segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depois da tempestade...



Vem a bonança, certo?

E o Benfica? Lembram-se? Deixei aqui esta pergunta antes das eleições...

Infelizmente acho que nenhuma das listas foi capaz de responder a ela nas devidas condições. Passou-se mito ao de leve pelos assuntos que seriam importantes para o debate (ainda que debate distante), mas o povo Benfiquista decidiu. Decidiu em consciência e em Assembleia Eleitoral concorrida e que decorreu em excelentes condições (mais uma vez!!!).

Jogo limpo era o que se pretendia e foi o que ocorreu, pois tive oportunidade de o presenciar "in loco" na Casa do Benfica em Évora que foi onde exerci o meu direito de voto.

Estava doente com uma amigdalite daquelas bem chatas, que me impediu de "festejar" com os membros da Casa do Benfica que ficaram satisfeitos com a vitória da lista que apoiavam. Apesar de, como afirmei, não ter sido o meu lado o vencedor nestas últimas eleições, estou contente pela vitória ter sido obtida sem margem para dúvidas. Isso afasta do caminho o problema de legitimidade e de divisão que poderia existir caso as eleições tivessem sido realmente disputadas. E não o foram.

Desde as primeiras horas do dia que cheirava a mais uma retumbante vitória de Luís Filipe Vieira.

O homem das furnas, como muitos o apelidam, pediu e os sócios, talvez aqueles mesmos que num tempo já remoto para as curtas memórias dos Benfiquistas proporcionaram a vitória de Vale e Azevedo sobre Luís Tadeu, os sócios dizia eu, os sócios responderam com mais uma demonstração inequívoca de apoio ao seu trabalho.

A malta mais nova, talvez toda aquela franja de adeptos e sócios que não teve a oportunidade de acompanhar a nossa década de oitenta que foi a última que pode realmente ser considerada "Gloriosa", reclama e clama por mais vitórias, mas o povão, sábio e experiente, entendeu que não é o momento de mudanças extravagantes e no seu afã de se justificar sempre que decide, demoniza-nos hoje e coloca a blogoesfera Benfiquista no mesmo saco onde colocaria, por exemplo, as declarações de um qualquer bufento ressabiado.

São putos dizem. Gente que quer fazer mal ao Benfica. Rangelistas!!! Anti-Benfiquistas primários...


Ao que isto chegou... 

E eis que de repente todos os males e demónios do Benfica estão sediados na blogoesfera… é que não compreendo isto. A sério que não compreendo!

Mas sabem o que me custa e muito? Para além da má educação e da falta de respeito que os nossos sócios tem pelas assembleias gerais do clube?

O facto de 60 ou até mais % daquele povão todo que esteve no pavilhão a aplaudir a reeleição do nosso Presidente não ir ao estádio, não participar e nunca estar presente a não ser nos votos…

Somos 30.000 os indefectíveis que acompanham a equipa nos jogos em casa e dois ou três milhares os que ainda tem força e finanças para calcorrear o país e a Europa atrás da nossa Gloriosa bandeira.

E afinal até somos 250.000 sócios não é? E num universo de 200.000 votantes (partindo do princípio que 50.000 não votam porque ainda não o podem fazer ou porque simplesmente não tinham, condição para o fazer na 6.ª feira passada) apenas votaram cerca de 11% dos sócios…

Anda tudo em alvoroço com o máximo histórico de votantes e esquecem-se do máximo histórico de sócios que temos actualmente (esta sim uma grande vitória desta direcção).

Perder e ganhar em democracia devia ser natural para um povo evoluído e confiante na sua “democracia”. Isso infelizmente está ainda muito longe de acontecer no Benfica. Reflexos dos tempos que correm ou efeitos de tempos passados?

As eleições acabaram e o Benfica deixou finalmente de estar dividido entre Vieiristas e Rangelistas. Hoje somos novamente unos e por isso a vitória de Luís Filipe Vieira na passada 6.ª feira é a vitória do Benfica e a vitória do Benfiquismo.

Felicidades a todos os Benfiquistas que votaram e especialmente para a nova equipa que nos vai liderar nos próximos 4 anos/épocas desportivas. A todos o meu sincero desejo de muito bom trabalho e que as vitórias nos inebriem a todos de orgulho e de vontade de ainda mais ganhar.

Cumprindo o espírito que se avizinha, deixo-vos a todos os meus desejos para o próximo quadriénio. Alguns de vós perfilharão estes desejos na sua totalidade, outros em parte e os nossos adversários é claro que nenhum deles. Mas acima de tudo o que interessa é deixar-vos a todos aquilo que eu quero que aconteça no Benfica neste próximo mandato de Luís Filipe Vieira:

- Que seja inaugurado o nosso Museu. Aguardo este acontecimento com natural ansiedade;
- Que venha o campeonato. E a taça. O resto virá depois de consolidado o nosso domínio interno;
- Que venham os jogos na Benfica TV. Que o mamão chupista seja definitivamente afastado do nosso caminho;
- Que venha a Rádio Benfica. Inovando, mais uma vez em primeiro lugar;
- Que se resolva o problema do nosso Rugby que a mim tão infeliz me deixa;
- Que se aposte nos jovens e se dinamize a sua introdução na vida do Benfica;
- Que se mantenha o projecto das Casas, talvez criando uma comissão de acompanhamento para a fase de pós-implementação que afecta seriamente a viabilidade de algumas delas;
- Que Rui Costa dê o seu "grito de Ipiranga" e nos diga a nós todos Benfiquistas qual o seu plano para o seu e para o nosso futuro;
- Que Moniz respeite Vieira e que Vieira respeite Moniz. E que ambos respeitem o Benfica;
- Que a Luz encha em todos os jogos. Bilhética mais barata e facilidades para quem investe num Red Pass era algo que eu também gostaria ver acontecer num futuro próximo;
- Que os jogos ao Domingo sejam à tarde. Ou melhor, que os jogos ao fim-de-semana sejam à tarde;
- Que seja revisto o estatuto pobre e redutor que se aplicou ao sócio correspondente. Que sejam revistos os estatutos de forma a que uma casa não decida mais que um sócio de 20 anos ou mais. 50 votos é um exagero no cenário actual ou noutro qualquer;
- Que seja estabelecido um plano financeiro com objectivos claros a cumprir por todos os envolvidos e prazos perfeitamente definidos, tendo em vista a redução do nosso passivo em 50% nos próximos 4 anos;
- Que seja reformulado ou recriado o Benfica Stars Fund após o seu vencimento;
- Que o Benfica dote os seus quadros de mais profissionais Benfiquistas;
- Que sejam retirado todos os apoios extemporâneos e contrários às ideias da maioria dos Benfiquistas, a instituições ou presidentes de instituições e seus órgãos, quando estes não cumpram com a palavra dada ou conduzam a sua actividade em modo lesivo aos interesses do Sport Lisboa e Benfica;
- Que as modalidades continuem vencedoras e evoluam o seu domínio para o exterior;
- Que seja aproveitado o largo potencial demonstrado pela nossa equipa B, mantendo a sua competitividade sempre que os seus melhores atletas sejam chamados à equipa A. As derrotas também desmotivam e é preciso moralizar o nosso jovem jogador dando-lhes não só boas condições de trabalho mas também de vitórias;
- Que a Fundação Benfica não se deixa cair no obscurantismo e divulgue exaustivamente junto dos sócios e da sociedade civil, os meritórios resultados do trabalho já feito e quais os seus projectos futuros;
- Que Jesus tenha discernimento suficiente para com os ovos que tem fazer uma omolete em condições;
- Que se acabe o "stock" de chiclas do JJ;
- Que o nosso Presidente esteja presente no balneário em todos os jogos;
- Que a maldição de Guttman termine;
- Que eu tenha saúde e condições financeiras para finalmente acompanhar a nossa equipa numa deslocação ao estrangeiro (sem ser aqui ao lado heheheheh);
- Que todos nos possamos deslocar ao Marquês para festejar um novo título europeu do nosso Glorioso;
- Que o Benfica continue o seu engrandecimento e cresça não só em património e sócios, mas também em prestígio e em títulos.

Acho que é tudo. Algum dinheiro para todos nós Portugueses também era bom. Isso e a felicidade suprema de um dia poder ainda pisar a relva da Luz com o nosso equipamento vestido. Mas isso já são contas para outro rosário...

VIVA O BENFICA PORRA!!!

28 comentários:

  1. BRUTAL !!!!!
    Mas que grande postadela!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Nuno. Mas, não será pedir demais?
    Concordo com tudo o que disseste!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Viva o Benfica, futuro vice-campeão europeu!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Fantástico este livro de intenções feitas desejos pelo do caro Nunomaf.
    Revejo-me em todas elas, incluindo mais uma

    - Ver cada vez mais jogadores saídos da nossa Academia na equipa principal A, com maior ênfase para os jogadores portugueses.

    Anotei este desejo:

    - Que Moniz respeite Vieira e que Vieira respeite Moniz. E que ambos respeitem o Benfica;

    De todos aquele que mais temo que não se concretize. Oxalá as luzes da ribalta não façam faísca

    VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
  5. Tantos sonhos que se calhar nem um se realiza. Oxalá para bem do Benfica e dos benfiquistas me engane

    ResponderEliminar
  6. Grande post caro Nuno!
    Eu espero que tudo se concretize, embora me pareça difícil. De todos os itens, ao contrário do Ricardo, aquele que tenho a certeza que se vai concretizar é exactamente "Que Moniz respeite Vieira e que Vieira respeite Moniz. E que ambos respeitem o Benfica". Não tenho dúvidas que isso vai suceder!
    Viva o Benfica!
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas razão querida amiga marley.

      Torço por isso e nada me fará mais feliz que é ver um Benfica Unido, Campeão, e a jogar um futebol de eleição.

      Viva o Glorioso Benfica

      Eliminar
  7. Se jogarmos com a garra com que o fizemos na primeira parte que fizemos contra o Gil Vicente pode ser que muitos dos sonhos do texto se concretizem.
    Se não formos campeões no final da presente época vai começar a contestação e Deus nos livre se vamos novamente ficar presos à Oliverdesportos que é o que eu penso que vai acontecer

    Se nos próximos dois anos não ganharmos o campeonato Luís Filipe Vieira vai sair da presidência do Benfica e entrar José Eduardo Moniz. Não tenham dúvidas disso.

    ResponderEliminar
  8. VIVA O BENFICA!
    E PLURIBUS UNUM!

    ResponderEliminar
  9. O Autor do texto é um sonhador o que até lhe fica bem mas está tão longe da realidade actual do Benfica que é e que vai ser nos próximos 4 anos.
    No fim deste mandato estaremos com um passivo de 6oo/650 milhões de euros e ganhos a nível de títulos vai ser mais do mesmo, zero.
    Receio muito pelo destino próximo futuro do meu Benfica.

    ResponderEliminar
  10. Luís Faisão29/10/12, 19:29

    APLAUDO DE PÉ ESTE BRUTAL TEXTO SOBRE O NOSSO QUERIDO BENFICA

    ResponderEliminar
  11. Filipa Norte29/10/12, 19:44

    Eu também sou uma sonhadora mas sinto-me muitas vezes mal quando acordo

    ResponderEliminar
  12. «Já há imitadores mas a Benfica TV é o projeto original» - José Rodrigues dos Santos

    José Rodrigues dos Santos, jornalista, professor universitário e escritor, elogia o pioneirismo do Benfica, em Portugal, ao apostar no lançamento de um canal de televisão próprio.

    «É interessante o caminho que está a ser feito nas televisões e também no desporto, de conciliar as duas coisas numa forma mais íntima. A televisão é uma forma que o clube desportivo tem de se expressar e mostrar. É um projeto interessante e já vai tendo alguns imitadores, mas a Benfica TV é o projeto original», salientou José Rodrigues dos Santos, no programa ´Zona de Decisão´ da Benfica TV.

    ResponderEliminar
  13. «Que nos sirva de exemplo o que aconteceu ao Sporting» - Rui Costa

    Rui Costa, representante do Benfica no sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, alerta para as dificuldades que esperam o Benfica em Moreira de Cónegos, reduto da equipa que deixou pelo caminho o Sporting.

    «Que nos sirva de exemplo o que aconteceu ao Sporting. Vamos defrontar um adversário muito difícil, que joga em casa. A Taça é um dos nossos objetivos para esta época. Tem sido dito pelo nosso treinador que é uma das competições que mais espera conseguir ganhar», afirmou o administrador da SAD encarnada.

    «O sorteio ditou um adversário da primeira Liga, que já fez algo de muito bom esta temporada. É uma equipa muito difícil de defrontar, sobretudo no seu reduto. De qualquer das maneiras, quem quer chegar à final tem de enfrentar todos os adversários da mesma forma. Vai fazê-lo com certeza do mesmo modo que fez em Freamunde, respeitando o adversário mas sabendo que o seu grande objetivo é o último dia da competição», frisou Rui Costa

    Marcos

    ResponderEliminar
  14. UM APLAUSO A ESTE BRILHANTE ARTIGO.

    Oxalá todos, ou a maior parte, destes desejos se realizem... Oxalá!!
    Que, também eu possa ter uns "érios" para poder realizar UM "dos" grandes sonhos da minha vida, que é, VISITAR A NOSSA CATEDRAL... É verdade,sonho com esse momento!!!
    ...E,que no final da época, estejamos "todos" a festejar no Marquês.

    Boa noite.
    Saudações Benfiquistas...



    ResponderEliminar
  15. Jose Albuquerque30/10/12, 06:53

    Enorme Nuno, Companheiro,

    Como sabes bem, eu nao aplaudo o 'tom geral' deste teu texto, pelo que ele ainda revela da azia que te sobreveio de sexta feira, ahahah.

    Mas aplaudo muitos dos teus desejos ...
    Junto-lhes um que tenho vai para uma duzia de anos: que possa 'renascer' a Nossa seccao de ciclismo (pode nem ser profissional).

    E alerto-te para a impossibilidade (e irracionalidade economica) de um deles (a reducao para metade do Passivo), que sei que so chegaste a formular porque ainda nao conseguiste entender o essencial do tema "Contas".
    Em vez desse teu desejo e como sabes, eu formulei um outro que vai no mesmo sentido (40ME de Resultados Liquidos acumulados em 4 anos), mas com viabilidade e racionalidade.

    Um derradeiro reparo, este muito critico, para a tua desvalorizacao da afluencia eleitoral: 'apenas 11% de Socios votantes', um pseudoargumento tipico (e copiado) de osgalhada e corruptos.
    Verga-te, Companheiro, perante a Maior e Mais Democratica Instituicao da sociedade civil em Portugal. Verga-te e Aplaude-a.

    Viva o Benfica (PORRA)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não copio os meus argumentos de ninguém, muito menos de osgalhada e de corruptos. Pela última vez pare de me tentar colcoar a um nível intelectual inferior ao seu (que é ondem param essas osgas e corruptos de que fala).

      Eu sou só pelo Benfica e apenas pelo Benfica. Se calhar foi por causa de as coisas não serem assim com ambas as listas que estas eleições foram de uma pobreza ideológica atroz. Cansei-me de repetir a quem me quis ouvir que qualquer candidatura pelo Benfica não podia ser contra ninguém. Uma candidatura contra Vieira ou contra Rangel não passa mensagem. Dá sim origem à falta de respeito entre sócios a que assis em alguns momentos da noite de 6.ª passada.

      Quanto à redução do passivo, mea culpa. Por acaso não falava de SAD mas sim do clube. Tal não ficou claro no texto por isso as minhas desculpas. Quero planos para o Benfica e não apenas para a SAD do futebol meu amigo. E falo em estabelecer metas, coisa que nesta área é a sua especialidade.

      Quantos aos 11% de sócios votantes, espanta-me que o meu amigo não perceba a razão do meu alerta, talvez se justifique a sua discordância porque já não vá a uma escola há algum tempo (sei que os seus filhos já são homenzinhos e da sua actual condição de navegador hehehehe). Mas faça essa experiência analise o que mudou nos miúdos nestes últimos tempos. E muita dessa culpa é também nossa. Quantos de nós ficaram em casa podendo ir votar?

      Milhares!

      Azia diz o meu amigo... Eu dou a cara, Sempre. Pelo Benfica ou por aquilo em que acredito. Por isso mesmo doente fui até à Casa do Benfica na noite de eleições. Se isso e o texto acima são azia então desculpe-me mas um de nós tem de trocar de lunetas...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Eu concordo consigo caro Nuno quando nos pede para reflectirmos sobre a enormidade que é a abstenção no Universo benfiquista.Já me tinha interrogado acerca do assunto. Mesmo sabendo que em 250.000 sócios há muitos que não podem ainda votar, a percentagem de pessoas que ficam sentadas no sofá e não votam é alarmante! Também já sou avó e frequento diariamente a escola por causa dos meus netos, que acompanho. Sei por isso muito bem o que se passa. Não tenha dúvida que a culpa é muito nossa!
      VIVA O BENFICA!

      Eliminar
    3. Amigo Nuno
      Já tinha respondido ao seu comentário, mas ,não sei porquê, desapareceu, volto a responder-lhe. Se mais tarde vier a aparecer o dito comentário, peço desculpa pela repetição.
      Vamos então ao que eu acho acerca da percentagem pequena de votantes a que o meu amigo se refere: já me havia perguntado o mesmo.Num Universo de 250.000 sócios, mesmo sabendo que há muitos destes sócios que ainda não têm idade para votar, eu acho que há muitos sócios que , podendo ir votar (excluo obviamente todos os doentes que não podem ir),preferem ficar sentados nos sofás a ver o que dá. Eu não compreendo e acho que é inquietante a elevada abstenção!
      Quanto ao que se passa com os miúdos, sou avó, acompanho os meus netos e sei bem o que se passa. Não tenha dúvidas que a nossa responsabilidade,enquanto benfiquistas sérios,com valores,com elevado sentido moral e ético,na educação dos nossos miúdos é muito grande e não podemos nunca descurar isso!
      VIVA O BENFICA SEMPRE!
      maria

      Eliminar
  16. Eu gostava que os amigos do petardo refletissem sobre a forma como participam na vida do clube.

    É intolerável não respeitarem os símbolos do clube.
    É intolerável não respeitarem a vontade da esmagadora maioria dos sócios.
    É intolerável não respeitarem os orgãos eleitos.
    É intolerável recorrerem à ofensa e perturação da ordem pública para manifestarem o seu desacordo, qualquer que ele seja.
    Em suma, é intolerável que sócios do Benfica não se saibam comportar como benfiquistas.
    O Benfica é de todos, e tambem destes, se forem dignos de o ser.

    ResponderEliminar
  17. Aqui há debate civilizado. Os meus aplausos.

    E quero chamar a atenção para aquilo que, penso, possa vir a ser uma campanha pró-sporkotv por parte da camarilha azulada.

    http://frutabol.blogspot.pt/2012/10/verme-alguidar-nao-gostou-do-corte.html

    Já no post anterior abordei a questão, depois de uma recolha de material alusivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo link jakim...

      Eliminar
    2. Reli. Não tens de te vergar a ninguém e aplaudir é o Glorioso Benfica, não presidentes!

      Eliminar
  18. Maria Conceição30/10/12, 20:47

    maravilhoso texto só possível por ser escrito por um grande benfiquista
    Fez-me feliz ler.

    ResponderEliminar
  19. Rui Manuel31/10/12, 09:55

    Muitas perguntas para tão poucas respostas

    Jorge Jesus não vai renovar e vai para O Sporting

    O médio argentino não tem jogado, está em fim de contrato e depois do Santos é a vez do clube argentino assumir o desejo de contratar El Mago.
    Nos últimos tempos, Pablo Aimar não tem sido notícia pelo que faz nos relvados, visto que está lesionado, mas o seu nome continua a ser associado a vários clubes. Depois do interesse manifestado pelos brasileiros do Santos, cujo treinador, Muricy Ramalho, deixou entender que El Mago cairia que nem uma luva na sua equipa, desta vez é o Independiente, da Argentina, a confirmar que gostaria de ver o craque argentino nos seus quadros.

    Aimar está em fim de contrato com o Benfica, não tem jogado e é certo que está a chegar ao fim o seu percurso de águia ao peito. Perante este cenário, o Independiente vai pensando na possibilidade de resgatar o jogador; Enrique Borrelli, treinador-adjunto do emblema argentino, confirmou o desejo de ver o internacional do País das Pampas vestir as cores do clube de Avellaneda.

    "D'Alessandro e Aimar são jogadores que podem vestir tranquilamente a camisola do Independiente", disse o responsável à Imprensa do país. Uma declaração que demonstra bem a vontade que os dirigentes do clube têm de contar com o camisola 10 da Luz.

    No entanto, é sabido que quando Aimar voltar à Argentina, a prioridade será sempre o "seu" River Plate. O jogador nunca escondeu a paixão que sente pelo clube, e os responsáveis do River também não escondem o desejo de voltar a tê-lo nas suas fileiras. Entretanto, e mais uma vez numa manifestação pública de apreço por El Mago, Messi voltou a dizer que sempre admirou as duas qualidades. Em entrevista à "Marca", depois de receber a Bota de Ouro por ter sido o melhor marcador dos campeonatos na Europa, com 50 golos, o craque do Barça confirmou que Aimar é o seu ídolo: "Sempre admirei o Aimar. Começou no River, e sempre gostei da forma como ele jogava. Sempre o segui."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Rui... Jorge Jesus no Sporting? Ainda se fosse nos corruptos eu até acreditava... Agora nos lags? Nah... Não me parece crível que tal aconteça.

      Quanto ao resto, eu já aqui escrevi que achei incompreensível a renovação com Aimar e termos também exercido o direito de opção com Saviola.

      Eliminar

  20. Caro Nuno

    Por razões que alguns conhecem só agora pude ler este teu post que merece ser guardado para memória futura, eu assim o farei certo que a seu tempo voltarei à carga, porque aquilo a que alguns chamam desejos mais não é do muito que já devia estar concretizado e que na verdade temo que não passe de sonhos.

    Também não é surpresa para mim a falta de debate que tão arredio teima em manter-se daquele que foi sempre o paradigma do Nosso Clube , de que o status quo foge como o diabo da cruz, fazendo-me lembrar tempos em que o incomodo era varrido para baixo dos tapetes.

    E por hora o que me apraz dizer não sem antes te dizer que o ridiculo nunca te afectará.

    """Verga-te""" ?????????????? ((a interrogação é minha)))



    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...