses estão identificados, são um fenómeno recente que devido a corrupção estão a ter direito ao seu tempo de fama. O Clube do Campo Grande desde os motivos que motivaram o seu nascimento que ao abrigo de um epíteto de eterno segundo clube de Portugal beneficiam do nosso beneplácito.

      Que a imagem do seu presidente ao lado de Dias ferreira a berrar a plenos pulmões impropérios para com o Benfica faça com que a imagem de “coitadinhos” termine de vez. Segunda há Derby? Quero lá saber, quero sim vencer e ter bem presente, assim como espero que a nossa Equipa o tenha também que uma vez mais o clube do avozinho terá neste jogo o motivo da sua existência, tentar ganhar ao Benfica. Afinal é o seu campeonato…

      Eliminar
    3. Sobre o jogo com o Sporting!

      Publicado em 2 de Abril de 2012 por Hugo Peralta
      ...........
      Não acham brilhante

      Eliminar
    4. Rui Manuel10/11/12, 20:09

      Tudo muito bonito só que nesse jogo em 09 de Abril de 2012, aconteceu isto:

      Sporting atrasa Benfica na corrida pelo título (1x0)

      Perdemos com os lagartos por 1-0.

      Eliminar
    5. Alguem que esclareca quem e Hugo Peralta?

      Eu nao sou nenhum Sherlock Holmes, mas o texto soua-me bastante incoerente quase diria, que parece escrito por um portista.

      Eu pelo o contrario...o meu odio neste momento vai todo canalizado para os corruptos do norte.
      E como eu comentei no blog "Quinta del Duque" so nao percebe que os corruptos querem acabar com sporting quem for cego.
      Se uma investigacao seria fosse feita, iria-mos descobrir que o porto esta ainda mais falido que o sporting.
      Ora o plano passa por:
      _ Extinguir o sporting para comerem uma fatia maior dos contratos televisivos ( uma vez que o Benfica fechou-lhes a torneira).
      _ Reforcar-se com os melhores jogadores dos lagartos e entrega-los nas unhas dos empresarios afectos aos corruptos.
      _ Conseguir que o Luis Filipe Menezes seja eleito para a camara do Porto, e depois comecar a injectar dinheiro a maluca no clube.

      Portanto a historia que esse Hugo Peralta conta para mim parece-me mais a tal questao de forcar cenarios de divisao para distrair o pessoal do sul. Nesta altura o que interessa mesmo sera acabar com o sistema corrupto, a rivalidade com o sporting tem tempo e ate porque se o sporting se extinguir sera um balao de oxigenio para os nojentos do norte e isso eu nao quero.

      RADIO BENFICA

      Eliminar
    6. Concordo na íntegra caro amigo RADIO BENFICA

      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Concordo com o Radio Benfica. E há mais uma coisa. O fecho do Sporting tem uma consequência óbvia, a de que grande parte dos adeptos lagartos passam para simpatizantes dos andrades. E assim conseguem de uma penada atingir os mesmos número de adeptos do Benfica.

    É a política da terra queimada, o síndrome do eucalipto, que eles já fizeram com sucesso na cidade do Porto, acabando com o Progresso, Salgueiros e o Boavista, estendendo agora a mesma estratégia a todo o Portugal. Pensam que são eles quem tem mais a ganhar substituindo a tripolarização pela bipolarização.

    Mas ou muito me engano ou vai sair-lhes o tiro pela culatra.

    ResponderEliminar
  6. Thanks for finally talking about > "O Benfica � o Povo. Uma grande verdade..." < Loved it!
    My webpage : premier league transfer news chelsea

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...